Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Portugueses culpados por endividamento

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Portugueses culpados por endividamento

    Portugueses culpados por endividamento

    O presidente da Associação Portuguesa de Bancos, João Salgueiro, considera que os portugueses são culpados de enfrentarem problemas com o excesso de endividamento, por serem pouco cuidadosos quando se endividam junto das instituições de crédito.

    Para este responsável, as dificuldades sentidas pelos portugueses com as subidas das taxas de juro devem-se em grande parte à “cultura do desenrasca”, própria de quem “não faz contas à vida”.


    Em entrevista à rádio TSF, João Salgueio refere que o endividamento começa logo nas campanhas publicitárias. “Quando há uma campanha agressiva para passar férias no Brasil, as pessoas convertem dívidas para aproveitar a viagem”, assinala, sublinhando que a decisão não é tomada pelo endividamento mas sim pela compra.


    Para o presidente da Associação de Bancos, o problema do estilo de vida dos portugueses é uma “questão de mentalidade estimulada pelas campanhas de publicidade”. “Houve muita gente que se endividou para comprar roupa de marca, para as férias ou para mudar de carro, não foi só para a casa”, sublinhou, alegando que os portugueses não antecipam o futuro.
    Acho curiosas estas afirmações de um responsável do sector bancário...

    Se é verdade que os portugueses, no que toca à cultura financeira, são muito fracos e invejosos, onde copiam o vizinho para ter o que não podem ter e não fazem grande controlo das despesas mensais...

    A verdade é que são os bancos, com publicidade agressiva e enganosa (quase sempre), a conceder os créditos sem grandes cuidados...

    Como se aprovam os créditos ao consumo, sem conhecimento de todos os créditos que uma pessoa tem, baseando-se apenas na palavra da pessoa?

    Como se aprovam créditos à habitação a pessoas no fio da navalha...

    Enfim,
    os portugueses são responsáveis, mas as entidades bancárias são muito mais!

    #2
    Originalmente Colocado por mjm Ver Post
    os portugueses são responsáveis, mas as entidades bancárias são muito mais![/B]
    pois eu tenho a opinião, exactamente contraria.

    O grande culpado por qq divida, é a pessoa que a contrai, e não quem empresta.

    Existem creditos que infelizmente, são quase inevitaveis. ex:habitação
    Mas existem outros que são completas anormalidades.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
      pois eu tenho a opinião, exactamente contraria.

      O grande culpado por qq divida, é a pessoa que a contrai, e não quem empresta.

      Existem creditos que infelizmente, são quase inevitaveis. ex:habitação
      Mas existem outros que são completas anormalidades.
      Desculpa lá mas isso é conversa de xaxa... é certo que quem contrai emprestimos a mais tem culpa...mas esta é apenas uma parte do problema.

      Que culpa tem as pessoas que as taxas euribor subam todos os dias? sao as pessoas que controlam esta subida ridicula? uma treta de um banco nos eua vai á falencia, que afinal foi comprado por outro e sobe as taxas aqui todos os dias....

      Os bancos o que querem sei eu e tambem sei que sao uns ladrões do pior

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
        pois eu tenho a opinião, exactamente contraria.

        O grande culpado por qq divida, é a pessoa que a contrai, e não quem empresta.

        Existem creditos que infelizmente, são quase inevitaveis. ex:habitação
        Mas existem outros que são completas anormalidades.
        x2

        O facto de as campanhas serem agressivas faz parte do processo. Também as há em muitas outras áreas de negócio.

        Hoje em dia há mais do que informação sobre taxas de juro, TAEG's, TAEN's, taxa de esforço, endividamento, etc etc etc que não há desculpas.

        Conheço casos de pessoas que se endividaram sempre com a ideia "ah, depois eu arranjo maeira de pagar" ou "a situação até lá melhora" e que depois acabaram a contrair empréstimos para pagar empréstimos.

        Comentário


          #5
          Penso que existem sempre dois lados.

          De facto algumas pessoas fazem créditos até para comprar aquele telefone da última geração em que nem utilizam um terço das funções.

          Mas penso que só se analizam essas questões como se os créditos tivessem sido todos feitos nos últimos três anos. Mas existem vários casos em que os créditos foram feitos quando as condições económicas permitiam fazer face aos mesmos mas com a perda do poder de compra, aumento dos impostos e taxas de juros, a capacidade económica foi-se diminuindo e existem casos em que ou se come ou se paga a casa. Não dá para os dois lados.

          Depois temos a questão em que, nas condições da classe média, pelo menos casa e carro tem de ser a crédito. No início de vida, se não houver o "paitrocício" de pelo menos uma das partes na eventualidade de um jovem casal montar casa, lá vai mais um crédito para o fogão e frigorífico e a cama e o sofá.

          Ou seja, o preço a que os bens são vendidos, em comparação com os ordenados auferidos chega a obrigar a créditos nem que seja para comprar uma mobília de quarto.

          Por último, penso que ao nível da Associação Portuguesa de Bancos fica mal falar neste tom, especialmente tendo em conta que inclusivé já foram penalizados por campanhas publicitárias enganosas e todos sabemos os truques e agressividade dessas mesmas campanhas. Fora os encargos ridículos de uma simples manuntenção de conta.

          Ainda hoje foram proibidos os encargos que os bancos cobram por uma simples renegociação de spread, assim como a obrigatoriedade de subscrever produtos como cartões de crédito ou PPR´s (a tal prática em que fica bem aplicar mais um estrangeirismo como cross sell). Ou seja, se alguém se apresenta no banco demonstrando incapacidade para fazer face aos créditos e solicita uma renegociação de spread, ainda tem de subscrever um cartão de crédtio.

          Claro que existe muito boa gente que faz créditos para irem bronzar as nalgas ao Brasil e o pagamento... logo se vê.

          Mas não podemos generalizar, pois existem muitas pessoas honestas e com capacidade de trabalho que têm dificuldades para comer mas as despesas ao final do mês são pagas religiosamente.

          Desculpem o testamento.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por mjm Ver Post
            Acho curiosas estas afirmações de um responsável do sector bancário...

            Se é verdade que os portugueses, no que toca à cultura financeira, são muito fracos e invejosos, onde copiam o vizinho para ter o que não podem ter e não fazem grande controlo das despesas mensais...

            A verdade é que são os bancos, com publicidade agressiva e enganosa (quase sempre), a conceder os créditos sem grandes cuidados...

            Como se aprovam os créditos ao consumo, sem conhecimento de todos os créditos que uma pessoa tem, baseando-se apenas na palavra da pessoa?

            Como se aprovam créditos à habitação a pessoas no fio da navalha...

            Enfim,
            os portugueses são responsáveis, mas as entidades bancárias são muito mais!

            Deixa-me ver, os senhores do banco vão de casa em casa, de pistola em punho, obrigar as pessoas a contrair créditos!!!
            O interesse dos bancos é exactamente que as pessoas adquiram créditos junto deles.

            Cabe a cada um ter juízo suficiente para não querer viver acima das suas reais possibilidades.

            Comentário


              #7
              O Sr. João Salgueio que fala ai no artigo com os rendimentos que têm (muitos deles conseguidos por elevados rendimentos dos emprestimos que a banca faz) estou certo que não precisara de recorrer a emprestimos...
              Havera sempre quem pede mais do que devia (existe em todos os Paises) mas também existe muito boa gente (se calhar a maioria) que os seus rendimentos (500€/600€) não lhes permitem comprar as coisas de outra maneira...
              Quem ganha 600€, paga 400€ de renda de casa, como vai comprar algo que lhe apareça e que precisa? (Um frigorifico por exemplo) O dinheiro mal lhe chega para comer, para o passe, para as despesas do dia a dia...
              Eu pessoalmente recorri a crédito para comprar o carro mesmo tendo o dinheiro para o mesmo (sou muito prevenido e não gosto de ficar descalço), e so depois de o pagar é que me meti num emprestimo para comprar uma casa, mas apesar de não ter outras despesas com créditos estou a ver a coisa mal com tanta subida na taxa Euribor...
              O orçamento de uma familia (normal) Portuguesa com mais de 150€ (em casos que conheço) na prestação da casa do que à 2 anos esta a ficar magro e não é por culpa das pessoas...

              Comentário


                #8
                Claro que a culpa imediata é de quem contrai o crédito.

                Mas eu impunha novas leis neste sector. Acabava com a publicidade que incita ao crédito.

                Ainda há uns dias um Banco (não sei se a Caixa) tinha a seguinte publicidade: "Lembra-se daquilo que nunca pode comprar? Agora já pode. Compre Hoje e só pague em Novembro!"

                Obviamente se a pessoa nunca pode comprar é porque não tinha dinheiro.

                Achei uma técnica abusiva e que incitava ao crédito.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Demoneeth Ver Post
                  Penso que existem sempre dois lados.

                  De facto algumas pessoas fazem créditos até para comprar aquele telefone da última geração em que nem utilizam um terço das funções.

                  Mas penso que só se analizam essas questões como se os créditos tivessem sido todos feitos nos últimos três anos. Mas existem vários casos em que os créditos foram feitos quando as condições económicas permitiam fazer face aos mesmos mas com a perda do poder de compra, aumento dos impostos e taxas de juros, a capacidade económica foi-se diminuindo e existem casos em que ou se come ou se paga a casa. Não dá para os dois lados.

                  Depois temos a questão em que, nas condições da classe média, pelo menos casa e carro tem de ser a crédito. No início de vida, se não houver o "paitrocício" de pelo menos uma das partes na eventualidade de um jovem casal montar casa, lá vai mais um crédito para o fogão e frigorífico e a cama e o sofá.

                  Ou seja, o preço a que os bens são vendidos, em comparação com os ordenados auferidos chega a obrigar a créditos nem que seja para comprar uma mobília de quarto.

                  Por último, penso que ao nível da Associação Portuguesa de Bancos fica mal falar neste tom, especialmente tendo em conta que inclusivé já foram penalizados por campanhas publicitárias enganosas e todos sabemos os truques e agressividade dessas mesmas campanhas. Fora os encargos ridículos de uma simples manuntenção de conta.

                  Ainda hoje foram proibidos os encargos que os bancos cobram por uma simples renegociação de spread, assim como a obrigatoriedade de subscrever produtos como cartões de crédito ou PPR´s (a tal prática em que fica bem aplicar mais um estrangeirismo como cross sell). Ou seja, se alguém se apresenta no banco demonstrando incapacidade para fazer face aos créditos e solicita uma renegociação de spread, ainda tem de subscrever um cartão de crédtio.

                  Claro que existe muito boa gente que faz créditos para irem bronzar as nalgas ao Brasil e o pagamento... logo se vê.

                  Mas não podemos generalizar, pois existem muitas pessoas honestas e com capacidade de trabalho que têm dificuldades para comer mas as despesas ao final do mês são pagas religiosamente.

                  Desculpem o testamento.
                  X2 é isso mesmo...

                  Comentário


                    #10
                    Mais uma rodada...

                    Não resisti!



                    ........


                    "A culpa? Não é minha... é sempre dos outros..."

                    Comentário


                      #11
                      O joão salgueiro tem razão.
                      a culpa da divida é de quem a contrai evidentemente.
                      È uma verdade de La Pallice

                      Comentário


                        #12
                        Tenho ideia de que existe demasiada "propaganda bancária" no que se refere ao crédito. Eu próprio já fui incentivado a contrair novo empréstimo/crédito...quando já estava com outro (carro). Rasguei logo os papéis...a entidade em questão BBVA.

                        Já para não falar dos inúmeros anúncios que todos os dias assolam as nossas tv's principalmente em altura de novelas e telejornais. Como Silver disse e bem, devia haver uma entidade reguladora que colocasse limites a este tipos de anúncios.

                        P.s. Realço ainda que não é por falta de informação que as pessoas contraem créditos, os avisos são já muitos e há pessoas que pensam que só acontece aos outros e continuam a querer mostrar um nível de vida que não conseguem suportar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                          Claro que a culpa imediata é de quem contrai o crédito.

                          Mas eu impunha novas leis neste sector. Acabava com a publicidade que incita ao crédito.

                          Ainda há uns dias um Banco (não sei se a Caixa) tinha a seguinte publicidade: "Lembra-se daquilo que nunca pode comprar? Agora já pode. Compre Hoje e só pague em Novembro!"

                          Obviamente se a pessoa nunca pode comprar é porque não tinha dinheiro.

                          Achei uma técnica abusiva e que incitava ao crédito.
                          o objectivo do banco é vender credito, evidentemente que tem que incentivar o crédito.

                          agressivo seria se lhe encostassem um pistola a cabeça e obrigassem o gajo a assinar

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                            Tenho ideia de que existe demasiada "propaganda bancária" no que se refere ao crédito. Eu próprio já fui incentivado a contrair novo empréstimo/crédito...quando já estava com outro (carro). Rasguei logo os papéis...a entidade em questão BBVA.

                            Já para não falar dos inúmeros anúncios que todos os dias assolam as nossas tv's principalmente em altura de novelas e telejornais. Como Silver disse e bem, devia haver uma entidade reguladora que colocasse limites a este tipos de anúncios.

                            um lapis azul?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                              um lapis azul?
                              Vermelho

                              Comentário


                                #16
                                O Dr. João Salgueiro foi um dos grandes professores que tive na faculdade.

                                Dou-lhe alguma razão no que diz, mas a culpa não é nem só das pessoas nem só dos bancos.

                                Claro que as pessoas que contraem empréstimos têm a sua responsabilidade, mas é o banco que os concede e que analisa o risco e taxas de esforço....

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por fmiguel79 Ver Post
                                  O Sr. João Salgueio que fala ai no artigo com os rendimentos que têm (muitos deles conseguidos por elevados rendimentos dos emprestimos que a banca faz) estou certo que não precisara de recorrer a emprestimos...
                                  Havera sempre quem pede mais do que devia (existe em todos os Paises) mas também existe muito boa gente (se calhar a maioria) que os seus rendimentos (500€/600€) não lhes permitem comprar as coisas de outra maneira...
                                  Quem ganha 600€, paga 400€ de renda de casa, como vai comprar algo que lhe apareça e que precisa? (Um frigorifico por exemplo) O dinheiro mal lhe chega para comer, para o passe, para as despesas do dia a dia...
                                  Eu pessoalmente recorri a crédito para comprar o carro mesmo tendo o dinheiro para o mesmo (sou muito prevenido e não gosto de ficar descalço), e so depois de o pagar é que me meti num emprestimo para comprar uma casa, mas apesar de não ter outras despesas com créditos estou a ver a coisa mal com tanta subida na taxa Euribor...
                                  O orçamento de uma familia (normal) Portuguesa com mais de 150€ (em casos que conheço) na prestação da casa do que à 2 anos esta a ficar magro e não é por culpa das pessoas...
                                  claro que é!

                                  basta olhar para as vriaçoes das taxas de juro nas ultimas duas decadas para se eprceber que as taxas normais serão entre os 4% e os 5.5% é impossivel taxas de 2% ad eterno.
                                  Obviamente que é falta de cultura! mas aculpa não é do banco

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por OneLife Ver Post
                                    O Dr. João Salgueiro foi um dos grandes professores que tive na faculdade.

                                    Dou-lhe alguma razão no que diz, mas a culpa não é nem só das pessoas nem só dos bancos.

                                    Claro que as pessoas que contraem empréstimos têm a sua responsabilidade, mas é o banco que os concede e que analisa o risco e taxas de esforço....
                                    e por isso estão a pagar com a subida em flecha do credito mal parado.
                                    a verdade é que metade dos portugues são "sub prime" se é que me explico.
                                    no entanto se os bancos recusarem creditos aos "sub primes" temos um levantamen to popular porque fazem discriminação e tal pardais ao ninho.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O objectivo de toda a publicidade é criar uma necessidade onde não há. E toda a publicidade incentiva de forma mais ou menos agressiva. Cada um de nós é que tem que ter o discernimento para ver do que realmente necessita e que necessidade/prazer pode satisfazer sem colocar em risco a estabilidade financeira.

                                      Podemos fazer um paralelismo com anúncios a outros produtos... lá por vermos muitos anúncios a carros e desejarmos tê-los não vamos comprá-los e depois culpar as marcas pela nossa falta de liquidez... ou lá por vermos anúncios a chocolates não vamos culpar as marcas por ficarmos obesos por comê-los em excesso.

                                      Somos adultos, temos capacidade de raciocínio, sabemos fazer escolhas. Ninguém nos está a forçar a consumir.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                        o objectivo do banco é vender credito, evidentemente que tem que incentivar o crédito.

                                        agressivo seria se lhe encostassem um pistola a cabeça e obrigassem o gajo a assinar
                                        Eu sei, por isso é que acho que essa publicidade devia ser regulada em alguns pontos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                          O objectivo de toda a publicidade é criar uma necessidade onde não há. E toda a publicidade incentiva de forma mais ou menos agressiva. Cada um de nós é que tem que ter o discernimento para ver do que realmente necessita e o que é que necessidade/prazer pode satisfazer sem colocar em risco a estabilidade financeira.

                                          Podemos fazer um paralelismo com anúncios a outros produtos... lá por vermos muitos anúncios a carros e desejarmos tê-los não vamos comprá-los e depois culpar as marcas pela nossa falta de liquidez... ou lá por vermos anúncios a chocolates não vamos culpar as marcas por ficarmos obesos por comê-los em excesso.

                                          Somos adultos, temos capacidade de raciocínio, sabemos fazer escolhas. Ninguém nos está a forçar a consumir.
                                          O problema é que nem todos têm e é mesmo atrás desses que eles andam!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                            Desculpa lá mas isso é conversa de xaxa... é certo que quem contrai emprestimos a mais tem culpa...mas esta é apenas uma parte do problema.

                                            Que culpa tem as pessoas que as taxas euribor subam todos os dias? sao as pessoas que controlam esta subida ridicula? uma treta de um banco nos eua vai á falencia, que afinal foi comprado por outro e sobe as taxas aqui todos os dias....

                                            Os bancos o que querem sei eu e tambem sei que sao uns ladrões do pior
                                            ninguem é obrigado a negociar com eles.

                                            vais ao banco do estado, talvez seja melhor .....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                              O objectivo de toda a publicidade é criar uma necessidade onde não há. E toda a publicidade incentiva de forma mais ou menos agressiva. Cada um de nós é que tem que ter o discernimento para ver do que realmente necessita e que necessidade/prazer pode satisfazer sem colocar em risco a estabilidade financeira.

                                              Podemos fazer um paralelismo com anúncios a outros produtos... lá por vermos muitos anúncios a carros e desejarmos tê-los não vamos comprá-los e depois culpar as marcas pela nossa falta de liquidez... ou lá por vermos anúncios a chocolates não vamos culpar as marcas por ficarmos obesos por comê-los em excesso.

                                              Somos adultos, temos capacidade de raciocínio, sabemos fazer escolhas. Ninguém nos está a forçar a consumir.
                                              Vais ter de explicar isso melhor para te fazeres entender.

                                              Comentário


                                                #24
                                                A culpa é das pessoas e mais nada. Todos os dias vejo coisas que gostava de comprar (e até tenho dinheiro para elas) e não compro..

                                                Cada um é que se gere a si próprio..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                  O problema é que nem todos têm e é mesmo atrás desses que eles andam!
                                                  azar!!!
                                                  agora aprendem , ou não!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                                    e por isso estão a pagar com a subida em flecha do credito mal parado.
                                                    a verdade é que metade dos portugues são "sub prime" se é que me explico.
                                                    no entanto se os bancos recusarem creditos aos "sub primes" temos um levantamen to popular porque fazem discriminação e tal pardais ao ninho.
                                                    Mas a culpa dos créditos continuam a ter a sua parte de culpa... E ainda bem que eles também sentem essa culpa no bolso, para não continuarem a cometer os mesmos erros no futuro.

                                                    Concordo que existem muitos portugueses "subprime" com empréstimos de casas de 150k. A desculpa da discriminação não faz sentido no privado. Quando muito fossem todos à caixa e queixassem-se ao estado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                                      azar!!!
                                                      agora aprendem , ou não!
                                                      Mas tu por exemplo. Vendes a um cliente (que não entende nada do que vendes) um serviço ou equipamento mais caro que ele não precisa?

                                                      A isso chama-se agir de má fé.

                                                      Um banco vender dinheiro a quem não tem condições devia também ser considerado de má fé!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                        Eu sei, por isso é que acho que essa publicidade devia ser regulada em alguns pontos.
                                                        Já foi, na altura em que o Dec Lei 82/2006 veio alterar o Dec Lei 359/91 e estabelece que toda e qualquer comunicação ou publicidade a crédito deve indicar a TAEG de forma legível e perceptível.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                                          Já foi, na altura em que o Dec Lei 82/2006 veio alterar o Dec Lei 359/91 e estabelece que toda e qualquer comunicação ou publicidade a crédito deve indicar a TAEG de forma legível e perceptível.
                                                          Sem explicar as pessoas o que isso é não serve de nada.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                            Um banco vender dinheiro a quem não tem condições devia também ser considerado de má fé!
                                                            isso nao e do interesse do banco, pois deixa de receber juros / pagamento, portanto ha um incentivo natural para alguma selecao na concessao de credito.

                                                            Em Portugal ainda ha alguma seleccao, agora nos estates é que era completamente ao desbarato , e por causa desses ninja temos a crise que temos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X