O tópico do linux - Página 168
 Motorguia: :
Página 168 de 209 PrimeiraPrimeira ... 158167168169178 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 5,011 para 5,040 de 6244
Like Tree523Likes

Título: O tópico do linux

Piloto de Testes OrDoS's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
    Malta

Qual o vosso linux de eleição para programarem ? Desde assembly a java.

Abraço
    Os Debian/*buntu são os meus preferidos, a nível de bibliotecas de programação estão bem actualizados e têm os pacotes necessários disponíveis para fazer face às necessidades do programador sem grande chatice

Piloto de Testes Audigy's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por OrDoS Ver Post
    Os Debian/*buntu são os meus preferidos, a nível de bibliotecas de programação estão bem actualizados e têm os pacotes necessários disponíveis para fazer face às necessidades do programador sem grande chatice
    x2 com preferência pelo Debian com UIs GTK.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Audigy Ver Post
    x2 com preferência pelo Debian com UIs GTK.
    Normalmente dou preferência ao KDE4 e quase sempre o usei nos meus sistemas mas já usei de todos, Gnome 2 e XFCE foram os mais usados para além do KDE4. Para mim o importante é mesmo a facilidade de trabalhar com o SO para poder resolver problemas de compatibilidades e bibliotecas o mais rapidamente possível, caso precise.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2012

Por Defeito

pessoal do linux.

Não consigo fazer updates nem instalar o vsftpd

Tentei o sudo apt-get update e recebo msgs como
    failed to fecth
    isto no ubuntu server que tenho enquanto guest numa virtualbox e o host é um linux mint.

no linuxmint consigo fazer updates
    ja fiz um ping do ubuntu server ao 8.8.8.8 e responde, portante tem net

que se passará?
    Última edição por trovial : 01-04-14 às 00:12:30

Piloto de Testes ptsyndicate's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por trovial Ver Post
    pessoal do linux.

Não consigo fazer updates nem instalar o vsftpd

Tentei o sudo apt-get update e recebo msgs como
    failed to fecth

isto no ubuntu server que tenho enquanto guest numa virtualbox e o host é um linux mint.

no linuxmint consigo fazer updates
    ja fiz um ping do ubuntu server ao 8.8.8.8 e responde, portante tem net

que se passará?
    O 8.8.8.8 é o endereço do servidor DNS da google, não implica que a tua máquina esteja a fazer pedido de DNS a esse servidor.

Experimenta na consola fazer "host pt.archive.ubuntu.com" e verifica se te retorna algum Ip. Podes ter um problema de DNS local ou do teu ISP.
    trovial gosta disto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
    O 8.8.8.8 é o endereço do servidor DNS da google, não implica que a tua máquina esteja a fazer pedido de DNS a esse servidor.

Experimenta na consola fazer "host pt.archive.ubuntu.com" e verifica se te retorna algum Ip. Podes ter um problema de DNS local ou do teu ISP.
    conection time out, no servers could be reached
    depois tentei tambem para Google
    deu a mesma resposta
    um problema do dns server?

Alterei a configuraçao de dhcp para static ontem..

coloquei estas linhas :
    auto eth0
    iface eth0 inet static
    address 192.168.1.100
    netmask 255.255.255.0
    network 192.168.1.0
    broadcast 192.168.1.255
    gateway 192.168.1.1

depois fiz

sudo apt-get remove dhcp-client
    sudo vi /etc/resolv.conf

onde acrescentei o 8.8.8.8

mas hoje o resolv.conf parece estar vazio
    Última edição por trovial : 01-04-14 às 01:06:04

Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Diz-me o resultado do comando "cat /etc/resolv.conf" .

Já agora, experimenta fazer "host pt.archive.ubuntu.com 4.2.2.1" .
    trovial gosta disto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
    Diz-me o resultado do comando "cat /etc/resolv.conf" .

Já agora, experimenta fazer "host pt.archive.ubuntu.com 4.2.2.1" .
    o host 4.2.2.1 devolve-me resultados, identifica um ip.

o result.conf diz:
    dynamic resolv.conf(5) file for glibc resolver(3) generated by resolvconf(8)
    # DO NOT EDIT THIS FILE BY HAND YOUR CHANGES WILL BE OVERWRITTEN

EDIT:
    ja está, adicionei:
    dns-nameservers 8.8.8.8 4.2.2.1
    em /etc/network/interfaces

No tutorial que li ontem dizia parar adicionar o dns name server no resolv.conf, mas segundo estou a ler, o resolv.conf nao fica guardado de umas sessoes para outras(?)
    Última edição por trovial : 01-04-14 às 01:00:04

Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Exacto, li o teu "edit" ao post e não configuraste os servidores de dns.

Acrescenta a linha:

dns-nameservers 8.8.8.8
    trovial gosta disto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2012

Por Defeito

ja esta
    Muito obrigado ptsyndicate

Ja agora, acabei de instalar o vsftpd.
    é seguro meter o vsftpd a partilhar pela internet para anonymous?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2012

Por Defeito

olhem-me bem estes camafeus:

https://support.google.com/maps/answer/3096703

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Experimentei hoje a daily build do Trusty Tahr(pré RC) e gostei do que a Canonical fez tendo em conta uma utilização doméstica... a experiência tornou-se mais user friendly, o unity apesar de não agradar a todos apresenta-se como uma solução homogénea e relativamente simples sem contudo ser confusa como o GNOME 3, cluttered como o KDE4 ou demasiado plain como o XFCE.

Mint Debian (Mate ou Cinammon) ou então Debian XFCE para uso profissional.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

(duplicado)

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Experimentei hoje a daily build do Trusty Tahr(pré RC) e gostei do que a Canonical fez tendo em conta uma utilização doméstica... a experiência tornou-se mais user friendly, o unity apesar de não agradar a todos apresenta-se como uma solução homogénea e relativamente simples sem contudo ser confusa como o GNOME 3, cluttered como o KDE4 ou demasiado plain como o XFCE.

Mint Debian (Mate ou Cinammon) ou então Debian XFCE para uso profissional.
    O KDE4 é "cluttered" porquê? Aconselho qualquer um a dar uma espreitadela a esta distro que ocupa menos de 300Mgas e tem um KDE4 light, é baseada em Slackware:

Home - Porteus - Portable Linux

Piloto de Troféu Axxantis's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
    ...

Eu agora não tenho aqui o meu portátil, mas provavelmente vou precisar de ajuda para montar o disco que está ligado ao Aiport Extreme. É que eu consigo encontrá-lo e acedê-lo na rede através quer do gestor de ficheiros quer do browser, mas não estou a conseguir montá-lo como recurso (/media/disco).
    Surge-me a mensagem: error(13): permission denied. Só que já verifiquei estar tudo correcto e ele até está montado no macbook pro exactamente da mesma maneira, e lá não dá problema nenhum.
    Julgo que também tens uma Airport, não é? Não tiveste problemas com isto?
    Fazendo um update a esta situação, até porque pode haver mais gente com o mesmo problema, que não é específico dos discos ligados aos Aiport Extreme mas pelos vistos se aplica a muitos outros router e NAS, etc:
    Consegui descobrir a forma de montar o disco. A solução é muito simpples e rápida, já a busca pelo solução é que foi complexa.
    Basta acrescentar o parâmetro sec=ntlm na linha de montagem!
    Fica uma coisa mais ou menos assim: //endereço.ip.do.router/disco partilhado /mnt/NomeDaPartilhaEscolhido cifs sec=ntlm,password=X,uid=Y.

O que se passa é que a implementação actual do protocolo CIFS/SAMBA obedece a uma forma nova de lidar com a segurança, que está activa por defeito (uma tal de ntlmv2). Ora, como a maioria dos routers e NAS ainda trabalha com os padrões antigos, é preciso forçar o CIFS/Samba a trabalhar assim, através daquela parâmetro.
    Uma nota também para o Uid=Y, onde Y deve ser o nome do utilizador root do Linux para que seja dado acesso completo ao disco partilhado. Caso contrário, teremos apenas acesso de leitura, e não de escrita.

Contudo, os problemas não acabaram, e são neste momento pelo menos 2:
    - A performance do SAMBA/CIFS é muito fraquinha. As velocidades são cerca de 20% do que conseguia em Windows e cerca de 40% do que consigo no macbook pro. Já estou farto de fazer tweaks no smb.conf mas sem resultados nenhuns.
    - Nao consigo fazer rar/unrar da drive montada em CIFS/Samba. Para descompactar estou a utilizar o unrar. Aquilo fica ali indefinidamente e nunca chega ao fim. Testei a mesma operação no macboook, onde uso o unrarX, e tudo funcionou na perfeição!

Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Tenho muita pena mas vou desistir do Linux Mint. Estou a perder demasiado tempo com isto. Na minha experiência pessoal provou ser um SO demasiado instável, mas sobretudo demasiado exigente da atenção do utilizador, transformando coisas que deviam ser muito simples em prolongadas perdas de tempo a resolver niquices.
    A gota de água é o desempenho em CIFS/samba. Muito abaixo do que conseguia no Windows e do que consigo do MBP.

Vou mudar de Linux, mas ainda não sei para qual. Só não quero nada que tenha a ver com Ubuntu. Ou então peço uma licença Windows 7 na minha empresa e volto ao windows, sabendo que voui ficar menos confortável em termos de segurança, mas ao menos conseguirei produzir alguma coisa de valor acrescentado, já que estes últimos tempos com o Linux têm sido esgotados a fazer tweaking e as coisas nunca ficam como devem.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jun 2012

Por Defeito

Tenho muita pena mas vou desistir do Linux Mint. Estou a perder demasiado tempo com isto. Na minha experiência pessoal provou ser um SO demasiado instável, mas sobretudo demasiado exigente da atenção do utilizador, transformando coisas que deviam ser muito simples em prolongadas perdas de tempo a resolver niquices.
    A gota de água é o desempenho em CIFS/samba. Muito abaixo do que conseguia no Windows e do que consigo do MBP.

Vou mudar de Linux, mas ainda não sei para qual. Só não quero nada que tenha a ver com Ubuntu. Ou então peço uma licença Windows 7 na minha empresa e volto ao windows, sabendo que voui ficar menos confortável em termos de segurança, mas ao menos conseguirei produzir alguma coisa de valor acrescentado, já que estes últimos tempos com o Linux têm sido esgotados a fazer tweaking e as coisas nunca ficam como devem.
    Tenta com Debian é o pai do Ubuntu e pensado para ser mais estável.

Alternativas:

Fedora
    openSuSe
    Mageia
    Axxantis gosta disto.

Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por neapo Ver Post
    Tenta com Debian é o pai do Ubuntu e pensado para ser mais estável.

Alternativas:

Fedora
    openSuSe
    Mageia
    Já estou a ir buscar o Debian 7.4.0.
    Como é em termos de sofwtare disponível nos repositórios? Também tem muita coisa como o Ubuntu?

Piloto Veterano
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Bem...o Trusty Tahr tem o mesmo problema de teclado.....
    O meu portátil acho que já não aguenta o kernel mais recente.....não consigo colocar o teclado a funcionar.

Foi só para experimentar e no ambiente Live CD o teclado não funciona tal como não funcionou no Mint 16....

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jun 2012

Por Defeito

Já estou a ir buscar o Debian 7.4.0.
    Como é em termos de sofwtare disponível nos repositórios? Também tem muita coisa como o Ubuntu?
    Sim, mas creio que terás de adicionar repositórios non-free, Things to do to get the most out of Debian Wheezy
    https://wiki.debian.org/UnofficialRepositories - repositórios
    Aqui na wiki podes encontrar basicamente toda a documentação sobre dúvidas que tenhas: Debian -- The Universal Operating System eu não costumo usar esta distribuição, prefiro outras, mas quem pretende estabilidade e longa duração é a ideal.
    Axxantis gosta disto.

Piloto do carago mundano's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Ultimamente têm aparecido muitas alternativas interessantes ao Ubuntu para o mercado dos desktops domésticos... Só que até ver ainda não vi nenhum que una como o Ubuntu as seguintes coisas que para mim são essenciais:

* Fácil de instalar e com (quase) tudo a funcionar out-of.the-box.
    * Utilização simples, intuitiva e sem sobre-complicar com configurações, definições e opções em exagero.
    * Uma estrutura que permita actualizações entre versões sem necessidade de formatar.

E se nas duas primeiras quase todos já estão bastante bem, alguns até melhor que o Ubuntu, a questão dos upgrades é que deixa muitas distros como é o caso da Mint de fora das minhas opções.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por mundano Ver Post
    Ultimamente têm aparecido muitas alternativas interessantes ao Ubuntu para o mercado dos desktops domésticos... Só que até ver ainda não vi nenhum que una como o Ubuntu as seguintes coisas que para mim são essenciais:

* Fácil de instalar e com (quase) tudo a funcionar out-of.the-box.
    * Utilização simples, intuitiva e sem sobre-complicar com configurações, definições e opções em exagero.
    * Uma estrutura que permita actualizações entre versões sem necessidade de formatar.

E se nas duas primeiras quase todos já estão bastante bem, alguns até melhor que o Ubuntu, a questão dos upgrades é que deixa muitas distros como é o caso da Mint de fora das minhas opções.
    Porque é que haverias de formatar? Isso é que não compreendo...

Quanto ao funcionar out-of-the-box, a não ser que o PC/portátil seja certificado para Linux (pelo menos para uma distro), é normal existir sempre algum problema, então com coisas recentes nem se fala. Se for stress com hardware é mais que normal.

A nível das coisas quebrarem por causa de software, isso já não é tão normal assim, mas acontece.

Piloto do carago mundano's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Da ultima vez que experimentei a Mint eles não recomendavam o upgrade entre versões.

Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Eu ontem lá desinstalei o Mint e instalei o Debian, com a interface gráfica Gnome. Tive o mesmo problema no grub que tinha tido no Mint (normal.mod not found), o que impede o sistema de arrancar, mas já sabia como resolver. De todo o modo não deixa de ser uma barreira grande do ponto de vista do utilizador porque derrota logo à partida quem estiver menos à vontade com estas coisas.

De resto, tive também que editar o sources.list e retirar de lá a referência ao CD-ROM de instalação porque o synaptik estava sempre a pedir para lhe aceder (outra coisa que a meu ver só serve para chatear).

Mas daqui para a frente tudo correu bem, pelo menos até agora. Uma coisa que registei com muito agrado foi que a performance de transferência de ficheiros em cifs/samba triplicou face ao Linux MINT, sem ser preciso fazer tweaking nenhum. Mas vou ainda fazer fazer umas mexidas no samba.conf para ver se retiro mais sumo daquilo.
    De registar também o wifi que está a funcionar muito bem, quase sem packets perdidos e zero "tx excessive retries".

Quanto ao resto, ainda é cedo para tirar mais conclusões. Estou hesitante em manter o gnome ou voltar para o xfce. Não é que não goste do gnome, mas já estava habituado ao xfce.

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

O KDE4 é "cluttered" porquê? Aconselho qualquer um a dar uma espreitadela a esta distro que ocupa menos de 300Mgas e tem um KDE4 light, é baseada em Slackware:

Home - Porteus - Portable Linux
    Não que desgoste do KDE, pelo contrário, simplesmente considero que seja um ambiente gráfico que stock peca por um certo excesso e complexidade visual, o que fomenta a aparência errónea de uma certa desorganização e confusão. Aos olhos de um utilizador menos experiente pode ser um elemento contra.

Citação Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
    Bem...o Trusty Tahr tem o mesmo problema de teclado.....
    O meu portátil acho que já não aguenta o kernel mais recente.....não consigo colocar o teclado a funcionar.

Foi só para experimentar e no ambiente Live CD o teclado não funciona tal como não funcionou no Mint 16....
    Por vezes o KB/EC firmware da motherboard está outdated podendo dar origem a conflitos. Verifica se existe algum update à BIOS do teu modelo.

Citação Originalmente Colocado por mundano Ver Post
    Da ultima vez que experimentei a Mint eles não recomendavam o upgrade entre versões.
    Podes experimentar a versão Debian based do Mint(LMDE) visto ser uma semi-rolling distribution, ou seja, não necessita de reinstalações como a Ubuntu based.

Piloto Veterano
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Não que desgoste do KDE, pelo contrário, simplesmente considero que seja um ambiente gráfico que stock peca por um certo excesso e complexidade visual, o que fomenta a aparência errónea de uma certa desorganização e confusão. Aos olhos de um utilizador menos experiente pode ser um elemento contra.

Por vezes o KB/EC firmware da motherboard está outdated podendo dar origem a conflitos. Verifica se existe algum update à BIOS do teu modelo.

Podes experimentar a versão Debian based do Mint(LMDE) visto ser uma semi-rolling distribution, ou seja, não necessita de reinstalações como a Ubuntu based.
    E como faço isso? F2 no arranque (ou F12...tenho de ver qual é) e depois acedo aos menus?
    É possível fazer por aí?

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Eu ontem lá desinstalei o Mint e instalei o Debian, com a interface gráfica Gnome. Tive o mesmo problema no grub que tinha tido no Mint (normal.mod not found), o que impede o sistema de arrancar, mas já sabia como resolver. De todo o modo não deixa de ser uma barreira grande do ponto de vista do utilizador porque derrota logo à partida quem estiver menos à vontade com estas coisas.

De resto, tive também que editar o sources.list e retirar de lá a referência ao CD-ROM de instalação porque o synaptik estava sempre a pedir para lhe aceder (outra coisa que a meu ver só serve para chatear).

Mas daqui para a frente tudo correu bem, pelo menos até agora. Uma coisa que registei com muito agrado foi que a performance de transferência de ficheiros em cifs/samba triplicou face ao Linux MINT, sem ser preciso fazer tweaking nenhum. Mas vou ainda fazer fazer umas mexidas no samba.conf para ver se retiro mais sumo daquilo.
    De registar também o wifi que está a funcionar muito bem, quase sem packets perdidos e zero "tx excessive retries".

Quanto ao resto, ainda é cedo para tirar mais conclusões. Estou hesitante em manter o gnome ou voltar para o xfce. Não é que não goste do gnome, mas já estava habituado ao xfce.
    Se a performance e utilização do Gnome te estão a agradar, não vejo razão para não o manteres. Se é Gnome, XFCE, KDE, LXDE ou outro não interessa muito, desde que cumpra os teus requisitos de utilização e qualidade.
    Axxantis gosta disto.

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
    E como faço isso? F2 no arranque (ou F12...tenho de ver qual é) e depois acedo aos menus?
    É possível fazer por aí?
    Terás que verificar no website do fabricante se existe algum update referente à BIOS. Qual é o modelo em questão?
    Última edição por Audigy : 07-04-14 às 14:00:03

Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Se a performance e utilização do Gnome te estão a agradar, não vejo razão para não o manteres. Se é Gnome, XFCE, KDE, LXDE ou outro não interessa muito, desde que cumpra os teus requisitos de utilização e qualidade.
    Concordo, mas há coisas a que já estava habituado. Por exemplo, para ir ao menu "start", tanto no xfce como no windows (que uso no trabalho), é em baixo do lado esquerdo. Já no gnome é em cima (a não ser que dê para puxar para baixo, ainda não testei). São essas pequenas coisas de hábito, porque razões de peso para mudar, realmente, não vejo nenhuma.

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Concordo, mas há coisas a que já estava habituado. Por exemplo, para ir ao menu "start", tanto no xfce como no windows (que uso no trabalho), é em baixo do lado esquerdo. Já no gnome é em cima (a não ser que dê para puxar para baixo, ainda não testei). São essas pequenas coisas de hábito, porque razões de peso para mudar, realmente, não vejo nenhuma.
    Como foi dito, se te está a satisfazer o novo ambiente, pessoalmente só iria ponderar mudar para XFCE se eventualmente o GNOME tivesse um impacto negativo na experiência via dos insuficientes recursos da máquina em questão.

Página 168 de 209 PrimeiraPrimeira ... 158167168169178 ... ÚltimaÚltima