Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Exemplo típico de concorrência desleal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Exemplo típico de concorrência desleal

    Muita gente sabe que há por aí centenas de empresas que se "esquecem" de pagar impostos, nomeadamente IVA, quando se trata de serviços prestados. Desta vez tive um exemplo concreto de como esta prática afecta a concorrência, prejudicando gravemente os que trabalham de acordo com a legislação.

    Um familiar meu pediu orçamentos para obras em casa a 3 empresas, sendo que uma delas é de um conhecido, que fez a obra por "simpáticos" 26.000 Euros, sendo que as outras duas deram orçamentos acima dos 30 mil. Os orçamentos mais caros eram bastante específicos, enquanto o do conhecido foi mais ou menos "de boca".
    Muito bem.. quando chegou a altura de pagar, na altura do recibo, o conhecido recebeu o cheque mas disse que o preço era sem IVA, que se quisesse factura teria de pagar IVA. Toda a gente sabe que esta prática é ilegal, mas como o homem é conhecido e como o meu familiar também não precisa da factura, ficou por isso mesmo (apesar de ter ficado bastante descontente).

    Conclusão: os orçamentos das outras duas empresas eram na verdade mais baratos cerca de 500 euros... ficou assim exemplificado o caso clássico de sonegação de IVA, e como este processo afecta a concorrência. É por esta razão que cada vez há mais empresas a utilizar este "método"... "se o vizinho do lado vende sem IVA, vou deixar de vender só porque tenho de pagar impostos e ele não?" ... enfim, dá que pensar.

    #2
    Qualquer orçamento dado (para estado é obrigatório ser sem iva) pode e deve ser sem iva, principalmente para empresas.

    O que deveria ter feito, e claro que é chato, era perguntar logo pelo iva.

    E assim se vai enterrando o país... não se paga o que se deve.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por lz200 Ver Post
      Qualquer orçamento dado (para estado é obrigatório ser sem iva) pode e deve ser sem iva, principalmente para empresas.

      O que deveria ter feito, e claro que é chato, era perguntar logo pelo iva.

      E assim se vai enterrando o país... não se paga o que se deve.


      Sim, mas os orçamentos das outras empresas especificavam o IVA, enquanto o conhecido disse que a obra "ficava por 26.000 Euros". Quando dizes isto a alguém, a outra pessoa pressupõe que vai pagar os 26.000 Euros, e não esse valor + IVA. Ainda por cima, o homem aceitou o cheque dos 26 mil sem dizer nada sobre o IVA, o que faz com que este valor seja final. Ou seja, uma conduta completamente censurável.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por fcp2008 Ver Post
        Conclusão: os orçamentos das outras duas empresas eram na verdade mais baratos cerca de 500 euros... ficou assim exemplificado o caso clássico de sonegação de IVA, e como este processo afecta a concorrência. É por esta razão que cada vez há mais empresas a utilizar este "método"... "se o vizinho do lado vende sem IVA, vou deixar de vender só porque tenho de pagar impostos e ele não?" ... enfim, dá que pensar.
        Viver é aprender.

        Amigos e dinheiro, não se devem misturar.

        Depois, quando se envolve algum cacau, sempre tudo por escrito e bem especificado. Porque assim, pode-se discutir tudo até ao simples pormenor do prego, se quiseres.

        Quanto ao IVA, essa prática é lamentável, pois na generalidade nem sequer é depois entregue ao Estado.

        Mas neste momento, não há nada a fazer.

        Comentário


          #5
          a titulo meramente de iformação posso mencionar que varias empresas trabalham com orçamento em que apresentam o preço sem iva e que depois em letras muito pequenas diz que nao inclui iva á taxa legal. nesse caso como foi de boca pois... nao sei

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por fcp2008 Ver Post
            Sim, mas os orçamentos das outras empresas especificavam o IVA, enquanto o conhecido disse que a obra "ficava por 26.000 Euros". Quando dizes isto a alguém, a outra pessoa pressupõe que vai pagar os 26.000 Euros, e não esse valor + IVA. Ainda por cima, o homem aceitou o cheque dos 26 mil sem dizer nada sobre o IVA, o que faz com que este valor seja final. Ou seja, uma conduta completamente censurável.

            Sim claro. Não digo que não. Foi como disse, é sempre muito chato.

            O úlitmo orçamento de boca que tive foi na renault duma revisão e no fim paguei mais 100€ do que o orçamento... a partir daí é sempre orçamentos por escrito.

            Comentário


              #7
              Há uns anos fizerem-me isso no arranjo de um computador.

              Comentário


                #8
                quando se dá um orçamento ao consumidor final dá-se sempre já com iva. quando se dá um orçamento para outra empresa, dá-se com o iva a parte.
                quem não o faz é já com a ideia de passar ao lado deste "pormenor".

                a banalização desta prática faz-me pensar que o país não está assim tão mau de finanças nem ao nível de trabalho. Mas como a maior parte dos trabalhos são feitos assim sem papeis sem nada, existe como uma economia paralela da qual ninguém tem controlo. Se houvesse maior fiscalização nada disto acontecia...

                Comentário


                  #9
                  Inflizmente é uma pratica corrente...so iria acabar se o consumidor final tive-se beneficios fiscais directos. No caso da empresa onde trabalho...como sao produtos relacionados com a saude tem-se beneficios fiscais ou seja... tudo com venda a dinheiro ou factura, de outra forma é dificil acabar com essa pratica pq em certos casos acaba (inflizmente) por beneficiar as duas entidades...empresa e consumidor final.

                  Comentário


                    #10
                    Isso é mato, todo o mundo foge aos impostos, advogados, médicos, engenheiros, arquitectos, pedreiros, canalizadores, empregadas de limpeza, etc

                    Eu fiz um tratamento dentário, antes, solicitei um orçamento ao médico, depois negociei um preço sem recibo, e paguei bastante menos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                      Isso é mato, todo o mundo foge aos impostos, advogados, médicos, engenheiros, arquitectos, pedreiros, canalizadores, empregadas de limpeza, etc

                      Eu fiz um tratamento dentário, antes, solicitei um orçamento ao médico, depois negociei um preço sem recibo, e paguei bastante menos.
                      Engraçado...tenho amigos com essas profissoes por si descritas...e quase todos eles (os que trabalham por conta propria) so descontam sobre o ordenado minimo...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Benny Ver Post
                        Engraçado...tenho amigos com essas profissoes por si descritas...e quase todos eles (os que trabalham por conta propria) so descontam sobre o ordenado minimo...
                        Fuga aos impostos pelos profissionais liberais é quase pratica corrente.
                        Mas como são quase todos doutores...

                        Comentário


                          #13
                          Uma coisa eu sei, toda a gente repara que este e aquele foge e se for sem factura é mais barato então prefere sem factura e não paga o iva.

                          Fala-se fala-se mas actuar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por lz200 Ver Post
                            Uma coisa eu sei, toda a gente repara que este e aquele foge e se for sem factura é mais barato então prefere sem factura e não paga o iva.

                            Fala-se fala-se mas actuar.
                            Nas tais sociedades modernas que tanto admiramos, além da relação Crime (Fiscal)-Castigo ser monumental em relação a nós, há um conjunto de outras coisinhas que fazem a roda rolar.

                            Que são as diversas deduções que se podem ter pela declaração fiscal de certos trabalhos.

                            E quem gere os nossos impostos sabe isto melhor que ninguém.

                            Não querem é maçar-se ou pagar 25,000€ para um Director-Geral que seja eficiente.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por lz200 Ver Post
                              Uma coisa eu sei, toda a gente repara que este e aquele foge e se for sem factura é mais barato então prefere sem factura e não paga o iva.

                              Fala-se fala-se mas actuar.
                              Actuar é difícil. Porque nem todos nascemos para polícia.

                              Agora, conhecendo o sistema, há que tirar proveito do mesmo.

                              Eu, no meu dentista, tenho um acordo. Sem recibo/factura, 20% de desconto.

                              Comentário


                                #16
                                Pois, depois queixamo-nos que isto tá mau...

                                Os velhotes não recebem a reforma ou cada vez diminui mais.

                                O que quero dizer é, quanto menos fugirmos mais depressa isto melhora.
                                Assim sendo cada um rouba pa seu lado e pronto. Depois anda-se tudo a chorar que o estado é mau..

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por lz200 Ver Post
                                  Pois, depois queixamo-nos que isto tá mau...

                                  Os velhotes não recebem a reforma ou cada vez diminui mais.

                                  O que quero dizer é, quanto menos fugirmos mais depressa isto melhora.
                                  Assim sendo cada um rouba pa seu lado e pronto. Depois anda-se tudo a chorar que o estado é mau..
                                  Também nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

                                  O Estado tem de dar o exemplo de uma pessoa de bem.

                                  E enquanto andar por aí a desbaratar o nosso dinheiro em merdices sem qualquer critério (vejam os PCs e aviões), muita gente se julga no direito de ter opções próprias.

                                  Mais uma vez, as regras são conhecidas.

                                  Arranjem gente competente para as aplicar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                                    Isso é mato, todo o mundo foge aos impostos, advogados, médicos, engenheiros, arquitectos, pedreiros, canalizadores, empregadas de limpeza, etc

                                    Eu fiz um tratamento dentário, antes, solicitei um orçamento ao médico, depois negociei um preço sem recibo, e paguei bastante menos.
                                    sempre ouvi dizer que tanto é ladrão quem vai a horta como quem fica a porta...

                                    enquanto houver clientes dispostos a negociar, dá nisto...
                                    uns conhecidos meus também fizeram obras assim... as obras ficaram com problemas e o construtor não se responsabiliza... podera, ele até pode jurar em tribunal que nunca la esteve a fazer trabalho nenhum, basta espreitar na facturação, nada foi facturado a esses meus conhecidos!!!
                                    agora é aguentar e contratar outro trolha para ir lá...

                                    eu peço factura de tudo e pago todos os meus iva's e reprovo a atitude de quem faz esses "negócios".

                                    uma vez um ourives quis me fazer um desses favor de não passar o iva... sai da loja e ainda ouvi alguns insultos quando lhe disse que não entrava nessa onda! vim depois a saber que ele compra muito ouro usado... sem perguntar de onde vinha aquilo... também sem factura...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Só um alerta. Se as obras foram licenciadas pela Câmara Municipal, o teu familiar não está livre de receber em casa um inquérito das finanças para preencher e devolver com cópias das facturas, cheques passados ou extractos bancários, etc.
                                      E mais, no caso de vender a casa nos próximos anos e no caso de ter que pagar mais-valias, as facturas quase de certeza que lhe vão fazer falta...

                                      Originalmente Colocado por fcp2008 Ver Post
                                      Muita gente sabe que há por aí centenas de empresas que se "esquecem" de pagar impostos, nomeadamente IVA, quando se trata de serviços prestados. Desta vez tive um exemplo concreto de como esta prática afecta a concorrência, prejudicando gravemente os que trabalham de acordo com a legislação.

                                      Um familiar meu pediu orçamentos para obras em casa a 3 empresas, sendo que uma delas é de um conhecido, que fez a obra por "simpáticos" 26.000 Euros, sendo que as outras duas deram orçamentos acima dos 30 mil. Os orçamentos mais caros eram bastante específicos, enquanto o do conhecido foi mais ou menos "de boca".
                                      Muito bem.. quando chegou a altura de pagar, na altura do recibo, o conhecido recebeu o cheque mas disse que o preço era sem IVA, que se quisesse factura teria de pagar IVA. Toda a gente sabe que esta prática é ilegal, mas como o homem é conhecido e como o meu familiar também não precisa da factura, ficou por isso mesmo (apesar de ter ficado bastante descontente).

                                      Conclusão: os orçamentos das outras duas empresas eram na verdade mais baratos cerca de 500 euros... ficou assim exemplificado o caso clássico de sonegação de IVA, e como este processo afecta a concorrência. É por esta razão que cada vez há mais empresas a utilizar este "método"... "se o vizinho do lado vende sem IVA, vou deixar de vender só porque tenho de pagar impostos e ele não?" ... enfim, dá que pensar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu se puder não peço factura de nada. Fica-me 20% mais barato.

                                        Já que não tenho nenhuma contrapartida em pedir as facturas, pq é que havia de pagar mais?

                                        Comentário


                                          #21
                                          O IVA a 20% também é um roubo por parte do estado...
                                          Se o IVA fosse qualquer coisa entre os 10 e 15%, acho que
                                          o pessoal não se importava tanto de pagar, e se calhar o
                                          estado recebia o mesmo ou até mais.

                                          Nos Estados Unidos, por exemplo no estado de NY, o IVA é 8%.

                                          Isto de em qualquer transação, o estado levar 1/5 do valor
                                          é muito dinheiro. É pior que o dizimo (1/10) que alguns fanáticos
                                          pagam a certas igrejas...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Benny Ver Post
                                            Inflizmente é uma pratica corrente...so iria acabar se o consumidor final tive-se beneficios fiscais directos. No caso da empresa onde trabalho...como sao produtos relacionados com a saude tem-se beneficios fiscais ou seja... tudo com venda a dinheiro ou factura, de outra forma é dificil acabar com essa pratica pq em certos casos acaba (inflizmente) por beneficiar as duas entidades...empresa e consumidor final.
                                            Eu acho que é muito por aí. Enquanto esta prática for benéfica para os dois (consumidor e empresa) vai continuar a ser generalizada.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                                              Eu se puder não peço factura de nada. Fica-me 20% mais barato.

                                              Já que não tenho nenhuma contrapartida em pedir as facturas, pq é que havia de pagar mais?
                                              as contrapartidas ou os benefícios não são imediatos.
                                              mas quando essas grandes empresas pagam os seus impostos, entra mais dinheiro para os cofre do Estado e, sendo assim, tu consumidor final acabas por pagar menos impostos. são estas coisas que fazem com que um pais funcione ou não... toda a gente fala dos pais nórdicos com condições de vida fantásticos... isso só acontece porque cada um paga a sua parte em vez de meia d'uzia de pessoas sustentarem os outros...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se forem saber o preço de qualquer peça para o vosso carro, vão-vos dar o preço sem iva, é sempre assim...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por superxikito Ver Post
                                                  as contrapartidas ou os benefícios não são imediatos.
                                                  mas quando essas grandes empresas pagam os seus impostos, entra mais dinheiro para os cofre do Estado e, sendo assim, tu consumidor final acabas por pagar menos impostos. são estas coisas que fazem com que um pais funcione ou não... toda a gente fala dos pais nórdicos com condições de vida fantásticos... isso só acontece porque cada um paga a sua parte em vez de meia d'uzia de pessoas sustentarem os outros...

                                                  Nem mais, a malta não percebe. Isto só tá assim e vai piorar porque quase toda a gente foge aos impostos. E são ainda por cima os que mais se queixam. O estado rouba eu roubo... bela teoria... bah. Mas é assim, a mentalidade de alguns paises.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                                    Se forem saber o preço de qualquer peça para o vosso carro, vão-vos dar o preço sem iva, é sempre assim...
                                                    Pq erradamente o gajo das peças pensam que és uma empresa e dizem-te isso assim.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por superxikito Ver Post
                                                      as contrapartidas ou os benefícios não são imediatos.
                                                      mas quando essas grandes empresas pagam os seus impostos, entra mais dinheiro para os cofre do Estado e, sendo assim, tu consumidor final acabas por pagar menos impostos. são estas coisas que fazem com que um pais funcione ou não... toda a gente fala dos pais nórdicos com condições de vida fantásticos... isso só acontece porque cada um paga a sua parte em vez de meia d'uzia de pessoas sustentarem os outros...
                                                      Não são imediatos, nem existem.

                                                      Eu e a minha mulher, pagamos impostos mais do que suficientes, para as contrapartidas que temos desses mesmos impostos.
                                                      Eu trabalho por conta de outrem e não posso fugir ao IRS,e tenho 2 actividades extra em que sou tributado com 20%, logo á cabeça.
                                                      A minha esposa trabalha por conta de outrem e 1 actividade extra com os mesmos 20%.
                                                      Isto fora todos os impostos que não decorrem das nossas actividades.
                                                      Portanto essa historia dos paises nordicos, comigo nao cola.
                                                      Se toda a gente descontasse o que eu desconto, devias estar á frente da Finlandia e da Noruega.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                                                        Não são imediatos, nem existem.

                                                        Eu e a minha mulher, pagamos impostos mais do que suficientes, para as contrapartidas que temos desses mesmos impostos.
                                                        Eu trabalho por conta de outrem e não posso fugir ao IRS,e tenho 2 actividades extra em que sou tributado com 20%, logo á cabeça.
                                                        A minha esposa trabalha por conta de outrem e 1 actividade extra com os mesmos 20%.
                                                        Isto fora todos os impostos que não decorrem das nossas actividades.
                                                        Portanto essa historia dos paises nordicos, comigo nao cola.
                                                        Se toda a gente descontasse o que eu desconto, devias estar á frente da Finlandia e da Noruega.
                                                        Mas tens bases para afirmar isso ou estas simplesmente a atirar o barro à parede a ver se pega?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                          Pq erradamente o gajo das peças pensam que és uma empresa e dizem-te isso assim.
                                                          Nem mais, parece q se estão a ca*** para o consumidor.

                                                          Há uns anos quando pedi informações sobre a extensão de garantia de um dos meus carros, deram-me um preço. Quando fui efectivar a compra, pediram-me um valor mais alto e perguntei se estavam a gozar comigo. Dizem-me q os preços q me deram anteriormente, e os q estavam expostos, eram sem IVA (e efectivamente dizia-o em letras pequenas no fundo do papel, onde nem se conseguia ler). É assim, se eu, como consumidor, sou obrigado a pagar o IVA, pq carga de água os preços apresentados não incluem o IVA, o q leva a situações chatas como esta ???

                                                          É q o diferencial entre o preço apresentado e o q paguei foi de mais de 250€. Estava a contar com uma coisa e sai-me uma surpresa deste género

                                                          Passado uns tempos quando voltei lá, reparei q os preços apresentados nos cartazes acerca das extensões de garantia já apresentavam o IVA...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                                                            Não são imediatos, nem existem.

                                                            Eu e a minha mulher, pagamos impostos mais do que suficientes, para as contrapartidas que temos desses mesmos impostos.
                                                            Eu trabalho por conta de outrem e não posso fugir ao IRS,e tenho 2 actividades extra em que sou tributado com 20%, logo á cabeça.
                                                            A minha esposa trabalha por conta de outrem e 1 actividade extra com os mesmos 20%.
                                                            Isto fora todos os impostos que não decorrem das nossas actividades.
                                                            Portanto essa historia dos paises nordicos, comigo nao cola.
                                                            Se toda a gente descontasse o que eu desconto, devias estar á frente da Finlandia e da Noruega.
                                                            Então e a reforma dos vossos pais quem paga ?? Achas que o que descontam chega para isso ??

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X