Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra de Carro vs Amortização Crédito Habitação

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Compra de Carro vs Amortização Crédito Habitação

    Olá,
    Há 1 coisa que me deixa estupefacto e se calhar é por nunca ter feito as contas.

    Imaginem que têm 15 000 euros e vão comprar 1 veiculo.

    1)É preferivel comprar 1 carro (algo que vejo muito no dia a dia) com esse dinheiro
    Ou
    2) Amortizar esses 15 000 euros no crédito habitação?

    Eu claramente preferia o 2).

    Ou entao entrada de 7500 para o carro e amortizar 7500 no credito habitacao.

    A opcao 1 parece-vos legitima? A mim, numa primeira análise não me parece o óptimo nunca

    #2
    Nesse caso, a 3ª opção é a mais equilibrada

    Claro que convem fazer contas para saber se conseguimos pagar depois tudo

    Comentário


      #3
      Tens carro?

      Se sim, amortiza o empréstimo.

      Se não, necessitas de um para as deslocações do dia-a-dia?

      Se não, amortiza o empréstimo.

      Se sim, compra um carro usado em bom estado e o que sobrar amortiza o empréstimo.

      Eu detesto prestações, detesto pagar juros, prefiro receber juros, prefiro investir e ter boas mais valias

      A compra de um carro, é o mesmo que deitar dinheiro ao lixo, sai do Stand perde 30%, todos os anos que passam perde outro tanto, depois os preços do combustíveis para circulares, manutenção(revisões, pneus, suspensão, escape, etc), seguros...
      Editado pela última vez por Farang; 01 August 2008, 14:56.

      Comentário


        #4
        Como sou apologista de comprar os carros com dinheiro na mão, e hoje em dia os carros têm vindo a descer que é uma coisa doida...

        Preferia ficar-me por um carro por 7500€ e usar os outros 7500€ para amortizar o crédito habitação.

        Comentário


          #5
          É preferivel optar pela 1º solução, caso necessites do carrro, ou aplicar esses 15.000€ numa aplicação financeira qq (uma conta poupança, por exemplo)

          A razão é simples, ao amortizares esses 15.000€ num credito habitação, com a actual escalada da taxa de juro, quando voltares a fazer as contas, continuas a dever imenso dinheiro ao banco e esses 15.000 de nada serviram, pois na prestação mensal não vais notar quase diferença nenhuma. Conclusão, não tiraste nenhum proveito desses 15.000...

          Só compensa "amortizar" um emprestimo já perto do final, de forma a cobrir o valor total da divida. Neste caso, tens sempre de negociar com o banco a penalização por pagamento antecipado do emprestimo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
            É preferivel optar pela 1º solução, caso necessites do carrro, ou aplicar esses 15.000€ numa aplicação financeira qq (uma conta poupança, por exemplo)
            Só se conseguires uma aplicação financeira sem risco que te dê mais juros que aqueles que pagas no empréstimo.

            Como raramente isso acontece, parece-me ser melhor opção amortizar o empréstimo.

            Quanto ao carro: comprar carro sem necessidade real é deitar dinheiro fora.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eu Ver Post
              Só se conseguires uma aplicação financeira sem risco que te dê mais juros que aqueles que pagas no empréstimo.

              Como raramente isso acontece, parece-me ser melhor opção amortizar o empréstimo.

              Quanto ao carro: comprar carro sem necessidade real é deitar dinheiro fora.
              O problema é que a taxa de juro que pagas pelo credito habitação está em constante subida (prevê-se que este tendencia se mantenha), como tal, uma amortização de 10% do valor em divida, pouco ou nada será sentida no encargo mensal.

              Ao fazeres a amortização, baixa a prestação, pq liquidas parte da divida... mas a taxa continua a subir, logo, ficas a pagar quase o mesmo... na pratica, não tiras nenhum proveito desses 15.000.

              Assim, é preferivel colocar esse dinheiro a render... cabe a cada um escolher as aplicações onde o investe (maior ou menor risco), ou adquirir um bem que seja necessário.

              Comentário


                #8
                Sendo racionalista, depende das tuas necessidades...

                Precisas do carro?
                Se sim, compra na totalidade...

                Precisas de um carro de 15 000€?
                Se não, opta por um carro mais barato, mesmo que usado. Até porque com esta crise o mercado de usados deve ter muitas boas opções...

                Tens a certeza que não vais precisar desse dinheiro no futuro?
                Se sim, então vai ao banco e vê os produtos de investimento.

                A questão é esta, a euribor está por volta dos 5% se arranjares um DP melhor que esses 5%, o que é relativamente complicado... opta pelo DP

                Nesta altura, não compensa investir em produtos de risco, onde poderias obter melhor rentabilidade.

                Se nenhuma das respostas anteriores te agradou, então opta por amortizar tendo em conta o seguinte... deves ter umas poupanças para aguentar um ano inteiro sem salário, para os imprevistos...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                  Olá,
                  Há 1 coisa que me deixa estupefacto e se calhar é por nunca ter feito as contas.

                  Imaginem que têm 15 000 euros e vão comprar 1 veiculo.

                  1)É preferivel comprar 1 carro (algo que vejo muito no dia a dia) com esse dinheiro
                  Ou
                  2) Amortizar esses 15 000 euros no crédito habitação?

                  Eu claramente preferia o 2).

                  Ou entao entrada de 7500 para o carro e amortizar 7500 no credito habitacao.

                  A opcao 1 parece-vos legitima? A mim, numa primeira análise não me parece o óptimo nunca
                  Se precisares de carro deves comprar o carro e pronto.

                  Mais vale não amortizares no empréstimo de casa do que pedir um outro para comprar o carro pq este 2.º terá quase sp juros + altos.

                  Comentário


                    #10
                    Talvez fosse aconselhável pedires a simulação de quanto, de facto, essa amortização vai abater na dívida, ou se a maior parte é para juros! É que grande parte das vezes ou tens uma quantia, de facto, significativa e, claro, vale a pena amortizar, ou então é melhor pensar bem as coisas e aplicar o capital para reserva... Digo eu!...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                      Talvez fosse aconselhável pedires a simulação de quanto, de facto, essa amortização vai abater na dívida, ou se a maior parte é para juros! É que grande parte das vezes ou tens uma quantia, de facto, significativa e, claro, vale a pena amortizar, ou então é melhor pensar bem as coisas e aplicar o capital para reserva... Digo eu!...
                      É verdade um amigo meu amortizou 25.000€ na hipoteca da casa, com muito sacrificio, e a verdade é que a mensalidade não desceu quase nada. Ainda por cima espatifou o carro dele, teve que comprar outro com dinheiro emprestado com juros altos... O rapaz ficou pior que estragado.

                      Para mim mais vale não mexer no crédito habitação e investir o dinheiro numa aplicação financeira.

                      Comentário


                        #12
                        Ponto a reter:

                        Ao efectuar uma amortização num crédito, seja ele de 10k€ por exemplo, não serão amortizados os 10k€, mas sim um valor "consideravelmente" inferior. Há uma parcela que é automaticamente retida pelo banco como "comissão", uma renegociação do contrato e não é tão suave quanto isso.

                        Creio que este assunto está/estava a ser debatida no Banco de Portugal, mas mesmo que acabem com isso, uma nova coisa há-se surgir.

                        Também não aconselho a que faças uma amortização de capital, a menos que por ex estejas no final de prazo e queiras liquidar a dívida.

                        Comentário


                          #13
                          Se tens mesmo que comprar o carro, paga a pronto, porque a taeg do credito automovel é muito superior ao credito habitação.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                            Olá,
                            Há 1 coisa que me deixa estupefacto e se calhar é por nunca ter feito as contas.

                            Imaginem que têm 15 000 euros e vão comprar 1 veiculo.

                            1)É preferivel comprar 1 carro (algo que vejo muito no dia a dia) com esse dinheiro
                            Ou
                            2) Amortizar esses 15 000 euros no crédito habitação?

                            Eu claramente preferia o 2).

                            Ou entao entrada de 7500 para o carro e amortizar 7500 no credito habitacao.

                            A opcao 1 parece-vos legitima? A mim, numa primeira análise não me parece o óptimo nunca
                            Como já alguem referiu. Se a pessoa está servida de automovel e vai trocar penas por trocar, mais vale optar po amortizar a divida ao banco. Se realmente necessitar do automovel mais vai pagar o automovel a pronto. Nunca optava por amortizar parte do credito á habitaçao para trocar por um credito automovel.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
                              A razão é simples, ao amortizares esses 15.000€ num credito habitação, com a actual escalada da taxa de juro, quando voltares a fazer as contas, continuas a dever imenso dinheiro ao banco e esses 15.000 de nada serviram, pois na prestação mensal não vais notar quase diferença nenhuma. Conclusão, não tiraste nenhum proveito desses 15.000...

                              Só compensa "amortizar" um emprestimo já perto do final, de forma a cobrir o valor total da divida. Neste caso, tens sempre de negociar com o banco a penalização por pagamento antecipado do emprestimo.
                              Essa lógica tem um pequeno problema, que é o seguinte. Se a prestação tal como dizes não se altera com a amortização, então o que é que lhe acontecia se não se fizesse a amortização? O problema é mesmo esse ;)

                              Tenho entao que discordar de ti e se alguem com um credito habitação tiver dinheiro para amortizar na divida, nesta altura é o melhor que faz, pois é o melhor investimento que pode fazer desse capital que tem parado.

                              Quanto ás taxas que os bancos cobram pode-se dar a volta a isso lendo o que diz no contrato...maior parte dos contratos admitem abatimentos á divida nas datas da renegociação das taxas de juro, sem que o cliente tenha de pagar qualquer taxa.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TIFFOSI Ver Post
                                Ponto a reter:

                                Ao efectuar uma amortização num crédito, seja ele de 10k€ por exemplo, não serão amortizados os 10k€, mas sim um valor "consideravelmente" inferior. Há uma parcela que é automaticamente retida pelo banco como "comissão", uma renegociação do contrato e não é tão suave quanto isso.

                                Creio que este assunto está/estava a ser debatida no Banco de Portugal, mas mesmo que acabem com isso, uma nova coisa há-se surgir.

                                Também não aconselho a que faças uma amortização de capital, a menos que por ex estejas no final de prazo e queiras liquidar a dívida.
                                Isso não é inteiramente verdade. Normalmente os bancos aplicam uma taxa de X% se o abatimento for superior a 50% do capital em dívida. Já fiz abatimentos e foi assim que se passou.

                                Se há mesmo necessidade de comprar carro mais vale pagar o carro na totalidade pois o crédito auto tem taxas mais elevadas que o créd. habitação.

                                Comentário


                                  #17
                                  Boas!

                                  Neste momento uma amortização num crédito habitação é sempre uma boa forma de utilizar capital disponível.

                                  Nota importante: desde há um ano que os bancos não podem cobrar comissões por amortização superiores a 0,5% nos empréstimos habitação com taxa variável e 2% nos créditos com taxa fixa (Decreto-Lei 51/2007).

                                  Por outro lado, dependendo dos termos do financiamento (banco e data de contratação), pode ser possível efectuar amortizações sem pagamento de comissão, devendo para tal ser feita uma verificação das condições previstas na escritura/documento complementar.

                                  Cumps.

                                  Comentário


                                    #18
                                    compra um carro barato e usa o restante para amortizar a dívida, mas sabendo quanto vais poupar na prestação

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X