Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Multibanco sem código PIN chega em 2009". Que segurança acrescida?...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Multibanco sem código PIN chega em 2009". Que segurança acrescida?...

    Multibanco sem código PIN chega em 2009

    Portugal vai ser o primeiro país da Europa a adoptar a tecnologia Contact Less, que permite efectuar pagamentos de baixo custo, através de cartões Multibanco, sem necessidade de digitar o código PIN.

    A tecnologia Contact Less já está a ser testada pela SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços) e estará disponível para implementação generalizada entre os operadores nacionais a partir de 2009, revela o site do semanário Sol>. Comodidade, rapidez e redução de custos são apontadas, pela SIBS, como sendo as principais vantagens deste tipo de pagamentos para os utilizadores, comerciantes e banca.
    http://exameinformatica.clix.pt/noti...os/997991.html

    #2
    Cá para mim isto é mais um exemplo de mau serviço jornalístico, porque a tecnologia contacless não se pode limitar a permitir pagamentos de baixo valor sem digitar o pin... porque isso já os cartões MB normais fazem!

    Nos pagamentos de baixo valor basta passar o cartão e pronto, veja-se o caso das portagens da auto-estrada, por exemplo!

    Isto do contactless não terá alguma coisa que ver com a tecnologia rfid?

    Comentário


      #3
      Ira haver algum seguro associado a isso ?

      Bem, as informações são poucos, esperemos que seja divulgado mais informação para poder forumlar uma opinião.

      Algum mecanismo terá de haver para transmitir segurança aos portadores dos cartões, nomeadamente em casos de furtos.

      Cumprimentos

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
        Isto do contactless não terá alguma coisa que ver com a tecnologia rfid?
        Certamente que sim.

        Comentário


          #5
          "Daaaaa" isso já existiu... chamava-se Porta-Moedas Multibanco (PMB) e rapidamente desapareceu devido ao custo elevado da implementação do chip nos cartões e a sua utilização relativamente baixa em relação aos pagamentos normais...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
            "Daaaaa" isso já existiu... chamava-se Porta-Moedas Multibanco (PMB) e rapidamente desapareceu devido ao custo elevado da implementação do chip nos cartões e a sua utilização relativamente baixa em relação aos pagamentos normais...
            Mas esse chip não tinha segurança nenhuma. Não creio que lançassem um cartão MB novo com menor segurança que o actual!

            Comentário


              #7
              Isto já existe há anos e anos na china. Paga-se o metro, o táxi, a padaria, etc etc etc... É um bom sistema, mas para valer mesmo a pena tem que estar bem integrado com os vários serviços

              Comentário


                #8
                No Japão até os Smartphones servem para pagar contas...

                Comentário


                  #9
                  Ora bem .. um cartão tipo "Porta-moedas Multibanco" RFID based ?

                  http://www-tech.mit.edu/V128/N30/sub...esentation.pdf

                  Tou a ver muita gente a esfregar as mãos de contente... LOL !

                  "V"

                  Comentário


                    #10
                    Devia haver um sistema rápido e eficaz de cancelar o cartão, tipo enviar uma mensagem sms, de forma a que se este for perdido ou furtado seja rapidamente cancelado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                      Cá para mim isto é mais um exemplo de mau serviço jornalístico, porque a tecnologia contacless não se pode limitar a permitir pagamentos de baixo valor sem digitar o pin... porque isso já os cartões MB normais fazem!

                      Nos pagamentos de baixo valor basta passar o cartão e pronto, veja-se o caso das portagens da auto-estrada, por exemplo!

                      Isto do contactless não terá alguma coisa que ver com a tecnologia rfid?
                      É aí... e só aí.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                        É aí... e só aí.
                        E nas cabines telefonicas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                          No Japão até os Smartphones servem para pagar contas...
                          E na Filandia, com os telemoveis

                          Comentário


                            #14
                            Informação demasiado escassa.
                            como ja disseram actualmente já é possível em certas situações e, ja houve outros sistemas.

                            Acho que aqui a questão essencial é a segurança.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rover_214 Ver Post
                              Devia haver um sistema rápido e eficaz de cancelar o cartão, tipo enviar uma mensagem sms, de forma a que se este for perdido ou furtado seja rapidamente cancelado.
                              Eu já cancelei um cartão em 2 minutos...

                              Peguei no telemóvel (o mesmo que envia sms), fiz uma chamada para o meu gestor de contas e ele imediatamente colocou o cartão na lista negra. Sinceramente não percebo onde se pode simplificar este processo...

                              Comentário


                                #16
                                Mais uma prova que os cursos de jornalismo neste país só formam incompetentes...

                                Em 5 segundos no google descobri que o que esse jornalista só escreveu barbaridades...

                                http://www.visaeurope.com/pressandme...ontactless.jsp
                                http://en.wikipedia.org/wiki/Contactless_payment

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                  Eu já cancelei um cartão em 2 minutos...

                                  Peguei no telemóvel (o mesmo que envia sms), fiz uma chamada para o meu gestor de contas e ele imediatamente colocou o cartão na lista negra. Sinceramente não percebo onde se pode simplificar este processo...
                                  Eu tb pq me apercebi.

                                  E se o perderes ou furtarem e não deres conta? O tempo que medeia o desaparecimento e o dares conta? num normal a probabilidade de descobrirem o pin é reduzida, agora se permite pagamento até um certo montante sem qq "controlo", poderá implicar pagamentos por terceiros.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Em Portugal somos sempre os ultimos..
                                    Somos mesmo atrasados..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                      Eu tb pq me apercebi.

                                      E se o perderes ou furtarem e não deres conta? O tempo que medeia o desaparecimento e o dares conta? num normal a probabilidade de descobrirem o pin é reduzida, agora se permite pagamento até um certo montante sem qq "controlo", poderá implicar pagamentos por terceiros.
                                      Nesse caso tanto te tiram dinheiro agora como com os novos cartões, não há qualquer diferença.

                                      Há milhares de casos de pessoas que pagaram portagens e chamadas telefónicas (normalmente internacionais e bem caras) depois de terem perdido a carteira...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                        Eu tb pq me apercebi.

                                        E se o perderes ou furtarem e não deres conta? O tempo que medeia o desaparecimento e o dares conta? num normal a probabilidade de descobrirem o pin é reduzida, agora se permite pagamento até um certo montante sem qq "controlo", poderá implicar pagamentos por terceiros.
                                        Será possivel validar um máximo diário. Por exemplo, por dia ninguém gastava mais de 25€. Também era possivel definir um máximo por pagamento e um número máximo de pagamentos por dia.

                                        Além disso os gastos com o cartão serão rasteados (encontrar onde está a ser usado) o que não acontece com o dinheiro. Será menos perigoso do que alguém te roubar a carteira e ficar com o dinheiro.

                                        Mas os portugueses (alguns) são assim, só vêm problemas e dificuldades...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por bocanegra Ver Post
                                          Em Portugal somos sempre os ultimos..
                                          Somos mesmo atrasados..
                                          Deduzo que estejas a ser irónico, dado que somos um dos paises mais avançados do mundo no que concerne a serviços no multibanco. Aliás, essa é uma das razões para sermos tão desconfiados com a segurança de outros métodos (internet, contactless tech., etc)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por OneLife Ver Post
                                            Será possivel validar um máximo diário. Por exemplo, por dia ninguém gastava mais de 25€. Também era possivel definir um máximo por pagamento e um número máximo de pagamentos por dia.

                                            Além disso os gastos com o cartão serão rasteados (encontrar onde está a ser usado) o que não acontece com o dinheiro. Será menos perigoso do que alguém te roubar a carteira e ficar com o dinheiro.

                                            Mas os portugueses (alguns) são assim, só vêm problemas e dificuldades...

                                            QQ pagamento com um cartão pode ser rasteado, agora encontrares o autor do mesmo já não é tão simples...

                                            Eu não tenho qq problema com essa nova funcionalidade, desde que me garanta segurança.

                                            A maior parte dos pagamentos que faço de despesas correntes é por homebanking, e das contas que tenho, gosto mais de um sistema que outro, parece-me mais seguro um que o outro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                              É aí... e só aí.

                                              Isso é irrelevante. O importante é que a possibilidade já existe nos normais cartões multibancos.
                                              Portanto a tal nova tecnologia tem que ser algo mais que isto.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                Isso é irrelevante. O importante é que a possibilidade já existe nos normais cartões multibancos.
                                                Portanto a tal nova tecnologia tem que ser algo mais que isto.
                                                A tecnologia é mais do que isso e está explicada nos links que coloquei em cima.

                                                Tal como o nome indica com esta tecnologia não é preciso passar fisicamente o cartão num terminal de pagamento, o cartão tem um chip RFID e basta encostar o cartão a um terminal para efectuar o pagamento. É semelhante ao LisboaViva ou Andante.

                                                Esta forma de pagamento é tipicamente utilizada para pagamentos de baixo valor (pode ser definido o valor) e serve apenas para tornar os pagamentos de baixo valor mais rápidos (ex: cafés, tabacarias, etc...). Adicionalmente o chip não precisa de estar num cartão, pode por exemplo ser simulado numa aplicação de um telemóvel.

                                                Agora comparem lá isto com o que o jornalista escreveu...

                                                O risco maior destes cartões ainda ninguém mencionou. Não é o facto de poder ser utilizado quando roubado pois isso os antigos também permitem, mas sim o risco de efectuar pagamentos de outras pessoas sem dar conta, mesmo tendo o cartão no bolso. Basta passar nas proximidades de um terminal de pagamento... Entretanto já inventaram, para esse propósito, carteiras que bloqueiam a recepção de ondas de rádio usadas na comunicação com o chip RFID.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                  Eu já cancelei um cartão em 2 minutos...

                                                  Peguei no telemóvel (o mesmo que envia sms), fiz uma chamada para o meu gestor de contas e ele imediatamente colocou o cartão na lista negra. Sinceramente não percebo onde se pode simplificar este processo...
                                                  Ainda bem que conseguistes em tão pouco tempo. No meu caso, não faço ideia qual o nº do meu gestor de conta, e muito menos se tenho sequer gestor de conta (penso que não). Quem segue a outra via, ligar para um call center e ficar 20 minutos à espera ( não não é linha verde) com o risco de acabar o saldo a meio, se calhar não acha tanta piada. Mas se calhar sou eu que sou picuinhas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tecnologia NFC
                                                    http://uk.youtube.com/watch?v=d2rl4XKqNTg

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Parece que é este ano (2009):
                                                      http://dn.sapo.pt/bolsa/Interior.asp...ent_id=1290610
                                                      http://www.sibs.pt/pt/Noticias/SIBS/...ntactless.html
                                                      http://www.sibs.pt/pt/Noticias/MULTI...va_imagem.html


                                                      Mais informações:
                                                      Visa payWave

                                                      «Is my information safe when paying with Visa payWave?»
                                                      FAQ | Personal | Visa USA

                                                      Ora... isto é assumindo que o ladrão pretende sujeitar-se a usar um leitor que
                                                      só funciona a 5 cm de distância... E se o cartão for roubado/perdido, nem é
                                                      necessário código para ser usado...

                                                      Mais:

                                                      «At this week's Black Hat DC security conference, security expert Adam Laurie
                                                      used a Python-based script to reveal significant security failings in the RFID
                                                      technology used in some credit cards.
                                                      Using the Python tool and some hardware available from his website, Laurie
                                                      was able to bring up the name and account number from an American Express
                                                      card belonging to an audience volunteer on the large viewing screen for
                                                      everyone to see. This was done without touching the man, or even removing
                                                      the card from his wallet.»
                                                      Security expert reveals RFID credit card hack | IT PRO

                                                      Visa Creates Another Fraud Monster | Merchant911 - Fraud Prevention for Merchants
                                                      Contactless Payments and Fraud | Merchant911 - Fraud Prevention for Merchants
                                                      The Hidden Cost of Contactless Payment Systems | Merchant911 - Fraud Prevention for Merchants

                                                      A vantagem disto é: só usa quem quer...
                                                      ao contrário do Cartão do Cidadão e do Dispositivo Electrónico de Matrícula...
                                                      Editado pela última vez por Nuno156; 16 September 2009, 16:16. Razão: Mais links

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X