Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Justiça protege os ladrões... Penaliza os cidadãos cumpridores...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Justiça protege os ladrões... Penaliza os cidadãos cumpridores...

    Vou contar algo que se passou comigo:

    Roubaram-me uma mota (Honda CBR600RR, que saudades) quando a estava a vender, estavamos a ver a mota, a mota estava a trabalhar, o sacana perguntou-me se podia ver a posição de condução e repentinamente arrancou com a mota sem a minha autorização (como é obvio não iria deixar fazer um test drive), deixou um carro (um Fia Punto Sport) la estacionado... Chamei a policia (veio um carro com 5 policias) que deu uma voltinha para ver se o via, como é obvio não encontrou nada, disse-lhes que aquele carro era do sacana mas não quiseram saber e disseram-me para ir à esquadra mais perto para apresentar queixa. Indaguei os Policias, visto que o carro que o sacana tinha deixado estava à frente de outros carros (não podiam sair) se eles não iam chamar o reboque. Resposta da Policia: Os donos dos carros quando quiserem sair que chamem o reboque... Felizmente e depois de os chatear bastante (eu nem estava a acreditar no que estava a ver) fizeram uma pequena inspecção ao carro, havendo um dos agentes que notou que a matricula parecia ter sido posta à pouco tempo, pelo radio comunicaram à central e descobriram era roubado (ja tinha chegado a essa conclusão, ninguém deixa um carro dele para roubar uma mota)... Enfim...

    Apresentei queixa, contei tudo, descrevi o fulano e voltei para casa de BUS... Com uma sensação de vazio enorme e raiva pelo fulano que me tinha roubado... Não me disseram mais nada, ainda liguei duas vezes para ver se a tinham encontrado... Nada...

    Passado 6 meses fui convocado (tive de faltar ao trabalho) pra ir aos serviços centrais da PSP onde contei novamente a historia toda, descrevi o fulano (não sei o que fizeram com aquilo que tinha dito) e mais do mesmo, nenhuma noticia...

    Passado mais quase seis meses (um ano depois) convocam-me à PJ (mais uma falta no trabalho) para tentar identificar por fotografia, apesar de a memoria ja não estar muito fresca, identifico o sacana, mas como tinha oculos de sol e não lhe vi os olhos o agente da PJ disse que não valia de nada, no tribunal o avogado de defesa ia pegar nisso para invalidar a identificação, voltei para casa com mais do mesmo... Nada...

    Passado pouco tempo recebo uma chamada a dizer que a Policia tinha apanhado no Porto (eu vivo em Lisboa) um fulano (o que a conduzia conseguio fugir) com uma mota com as caracteristicas da minha que andava sem matricula. Viagei (foi com um amigo meu, com os encargos a serem pagos por mim) ao Porto para identificar a mota (que entretanto era da companhia de seguros, eu felizmente tinha seguro de danos proprios), mas como não conseguiram provar ligação do tipo que foi apanhado com o roubo por isso tiveram de o libertar de seguida... Voltei para casa e mais do mesmo... Nada...

    Passado mais algum tempo, seis ou sete meses, convocaram-me (mais uma falta no trabalho) para contar novamente o que se passou (a outro investigador), ja estava careca de contar a situação... Mas pronto, vim para casa com mais do mesmo, nada...

    Ja se tinham passado quase 2 anos quando recebi uma carta oficial com a informação que o processo ia ser arquivado (com tanta chatice até foi um alivio para mim na altura) devido a falta de provas...

    Conclusão:

    O ladrão (que pelo que o agente da Judiciaria me disse era normal o modo de operar) continuou a utilizar o mesmo esquema para roubar (finge-se de comprador e depois obriga a pessoa a sair do carro, ou arranca sem autorização com a moto), portanto foi protegido pelo sistema para continuar a fazer mais do mesmo...

    Eu, que pago os meus impostos (também o dono do carro roubado e muitos outros que são roubados) ficamos privados dos nossos bens e ainda somos obrigados (faltar a uma convocação é crime com consequencias legais) a gastar do nosso precioso tempo (e dinheiro) a repetir as mesmas coisas, a viajar para identificar, e não vemos frutos do nosso esforço (se ele tivesse sido preso não estaria aqui a falar pois teria sido um tempo e dinheiro bem empregue)...

    P.S. - Desculpem o testamento...

    #2
    É de um gajo ficar na *****, realmente...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Real Ver Post
      É de um gajo ficar na *****, realmente...
      Mas pior que ser roubado é descobrir a ineficacia do sistema, a incompetecia de alguns Policias, a inoperancia de outros Policias pois nada podem fazer, a principalmente a proteção juridica que os ladrões e bandidos têm... Isso é o que doi mais na alma...
      Eu acho que percebo o porquê, é que quem faz as leis (também deve ser bandido) quer ser protegido, so pode ser...
      Como é que por ter oculos de sol alguém não pode ser identificado? Como é que fotos, videos, gravações se não forem tiradas em investigação e aprovadas por um Juiz não são validas em tribunal? Porque se um ladrão não for apanhado em "flagrante delito" não é preso?
      Os ladrões e bandidos so tem direitos, os lesados so tem deveres...
      Que m@rda de Pais que vivemos... Tenho vergonha de Portugal...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por fmiguel79 Ver Post
        Mas pior que ser roubado é descobrir a ineficacia do sistema, a incompetecia de alguns Policias, a inoperancia de outros Policias pois nada podem fazer, a principalmente a proteção juridica que os ladrões e bandidos têm... Isso é o que doi mais na alma...
        Eu acho que percebo o porquê, é que quem faz as leis (também deve ser bandido) quer ser protegido, so pode ser...
        Como é que por ter oculos de sol alguém não pode ser identificado? Como é que fotos, videos, gravações se não forem tiradas em investigação e aprovadas por um Juiz não são validas em tribunal? Porque se um ladrão não for apanhado em "flagrante delito" não é preso?
        Os ladrões e bandidos so tem direitos, os lesados so tem deveres...
        Que m@rda de Pais que vivemos... Tenho vergonha de Portugal...
        Sinceramente... Ainda não consegui ver onde é que a justiça protegeu o ladrão...
        O que a polícia diz relativamente à identificação que fizeste não é lei!
        Podes ter uma opinião diferente, sabes?
        E, em face do arquivamento do processo, podias ter reagido, sabes?
        Nomeadamente, consultando um advogado que é para isso que eles servem, sabes?
        E se não tiveres dinheiro para pagar um advogado, a segurança social fornece-te um de borla, sabes?
        O problema é que tudo isto dá trabalho.
        É muito mais fácil um gajo lamuriar-se na internet...

        E quanto a saber "como é que fotos, videos, gravações se não forem tiradas em investigação e aprovadas por um Juiz não são validas em tribunal?"... Pá, sinceramente não é fácil explicar em duas penadas na internet, mas está muito relacionado com a protecção da reserva e intimidade das pessoas, bem como com a (quase) exclusividade estatal da investigação criminal. Mas por ser dificil é que os cursos de Direito têm 5 anos (agora acho que são 4...).

        "Porque se um ladrão não for apanhado em "flagrante delito" não é preso?"
        Bem... Nem sempre deve ser preso. Mas esta é uma conversa recorrente neste forum. Faz uma busca e pode ser que encontres algumas respostas.

        "Que m@rda de Pais que vivemos... Tenho vergonha de Portugal..."
        Acho que tens de começar por ter vergonha das tuas próprias atitudes, tipicas do portuguesinho pequenino que só se sabe queixar. Tomar atitudes, tais como as que referi acima (foram só um exemplo, pode haver outras) é que "tá queto", não é?

        Comentário


          #5
          A policia só dá cabo da vida a quem é cumpridor, os outros m*rdas que nada fazem tá sempre tudo bem, por isso quando aparecem noticias que os policias levam umas tareias nem é mau de todo.

          Há muito policia prepotente e autoritário para com que é cumpridor, para os outros já as coisas se passam de maneira diferente.

          Eu sei que o meu post pode parecer um pouco abusado, mas no fundo acredito que todos temos este sentimento.

          Comentário


            #6
            Tens toda a razão, e sem qualquer desrespeito pelos policias ás vezes eles parecem cumplices dos ladroes, assim como todo o sistema judicial!


            A mim aconteceu-me uma parecida que acabou não bem mas também não mal,

            Coloquei uma GILERA NORDWEST 600 na IBA em Lisboa para uma revisão de oleos, filtros e mudança da correia de distribuição( deixada lá por mim dado que segundo eles era dificil de arranjar, embora eu so tenha demorado 5 dias a mandar vir a mesma), bem, deixei lá a moto em Maio de 2007 e 10 meses depois ainda não tinha a mesma na minha posse, embora tenha lá ido reclamar e chatear os gajos mais de 20x.


            Fui á policia e o que me disseram foi que se a moto estivesse lá então eles não podiam fazer nada, se não estivesse então sim podia fazer uma queixa de roubo ou furto ou lá o que eles disseram, lol, como a moto estava lá mas desmontada (nunca percebi bem pq) tive que gramar com a situação toda até ter feito pressão por meios extra judiciais!



            E mesmo assim no final ou seja 1 ano depois, tive que pagar 900€ por uma revisão e a moto não veio boa como é óbvio, parafusos desapertados e nem liquido de refrigeração tinha, tive eu que dizer aos gajos tudo.



            E depois há gajos que se admiram que há um maluco que desata aos tiros ou á paulada.........triste é, mas também não é menos verdade que é a única forma de se fazer "justiça" num estado em que esta é tudo menos justa, equitativa ou algo que se possa assemelhar

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Leonardo Sinisgalli Ver Post
              O que a polícia diz relativamente à identificação que fizeste não é lei!
              Podes ter uma opinião diferente, sabes?
              E, em face do arquivamento do processo, podias ter reagido, sabes?
              Nomeadamente, consultando um advogado que é para isso que eles servem, sabes?
              E se não tiveres dinheiro para pagar um advogado, a segurança social fornece-te um de borla, sabes?
              O problema é que tudo isto dá trabalho.
              É muito mais fácil um gajo lamuriar-se na internet...
              Desculpa, mas passou-te ao lado a essência do post.

              Bem sei que trabalhas na justiça mas isso não é razão para a defender cegamente.

              O problema aqui é de princípio, onde as forças de segurança e autoridades deveriam ajudar o cidadão. E não ajudam

              A história revela um emaranhado de inoperância, falta de vontade e falta de coordenação.

              A pessoa lesada teve de ir prestar umas 3 vezes as mesmas declarações com prejuízo do seu trabalho (e rendimento, e bónus de férias perdidas).

              A pessoa lesada teve de se deslocar para ajudar as forças de segurança na identificação de pessoas, às suas expensas e com prejuízo do seu trabalho (e rendimento, e bónus de férias perdidas).

              A pessoa lesada viu todos estes esforços gorados e o seu problema por resolver.

              Portanto, tudo concorreu para prejuízo acrescido do lesado.

              E quanto ao "sabes", muitas vezes importa saber no momento, não uma semana depois com um advogado.

              Quanto ao ladrão, continua "porreiro, pá!"...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                Desculpa, mas passou-te ao lado a essência do post.
                Bem sei que trabalhas na justiça mas isso não é razão para a defender cegamente.
                O problema aqui é de princípio, onde as forças de segurança e autoridades deveriam ajudar o cidadão. E não ajudam
                A história revela um emaranhado de inoperância, falta de vontade e falta de coordenação.
                A pessoa lesada teve de ir prestar umas 3 vezes as mesmas declarações com prejuízo do seu trabalho (e rendimento, e bónus de férias perdidas).
                A pessoa lesada teve de se deslocar para ajudar as forças de segurança na identificação de pessoas, às suas expensas e com prejuízo do seu trabalho (e rendimento, e bónus de férias perdidas).
                A pessoa lesada viu todos estes esforços gorados e o seu problema por resolver.
                Portanto, tudo concorreu para prejuízo acrescido do lesado.
                E quanto ao "sabes", muitas vezes importa saber no momento, não uma semana depois com um advogado.
                Quanto ao ladrão, continua "porreiro, pá!"...
                Nem mais... é isso mesmo

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Leonardo Sinisgalli Ver Post

                  (...)
                  Podes ter uma opinião diferente, sabes?
                  E, em face do arquivamento do processo, podias ter reagido, sabes?
                  Nomeadamente, consultando um advogado que é para isso que eles servem, sabes?
                  E se não tiveres dinheiro para pagar um advogado, a segurança social fornece-te um de borla, sabes?
                  O problema é que tudo isto dá trabalho.
                  É muito mais fácil um gajo lamuriar-se na internet...

                  (...)
                  Será que foi informado dos seus direitos? Não deveria ter sido?

                  Comentário


                    #10
                    O legislador está muito empenhado em defender os direitos dos criminosos mas desvaloriza por completo os direitos das vitimas

                    Alem disso, este governo tem tomado uma linha de redução de custos no sistema judicial, em que para ele, cada criminoso que é preso passa a ser mais um custo que o Estado não quer suportar.

                    Temos tambem de ter em conta que no ultimo mandato legislativo tivemos uma amostra de Ministro da Justiça, que anda completamente perdido e á nora e tudo o que faz é só desgraça. Uma autentica nodoa.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Leonardo Sinisgalli Ver Post
                      Sinceramente... Ainda não consegui ver onde é que a justiça protegeu o ladrão...
                      O que a polícia diz relativamente à identificação que fizeste não é lei!
                      Podes ter uma opinião diferente, sabes?
                      E, em face do arquivamento do processo, podias ter reagido, sabes?
                      Nomeadamente, consultando um advogado que é para isso que eles servem, sabes?
                      E se não tiveres dinheiro para pagar um advogado, a segurança social fornece-te um de borla, sabes?
                      O problema é que tudo isto dá trabalho.
                      É muito mais fácil um gajo lamuriar-se na internet...
                      E quanto a saber "como é que fotos, videos, gravações se não forem tiradas em investigação e aprovadas por um Juiz não são validas em tribunal?"... Pá, sinceramente não é fácil explicar em duas penadas na internet, mas está muito relacionado com a protecção da reserva e intimidade das pessoas, bem como com a (quase) exclusividade estatal da investigação criminal. Mas por ser dificil é que os cursos de Direito têm 5 anos (agora acho que são 4...).
                      "Porque se um ladrão não for apanhado em "flagrante delito" não é preso?"
                      Bem... Nem sempre deve ser preso. Mas esta é uma conversa recorrente neste forum. Faz uma busca e pode ser que encontres algumas respostas.
                      "Que m@rda de Pais que vivemos... Tenho vergonha de Portugal..."
                      Acho que tens de começar por ter vergonha das tuas próprias atitudes, tipicas do portuguesinho pequenino que só se sabe queixar. Tomar atitudes, tais como as que referi acima (foram só um exemplo, pode haver outras) é que "tá queto", não é?
                      Não tenho vergonha das minha atitudes, trabalho, pago os meus impostos e não ando a enganar nem a roubar ninguem...
                      Tenho muito orgulho da minha vida pois vivo nos padrões do bem e da legalidade, a minha consciência não permite de outra forma...
                      é muito facil acusar de falta de proactividade da minha parte, mas para perceberes o porque de não agir mais, vou-te explicar uns factos da altura...
                      Tinha tido um acidente à meses com essa mota (entretanto reparada) e ainda tinha sequelas dos mesmo, por ter ficado em casa de baixa um mês em recuperação não renovaram o meu contrato de trabalho colocando outro em meu lugar, não tendo dinheiro visto que as minhas economias tinham ido para pagar a franquia (2.800€) do arranjo da mota, tive de a por à venda... Entretanto roubaram-ma conforme disse... Fiquei sem carro, sem mota, sem trabalho, sem dinheiro... Mal tinha dinheiro para o passe, para a comida e para a renda da casa, tive de me meter à procura de trabalho (ele não cai do céu) e apesar de ter pedido o subsidio de desemprego so o recebi passados 4 meses, quando ja estava a trabalhar e ja tinha dado baixa dos mesmo... Consegui arranjar um emprego daqueles que ninguem quer, a trabalhar das 15h às 23h nas vendas de porta a porta de telecomunicações. Entretanto decidi iniciar um curso de programação para sair do buraco que se tinha tornado a minha vida... Estava ocupado das 9h às 23h...
                      Como vês o teu bla, bla, bla é muito engraçado, a vida real é dura e não da para andar atras de advogados da Segurança Social, de processos que vemos que não levam a lado nenhum...
                      Não me arrependo do que fiz por deixar o processo, se em 2 anos nada descobriram, nada fizeram, o que ia ganhar?
                      MAIS GASTOS E MAIS TEMPO PERDIDO...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Real Ver Post
                        Será que foi informado dos seus direitos? Não deveria ter sido?
                        Só os criminosos é que são informados dos seus direitos

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Real Ver Post
                          Será que foi informado dos seus direitos? Não deveria ter sido?
                          Informar dos meus direitos? Disseram que iam arquivar o processo por falta de provas por oficio, foi um Policia a minha casa às 8h da manha entregar...
                          A carta basicamente dizia que não havia provas que encontrassem os culpados. Um processo com 2 anos de investigação, o que o advogado poderia fazer sem culpados?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Leonardo Sinisgalli Ver Post
                            Sinceramente... Ainda não consegui ver onde é que a justiça protegeu o ladrão...
                            Não, de certeza?
                            A vitima tem de andar atras do processo com o tempo e custos perdidos.
                            O ladrão aproveitam as leis (algumas estupidas para mim) e os seus direitos para não se chatear minimamente e continua na boa a cometer crimes...
                            Os policias nem à esquadra me levaram para apresentar queixa (onde passei horas à espera para acabarem com a papelada)...

                            Comentário


                              #15
                              Acho que falta aqui, a opinião avalizada de uma pessoa !

                              Comentário


                                #16
                                de facto é assim o sistema judicial português!
                                mas pensa que se de facto tens identificado o "mitra" este poderia estar a pagar na cadeia pelos seus actos!



                                Originalmente Colocado por fmiguel79 Ver Post
                                .... (faltar a uma convocação é crime com consequencias legais) ......
                                falso. quanto muito poderás de facto ser condenado em multa, mas só no caso de teres sido advertido disso mesmo...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por raioxpantera Ver Post
                                  de facto é assim o sistema judicial português!
                                  mas pensa que se de facto tens identificado o "mitra" este poderia estar a pagar na cadeia pelos seus actos!

                                  falso. quanto muito poderás de facto ser condenado em multa, mas só no caso de teres sido advertido disso mesmo...
                                  é possivel, a convocação dizia que se não aparecesse e não tivesse justificação iria infrigir a lei XPTO do decreto de lei Bla, bla, bla... Para mim infrigir uma lei é crime, apesar de poder não ser o termo juridico mais apropriado...
                                  Como não tenho o codigo penal em casa, tinha esperança que podesse ser feito algo para apanhar o malandro e além disso gosto sempre de cumprir as minhas obrigações perante os orgãos de soberania sempre compareci às convocações...
                                  Em relação à identificação, foi um agente da PJ que deu identificação negativa (néao fui eu) pois eu não sabia a cor dos olhos (o fulano deve saber bem o que faz e trazia uns enormes oculos escuros)...

                                  Comentário


                                    #18
                                    As nossas leis padecem de um problema crónico: são demasiado protectoras dos direitos do arguido (sobretudo após a última revisão das leis penais na sequência da Casa Pia); tratam os arguidos como "coitadinhos" quando, na maior parte dos casos, sabem mais daquilo que advogados estagiários...

                                    As leis deviam preocupar-se em, antes de mais, salvaguardar os direitos das vítimas.

                                    Infelizmente tenho conhecimento quase diário de situações como esta....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por raioxpantera Ver Post
                                      de facto é assim o sistema judicial português!
                                      O problema não é do sistema judicial; mas sim do "sistema legislativo" - os que trabalham no sistema judicial limitam-se a aplicar as leis feitas pelos agentes do sistema legislativo (AR e Governo)

                                      Comentário


                                        #20
                                        é o sistema que está mal.
                                        Um amigo meu foi agredido à meses, ficou tudo gravado e ainda é tratado como arguido...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                                          O problema não é do sistema judicial; mas sim do "sistema legislativo" - os que trabalham no sistema judicial limitam-se a aplicar as leis feitas pelos agentes do sistema legislativo (AR e Governo)
                                          Nem mais...
                                          Eu não estou contra a Policia, que anda desmotivada e sem poder trabalhar como deve de ser devido à lei e não vê os frutos do seu trabalho com os bandidos a sairem da prisão mais depressa do que entram...
                                          Não estou contra os juizes que limitam-se a cumprir a lei...
                                          Estou contra estas leis estupidas que protegem quem não devem... Os marginais são os coitadinhos que são protegidos quando era as vitimas que as leis deviam proteger...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                                            O problema não é do sistema judicial; mas sim do "sistema legislativo" - os que trabalham no sistema judicial limitam-se a aplicar as leis feitas pelos agentes do sistema legislativo (AR e Governo)
                                            ser chamado três ou quatro vezes para prestar declarações não é culpa do sistema legislativo... é do judicial !

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por raioxpantera Ver Post
                                              ser chamado três ou quatro vezes para prestar declarações não é culpa do sistema legislativo... é do judicial !
                                              Acrescento, para contar novamente o mesmo... Apenas o fiz a pessoas direfentes...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Descobri um video onde resume o que acho que devia ser feito:

                                                http://www.youtube.com/watch?v=msNz7O9nNqk

                                                Concordo a 100%...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                  Desculpa, mas passou-te ao lado a essência do post.

                                                  Bem sei que trabalhas na justiça mas isso não é razão para a defender cegamente.

                                                  O problema aqui é de princípio, onde as forças de segurança e autoridades deveriam ajudar o cidadão. E não ajudam

                                                  A história revela um emaranhado de inoperância, falta de vontade e falta de coordenação.

                                                  A pessoa lesada teve de ir prestar umas 3 vezes as mesmas declarações com prejuízo do seu trabalho (e rendimento, e bónus de férias perdidas).

                                                  A pessoa lesada teve de se deslocar para ajudar as forças de segurança na identificação de pessoas, às suas expensas e com prejuízo do seu trabalho (e rendimento, e bónus de férias perdidas).

                                                  A pessoa lesada viu todos estes esforços gorados e o seu problema por resolver.

                                                  Portanto, tudo concorreu para prejuízo acrescido do lesado.

                                                  E quanto ao "sabes", muitas vezes importa saber no momento, não uma semana depois com um advogado.

                                                  Quanto ao ladrão, continua "porreiro, pá!"...
                                                  Em primeiro lugar, ainda gostava de saber onde vem essa convicção toda de que "trabalho na justiça". Já não és o primeiro a referir isso e não sei onde é que alguém leu alguma coisa escrita por mim onde o referi. Enfim e adiante...
                                                  O que querias que se fizesse?
                                                  Que se prescindisse da audição do ofendido? Isso nem é possível nos termos do Código de Processo Penal...
                                                  E, mesmo não conhecendo a questão em pormenor, parece-me que só houve uma ocasião em que a presença do ofendido talvez tivesse sido desnecessária, que foi a segunda vez que foi ouvido. A primeira e a terceira parecem-me perfeitamente pertinentes.
                                                  E quanto ao "saber"...
                                                  Se não se "sabe", procura-se quem "sabe" que, neste caso, como toda a gente "sabe" é um advogado... Mas isso dá trabalho e despesa, o que é uma chatice. Como digo, é mais fácil e barato fazer queixinhas na net.
                                                  O que faltou foi iniciativa por parte do lesado. Em Portugal está tudo habituado a ter a papinha feita. E não pode ser...
                                                  Mesmo admitindo alguma negligência por parte da polícia, este é um daqueles casos gritantes (se tudo for como o autor do tópico disse) em que o lesado poderia, efectivamente, ter feito algo (nomeadamente, requerendo a abertura da instrução) e ter efeitos verdadeiramente práticos!
                                                  Bastaria consultar um advogado... Mas não! Isso dá muito trabalho!

                                                  Será que foi informado dos seus direitos? Não deveria ter sido?
                                                  Se não foi deveria ter sido. A lei determina que o seja.
                                                  Aliás, muito provavelmente, assinou um papel onde estão descriminados alguns direitos que lhe assistem enquanto lesado.
                                                  Acredito mais que nunca o tenha lido...

                                                  Não tenho vergonha das minha atitudes, trabalho, pago os meus impostos e não ando a enganar nem a roubar ninguem...
                                                  Tenho muito orgulho da minha vida pois vivo nos padrões do bem e da legalidade, a minha consciência não permite de outra forma...
                                                  é muito facil acusar de falta de proactividade da minha parte, mas para perceberes o porque de não agir mais, vou-te explicar uns factos da altura...
                                                  Tinha tido um acidente à meses com essa mota (entretanto reparada) e ainda tinha sequelas dos mesmo, por ter ficado em casa de baixa um mês em recuperação não renovaram o meu contrato de trabalho colocando outro em meu lugar, não tendo dinheiro visto que as minhas economias tinham ido para pagar a franquia (2.800€) do arranjo da mota, tive de a por à venda... Entretanto roubaram-ma conforme disse... Fiquei sem carro, sem mota, sem trabalho, sem dinheiro... Mal tinha dinheiro para o passe, para a comida e para a renda da casa, tive de me meter à procura de trabalho (ele não cai do céu) e apesar de ter pedido o subsidio de desemprego so o recebi passados 4 meses, quando ja estava a trabalhar e ja tinha dado baixa dos mesmo... Consegui arranjar um emprego daqueles que ninguem quer, a trabalhar das 15h às 23h nas vendas de porta a porta de telecomunicações. Entretanto decidi iniciar um curso de programação para sair do buraco que se tinha tornado a minha vida... Estava ocupado das 9h às 23h...
                                                  Como vês o teu bla, bla, bla é muito engraçado, a vida real é dura e não da para andar atras de advogados da Segurança Social, de processos que vemos que não levam a lado nenhum...
                                                  Não me arrependo do que fiz por deixar o processo, se em 2 anos nada descobriram, nada fizeram, o que ia ganhar?
                                                  MAIS GASTOS E MAIS TEMPO PERDIDO...
                                                  Caríssimo.
                                                  Não duvido que tenhas uma vida extremamente dificil.
                                                  E também não duvido que tenhas alguma necessidade de culpar alguém por isso.
                                                  Se não é o ladrão, é a justiça, se não é a justiça é a polícia, se não é a polícia é o governo, se não é o governo é quem não te renovou o contrato de trabalho e se não são estes é o acidente que tiveste.
                                                  Mas, como deves perceber, 90% daquilo que expuseste nesta resposta nada tem a ver com a justiça.
                                                  Se não estiveste para te chatear (independentemente das muito válidas justificações que possas ter tido), não podes culpar todo um sistema por isso (que também está pensado para permitir a correcção de algumas falhas de que falas). Muito menos todo um país...

                                                  Não, de certeza?
                                                  A vitima tem de andar atras do processo com o tempo e custos perdidos.
                                                  O ladrão aproveitam as leis (algumas estupidas para mim) e os seus direitos para não se chatear minimamente e continua na boa a cometer crimes...
                                                  Os policias nem à esquadra me levaram para apresentar queixa (onde passei horas à espera para acabarem com a papelada)...
                                                  Nem sei que te diga...
                                                  Eu também cresci com essa convicção induzida pelos filmes americanos de que "não existe o crime perfeito".
                                                  Felizmente, por volta dos meus 12 anos percebi que não era assim.
                                                  Todos os santos dias existem crimes que são cometidos e os seus autores nunca são descobertos. Em Portugal e no resto do planeta!

                                                  Quanto a não te levarem à esquadra... Não me parece que seja essa a função da polícia...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por fmiguel79 Ver Post
                                                    Nem mais...
                                                    Eu não estou contra a Policia, que anda desmotivada e sem poder trabalhar como deve de ser devido à lei e não vê os frutos do seu trabalho com os bandidos a sairem da prisão mais depressa do que entram...
                                                    Não estou contra os juizes que limitam-se a cumprir a lei...
                                                    Estou contra estas leis estupidas que protegem quem não devem... Os marginais são os coitadinhos que são protegidos quando era as vitimas que as leis deviam proteger...
                                                    Touché!

                                                    Citação:
                                                    Originalmente Colocado por LATMGB
                                                    O problema não é do sistema judicial; mas sim do "sistema legislativo" - os que trabalham no sistema judicial limitam-se a aplicar as leis feitas pelos agentes do sistema legislativo (AR e Governo)

                                                    ser chamado três ou quatro vezes para prestar declarações não é culpa do sistema legislativo... é do judicial !
                                                    Não creio que o maior problema tenha sido o facto de ter sido chamado 3 ou 4 vezes...num sistema ideal, tal até podia ser necessário para diligências de inquérito (identificação do FDP, da mota, etc...)...

                                                    O verdadeiro problema é que mesmo que este gajo seja agarrado, nunca ficará em preventiva (ainda que o juiz tenha toda a vontade de o meter dentro) e, caso não tenha um cadastro demasiado extenso, apanha, no máximo, uma pena de multa ou pena suspensa...

                                                    Com a reforma das leis penais vocês nem imaginam a quantidade de malta que estava em prisão preventiva que foi, automaticamente, libertada...

                                                    O problema é quando se quer introduzir critérios economicistas extremistas na administração da justiça

                                                    Ao autor do tópico desejo-lhe as sinceras boas sortes na resolução do caso.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                                                      Touché!
                                                      Ao autor do tópico desejo-lhe as sinceras boas sortes na resolução do caso.
                                                      Muito obrigado, esta resolvido para mim...

                                                      Felizmente (sempre fui prevenido) como tinha seguro de danos proprios, passados 6 meses pagaram-me o crédito que tinha da mota...
                                                      Como a mota apareceu passado um ano, ja era propriedade da companhia de seguros que deve tê-la leiloado (não sei o destino dela)...
                                                      Como o processo foi arquivado, (passados 2 anos) para mim faz parte do passado...
                                                      Perdi foi toda a confiança na capacidade do sistema judicial/policial/legislativo pois não me senti nada protegido como vitima de roubo, apenas lesado.
                                                      Também quero avisar com isto quem quer vender os carros ou as motas a particulares que andam ai ladrões com tudo muito bem estudado.
                                                      Não vão sozinhos mostrar as viaturas, não liguem as viaturas nem metam a chave na ignição, test drive é para esquecer...
                                                      Tenham muito cuidado...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Leonardo Sinisgalli Ver Post
                                                        Bastaria consultar um advogado... Mas não! Isso dá muito trabalho!
                                                        Não, dá é muita despesa que ninguem a não ser a vitima vai pagar, alem do prejuizo de já ter ficado subtraido dos seus bens.

                                                        A justiça está feita não para ser justa mas para dar trabalho e €€€ aos advogados em recursos e mais recursos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Leonardo Sinisgalli Ver Post
                                                          E quanto ao "saber"...
                                                          Se não se "sabe", procura-se quem "sabe" que, neste caso, como toda a gente "sabe" é um advogado... Mas isso dá trabalho e despesa, o que é uma chatice. Como digo, é mais fácil e barato fazer queixinhas na net.
                                                          O que faltou foi iniciativa por parte do lesado. Em Portugal está tudo habituado a ter a papinha feita. E não pode ser...
                                                          Mesmo admitindo alguma negligência por parte da polícia, este é um daqueles casos gritantes (se tudo for como o autor do tópico disse) em que o lesado poderia, efectivamente, ter feito algo (nomeadamente, requerendo a abertura da instrução) e ter efeitos verdadeiramente práticos!
                                                          Bastaria consultar um advogado... Mas não! Isso dá muito trabalho!
                                                          O que é que um Advogado poderia fazer, sem provas, sem identificação positiva (pelo menos para a Judiciaria) portanto sem culpados?
                                                          Que mais poderia ter feito? Depois de me roubarem a mota fui de autocarro à esquadra apresentar queixa, onde me disseram que tomariam as devidas providencias e que ficasse a aguardar noticias. Liguei 2 vezes para ver se ja tinham novidades, fui a todas as vezes que fui convocado (mesmo tendo prejuizo pessoal), que mais poderia fazer?
                                                          Contractar um investigador? Não tinha dinheiro... Um advogado? Para quê se não havia culpados?
                                                          Que efeitos praticos teria a abertura da instrução?
                                                          Essa das queixinhas na net, tem piada, pois que eu saiba estes forum's servem para expressar as nossas opiniões e experiencias de vida. Sabendo o que sei hoje nunca deixaria a mota a trabalhar, nunca colocaria a chave na ignição a mostrar a mota.
                                                          Isso sim é a unica coisa que me arrependo é ter metido a mota a trabalhar...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O cancro...

                                                            Originalmente Colocado por fmiguel79 Ver Post

                                                            disse-lhes que aquele carro era do sacana mas não quiseram saber...

                                                            Indaguei os Policias, visto que o carro que o sacana tinha deixado estava à frente de outros carros (não podiam sair) se eles não iam chamar o reboque. Resposta da Policia: Os donos dos carros quando quiserem sair que chamem o reboque...

                                                            depois de os chatear bastante (eu nem estava a acreditar no que estava a ver) fizeram uma pequena inspecção ao carro...

                                                            era roubado (...ninguém deixa um carro dele para roubar uma mota)...

                                                            Apresentei queixa...

                                                            Passado 6 meses fui convocado (tive de faltar ao trabalho) pra ir aos serviços centrais da PSP...

                                                            Passado mais quase seis meses (um ano depois) convocam-me à PJ (mais uma falta no trabalho) para tentar identificar por fotografia...


                                                            Passado mais algum tempo, seis ou sete meses, convocaram-me (mais uma falta no trabalho) para contar novamente o que se passou...


                                                            Ja se tinham passado quase 2 anos quando recebi uma carta oficial com a informação que o processo ia ser arquivado (com tanta chatice até foi um alivio para mim na altura) devido a falta de provas...

                                                            E é mais um exemplo da celeridade e profissionalismo da Justiça e das polícias.

                                                            Convocação para prestar depoimento sobre um roubo 6 meses depois, isto é incrível

                                                            E depois temos aí uns quantos que dizem que ISTO "não castiga demasiado o desenvolvimento do país".

                                                            Ah e claro...como é...só eles é que dizem coisas acertadas sobre a Justiça porque "conhecem" e têm "formação [em Direito]".

                                                            Enfim mas que grande VASSOURADA isto precisava...este sistema juridico-policial precisa de ser refundado...já não acredito que uma reforma arranje algo tão mas tão arcaico! Que resquício de séc. XIX!
                                                            Editado pela última vez por Andre; 19 September 2008, 15:16.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X