Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Entrou-me um raio pela chaminé!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Entrou-me um raio pela chaminé!

    Foi isso mesmo. No passado Domingo por volta das 19h estava sentado no sofá da sala quando, em simultâneo, ouço um forte trovão em cima da casa e um clarão vindo da cozinha, o automático do quadro eléctrico desligou-se. Não conseguia ligar o quadro. Por tentativas lá consegui descobrir de onde vinha o problema e deixei o respectivo disjuntor desligado. O motor do extractor foi danificado, só não sei se queimou ou se foi alguma peça que o proteje (não sei o nome) que ficou danificada. Junto à chaminé tenho uma pequena torre em ferro onde está colocada a antena de televisão bem como uma parabólica. Terá sido esta torre a atrair o raio? Se por acaso estivesse naquele momento com a mão na campânola que é em inox virava churrasco não?

    Um abraço.

    #2
    se foi a antena a tua tv devia ter fritado. não percebo muito mas deve ter sido a ligação à terra do extractor que atraiu o raio.

    o ideal seria por um para-raios ai na zona, porque é vem provável que volte a acontecer.
    Editado pela última vez por andmiguel; 24 September 2008, 00:24.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Braga68 Ver Post
      Foi isso mesmo. No passado Domingo por volta das 19h estava sentado no sofá da sala quando, em simultâneo, ouço um forte trovão em cima da casa e um clarão vindo da cozinha, o automático do quadro eléctrico desligou-se. Não conseguia ligar o quadro. Por tentativas lá consegui descobrir de onde vinha o problema e deixei o respectivo disjuntor desligado. O motor do extractor foi danificado, só não sei se queimou ou se foi alguma peça que o proteje (não sei o nome) que ficou danificada. Junto à chaminé tenho uma pequena torre em ferro onde está colocada a antena de televisão bem como uma parabólica. Terá sido esta torre a atrair o raio? Se por acaso estivesse naquele momento com a mão na campânola que é em inox virava churrasco não?

      Um abraço.

      Não acredito.

      Tens que tirar uma foto ao raio, com a AutoHoje desta semana ao lado!


      Agora a sério, se essa torre é o ponto mais alto aí perto, é possível que tenha provocado isso...
      Se viravas churrasco? Há relatos de pessoas atingidas por relâmpagos, e sobreviveram! Eu não arriscava...

      Tenta lá mudar qualquer coisa por aí, para não voltar a acontecer


      Que cena.........

      Comentário


        #4
        Eu se fosse a ti, contactava imediatamente o ministério que tutela os serviços prisionais portugueses e contava-lhes o sucedido. Visto que a tua chaminé tem o dom de atrair raios, talvez os serviços prisionais queiram trasnformá-la numa espécie de cadeira eléctrica, caso a pena de morte seja instaurada por cá.

        Comentário


          #5
          A forma como relatei o sucedido até pode parecer um pouco estúpido mas resumindo, ouço um valente estoiro por cima da casa e ao mesmo tempo um forte clarão vindo da cozinha.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por andmiguel Ver Post
            se foi a antena a tua tv devia ter fritado. não percebo muito mas deve ter sido a ligação à terra do extractor que atraiu o raio.

            o ideal seria por um para-raios ai na zona, porque é vem provável que volte a acontecer.
            Se foi a ligação à terra porque é que só o extractor é que foi danificado? O clarão vindo da cozinha (tipo flash) pode muito bem ter sido resultado do curto-circuíto no extractor, mais provável que a hipótese de ter sido o próprio raio a descer pela chaminé (devo estar a dizer uma enorme parvoíce ).
            Editado pela última vez por Braga68; 24 September 2008, 23:54.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Braga68 Ver Post
              Se foi a ligação à terra porque é que só o extractor é que foi danificado? O clarão vindo da cozinha (tipo flash) pode muito bem ter sido resultado do curto-circuíto no extractor, mais provável que a hipótese de ter sido o próprio raio a descer pela chaminé (deve estar a dizer uma enorme parvoíce ).
              se não sabes a diferença duma faisca e dum forte trovão vou ali já venho

              Comentário


                #8
                até a atenderes o telefone em dia/noite de relâmpagos podes virar churrasco. Mas deixo isso para os experts em raios..

                Comentário


                  #9
                  é caso para dizer raios partam

                  Comentário


                    #10
                    Como já foi dito, se um raio atingisse a antena da televisão, ficavas com fogo de artifício no lugar da televisão.

                    Pode ter andado perto, mas não lhe acertou de certeza.

                    Comentário


                      #11
                      Boas,

                      Antes de mais... tiveste foi mta sorte, o raio n te atingiu directa/!

                      O caso mais próximo q conheço disso, foi há uns anos em Castelo Branco, em q uma casa na rua onde morava foi MESMO atingida.
                      Resultado:
                      • Chaminé partida;
                      • Paredes danificadas;
                      • Cozinha parecia q tinha lá passado um comboio, com várias coisas partidas e desarrumadas.

                      Se n tens nada destes itens é pq n foi directo mas, sim uma ramificação e pequena.

                      Cumps,
                      Edd

                      Comentário


                        #12
                        Esse parece ser o verdadeiro raio que o parta! Looool!

                        Pela descrição, não me parece que tivesse sido directamente. Se um raio entra por uma chaminé, terá que sair por algum lado, à procura de terra. Não acredito que o exaustor ficasse em grande estado depois disso...

                        Comentário


                          #13
                          Se o Raio entrasse directamente em tua casa ia andar lá às voltas até encontrar outra saída, porque ele não sai pelo mesmo sítio
                          Acho que estou correcto, se não estiver corrijam-me

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Braga68 Ver Post
                            Foi isso mesmo. No passado Domingo por volta das 19h estava sentado no sofá da sala quando, em simultâneo, ouço um forte trovão em cima da casa e um clarão vindo da cozinha, o automático do quadro eléctrico desligou-se. Não conseguia ligar o quadro. Por tentativas lá consegui descobrir de onde vinha o problema e deixei o respectivo disjuntor desligado. O motor do extractor foi danificado, só não sei se queimou ou se foi alguma peça que o proteje (não sei o nome) que ficou danificada. Junto à chaminé tenho uma pequena torre em ferro onde está colocada a antena de televisão bem como uma parabólica. Terá sido esta torre a atrair o raio? Se por acaso estivesse naquele momento com a mão na campânola que é em inox virava churrasco não?

                            Um abraço.
                            Com isso estavas á espera do que?

                            Meu caro quem fez isso foi um artista e nao percebe nada disso, isso está mal feito o mais alto da casa tinha que ser o para raios e tem um cabo a descarregar directamente na terra atravez de ligadores amoviveis e de electrodos de terra nas fundações.

                            Se a antena tiver perto do pararaios teria que estar ligada para uma eventual descarga na antena ir para a terra.

                            Da forma que tens isso é um perigo

                            Comentário


                              #15
                              Xi, tanto preconceito da TV repetido por aqui.



                              1) Os relâmpagos gostam de acertar em chaminés, é verdade.

                              2) Os relâmpagos adoram chaminés de tijolo também, não precisam de ser metálicas.

                              3) O problema das chaminés é o ar. Estúpido? Nem por isso. Vejamos:

                              4) Por uma chaminé sai ar quente.

                              5) Sim, mesmo que n estejas a cozinhar, nem com o esquentador ligado, nem com a lareira acesa, sai ar quente, isto porque...

                              6) ... o ar dentro de casa num dia frio é tipicamente mais quente que o ar fora de casa.

                              7) O ar quente sobe pela chaminé e cria uma zona mais quente e seca em torno desta.

                              8) Ora, esse ar seco é facilmente ionizável, isto é, propenso a acumular carga electrostática que potencia o relâmpago.

                              9) Contra o que parece lógico, o pára-raios não é pensado para que um raio lhe acerte! (isso acontece em caso extremo). Então?

                              10) O pára-raios está lá para evitar que o raio se forme!

                              11) O pára-raios serve como um escape para a terra da carga eléctrica em excesso na tal bolha de ar quente. Sem a tal ionização a chaminé deixa de ser um sítio "preferencial" para a queda do relâmpago.




                              Portanto:

                              - Deixa lá a coitada da antena que não teve culpa nenhuma;

                              - Muita sorte tiveste se foi só o exaustor que fritou;

                              - Se ainda assim estás receoso, não perdes nada em fazer uma ligação do mastro à terra (isto pode não ser trivial dependendo das características eléctricas do próprio solo);

                              - Se fizeres o anteriormente dito, coloca no mastro, electricamente em bom contacto, uma vara de cobre bem afiada virada para cima (não é superstição, é mesmo para facilitar o tal escoamento de cargas).

                              Comentário


                                #16
                                só uma infozinha à parte...

                                Segundo vi num programa de tv, quando vemos a imagem de um raio no ar, trata-se do regresso do raio ao ponto de origem, a partida do raio ao solo é tão rápida q n é perceptível ao olho humano.

                                ps. se alguém mais conhecedor desta matéria quiser, pode explicar melhor este facto, está à vontade claro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                  Xi, tanto preconceito da TV repetido por aqui.



                                  1) Os relâmpagos gostam de acertar em chaminés, é verdade.

                                  2) Os relâmpagos adoram chaminés de tijolo também, não precisam de ser metálicas.

                                  Os raios acertam por norma nas partes mais altas que forem condutoras...se tiverem molhadas todas sao condutoras


                                  9) Contra o que parece lógico, o pára-raios não é pensado para que um raio lhe acerte! (isso acontece em caso extremo). Então?

                                  10) O pára-raios está lá para evitar que o raio se forme!

                                  11) O pára-raios serve como um escape para a terra da carga eléctrica em excesso na tal bolha de ar quente. Sem a tal ionização a chaminé deixa de ser um sítio "preferencial" para a queda do relâmpago.
                                  Tens conhecimento de pararaios para dizeres isso?

                                  o para raio serve para atrair o rais e nao como escape...escape é a fita metalica e os electrodos de terra nas fundações



                                  Portanto:

                                  - Deixa lá a coitada da antena que não teve culpa nenhuma;

                                  .
                                  Achas?

                                  A antena como está está a servir de para raios ou seja atrai os raios que rebentam com tudo por onde essa carga passa....

                                  a solução era a um para raios mais alto que a antena e a ligação da antena á descarga do par raios, para em caso de raio ir logo pa terra e não afectar nada em casa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PTFighter Ver Post
                                    só uma infozinha à parte...

                                    Segundo vi num programa de tv, quando vemos a imagem de um raio no ar, trata-se do regresso do raio ao ponto de origem, a partida do raio ao solo é tão rápida q n é perceptível ao olho humano.

                                    ps. se alguém mais conhecedor desta matéria quiser, pode explicar melhor este facto, está à vontade claro.
                                    True, true.

                                    Nesse programa até mostraram um homem que morreu devido a um raio, com a tempestade a Kms de distância. Este ganhava o Euromilhoes várias vezes na vida, tal a sorte que teve

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
                                      True, true.

                                      Nesse programa até mostraram um homem que morreu devido a um raio, com a tempestade a Kms de distância. Este ganhava o Euromilhoes várias vezes na vida, tal a sorte que teve
                                      exactamente

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por andmiguel Ver Post
                                        se não sabes a diferença duma faisca e dum forte trovão vou ali já venho
                                        Uma faísca não é o resultado de um trovão?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Precipitei-me ao dar o título que dei ao tópico. O clarão que vi foi resultado do curto-circuíto e não do raio. Estão de acordo?

                                          Já agora revelo como o electrecista fez a "terra" cá em casa, por acaso é uma situação que desde o início me preocupa. Sempre disse ao "artista" que queria os melhores mateirais e as melhores soluções para a instalação eléctrica. Vai daí, o homem disse-me que ía "fazer uma terra", isto, mais coisa menos coisa. Então fez uma cova com cerca de metro e meio e colocou lá dentro (não me recordo da ordem) carvão, sal grosso e uma chapa grossa ondulada em cobre. Para garantir uma melhor "terra", ligou a essa chapa e ao ferro de um dos pilares da casa um cabo em cobre. É isto que me preocupa, pois segundo ele, esta prática é proibída pela Certiel (entidade que certifica as instalações eléctricas). Se é proibído é porque é perigoso com certeza. Ainda vou escavacar aquilo tudo para retirar o tal cabo.

                                          Outra preocupação que lhe demonstrei foi precisamente a queda de raios, mas a solução que me deu era algo complicada. Não me recordo bem, mas penso que teria que ter qualquer coisa nos quatro cantos do telhado, cabo de cobre a liga-los que depois seguia para a terra, etc.
                                          Editado pela última vez por Braga68; 25 September 2008, 00:19.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Braga68 Ver Post
                                            Precipitei-me ao dar o título que dei ao tópico. O clarão que vi foi resultado do curto-circuíto e não do raio. Estão de acordo?

                                            Já agora revelo como o electrecista fez a "terra" cá em casa, por acaso é uma situação que desde o início me preocupa. Sempre disse ao "artista" que queria os melhores mateirais e as melhores soluções para a instalação eléctrica. Vai daí, o homem disse-me que ía "fazer uma terra", isto, mais coisa menos coisa. Então fez uma cova com cerca de metro e meio e colocou lá dentro (não me recordo da ordem) carvão, sal grosso e uma chapa grossa ondulada em cobre. Para garantir uma melhor "terra", ligou a essa chapa e ao ferro de um dos pilares da casa um cabo em cobre. É isto que me preocupa, pois segundo ele, esta prática é proibída pela Certiel (entidade que certifica as instalações eléctricas). Se é proibído é porque é perigoso com certeza. Ainda vou escavacar aquilo tudo para retirar o tal cabo.

                                            Outra preocupação que lhe demonstrei foi precisamente a queda de raios, mas a solução que me deu era algo complicada. Não me recordo bem, mas penso que teria que ter qualquer coisa nos quatro cantos do telhado, cabo de cobre a liga-los que depois seguia para a terra, etc.
                                            Não será nos 4 cantos das fundações?, normalmente o que se faz é se colocar um electrodo de terra a cada canto da fundação e depois amarar á volta uma fita de aço ou até um cabo de terra (grosso)


                                            No telhado é só o para raios.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                              Não será nos 4 cantos das fundações?, normalmente o que se faz é se colocar um electrodo de terra a cada canto da fundação e depois amarar á volta uma fita de aço ou até um cabo de terra (grosso)


                                              No telhado é só o para raios.
                                              Não é invlugar tb colocar mais do q um pára-raios no telhado, ligados entre si e por mais do que um caminho à terra (isto em edifícios grandes).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                Não é invlugar tb colocar mais do q um pára-raios no telhado, ligados entre si e por mais do que um caminho à terra (isto em edifícios grandes).
                                                Olha os que tenho trabalhado e sao edificios modernos de habitação ou escritorios de luxo do mais moderno que existe no pais, tem 1 para raios, tem é ligações entre o para-raios e os outros elementos do telhado como as antenas, e uma ou varias descargas directa para as fundações, sem fazer curvas.

                                                Mas posso investigar isso dos varios para raios aqui com os directores de obra da parte electrica para ver em que casos se justifica.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Braga68 Ver Post
                                                  A forma como relatei o sucedido até pode parecer um pouco estúpido mas resumindo, ouço um valente estoiro por cima da casa e ao mesmo tempo um forte clarão vindo da cozinha.
                                                  Poe-te a pau pq pode ter sido 1 exterminador mandado por alguem no futuro, q tenha aparecido na cozinha, e geralmente aparecem nús

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                    Não é invlugar tb colocar mais do q um pára-raios no telhado, ligados entre si e por mais do que um caminho à terra (isto em edifícios grandes).
                                                    Só se for no telhado do Pentagono

                                                    Como tinha dito só vejo um para-raios por edificio... perguntei se podiam levar 2 ao gajo que nos vende os para-raios e ele diz que não pois ha para raios com 100m de alcance

                                                    Ou seja é sempre um para -raios por edificio tal como eu sempre vi.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Braga68 Ver Post
                                                      Uma faísca não é o resultado de um trovão?
                                                      Só um esclarecimento.
                                                      O trovão é o resultado do relâmpago e não o contrário.
                                                      A expansão do ar superaquecido (devido ao relâmpago) é que provoca o trovão.

                                                      Abraço
                                                      XO

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X