Anúncio

Collapse
No announcement yet.

kitesurf - Perigoso?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    kitesurf - Perigoso?

    Tenho pensado em iniciar um novo desporto de água.

    Estou indeciso entre o kitesurf e o windsurf.

    Eu gosto mais do kite, mas toda a gente me diz que é inacreditavelmente perigoso.

    Alguém aqui faz algum destes dois?

    É mesmo mais perigoso que surf, snowboard, paraquedismo e outros desportos radicais?

    Fico a aguardar opiniões,

    Obrigado

    #2
    É perfeitamente seguro

    http://www.youtube.com/watch?v=Gv96Zromg8Q

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por smithico Ver Post
      Ou não...

      Já várias pessoas ligadas a desportos do mar me disseram para estar quieto e aprender windsurf que até pessoas de 50 anos conseguem

      Comentário


        #4
        Faço KiteSurf e não acho que seja assim tão perigoso... Também não é tão fácil como se imagina.

        Mas tendo as aulas adequadas, faz-se bem.

        Comentário


          #5
          É capaz de dar mto mais gozo que windsuirf, mas é concerteza mais complicado. Mas não acho que seja mto mais perigoso

          Comentário


            #6
            Faço kite há mais de 4 anos. Nunca tive nenhum problema.
            Não acho que seja um desporto perigoso DESDE QUE antes de iniciar frequentes um curso numa escola licenciada pela IKO. Podes ver quais são no site da Associação Portuguesa de kite: www.apkite.pt

            Depois de tirar o curso ficas com todos os conhecimentos em relação aos ventos e condições para praticar. Claro que mesmo depois disso há sempre quem arrisque entrar na água com verdadeiras tempestades... e aí não há milagres! Agora se for praticado com "cabeça" não vais ter problemas.

            NÃO compres material antes de ter o curso. NÃO sejas autodidata!
            O kite é um desporto incrível! A sensação é única. Só depende de ti o risco que estás disposto a correr.

            Se quiseres mais info PM...

            Para veres o que acontece a quem não tem juízo ou é autodidata:

            http://cbs4.com/video/?id=60523@wfor.dayport.com (este foi para o mar em plena tempestade...)

            http://www.tudonahora.com.br/noticia.php?noticia=18582

            Comentário


              #7
              A grande vantagem do Windsurf é que aos 50 se calhar ainda fazes, Kite é mais exigente ao nível físico...

              Comentário


                #8
                Obrigado a todos pelas dicas.

                Vou visitar o site que o Sweden disse.

                Talvez entretanto tire o curso e depois disso logo se vê se gosto / tenho jeito ou não.

                A ideia não é ficar pró nem nada disso. É só divertir-me sem arricar (muito), sem me aleijar e sem stress. Iria ser o meu snowboard de Verão...

                Amanhã devo experimentar windsurf, com um amigo, mas vou analisar isso do kite para pelo menos experimentar.

                Comentário


                  #9
                  RDS Borges e Sweden:

                  Usam capacete?
                  Usam leach?

                  Abraço

                  Comentário


                    #10
                    Desde a n façam com ventos de furacão, esta tudo bem

                    http://cbs4.com/video/?id=60582@wfor.dayport.com

                    Este morreu! Mas tb foi palerma

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
                      Desde a n façam com ventos de furacão, esta tudo bem

                      http://cbs4.com/video/?id=60582@wfor.dayport.com

                      Este morreu! Mas tb foi palerma
                      Na noticia diz que "quase" que morreu...!!!

                      Mas em bom estado não deve ter ficado.

                      Comentário


                        #12
                        realmente.... é preciso ser um bocado burro para praticar kite naquelas condições!!!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                          Faço KiteSurf e não acho que seja assim tão perigoso... Também não é tão fácil como se imagina.

                          Mas tendo as aulas adequadas, faz-se bem.
                          Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                          Faço kite há mais de 4 anos. Nunca tive nenhum problema.
                          Não acho que seja um desporto perigoso DESDE QUE antes de iniciar frequentes um curso numa escola licenciada pela IKO. Podes ver quais são no site da Associação Portuguesa de kite: www.apkite.pt

                          Depois de tirar o curso ficas com todos os conhecimentos em relação aos ventos e condições para praticar. Claro que mesmo depois disso há sempre quem arrisque entrar na água com verdadeiras tempestades... e aí não há milagres! Agora se for praticado com "cabeça" não vais ter problemas.

                          NÃO compres material antes de ter o curso. NÃO sejas autodidata!
                          O kite é um desporto incrível! A sensação é única. Só depende de ti o risco que estás disposto a correr.

                          Se quiseres mais info PM...

                          Para veres o que acontece a quem não tem juízo ou é autodidata:

                          http://cbs4.com/video/?id=60523@wfor.dayport.com (este foi para o mar em plena tempestade...)

                          http://www.tudonahora.com.br/noticia.php?noticia=18582
                          E investimento inicial para começar a praticar esta brincadeira?

                          Aulas e material, quanto vale?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rum Ver Post
                            E investimento inicial para começar a praticar esta brincadeira?

                            Aulas e material, quanto vale?
                            http://kitesurf.com.pt/catalog/index.php?cPath=49

                            Já ficas com uma ideia...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por OneLife Ver Post
                              RDS Borges e Sweden:

                              Usam capacete?
                              Usam leach?

                              Abraço
                              Capacete não uso, mas devia usar...
                              Leash na prancha? Se for isso, não uso nem se deve usar! Depois hás-de aprender a resgatar a prancha sem ser preciso leash.

                              Em relação ao investimento inicial, já foi maior... actualmente há muita coisa boa e barata em 2ª mão. Material bom para começar.
                              Por 500-600 euros compra-se um kite com um ano (novos andam à volta dos 1000 euros...). A prancha rondará os 300-400 euros usada em bom estado (nova pode chegar a 600). Depois falta o arnês (100-150 euros) e o fato (outro tanto). Mais tarde vais querer uma prancha direcional para as ondas e um kite mais pequeno para aqueles dias de vento muito forte... Se fizer contas ao que já gastei com o kitesurf...
                              Mas como já disse antes NUNCA se deve comprar material antes de tirar o curso. Há muito material diferente (tamanho da Asa, da prancha...). De certeza que vão deitar dinheiro ao lixo...
                              Um curso andará na casa dos 250 euros.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                                Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                Capacete não uso, mas devia usar...
                                Leash na prancha? Se for isso, não uso nem se deve usar! Depois hás-de aprender a resgatar a prancha sem ser preciso leash.

                                Em relação ao investimento inicial, já foi maior... actualmente há muita coisa boa e barata em 2ª mão. Material bom para começar.
                                Por 500-600 euros compra-se um kite com um ano (novos andam à volta dos 1000 euros...). A prancha rondará os 300-400 euros usada em bom estado (nova pode chegar a 600). Depois falta o arnês (100-150 euros) e o fato (outro tanto). Mais tarde vais querer uma prancha direcional para as ondas e um kite mais pequeno para aqueles dias de vento muito forte... Se fizer contas ao que já gastei com o kitesurf...
                                Mas como já disse antes NUNCA se deve comprar material antes de tirar o curso. Há muito material diferente (tamanho da Asa, da prancha...). De certeza que vão deitar dinheiro ao lixo...
                                Um curso andará na casa dos 250 euros.
                                Ah e tal... é puxadote.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por OneLife Ver Post
                                  RDS Borges e Sweden:

                                  Usam capacete?
                                  Usam leach?

                                  Abraço
                                  Capacete uso de vez enquando... Quando não me esqueço!

                                  Leash não uso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Neste momento estou com alguma pica.

                                    No sábado vou à Lagoa falar com a escola... Devo ir com um amigo que faz windsurf pelo que sou capaz de também experimentar a vela. Se estiverem por lá e virem um gajo sempre a cair da prancha de windsurf, sou eu...

                                    O investimento inical é mesmo muito puxado. Vou começar já a poupar, não vá ficar o bichinho:

                                    Portanto, para começar:
                                    Curso - 250
                                    Fato - 200
                                    Prancha - 500 (não percebo como é tão mais cara que uma de snowboard)
                                    Kite - 750
                                    Arnês - 100

                                    TOTAL: 1.300€!!!

                                    Preparando mais uns 1.200 para o futuro (nova prancha e novo kite)

                                    Facilmente a brincadeira chega aos 500 contos.... Ainda bem que eu não me lembrei disto quando era puto. Os meus pais não iam gostar nada

                                    Comentário


                                      #19
                                      As pranchas do kite não são bidireccionais? Ou seja, não é possivel andar em toe ou em heelside? Qual das duas é a normal (presumo que seja a heel)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Onelife todos os desportos são seguros se o utilizador optar pelo caminho da segurança.

                                        visita estes forums:
                                        http://papagaiodesportivo.net/phpbb/
                                        http://www.expokite.com/forum/

                                        Ainda há poucos dias chegaram uns "newbies" com as mesma questões que tu.

                                        Cumps

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por OneLife Ver Post
                                          Neste momento estou com alguma pica.

                                          No sábado vou à Lagoa falar com a escola... Devo ir com um amigo que faz windsurf pelo que sou capaz de também experimentar a vela. Se estiverem por lá e virem um gajo sempre a cair da prancha de windsurf, sou eu...

                                          O investimento inical é mesmo muito puxado. Vou começar já a poupar, não vá ficar o bichinho:

                                          Portanto, para começar:
                                          Curso - 250
                                          Fato - 200
                                          Prancha - 500 (não percebo como é tão mais cara que uma de snowboard)
                                          Kite - 750
                                          Arnês - 100

                                          TOTAL: 1.300€!!!

                                          Preparando mais uns 1.200 para o futuro (nova prancha e novo kite)

                                          Facilmente a brincadeira chega aos 500 contos.... Ainda bem que eu não me lembrei disto quando era puto. Os meus pais não iam gostar nada
                                          A isso adiciona o combustível que gastas para ir para a praia sempre que possas, tal o vício com que vais ficar, provavelmente vais querer fazer umas kite trips a sítios onde as condições são excelentes (Brasil, Cabo Verde, etc), uma prancha direcional para curtires umas ondas (para começar convém uma bidirecional)... e se tiveres namorada/mulher prepara-te para algumas dicussões e bocas do género: só me trazes para praias com vento...
                                          Mas vale bem a pena!
                                          Vê este fórum: www.kitetuga.com tens muita info.

                                          Comentário


                                            #22
                                            "Lagoa" referes-te á lagoa de albufeira?

                                            Aprendi a fazer mta coisa por lá :D:D, windsurf vela etc...até jet ski lá andava qdo se podia.

                                            Qto ás escolas tens já mtas mas algumas melhores do que outras....eu comecei kite este verao...ainda n sou nada de jeito LOL...arranho...e mal...

                                            Comentário


                                              #23
                                              basófias...

                                              ó pá até mete dó... nem resisto a comentar
                                              antes de mais sou windsurfer. sim o windsurf ja tem mais de 50 anos, mas o kite ainda não-talvez por isso não haja muitos, embora eu veja bastantes , cinquentões de quite.
                                              è uma "variante" do windsurf, mais básica e simplificada, quem disser o contrario, ou nunca fez windsurf ou é um basófias. em 4 lições podes estar a fazer kite. Podes levar meses a engatar o arnes de windsurf- isto porque em vez de 30 metros de cabo tens 20 e poucos centimetros a separar-te da tração- o que , como é óbvio, implica um "fine tunning" à décima de segundo..
                                              O windsurf é bem mais exigente fisicamente por este mesmo motivo , raramente aguentas mais de 2 horas...
                                              O kite, por outro o lado é como um penso higiénico . Limpo, fácil e até te esqueces que os estás a usar... Aliás, a maior parte das acrobacias equivalem a sequencias de ginástica que podes treinar nos espaldares ou nas argolas... um looping desses, infelizmente, leva anos a alcançar no windsurf.
                                              Mas nem tudo são mas notícias- hoje em dia tens uma seleção de pranchas muito melhor, mais largas e mais fáceis-mas básicamente és tu , pelos teus objectivos , que acabas por definir o material e o estilo que preferes- não é aquela mesmisse dos papagaios.
                                              Como ves o respeito é mutuo. Acresce o facto de sim, os kites são perigosos, para alguns nabos que não os conseguem parar e para os que estão por perto- NÂO te armes em autodidacta, procura locais com pouca gente, estuda as regras de prioridade (serás um dos primeiros...) e realiza bem quanto espaço necessitas para evitar colisões e danos nos outros.
                                              Ahh...escolhe o que quiseres.
                                              Para quem não precisa há de sempre sobrar...

                                              cumprimentos e bons ventos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por OneLife Ver Post
                                                Neste momento estou com alguma pica.

                                                No sábado vou à Lagoa falar com a escola... Devo ir com um amigo que faz windsurf pelo que sou capaz de também experimentar a vela. Se estiverem por lá e virem um gajo sempre a cair da prancha de windsurf, sou eu...

                                                Já andei na escola da Lagoa num curso de Windsurf e digo-te.. para esquecer...


                                                Se tiveres oportunidade de ir para outra escola, força!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por giovea Ver Post
                                                  ó pá até mete dó... nem resisto a comentar
                                                  antes de mais sou windsurfer. sim o windsurf ja tem mais de 50 anos, mas o kite ainda não-talvez por isso não haja muitos, embora eu veja bastantes , cinquentões de quite.
                                                  è uma "variante" do windsurf, mais básica e simplificada, quem disser o contrario, ou nunca fez windsurf ou é um basófias. em 4 lições podes estar a fazer kite. Podes levar meses a engatar o arnes de windsurf- isto porque em vez de 30 metros de cabo tens 20 e poucos centimetros a separar-te da tração- o que , como é óbvio, implica um "fine tunning" à décima de segundo..
                                                  O windsurf é bem mais exigente fisicamente por este mesmo motivo , raramente aguentas mais de 2 horas...
                                                  O kite, por outro o lado é como um penso higiénico . Limpo, fácil e até te esqueces que os estás a usar... Aliás, a maior parte das acrobacias equivalem a sequencias de ginástica que podes treinar nos espaldares ou nas argolas... um looping desses, infelizmente, leva anos a alcançar no windsurf.
                                                  Mas nem tudo são mas notícias- hoje em dia tens uma seleção de pranchas muito melhor, mais largas e mais fáceis-mas básicamente és tu , pelos teus objectivos , que acabas por definir o material e o estilo que preferes- não é aquela mesmisse dos papagaios.
                                                  Como ves o respeito é mutuo. Acresce o facto de sim, os kites são perigosos, para alguns nabos que não os conseguem parar e para os que estão por perto- NÂO te armes em autodidacta, procura locais com pouca gente, estuda as regras de prioridade (serás um dos primeiros...) e realiza bem quanto espaço necessitas para evitar colisões e danos nos outros.
                                                  Ahh...escolhe o que quiseres.
                                                  Para quem não precisa há de sempre sobrar...

                                                  cumprimentos e bons ventos
                                                  Belo post! Sendo o teu primeiro melhor ainda!
                                                  Meu caro, faço kite há muito tempo e pelas tuas palavras só posso concluir que não fazes a mínima ideia do que dizes. Isso é tudo inveja por passares os dias na praia a ver quem faz kite a curtir com 14 nós de vento e tu tens o trabalho de pôr esse trambolho no carro, acartar o bacalhau que são essas pranchas e montar tudo na praia e afinal não tens vento que chegue para surfar? Ou algum kiter afiou as quilhas da prancha na tua vela numa daquelas alturas em que a deixas cair na água e passas metade da tarde a tentar resgatá-la?
                                                  Vê lá se aprendes a respeitar os gostos/opções dos outros e descarregas as tuas frustrações doutra maneira.
                                                  E já agora, com essa atitude "à campeão" espero que nunca te rendas ao kitesurf... é que campeões desses costumam dar-se mal e não fazem cá falta nenhuma. Continua lá no teu desporto com 50 anos... aliás, essa é mesmo a idade da maioria dos praticantes, porque quem começa agora escolhe em 99% dos casos o kitesurf. Serão todos estúpidos?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    sweden ali o giovea até é capaz de ter alguma razão relativamente a tecnicidade de ambos os desportos.
                                                    A verdade é que faço muito papagaio ( acrobatico ) e já vi malta do kite surf com manobras de grande estilo e o pessoal do windsurf a andar sempre em recta.
                                                    é sinal que a curva de aprendizagem é completamente diferente.
                                                    Mas pronto ele não precisava de entrar a matar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por super Ver Post
                                                      sweden ali o giovea até é capaz de ter alguma razão relativamente a tecnicidade de ambos os desportos.
                                                      A verdade é que faço muito papagaio ( acrobatico ) e já vi malta do kite surf com manobras de grande estilo e o pessoal do windsurf a andar sempre em recta.
                                                      é sinal que a curva de aprendizagem é completamente diferente.
                                                      Mas pronto ele não precisava de entrar a matar.
                                                      Talvez. Não digo que não. Até porque nunca experimentei windsurf... não acho grande piada. Acho que uma sueca ou bisca de nove no banco do jardim é capaz de dar mais emoção

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        HMM? devem ser devem...

                                                        Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                        Belo post! Sendo o teu primeiro melhor ainda!
                                                        Meu caro, faço kite há muito tempo e pelas tuas palavras só posso concluir que não fazes a mínima ideia do que dizes. Isso é tudo inveja por passares os dias na praia a ver quem faz kite a curtir com 14 nós de vento e tu tens o trabalho de pôr esse trambolho no carro, acartar o bacalhau que são essas pranchas e montar tudo na praia e afinal não tens vento que chegue para surfar? Ou algum kiter afiou as quilhas da prancha na tua vela numa daquelas alturas em que a deixas cair na água e passas metade da tarde a tentar resgatá-la?
                                                        Vê lá se aprendes a respeitar os gostos/opções dos outros e descarregas as tuas frustrações doutra maneira.
                                                        E já agora, com essa atitude "à campeão" espero que nunca te rendas ao kitesurf... é que campeões desses costumam dar-se mal e não fazem cá falta nenhuma. Continua lá no teu desporto com 50 anos... aliás, essa é mesmo a idade da maioria dos praticantes, porque quem começa agora escolhe em 99% dos casos o kitesurf. Serão todos estúpidos?
                                                        99% devem ser...
                                                        Eu com 12 nós e 7.5m passo a ferro a maior parte dos kites que vejo, com muito respeito. o recorde do mundo de velocidade parece que ainda é, de longe, do windsurf. não ando nisto há 4 anos ó "meu caro" já chega quase aos 20... e "campeão" já fui algumas vezes... de várias classes, nunca me dei mal. mas sou velejador , não tenho nada contra os desportos de tracção
                                                        parece-me que tu é que não sabes muito bem do que falas- mas tens de experimentar... até aos 50 tens tempo.
                                                        Quando estiver incontinente passo aos pensos

                                                        não compares 2 desportos diferentes que em comum so tem o vento. E se quiseres aprender alguma coisa aprende o valor do respeito no mar pelas regras de segurança e prioridades de rumo- ja fazes alguma coisa decente pelo teu desporto sem precisares de te por aos ombros de ninguem.

                                                        este é um tópico à parte, há-de levar anos e nunca vai acabar.
                                                        A mim não me toca excepto no facilitismo que traz para as praias e para o mar gente inconsciente. depois de alguem se magoar, um "desculpa aí" não é suficiente... mas comprei este ano um arnes e um fato a um "artista" que embarcou na moda ate ao traumatismo craniano e ainda tinha a cabeça amolgada- o pior é que levou uma banhista atras...
                                                        a confusão que fazem entre os dois desportos e leva à inédita proibição de windsurfar na ria formosa, por exemplo, é que me pode frustar. o resto meu "caro", tens de me mostrar na àgua, ou no teu palmarés, talvez???

                                                        bons ventos

                                                        ps. Tá descansado, nunca me verás de kite...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por giovea Ver Post
                                                          ó pá até mete dó... nem resisto a comentar
                                                          antes de mais sou windsurfer. sim o windsurf ja tem mais de 50 anos, mas o kite ainda não-talvez por isso não haja muitos, embora eu veja bastantes , cinquentões de quite.
                                                          è uma "variante" do windsurf, mais básica e simplificada, quem disser o contrario, ou nunca fez windsurf ou é um basófias. em 4 lições podes estar a fazer kite. Podes levar meses a engatar o arnes de windsurf- isto porque em vez de 30 metros de cabo tens 20 e poucos centimetros a separar-te da tração- o que , como é óbvio, implica um "fine tunning" à décima de segundo..
                                                          O windsurf é bem mais exigente fisicamente por este mesmo motivo , raramente aguentas mais de 2 horas...
                                                          O kite, por outro o lado é como um penso higiénico . Limpo, fácil e até te esqueces que os estás a usar... Aliás, a maior parte das acrobacias equivalem a sequencias de ginástica que podes treinar nos espaldares ou nas argolas... um looping desses, infelizmente, leva anos a alcançar no windsurf.
                                                          Mas nem tudo são mas notícias- hoje em dia tens uma seleção de pranchas muito melhor, mais largas e mais fáceis-mas básicamente és tu , pelos teus objectivos , que acabas por definir o material e o estilo que preferes- não é aquela mesmisse dos papagaios.
                                                          Como ves o respeito é mutuo. Acresce o facto de sim, os kites são perigosos, para alguns nabos que não os conseguem parar e para os que estão por perto- NÂO te armes em autodidacta, procura locais com pouca gente, estuda as regras de prioridade (serás um dos primeiros...) e realiza bem quanto espaço necessitas para evitar colisões e danos nos outros.
                                                          Ahh...escolhe o que quiseres.
                                                          Para quem não precisa há de sempre sobrar...

                                                          cumprimentos e bons ventos
                                                          Estou a ver que isso todos os meses é uma festa quando o usas...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por giovea Ver Post
                                                            99% devem ser...
                                                            Eu com 12 nós e 7.5m passo a ferro a maior parte dos kites que vejo, com muito respeito. o recorde do mundo de velocidade parece que ainda é, de longe, do windsurf. não ando nisto há 4 anos ó "meu caro" já chega quase aos 20... e "campeão" já fui algumas vezes... de várias classes, nunca me dei mal. mas sou velejador , não tenho nada contra os desportos de tracção
                                                            parece-me que tu é que não sabes muito bem do que falas- mas tens de experimentar... até aos 50 tens tempo.
                                                            Quando estiver incontinente passo aos pensos

                                                            não compares 2 desportos diferentes que em comum so tem o vento. E se quiseres aprender alguma coisa aprende o valor do respeito no mar pelas regras de segurança e prioridades de rumo- ja fazes alguma coisa decente pelo teu desporto sem precisares de te por aos ombros de ninguem.

                                                            este é um tópico à parte, há-de levar anos e nunca vai acabar.
                                                            A mim não me toca excepto no facilitismo que traz para as praias e para o mar gente inconsciente. depois de alguem se magoar, um "desculpa aí" não é suficiente... mas comprei este ano um arnes e um fato a um "artista" que embarcou na moda ate ao traumatismo craniano e ainda tinha a cabeça amolgada- o pior é que levou uma banhista atras...
                                                            a confusão que fazem entre os dois desportos e leva à inédita proibição de windsurfar na ria formosa, por exemplo, é que me pode frustar. o resto meu "caro", tens de me mostrar na àgua, ou no teu palmarés, talvez???

                                                            bons ventos

                                                            ps. Tá descansado, nunca me verás de kite...
                                                            O meu palmarés???
                                                            Eu faço disto um hobby! Tu é que pelos vistos és pró e cá para mim tens interesses económicos no assunto. O kite rouba-te clientes?
                                                            E pára lá com os insultos camuflados e com a ironia que não te conheço de lado nenhum. Se queres ter uma discussão saudável estou disponível. Se em vez disso quiseres destilar ódio em relação a uma modalidade que, se bem me lembro, não é crime, ficas a falar sozinho... essa piadola dos pensos nem sequer merece comentários... investaste tu ou leste nalgum lado?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X