Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor eléctrico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motor eléctrico

    Viva,

    Tenho um pequeno motor eléctrico de 3 Volts. No entanto este possui demasiadas rotações para o que quero. Precisava de algo com rotação bastante lenta (umas 5 rpm). Há alguma forma barata e simples de diminuir as rotações deste motor?


    (tem mesmo que ser simples, sou um leigo na matéria )

    Obrigado

    #2
    quantas rotações dá agora?

    MCunha

    Comentário


      #3
      5rpm é mesmo muito pouco...
      O mais provável será através de uma caixa redutora.

      Comentário


        #4
        Não faço ideia, mas bastantes Mas, parece-me é só um pouco mais lento do que o de uma mini aparafusadora eléctrica que tenho (daquelas portáteis para trabalhos delicados), que faz cerca de 7 a 8 mil.

        Eu tinha pensado em arranjar uma resistência variável e assim controlar a quantidade de energia que alimenta o motor. É uma ideia disparatada?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
          5rpm é mesmo muito pouco...
          O mais provável será através de uma caixa redutora.
          Vou pesquisar o que é isso e onde se encontra

          O objectivo é fazer uma placa giratório para exposição de um objecto, daí a baixa rotação, e se pudesse, aproveitava este motor, já que tenho uns 10 iguais perdidos na arrecadação. A força do motor não é muito importante pois o peso que vai mover é reduzido.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
            Não faço ideia, mas bastantes Mas, parece-me é só um pouco mais lento do que o de uma mini aparafusadora eléctrica que tenho (daquelas portáteis para trabalhos delicados), que faz cerca de 7 a 8 mil.

            Eu tinha pensado em arranjar uma resistência variável e assim controlar a quantidade de energia que alimenta o motor. É uma ideia disparatada?

            É, porque vai introduzir muitas perdas. Irias gastar a energia quase toda no potenciómetro, que iria aquecer muito e precisaria de ser um modelo "de potência".

            A melhor maneira de fazer o controlo, electricamente, seria por PWM (pulse width modulation). No entanto é natural que o binário do motor fique miserável.

            A melhor solução, assim de repente, seria usar um "sem-fim" (parafuso) no eixo do motor que atacaria uma roda dentada.

            Comentário


              #7
              O Clio II já deu boas dicas, e eu foco em especial o uso de engrenagem ou rodas dentadas.

              Motores de baixa rotação lembro-me destes

              http://www.crouzet.com/crouzet-micro...omepage-EN.htm


              Industriais e de potencia não me lembro de nada, a não ser com variador de velocidade ou frequência, mas a propina ....

              Comentário


                #8
                O melhor será mesmo arranjar ums sistema de engrenagens para desmultiplicar a rotação (transformando-a em força) como acontece com os motores das bombas peristálticas.

                Comentário


                  #9
                  Com um reóstato, uma resistência variável, podes fazer uma doméstica com uma mina de grafite como aquelas da lapizeira, ligas a mina no circuito em série ou seja o fio sai da pilha acaba na mina depois há outro que começa na mina e vai até ao motor, e depois há outro que sai do motor e volta até á pilha.
                  Regula-se afastando e aproximando os fios (quanta mais grafite houver entre os dois fios ligados à mina mais resistência há e mais lento será o motor).

                  Comentário


                    #10
                    O servo motor serve perfeitamente.
                    Custa mais ou menos 5€
                    e varia de 1 rpm até+/-30rpm

                    Comentário


                      #11
                      É muito difícil usar esses motores em velocidades baixas...

                      No entanto, podes comprar um servo motor barato e transformá-lo num motor. Os servos são o ideal, pois possuem engrenagens internas que permitem velocidades de rotação muito baixas...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                        Com um reóstato, uma resistência variável, podes fazer uma doméstica com uma mina de grafite como aquelas da lapizeira, ligas a mina no circuito em série ou seja o fio sai da pilha acaba na mina depois há outro que começa na mina e vai até ao motor, e depois há outro que sai do motor e volta até á pilha.
                        Regula-se afastando e aproximando os fios (quanta mais grafite houver entre os dois fios ligados à mina mais resistência há e mais lento será o motor).
                        Bem, sendo a solução mais fácil e prática, não custa experimentá-la. Senão acho que vou seguir a ideia do servo motor.


                        Obrigadíssimo

                        Comentário


                          #13
                          vé isto:
                          http://www.maxwellbohr.com.br/downlo...vo-motores.pdf
                          Assim ja sabes como é que se faz para converter o servo.

                          Comentário


                            #14
                            simples reduz-lhe a voltagem de 3 volts para 1.5

                            Comentário


                              #15
                              só com uma caixa de velocidades

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                                Com um reóstato, uma resistência variável, podes fazer uma doméstica com uma mina de grafite como aquelas da lapizeira, ligas a mina no circuito em série ou seja o fio sai da pilha acaba na mina depois há outro que começa na mina e vai até ao motor, e depois há outro que sai do motor e volta até á pilha.
                                Regula-se afastando e aproximando os fios (quanta mais grafite houver entre os dois fios ligados à mina mais resistência há e mais lento será o motor).
                                McGyver style ehehe!

                                Comentário


                                  #17
                                  Se tiveres dinheiro para gastar, podes comprar um expositor rotativo da AutoArt disponível em lojas de modelismo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    É, porque vai introduzir muitas perdas. Irias gastar a energia quase toda no potenciómetro, que iria aquecer muito e precisaria de ser um modelo "de potência".

                                    A melhor maneira de fazer o controlo, electricamente, seria por PWM (pulse width modulation). No entanto é natural que o binário do motor fique miserável.

                                    A melhor solução, assim de repente, seria usar um "sem-fim" (parafuso) no eixo do motor que atacaria uma roda dentada.
                                    Concordo mas creio que o motor é de baixa potência.... e se for como ele diz, apenas 3V, então um potênciometro ou um comutador com resistências em série é capaz de resultar.

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X