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    Nova Linha Violeta (E) - Aeroporto - Metro Porto

    Nova Linha Violeta (E)

    Embarque. A partir de 27 de Maio.

    A Linha E (Violeta) é inaugurada e entra em exploração comercial no próximo sábado, dia 27 de Maio de 2006. A Linha E (Violeta) liga a Estação Aeroporto à Estação Estádio do Dragão, partilhando o canal da Linha Vermelha desde a Estação Verdes até à Senhora da Hora e, daí em diante, circulando também em paralelo com as Linhas Azul e Verde. Com a abertura desta linha, ficam disponíveis três novas estações: Aeroporto, Botica e Verdes. Esta última tem a particularidade de se situar ao centro do canal da Linha Vermelha, entre Crestins e Pedras Rubras, permitindo o rápido transbordo de clientes entre vários destinos.



    A Linha E (Violeta) vem somar 1,6 quilómetros de extensão à rede do Metro do Porto, que passa agora a contar com um total de 60 quilómetros e 68 estações. Nesta nova linha, cerca de 1 quilómetro desenvolve-se em trincheira e em túnel, sendo os restantes 600 metros percorridos à superfície, em canais relvados, nomeadamente antes, durante e após as estações Botica e Aeroporto.



    O serviço definido para a Linha E (Violeta), Estádio do Dragão – Aeroporto, preconiza ligações directas (sem qualquer transbordo) e muito rápidas (tempos de percurso na casa dos 20 minutos) até ao centro do Porto. Em todo o caso, a operação desta nova linha arranca numa base experimental, período que se prolonga até 30 de Junho. Assim, até esta data, o serviço estará disponível somente até à Estação de Campanhã. Os clientes que pretendam seguir até ao Dragão devem tomar, na Estação Intermodal de Campanhã, um veículo das linhas Azul, Vermelha ou Verde.



    Nesta fase, a Linha Violeta disponibiliza uma frequência de passagem de 25 minutos, o que equivale a uma média próxima das três passagens/hora/sentido. As composições em circulação nesta linha são simples, salvo em serviços especiais. A partir do Aeroporto e até Campanhã (e Estádio do Dragão após 30 de Junho), o Metro pára em todas as estações. O mesmo sucede, naturalmente, no sentido inverso. Os horários de funcionamento integram-se nos praticados em toda a rede: 6H00/1H30, todos os dias do ano.



    Em termos de tempos de percurso, o Metro do Porto assegura uma ligação Aeroporto – Casa da Música em 23 minutos e o trajecto Trindade – Aeroporto em 28 minutos. A totalidade da Linha Violeta é percorrida em 33 minutos, até Campanhã, ou em 35 minutos, até à Estação Estádio do Dragão. Sublinha-se que, a partir do final de Junho, o serviço assumirá características definitivas, sendo, nomeadamente, reforçada a frequência de passagem.

    Destaca-se, igualmente, a profunda obra de requalificação urbanística levada a cabo pelo Metro do Porto ao longo da Estrada Nacional 107 (a antiga via principal de acesso ao aeroporto), tendo como objectivo a perfeita integração no espaço e no meio e assegurada uma coexistência com o trânsito já existente nesta zona do concelho da Maia.



    O projecto do arquitecto José Bernardo Távora, transformou parte da EN 107 na «Avenida do Aeroporto», com 1,5 quilómetros de extensão e 11 metros de largura. Tendo a via do Metro inserida no seu eixo, a avenida tem duas faixas de rodagem por sentido, passeios em granito amplamente arborizados e zonas de estacionamento.



    A nova Avenida é rematada, a Nascente e a Poente dos seus 1500 metros, por duas rotundas, mantendo-se a fluidez do trânsito automóvel. Sensivelmente no meio do traçado, circundando a Estação da Botica, uma outra rotunda permite anular o perigoso cruzamento que existia na EN107 e disciplina a circulação rodoviária com a prioridade devida ao Metro. Nesta Estação existe, também, um interface com transportes públicos.



    Agora o Porto está ainda mais ligado ao mundo. Com a abertura da Linha E (Violeta), entre a Estação Estádio do Dragão e a Estação Aeroporto, passa a ser possível iniciar uma viagem de avião com origem no Metro do Porto. A rede fica ligada, com absoluta operacionalidade, a todos os destinos com origem no Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro.



    Através da obra de ligação do Aeroporto à rede do Metro, proposta pelo Conselho de Administração da empresa e aprovada pelo Governo, está estabelecida, pela primeira vez em Portugal, uma verdadeira intermodalidade nos sistemas de transporte de articulação europeia. O Sá Carneiro é o primeiro aeroporto português a fazer interface directo com uma rede ferroviária ligeira (o Metro), e interface com uma rede ferroviária pesada (as Estações da CP de Campanhã, de S. Bento e de General Torres, acessíveis através da rede do Metro). Aliás, trata-se de uma inovação significativa mesmo à escala europeia: basta referir que, em toda a Península Ibérica, apenas o Metro de Madrid serve o principal aeroporto, Barajas, da cidade, através da sua recente Linha 8.



    O Metro do Porto reforça, com a ligação ao totalmente remodelado Aeroporto Francisco Sá Carneiro, o potencial para o desenvolvimento económico e social do Norte de Portugal no contexto europeu. Os utilizadores, nacionais e estrangeiros, desta equipamento gerido pela ANA passam a dispor de uma ligação ao centro do Porto e a todos os restantes concelhos abrangidos pela rede através de um meio de transporte rápido, seguro e eficaz.



    A Estação Aeroporto do Metro fica situada precisamente em frente à zona de chegadas daquela infra-estrutura aeroportuária, em paralelo com a duas vias rodoviárias existentes. Em todo o caso, a circulação pedonal entre ambos os equipamentos é servida por um canal subterrâneo próprio, que dá também acesso aos parques de estacionamento enterrados do Aeroporto.



    Assim, ao chegar à Estação Aeroporto, o cliente apenas necessitam de descer um piso – através de escadas rolantes, elevadores ou escadas fixas -, até ao corredor que passa sob a frente do Aeroporto. Em pouco menos de 50 metros, estão dentro do Aeroporto e, subindo agora um piso, situam-se em plena zona de chegadas.



    De igual modo, o acesso à Estação a partir do interior do Aeroporto é extremamente simples e prático, estando devidamente sinalizado. A Estação Aeroporto dispõe de todas as comodidades e equipamentos habituais nas estações da rede do Metro do Porto, com a particularidade de se encontrar totalmente sob uma cobertura – uma estrutura de aço revestida a vidro. Também em termos estéticos, trata-se de uma importante qualificação do já de si altamente modernizado Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro.

    Acrescenta-se que, sendo construída a ligação Porto/Lisboa do Comboio de Alta Velocidade, está já reservada e preparada no Aeroporto a localização da futura Estação deste meio de transporte, precisamente ao lado da Estação do Metro, também em paralelo com a zona de chegadas.

    Metro do Porto, 17 de Maio

    #2
    é bom saber que já posso viajar mais de metro ... ;)

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      #3
      Já não era sem tempo a ligação ao Aeroporto. Acho que deveria ter sido prioritária.

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        #4
        citação:Originalmente colocada por antoniop

        Já não era sem tempo a ligação ao Aeroporto. Acho que deveria ter sido prioritária.
        sabes como funcionam as coisas, por onde o metro passa é por onde interessa mantar ou conquistar votos ... a utilizade de um serviço vem no fim da lista

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          #5
          O metro a realizar-se as 2 linhas que ligam a Gaia, ligações a Gondomar o Porto ficará com muitas condições para se deixar o veiculo em casa.

          Alias eu nao uso carro há muito tempo. Só a noite que a oferta nao permite conciliar

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