Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Calculadoras gráficas vão ser proibidas no exames

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Calculadoras gráficas vão ser proibidas no exames

    Pois é, o titulo diz tudo. Talvez não seja este ano lectivo ainda, mas que vão ser proibidas vão.

    Enfim, a média dos exames é muito baixa, com isto agora vai descer a pico.
    Como um colega meu disse: "Vão acabar as positivas nos exames."

    Mas agora a sério, o meu professor disse que iam proibir, devido a uns programas que resolvem os exercicios. Eu próprio já vi alguns desses programas. Dão a resolução do exercicio passo a passo.

    #2
    finalmente.....

    Comentário


      #3
      Já no meu tempo alguns professores não permitiam Máquina (não gráficas) mas Alpha-Numéricas!

      E na Faculdade havia montes de cadeiras onde também não eram permitidas.

      Lá vão as cábulas de papel voltar aos exames de matemática!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
        Já no meu tempo alguns professores não permitiam Máquina (não gráficas) mas Alpha-Numéricas!

        E na Faculdade havia montes de cadeiras onde também não eram permitidas.

        Lá vão as cábulas de papel voltar aos exames de matemática!
        imaginação a quanto obrigas...

        Comentário


          #5
          Desde que mudem os exames.... Quando eu fiz o meu haviam exercícios que os se tinha máquina ou não se faziam. Simples.

          Já na faculdade há cadeira que nem grafica nem máquina nenhuma! É usar a cabecinha!

          Comentário


            #6
            Acho que uma das soluções é a escola dar a cada aluno uma calculadora gráfica nos exames.

            Comentário


              #7
              As análises matemáticas na faculdade são todas feitas sem máquina de calcular.

              Comentário


                #8
                Na faculdade as cadeiras que tinha de matemáticas não era permitido calculadora, apenas é necessário adaptar os exames.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                  As análises matemáticas na faculdade são todas feitas sem máquina de calcular.
                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                  Na faculdade as cadeiras que tinha de matemáticas não era permitido calculadora, apenas é necessário adaptar os exames.
                  x2...e não é muito dificil.

                  Comentário


                    #10
                    São pressões intoleráveis deste Governo para uma disseminação efectiva do Magalhães por todos os alunos, em todos os graus de ensino.

                    Comentário


                      #11
                      Acho bem a medida. O que acho mal é terem "obrigado" os pais dos putos a comprar as ditas calculadoras, e não servia de qualquer preço (...), sem as quais tinham falta de material e com as quais eram obrigados a trabalhar nas aulas...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                        As análises matemáticas na faculdade são todas feitas sem máquina de calcular.
                        Na minha não é permitida calculadora seja que cadeira for.

                        Mas também não percebo o drama. Aquilo se se estudar passa-se porque está feito para se fazer sem calculadora.

                        É só uma questão de habituação.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por air Ver Post
                          Na faculdade as cadeiras que tinha de matemáticas não era permitido calculadora, apenas é necessário adaptar os exames.
                          Pois, ou adaptam os exames ou a escola dá as calculadoras. Por exemplo, na parte de funções é quase sempre necessário calculadora gráfica.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
                            Pois, ou adaptam os exames ou a escola dá as calculadoras. Por exemplo, na parte de funções é quase sempre necessário calculadora gráfica.
                            É quase sempre necessário porquê? Adoptar os exames é apenas não haver contas complicadas de se fazer à mão. De resto a dificuldade do exercício mantém-se.

                            Eu também ia habituado a ver a função na máquina, na universidade só tive o trabalho de me desabituar

                            Comentário


                              #15
                              Matemática do 12º ano só tinha um exercício no exame que era feito com a máquina gráfica. A calculadora gráfica servia mais para confirmar ( ou não ) se a resposta estava certa.

                              Todos os outros podiam ser feitos com uma simples calculadora.

                              Não sei onde está o espanto

                              Comentário


                                #16
                                Eh pa, eu quando andava no secundário carregava a máquina de fórmulas, até a memória ficar cheia...

                                Se não derem as fórmulas no exame, vão haver muitas negativas, e depois a ministra vai-se queixar

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                                  Na minha não é permitida calculadora seja que cadeira for.

                                  Mas também não percebo o drama. Aquilo se se estudar passa-se porque está feito para se fazer sem calculadora.

                                  É só uma questão de habituação.

                                  Tu és da FCT-UNL como eu, e apenas as analises e Fisica III que eu saiba (que eu tenha frequentado é que não era possivel usar calculadora), agora Calculo Numérico (tanta gente que conheço que passou pq... "epá, tinha um exercicio igualzinho na maquina"), ou então Probabilidade e Estatistica, para não se falar que já vi malta cm calculadoras em exames em que ... não existem contas (a matéria é "blabla" mesmo..).

                                  Comentário


                                    #18
                                    eu tive Mecânica Aplicada no 11º ano (em 93) em que no ultimo teste a professora proibiu o uso de qualquer tipo de calculadoras a pedido de vários alunos que argumentavam que as calculadoras cientificas eram as responsáveis pelas boas notas de alguns alunos. Ela colocou o formulário todo e respectivas variantes no quadro e até ajudou nas contas dificilimas que o pessoal tinha de fazer (2X5, 50:2...).

                                    O resultado: quem tirava boas notas, tirou boas notas, quem tirava negativas tirou negativa na mesma!!!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      A mim nunca me fez mal nenhum traçar uma função ou curva experimental em papel milimétrico e depois calcular os parâmetros da mesma.

                                      Se calhar sou eu que estou errado.

                                      Mas não problema. Os defensores do progresso estarão aqui não tarda nada a contrariar tudo e todos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Na minha faculdade já são "proibidas" há muito, em determinados exames que não exijam calculadora gráfica, já não deixam usar, só as normais.

                                        Aliás, ainda no passado semestre fiz um exame de Matemática Aplicada, e nem se usa máquina de calcular de qualquer espécie.
                                        Editado pela última vez por reiszink; 05 October 2008, 16:06.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A partir do momento em que se entra para a faculdade, só há uma ou outra cadeira em que se vai-se podendo usar calculadora.

                                          Acho bem que assim seja. Para além de preparar melhor quem continuar os estudos no ensino superior, é menos um gasto absurdo no orçamento de um estudante (considerando que o agregado mal tem posses para as necessidades primárias, quanto mais gastar 20 contos numa máquina...muito menos para o que não é importante).

                                          Comentário


                                            #22
                                            O que mete riso é terem permitido o uso de auxiliares de cálculo sem terem antecipado as desastrosas consequências. Portanto, não é de louvar esta medida, se de facto for avante, pois não é mais do que rectificar algo evidente!!! Aliás, verifica-se este tipo de laxismo já na escola básica!!

                                            A outra, que mais tarde ou mais cedo terá que ser implementada, é a da obrigatoriedade da leitura das obras de referência, ou outras quaisquer, desde que obriguem os miúdos a ler, ler e ler - sempre os habituam a estarem quietos durante algum tempo e concentrados em algo que estão a fazer, sem necessidade de fazerem zapping - e sempre apreendem qualquer coisa.

                                            Terceiro: os trabalhos de casa. A onda reinante é a de que não se podem massacrar as criancinhas com trabalhos fora das aulas (ou será, antes, massacrar os pais?). Daqui a uns anos estaremos todos aqui (assim espero) a aplaudir a generalização dos trabalhos de casa como medida pedagógica complementar.

                                            Este país só não progride porque não quer!

                                            Comentário


                                              #23
                                              A típica medida populista que pretende dar a entender que agora o ensino deverá reger-se na base do esforço e empenho...

                                              Ao longo do meu recente percurso académico nunca fiz um exame com máquina de calcular programavel que não fosse absolutamente necessária. Isto pelas escolas por que passei...

                                              Se existir alguma outra forma que não utilizar uma máquina programavel para resolver por exemplo uma das mais importantes formulas da hidraulica, a de Maning-Strickler, de onde existem 2 variaveis que dependem uma da outra e que invariavelmente são necessarias calcular no exame...é so um exexmplo...Mas as faculdades não se regerão pelas medidas da ministra. Os professores sabem exactamente como resolver estes casos. Aliás, quem não teve exames com parte teorica separada da pratica com tempos em separado?Toda gente...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por catalao Ver Post
                                                A partir do momento em que se entra para a faculdade, só há uma ou outra cadeira em que se vai-se podendo usar calculadora.

                                                Acho bem que assim seja. Para além de preparar melhor quem continuar os estudos no ensino superior, é menos um gasto absurdo no orçamento de um estudante (considerando que o agregado mal tem posses para as necessidades primárias, quanto mais gastar 20 contos numa máquina...muito menos para o que não é importante).
                                                Quando entrei para o 10º ano lembro-me de os professores dizerem que deviamos comprar uma maquina grafica boa, com bastante memória, que quando chegássemos a universidade nos ia dar muito jeito e tal.
                                                E agora anda o pessoal todo aqui a dizer que praticamente não se usa calculadora gráfica na universidade. Custou aos meus pais 115 €. É muito dinheiro. E comprei a ti-84, porque se comprasse a ti-84 silver edition, que é a tal que tem mais memória, tinha custado 165€!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por cobola Ver Post
                                                  O que mete riso é terem permitido o uso de auxiliares de cálculo sem terem antecipado as desastrosas consequências. Portanto, não é de louvar esta medida, se de facto for avante, pois não é mais do que rectificar algo evidente!!! Aliás, verifica-se este tipo de laxismo já na escola básica!!

                                                  A outra, que mais tarde ou mais cedo terá que ser implementada, é a da obrigatoriedade da leitura das obras de referência, ou outras quaisquer, desde que obriguem os miúdos a ler, ler e ler - sempre os habituam a estarem quietos durante algum tempo e concentrados em algo que estão a fazer, sem necessidade de fazerem zapping - e sempre apreendem qualquer coisa.

                                                  Terceiro: os trabalhos de casa. A onda reinante é a de que não se podem massacrar as criancinhas com trabalhos fora das aulas (ou será, antes, massacrar os pais?). Daqui a uns anos estaremos todos aqui (assim espero) a aplaudir a generalização dos trabalhos de casa como medida pedagógica complementar.

                                                  Este país só não progride porque não quer!
                                                  Espero ver isto muito em breve.

                                                  Os meninos já chegam à escola com a lenga-lenga de que os professores não podem marcar TPC, plenamente informados pelos pais.
                                                  Depois, não sabem sequer procurar informação num livro ou enciclopédia em papel. É só ir ao Google e indiscriminadamente fazer copy-paste. Progresso? Humm, não me parece.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
                                                    Pois é, o titulo diz tudo. Talvez não seja este ano lectivo ainda, mas que vão ser proibidas vão.

                                                    Enfim, a média dos exames é muito baixa, com isto agora vai descer a pico.
                                                    Como um colega meu disse: "Vão acabar as positivas nos exames."

                                                    Mas agora a sério, o meu professor disse que iam proibir, devido a uns programas que resolvem os exercicios. Eu próprio já vi alguns desses programas. Dão a resolução do exercicio passo a passo.
                                                    Ou eu sou muito santo e cromo ou então alguém que me explique a razão para não saber da existência de tais programas. Sei que a Ti nspire resolve com os passos todos, agora as vulgares Ti-84 não fazia ideia... Agora percebo a razão para a média deste ano dos exames de matemática ter sido algo elevada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      espero muito bem que sejam proibidas

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
                                                        Quando entrei para o 10º ano lembro-me de os professores dizerem que deviamos comprar uma maquina grafica boa, com bastante memória, que quando chegássemos a universidade nos ia dar muito jeito e tal.
                                                        E agora anda o pessoal todo aqui a dizer que praticamente não se usa calculadora gráfica na universidade. Custou aos meus pais 115 €. É muito dinheiro. E comprei a ti-84, porque se comprasse a ti-84 silver edition, que é a tal que tem mais memória, tinha custado 165€!
                                                        À 8 anos atrás os meus pais também estoiraram 21 contos numa TI-83 Plus...para usar apenas no secundário. Chegando à faculdade só apanhei uma ou outra cadeira em que podia-se usar a máquina nos testes e exames.

                                                        Depois ainda emprestei a uma das irmãs do meu cunhado e pouco mais.
                                                        Tenho aqui um equipamento obrigatório...a apanhar pó.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                                          Ou eu sou muito santo e cromo ou então alguém que me explique a razão para não saber da existência de tais programas. Sei que a Ti nspire resolve com os passos todos, agora as vulgares Ti-84 não fazia ideia... Agora percebo a razão para a média deste ano dos exames de matemática ter sido algo elevada.
                                                          Eu também não usava desses programas, mas infelizmente fiz parte da geração da introdução dessas máquinas calculadoras o que na minha opinião cria "preguiça mental", algo muito grave na minha opinião e que eu também sofri na pele. O que me safou foi ter tido um professor explicador da velha guarda do 10 ao 12º ano onde as máquinas eram proibidas. E ainda me lembro a primeira coisa que ele mandou fazer na 1ª semana; a tabuada e exercícios de dividir à mão.
                                                          O que é certo é que mesmo os alunos mais fracos chegaram ao 11º ano a fazer tudo à mão mesmo os supostos problemas onde as contas eram complicadas e era necessário máquina. No 12º já "competíamos" para ver quem é que conseguia resolver os problemas sem papel.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Fonte?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X