Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Projecto - Fossa Séptica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Projecto - Fossa Séptica

    Gostaria de obter umas dicas: estou a construir uma moradia e deparei-me com uma dúvida em relação à fossa. Como na zona da casa ainda não existe saneamento, no projecto vem lá um fossa séptica estanque! Isto quer dizer que não pode ter poço sumidouro? É que se não tem, vou ter que andar a descarregar aquilo todos os meses?

    Caso esteja interessado no poço sumidouro, é necessária alguma licença especial ou aditamento ao projecto?

    É um assunto mal cheiroso, mas tem que ser ;)

    Obrigado.

    #2
    o que entendes por poço semidouro?

    Comentário


      #3
      vê aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fossa_s%C3%A9ptica

      Atenção que eu não percebo muito disto, daí estar a perguntar!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por RAPZ Ver Post
        Gostaria de obter umas dicas: estou a construir uma moradia e deparei-me com uma dúvida em relação à fossa. Como na zona da casa ainda não existe saneamento, no projecto vem lá um fossa séptica estanque! Isto quer dizer que não pode ter poço sumidouro? É que se não tem, vou ter que andar a descarregar aquilo todos os meses?

        Caso esteja interessado no poço sumidouro, é necessária alguma licença especial ou aditamento ao projecto?

        É um assunto mal cheiroso, mas tem que ser ;)

        Obrigado.
        É assim não faças um pouço semidouro pois se o fizeres é só poluição e se houver poços perto arriscam-se a beber merd*...


        faz uma fossa septica fechada com uma medida consideravel em betão armado e com uma tampa em laje de betão bem feita com uma tampo de betao ou metalica mas tudo bem feito para nenhum puto lá cair dentro.

        depois de tempos a tempos tem de vir um gajo com uma sisterna e vaza-te a fossa rapidamente mas tens de pagar ao gajo...

        é mais uma despesazeca mas não tem problema nenhum....um dia que tenhas o esgoto a passar á porta fazes um ramal de ligação.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
          É assim não faças um pouço semidouro pois se o fizeres é só poluição e se houver poços perto arriscam-se a beber merd*...


          faz uma fossa septica fechada com uma medida consideravel em betão armado e com uma tampa em laje de betão bem feita com uma tampo de betao ou metalica mas tudo bem feito para nenhum puto lá cair dentro.

          depois de tempos a tempos tem de vir um gajo com uma sisterna e vaza-te a fossa rapidamente mas tens de pagar ao gajo...

          é mais uma despesazeca mas não tem problema nenhum....um dia que tenhas o esgoto a passar á porta fazes um ramal de ligação.
          Pois, mas o problema é mesmo o facto de ter que descarregar aquilo de x em x tempo... encontrei estes links que falam de umas fossas biológicas que supostamente purificam os resíduos...mas não sei se funcionam e se são legais e ambientalmente eficazes:

          http://www.ecoalcance.net/index_ficheiros/fossas.htm
          http://coisasdacasa.blogspot.com/2008/03/fossa-biolgica-ou-estanque.html

          Alguém aqui conhece e usa este tipo de solução?

          Comentário


            #6
            Tens duas hipóteses, fossa séptica com poço sumidouro, ou fossa estanque (sem poço).
            As fossas estanques só se usam em casos especiais, como terreno/logradouro muito reduzido e com poços nas redondezas, ou casas com muito pouco consumo de água). Isto porque têm um volume muito grande (retêm toda a água) e obrigam a descargas frequentes.
            A solução de fossa séptica + poço sumidouro é a solução standard, a fossa é mais pequena porque só retém as lamas, e o poço drena a água já +/- limpa. Vai para fossas pré-fabricadas que são mais eficazes.
            Resumindo se tens um terreno com área razoável instala poço sumidouro.

            Comentário


              #7
              A Cimianto é uma das firmas que vende fossas já prontas e com esquemas de montagem e soluções consoante o problema a resolver.

              Cuidado com as fossas feitas no local, quem as faz tem de sabem bem o que está a fazer, pois uma fossa mal dimensionada vai dar problemas para o resto da vida.

              Comentário


                #8
                Na vivenda do meu pai, tem 3 fossas, uma a seguir à outra, qd a 1 enche vai passando para a 2 e por ai fora
                Raramente aquilo fica cheio, qd fica cheio basta ligar para saneamento da câmara q eles manda uma camioneta para esvaziar isso e podes fazer isso salvo erro 2 ou 3x por ano SEM PAGAR NADA!
                E mais veja na tua factura da agua, acho q é da agua, se pagas esgotos, se pagas reclama, pq n usas os esgotos da câmara e q tens fossa septica.
                Foi o q fizemos, pq embora à frente da casa temos umas tampas de esgoto mas a casa n esta ligada lá!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
                  Na vivenda do meu pai, tem 3 fossas, uma a seguir à outra, qd a 1 enche vai passando para a 2 e por ai fora
                  Raramente aquilo fica cheio, qd fica cheio basta ligar para saneamento da câmara q eles manda uma camioneta para esvaziar isso e podes fazer isso salvo erro 2 ou 3x por ano SEM PAGAR NADA!
                  E mais veja na tua factura da agua, acho q é da agua, se pagas esgotos, se pagas reclama, pq n usas os esgotos da câmara e q tens fossa septica.
                  Foi o q fizemos, pq embora à frente da casa temos umas tampas de esgoto mas a casa n esta ligada lá!

                  Eu tenho esse sistema numa casa de fim de semana e em média uma vez por ano tem que ser limpas.

                  Comentário


                    #10
                    RAPZ,

                    Os sumidouros são cada vez mais soluçoes menos usadas por questao obivias, andar a encher o solo de esgoto não é a melhor solução.

                    Uma das soluções mais usadas acaba por ser a construção de três tanques em série. No primeiro tudo o que é sólido decanta e supostamente toda a materia orgânica é estabilizada.. pode ser praticamente usada assim para, por exemplo, a agricultura.

                    O segundo tanque acaba por funcionar coomo uma segunda decantação, em que os sólidos mais finos que sairam da primeira câmara decantam.

                    A terceira é um posso sumidouro em que a água que é ´"tratada" é absorvida pelo solo. Claro que aqui isto é relativo, porque acabas por ter durante o ano todo o solo a absorver água o que o acaba por saturar e ele deixa de absover.

                    A fossa estanque é mesmo isso, um simples deposito.

                    Aconselho-te a nao estar com demasiado trabalho a fazer tanques em betão e outros que tais. Ha empresas que já vendem soluções que é só fazer o buraco e enterrar.

                    Existem algumas soluções muito curiosas quand as familias sao maiores (>5) que são ETAR compactas. Toda a água é devidamente tratada, podendo ser descarregada em qq curso de água, ou dependendo dos caso, pode ser reutilizada para rega.

                    Se quiseres posso-te arranjar um contacto de um empresa que comercializa esse todo o tipo de soluções.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RAPZ Ver Post
                      Pois, mas o problema é mesmo o facto de ter que descarregar aquilo de x em x tempo... encontrei estes links que falam de umas fossas biológicas que supostamente purificam os resíduos...mas não sei se funcionam e se são legais e ambientalmente eficazes:

                      http://www.ecoalcance.net/index_ficheiros/fossas.htm
                      http://coisasdacasa.blogspot.com/2008/03/fossa-biolgica-ou-estanque.html

                      Alguém aqui conhece e usa este tipo de solução?
                      Todo o Portugal usa!


                      Isso funciona e é 100% legal, alias as ETAR grandes não são nada mais do que isso, são tratamento biológico.

                      O "problema" dos sistemas mais desenvolvidos muitas vezes está relacionado a dimensão da casa a servir, quando maior melhor.

                      Atenção que h´algums sistemas desses que consomem energia, informa-te bem dos custos.
                      Editado pela última vez por bizarro; 31 July 2008, 23:56.

                      Comentário


                        #12
                        Antes que me esqueça se só te foi autorizado uma tanque estanque provavelmente não terás outra escapatoria a nao ser por o tanque estanque...

                        Comentário


                          #13
                          O meu terreno é pequeno!

                          Ao colocar uma fossa estanque e tendo apenas em conta o consumo de água, se for uma casa com 3 pessoas e cada uma gastar 150l por dia, por mês seriam 3*150*30 = 13500l só de água que iram para a fossa, logo, e pelas capacidades standards de fossas que andei a ver (1500l ou 2500l) teria que vazar aquilo todas as semanas...não me parece viável tendo em conta que estanque significa que não sai/escoa nada.

                          Deve haver aqui algo errado na minha interpretação da coisa, senão como era possível aprovarem uma coisa destas?

                          Em relação ao poço sumidouro, é claro que não quero andar a verter resíduos por tratar para o solo, até porque tanto eu como os meus vizinhos têm furo de água (não há água da rede). Estou inclinado para uma biológica, mas o problema está em saber se vou ter ainda mais custos para licenciar ou fazer aditamento ao projecto!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RAPZ Ver Post
                            O meu terreno é pequeno!

                            Ao colocar uma fossa estanque e tendo apenas em conta o consumo de água, se for uma casa com 3 pessoas e cada uma gastar 150l por dia, por mês seriam 3*150*30 = 13500l só de água que iram para a fossa, logo, e pelas capacidades standards de fossas que andei a ver (1500l ou 2500l) teria que vazar aquilo todas as semanas...não me parece viável tendo em conta que estanque significa que não sai/escoa nada.

                            Deve haver aqui algo errado na minha interpretação da coisa, senão como era possível aprovarem uma coisa destas?

                            Em relação ao poço sumidouro, é claro que não quero andar a verter resíduos por tratar para o solo, até porque tanto eu como os meus vizinhos têm furo de água (não há água da rede). Estou inclinado para uma biológica, mas o problema está em saber se vou ter ainda mais custos para licenciar ou fazer aditamento ao projecto!
                            Confesso que não sei com é o licenciamento da coisa.

                            Esses 150L são exagerados, isso é a capitação utilizada para aguas residuais de populações, em que estão incluidos cafés e outros que tais (156 é um valor comum para pequenos aglomerados (400 - 2000 pessoas) e já contanto com infiltrações!). Diria que trabalhares com 80- 100L/100 por pessoa é mais do que suficiente.. mas continuas com o mesmo problema.

                            Por exemplo se estás a fazer a casa podes reduzir isso facilmente, basta-te fazer uma re-utilização das águas cinzentas (lavatorios e banhos) para encher o autoclismo.

                            Provavelmente obrigaram-te a por a fossa estanque por causa dos furos, querem ter a certeza que não há qq contaminação.

                            Em relação ao biológico para pequenas populaçoes não sei como isso funciona, trabalho com populações um pouco maiores.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RAPZ Ver Post
                              O meu terreno é pequeno!

                              Ao colocar uma fossa estanque e tendo apenas em conta o consumo de água, se for uma casa com 3 pessoas e cada uma gastar 150l por dia, por mês seriam 3*150*30 = 13500l só de água que iram para a fossa, logo, e pelas capacidades standards de fossas que andei a ver (1500l ou 2500l) teria que vazar aquilo todas as semanas...não me parece viável tendo em conta que estanque significa que não sai/escoa nada.

                              Deve haver aqui algo errado na minha interpretação da coisa, senão como era possível aprovarem uma coisa destas?

                              Em relação ao poço sumidouro, é claro que não quero andar a verter resíduos por tratar para o solo, até porque tanto eu como os meus vizinhos têm furo de água (não há água da rede). Estou inclinado para uma biológica, mas o problema está em saber se vou ter ainda mais custos para licenciar ou fazer aditamento ao projecto!
                              Também me parece que esses 150 l serão exagerados. Informa-te na Câmara municipal. Eles devem ter solução para descarregar as fossas.

                              Não há fossas com mais de 2500 l???? Parece ser pequena.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X