Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opinião sobre transferência de curso

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opinião sobre transferência de curso

    O caso é o seguinte: canidatei-me a 2ª fase do concurso nacional para entrada no Ensino superior. O que se passa é que a minha 1ª opção é quase impossível eu entrar, portanto quero entrar na Universidade e transferir-me para o ano. O curso em questão é o LTSI (Tecnologias e Sistemas de Informação) na Universidade do Minho. Bêm, quase decerteza vou entrar na 3ª opção que é o curso de... Matemática! As minhas primeiras 4 opções são na Universidade do Minho, e depois tenho mais 2 opções no IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave) que são 2 cursos de informática.

    Agora a minha dúvida é a seguinte: é mais fácil eu transferir-me para o ano dentro na Universidade com o curso de Matemática para LTSI? E se eu entrar no IPCA no curso de Informática (que têm algumas cadeiras iguais ás de LTSI) será que posso mudar para o ano para a UM?

    Quem me puder ajudar o mais rápido possível antecipademente obrigado, visto que o prazo acaba à meia noite!

    #2
    Pelo que conheço,não do Minho mas de Aveiro, é fácil pedir transferência desde que tenhas aproveitamento no 1º ano de curso, pois escolhem primeiro os melhores. Daí ter o máximo de cadeiras feitas e de preferência com boas notas.

    De resto se têm cadeiras em comum ficam automaticamente feitas. Acho uma boa opção!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por air Ver Post
      Pelo que conheço,não do Minho mas de Aveiro, é fácil pedir transferência desde que tenhas aproveitamento no 1º ano de curso, pois escolhem primeiro os melhores. Daí ter o máximo de cadeiras feitas e de preferência com boas notas.

      De resto se têm cadeiras em comum ficam automaticamente feitas. Acho uma boa opção!
      Mas quase toda a gente me têm dito que é melhor eu ficar dentro da UM mesmo no curso de Matemática e depois pedir transferência para o curso de LTSI! Acho que o curso de Matemática também têm algumas cadeiras de LTSI. Portanto acho que vou deixar estar Matemática na 3ª opção e na 5ª Informática no IPCA.

      Já agora mais uma coisa, como posso ver as cadeiras dos cursos de Matemática e de LTSI, para eu poder comparar?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Mini Z Ver Post
        Mas quase toda a gente me têm dito que é melhor eu ficar dentro da UM mesmo no curso de Matemática e depois pedir transferência para o curso de LTSI! Acho que o curso de Matemática também têm algumas cadeiras de LTSI. Portanto acho que vou deixar estar Matemática na 3ª opção e na 5ª Informática no IPCA.

        Já agora mais uma coisa, como posso ver as cadeiras dos cursos de Matemática e de LTSI, para eu poder comparar?
        geralmente essas informacoes estao disponiveis no site da escola/faculdade

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Mini Z Ver Post
          Mas quase toda a gente me têm dito que é melhor eu ficar dentro da UM mesmo no curso de Matemática e depois pedir transferência para o curso de LTSI! Acho que o curso de Matemática também têm algumas cadeiras de LTSI. Portanto acho que vou deixar estar Matemática na 3ª opção e na 5ª Informática no IPCA.

          Já agora mais uma coisa, como posso ver as cadeiras dos cursos de Matemática e de LTSI, para eu poder comparar?

          matemática:
          http://www.math.uminho.pt/Default.as...183&lang=pt-PT

          TSI:
          http://ltsi.dsi.uminho.pt/default.asp?s=plano

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Mini Z Ver Post
            Mas quase toda a gente me têm dito que é melhor eu ficar dentro da UM mesmo no curso de Matemática e depois pedir transferência para o curso de LTSI! Acho que o curso de Matemática também têm algumas cadeiras de LTSI. Portanto acho que vou deixar estar Matemática na 3ª opção e na 5ª Informática no IPCA.

            Já agora mais uma coisa, como posso ver as cadeiras dos cursos de Matemática e de LTSI, para eu poder comparar?
            Sim.. Transferências dentro da mesma universidade são as mais fáceis. Aí é que as cadeiras têm equivalência automática.

            Sobre o resto já te responderam. Pesquisa no site deles que deve ter.

            Comentário


              #7
              em princípio as cadeiras na área da matemática da lic matemática dar-te-ão equivalência às matemáticas de TSI.
              sabes que matemática é em braga e TSI é em guimarães, certo?
              o melhor é tentares fazer o mais que puderes das cadeiras de matemática que terão equivalência com algumas de TSI para teres hipóteses numa transferência de curso.

              não te candidataste a cienc computação?

              Comentário


                #8
                estás desgraçado: só há duas semestrais no 1º ano que poderão ter alguma correspondência... tens alguma razão especial por TSI? olha ciencias de computação:

                http://www.di.uminho.pt/ensino/licen...ano-de-estudos

                muito parecido, no 1º ano, com lic matemática.

                Comentário


                  #9
                  Bem tive a ver as cadeiras dos cursos e parece que só têm equivalência a cadeira de álgebra! Será que conseguirei mudar de curso para o ano? As cadeiras vão ficar com equivalências, mesmo não sendo iguais? Desculpem eu estar a ser chato! Já agora a minha 2ª opção é Ciências da Computação (quase impossível de entrar, mas melhor que Matemática).

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                    estás desgraçado: só há duas semestrais no 1º ano que poderão ter alguma correspondência... tens alguma razão especial por TSI? olha ciencias de computação:

                    http://www.di.uminho.pt/ensino/licen...ano-de-estudos

                    muito parecido, no 1º ano, com lic matemática.

                    É a minha 2ª opção, só que a minha média é só de 13,1...

                    E penso que ciências da computação poderá tornar-se um curso mais maçudo... Pelo menos LCC têm muitas cadeiras parecidas com o de Matemática.
                    Editado pela última vez por MiniZ; 19 September 2008, 22:06.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mini Z Ver Post
                      Bem tive a ver as cadeiras dos cursos e parece que só têm equivalência a cadeira de álgebra! Será que conseguirei mudar de curso para o ano? As cadeiras vão ficar com equivalências, mesmo não sendo iguais? Desculpem eu estar a ser chato! Já agora a minha 2ª opção é Ciências da Computação (quase impossível de entrar, mas melhor que Matemática).

                      so devem ter equivalencia as cadeiras cujos planos de estudos forem os mesmos ou semelhantes

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Mini Z Ver Post
                        Bem tive a ver as cadeiras dos cursos e parece que só têm equivalência a cadeira de álgebra! Será que conseguirei mudar de curso para o ano? As cadeiras vão ficar com equivalências, mesmo não sendo iguais? Desculpem eu estar a ser chato! Já agora a minha 2ª opção é Ciências da Computação (quase impossível de entrar, mas melhor que Matemática).
                        vê o meu post acima: são duas as cadeiras: fundmº de algebra linear e fundº de matematica discreta.

                        são poucas as equivalências, só duas. não interessa o nome da cadeira, mas sim os conteúdos; alguma razão por TSI em vez de CC?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Mini Z Ver Post
                          É a minha 2ª opção, só que a minha média é só de 13,1...

                          E penso que ciências da computação poderá tornar-se um curso mais maçudo... Pelo menos LCC têm muitas cadeiras parecidas com o de Matemática.
                          maçudo como? é ciÊncias da computação, pá! é suposto ser trabalhoso; queres almoços de graça, não?

                          agora a sério, e se é a matemática que te assusta então deves rever bem as tuas prioridades. compara com engª informática: vais ter uma surpresa quando vires quanta matemática eles têm, principalmente no 1º ano!
                          http://www.di.uminho.pt/ensino/licen...ano-de-estudos

                          sabes mais ou menos o que queres? é informática ou similar, isso já deu para topar... mas em que sentido? desenvolvimento de software?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                            vê o meu post acima: são duas as cadeiras: fundmº de algebra linear e fundº de matematica discreta.

                            são poucas as equivalências, só duas. não interessa o nome da cadeira, mas sim os conteúdos; alguma razão por TSI em vez de CC?
                            Penso que LTSI é um curso menos maçudo e que têm mais opções de carreira que LCC. LCC é um curso com programação mais virada para a matemática, com a qual eu não me dou marivilhosamente muito bem...

                            A razão por eu escolher o curso de Matemática na Universidade do Minho é por não exisitir mais cursos de informática na UM com vagas na 2ª fase... ou seja fiquei com as sobras... ou era Matemática ou então tinha que escolher Química (muito pior) e outros cursos desinteresantes... na minha 4ª opção pus Estatística Aplicada também na UM.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Mini Z Ver Post
                              Penso que LTSI é um curso menos maçudo e que têm mais opções de carreira que LCC. LCC é um curso com programação mais virada para a matemática, com a qual eu não me dou marivilhosamente muito bem...

                              A razão por eu escolher o curso de Matemática na Universidade do Minho é por não exisitir mais cursos de informática na UM com vagas na 2ª fase... ou seja fiquei com as sobras... ou era Matemática ou então tinha que escolher Química (muito pior) e outros cursos desinteresantes... na minha 4ª opção pus Estatística Aplicada também na UM.
                              repara que serão nulos os empregos interessantes para um licenciado (3 anos) de bolonha! se quiseres fazer algo de interessante, tens que fazer um 2º ciclo (=mestrado) e aí o depº de informática está bem servido! pensa que este 2º ciclo foi pensado à imagem de CC e LEI.

                              que tal veres as pós-graduações que existem?
                              http://www.uminho.pt/Default.aspx?ta...847&lang=pt-PT

                              acho que não deves decidir tendo em conta os 3 anos de licenciatura, mas sim o que poderás vir a fazer depois.

                              ainda na semana passada, um dos chefões da multicert disse, para quem o quis ouvir nas JOIN, que licenciados de 3 anos nem pintados...

                              Comentário


                                #16
                                tens 40 minutos para stressares e roeres as unhas

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                                  repara que serão nulos os empregos interessantes para um licenciado (3 anos) de bolonha! se quiseres fazer algo de interessante, tens que fazer um 2º ciclo (=mestrado) e aí o depº de informática está bem servido! pensa que este 2º ciclo foi pensado à imagem de CC e LEI.

                                  que tal veres as pós-graduações que existem?
                                  http://www.uminho.pt/Default.aspx?ta...847&lang=pt-PT

                                  acho que não deves decidir tendo em conta os 3 anos de licenciatura, mas sim o que poderás vir a fazer depois.

                                  ainda na semana passada, um dos chefões da multicert disse, para quem o quis ouvir nas JOIN, que licenciados de 3 anos nem pintados...
                                  A minha opção seria fazer 5 anos (ou seja com mestrado integrado).

                                  Mas vou deixar estas opções. Depois para o ano penso se mudo para LTSI ou LCC. Se me decidir mudar para LCC sei que posso ter a vida mais facilitada, visto que o curso de Matemática têm muitas cadeiras de LCC. Ou na melhor das hipóteses, ou entro em LTSI (1ªopção) ou LCC (2ªopção). Ou na pior das hipóteses não entrar em nenhum.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Mini Z Ver Post
                                    A minha opção seria fazer 5 anos (ou seja com mestrado integrado).
                                    que confusão.... LCC, LEI, MAT e TSI são todos de 3 anos. portanto, com estas opções, mestrado integrado está fora de questão.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                                      que confusão.... LCC, LEI, MAT e TSI são todos de 3 anos. portanto, com estas opções, mestrado integrado está fora de questão.
                                      Podes crer!

                                      O que eu queria dizer era: 3 anos mais 2 anos de mestrado

                                      Comentário


                                        #20
                                        A decisão está tomada: vou continuar com a mesma canidatura.

                                        Se entrar em LTSI ou LCC melhor.

                                        Senão para o ano penso se mudo para LTSI ou LCC.

                                        A todos que deram opinião muito obrigado!

                                        Comentário


                                          #21
                                          boa sorte!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Lançar o tópico às 22:28 com uma pergunta dessas com o prazo a terminar à meia noite...é mesmo andar na corda bamba!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Mini Z Ver Post
                                              A minha opção seria fazer 5 anos (ou seja com mestrado integrado).

                                              Mas vou deixar estas opções. Depois para o ano penso se mudo para LTSI ou LCC. Se me decidir mudar para LCC sei que posso ter a vida mais facilitada, visto que o curso de Matemática têm muitas cadeiras de LCC. Ou na melhor das hipóteses, ou entro em LTSI (1ªopção) ou LCC (2ªopção). Ou na pior das hipóteses não entrar em nenhum.
                                              Na UM, quando pedes transferência de curso, apenas te deixam colocar uma opção, logo terás de optar previamente por um dos cursos..;) Pelo menos a mim, há 3 anos atrás foi assim..;)

                                              Sim, é mais fácil entrar sendo aluno da UM, tens prioridade sobre os restantes que não são.. As notas do primeiro ano, acho que não são importantes, pois eu tinha notas miseráveis e meia dúzia de cadeiras feitas..lol

                                              Cumps.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pois é eu entrei na minha 6ª opção... Informática para a saúde no IPCA... não é este o curso que eu quero tirar, basicamente acho o que eu aprendi no secundário é o que vou "re-aprender" neste curso... ou seja, deve ser mais um curso para "descascar pinheiros"!

                                                Bem, como pelo menos vou perder um ano, passaram-me as seguintes ideias:

                                                -Ir para o IPCA e para o ano tentar mudar para a UM (isso será possível?) para LCC ou LTSI;

                                                -Fazer o exame nacional de Matemática para o ano outra vez, para tentar subir a média; se não conseguir, dá para canidatar com a mesma nota, certo?;

                                                -Tentar entrar em 3ªfase (parece que existe) na UM mesmo que seja no pior curso (Química, Línguas...) e depois para o ano mudar para o curso que desejo.

                                                Agora peço a vossa opinião, eu preferia entrar no IPCA e depois mudar para a UM mas não sei se isso é viável... e já agora se não fosse pedir muito gostava que me explicassem como funciona a 3ªfase.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Mini Z Ver Post
                                                  Pois é eu entrei na minha 6ª opção... Informática para a saúde no IPCA... não é este o curso que eu quero tirar, basicamente acho o que eu aprendi no secundário é o que vou "re-aprender" neste curso... ou seja, deve ser mais um curso para "descascar pinheiros"!

                                                  Bem, como pelo menos vou perder um ano, passaram-me as seguintes ideias:

                                                  -Ir para o IPCA e para o ano tentar mudar para a UM (isso será possível?) para LCC ou LTSI;

                                                  -Fazer o exame nacional de Matemática para o ano outra vez, para tentar subir a média; se não conseguir, dá para canidatar com a mesma nota, certo?;

                                                  -Tentar entrar em 3ªfase (parece que existe) na UM mesmo que seja no pior curso (Química, Línguas...) e depois para o ano mudar para o curso que desejo.

                                                  Agora peço a vossa opinião, eu preferia entrar no IPCA e depois mudar para a UM mas não sei se isso é viável... e já agora se não fosse pedir muito gostava que me explicassem como funciona a 3ªfase.
                                                  1 - sim, indo para o IPCA (ou para outro lado qualquer) podes para o ano fazer uma mudança de curso;

                                                  2 - podes também voltar a fazer os Nacionais e concorrer pelas duas maneiras (concurso local ou concurso nacional) e sim, se não conseguires melhores, podes concorrer com a nota deste ano nos próximos dois anos;

                                                  3 - não recomendo. Terceira fase haverá em pouquíssimos cursos, provavelmente só em cursos com pouco interesse como Estudos Orientais ou assim e que não tem rigorosamente nada a ver com o que tu queres. Se fizeres uma mudança de curso para a UM há essencialmente 3 factores que pesam na candidatura: notas do secundário, cadeiras feitas com relevância para o curso a que te candidatas e respectivas notas e grau de afinidade do curso. Se estiveres num curso de Línguas ou assim não te adianta de nada estares no UM porque a afinidade com o curso que queres é nula. É um ano perdido.


                                                  O melhor que tens a fazer, em minha opinião, é ficares no IPCA e fazeres o maior número de cadeiras possível (todas, de preferência). Eu não conheço o plano de estudos de ambos os cursos mas se estás em Informática para a saúde terás certamente muitas equivalências com LTSI, por exemplo, quanto mais não seja a nível de matemáticas e umas programações.

                                                  Chegado ao próximo ano, recomendo que concorras por concurso local (mudança de curso) e se puderes faz igualmente os nacionais e concorres também por concurso nacional.

                                                  Espero ter ajudado

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                                    1 - sim, indo para o IPCA (ou para outro lado qualquer) podes para o ano fazer uma mudança de curso;

                                                    2 - podes também voltar a fazer os Nacionais e concorrer pelas duas maneiras (concurso local ou concurso nacional) e sim, se não conseguires melhores, podes concorrer com a nota deste ano nos próximos dois anos;

                                                    3 - não recomendo. Terceira fase haverá em pouquíssimos cursos, provavelmente só em cursos com pouco interesse como Estudos Orientais ou assim e que não tem rigorosamente nada a ver com o que tu queres. Se fizeres uma mudança de curso para a UM há essencialmente 3 factores que pesam na candidatura: notas do secundário, cadeiras feitas com relevância para o curso a que te candidatas e respectivas notas e grau de afinidade do curso. Se estiveres num curso de Línguas ou assim não te adianta de nada estares no UM porque a afinidade com o curso que queres é nula. É um ano perdido.


                                                    O melhor que tens a fazer, em minha opinião, é ficares no IPCA e fazeres o maior número de cadeiras possível (todas, de preferência). Eu não conheço o plano de estudos de ambos os cursos mas se estás em Informática para a saúde terás certamente muitas equivalências com LTSI, por exemplo, quanto mais não seja a nível de matemáticas e umas programações.

                                                    Chegado ao próximo ano, recomendo que concorras por concurso local (mudança de curso) e se puderes faz igualmente os nacionais e concorres também por concurso nacional.

                                                    Espero ter ajudado
                                                    Sem dúvida ajudaste, pelo menos para já acho que a opção 3ª fase está posta de parte.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      o meu conselho é fazeres a inscrição no IPCA e focares a tua atenção nas cadeiras do 1º ano onde poderás ter equivalência:

                                                      -Programação Orientada a Objectos,
                                                      -Analise Matemática,
                                                      -Matemática Discreta e Algreba Linear,
                                                      -Linguagens de Programação,
                                                      -Algoritmos e Estruturas de Dados,
                                                      -Redes de Computadores,
                                                      -Probabilidades e Estatisticas

                                                      Depois aconselho-te a arranjares o programa detalhado de cada uma dessas cadeiras e a marcares uma reunião com o Director de Curso de LTSI para ele te indicar as equivalências que poderás ter.

                                                      O nome dele é Manuel Santos e o contacto é mfs@dsi.uminho.pt


                                                      boa sorte

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X