Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Insulto a quem trabalha

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Insulto a quem trabalha

    Há umas facções da nossa sociedade, para as quais a definição de "trabalhador" implica unicamente "aquele que exerce uma profissão física ( braçal, pernal, etc...).


    Para estas facções, uma pessoa que por inerência das suas funções laborais, exercite mais o cérebro do que o corpo, (sendo que o movimento do corpo serve meramente para transportar o cérebro), estes funcionários não são trabalhadores, e portanto não trabalham.


    Para as referidas facções, o trabalho de secretária/escritório/laboratório e todo e qualquer trabalho intelectual que não implique esforço físico, é um "trabalho" facílimo,



    Se é assim tão fácil, e se estudar para ter uma profissão dessas é igualmente fácil (uma vez que seguindo o mesmo raciocínio, estudar não implica esforço físico logo é fácil e não dá "trabalho")...

    ... então porque é que esses senhores que assim pensam, não continuaram a sua vida de fácil na escola, e depois no liceu, e depois na universidade e finalmente num fácil local de trabalho a realizar uma fácil função meramente intelectual?


    Porque é que abandonaram a vida fácil de estudar e trabalhar "sentado" e foram para a vida difícil de verdadeiro trabalhador robusto???


    Devemos estar perante excepções á regra com essas pessoas....

    ...pois para a maioria das pessoas, difícil não é dar ao físico, mas sim dar ao cérebro, a comprovar pelas altíssimas taxas de abandono escolar em todos os níveis lectivos, e pela elevada iliteracia da população "verdadeiramente trabalhadora"


    A todos os que assim pensam, vale a pena por uns momentos deixar "trabalhar" o cérebro em vez dos braços, para se aperceberem da barbaridade que estupidamente apregoam...

    #2
    Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
    Há umas facções da nossa sociedade, para as quais a definição de "trabalhador" implica unicamente "aquele que exerce uma profissão física ( braçal, pernal, etc...).


    Para estas facções, uma pessoa que por inerência das suas funções laborais, exercite mais o cérebro do que o corpo, (sendo que o movimento do corpo serve meramente para transportar o cérebro), estes funcionários não são trabalhadores, e portanto não trabalham.


    Para as referidas facções, o trabalho de secretária/escritório/laboratório e todo e qualquer trabalho intelectual que não implique esforço físico, é um "trabalho" facílimo,



    Se é assim tão fácil, e se estudar para ter uma profissão dessas é igualmente fácil (uma vez que seguindo o mesmo raciocínio, estudar não implica esforço físico logo é fácil e não dá "trabalho")...

    ... então porque é que esses senhores que assim pensam, não continuaram a sua vida de fácil na escola, e depois no liceu, e depois na universidade e finalmente num fácil local de trabalho a realizar uma fácil função meramente intelectual?


    Porque é que abandonaram a vida fácil de estudar e trabalhar "sentado" e foram para a vida difícil de verdadeiro trabalhador robusto???


    Devemos estar perante excepções á regra com essas pessoas....

    ...pois para a maioria das pessoas, difícil não é dar ao físico, mas sim dar ao cérebro, a comprovar pelas altíssimas taxas de abandono escolar em todos os níveis lectivos, e pela elevada iliteracia da população "verdadeiramente trabalhadora"


    A todos os que assim pensam, vale a pena por uns momentos deixar "trabalhar" o cérebro em vez dos braços, para se aperceberem da barbaridade que estupidamente apregoam...




    ps: achei piada ao pernal.

    Comentário


      #3
      Eu acho que esses a quem te referes não têm capacidade para compreender o texto.

      Epá, só te recomendo uma coisa: não ligues!

      Comentário


        #4
        Eu odeio essas pessoas que falam com total desconhecimento do que falam, são aqueles que pensam que são os únicos que trabalham, o resto anda a coçar a micose.

        Há pessoas no meu trabalho que comentam "ah assim também eu estava sentado atrás de uma secretária sem fazer nenhum, isso é que é trabalho..." eu dou ao braçal e ao pernal lololol, mas todos fazemos de uma maneira ou outra, intelectualmente ou fisicamente leia-se, todos têm que se esforçar (os bons profissionais, porque há aqueles, estejam sentados atrás de uma secretária, estejam nas obras que não fazem nada).

        Resumindo e baralhando, numa empresa todos se esforçam, podemos chegar a casa estafados, quer estejamos a fazer trabalho de escritório, quer estejamos a fazer trabalho que exija esforço fisico. Mas o esforço fisico pode ser mais perigoso para a nossa saúde, mas isso já é outra história, há é que prevenir para que tal não aconteça!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
          Há umas facções da nossa sociedade, para as quais a definição de "trabalhador" implica unicamente "aquele que exerce uma profissão física ( braçal, pernal, etc...).


          Para estas facções, uma pessoa que por inerência das suas funções laborais, exercite mais o cérebro do que o corpo, (sendo que o movimento do corpo serve meramente para transportar o cérebro), estes funcionários não são trabalhadores, e portanto não trabalham.


          Para as referidas facções, o trabalho de secretária/escritório/laboratório e todo e qualquer trabalho intelectual que não implique esforço físico, é um "trabalho" facílimo,



          Se é assim tão fácil, e se estudar para ter uma profissão dessas é igualmente fácil (uma vez que seguindo o mesmo raciocínio, estudar não implica esforço físico logo é fácil e não dá "trabalho")...

          ... então porque é que esses senhores que assim pensam, não continuaram a sua vida de fácil na escola, e depois no liceu, e depois na universidade e finalmente num fácil local de trabalho a realizar uma fácil função meramente intelectual?


          Porque é que abandonaram a vida fácil de estudar e trabalhar "sentado" e foram para a vida difícil de verdadeiro trabalhador robusto???


          Devemos estar perante excepções á regra com essas pessoas....

          ...pois para a maioria das pessoas, difícil não é dar ao físico, mas sim dar ao cérebro, a comprovar pelas altíssimas taxas de abandono escolar em todos os níveis lectivos, e pela elevada iliteracia da população "verdadeiramente trabalhadora"


          A todos os que assim pensam, vale a pena por uns momentos deixar "trabalhar" o cérebro em vez dos braços, para se aperceberem da barbaridade que estupidamente apregoam...
          haviam de carregar os meus livros...

          Agora a serio, ja tive trabalhos temporarios fisicos quando era mais jovem e hoje em dia, faço trabalho de escritorio. Acho mais facil o de escritorio porque é estimulante. Estar o dia todo a acartar sacos é uma seca do *******...

          Comentário


            #6
            Braçal, pernal, barrigal, intelectual, coça-l(os). Faço-os a todos e quando alguém dúvida convido-o a observar um pouco do que faço. Rapidamente ficam convencidos e não voltam a "mandar bocas".

            Comentário


              #7
              Não sei o que responder ...

              Por inerência de funções tenho de executar trabalho braçal e pernal, aliando força intelectual e trabalho fácil de secretária.


              A que tipo de insulto estarei sujeito ?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                Não sei o que responder ...

                Por inerência de funções tenho de executar trabalho braçal e pernal, aliando força intelectual e trabalho fácil de secretária.


                A que tipo de insulto estarei sujeito ?
                Esta é fácil!
                Pergunta ao Sócrates....

                Comentário


                  #9
                  deleted

                  Comentário


                    #10
                    E quando se tem um trabalho em que se puxa pelo físico (claro que não se trata de trabalhos pesados, mas em que se ganha facilmente uma hérnia discal) e ao mesmo tempo pelo cérebro, em que é preciso formação no ensino superior, com a fama (e infelizmente não o proveito) de que se ganha bem e cuja imagem é a de que é algo facílimo...

                    Meus amigos também se ouvem muitas bacoradas que apetece....

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Taxi Driver Ver Post
                      Esta é fácil!
                      Pergunta ao Sócrates....
                      Secretário de Estado !??

                      Ministro !??

                      Que porra de insulto

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                        Secretário de Estado !??

                        Ministro !??

                        Que porra de insulto


                        Não, engenheiro(daqueles "em bom")..........

                        Comentário


                          #13
                          Não ter noção que o trabalho intelectual cansa e é difícil é perfeitamente normal quando...nunca se teve esse tipo de trabalho.

                          Por contrário, regra geral, todos nós temos alguma noção do cansaço físico decorrente de uma qualquer actividade física, seja, fazer algum tipo de desporto ou correr para apanhar o autocarro ou qualquer outra actividade que ocorre, esporadica ou recorrentemente, ao longo da vida.

                          Daí que quem possui um trabalho com exigência intelectual tem, pelo menos, uma ideia aproximativa do que é andar a trabalhar fisicamente.

                          A meu ver, ficar chateado com o facto de estas pessoas não terem noção de uma realidade que desconhecem, novamente, a meu ver, revela uma falta de capacidade de dar alguma indulgência a pessoas com menores vivências intelectuais.

                          Saber lidar com diferentes pessoas, de diferentes backgrounds e com percursos académicos vazios ou preenchidos, é algo necessário na vida.

                          Por outro lado parece-me "abusivo" que se considere automaticamente como mesquinha ou estúpida uma pessoa que ache que o trabalho físico é "mais difícil" que o intelectual ou que este é "muito mais fácil".

                          E dou um exemplo.

                          Ainda há dias em conversa com o meu avô (nota: é analfabeto), ele me disse perfeitamente que trabalhou muito para o meu pai ter "a vida facilitada que tem".

                          A vida facilitada, na perspectiva dele, é o meu pai ter tirado um curso superior.

                          E eu percebo PERFEITAMENTE que o meu avô diga uma coisa destas.

                          Para alguém que trabalhou desde os 9 anos e que durante anos o fez do nascer ao pôr do Sol, que chegou a ter 2 trabalhos a totalizar 16h por dia, um trabalho de secretária SÓ pode parecer, pelo menos, menos cansativo e mais fácil.

                          Daí que, na perspectiva do seu reduzido intelecto académico (e na base do seu reduzido conhecimento do Mundo para além de uma aldeia), estudar era um luxo, e ter um trabalho não físico, uma facilidade.

                          Pelo que é fácil compreender os esforços que fez para que o meu pai conseguisse não ter "essa" vida difícil que ele conheceu.

                          Tudo isto para dizer que acho que jorra aqui alguma intolerância e falta de capacidade de perspectivar um pouco a vida de quem não tem, nem de perto nem de longe, conhecimento sobre "exigências intelectuais".

                          Como dizem os ingleses, "pôr-mo-nos nos sapatos do outro" .
                          Editado pela última vez por Andre; 08 September 2008, 23:57.

                          Comentário


                            #14
                            Mas alguém duvida que trabalhar num escritório com AC é mais fácil do que andar a carregar baldes de massa ou a apanhar azeitona por 500€ ao sol? Cansa mentalmente? Depende do dia, mas na maior parte dos meus dias tal não acontece, senão estava bem tramado...

                            Comentário


                              #15
                              Pintei-lhe este muro numa hora - 50 €.
                              Muito bem pensa o cliente.

                              Estive aqui em volta do seu caso durante uma hora e podemos fazer tal coisa - 50 €.
                              Só isso? Este gajo mão fez é nada, pensa o mesmo cliente. Gatuno.

                              Comentário


                                #16
                                deleted
                                Editado pela última vez por ; 09 September 2008, 00:36.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por - Ver Post
                                  Por isso é que muitos que ficam no escritório com o AC têm n problemas cardiacos, abdicam bem mais dos tempos livres,stress,etc... Deve ser por andarem a "coçá-los..."

                                  A responsabilidade de alguem que por exemplo esta responsável por outros "atrás de uma secretária" é a modos que maior da de alguem que anda na apanha da azeitona (sem tirar merito que se não houvesse quem a apanhasse não podia haver quem a comesse... so para mostrar que todos tem um papel, agora andar a pintar de fácil e facilismo )...

                                  Edit: Claro que generalizar é sempre complicado, eu pessoalmente tanto sei de casos que se enquadram no que disse acima, como de outros que não fazem ponta d'corno, ou quanto muito trabalham tarde,mal e pouco. E estranho ou não a maioria desses estão em empregos ligados ao Estado (FP)
                                  Os problemas de saúde que aparece no pessoal dos escritórios deve-se à sedentarização e má alimentação.

                                  Não falei em cargos de chefia, aí estamos a comparar realidades económicas completamente distintas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    É para o lado que durmo melhor .....

                                    Comentário


                                      #19
                                      O titulo do tópico é esclarecedor....

                                      É um insulto a quem trabalha, ou seja a todos os trabalhadores, quer trabalhem mais fisicamente ou mentalmente, ver menosprezado esse mesmo trabalho, por pessoas que indirectamente o qualificam de não meritório.

                                      Mas por isso quase todos nós passamos, é um facto da vida, e existirão sempre pessoas para as quais somente o seu trabalho é difícil( independentemente de ser braçal ou intelectual), e que o de todos os restantes se faz com uma perna ás costas...

                                      Resta-me aceitar o livre arbítrio dessas mesmas pessoas, e dar graças por felizmente não ser uma delas.

                                      ... mas o tópico não é sobre essas pessoas ou situações....daí eu ter referido no post original as tais "facções"

                                      Enquadrando o assunto, tudo isto veio a propósito da festa do avante, do partido comunista, e de um grupo de militantes pelos vistos mais radicais..


                                      Eu encontrava-me numa festa, num grupo com amigos, colegas, conhecidos, e alguns estranhos ( para mim)...

                                      Palavra puxa palavra, vamos circulando um pouco por todos os minigrupos que se formam, socializando um pouco com toda a gente, passar a conhecer quem não se conhece, enfim o costume...

                                      Nisto um colega apresenta-me a um grupo de seus amigos que tinham vindo da festa do avante, e contavam as suas historias e pontos de vista políticos.

                                      Desse esse grupo, pelos visto extremista, cito vários ideais do seu discurso:

                                      "o capitalismo é asqueroso e mina as fundações sociais de uma nação";
                                      "a terra é de quem a trabalha, eliminar latifúndios";
                                      "os salários deviam ser todos iguais independentemente da profissão"
                                      " A união europeia veio retirar administrativamente a independente nacional"
                                      " A banca deveria ser nacionalizada"
                                      " O Alentejo ainda é nosso"- Ok esta ultima fui eu que adicionei

                                      Só para verem o quão estereotipado estava a ser o discurso.

                                      Nisto surgiu a oportunidade de intervir, dando a minha opinião sobre o assunto, quando fui interpelado para perguntarem qual a minha profissão, onde trabalhava, e se estudei.

                                      E é aqui que a coisa fica interessante:

                                      Diz-me um dos indivíduos

                                      "chamas isso trabalhar?, Isso não é trabalho, é emprego, estar no quentinho, em frente ao computador ou a mexer numas maquinetas, isso é ser parasita do estado, e ainda por cima ajudo a pagar isso enquanto estou ao frio, no duro a trabalhar..."

                                      Fiquei perplexo a ouvir tamanha barbaridade, ainda tentei perceber porque haveria ele de pensar assim, retorqui com o que escrevi no post inicial, mas acabei por sair do grupo quando fui directamente insultado sendo apelidado de malandro inútil.
                                      Saí com um sorridente e arrogante mas convicto " o luxo não é para quem quer, é para quem pode "

                                      Para estas pessoas e todas as outras que assim pensam, foi escrito o meu post original.

                                      Para essas facções radicais, só posso classificar de estúpida e mesquinha a sua atitude e opinião.

                                      Comentário


                                        #20
                                        deleted

                                        Comentário


                                          #21
                                          A vida dos "outros" é sempre mais fácil do que a nossa!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tens que ler Peter Drucker.

                                            O homem é que gosta muito desta temática.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já alombei, durante alguns anos, num stand com o tal trabalho braçal e pernal, ficava cansado como tudo mas hoje em dia, sentado com a peid@ em frente ao computador, a fazer e a receber chamadas, a gerir clientes e fornecedores sinto-me psicologicamente cansado, valha-me a Internet para desanuviar...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Como eu percebo isso...Para a maior parte do pessoal, os informáticos nunca fazem nada são uns malandros... claro que eu depois pergunto, se a gente não faz nada onde é que vais quando tens problemas no pc?quem é que vos desenrrasca quando estão agarrados com alguma coisa á ultima da hora? etc etc... e depois calam-se hehehehe

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Há 2 anos o meu companheiro teve um « ataque temporario de loucura » provocado pelo cansaço e stress do trabalho, e note-se que esta todo o dia sentado, ou quase. ( E informatico ).

                                                  Por acaso deu-lhe para saltar para a varanda do lado ( so partiu um pé ), não lhe deu para saltar para a frente ( 3º andar ).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
                                                    Há 2 anos o meu companheiro teve um « ataque temporario de loucura » provocado pelo cansaço e stress do trabalho, e note-se que esta todo o dia sentado, ou quase. ( E informatico ).

                                                    Por acaso deu-lhe para saltar para a varanda do lado ( so partiu um pé ), não lhe deu para saltar para a frente ( 3º andar ).
                                                    Eu no teu caso iria checar quem é que habita aí ao lado.

                                                    Não é que a desculpa seja das piores, mas já tem bastante uso...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                      Eu no teu caso iria checar quem é que habita aí ao lado.

                                                      Não é que a desculpa seja das piores, mas já tem bastante uso...


                                                      Lol, por acaso nem conheciamos os vizinhos, e a srª estava gravida, teve bebe no mesmo dia que eu.


                                                      e o diagnostico foi feito pelo medico


                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
                                                        Há 2 anos o meu companheiro teve um « ataque temporario de loucura » provocado pelo cansaço e stress do trabalho, e note-se que esta todo o dia sentado, ou quase. ( E informatico ).

                                                        Por acaso deu-lhe para saltar para a varanda do lado ( so partiu um pé ), não lhe deu para saltar para a frente ( 3º andar ).
                                                        pois.. infelizmente não é o meu primeiro caso desses que ouço na "nossa" classe profissional . E posso dizer que já por algumas vezes estive perto disso, mas sempre me consegui controlar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          eu penso que esses 'insultos' acontecem porque há sempre quem abusa do seu 'título' no trato com os outros e depois paga o todo por causa de meia dúzia...

                                                          é que se é verdade que há muitos do trabalho 'físico' que menosprezam o trabalho 'mental', não é menos verdade que existem muitos com esse tipo de trabalho que tratam os que dão ao cabedal como trabalhadores de terceira...

                                                          por isso...

                                                          ld

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Murces Ver Post
                                                            Como eu percebo isso...Para a maior parte do pessoal, os informáticos nunca fazem nada são uns malandros... claro que eu depois pergunto, se a gente não faz nada onde é que vais quando tens problemas no pc?quem é que vos desenrrasca quando estão agarrados com alguma coisa á ultima da hora? etc etc... e depois calam-se hehehehe
                                                            Há esses malandros

                                                            Os Informáticos têm sempre as costas largas

                                                            Uma vez fui dar apoio a uma pessoa que não sabia bem o que estava a fazer, e então essa pessoa carregava na tecla errada para fazer o menu andar. Logicamente o menu não andava. A conversa foi algo do genero:

                                                            eu: "Olhe, mas a tecla não é essa, é esta aqui"

                                                            senhora: "È essa? Mas sempre foi esta aqui!!"

                                                            eu: "Pelo menos há 1 ano e meio que é esta tecla, que é desde que cá estou"

                                                            senhora: " Há pois... Foi você que trocou as teclas!!"

                                                            eu: "Claro, eu nem tenho mais nada que fazer que é andar a trocar as teclas às pessoas, é um grande divertimento para mim digo lhe já! "



                                                            Enfim, haja costas largas nos informáticos...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X