Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Incêndio do Chiado 25 de Agosto 1988 - 20 Anos após

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Incêndio do Chiado 25 de Agosto 1988 - 20 Anos após

    Na madrugada de 25 de Agosto de 1988 o mais violento incêndio de que há memória em Lisboa no Sec. XX, destrói uma das mais emblemáticas áreas comerciais da cidade.

    Todas corporações de bombeiros da zona metropolitana de Lisboa enviam homens e equipamento, recorre-se inclusive a um carro de bombeiros do Aeroporto da Portela com recurso ao seu potente canhão de água e o uso de espuma.

    A FAP disponibiliza um Hércules C130 equipado com Dispositivo de Incêndios e Calda Retardante, para evitar a propagação das chamas as outros quarteirões daquela zona da cidade, felizmente nunca houve necessidade de ser usado.

    Um total de 1680 bombeiros estiveram envolvidos no combate às chamas havendo a registar o falecimento de um soldado da paz.

    Os emblemáticos armazéns do Chiado, Jerónimo Martins e Grandela desaparecem, dezenas de outras pequenas lojas são afectadas, algumas nunca mais reabrirão, parte da famosa “ Baixa Lisboeta” como era conhecida, ficou para sempre alterada.

    As obras de recuperação prolongaram-se por mais de uma década, com polémicas, “estórias” e recursos a meios judiciais, interesses urbanísticos, imobiliários e egos de arquitectos, enfim o normal.


    Vídeos/Documentários

    Incêndio do CHIADO, 1988 Doc 1


    Incêndio do Chiado,1988 Doc 2


    Incêndio no Chiado em 1988 @ RTP - Parte 1


    Incêndio no Chiado em 1988 @ RTP - Parte 2


    Incêndio no Chiado em 1988 @ RTP - Parte 3


    Incêndio no Chiado em 1988 @ RTP - Parte 4


    Incêndio no Chiado em 1988 @ RTP - Parte 5


    Incêndio no Chiado em 1988 @ RTP - Parte 6


    Incêndio no Chiado em 1988 @ RTP - Parte 7


    Incêndio no Chiado em 1988 @ RTP - Parte 8


    Incêndio no Chiado em 1988 @ RTP - Parte 9


    Incêndio no Chiado em 1988 @ RTP - Parte 10
    Editado pela última vez por Excalibur; 25 August 2008, 16:09.

    #2
    Ainda há dias estive a ver alguns desses vídeos. Grande tragédia, mas como li noutro dia num jornal um comerciante da zona dizer, se não tivesse sido esta tragédia talvez aquela zona estivesse mais degradada.
    Alguém tem fotos dos armazéns antes do incêndio?

    Comentário


      #3
      lembro-me perfeitamente desse dia...engraçado tambem me lembro do que estava a fazer nessa altura, estava a jogar ao monópolio com o meu irmao e um amigo, em 1988!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
        Na madrugada de 25 de Agosto de 1988 o mais violento incêndio de que há memória em Lisboa no Sec. XX, destrói uma das mais emblemáticas áreas comerciais da cidade.

        Todas corporações de bombeiros da zona metropolitana de Lisboa enviam homens e equipamento, recorre-se inclusive a um carro de bombeiros do Aeroporto da Portela com recurso ao seu potente canhão de água e o uso de espuma.

        A FAP disponibiliza um Hércules C130 equipado com Dispositivo de Incêndios e Calda Retardante, para evitar a propagação das chamas as outros quarteirões daquela zona da cidade, felizmente nunca houve necessidade de ser usado.

        Um total de 1680 bombeiros estiveram envolvidos no combate às chamas havendo a registar o falecimento de um soldado da paz.

        Os emblemáticos armazéns do Chiado, Jerónimo Martins e Grandela desaparecem, dezenas de outras pequenas lojas são afectadas, algumas nunca mais reabrirão, parte da famosa “ Baixa Lisboeta” como era conhecida, ficou para sempre alterada.

        As obras de recuperação prolongaram-se por mais de uma década, com polémicas, “estórias” e recursos a meios judiciais, interesses urbanísticos, imobiliários e egos de arquitectos, enfim o normal.


        Vídeos/Documentários

        Incêndio do CHIADO, 1988 Doc 1


        Incêndio do Chiado,1988 Doc 2


        Incêndio no Chiado em 1988 @ RTP - Parte 1


        Incêndio no Chiado em 1988 @ RTP - Parte 2


        Incêndio no Chiado em 1988 @ RTP - Parte 3


        Incêndio no Chiado em 1988 @ RTP - Parte 4


        Incêndio no Chiado em 1988 @ RTP - Parte 5


        Incêndio no Chiado em 1988 @ RTP - Parte 6


        Incêndio no Chiado em 1988 @ RTP - Parte 7


        Incêndio no Chiado em 1988 @ RTP - Parte 8


        Incêndio no Chiado em 1988 @ RTP - Parte 9


        Incêndio no Chiado em 1988 @ RTP - Parte 10
        Aos CTT foi ordenado pelo Governo, para que desponibilizasse dois camiões de 45m3, para colaborarem numa possivel transferencia dos arquivos do Tribunal da Boa Hora que esteve ameaçado pelo incêndio. Os mesmos foram colocados na Praça do Comercio de prevenção.
        Felizmente não foram necessarios, e regressaram ao fim do dia as instalações dos CTT em Pinheiro de Fora (Sacavem)

        Comentário


          #5
          Há 20 anos ...

          Há 20 anos da Granja do Marquês - Sintra - do topo do reservatório de água da AFA era visivel o incêndio. (em especial a coluna de fumo)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por cereal_killer Ver Post
            lembro-me perfeitamente desse dia...engraçado tambem me lembro do que estava a fazer nessa altura, estava a jogar ao monópolio com o meu irmao e um amigo, em 1988!
            Eu também me lembro perfeitamente, acordei a minha mãe disse-me o que se passava... e fui para a praia, mas sempre a pensar no incêndio não me recordo se vi no momento as imagens na televisão ou se só vi à noite.

            Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
            Há 20 anos da Granja do Marquês - Sintra - do topo do reservatório de água da AFA era visivel o incêndio. (em especial a coluna de fumo)

            Eu na linha do Estoril não via nada, estava na praia e lembro-me de olhar constantemente para Oriente mas não vislumbrava o fumo, ou pelo menos em coluna como tu vias.
            Editado pela última vez por rum; 25 August 2008, 12:17.

            Comentário


              #7
              Imagens já do final do Incêndio

              Comentário


                #8
                Lembro-me desse dia bem...Almada acordou soube uma chuva de cinzas e restos de papel queimado no parapeitos das janelas... vi as noticias e estava de ferias da escola e fui para o miradouro de Almada ver Lisboa a arder enquanto tomava o pequeno almoço.
                Dois dias depois fui a Lisboa e vi os estragos que eram imensos.

                O Chiado estava já em degradação no final dos anos 80 e já nada tinha a ver com o Chiado dos anos 60/70 ,,, o incêndio veio em boa altura e daí pode nascer o Chiado actual bem melhor que o antigo do anos 80.

                Comentário


                  #9
                  Estava na praia em Vila do Conde quando soube do incêndio no Chiado. Durante muito tempo não se falou de outra coisa nesse país.

                  Comentário


                    #10
                    Eu tinha 6 anos nessa altura e lembro-me muito bem disso! Talvéz pela cobertura televisiva que foi enorme!!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                      Eu tinha 6 anos nessa altura e lembro-me muito bem disso! Talvéz pela cobertura televisiva que foi enorme!!
                      Eu tinha 4 anos e de facto é das coisas mais antigas que me lembro de ver na televisão...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                        Eu tinha 6 anos nessa altura e lembro-me muito bem disso! Talvéz pela cobertura televisiva que foi enorme!!
                        Originalmente Colocado por trtl Ver Post
                        Eu tinha 4 anos e de facto é das coisas mais antigas que me lembro de ver na televisão...
                        A coisa mais antiga que me lembro de ver na televisão era o Marco... tão deprimente como o incendio...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rum Ver Post
                          A coisa mais antiga que me lembro de ver na televisão era o Marco... tão deprimente como o incendio...
                          Lá isso era...

                          Comentário


                            #14
                            Neste momento, fala Siza Vieira na RTPN. Vai concluir o projecto.

                            Comentário


                              #15
                              Ora deixa cá ver, tinha 7 meses, não me recordo de nada.

                              Comentário


                                #16
                                Nessa altura ainda nem estava planeado

                                Comentário


                                  #17
                                  Os malfadados números do Chiado.

                                  Indendio começou aproximadamente às 05.00h do dia 28-08-88
                                  Demorou 12 horas a ser controlado e circunscrito.
                                  Cerca de uma semana de rescaldo
                                  Dois mortos
                                  Mais de 200 desalojados
                                  Cerca de 2000 desempregados
                                  Cerca de 7500 metros quadrados de área destruida
                                  18 Edificios destruidos ou danificados

                                  Comentário


                                    #18
                                    20 anos? Estou a ficar velho.....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                      Os malfadados números do Chiado.


                                      Mais de 200 desalojados
                                      Cerca de 2000 desempregados
                                      Cerca de 7500 metros quadrados de área destruida
                                      18 Edificios destruidos ou danificados
                                      eu não vejo as coisas bem dessa forma o incendio originou uma grande obra, uma modernização e requalificação da zona uma melhor economia para o país e muitos novos postos de emprego nessa zona alem de todo o trabalho que deu em fazer tudo de novo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        E já lá vão 25 anos.

                                        Lembro-me como se fosse ontem.

                                        Comentário


                                          #21
                                          aproveito este tópico para lamentar as mortes de bombeiros que infelizmente têm acontecido e prestar-lhes a minha homenagem

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                            E já lá vão 25 anos.

                                            Lembro-me como se fosse ontem.
                                            As imagens ainda hoje são impressionantes.

                                            Infelizmente o panorama só mudou nos edifícios afectados, muitos dos adjacentes continuam um barril de pólvora.

                                            Curiosamente foi preciso este incêndio para se pensar em prevenção, através da legislação. Ainda hoje em dia utilizo imagens deste combate a incêndios quando dou formação.
                                            Editado pela última vez por Ruie34; 23 August 2013, 21:23.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Nesse dia fiquei de prevenção no regimento, para se fosse preciso irmos combater o incêndio!

                                              Felizmente não alastrou ao resto da zona.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                Lembro-me desse dia bem...Almada acordou soube uma chuva de cinzas e restos de papel queimado no parapeitos das janelas... vi as noticias e estava de ferias da escola e fui para o miradouro de Almada ver Lisboa a arder enquanto tomava o pequeno almoço.
                                                Dois dias depois fui a Lisboa e vi os estragos que eram imensos.

                                                O Chiado estava já em degradação no final dos anos 80 e já nada tinha a ver com o Chiado dos anos 60/70 ,,, o incêndio veio em boa altura e daí pode nascer o Chiado actual bem melhor que o antigo do anos 80.
                                                lindo

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DiogoAmaro23 Ver Post
                                                  lindo
                                                  Nero revisitado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Hoje faz 25 anos... Lembro-me bem até porque nesse tempo tinha lojas na zona e estava de férias no sul de Espanha. Lá se foram as férias e foi uma viagem interessante, com o meu pai sozinho em Lisboa e eu a tentar chegar o mais rapidamente possível, sem telemóveis e com as estradas desse tempo...

                                                    Ainda hoje é um acontecimento que me emociona, conhecia a fundo tudo aquilo que ardeu, as pessoas, as lojas... Foram 20 anos da minha vida que desapareceram.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                      E já lá vão 25 anos.

                                                      Lembro-me como se fosse ontem.
                                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                      Hoje faz 25 anos... Lembro-me bem até porque nesse tempo tinha lojas na zona e estava de férias no sul de Espanha. ...
                                                      Alguém anda a falhar na matemática

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O tempo passa depressa...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                          Alguém anda a falhar na matemática
                                                          Eu concordo com o JBranco e acho que de 1988 a 2014 deviam ser só 25 anos. Ou menos. Por mim 20 anos e não se fala mais nisso.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            26 quero eu dizer. Estava aqui a ver os arquivos da empresa e encontrei uma notas feitas pelo meu pai nesse dia mas o sacana do 8 ao fim de todos estes anos parece um 9.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X