Anúncio

Collapse
No announcement yet.

População Portuguesa vai diminuir

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    População Portuguesa vai diminuir

    Noticia:
    A população portuguesa vai diminuir nas próximas décadas, uma situação que só não se verifica desde há seis anos porque a chegada de imigrantes ao país veio equilibrar os números, no entanto, é uma tendência inevitável.Se não fosse a imigração, Portugal iria perder cerca de um quarto da população em 50 anos, ou seja, 2,5 milhões de habitantes, segundo um estudo apresentado no Congresso Português de Demografia.
    João Peixoto, investigador no Instituto Superior de Economia e Gestão, ressalva que se atentarmos apenas na população de nacionalidade portuguesa, desde 2002 que o número de nascimentos é menor que o número de óbitos, informa a TSF.
    O investigador acrescenta ainda que só em 2007 nasceram em Portugal dez mil crianças filhas de imigrantes e que, apesar da imigração ter disfarçado ao longo destes seis anos a tendência de declínio da população, em 2007, tal já não aconteceu.
    fonte: http://noticias.portugalmail.pt/arti...oximas-decadas

    Porque isso esta a acontecer?
    Como podemos inverter essa situação?

    #2
    O meu pai tem 5 irmãos.. Eu só tenho 1.. Seria viável ter tido a educação que tive tendo 5 irmãos? Claro que não...

    Ou seja, é perfeitamente normal e compreensível que tenha acontecido..

    Comentário


      #3
      Cada vez é mais dificil criar mais que um filho, alem de que cada vez mais as pessoas vão atrasando mais esse processo, devido á crise financeria ou devido á sua situação profissional.

      Tambem não vejo grande crise em diminuir a população, já que cada vez menos haverá emprego para todos.

      Agora não é desculpa para abrir as portas á imigração, de forma a que num futuro proximo a raça portuguesa, caucasiana na sua generalidade, passe a ser uma minoria etica dentro de Portugal.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por air Ver Post
        O meu pai tem 5 irmãos.. Eu só tenho 1.. Seria viável ter tido a educação que tive tendo 5 irmãos? Claro que não...
        Ou seja, é perfeitamente normal e compreensível que tenha acontecido..
        Mas temos de tomar medidas para modificar isso não?
        é que para além da população diminuir esta a envelhecer... Quem pode garantir boas condições para os idosos se a maioria são idosos?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por fmiguel79 Ver Post
          Mas temos de tomar medidas para modificar isso não?
          é que para além da população diminuir esta a envelhecer... Quem pode garantir boas condições para os idosos se a maioria são idosos?
          Cada vez mais os jovens de hoje terão de garantir a sua propria velhice.

          Não antevejo nenhuma crise pela diminuição da população, antes pelo contrario.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por fmiguel79 Ver Post

            Porque isso esta a acontecer?
            Como podemos inverter essa situação?
            Porque há menos natalidade....alem disso ainda ha malta que quer casar com pessoas do mesmo sexo... qualquer dia bebés tem que ser importados da china.

            Comentário


              #7
              enquanto as mentalidades não mudarem não há volta a dar, muitas mulheres adiam a maternidade por receio de desemprego, há leis mas são sempre contornadas. os apoios são pouco ou nenhuns. O Abono?? eu recebo 105€ dos meus 2 filhos, digam-me o que faço com isso? nem o infantário pago. E depois antigamente ( pelo menos falo por mim ), não havia a pressão das marcas, das consolas e todos aqueles « luxos » que vemos hoje em dia. Onde é que há 25/30 anos atras iriamos imaginar que com 6/7 anos as crianças já EXIGEM um telemóvel?? ter telefone em casa era um luxo quanto mais.

              Ahh aqui em Melgaço, a partir de inicio do ano que vem a autarquia vai dar incentivos, 500€ por nascimento e 1000€ a partir do 3º filho. O que é que se faz com 500€ hoje em dia? Nada.

              Nasceram o ano passado no concelho 50 crianças, pouco muito pouco. O meu filho mais velho foi registado a 4 de Abril, foi o assento nº 15, e o mais novo a 18 de setembro, assento nº 24. Com a falta de emprego, não há infantarios com vagas, a vida cada vez mais cara, o que é que os nossos governantes querem??
              Editado pela última vez por rosinha2000; 02 October 2008, 12:32.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                Porque há menos natalidade....alem disso ainda ha malta que quer casar com pessoas do mesmo sexo... qualquer dia bebés tem que ser importados da china.
                Já cá faltava meter a culpa nos homosxuais...dos casais que não querem ter filhos deles não falas tu...teriam a mesma culpa.

                Comentário


                  #9
                  Porque isso esta a acontecer? - Phode-se menos

                  Como podemos inverter essa situação? - Phoder mais

                  Agora a sério, acho q as progressões a nível da carreira levam a que muita gente adie o 1º filho.
                  Depois, torna-se complicado o 2º, 3º, e por aí fora.

                  Os custos também são sempre muito bem ponderados.

                  E depois há a questão do futuro... já ouvi dizer "da maneira que isto está e para onde caminha, eu ate tenho medo de pôr uma criança no mundo"...

                  Comentário


                    #10
                    A questão é o que acham que se pode fazer para mudar esta situação?
                    Se não tomamos medidas desde ja vai-se complicar ainda mais a situação...
                    Adiar os problemas nunca os resolveu.
                    Onde estou a residir (apesar de pagar os meus impostos em Portugal visto ser uma empresa Portuguesa) em Paris, vejo cada vez mais criançada...
                    Familias com 3, 4 até mais filhos.
                    O Estado tem um programa de natalidade que pelo que demonstram os ultimos dados tem sido um sucesso.
                    Fui à Irlanda e notei imensas crianças, familias com 3 ou 4 filhos...
                    Em Portugal a maioria dos casais que conheço, ou não tem ou tem um filho, ora 2 fazem 1 parece-me que as contas são faceis de fazer.
                    Casais homo existem em todo o lado, mesmo em Paises que tem o problema inverso (China, India)

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                      Porque isso esta a acontecer? - Phode-se menos

                      Como podemos inverter essa situação? - Phoder mais

                      Agora a sério, acho q as progressões a nível da carreira levam a que muita gente adie o 1º filho.
                      Depois, torna-se complicado o 2º, 3º, e por aí fora.

                      Os custos também são sempre muito bem ponderados.

                      E depois há a questão do futuro... já ouvi dizer "da maneira que isto está e para onde caminha, eu ate tenho medo de pôr uma criança no mundo"...
                      É o efeito bola de neve.

                      Por um lado cada vez mais tarde se acaba de estudar depois vêem aqueles tempos de curtir ser solteiro mas já a trabalhar, quando nos apercebemos já temos mais de 30 anos e queremos ganhar mais e mais e para as mulheres que querem progredir torna-se complicado. Ah e muitas quando querem já é mais díficil engravidarem (+35 anos) e depois vem esses stress todo que ainda torna mais díficil o bébé vir.

                      Além disso ter um puto para além dos custos associados é ainda uma castração da liberdade pessoal. As pessoas ficam restringidas. E já vemos muita gente que não está para isso..

                      E sim essa de que não quero trazer uam criança para esta mundo também afecta quando nós vemos que o futuro não traz nada de bom. Basta ver, ouvir e ler as notícias.

                      Comentário


                        #12
                        A solução não passa apenas por pin@r mais mas sim por pin@r para fins reprodutivos esquecendo os contraceptivos.

                        Comentário


                          #13
                          Eu falo por mim.. Quando for, e espero que seja daqui a alguns anos, um filho chega.. Posso dar-lhe melhor qualidade de vida, a mulher escusa de ter duas paragens na carreira e como prevejo ser para mais tarde e não querendo filhos a nascerem juntos, já ficava para tarde o segundo..

                          Isto é a teoria, a prática vamos ver como será..

                          Comentário


                            #14
                            Também sinto o mesmo, eu e a minha mulher queremos aproveitar uns anitos sem ter filhos, e quando pensarmos realmente ter tem de ser com muita ponderação...
                            Não estaremos a ser uma sociedade um pouco egoista?
                            Os Africanos vêm nos filhos uma garantia de futuro e os que conheço tem (mesmo vivendo em Portugal com as mesmas dificuldades) 2 e 3 filhos...
                            Não conheço nenhum casal amigo meu Africano com menos de 2 filhos...
                            Não serão os filhos uma garantia de futuro, dos nossos genes?
                            Cada vez mais contradiamos a natureza por pensarmos cada vez mais em nos proprios, não acham?

                            Comentário


                              #15
                              Que boa noticia.

                              Menos transito, mais emprego.

                              Só encontro coisas boas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                Que boa noticia.

                                Menos transito, mais emprego.

                                Só encontro coisas boas.
                                So podem estar a brincar... Como menos nascimentos pode gerar mais emprego?
                                Se não nasce pessoal e se a população envelhece cada vez mais parece-me é que vai gerar o oposto, mais desemprego...
                                A não ser que nos dediquemos quase todos aos lares de terceira idade

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por fmiguel79 Ver Post
                                  So podem estar a brincar... Como menos nascimentos pode gerar mais emprego?
                                  Se não nasce pessoal e se a população envelhece cada vez mais parece-me é que vai gerar o oposto, mais desemprego...
                                  A não ser que nos dediquemos quase todos aos lares de terceira idade
                                  É o negócio de futuro a prestação de cuidados à 3ª idade!

                                  Quando houver uma verdadeira política pró natalidade as coisas mudam, até lá...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por fmiguel79 Ver Post
                                    Também sinto o mesmo, eu e a minha mulher queremos aproveitar uns anitos sem ter filhos, e quando pensarmos realmente ter tem de ser com muita ponderação...
                                    Não estaremos a ser uma sociedade um pouco egoista?
                                    Os Africanos vêm nos filhos uma garantia de futuro e os que conheço tem (mesmo vivendo em Portugal com as mesmas dificuldades) 2 e 3 filhos...
                                    Não conheço nenhum casal amigo meu Africano com menos de 2 filhos...
                                    Não serão os filhos uma garantia de futuro, dos nossos genes?
                                    Cada vez mais contradiamos a natureza por pensarmos cada vez mais em nos proprios, não acham?
                                    Tal como referiste, nas sociedades menos evoluídas (e isto não é desconsiderar...) as pessoas têm filhos para ter uma força de trabalho à sua disposição e um amparo na velhice. É a ordem natural com que a humanidade tem contado.

                                    Agora, com a independência da mulher e a necessidade dos 2 trabalharem, já não é possível. Lá está o homem a contrariar a ordem natural das coisas.

                                    Compete ao Estado ter uma política activa, pró natalidade, é verdade.

                                    Em França, as grandes famílias têm diversos tipos de incentivos.

                                    Lembro-me de um amigo do meu pai, em Paris, a exibir o seu passe social com 50% de desconto por ter 5 filhos. E é uma pessoa que está bem de vida.

                                    Aqui, seria motivo de inveja.

                                    E o Estado por cá limita-se a beneficiar pouco os mais carenciados. E a maioria das pessoas entende que se está a sustentar indigentes.

                                    Vivemos num país complicado, não acham?

                                    Comentário


                                      #19
                                      É que se vem dizendo há bastante tempo, sobretudo como causa directa do caminho que temos vindo a seguir e que tanto e tão eloquentemente tem vindo a ser defendido também aqui...

                                      Comentário


                                        #20
                                        mais emprego e menos trânsito se bazarem todos os emigras,pois não param de entrar...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por carlos pinto Ver Post
                                          mais emprego e menos trânsito se bazarem todos os emigras,pois não param de entrar...
                                          Ok.
                                          E com todo o respeito pelas profissões, vais tu tratar de assentar tijolo, lavar WCs, fazer serviço doméstico, etc.

                                          É que os tugas que desempenhavam estas funções estão empregados na Seg. Social (RSI) ou IEPF (Fundo de desemprego).
                                          Os que restam são doutores.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eectivamente a procura de melhores condições, nomeadamente de carreira por ambos os membros do casal, o agravamento do custo de vida, o querer possuir outros bens, liberdade para viajar, muitos preferir dar o melhor a 1 filho que o dividir por vários, o filho já não ser visto como fonte de rendimento para o lar, conduz a esta situações.

                                            Seria perfeitamente possível um melhor e maior apoio à natalidade, como o exemplo já dado da França.
                                            Também na Alemanha o apoio às familias vai aumentando consoante o número de crianças.
                                            É uma questão de também os governantes olharem para esta situação como um problema e, como é habitual, verem os paises que servem de exemplo para tanta coisa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                                              Ok.
                                              E com todo o respeito pelas profissões, vais tu tratar de assentar tijolo, lavar WCs, fazer serviço doméstico, etc.

                                              É que os tugas que desempenhavam estas funções estão empregados na Seg. Social (RSI) ou IEPF (Fundo de desemprego).
                                              Os que restam são doutores.
                                              perfiro que sejam os portugueses a fazer isso!tu,não?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Com 300€ (mínimo) para o infantário, fora o resto, e abonos de família de 10€ por filho, não é de admirar.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  E com abonos superiores já se está mesmo a ver, como acontece em alguns bairros sociais para certas minorias, fazer filhos para receber mais da Seg. Social ao fim do mês.

                                                  Isto hoje em dia não é como antigamente que a mulher estava em casa para criar as crianças, quando chegassem os 11 / 12 anos iam trabalhar e estavam a dar rendimento para a casa e a suportar os seus custos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por carlos pinto Ver Post
                                                    perfiro que sejam os portugueses a fazer isso!tu,não?
                                                    Tanto me faz. Por acaso, tenho alguns casos em que tenho mais confiança em imigrantes que nos tugas.

                                                    Mas o que eu quis dizer é que há muitos tugas a roçar o rabo pelos cafés e grandes superficies, beneficiando do RSI e do Subs Desemprego que se recusam a fazer esses trabalhos. Deixam-nos para os imigrantes.

                                                    Se fores a uma qualquer zona rural e pedires trabalhadores para ganhar 40€/dia, entras no café da vila e está pejado de reformados, aleijados, incapacitados ou simples desempregados em idade perfeitamente activa - todos recusam.

                                                    Conheço um gajo com 43 anos que está reformado por incapacidade laboral - caíu de um escadote durante o serviço, partindo um braço e com mais uns ferimentos quaisquer.
                                                    Depois de muita fita e junta médica, lá conseguiu a reforma antecipada.
                                                    Agora faz uns biscates e passa o dia de volta da sua moto - na qual faz kms infindos por todo o país atrás das concentrações.
                                                    Dos malhos de mota, não reza a história - fica sempre bom.
                                                    O escadote é que lhe deu cabo da vida...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por carlos pinto Ver Post
                                                      perfiro que sejam os portugueses a fazer isso!tu,não?
                                                      Era preciso que o quisessem fazer cá em PT e, pelos valores que por cá pagam para esses serviços

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não era muito mais logico garantir o futuro Portugues por apoiar a natalidade do que dar o RSI a alguns que não querem é trabalhar?
                                                        Eu falei como uma emigrante e disse que o abono ia aumentar para 200€, ela logo me disse que ja não era mau, estava quase nos valores pagos em França, mas quando lhe disse que era por ano, ela ficou de boca aberta...
                                                        é que na França é por mês...
                                                        Existem familias mais pobres que tem 5 ou 6 filhos e basicamente o estado esta a sustenta-las...
                                                        Mas é mais logico sustentarem assim, com a contrapartida de trazerem mais Franceses ao mundo do que aqui em Portugal que o Estado sustenta as familias mais pobres sem contrapartidas nenhumas...
                                                        Pelo menos tem de ter trabalho de os cuidar, aqui o trabalho que tem (quem ganha o RSI) é levantar o copo à boca na tasca...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não acho nada de anormal nessa notícia. Presentemente e com as poucas e difíceis condições quem se dá ao luxo de ter filhos!?!?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                                            Não acho nada de anormal nessa notícia. Presentemente e com as poucas e difíceis condições quem se dá ao luxo de ter filhos!?!?
                                                            Realmente... Até eu e a minha mulher estamos a ver a coisa dificil, não nos podemos queixar dos rendimentos, mas a pestação da casa não para de subir, ja para não falar nos preços de tudo o resto...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X