Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Está o Google a tornar-nos estúpidos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This topic is closed.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Está o Google a tornar-nos estúpidos?

    É mesmo essa a pergunta, "Está o Google a tornar-nos estúpidos?"

    Tive um professor na faculdade que ocupava alguns minutos das suas aulas (Análise) a falar de assuntos que não tinham nada a ver, era sempre a disparar em todas as direcções... Desde os "incompetentes dos psicólogos", aos "professores demagogos", passando pelo "inútil do nosso PM" até finalmente chegar a conclusões destrutivas acerca do ensino público onde ele dizia que o Google era uns dos principais causadores da preguiça dos alunos. Chegou a dizer que havia deputados que iam para a assembleia falarem de assuntos cujo o único teor em que se baseavam era de páginas directamente tiradas da "Net" e que hoje em dia já ninguém se preocupa em fazer pesquisas bibliográficas de fontes fidedignas e em artigos científicos.

    Afinal o homem tinha alguma razão.... Muito bom este artigo do Expresso:

    http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=st...stories/397363

    #2
    É relativo após a pesquisa encontramos muita palha mas se a consulta for aprofundada ha mta matéria util.

    Comentário


      #3
      Até parece que se formos pesquisar à antiga, numa biblioteca, só encontramos fontes fiáveis.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por foo Ver Post
        Até parece que se formos pesquisar à antiga, numa biblioteca, só encontramos fontes fiáveis.
        Sim isso é um facto, mas tb depende dos livros que se consulta, se se resumem a livros como "o segredo" e semelhantes será esse o resultado.

        Um exemplo, a maioria procura uma palavra no Google, que lhe oferece link's para a Wikipédia ou para um blog qql e depois assume que está correcto.

        Mas geralmente esquecem-se de puxar a pagina da wiki para baixo e ver quais são as fontes citadas, se ainda existem e se uma busca pelo nome do livro/pagina/estudo dá algum resultado.

        No caso dos blogs pior ainda, já que a maioria deles nem cita a fonte, ou quando o fazem, a noticia já não está disponível ou aponta para uma infinidade de blogs onde ninguém se deu ao trabalho de verificar a veracidade do texto (atenção que nem todos os blogs são assim).

        Portanto, e respondendo a questão inicial, não é o Google que nos torna estúpidos, mas são os "menos expeditos" que não sabem usar o Google, que acabam por maioritariamente, dar a entender que assim é.

        Editado pela última vez por Nthor; 30 August 2008, 20:31.

        Comentário


          #5
          Pelo menos em artigos científicos, existem alguns critérios que ajudam a definir a fiabilidade da informação dos sites. Por exemplo, o site deve ter sido actualizado recentemente, deve ter o autor e o seu contacto, não deve ser patrocinado por uma empresa (em casos, por exemplo, de artigos acerca de medicamentos, patrocinados por um laboratório)...

          Comentário


            #6
            Como já foi, de algum modo, dito, só ficaremos estúpidos se aceitarmos todos os resultados da pesquisa. Aliás a boa triagem de todos os resultados obtidos em cada pesquisa faz com que, penso eu, "afinemos" a nossa capacidade de pesquisar e discernir o certo do errado! ;)

            Comentário


              #7
              Eu cá não dispenso uma boa biblioteca... a Net serve só para alguma coisa mais rápida e genérica.

              Comentário


                #8
                Isso mais parece malta da brigada do reumático a falar...

                Comentário


                  #9
                  A NET pode conduzir a resultados menos felizes. Mas sem NET seria muito pior, muito mais dificil.

                  Alguém imagina começar uma investigação (em qualquer que seja o dominio do conhecimento) sem começar por introduzir as palavras chave no google (ou noutro motor de pesquisa) ?

                  ...Claro que não!! Só se for burro. Porque ao meter as palavras chave vai ter a hipótese de obter um conjunto de informação que levaria semanas (ou mais) numa biblioteca (e sempre com elevada probabilidade de se confrontar com coisas desactualizadas).

                  Por outro lado, a maior parte da ciência que é feita hoje em dia é publicada na NET, sendo que em alguns dominios da ciência, a publicação em livros é mesmo rara e só acontece numa fase posterior.

                  Infelizmente, as boas fontes são pagas...

                  Comentário


                    #10
                    Este ano em Área-Projecto tivemos de fazer pesquisa sobre o nosso tema, cerca de 90% veio da Net. As professoras insistem nos livros mas não vale a pena.
                    Li um livro sobre terrorismo e a meio reparei que era de 1981, não está nada desactualizado, o terrorismo em 27 anos não mudou nada.

                    Pesquisar nas bibliotecas é bom quando há material recente e de qualidade, agora livros mais velhos que eu?

                    Também há outra questão, na Net pode não ser fiável mas os livros também não porque maior parte falta imparcialidade, no fundo continua a ser a opiniao de uma pessoa, se a net não é de fiar, também não os livros.

                    Comentário


                      #11
                      Mas não acham que, de certo modo, a utilização diária e massiva da Internet leva a que sem nos apercebermos deixemos de saber utilizar uma biblioteca pro exemplo? A que se escreva no google a palavra-chave e o primeiro resultado é que interessa o resto é paisagem?

                      Concordo com tudo o que foi dito e claro que depende da maneira como se utiliza esta ferramenta tão importante e essencial que é a Internet, mas principalmente as novas gerações podem cair num facilitismo que não é bom. E não há dúvidas que uma pesquisa feita numa biblioteca sobre determinado tema acaba por ser muito mais abrangente que a mesma pesquisa na Internet, pois numa biblioteca, por vezes, é necessário ler um livro todo para no fim se retirar apenas algumas páginas... Ou nem isso!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                        Isso mais parece malta da brigada do reumático a falar...
                        Creio que deve ser entendido mais como um alerta.

                        Até por aqui se vê pessoas que sustentam toda a sua argumentação com base em pesquisas incompletas e pouco minuciosas na net (já para não falar nas conversas de café ou nas reuniões familiares com o patriarca onde são doutrinados sobre como "é assim pq sempre assim foi").

                        Mas com um pouco de ajuda acabam por aprender como fazer pesquisas e adquirir conhecimentos historicos, por exemplo, sobre a Geórgia.

                        Comentário


                          #13
                          Não deixa de ser uma verdade esta parte do artigo


                          " A pergunta de Carr é, naturalmente, provocatória. O autor não pretende demonizar o Google, antes usá-lo como exemplo da forma como, apesar das suas vantagens inequívocas, a afirmação da Web como o "media" universal representa um elevado preço a pagar pelos nossos mecanismos cognitivos. "Não me consigo concentrar se não houver gratificação instantânea", admite Edson Medina, programador informático há 10 anos, o que, nas suas próprias palavras, o coloca "no grupo dos mais expostos" ao problema. "Tenho de reler inúmeras vezes as páginas porque me distraio constantemente e perco-me. Muitas vezes, talvez a maioria, acabo por desistir antes de terminar o livro. A minha capacidade de concentração ruiu nos últimos anos e quer-me parecer que não estou sozinho nisto".
                          Não está, de facto. Celso Martinho, co-criador do Sapo, o primeiro motor de busca português, admite que a Internet também alterou a forma como encara a leitura, bem como outras actividades que requerem "concentração, atenção e dedicação". "Leio hoje de forma completamente diferente do que fazia há cinco ou 10 anos. Faço-o em busca da satisfação imediata, pulo capítulos ou partes desinteressantes, leio-o na diagonal, adultero o livro".

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                            Mas não acham que, de certo modo, a utilização diária e massiva da Internet leva a que sem nos apercebermos deixemos de saber utilizar uma biblioteca pro exemplo?
                            É um problema de facto, mas apenas pq muita gente nunca o soube fazer ou pq não se tem acesso a uma biblioteca.

                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                            A que se escreva no google a palavra-chave e o primeiro resultado é que interessa o resto é paisagem?
                            Quem o faz não sabe utilizar um motor de busca, como já foi dito.

                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                            Concordo com tudo o que foi dito e claro que depende da maneira como se utiliza esta ferramenta tão importante e essencial que é a Internet, mas principalmente as novas gerações podem cair num facilitismo que não é bom. E não há dúvidas que uma pesquisa feita numa biblioteca sobre determinado tema acaba por ser muito mais abrangente que a mesma pesquisa na Internet, pois numa biblioteca, por vezes, é necessário ler um livro todo para no fim se retirar apenas algumas páginas... Ou nem isso!
                            Felizmente há já algumas bibliotecas que começam a digitalizar conteúdo e a disponibilizar on line.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                              Mas não acham que, de certo modo, a utilização diária e massiva da Internet leva a que sem nos apercebermos deixemos de saber utilizar uma biblioteca pro exemplo? A que se escreva no google a palavra-chave e o primeiro resultado é que interessa o resto é paisagem?

                              Concordo com tudo o que foi dito e claro que depende da maneira como se utiliza esta ferramenta tão importante e essencial que é a Internet, mas principalmente as novas gerações podem cair num facilitismo que não é bom. E não há dúvidas que uma pesquisa feita numa biblioteca sobre determinado tema acaba por ser muito mais abrangente que a mesma pesquisa na Internet, pois numa biblioteca, por vezes, é necessário ler um livro todo para no fim se retirar apenas algumas páginas... Ou nem isso!
                              Vou contar uma situação que se passou comigo, e que é bem sintomática deste estado de coisas: uma vez uma amiga minha que era finalista universitária pediu-me para eu escrever uma frase na fita de curso. Levei a fita para casa, pensei um pouco, inspirei-me e fiz então a dedicatória. Curta, mas sincera e penso que bonita. Quando eu lhe entrego a fita com os meus dizeres, ela lê, sorri, e diz: "Que bonito! Adorei! De que site tiraste??"

                              (...)




                              Comentário


                                #16
                                Será que a imprensa tornou as pessoas mais estúpidas??

                                Será que a rádio tornou as pessoas mais estúpidas??

                                Será que a televisão tornou as pessoas mais estúpidas??

                                Será que a internet e os motores de busca tornaram/tornarão as pessoas mais estúpidas??




                                Penso que a resposta a todas estas questões é NÃO! Todas essas inovações tornaram as pessoas diferentes, não necessariamente mais estúpidas. No futuro, a internet contribuirá para uma sociedade mais esclarecida, mais culta, mais capaz, mas claro, necessariamente diferente!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                  Mas não acham que, de certo modo, a utilização diária e massiva da Internet leva a que sem nos apercebermos deixemos de saber utilizar uma biblioteca pro exemplo? A que se escreva no google a palavra-chave e o primeiro resultado é que interessa o resto é paisagem?

                                  Concordo com tudo o que foi dito e claro que depende da maneira como se utiliza esta ferramenta tão importante e essencial que é a Internet, mas principalmente as novas gerações podem cair num facilitismo que não é bom. E não há dúvidas que uma pesquisa feita numa biblioteca sobre determinado tema acaba por ser muito mais abrangente que a mesma pesquisa na Internet, pois numa biblioteca, por vezes, é necessário ler um livro todo para no fim se retirar apenas algumas páginas... Ou nem isso!
                                  Há temas que não encontras numa biblioteca e na net encontras às paletes e de forma melhor estruturada.

                                  Se não sabes pesquisar na net não é numa biblioteca que vais aprender.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por speed_kills Ver Post
                                    Este ano em Área-Projecto tivemos de fazer pesquisa sobre o nosso tema, cerca de 90% veio da Net. As professoras insistem nos livros mas não vale a pena.
                                    Li um livro sobre terrorismo e a meio reparei que era de 1981, não está nada desactualizado, o terrorismo em 27 anos não mudou nada.

                                    Pesquisar nas bibliotecas é bom quando há material recente e de qualidade, agora livros mais velhos que eu?

                                    Também há outra questão, na Net pode não ser fiável mas os livros também não porque maior parte falta imparcialidade, no fundo continua a ser a opiniao de uma pessoa, se a net não é de fiar, também não os livros.
                                    Há bibliotecas e bibliotecas... há bibliotecas de escola que mais não são que um conjunto de estantes com alguns livritos, a coleção de manuais dos anos anteriores, enciclopedias e bandas desenhadas. Óbviamente a internet é muito melhor e para o grau de exigencia é a solução mais acertada.

                                    A questão da imparcialidade é bastante pertinente, cada autor puxa a brasa à sua sardinha, e muitas vezes de forma bastante acesa por isso gosto sempre de pedir "segundas opiniões" ou até consultar uma ou duas teses de doutoramento

                                    Tenho sorte de poder fazer trabalhos numa biblioteca extremamente bem composta, porque se fosse só pela net não me safava nem pouco mais ou menos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A internet é daquelas coisas que pode ser bem usada ou mal usada.
                                      Acho que o problema é que as pessoas têm-se habituado nos últimos tempos ao imediato, ao facilitismo. Se já antes se copiavam coisas dos livros, pelo menos tinha que se mexer neles, procurar, ler e escrever. Agora já nem é preciso escrever. Basta fazer copy-paste de um trabalho já feito que esteja disponível online, seja em português ou brasileiro, imprimir e já está o trabalho feito. O comodismo, a facilidade da internet permite isto. Isto para mim não é nada. Depois vemos o extraordinário poder de interpretação, análise e crítica do que quer que seja que leiam e os dotes de redacção destes alunos. Não sabem dizer duas seguidas nem escrever uma frase correctamente ( e nem me refiro a troca de letras). Felizmente nem todos são assim, mas infelizmente ainda são muitos e parece que tende a aumentar.
                                      Vivemos na era do "fast food" em que não é preciso pensar, basta fazer/consumir. Deve ser isto o choque tecnológico. Daqui a uns anos precisamos é de um choque eléctrico para "despertar".

                                      Comentário


                                        #20
                                        O google só torna estúpido quem já possui tendência para ser estúpido. A estupidez detectada previamente pode ajudar a prevenir certas desgraças.

                                        O que a mim me torna estupido é o corrector de texto do browser, pois, mando grandes pontapes na gramatica e com um right-click é só escolher a opção certa, sem ter que me preocupar ou interiorizar muito o assunto.

                                        Repararam na diferença entre ambas as frases?

                                        Cumps

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                          É mesmo essa a pergunta, "Está o Google a tornar-nos estúpidos?"
                                          Nâo.
                                          Quanto muito, está a tornar-nos preguiçosos.

                                          A diferença entre o Google / net e a clássica pesquisa bibliográfica é em primeiro lugar, o tempo que se perde, em segundo, a actualidade da informação.
                                          Online é mais fácil encontrar as últimas novidades sobre praticamente qualquer assunto.
                                          Online, temos talvez mais trabalho a 'escolher' a informação obtida, sendo essa a principal desvantagem.

                                          Michael

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                            Será que a imprensa tornou as pessoas mais estúpidas??

                                            Será que a rádio tornou as pessoas mais estúpidas??

                                            Será que a televisão tornou as pessoas mais estúpidas??

                                            Será que a internet e os motores de busca tornaram/tornarão as pessoas mais estúpidas??
                                            ...bem ....
                                            ...a televisão ... se calhar ...


                                            ...mas não é culpa da televisão, mas sim dos 'media' e do baixo nível de exigência do tug'oespectador.

                                            Michael

                                            Comentário


                                              #23
                                              parece obvio q esta a tornar alguem estupido...provavelmente as pessoas mais idosas, pois sao estas q tem mais dificuldades para se familiarizarem com sistemas informaticos e formatos digitais

                                              os tempos mudam, mas nem todos o conseguem acompanhar...e a evoluçao é inevitavel, é perfeitamente normal q todos os conteudos q antes tinhamos acesso em livrarias e bibliotecas, transitem para formatos digitais....

                                              a informaçao e conteudos sao os mesmos....apenas em formatos diferentes...sinais do tempo
                                              Editado pela última vez por ELgatu; 31 August 2008, 02:32.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                Será que a imprensa tornou as pessoas mais estúpidas??

                                                Será que a rádio tornou as pessoas mais estúpidas??

                                                Será que a televisão tornou as pessoas mais estúpidas??

                                                Será que a internet e os motores de busca tornaram/tornarão as pessoas mais estúpidas??




                                                Penso que a resposta a todas estas questões é NÃO! Todas essas inovações tornaram as pessoas diferentes, não necessariamente mais estúpidas. No futuro, a internet contribuirá para uma sociedade mais esclarecida, mais culta, mais capaz, mas claro, necessariamente diferente!
                                                Absolutamente de acordo Rasec... Bravo!

                                                Este post está muito bom mesmo!

                                                E ainda acrescento que algo que sempre apavorou as elites é o conhecimento e a sabedoria caírem nas mãos da "arraia miúda".

                                                A Internet foi um monstro que começou na garagem e que pelo seu formato livre e acessível, sem o lápis azul dos lideres de opinião, saiu do controlo das elites intelectuais, políticas e religiosas e ainda bem!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Como já disseram aqui, o problema não é a tecnologia, mas sim a maneira como esta é usada. Tal como numa biblioteca é preciso saber o que se procura e quais as fontes fidedignas. Nada mudou nesse campo.

                                                  A disponibilização de conhecimento num meio como a internet veio facilitar, e muito, a evolução cultural e científica de grande parte da população, é talvez o maior passo na democratização do conhecimento em toda a história.

                                                  Talvez, e esta é uma opinião pessoal, seja essa a razão pela qual os Srs Professores Doutores da velha guarda a encaram como um inimigo, perder exclusividade não é bom...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A internet revolucionou a área do saber e do modo como comunicamos.

                                                    O Google é apenas uma das partes.

                                                    Saber usá-los, é dar passos de gigante face há umas décadas atrás.

                                                    Graças a Deus que evoluímos.

                                                    Mas se antigamente se dizia que um Doutor era um burro carregado de livros, pode-se afirmar hoje que um Doutor é um burro que tem acesso de banda larga.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Acho que não estão a perceber o verdadeiro cerne da questão, o q ele afirma (e que concordo até certo ponto), é que o facto de se ter as respostas todas rapidamente, faz com que percamos capacidade de raciocínio.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu já aprendi imenso com o Google. Sei coisas que nunca poderia saber, se não houvesse a fantástica da InterNet.

                                                        O acesso a informação fica muito mais facilitado. É só saber filtrar informação, et voilà.
                                                        Editado pela última vez por BrunoTRF; 31 August 2008, 15:19.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          deleted
                                                          Editado pela última vez por ; 31 August 2008, 15:05. Razão: alterado

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                            Há temas que não encontras numa biblioteca e na net encontras às paletes e de forma melhor estruturada.

                                                            Se não sabes pesquisar na net não é numa biblioteca que vais aprender.


                                                            pesquisa não orientada não poderá dar bons resultados. não li os posts todos, ams confundir google com wikipedia como ferramenta de pesquisa de um tema "sério"... estamos a falar de que tipo de pesquisas? corriqueiras, noticiosas, e coisas do género (como 1001 receitas de bacalhau), ok google is your friend. pesquiso imenso no google (ou no cuil.com). o problema é quando se usa uma ferramenta com potencialidades enormes da forma errada... para temas mais sérios, a wikipedia é uma boa fonte (pela forma como está organizada e "peer-reviewed"). mas a literatura clássica é, na maior parte dos casos, uma fonte de informação NÃO neglicenciável.

                                                            tenho dito
                                                            pedro

                                                            EDIT: já gora, um texto que, embora antigo, é, na minha opinião, actual:
                                                            http://www.math.washington.edu/~koblitz/mi.html

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X