Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fundo Desemprego rejeição de trabalho=Corte das mensalidades?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fundo Desemprego rejeição de trabalho=Corte das mensalidades?

    Olá uma vez mais pessoal.
    Será que alguém me pode esclarecer na seguinte situação:

    Encontro-me de momento no fundo de desemprego, trabalhei como secretário administrativo e na área de Design durante 10 anos e tenho o 12º ano de escolaridade na área de Técnico de Informática e programação multimédia. Aquando da minha inscrição, resolvi acrescentar algo mais à minha candidatura de forma a alargar os horizontes da minha busca de emprego, então acrescentei "Condutor de Ligeiros" (talvez com ideia na condução de veículos para empresas relacionadas com artigos informáticos por exemplo).

    Há uns dias recebi uma carta do Centro de Emprego para me apresentar numa entrevista para uma empresa da construção civil que pedia um condutor de ligeiros de mercadorias. Lá compareci à entrevista e foi-me comunicado que o emprego não consistia apenas na condução de veículos ligeiros de mercadorias, ou seja, além de ter de conduzir uma carrinha de carga com materiais de construção, sempre que não estivesse a manobrar a carrinha teria de ajudar nas tarefas da construção (servente de construção civil). Obviamente que ao ver o rumo desta conversa, alertei o dono da empresa que me estava a entrevistar para o facto de o emprego que estavam a oferecer, nada ter a ver com o que eu estava habituado/habilitado a desempenhar.

    Um dia depois, este senhor contacta-me a dizer que me vai contratar, como é óbvio rejeitei o emprego, pois nada tinha a ver com o que tinha desempenhado até hoje...

    No Centro de Emprego informam-me de que eu era obrigado a aceitar a oferta de emprego, ou então iriam cortar-me o fundo desemprego...

    A minha dúvida é, alguém me sabe dizer se eu realmente sou obrigado a aceitar o primeiro emprego que me apareça, ou se posso rejeitar, alegando que o emprego está desenquadrado com o que desempenhara até à data?

    Se sim, qual o artigo me defende?

    Obrigado a todos.

    #2
    Não devias ter posto "condutor de ligeiros".....

    Não te posso ajudar...

    Boa sorte!

    Comentário


      #3
      Eu compreendo perfeitamente a tua situação, de facto tanto o dono da empresa está a agir estupidamente porque vai contratar alguém contra a sua vontade, como existe uma desarticulação entre a tua experiência e esse emprego.


      Todavia e por outro lado, imagina que não aparece nada nos próximos meses, irás ficar 5 ou 6 meses a receber subsidio sem fazer nada? é complicado para o resto dos contribuentes...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por mcs Ver Post
        Olá uma vez mais pessoal.
        Será que alguém me pode esclarecer na seguinte situação:

        Encontro-me de momento no fundo de desemprego, trabalhei como secretário administrativo e na área de Design durante 10 anos e tenho o 12º ano de escolaridade na área de Técnico de Informática e programação multimédia. Aquando da minha inscrição, resolvi acrescentar algo mais à minha candidatura de forma a alargar os horizontes da minha busca de emprego, então acrescentei "Condutor de Ligeiros" (talvez com ideia na condução de veículos para empresas relacionadas com artigos informáticos por exemplo).

        Há uns dias recebi uma carta do Centro de Emprego para me apresentar numa entrevista para uma empresa da construção civil que pedia um condutor de ligeiros de mercadorias. Lá compareci à entrevista e foi-me comunicado que o emprego não consistia apenas na condução de veículos ligeiros de mercadorias, ou seja, além de ter de conduzir uma carrinha de carga com materiais de construção, sempre que não estivesse a manobrar a carrinha teria de ajudar nas tarefas da construção (servente de construção civil). Obviamente que ao ver o rumo desta conversa, alertei o dono da empresa que me estava a entrevistar para o facto de o emprego que estavam a oferecer, nada ter a ver com o que eu estava habituado/habilitado a desempenhar.

        Um dia depois, este senhor contacta-me a dizer que me vai contratar, como é óbvio rejeitei o emprego, pois nada tinha a ver com o que tinha desempenhado até hoje...

        No Centro de Emprego informam-me de que eu era obrigado a aceitar a oferta de emprego, ou então iriam cortar-me o fundo desemprego...

        A minha dúvida é, alguém me sabe dizer se eu realmente sou obrigado a aceitar o primeiro emprego que me apareça, ou se posso rejeitar, alegando que o emprego está desenquadrado com o que desempenhara até à data?

        Se sim, qual o artigo me defende?

        Obrigado a todos.
        Não te forneceram documentação com "direitos" e "deveres" no centro de emprego? Não haverá algo a dizer que terá de aceitar emprego desde que corresponda à sua formação?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
          Eu compreendo perfeitamente a tua situação, de facto tanto o dono da empresa está a agir estupidamente porque vai contratar alguém contra a sua vontade, como existe uma desarticulação entre a tua experiência e esse emprego.


          Todavia e por outro lado, imagina que não aparece nada nos próximos meses, irás ficar 5 ou 6 meses a receber subsidio sem fazer nada? é complicado para o resto dos contribuentes...
          Acho que o problema foi o dono da empresa ter sido desonesto.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
            Eu compreendo perfeitamente a tua situação, de facto tanto o dono da empresa está a agir estupidamente porque vai contratar alguém contra a sua vontade, como existe uma desarticulação entre a tua experiência e esse emprego.


            Todavia e por outro lado, imagina que não aparece nada nos próximos meses, irás ficar 5 ou 6 meses a receber subsidio sem fazer nada? é complicado para o resto dos contribuentes...
            Exacto uma desarticulação tremenda. Se não aparece nada nos ultimos 5 ou 6 meses? E se tu estivesses nesta situação e te inscrevessem para trabalhar numa mina de extracção de carvão? Tu ias para lá trabalhar só para "não ser complicado para o resto dos contribuintes?
            Eu trabalhei 10 anos, e fiz todos os meus descontos, apenas peço dignidade para um emprego minimamente orientado para as minhas qualificações profissionais e literárias.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
              Não te forneceram documentação com "direitos" e "deveres" no centro de emprego? Não haverá algo a dizer que terá de aceitar emprego desde que corresponda à sua formação?
              Sim forneceram, um desdobravel pouco especifico em que apenas refere como agravante faltas a entrevistas e não aceitar "Emprego conveniente, trabalho socialmente necessário ou formação profissional" (estas 3 modalidades julgo serem tudo actividades de ocupação para desempregados, já que todos funcionam como sendo uma ocupação para receber-mos mais 25% do subsidio).

              Relativamente à rejeição de ofertas de emprego nada é referido...

              Comentário


                #8
                E não será suficiente? O que te foi proposto não é nem emprego conveniente, nem trabalho socialmente necessário, nem formação profissional. Agora tens é de convencer o IEFP disso, já lá foste?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mcs Ver Post
                  Sim forneceram, um desdobravel pouco especifico em que apenas refere como agravante faltas a entrevistas e não aceitar "Emprego conveniente, trabalho socialmente necessário ou formação profissional" (estas 3 modalidades julgo serem tudo actividades de ocupação para desempregados, já que todos funcionam como sendo uma ocupação para receber-mos mais 25% do subsidio).

                  Relativamente à rejeição de ofertas de emprego nada é referido...
                  O melhor é ires ao centro de emprego saber quem é o responsável pelo processo no centro. Depois escreves uma carta a explicar a situação e porque recusaste.

                  Quanto ao condutor de ligeiros não vejo nada de mal. Se tens carta de condução, és um condutor de ligeiros.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                    E não será suficiente? O que te foi proposto não é nem emprego conveniente, nem trabalho socialmente necessário, nem formação profissional. Agora tens é de convencer o IEFP disso, já lá foste?
                    Sim já, tenho de apresentar uma justificação por escrito, mas gostaria de me poder defender legalmente com referencia a artigos e alíneas que possam defender-me neste caso. Como já li todos os documentos legislativos que encontrei do IEFP, estava a tentar que algum de vós pudesse ajudar-me neste assunto caso já tivesse experienciado a mesma situação...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por um.dois Ver Post
                      O melhor é ires ao centro de emprego saber quem é o responsável pelo processo no centro. Depois escreves uma carta a explicar a situação e porque recusaste.

                      Quanto ao condutor de ligeiros não vejo nada de mal. Se tens carta de condução, és um condutor de ligeiros.
                      Sim sou... mas não sou um Servente de construção civil...

                      Comentário


                        #12
                        Infelizmente o IEFP ainda funciona muito para as estatísticas, por isso há muita gente que nessas entrevistas faz figura de parvo só pra não ser aceite!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por mcs Ver Post
                          Exacto uma desarticulação tremenda. Se não aparece nada nos ultimos 5 ou 6 meses? E se tu estivesses nesta situação e te inscrevessem para trabalhar numa mina de extracção de carvão? Tu ias para lá trabalhar só para "não ser complicado para o resto dos contribuintes?
                          Eu trabalhei 10 anos, e fiz todos os meus descontos, apenas peço dignidade para um emprego minimamente orientado para as minhas qualificações profissionais e literárias.
                          opá que queres que te diga....

                          tenta procurar outra coisa, não podes é ficar eternamente no fundo de desemrpego!

                          Eu já disse que compreendo a tua situação, e que de facto é uma aberração, experimenta mandar curriculos para as empresas, é o que eu ando a fazer

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                            Infelizmente o IEFP ainda funciona muito para as estatísticas, por isso há muita gente que nessas entrevistas faz figura de parvo só pra não ser aceite!
                            Exacto, quando o gajo me disse que só tinha recebido cromos, ocorreu-me a ideia de fazer o mesmo e fazer-me passar por estúpido ou doente... mas enfim... como sou uma pessoa que quer trabalhar, fui burro e inclui mais opções de emprego e quando me chamaram deveria ter enganado o empregador fazendo-me passar por tolinho da cabeça para me livrar... agora tenho de andar aqui preocupado e em risco de perda do subsidio... enfim em Portugal é mesmo assim, os mais finos são sempre os que nada querem fazer... e o governo segue a mesma regra, aplicando regras exclusivas que no meu caso me excluem por eu simplesmente não ter aceite um emprego completamente desarticulado daquele que desenvolvi e estou preparado..

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                              opá que queres que te diga....

                              tenta procurar outra coisa, não podes é ficar eternamente no fundo de desemrpego!

                              Eu já disse que compreendo a tua situação, e que de facto é uma aberração, experimenta mandar curriculos para as empresas, é o que eu ando a fazer
                              Bem... e tu achas mesmo que eu estou em casa alapado no sofá à espera que o IEFP me arranje alguma coisa? Bem que criava raízes...

                              Eu não referi nada disso, eu procuro, aliás, tenho de apresentar as minhas candidaturas mensalmente ao IEFP comprovando a minha procura activa de emprego, o que não quero é perder o meu subsidio por causa de ofertas estupidas do IEFP enquanto procuro o meu emprego...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por mcs Ver Post
                                Bem... e tu achas mesmo que eu estou em casa alapado no sofá à espera que o IEFP me arranje alguma coisa? Bem que criava raízes...

                                Eu não referi nada disso, eu procuro, aliás, tenho de apresentar as minhas candidaturas mensalmente ao IEFP comprovando a minha procura activa de emprego, o que não quero é perder o meu subsidio por causa de ofertas estupidas do IEFP enquanto procuro o meu emprego...
                                Sei lá se estás em casa alapado ou não, eu não te conheço........

                                se dizes que estás á procura de emprego então tanto melhor, é isso mesmo!

                                Eu concordo contigo em relação ás ofertas de emprego que nada têm a ver com a tua experiencia

                                Comentário


                                  #17
                                  Já viste nas ofertas de emprego que tem no site do IEFP?

                                  Se calhar é mais fácil seres tu a veres as ofertas do que serem eles a escolher por ti.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por um.dois Ver Post
                                    Já viste nas ofertas de emprego que tem no site do IEFP?

                                    Se calhar é mais fácil seres tu a veres as ofertas do que serem eles a escolher por ti.
                                    Obvio...
                                    Mas quando te chamam para uma que eles seleccionaram tens de ir e engolir...

                                    Comentário


                                      #19
                                      quiseste emprego, não quiseste trabalho... agora olha...

                                      ok... fui bruto i know

                                      mas o gajo foi lixado! tens de ver bem o código de trabalho

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                        quiseste emprego, não quiseste trabalho... agora olha...

                                        ok... fui bruto i know

                                        mas o gajo foi lixado! tens de ver bem o código de trabalho
                                        Eu quis trabalho, dentro daquilo que estou qualificado e capacitado para atender, aqui não se trata de querer emprego e não trabalho. Apenas só quem for casmurro vê as coisas da forma que expuseste, pois não fazes ideia do que por vezes implica o esforço racional...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mcs Ver Post
                                          Eu quis trabalho, dentro daquilo que estou qualificado e capacitado para atender, aqui não se trata de querer emprego e não trabalho. Apenas só quem for casmurro vê as coisas da forma que expuseste, pois não fazes ideia do que por vezes implica o esforço racional...
                                          Éh pá até podes ter razão, mas quando uma pessoa necessita mesmo de trabalho, e ele aparece mesmo que não seja aquilo que procuramos, aproveita-se.
                                          Agora não venhas com essa desculpa que o trabalho não é adequado para as tuas habilitações, para andares a viver do subsidio. Se realmente precisas do trabalho, aceita e entretando vais procurando uma outra coisa que seja mais adequada para ti.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                            Éh pá até podes ter razão, mas quando uma pessoa necessita mesmo de trabalho, e ele aparece mesmo que não seja aquilo que procuramos, aproveita-se.
                                            Agora não venhas com essa desculpa que o trabalho não é adequado para as tuas habilitações, para andares a viver do subsidio. Se realmente precisas do trabalho, aceita e entretando vais procurando uma outra coisa que seja mais adequada para ti.
                                            Bem, isto está a desviar-se daquilo que era pedido. Gostava muito sinceramente que vos colocassem na mesma situação, e aí sim... conversávamos... de igual para igual... muitas mentes mudariam com a experiência, aposto o meu grandioso subsidio de 290€ que tanto me dá prazer ganhar como todos mudariam de opinião!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por mcs Ver Post
                                              Bem, isto está a desviar-se daquilo que era pedido. Gostava muito sinceramente que vos colocassem na mesma situação, e aí sim... conversávamos... de igual para igual... muitas mentes mudariam com a experiência, aposto o meu grandioso subsidio de 290€ que tanto me dá prazer ganhar como todos mudariam de opinião!
                                              A minha filha é formada em engenharia quimica, mas como não encontrou emprego dentro da sua especialidade, esta a trabalhar como recepcionista no Aeroporto numa empresa de Rent-Car, trabalhando por turnos incluindo sábados/domingos/feriados, com horarios e folgas rotativas.

                                              Como vês, sei bem como são estas coisas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                                A minha filha é formada em engenharia quimica, mas como não encontrou emprego dentro da sua especialidade, esta a trabalhar como recepcionista no Aeroporto numa empresa de Rent-Car, trabalhando por turnos incluindo sábados/domingos/feriados, com horarios e folgas rotativas.

                                                Como vês, sei bem como são estas coisas.
                                                E se ela fosse colocada na extracção de demolição de edificios e na escavação de terraplanagens? Trabalhasse 10H por dia, ao sol, à chuva e ainda tivesse de preparar todas as refeições para levar para o trabalho e acabasse o mês a ganhar 400€? Pois... afinal não sabe muito bem como são as coisas....

                                                Rent-a-car? Quem me dera....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por mcs Ver Post
                                                  Bem, isto está a desviar-se daquilo que era pedido. Gostava muito sinceramente que vos colocassem na mesma situação, e aí sim... conversávamos... de igual para igual... muitas mentes mudariam com a experiência, aposto o meu grandioso subsidio de 290€ que tanto me dá prazer ganhar como todos mudariam de opinião!
                                                  Nos tempos que correm, não te podes dar ao luxo de recusar trabalhos, "preferindo" o subsidio.

                                                  Quem dera a muitos estar na tua situação..

                                                  Quanto ás habitações e o cargo a realizar, digo-te que há muito licenciado a trabalhar como indiferenciado nos mais diversos locais, a ganhar o salário mínimo ou menos ( em part times) a trabalhar turnos, e aos fins se semana e feriados....

                                                  Relativizando, as tuas habilitações não são exessivas nem desadequadas ao cargo que vais desempenhar. Há pessoas muito mais hablititadas a fazer trabalhos bem menos "confortaveis" do que esse...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                                    Nos tempos que correm, não te podes dar ao luxo de recusar trabalhos, "preferindo" o subsidio.

                                                    Quem dera a muitos estar na tua situação..

                                                    Quanto ás habitações e o cargo a realizar, digo-te que há muito licenciado a trabalhar como indiferenciado nos mais diversos locais, a ganhar o salário mínimo ou menos ( em part times) a trabalhar turnos, e aos fins se semana e feriados....

                                                    Relativizando, as tuas habilitações não são exessivas nem desadequadas ao cargo que vais desempenhar. Há pessoas muito mais hablititadas a fazer trabalhos bem menos "confortaveis" do que esse...
                                                    Deixa-me expor-te algo, para construção civil, não faltam empreiteiros a pagar 600€ a aprendizes. Logo, se há oferta porque é que ninguém aparece?

                                                    E se esta situação é tão boa, porque é que a empresa em causa já vai na 4ª ronda de entrevistas e das 8 candidaturas de cada ronda nunca houve uma pessoa que aceitasse esta oferta?

                                                    Quem dera a muitos estar na minha situação? Deves estar a brincar certamente... quem dera a muitos não estar nesta situação e falar de barriga cheia...

                                                    Foca-te nos princípios que estão a ser comentados aqui, o facto de ser chamado para um emprego para o qual não estava sequer inscrito.

                                                    Se queres ajudar, ajuda, mas não venhas falar do que não sabes, e uma vez mais te digo. Rent-A-Car? Quem me dera dar a esse luxo.

                                                    A conversa nesta orientação fica por aqui, porque facilmente me apercebo do pensamento submisso que inunda as vossas mentes mesquinhas. Não sou mais nem menos que ninguém, trabalhei e paguei os meus impostos, ao receber o meu subsidio não estou a chular ninguém, estou a desfrutar de um serviço pelo qual fui pagando ao longo dos anos. Apenas exijo coerência e lógica na ajuda que necessito de momento na procura de emprego. Eu, mais que a tua filha, tenho direito a esta ajuda, portanto, enquanto poder, usufruirei dela até que consiga um emprego mediante os mínimos das minhas capacidades.
                                                    Editado pela última vez por mcs; 31 August 2008, 21:28.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por mcs Ver Post
                                                      E se ela fosse colocada na extracção de demolição de edificios e na escavação de terraplanagens? Trabalhasse 10H por dia, ao sol, à chuva e ainda tivesse de preparar todas as refeições para levar para o trabalho e acabasse o mês a ganhar 400€? Pois... afinal não sabe muito bem como são as coisas....

                                                      Rent-a-car? Quem me dera....
                                                      Se tiveres interessado vai ao Aeroporto as varias empresas do ramo (Hertz, Europacar, Budject etc, e pergunta se necessitam de pessoal.
                                                      Segundo a minha filha algumas destas empresas necessitam mesmo.
                                                      Mas atenção, tens que saber razoavelmente o inglês, e se possivel outra lingua, inicialmente este trabalho é a contrato atravez de uma outra empresa de "trabalho temporario", e ao fim de uns 3 a 4 meses eles gostarem do teu desempenho, pode ser que faças o contrato directo com eles.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                                        Se tiveres interessado vai ao Aeroporto as varias empresas do ramo (Hertz, Europacar, Budject etc, e pergunta se necessitam de pessoal.
                                                        Segundo a minha filha algumas destas empresas necessitam mesmo.
                                                        Mas atenção, tens que saber razoavelmente o inglês, e se possivel outra lingua, inicialmente este trabalho é a contrato atravez de uma outra empresa de "trabalho temporario", e ao fim de uns 3 a 4 meses eles gostarem do teu desempenho, pode ser que faças o contrato directo com eles.
                                                        Infelizmente o aeroporto mais perto daqui fica a 200Km...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Bem, meus senhores, se tiverem ajuda legislativa agradeço, se não tiverem, era preferível evitarem responder.

                                                          Para qualquer outro assunto desviado do tema deste tópico ou até quem sabe uma oferta de emprego, por favor usem as Mensagens Pessoais, é para isso que elas servem.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Já estive na mesma situação exactamente por causa de ter colocado a opção de "Condutor de Ligeiros" na candidatura. Ao que parece, o centro de emprego não consegue fazer distinção entre condutor de ligeiros SÓ e condutor de ligeiros e outras coisas. A solução foi voltar ao centro de emprego e expôr isso mesmo, indicando que as funções não se resumiam a conduzir um veiculo e as funções "extra" que me pediam para fazer estavam fora daquilo que oficialmente sei fazer, pelo que não podia desempenhá-las.

                                                            Não ligues a quem manda a boca que só tens é que aproveitar esse trabalho porque é melhor do que estar em casa a receber o subsidio, se estivessem no teu lugar faziam o mesmo. E sim, esse patrão está a agir de má-fé, usa isso também em tua defesa quando fores ao centro de emprego expôr esta situação.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X