Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cereais do Pequeno Almoço com açucar a mais !! Estudo Internacional

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cereais do Pequeno Almoço com açucar a mais !! Estudo Internacional

    Ouvi ontem a noticia e esta manhã tive oportunidade de ler o artigo.

    É curioso que quando pensamos que se está a executar uma refeição equilibrada, e esta mesma informação é "vendida" pelos fabricantes, estamos na verdade a cometer alguns excessos, isto tendo em consideração que crianças e adolescentes são o publico alvo de Chocapics e Estrelitas, etc, etc.


    100 gramas de cereais têm 4,7 pacotes de açúcar


    Consumo. Estudo internacional coordenado pela Deco alerta para o excesso de açúcar nos cereais para crianças. Portugal não foge à regra e a associação diz que falta vontade política para implementar medidas restritivas à publicidade.

    Uma em cada três crianças no País tem excesso de peso Cada 100 g de cereais para crianças comprados na Europa tem 4,7 pacotes de açúcar (36 gramas). E se for adquirido nos Estados Unidos aumenta para 5,4 unidades.

    Esta é a média, porque há variedades muito mais açucaradas.




    A Deco apela aos pais para que não façam destes produtos a principal alimentação dos pequenos-almoços dos filhos, já que os fabricantes e anunciantes não alteram as práticas. E considera que, em Portugal, "falta vontade política para criar legislação restritiva à publicidade a estes produtos".

    O estudo comparou 171 cereais de pequeno-almoço para as crianças em 31 países, tendo-se analisado a quantidade de açúcar, de gordura, de hidratos de carbono e de sal. "Em todos os produtos verificámos que é excessiva a quantidade de açúcar, o que é preocupante uma vez que constituem pelo menos uma refeição por dia. Os cereais são de fácil preparação e há uma grande pressão comercial, o que faz deles alimentos de grande consumo", diz Fernanda Santos, técnica da Deco especialista na área alimentar.

    Foi a associação portuguesa que coordenou o trabalho promovido pela Consumers Internacional. O objectivo é provar que os cereais publicitados para os mais novos lhes são prejudiciais. E que o melhor é optar pelo pão, leite e fruta ou, então, cereais que não lhes são especialmente destinados, em regra, muito menos açucarados.

    A situação é mais preocupante nos Estados Unidos (5,4 pacotes de açúcar por 100 g, mas o Kellogg's Honey Smacks tem sete), seguindo-se a Ásia e a Oceania (cinco), a Europa (4,7) e, por último, África (3,9).

    Os resultados levaram aquela federação, que congrega 220 organizações de consumidores, a lançar um apelo à Organização Mundial de Saúde para que promova o desenvolvimento de um código de boas práticas do marketing alimentar.

    Portugal sem restrições

    As dez marcas testadas em Portugal chumbaram na avaliação às quantidades de açúcar. Os menos maus são o Rik & Rok Cao Flakes, por ter menos sal, e o Chocapic Duo e Kellogg's Chocos, por terem menos gordura. Isto, quando na embalagem chamam a atenção para a importância das vitaminas, minerais e cereais integrais e na publicidade são apresentados como um bom produto para o pequeno-almoço, facto que os técnicos da revista refutam.

    Fernanda Santos diz que pode ser considerada publicidade enganosa. "Não é fácil para o consumidor compreender a rotulagem e os fabricantes tendem a simplificar a linguagem nutricional. Mas o que se destacam são as vitaminas e sais naturais que podem ser encontrados na fruta, por exemplo". E, perante a justificação de que os menores não aceitam outro tipo de comida, sublinha: "Estamos a habituar as crianças a alimentos muito açucarados e o paladar também pode ser educado. E deve ser a família e, também, a escola a educar".

    Aquela técnica diz que a associação testa alimentos para crianças regularmente e encontra sempre excesso de açúcar, de sal ou gordura, isto apesar da Federação Portuguesa das Indústrias Agro-alimentares dizer estar preocupada com a questão. E, a nível da publicidade, os consumidos são bombardeados com anúncios a "forçar o consumo de produtos pouco interessantes do ponto de vista nutritivo", apesar do código de boas práticas da Associação Portuguesa de Anunciantes.

    "A situação não se alterou e achamos que o Governo devia promover legislação a restringir a publicidade a alimentos para crianças. Mas falta vontade política para o fazer", critica Fernanda Santos. E acrescenta que a Comunidade Europeia tem apelado às boas práticas da indústria e dos anunciantes, mas é cada vez maior a pressão para alterar a legislação nacional. A Inglaterra e a França já impuseram restrições enquanto que a Suécia proíbe toda a publicidade.|

    Diário de referência
    Acesce que um pacote de açucar (os pacotinhos que acompanham os cafézinhos) tem em média cerca de 8~10 grs.

    O que pode perfazer um total de cerca de 40 grs de açucar por 100 grs de cereal.


    Fica o artigo abaixo, que é deveras interessante para se comparar este erro do excesso de açucar nos cereais.


    Consumimos mais açúcar e adoçantes do que imaginamos.

    Os mais variados e insuspeitos produtos, desde bebidas a medicamentos, contêm grandes quantidades de açúcar e adoçantes, muitas vezes de um modo disfarçado e quase sempre sem referência à percentagem que é adicionada.

    A dependência instala-se desde os primeiros meses de vida, com consequências bem amargas para a saúde. As temidas cáries dentárias e a obesidade são apenas duas faces visíveis do problema.


    Comemos demais

    Cada português consome, em média, 35 quilos de açúcar por ano, ou seja, cerca de 100 gramas por dia, o que equivale a cerca de 12 pacotinhos de açúcar iguais aos que usamos no café! E nem sequer somos os mais gulosos, comparando com os 72 quilos que cada americano consome por ano, o que contribui para que os Estados Unidos da América sejam os campeões em excesso de peso e obesidade. São dados preocupantes, revelados no relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos) 1, que compara os hábitos alimentares e os indicadores de saúde em trinta países. Os portugueses ocupam actualmente o segundo lugar em matéria de calorias diárias ingeridas, com 3741 calorias, logo a seguir aos americanos, que consomem 3774 calorias por dia. De acordo com os dados facultados pelo Ministério da Saúde e citados nesse relatório, em 1999 metade da população adulta portuguesa apresentava excesso de peso, sendo que 12,8% era obesa. Estes números continuam a aumentar, abrangendo idades cada vez mais precoces.
    Estamos a engordar, é um facto indisfarçável. Comemos demasiado, abusamos das gorduras e dos alimentos açucarados, e temos fortes hábitos sedentários, o que não auspicia grande saúde nem boa qualidade de vida. Tendo em conta a actividade que exercemos e o nosso habitual dispêndio diário de energia, não necessitamos de ingerir mais do que 2000 ou 2500 calorias – valores de referência para mulheres e homens, respectivamente. Mas estes valores são largamente ultrapassados, como revela o relatório da OCDE, ao atingirmos as 3741 calorias diárias. Vários estudos indicam que a maioria das pessoas aumenta, em média, 7 a 8 quilos em cada 8 anos, armazenando, por dia, pelo menos 50 calorias adicionais sob a forma de gordura. Calcula-se que uma diminuição de 100 calorias por dia poderá ser suficiente para prevenir o aumento de peso e inverter a tendência galopante para a obesidade. É necessário alterar hábitos alimentares, começando pela inevitável redução do açúcar.
    “O açúcar corrente é o alimento que mais contribui para a obesidade e outros desequilíbrios metabólicos”, alerta o Professor Gonçalves Ferreira, do Centro de Estudos de Nutrição, no manual Nutrição Humana2. “Um excesso de 50 calorias por dia (12,5 g de açúcar do comércio, ou cerca de 7 g de manteiga ou margarina) resulta na formação de 2 kg de gordura por ano, o que dá, em 20 anos, 40 kg de peso acima do normal”. Bastam dois pacotinhos de açúcar no café da manhã para ultrapassar a linha da elegância. Mas os efeitos do açúcar não se manifestam apenas no agravamento do problema da obesidade. Associada ao consumo do açúcar e dos adoçantes sintéticos, encontra-se uma longa lista de possíveis complicações para a saúde.

    Gulosos ou viciados?

    Estamos rodeados de produtos açucarados praticamente desde o nascimento. O hábito de consumir açúcar vai-se enraizando ao longo dos anos… mas até que ponto o açúcar causa dependência? Por que cedemos tão facilmente à “adoçante tentação”? Estaremos, de facto, “viciados” no açúcar?
    Durante muito tempo, a hipótese da sacarose desencadear reacções de dependência foi rejeitada mas, nos últimos anos, várias investigações têm concluído que o impulso para comer doces revela semelhanças com algumas das características psicofisiológicas da dependência relativamente à droga. A ingestão de açúcar pode activar um sistema de recompensa no cérebro que nos impele a repetir a dose, tal como sucede com a heroína, a nicotina ou o álcool. Provoca modificações cerebrais ao nível dos neurotransmissores, gerando substâncias opióides e dopamina que são responsáveis pela sensação de prazer e satisfação pessoal – a qual nos induz a repetir o consumo. Quando não ingerimos açúcar, o cérebro começa a sinalizar a falta dessas substâncias e surge a ansiedade do consumo, por vezes com sinais típicos de “ressaca”.
    A habituação pode conduzir à dependência, quase sem darmos por isso. Experiências realizadas com ratos, conduzidas pelo neurocientista Bart Hoebel na Universidade de Princeton nos E.U.A., revelaram que em apenas 10 dias os pequenos roedores duplicaram a ingestão da solução açucarada, bebendo-a logo na primeira hora em que estava disponível. Os ratos evidenciaram alterações ao nível dos neurotransmissores cerebrais e manifestaram típicos sinais de privação, como ansiedade, agitação e tremuras de dentes. Estes sintomas mantiveram-se quando o açúcar foi substituído pela sacarina, um adoçante artificial, o que reforça a ideia de que a dependência é suscitada, sobretudo, pelo sabor doce. Estas investigações têm lançado novas pistas para o tratamento de doenças do comportamento alimentar, em especial a bulimia, muito associada à incapacidade de resistir aos doces.
    Todos os manuais de pediatria são unânimes: as crianças durante o primeiro ano de vida não devem ingerir açúcar ou sal. No entanto, a maioria dos alimentos destinados a bebés, como papas e boiões de fruta, contêm sacarose. Sendo o açúcar uma substância energética que entra rapidamente na corrente sanguínea, não é de admirar que as crianças manifestem grande agitação e oscilações de humor ou que tenham dificuldade em dormir. “A situação é ainda mais preocupante porque as crianças estão a formar o paladar. Se forem habituadas, desde cedo, ao sabor doce, dificilmente conseguirão adaptar-se a uma dieta com menos açúcares”3.

    Ladrão de nutrientes

    O açúcar comum, tecnicamente designado por sacarose, é extraído da cana-de-açúcar e da beterraba. Há registos da utilização do açúcar de cana na Europa pelo menos desde o século X, tendo sido introduzido na Península Ibérica, pelos árabes, como fármaco e ingrediente de luxo para a culinária, privilégio de muito poucos durante séculos e séculos. O Brasil, que iniciou a produção do açúcar no século XVI sob a colonização de Portugal, continua a ser o maior produtor mundial. O nosso país produz actualmente 70 mil toneladas de açúcar a partir da beterraba sacarina – a totalidade da quota de produção atribuída a Portugal pela União Europeia. Temos uma unidade de produção de açúcar em Coruche, da qual dependem cerca de 800 produtores de beterraba, para além de duas grandes empresas de refinação que transformam cana-de-açúcar. O mercado do açúcar envolve milhares de pessoas e movimenta somas astronómicas. Em 2005 produziram-se em todo o mundo cerca de 145 milhões de toneladas de açúcar, valor que parece estar abaixo da estimativa de consumo mundial para esta época.
    A indústria açucareira tende a rejeitar ou a desvalorizar os resultados das investigações que relacionam o consumo regular do açúcar e dos adoçantes com diversas perturbações de saúde, alegando que carecem de confirmação e não passam de contra-informação ou alarmismo. Será assim? Em muitas situações, o impacto do açúcar só é detectado quando a pessoa reduz drasticamente ou elimina por completo o consumo. Para além de contribuir para o aumento das cáries dentárias, obesidade e doenças cardiovasculares, o açúcar tem vindo a ser relacionado com o surgimento de diabetes, gastrites, úlceras estomacais, perda de memória, estados depressivos, descalcificação e certos tipos de cancro.
    Em rigor, defendem alguns autores, a sacarose não deveria ser considerada um alimento mas sim um edulcorante ou aditivo alimentar, já que é constituída por calorias puras e destituída de quaisquer nutrientes. Durante o processo de refinação, o açúcar branco perde todas as vitaminas, sais minerais e proteínas que deveria ter, transformando-se num portador de calorias puras, que é rapidamente absorvido pelo nosso organismo. O açúcar mascavado tem um grau de refinação ligeiramente menor, podendo conter vestígios de alguns minerais. O açúcar invertido, devido à manipulação enzimática a que é sujeito, é mais concentrado e tem um efeito ainda mais rápido do que o açúcar comum.
    Ao contrário dos alimentos naturalmente doces, como a fruta, a sacarose entra quase de imediato na corrente sanguínea, elevando o açúcar no sangue (a glicose) a níveis muito altos. Esta rápida subida do açúcar no sangue faz com que o pâncreas seja obrigado a produzir grandes quantidades de insulina – a hormona que possibilita a absorção do açúcar pelas células – levando a um ciclo de altos e baixos, de explosões de energia seguidas de cansaço e da vontade irresistível de ingerir mais açúcar. É um ciclo vicioso que pode conduzir à diabetes, doença que não pára de aumentar. Estima-se que na União Europeia mais de 19 milhões de pessoas sofram da doença.
    A maioria das pessoas não relaciona o consumo de doces com problemas ósseos, mas a ingestão de açúcar contribui para desmineralização e descalcificação do organismo. A relação é fácil de compreender. Sendo desprovido das vitaminas, sais minerais e enzimas que facilitariam a sua digestão e assimilação, o açúcar refinado retira esses nutrientes dos outros alimentos ou das próprias reservas do corpo. Por isso é chamado “ladrão” de cálcio e de outros nutrientes, nomeadamente de vitaminas do grupo B, que mobiliza durante a digestão. Provoca também o aumento brusco dos sucos digestivos, o que perturba a absorção normal dos outros alimentos e contribui para a hiperacidez estomacal, com a aparição de possíveis gastrites e úlceras. “Faz diminuir a flora favorável da parte terminal do intestino, com desequilíbrio a favor de bactérias menos úteis, e altera as funções normais da fibra”2, refere o médico Gonçalves Ferreira. Problemas de obstipação podem desaparecer com a redução do consumo de açúcar.

    Adoçantes perigosos?
    Existem dezenas de adoçantes artificiais, também designados por edulcorantes, que substituem o açúcar nos mais variados produtos, desde os alimentos ditos light, a gomas, rebuçados, refrigerantes e medicamentos. Geralmente são divididos em dois grandes grupos: os polióis, que são sintetizados a partir do açúcar tradicional e que incluem o sorbitol, xilitol, maltitol e lactitol; e os edulcorantes intensos, sendo a sacarina, o aspartame, o acessulfame e os ciclomatos os mais comuns. São produtos de baixo custo de produção, portadores de poucas ou nenhumas calorias e com um forte poder adoçante. Podem adoçar até duas mil e quinhentas vezes mais do que o açúcar comum! Alguns não chegam a ser metabolizados pelo organismo e não fazem disparar os níveis de açúcar no sangue, pelo que são frequentemente recomendados a diabéticos. O seu consumo, porém, deve ser evitado.
    A utilização dos adoçantes sintéticos em produtos alimentares, embora esteja sujeita a autorização mediante certas condições, tem gerado grande controvérsia, quer entre a comunidade científica, quer entre as autoridades de controlo alimentar. A sacarina, que foi descoberta em 1879 nos Estados Unidos, começou por ser utilizada durante as duas Grandes Guerras Mundiais, num período de forte restrição e carência de açúcar, mas a sua vulgarização nos anos setenta teve avanços e recuos ao ponto de ser obrigatório os rótulos ostentarem mensagens de alerta do tipo “O uso deste produto pode ser perigoso para a sua saúde – contém sacarina, substância que provoca cancro em animais de laboratório”! A sacarina (referenciada como E 954) ainda hoje é utilizada, embora seja consensual que é nociva para a saúde.
    De um modo geral, os adoçantes sintéticos são desaconselhados a grávidas e a crianças. Vários efeitos secundários têm sido associados ao seu consumo regular ou excessivo, como flatulência, náuseas, vómitos, dores abdominais, dores de cabeça, fadiga, dificuldade de concentração… E problemas mais graves, como tumores cerebrais, lúpus e esclerose múltipla, têm sido directamente ligados ao aspartame (E 951), também conhecido como «Canderel». É o adoçante que mais controvérsia e investigações tem suscitado. Recentemente, um estudo conduzido pelo Centro de Investigação do Cancro da Fundação Ramazzini de Bolonha, em Itália, concluiu que o aspartame provoca um aumento significativo da incidência de cancro e leucemia em fêmeas de rato, mesmo quando é ingerido em doses muito próximas das autorizadas para consumo diário. Tais resultados indiciam o aspartame como um agente carcinogénico; mas, para já, a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar considera-os “inconclusivos”. Outros estudos semelhantes foram rejeitados pelas autoridades americanas, por falta de “evidências significativas no ser humano”, embora admitam a possibilidade de efeitos neurotóxicos, designadamente danos cerebrais, em pessoas particularmente sensíveis à fenilalanina e ao metanol, dois dos constituintes do adoçante.

    Naturalmente doce

    O desejo de coisas doces não tem de ser reprimido ou vivenciado como um drama. Basta reorientarmo-nos para alternativas mais saudáveis e nutritivas. Durante milénios, os alimentos foram adoçados com mel, com o doce da fruta e dos cereais. Existem no mercado diversas compotas de fruta e geleias de cereais, sem qualquer adição de açúcar, que servem de base para a confecção de deliciosas sobremesas, gomas e rebuçados. Vale a pena procurar e experimentar!
    A “pandemia” do açúcar e dos adoçantes sintéticos é um fenómeno recente, que pode ser invertido com a mudança dos hábitos de consumo. As alternativas naturais são, para alguns, menos doces do que o açúcar e os seus substitutos – mas, certamente, não amargam a saúde.


    Gabriela Oliveira

    Notas:
    (1) OCDE Health Data 2005 – Statistics and Indicators for 30 Countries (2005). www.oecd.org
    (2) Nutrição Humana, edição Fundação Calouste Gulbenkian (1994).
    (3) Revista Teste Saúde nº59 (Fevereiro/Março de 2006).

    #2
    e eu ainda metia açúcar nisso!

    estou vivinho da silva...

    Comentário


      #3
      Nestlé Chocapic

      Dose Diaria Recomendada: 30 gr. de cereais mais 125 ml de leite meio gordo

      Contém 29 gr. hidratos de carbono, dos quais 17 gr. são açucares


      A DECO fez as contas a 100 gr. de cereais por refeição

      Comentário


        #4
        Eh pá, nem era preciso fazer muitas contas. Basta provar!

        Comentário


          #5
          Who cares?

          Ainda estou para ouvir alguém que engordou devido aos cereais... ainda se fosse dos belos pasteis de nata, das bolas de berlim, dos bolicaos, mas claro isso não tem açúcar nenhum...

          Vamos mas é todos só comer bolachas de água e sal, e flocos de aveia...

          Comentário


            #6
            Boalchas com leite e chocolate e açucar amarelo é que é.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ebay Ver Post
              Nestlé Chocapic

              Dose Diaria Recomendada: 30 gr. de cereais mais 125 ml de leite meio gordo

              Contém 29 gr. hidratos de carbono, dos quais 17 gr. são açucares


              A DECO fez as contas a 100 gr. de cereais por refeição

              Fizeram as contas a 100gr por refeição ou tomaram como referência 100grs de cereais ?

              Falam da DECO mas o estudo é mais global, mas quando se quer só criticar um estudo que alerta, só se fala em DECO.

              Mas o curioso é que há estados que já se preocuparam e começam a tomar medidas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por miguel santos Ver Post
                e eu ainda metia açúcar nisso!

                estou vivinho da silva...
                Originalmente Colocado por Audigy Ver Post
                Who cares?

                Ainda estou para ouvir alguém que engordou devido aos cereais... ainda se fosse dos belos pasteis de nata, das bolas de berlim, dos bolicaos, mas claro isso não tem açúcar nenhum...

                Vamos mas é todos só comer bolachas de água e sal, e flocos de aveia...

                Por acaso, eu tomo como exemplo o meu caso pessoal.


                Por razões adversas, fui criado a leite condensado, digo criado porque nunca fui amamentado sem ser por leites adequados para lactentes, ou posteriormente, como digo condensado.

                E durante anos, nunca fui capaz de beber leite sem ser DOCE, e só me desabituei já em adulto, um copo de leite simples, já sou capaz de o beber sem açucar.

                O mesmo se passou com cereias, para mim só Nestum Com Mel e bem doce.


                E o que me levava precisamente a ter este comportamento foi a habituação ao doce do leite condensado.

                Por isso acho perfeitamente legitimo que alertem para este tipo de situações que pode provocar desvios alimentares ou habituação.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  Eh pá, nem era preciso fazer muitas contas. Basta provar!
                  Nem mais!

                  Há tempos provei uns, os CiniMinis que... Jasus!!! Aquilo é açucar com cereal lá no meio.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                    Eh pá, nem era preciso fazer muitas contas. Basta provar!

                    Podes crer é super doce...alem disso se virmos a composição a tambem ficamos a ver que só estamos é a comer açucar

                    nem é preciso nenhum estudo internacional para se chegar a esta triste conclusão....

                    Comentário


                      #11


                      Eu como cereais 2 vezes por dia , de manhã ( uma tigela de cerelac ) e á noite uma de Korn Flakes ou Nestum, ou Chocapic o que for... e meto sempre mais açucar, sem ele não consigo comer

                      Comentário


                        #12
                        Para um adulto é exagerado, mas com as crianças não se preocupem os excessos são consumidos nas suas diabruras diárias

                        Aliás não existe nada melhor para alimentar os musculos dos "terriveis " que o açúcar

                        Comentário


                          #13
                          Onde é que podemos ver a lista dos cereais e alguns resultados? Ou só comprando a proteste?

                          Comentário


                            #14
                            Cereais para mim é em forma de pão não há nada como uma sandes de presunto ao pequeno almoço.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                              Cereais para mim é em forma de pão não há nada como uma sandes de presunto ao pequeno almoço.
                              Confessa lá ...

                              e a respectiva "mine"

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                                Confessa lá ...

                                e a respectiva "mine"
                                nao bebo "mines" só medias... mas de manhã é o belo do café dentro de uma caneca de leite e uma bela sandes.

                                Papas só se for farinha pensal...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                  nao bebo "mines" só medias... mas de manhã é o belo do café dentro de uma caneca de leite e uma bela sandes.

                                  Papas só se for farinha pensal...
                                  Que saudades !!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                    Que saudades !!
                                    Tens bom remedio compra um pacote para matar as saudades.

                                    Eu gosto bastante dessa "papa" alias é das poucas que gosto é essa e nestum de chocolate

                                    Comentário


                                      #19
                                      Possa mas quem come 100 G de cereais por dia?????

                                      É que isso é uma quantidade enorme de cereais!!!

                                      O normal é algo por volta dos 30 gramas, vá lá, 50 gramas se tanto!

                                      Eu sou adulto, activo e mal consigo comer mais que uns 30 gramas daquilo ao pequeno almoço!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
                                        Possa mas quem come 100 G de cereais por dia?????

                                        É que isso é uma quantidade enorme de cereais!!!

                                        O normal é algo por volta dos 30 gramas, vá lá, 50 gramas se tanto!

                                        Eu sou adulto, activo e mal consigo comer mais que uns 30 gramas daquilo ao pequeno almoço!
                                        Qdo era puto uma embalagem de farinha pensal de 450g dava-me para 2 dias

                                        o normal ser 30gramas só se for de ração para o meu gato e mesmo assim quer mais.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu não gosto muito de cereais, gosto mais de uma torrada ao um pão com manteiga.
                                          Ando a comer agora uns cereais k aquilo é muito custoso comer pareçe ração para coelhos é horrivel...
                                          Já me questionei se aquilo é mesmo comestível...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
                                            Possa mas quem come 100 G de cereais por dia?????

                                            É que isso é uma quantidade enorme de cereais!!!

                                            O normal é algo por volta dos 30 gramas, vá lá, 50 gramas se tanto!

                                            Eu sou adulto, activo e mal consigo comer mais que uns 30 gramas daquilo ao pequeno almoço!
                                            Só para dar uma escala à coisa:

                                            30 gramas é um quarto do peso de um iogurte vulgar (120 g).

                                            Tu pões menos cereais no leite do que 30 gramas? Menos do que o quarto de peso de um iogurte?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                              Qdo era puto uma embalagem de farinha pensal de 450g dava-me para 2 dias

                                              o normal ser 30gramas só se for de ração para o meu gato e mesmo assim quer mais.
                                              Porra vocês estão rotos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                Só para dar uma escala à coisa:

                                                30 gramas é um quarto do peso de um iogurte vulgar (120 g).

                                                Tu pões menos cereais no leite do que 30 gramas? Menos do que o quarto de peso de um iogurte?
                                                Se calhar não como muito sei lá

                                                Mas amanha eu vejo isso e tiro a limpo lololol

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Estamos desgraçados,hoje em dia tudo faz mal,o ideal é morrermos logo á nascença!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu como entre 150 a 300 gramas por dia de cereais (dos verdadeiros - aveia) e não tenho problemas.

                                                    São até bastante saudáveis a vários niveis.

                                                    Agora chocapics, estrelitas, Golden não sei o quê e outros que tais, isso sim, é pura dieta de engorda.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
                                                      Porra vocês estão rotos
                                                      Quando era puto a farinha pensal tinha que ser amassada numa betoneira para se misturar com o leite tal era a quantidade

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                        Quando era puto a farinha pensal tinha que ser amassada numa betoneira para se misturar com o leite tal era a quantidade
                                                        Esta piada só podia vir de um gajo da construção civil...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por foo Ver Post
                                                          Onde é que podemos ver a lista dos cereais e alguns resultados? Ou só comprando a proteste?


                                                          É na revista que sai este mês, por isso só se alguém digitalizar, porque online não há.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Já dei por mim a beber cachaça, com colheradas de açucar amarelo e lima..

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X