Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Engenharia Civil. Ainda vale a pena?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Engenharia Civil. Ainda vale a pena?

    Boas

    Ainda faltam - me dois anos para acabar o ensino secundário. Tou a pensar ir para engenharia civil, mas tenho visto muitos alunos a seguirem esta profissão e começo a pensar no tempo que ainda me falta para acabar e escola e depois ainda ir para a universidade.

    Será que daqui a 6 ou 7 anos ainda vai ser possivel arranjar emprego com facilidade?

    #2
    Eu só digo uma coisa: nunca vi ninguém bom naquilo que faz ficar sem trabalho. Atenção que eu disse trabalho, não disse emprego...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Avant Ver Post
      Eu só digo uma coisa: nunca vi ninguém bom naquilo que faz ficar sem trabalho. Atenção que eu disse trabalho, não disse emprego...
      Então não me digas que entre todos os formados em
      Psicologia, Ensino de Francês, Ensino de Matemática, Física etc, e que não arranjam emprego na sua área não há nenhum bom?

      A minha opinião, é que nem sempre sendo bom na sua área
      se consegue emprego. Aliás, está cada vez mais dificil conseguir isso. E o problema é que nem se chega a saber se é bom ou não, porque é preciso um primeiro emprego para o mostrar, e por isso é que anda por aí pessoal a oferecer-se de graça para trabalhar.

      Mas quanto à questão original, é muito dificil saber, mas actualmente é uma das melhores áreas para arranjar emprego. Daqui a 6/7 anos eu apostaria mais em Informática, mas também não é garantido porque há muitos curso novos de informática a debitar centenas de
      formados todos os anos cá para fora.

      Se é Eng. Civil que gostas vai para isso. Só se estiveres indeciso entre várias áreas é que vale a pena andares a fazer comparações.

      Comentário


        #4
        ja hoje é tarde..

        saturado ja esta o mercado de recem licenciados em civil!minha maria,terminou curso á 2 anos e so ha 5 meses,conseguio estagio NAO REMUNERADO.eu dou no duro nos pedreiros na suiça e ainda ontem lhe liguei,pois acabou de chegar aki um bacharel fresquinho,pa ajudar acartar vigas no lombo..tirando os que teem costas quentes para conseguir boa colocaçao logo no fim de curso os outros desesperam em envio de curriculos..

        Comentário


          #5
          primeiro preocupa-te em acabar o secundário

          Comentário


            #6
            pensa num curso profissional. da forma como os cursos superiores são ensinados na maioria das facs (e dos cursos), os 3/4 anos que lá passas são um desperdicio de dinheiro e de tempo...mais vale um curso profissional bem pensado ou começares logo a trabalhar a ganhar algum e a subir aos poucos.

            O mercado está saturado de licenciados em geral, mas tem falta de malta com experiencia e muita vontade de trabalhar...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
              Então não me digas que entre todos os formados em Psicologia, Ensino de Francês, Ensino de Matemática, Física etc, e que não arranjam emprego na sua área não há nenhum bom?.
              Olha que a procura de prof. de Matemática subiu bastante, bem como a remuneração.

              Foi o que li num estudo noutro dia, sobre as melhores carreiras...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                Mas quanto à questão original, é muito dificil saber, mas actualmente é uma das melhores áreas para arranjar emprego. Daqui a 6/7 anos eu apostaria mais em Informática, mas também não é garantido porque há muitos curso novos de informática a debitar centenas de
                formados todos os anos cá para fora.

                Se é Eng. Civil que gostas vai para isso. Só se estiveres indeciso entre várias áreas é que vale a pena andares a fazer comparações.
                Já pensei em Informática também e em Mecânica. Penso que estas duas no futuro vão ter mais saida profissional. Eu gosto da civil porque desde pequeno estive dentro da construçao civil e sempre gostei muito e alem disso tenho familiares que estão ligados ao ramo da construção civil e por isso vou ter alguma ajuda no principi. Mas não sei, é muita gente já em eng. civil. Hoje em dia não podemos escolher só o que gostamos. Temos que ter muito em conta os ordenados e a saida profissional.
                Entre as três que referi as que me estão a causar mais duvidas é a mecanica e civil. Gosto de informatica mas não tanto como as outras duas. Penso que a mecânica vai ter mais saida no futuro. Mas ainda tenho 2 anos para me decidir entre as duas

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                  primeiro preocupa-te em acabar o secundário
                  Tenho de me preocupar com o futuro. A vida não está fácil em Portugal e a tendência é para piorar

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                    pensa num curso profissional. da forma como os cursos superiores são ensinados na maioria das facs (e dos cursos), os 3/4 anos que lá passas são um desperdicio de dinheiro e de tempo...mais vale um curso profissional bem pensado ou começares logo a trabalhar a ganhar algum e a subir aos poucos.

                    O mercado está saturado de licenciados em geral, mas tem falta de malta com experiencia e muita vontade de trabalhar...
                    Quando fui para o 10º ano ainda pensei nisso, mas não achei nenhum curso que se enquadrasse muito comigo

                    Comentário


                      #11
                      Que media tens actualemente??


                      e o mais importante qual a tua nota a FQ/gd???

                      Comentário


                        #12
                        Tudo depende do que pretendes do teu futuro e de qual o teu perfil e ambições pessoais!!

                        Se o teu objectivo é tirar o curso e passados 5 aninhos estar a trabalhar na câmara da terrinha a assinar projectos... então esquece...


                        Se por outro lado tens um espírito aberto e uma mente curiosa, tens todo um mundo de oportunidades à tua espera. Daqui a 7 anos não vai faltar espaço em Eng. Civil em África, Brasil, Europa de Leste, etc.


                        Se fores bom, arranjas emprego em qualquer lado!! Se fores apenas mais um, o mais certo é acabares como vendedor num lado qualquer...

                        Comentário


                          #13
                          Se gostas segue esse curso, agora ve la onde te metes, vale muito a pena por exemplo tirar esse curso numa faculdade reconhecida pela ordem e nao no politécnico aí da terra. É um curso bom para tirar no IST, na FEUP, em Aveiro. é um curso que depende muito do local onde é tirado porque estares na ordem é essencial!

                          Agora cursos do futuro e que irão cada vez ter mais procura, são os cursos do sec XXI, tudo o que tenha a ver com tecnologias de informação, informática e telecomunicações.

                          Mecânica gestao industrial electrotécnica também são muito boas escolhas.

                          Nas engenharias não existem grandes problemas de falta de empregabilidade, basicamente se fores um aluno minimamente aplicado(media superior a 12) numa faculdade reconhecida antes de acabar o curso já tens propostas.
                          Editado pela última vez por welltech; 04 August 2008, 19:27.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                            pensa num curso profissional. da forma como os cursos superiores são ensinados na maioria das facs (e dos cursos), os 3/4 anos que lá passas são um desperdicio de dinheiro e de tempo...mais vale um curso profissional bem pensado ou começares logo a trabalhar a ganhar algum e a subir aos poucos.

                            O mercado está saturado de licenciados em geral, mas tem falta de malta com experiencia e muita vontade de trabalhar...
                            se ha licenciados no desemprego, vao querer um gajo com 12º e curso profissional?! quanto mais formaçao melhor... é muito melhor investir agora, para ficar com um bom curso e uma boa formaçao, e depois começar ja mais por cima, e a subir muito melhor!

                            se saires com o mestrado em engªcivil nao tens dificuldade... outra opçao, se tiveres nota, vai para medicina... ainda continua a dar bem...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por maybach_exelero Ver Post
                              se ha licenciados no desemprego, vao querer um gajo com 12º e curso profissional?! quanto mais formaçao melhor... é muito melhor investir agora, para ficar com um bom curso e uma boa formaçao, e depois começar ja mais por cima, e a subir muito melhor!
                              Errado...è claro que vão querer um gajo com 12º e curso profissional, preferencia com alguma especialização nivel IV, existe falta de jovens com formação intermedia no nosso país...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                Olha que a procura de prof. de Matemática subiu bastante, bem como a remuneração.

                                Foi o que li num estudo noutro dia, sobre as melhores carreiras...
                                Tenho conhecimento de um licenciado do IST que à custa das explicações de matemática se orientou muito bem.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por anonimo Ver Post
                                  saturado ja esta o mercado de recem licenciados em civil!minha maria,terminou curso á 2 anos e so ha 5 meses,conseguio estagio NAO REMUNERADO.eu dou no duro nos pedreiros na suiça e ainda ontem lhe liguei,pois acabou de chegar aki um bacharel fresquinho,pa ajudar acartar vigas no lombo..tirando os que teem costas quentes para conseguir boa colocaçao logo no fim de curso os outros desesperam em envio de curriculos..
                                  Esse curso da tua maria e mesmo mto estranho eu acabei no ano passado e ja arranjei, todos os meus colegas ja estao colocados e alguns deles ate ja mudaram de empresa ou de especialidade. Estagio nao remunerado? Ainda mais estranho quando ha tantos a serem contratados via centro de emprego.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por M_knoxx Ver Post
                                    Esse curso da tua maria e mesmo mto estranho eu acabei no ano passado e ja arranjei, todos os meus colegas ja estao colocados e alguns deles ate ja mudaram de empresa ou de especialidade. Estagio nao remunerado? Ainda mais estranho quando ha tantos a serem contratados via centro de emprego.

                                    Basta que a Maria dele tenha tirado o curso na escola superior de Carcavelinhos de Baixo com média de 11 e não tenha padrinhos... bem que pode mandar os CVs que quiser que nunca vai haver quem lhe pegue


                                    Não estou a dizer que seja este o caso, mas em todas as histórias há dois lados, convém não nos fiarmos no primeiro que ouvimos!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                      Basta que a Maria dele tenha tirado o curso na escola superior de Carcavelinhos de Baixo com média de 11 e não tenha padrinhos... bem que pode mandar os CVs que quiser que nunca vai haver quem lhe pegue


                                      Não estou a dizer que seja este o caso, mas em todas as histórias há dois lados, convém não nos fiarmos no primeiro que ouvimos!!
                                      claro... nao acredito que uma pessoa com mestrado em E.Civil no Tecnico nao arranje emprego...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por raines Ver Post
                                        Que media tens actualemente??


                                        e o mais importante qual a tua nota a FQ/gd???
                                        Tou com média de 14.6.

                                        A nota a F.Q. foi 17 e G.D. 15

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                          Tudo depende do que pretendes do teu futuro e de qual o teu perfil e ambições pessoais!!

                                          Se o teu objectivo é tirar o curso e passados 5 aninhos estar a trabalhar na câmara da terrinha a assinar projectos... então esquece...


                                          Se por outro lado tens um espírito aberto e uma mente curiosa, tens todo um mundo de oportunidades à tua espera. Daqui a 7 anos não vai faltar espaço em Eng. Civil em África, Brasil, Europa de Leste, etc.


                                          Se fores bom, arranjas emprego em qualquer lado!! Se fores apenas mais um, o mais certo é acabares como vendedor num lado qualquer...
                                          Já pensei nisso de ir para outro país trabalhar, mas isso depois logo se vê. Conforme a oferta de emprego em Portugal

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por welltech Ver Post
                                            Se gostas segue esse curso, agora ve la onde te metes, vale muito a pena por exemplo tirar esse curso numa faculdade reconhecida pela ordem e nao no politécnico aí da terra. É um curso bom para tirar no IST, na FEUP, em Aveiro. é um curso que depende muito do local onde é tirado porque estares na ordem é essencial!

                                            Agora cursos do futuro e que irão cada vez ter mais procura, são os cursos do sec XXI, tudo o que tenha a ver com tecnologias de informação, informática e telecomunicações.

                                            Mecânica gestao industrial electrotécnica também são muito boas escolhas.

                                            Nas engenharias não existem grandes problemas de falta de empregabilidade, basicamente se fores um aluno minimamente aplicado(media superior a 12) numa faculdade reconhecida antes de acabar o curso já tens propostas.
                                            Vou tentar entrar no IST. Este ano quero subir a minha média. Tenho umas notas demasiado baixas que me estão a estragar a média

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por maybach_exelero Ver Post
                                              se ha licenciados no desemprego, vao querer um gajo com 12º e curso profissional?! quanto mais formaçao melhor... é muito melhor investir agora, para ficar com um bom curso e uma boa formaçao, e depois começar ja mais por cima, e a subir muito melhor!

                                              se saires com o mestrado em engªcivil nao tens dificuldade... outra opçao, se tiveres nota, vai para medicina... ainda continua a dar bem...
                                              Medicina é para esquecer. Não tenho média suficiente e mesmo que tivesse não seria opção. Vais ver daqui uns 3/4 anos ou pouco mais, vai acontecer com os médicos o que está a acontecer com professores, ou seja, desemprego. Conheço gente entendida do assunto que dizem isto

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                Tenho conhecimento de um licenciado do IST que à custa das explicações de matemática se orientou muito bem.
                                                Matemática é a unica disciplina que tenho explicação. Tive 12 no final do ano. Se não fosse a explicação tava lixado. Ajuda mesmo muito

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu não sei porquê, mas o grau de riqueza da maioria dos Países está directamente associada ao nº de licenciados.

                                                  Ou então é mania minha...

                                                  Portugal está é cheio de gente que não faz puto para ter uma vida melhor.

                                                  Gente com qualidade, para trabalhar, está quieto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                    Eu não sei porquê, mas o grau de riqueza da maioria dos Países está directamente associada ao nº de licenciados.
                                                    Não é o único factor. E mesmo que tivessemos 100% de licenciados não ía ser por isso que de repente o país ía evoluir.

                                                    Há muitos factores, ter formação adequada é um deles, mas formação adequada não é sinónimo de muita formação, senão o objectivo era sermos todos doutorados.

                                                    Não pretendo com isto dizer que nem toda a gente deve
                                                    tirar uma licenciatura. Eu acho que toda a gente deve tirar uma licenciatura se poder, nem que depois vá varrer ruas, porque a cultura é muito importante, e nunca se sabe se um dia pode ser o chefe lá do departamento e ter necessidade de conhecimentos.

                                                    O que eu quero dizer é que a formação não é tudo.
                                                    Há a organização do país, a aposta em investigação e tecnologia, as infra-estruturas, etc.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
                                                      Matemática é a unica disciplina que tenho explicação. Tive 12 no final do ano. Se não fosse a explicação tava lixado. Ajuda mesmo muito
                                                      numa engenharia ou tratas mat e fisica por tu, ou é melhor não ires, ou demoras uma decada a fazer as cadeiras de mat e fisica

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                                                        numa engenharia ou tratas mat e fisica por tu, ou é melhor não ires, ou demoras uma decada a fazer as cadeiras de mat e fisica
                                                        o rapaz acabou agora o 10º ano...não lhe metas já bichos na cabeça!!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                          o rapaz acabou agora o 10º ano...não lhe metas já bichos na cabeça!!
                                                          não são bichos é a realidade

                                                          è muito bonito mandar as pessoas tirar Engenharia, mas convem saber quais as disciplinas que as pessoas tem dificuldades, e se matemática é uma delas, há que preparar bem o futuro

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                                                            numa engenharia ou tratas mat e fisica por tu, ou é melhor não ires, ou demoras uma decada a fazer as cadeiras de mat e fisica
                                                            Eu escrevia mais, numa engenharia ou tratas a matemática e o português por tu ou é melhor pensar noutra solução...

                                                            Um bom profissional de engenharia terá que ter excelentes conhecimentos de matemática e de português de forma a poder exprimir-se correctamente...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X