Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Análises sangue - como interpretar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Análises sangue - como interpretar?

    Sou dador de sangue.

    Após cada colheita é-me enviada para casa uma carta com vários parâmetros da análise ao sangue recolhido, o que é fixe, mas... não sei interpretar aquilo!

    Desconheço siglas, unidades, valores típicos, etc... Conheço alguns termos e é só.

    Alguém me pode ajudar a interpretar os valores?


    Exemplo das últimas:

    ALT: 11.14 UI/l
    Hematocrito: 44.60%
    Hemoglobina: 14.9 g/dl
    Volume G médio: 86.00 fl
    Plaquetas: 196.00 G/L
    Eritrócitos: 5.21 T/L
    Leucocitos: 6.00 G/L


    (Se interessa para o caso, tenho 30 anos.)

    #2
    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    Sou dador de sangue.

    Após cada colheita é-me enviada para casa uma carta com vários parâmetros da análise ao sangue recolhido, o que é fixe, mas... não sei interpretar aquilo!

    Desconheço siglas, unidades, valores típicos, etc... Conheço alguns termos e é só.

    Alguém me pode ajudar a interpretar os valores?


    Exemplo das últimas:

    ALT: 11.14 UI/l
    Hematocrito: 44.60%
    Hemoglobina: 14.9 g/dl
    Volume G médio: 86.00 fl
    Plaquetas: 196.00 G/L
    Eritrócitos: 5.21 T/L
    Leucocitos: 6.00 G/L


    (Se interessa para o caso, tenho 30 anos.)

    eu estou a ver uma minhas, e tenho
    Hematocrito: 37,5.........................35.0 - 47.0
    hemoglobina: 13...........................11.5 - 16.5
    volume g medio: 91.7....................82 - 98
    plaquetas:
    eritrocitos:4.09..............................3.8 - 5.8
    leucocitos: 10.8..............................4.0 - 11.0


    Plaquetas não tenho, os valores que estao a frente são os parametros normais, logo parece-me que estas bem de saude


    Nota: eu nessas analises estava gravida, mas deduzo que os valores não sao diferentes

    Comentário


      #3
      mas nas analises que tu recebes não vem la os valores minimo e máximo?
      nas que eu recebo está la os valores entre os quais podem variar.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        Sou dador de sangue.

        Após cada colheita é-me enviada para casa uma carta com vários parâmetros da análise ao sangue recolhido, o que é fixe, mas... não sei interpretar aquilo!

        Desconheço siglas, unidades, valores típicos, etc... Conheço alguns termos e é só.

        Alguém me pode ajudar a interpretar os valores?


        Exemplo das últimas:

        ALT: 11.14 UI/l
        Hematocrito: 44.60%
        Hemoglobina: 14.9 g/dl
        Volume G médio: 86.00 fl
        Plaquetas: 196.00 G/L
        Eritrócitos: 5.21 T/L
        Leucocitos: 6.00 G/L


        (Se interessa para o caso, tenho 30 anos.)
        A resposta curta é: se não sabes, deixa para quem sabe e não te preocupes, vai mostrar isso ao médico que te costuma acompanhar, ou a quem te passou a receita para os exames...


        Isto porque, dependendo da pessoa, do seu background, da sua personalidade, e dos seus conhecimentos, a analise autodidacta ou isolada do contexto dos dados, gera preocupações e confusões desnecessárias...

        Se fizeres uma busca no google para esses termos/valores, vais ter boa e má informação, e informação dentro e fora do contexto, o problema é que provavelmente não saberás qual é qual.....

        Mesmo que te definam correctamente o que são essas siglas, em que consistem esses resultados, há muita informação derivada que que não está presente e induzirá em erro....

        Não se aprende a interpretar essa informação de um dia para o outro....


        Sinceramente acho que ninguém arrisca a dizer se estão bem ou não para o TEU caso.... podem é dizer se estão bem ou não GENERICAMENTE

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por GaLLardO Ver Post
          mas nas analises que tu recebes não vem la os valores minimo e máximo?
          nas que eu recebo está la os valores entre os quais podem variar.
          Sim, aí é que está. Como n tinha indicação de uma gama, fiquei a olhar para os números.

          Segundo o post da rosinha2000, até estou porreiro, pese embora o risco de estar grávido e ser mulher.

          Comentário


            #6
            Posto isto, está tudo bem, "genericamente" dentro dos limites considerados normais* nada com que tenhas que te preocupar...
            Editado pela última vez por Foliv; 08 September 2008, 22:25. Razão: acrescentei genericamente pois outra pessoa pode usar outros valores como padrão.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
              A resposta curta é: se não sabes, deixa para quem sabe e não te preocupes, vai mostrar isso ao médico que te costuma acompanhar, ou a quem te passou a receita para os exames...


              Isto porque, dependendo da pessoa, do seu background, da sua personalidade, e dos seus conhecimentos, a analise autodidacta ou isolada do contexto dos dados, gera preocupações e confusões desnecessárias...

              Se fizeres uma busca no google para esses termos/valores, vais ter boa e má informação, e informação dentro e fora do contexto, o problema é que provavelmente não saberás qual é qual.....

              Mesmo que te definam correctamente o que são essas siglas, em que consistem esses resultados, há muita informação derivada que que não está presente e induzirá em erro....

              Não se aprende a interpretar essa informação de um dia para o outro....


              Sinceramente acho que ninguém arrisca a dizer se estão bem ou não para o TEU caso.... podem é dizer se estão bem ou não GENERICAMENTE
              Obviamente que não espero tirar uma licenciatura em especialidades médicas pela net, nem tão-pouco por fax.

              Esperava saber apenas alguns "ballpark values".

              Já agora, não tenho nenhum problema nem qualquer situação que me preocupe.

              Quanto à parte a bold, se vires o primeiro post vês q são os resultados de uma dádiva de sangue, logo ninguém me passou receita, e irei ao médico qd for necessário, n vou lá de propósito por causa de uma coisa q nem me preocupa.

              Comentário


                #8
                Obviamente, agradeço as respostas de todos!

                Comentário


                  #9
                  Já agora, o que significa neste contexto "ALT" e "Volume G"?

                  Comentário


                    #10
                    Já agora, se não tens uma tabela/termo de comparação deixo-te aqui uns valores, com a ressalva que podem já estar desactualizados, visto serem de umas tabelas padrão para vários animais ( entre os quais nós), e com a ressalva que não sou médico.

                    ALT +-11
                    Hematocrito 36-46
                    Hemoglobina 12-15
                    Volume G médio 83-101
                    eritrocitos 3.8-4.8
                    leucocitos 4.8-10.8

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                      Sim, aí é que está. Como n tinha indicação de uma gama, fiquei a olhar para os números.

                      Segundo o post da rosinha2000, até estou porreiro, pese embora o risco de estar grávido e ser mulher.


                      lol, a ver vamos. Mas penso que os valores nao alterem muito, é claro que os parametros secalhar são diferentes e haverão valores que sobem ou descem com a gravidez.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                        Já agora, o que significa neste contexto "ALT" e "Volume G"?
                        "Volume G" è o volume globular médio, e expressa uma relação entre a hemoglobina e o numero de glóbulos vermelhos.
                        É um índice útil na identificação de possíveis anemias...

                        "ALT" Relaciona-se com "transaminases" (enzimas do fígado) e tem a ver com a função hepática.

                        Comentário


                          #13
                          Obrigado a todos, e um especial obrigado ao Foliv e à sua paciência.

                          Hoje já diminuiram a minha ignorância mais um bocadinho.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
                            Plaquetas não tenho


                            Isso é grave, toda a gente tem plaquetas

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X