Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Região do Douro com 150 ME investimento - Turismo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Região do Douro com 150 ME investimento - Turismo

    Região do Douro com 150 ME investimento

    A região do Douro receberá, até 2013, 16 novas unidades de alojamento de categoria superior, representando um investimento privado de cerca de 150 ME. Nos últimos anos, o turismo passou a ser encarado como a solução para o desenvolvimento do Douro, região onde a principal fonte de riqueza é o vinho do Porto e um terço da população activa trabalha na agricultura.

    Actualmente estão em execução quatro unidades hoteleiras, encontrando-se em diferentes fases de execução nos concelhos de Armamar, Lamego e Tabuaço. No início de 2009, abrem as portas os hotéis rurais Quinta da Pacheca, em Lamego, e Quinta do Pego, em Tabuaço. Com uma forte aposta no mercado escandinavo, o Hotel Rural Quinta do Pégo, localizado junto ao rio Douro, vai dispor de 10 quartos e representa um investimento de cerca de 3 ME, aprovado no âmbito do Plano Integrado Estruturante de Base Regional do Douro.

    Entre 2007 e este ano entraram em funcionamento três unidades hoteleiras no Douro, nomeadamente o Hotel Rural Quinta da Romaneira dos Sonhos, em Alijó, o Aquapura Hotels Resort & SPA, em Lamego, e o Douro Palace Hotel & SPA, em Baião. Pretendendo inverter uma das principais dificuldades da região, ou seja, a incapacidade de fixação dos turistas, o objectivo traçado pelos responsáveis da região é que possa atingir as 500 mil dormidas em 2013, sendo que actualmente regista 240 mil dormidas/ano. Um outro indicador mostra que os turistas permanecem no território duriense 1,5 noites, sendo que o grande objectivo é que esse valor duplique para uma média de três noites.

    #2
    Fico contente...muito contente.
    Adoro a Região Duriense e as suas gentes e sinto que é uma pena não se explorar conveniente esse filão que se chama Turismo.

    Esse e outros, como por exemplo os inúmeros e excelentes produtos regionais...


    Vamos ver se é desta.
    Parabéns ás Gentes do Douro !

    Comentário


      #3
      E ainda há gente contra o TGV...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
        E ainda há gente contra o TGV...
        Explica lá melhor!

        Comentário


          #5
          O Sr. Belmiro queixava-se que os seus projectos para o Douro estavam bloqueados à anos... será que são estes e que finalmente os políticos deram-lhe aval?


          Fico contente. Acredito que a região do Douro é das regiões com mais potencial turístico de Portugal.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por kolchak Ver Post
            Explica lá melhor!
            Também não percebi.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
              Também não percebi.
              Não deve ter lido a parte do investimento privado.

              Há quem goste de só ler os títulos

              Comentário


                #8
                "Com uma forte aposta no mercado escandinavo, o Hotel Rural Quinta do Pégo, localizado junto ao rio Douro, vai dispor de 10 quartos e representa um investimento de cerca de 3 ME, aprovado no âmbito do Plano Integrado Estruturante de Base Regional do Douro."

                Terão de ser quartos muito bons para se recuperar o investimento feito num prazo razoável...claro que se houver uns financiamentos públicos a fundo perdido e se puderem ser aproveitados/desviados para investir na empresa que gere a quinta, assim é mais fácil.


                Assim de repente, parece-me que 16 novas unidades de categoria superior é capaz de ser um pouco exagerado...

                Comentário


                  #9
                  Ja em Junho de 2007 se falava nisto...e o investimento privado afinal é só parte...

                  O Douro, Património Mundial da UNESCO desde 2001, é um território de grandes contrastes com indicadores socio-económicos abaixo da média nacional e actualmente alvo de vários projectos de unidades turísticas de elevada qualidade.
                  O turismo é mesmo apontado por alguns como a solução para o desenvolvimento deste território, onde a principal fonte de riqueza é o vinho do Porto e um terço da população activa trabalha na agricultura.

                  No âmbito do Plano Integrado Estruturante de Base Regional do Douro (PITER-Douro), homologado pela Secretaria de Estado do Turismo e que tem como chefe de fila a Região de Turismo do Douro Sul, foram aprovados nove projectos de natureza privada. Estes projectos envolvem um investimento de cerca de 60 milhões de euros, dos quais 18.7 milhões de euros são de natureza privada, encontrando-se em diferentes fases de implementação nos concelhos de Lamego, Tarouca, Armamar, Tabuaço, Baião, Alijó e Murça.

                  O chefe da Unidade de Missão do Douro, Ricardo Magalhães, referiu que actualmente o Douro detém «apenas» sete por cento da capacidade de alojamento da Região Norte.

                  O turista que procura o Douro fica na região, por norma, apenas 1,3 dias mas, para aquele responsável, além das unidades hoteleiras, é necessário «trabalhar mais» os seus produtos.

                  Depois da abertura em Junho do Hotel Quinta da Romaneira (Alijó), o Douro vai contar com mais uma unidade hoteleira de categoria superior até ao final do mês de Julho.

                  O Aquapura Douro Valley Villas & SPA quis trazer a «hotelaria de cinco estrelas» para este território, unindo, segundo Sofia Brandão, directora de venda e marketing da unidade, a «autenticidade com o respeito pela cultura» local.

                  «Vamos oferecer aos nossos clientes um serviço de excelência muito habitual na Ásia mas pouco conhecido na Europa», garantiu à Agência Lusa Sofia Brandão.

                  O Aquapura, que se ergue na Quinta Vale de Abraão, concelho de Lamego, junto ao rio Douro, disponibiliza 50 quartos e 21 villas, três restaurantes e um bar, que estão rodeados de três hectares de mata, dispondo ainda de uma piscina exterior aquecida, um campo de ténis, espaço infantil e biblioteca.

                  O SPA, com 2.200 metros quadrados, inclui uma piscina interior aquecida e 10 salas de tratamento com luz natural.

                  Através de parcerias com marcas tailandesa e suíça, o SPA vai proporcionar tratamentos exclusivos com produtos locais, como a cereja, a azeitona e a uva.

                  Segundo Sofia Brandão, o Aquapura já contratou 80 pessoas e tem perspectivas de crescimento para os próximos quatro meses. Este empreendimento representa um investimento de 25 milhões de euros, contou com apoios internacionais e foi classificado como Projecto de Interesse Nacional (PIN).

                  A responsável referiu ainda que a abertura desta unidade está dependente do processo de licenciamento.



                  Melchior Moreira, presidente da Região de Turismo Douro Sul, disse à Lusa que a previsão de conclusão dos projectos PITER é Junho de 2008.

                  «Para além destes investimentos inscritos no PITER, há outros que têm sido tornados públicos, permitindo duplicar em 2009 o número de camas actuais», salientou.

                  O Douro Sul disponibiliza actualmente 748 camas espalhadas por 66 empreendimentos turísticos.Melchior Moreira considera este crescimento «considerável e muito razoável» e diz que vai ter «um grande impacto na economia do Douro e da Região Norte»Na sua opinião, vai ainda «suprimir as principais lacunas em termos de alojamento turístico», quer em hotelaria tradicional quer em hotéis rurais.

                  Para este responsável, os «entraves» na concretização dos projectos turísticos vão desde as irregularidades do solo à «grande concentração de minifúndios e à morosidade habitual de todos os trâmites organizacionais e burocráticos necessários, como criação, aprovação e implementação de qualquer projecto».

                  «Alguma falta de visão estratégica empresarial no Douro e a deficiente concertação entre entidades públicas e privadas limitam, por vezes, a eficácia e a celeridade necessárias aos processos», lamentou.

                  No entanto, Melchior Moreira salientou a «vontade e empenho de suplantar as dificuldades» que tem levado ao surgimento de novos projectos.

                  Para além dos projectos do PITER, existem ainda outros investimentos privados em unidades hoteleiras de categoria superior, como o Douro Marina Hotel, previsto para Mesão Frio e que foi classificado como PIN.

                  No entanto, este projecto do grupo Douro Azul arrasta-se há quatro anos sem que tenha saído do papel.

                  Este é precisamente o «desencanto» de Mário Ferreira, o empresário proprietário da Douro Azul, que lamenta o «excesso de burocracia» que está a condicionar a concretização do projecto.

                  Segundo o empresário, quatro anos depois da Douro Azul anunciar este empreendimento «ainda falta aprovar tudo», desde o plano de pormenor à própria arquitectura do resort, que vai já no terceiro projecto completo.

                  O presidente da Câmara de Mesão Frio, Marco Teixeira, disse à Lusa que o terceiro projecto do Douro Marina Hotel vai ser apresentado quarta-feira, continuando a incluir um hotel de luxo, um SPA vínico, um centro de congressos e um campo de golfe.

                  Marco Teixeira referiu que a construção do hotel avançará logo após a aprovação do Plano de Pormenor da Rede, que entra em discussão pública dentro de três semanas e vai permitir que esta estrutura seja construída nas margens do rio Douro.
                  Uma das novidades deste terceiro projecto é o «teleférico» que, segundo o autarca, ligará o resort, o Solar da Rede (também propriedade da Douro Azul) e a vila de Mesão Frio.

                  Marco Teixeira afirmou que, se este projecto não avançar, o desenvolvimento do seu concelho poderá «ser posto em causa», pois deixarão de ser criados 140 novos postos de emprego directos.


                  Lusa/SOL
                  Editado pela última vez por ebay; 12 October 2008, 16:04.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                    Fico contente...muito contente.
                    Adoro a Região Duriense e as suas gentes e sinto que é uma pena não se explorar conveniente esse filão que se chama Turismo.

                    Esse e outros, como por exemplo os inúmeros e excelentes produtos regionais...


                    Vamos ver se é desta.
                    Parabéns ás Gentes do Douro !
                    Eu tambem fico contente não só por ser duriense mas tudo pelo desenvolvimento destas terras, só que acho que falta as condições para os habitantes e para os visitantes.
                    Não é só dormir bem em hóteis comer bem em restaurantes,etc.

                    Comentário


                      #11
                      Ainda não estudei bem o assunto mas as 230 000 dormidas/ano parece-me um número mesmo baixo para 1 região tão bonita.

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X