Anúncio

Collapse
No announcement yet.

CASA...Comprar ou Arrendar??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    CASA...Comprar ou Arrendar??

    Qual a melhor solução para um casal que pretende juntar os trapinhos??

    Comprar casa, pagar todos os meses por algo que um dia vai ser nosso. No entando, ficar sujeito às taxas, à incerteza do valor a pagar e do dinheiro a dispender para a prestação. Ter complicações com dinheiro nos primeiros tempos, devido ao aumento sucessivo, e com isso, quem sabe, por em risco uma relação que até tinha tudo para dar certo.
    Quais as despesas habituais, na compra de apartamento(ex.) até que realmente nos instalamos nele?? E qual a prestação média para um empréstimo até 100.000€?

    Arrendar Casa, e pagar por algo que, não é nem vai ser nosso, mas no entando saber que no dia marcado, o valor a dispender será o mesmo. Solicitar ajuda ao estado, que nos primeiros 5 anos, ou até ao 30 anos de um dos elementos do casal, ajuda em parte da renda, que em alguns caso passa os 50%. Há condições para se ter esta ajuda, ou é para todos os casos?Uma renda média por um T2(ex.), anda por quanto?
    Ter os primeiros tempos em harmonia, sem preocupações monetárias com este assunto. Com cabeça até se pode juntar um bom pé de meia e pensar com mais calma e tempo, juntos, no próximo passo. É que terminando a ajuda do estado, pagar por uma renda o que se paga por uma prestação penso que é absurdo.

    A ideia deste tópico é ajuda ao esclarecimento de dúvidas e ajudar a decidir para uns, e a partilha de experiência e conhecimento de outros!

    Obrigado pela colaboração!
    Editado pela última vez por HMorim; 17 October 2008, 09:52.

    #2
    A decisão é sempre vossa...
    Eu e a minha mulher decidimos primeiro alugar durante algum tempo até poder dar alguma entrada para a compra de casa...
    Um emprestimo de 100.000€ tenho a ideia que anda nos 600€ a trinta anos, se estenderes muito o crédito (até 50 anos maximo) multiplicas o valor que pedes por 3 ou 4 vezes...
    Neste momento não sei onde vives mas posso te dizer que por esses valores consegues comprar um apartamento T2 em Lisboa...
    Os preços estão a descer e descem mais se fizeres uma oferta baixa, existem casas que estão à venda à anos...
    Se poderem comprar ja é uma boa altura...
    Eu comprei este ano por menos 50.000€ do que estava a pedir o ano passado... Fixe, heim

    Comentário


      #3
      Neste momento ?? Alugar sem dúvida, até porque não sabem se se vão dar bem etc...

      Comentário


        #4
        Sinceramente, alugar. Se tiverem idade para isso podem sempre concorrer a subsidios do estado e ir amealhando algum sem estarem sujeitos a actual situação de constantes subidas. Acho que só quem tenha um bom suporte financeiro se deve meter a comprar casa.

        Comentário


          #5
          Olha, já nem sei o que responder a essa pergunta... Está tudo tão caro que dá vontade é de ficar em casa dos pais. As rendas são altissímas e os empréstimos também. Além disso, pagam-se balúrdios em juros e no fim, como já disseram acabas por pagar a casa 3 vezes. O ideal é encontrar uma renda baixa. Sempre te dá a possibilidade de mudar de casa quando quiseres e não ficas amarrado à mesma. Por exemplo, eu tenho casa na margem sul e o meu trabalho vai mudar para sintra, vou ter de mudar de casa e nunca mais a vou vender por causa da crise. Se fosse arrendada não havia problema era só sair e arranjar outra. Por outro lado, neste momento pago 400€ ao banco, desse 400, 300 são para juros e 100 para amortizar o empréstimo, ou seja, pago 4x a mesma coisa.
          Não te esqueças que com a compra da casa tens de pagar IMI (ao fim de 6 anos), seguro da casa, seguro de vida (o banco assim obriga), condomínio (se for apartamento) e aguentar com as reuniões de condominio...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
            Sinceramente, alugar. Se tiverem idade para isso podem sempre concorrer a subsidios do estado e ir amealhando algum sem estarem sujeitos a actual situação de constantes subidas. Acho que só quem tenha um bom suporte financeiro se deve meter a comprar casa.
            E esses subsídios do estado, não têm condições?? É só pedir e eles pagam sem fazer perguntas?? O rendimento do casal não entra na conta, tipo escalões?

            Comentário


              #7
              Não é alugar! Alugam-se carros, mas os apartamentos arrendam-se!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por gonexplorer Ver Post
                Olha, já nem sei o que responder a essa pergunta... Está tudo tão caro que dá vontade é de ficar em casa dos pais. As rendas são altissímas e os empréstimos também. Além disso, pagam-se balúrdios em juros e no fim, como já disseram acabas por pagar a casa 3 vezes. O ideal é encontrar uma renda baixa. Sempre te dá a possibilidade de mudar de casa quando quiseres e não ficas amarrado à mesma. Por exemplo, eu tenho casa na margem sul e o meu trabalho vai mudar para sintra, vou ter de mudar de casa e nunca mais a vou vender por causa da crise. Se fosse arrendada não havia problema era só sair e arranjar outra. Por outro lado, neste momento pago 400€ ao banco, desse 400, 300 são para juros e 100 para amortizar o empréstimo, ou seja, pago 4x a mesma coisa.
                Não te esqueças que com a compra da casa tens de pagar IMI (ao fim de 6 anos), seguro da casa, seguro de vida (o banco assim obriga), condomínio (se for apartamento) e aguentar com as reuniões de condominio...

                Pois, a casa dos pais até que é uma ideia, mas se é para continuar sem privacidade continua-se a namorar. Claro que em casa dos pais as despesas seriam muito inferiores, e juntava-se uns euros até poder ter uma boa segurança para comprar casa. Mas...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por HMorim Ver Post
                  E esses subsídios do estado, não têm condições?? É só pedir e eles pagam sem fazer perguntas?? O rendimento do casal não entra na conta, tipo escalões?
                  Yah... E tem limites maximos de renda...

                  Vê o portal:
                  http://www.portaldahabitacao.pt/pt/porta65j/

                  Boa sorte com a procura

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por HMorim Ver Post
                    Pois, a casa dos pais até que é uma ideia, mas se é para continuar sem privacidade continua-se a namorar. Claro que em casa dos pais as despesas seriam muito inferiores, e juntava-se uns euros até poder ter uma boa segurança para comprar casa. Mas...
                    Querias arrendar para que zona?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por fmiguel79 Ver Post
                      Yah... E tem limites maximos de renda...

                      Vê o portal:
                      http://www.portaldahabitacao.pt/pt/porta65j/

                      Boa sorte com a procura
                      Obrigado

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por HMorim Ver Post
                        Obrigado
                        De nada... Espero que te corra pelo melhor...
                        Tenta alugar e depois juntam uns cobres para comprar...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por fmiguel79 Ver Post
                          Querias arrendar para que zona?
                          Algures em redor na zona da Maia, Valongo, Vila do Conde...muito fora desses locais começa a tornar-se um bocado pesado em termos de deslocações e consequentemente gastos com combustíveis.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por HMorim Ver Post
                            Algures em redor na zona da Maia, Valongo, Vila do Conde...muito fora desses locais começa a tornar-se um bocado pesado em termos de deslocações e consequentemente gastos com combustíveis.
                            Desconheço, tenta ver varias...

                            http://maia-porto.olx.pt/casa-partam...luguer-cat-363

                            Comentário


                              #15
                              O melhor portal Português de imobiliária:


                              http://www.casayes.pt/



                              Se não encontrarem aqui, é porque não há!

                              Comentário


                                #16
                                Da maneira como estão as coisas, parece-me que a melhor opção é claramente arrendar, porque:
                                • As taxas de juro estão altas o que significa que vão pagar pelo menos o dobro daquilo que pedirem ao banco;
                                • Vai (já começou) ocorrer um crash no imobiliário e os preços das casas vão baixar;
                                • Acabaram os empregos para toda a vida, pelo que cada vez mais vamos andar a mudar de casa frequentemente;
                                • Agora se calhar precisam de uma casa pequena, mas daqui a uns anos precisarão de uma maior;

                                Comentário


                                  #17
                                  nem alugar nem comprar...

                                  e que tal fazerem um anexo na casa dos teus pais? ou se tiverem um terrenos fazes uma geminada , vendes 1 parte e fica tudo pago, ou seja ficas com casa de borla

                                  mas isto é tudo mto bonito se tiveres um terreno claro...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Podes sempre fazer um contrato de arrendamento em que o valor pago sirva, também, como sinal de contrato de promessa de compra e venda do imóvel daqui a uns tempos quando as coisas estiverem melhores...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sem querer repetir, mas sim reforçar - deves arrendar:
                                      - Podes iniciar o arrendamento sem precisares de recorrer a intermediários bancários;
                                      - Permite mudar de casa com muita mais facilidade;
                                      - Não ficas a chorar como eu qd te apercebes de actos de vandalismo nas zonas comuns;
                                      - Tens uma relação contratual fácil de terminar, em detrimento da solução da compra em que o banco não larga;
                                      - A desvalorização resultante do envelhecimento do edificio, não te penaliza directamente;
                                      - Não tens de suportar o IMI;
                                      - Não tens de suportar o condominio.

                                      Desvantagens:
                                      - claramente o mercado de arrendamento, ainda não tem a oferta que deveria;
                                      - não se tem a posse do bem, o que pode não satisfazer determinadas pessoas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu sugeria uma compra mas uma compra bem ponderada.

                                        Lembra-te que é uma decisão na qual se deve ter em conta o futuro. Por outro lado, o nosso futuro é cada vez mais incerto!

                                        Pensa que agora podes precisar apenas dum T2 mas mais tarde vais querer aumentar a família e depois é mais dificil o negócio. Comprar a 1ª vez é mais fácil do que comprar tendo uma para vender.

                                        Principalmente cada caso é um caso. Deves ver bem a estabilidade dos vossos empregos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Na minha opinião depende do sítio...
                                          Nessas zonas que indicaste, apenas na Maia consideraria a compra, pois será a que te dará melhores probabilidades de valorização.
                                          Agora se me falares em Leça da Palmeira, por exemplo (é perto), eu compraria. Isto porque é uma zona com bastante potencial de valorização e porque os valores para arrendamento são consideráveis - logo, se as coisas correrem mal, ou mudares de localidade podes sempre arrendar e com o esse dinheiro pagas o empréstimo.
                                          Eu digo-te isto porque foi exactamente o que fiz:
                                          Há 3 anos comprei um T2 duplex em Leça da Palmeira (ainda em planta, a um (muito) bom preço). Uma parte do valor foi pedido ao banco. O ano passado vim trabalhar para Lisboa e pôs-se a hipótese de vender ou arrendar. Fomos a uma imobiliária e dissemos que a prioridade seria arrendar. Vender apenas caso houvesse propostas irrecusáveis. Em menos de um mês arrendei o apartamento por valores muito superiores ao que pago todos os meses ao banco. Tive também uma oferta de compra com uma mais valia de 35.000 euros, mas tanto eu como a agente imobiliária considerámos o valor baixo.
                                          Como vês, deves ponderar muito bem todas as hipóteses. O mercado de arrendamento na zona do Porto está a crescer. Aconselho-te a ver os valores que pedem para arrendar nas zonas que queres e comparares com a prestação que terias de pagar ao banco. Aconselha-te também acerca do potencial de valorização. Depende acima de tudo da zona onde está! Tens Lavra, Leça, Matosinhos Sul ou mesmo Ofir (não fica assim tão longe).... a mim parecem-me boas opções para compra.
                                          Espero ter ajudado.
                                          Abraço.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por lazyandcrazy Ver Post
                                            Sem querer repetir, mas sim reforçar - deves arrendar:
                                            - Não tens de suportar o IMI;
                                            - Não tens de suportar o condominio.
                                            isso é mentira se pagas a renda, é porque pagas isto na mesma quem arrenda o apartamento tem de ter estes gastos em consideração

                                            Comentário


                                              #23
                                              Nesta altura se calhar até é boa altura para comprar, com a crise que está aí veêm-se alguns negócios bons, mas estou convecido que a crise ainda deve piorar por isso ainda é capaz de aparecer uns negócios melhores.
                                              Eu tenho a minha casa á venda e a procura é mesmo muito baixa para não dizer nula...comprei um terreno e vou lá fazer casa, só que só a posso começar depois de vender o apartamento, se tivesse comprado o terreno com dinheiro emprestado ao banco a esta hora já estaria a "bater" com a cabeça nas paredes e secalhar tinha que despachar o apartamento a "qualquer" preço...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por fmiguel79 Ver Post
                                                Yah... E tem limites maximos de renda...

                                                Vê o portal:
                                                http://www.portaldahabitacao.pt/pt/porta65j/

                                                Boa sorte com a procura
                                                "Quem pode candidatar-se a este programa?

                                                Jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos (no caso de casais de jovens, um dos elementos pode ter até 32 anos)"


                                                Quando um dos dois tiver mais de 32 anos perde-se o direito?
                                                Mesmo que o outro tenha 20 e poucos?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Goiás Ver Post
                                                  "Quem pode candidatar-se a este programa?

                                                  Jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos (no caso de casais de jovens, um dos elementos pode ter até 32 anos)"

                                                  Quando um dos dois tiver mais de 32 anos perde-se o direito?
                                                  Mesmo que o outro tenha 20 e poucos?
                                                  Normalmente mete-se sempre em nome do mais novo para o prazo ser mais longo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                    Não é alugar! Alugam-se carros, mas os apartamentos arrendam-se!
                                                    Realmente irrita!

                                                    Alugam-se bens móveis e arrendam-se bens imóveis!!!!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                                                      Normalmente mete-se sempre em nome do mais novo para o prazo ser mais longo.
                                                      isso no caso de se pôr só no nome de uma pessoa... mas isso é ilegal, penso eu

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        pelo que li no site só dura 3 anos... num pagam 50%, depois 35% e depois 25%... certo?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                                                          Normalmente mete-se sempre em nome do mais novo para o prazo ser mais longo.
                                                          Não dá para fazer isso porque tens de declarar todos os habitantes.
                                                          -Jovem sozinho - limite 30 anos
                                                          -Jovens em co-habitação - limite 30 anos
                                                          -Jovem casal - Limite 32 anos se o outro tiver menos de 30.


                                                          Alguém sabe quando saem os resultados do período de Setembro? Estou ansiosamente à espera, vai ser uma bela ajuda!

                                                          Já agora, arrendo há 2 anos com a minha namorada e não estou nada arrependido!
                                                          Editado pela última vez por kortese; 13 October 2008, 21:30. Razão: ortografia

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Arrendar e cada vez me convenço mais disso..

                                                            Tenho uma amiga que comprou casa há uns 5 anos. Começou a pagar 4xx€ e neste momento paga 6xx€.

                                                            E a casa só vai ser dela daqui a uns 40 anos.


                                                            Nunca me tinha apercebido do stress de comprar casa/subida dos juros, mas depois que uma casa por subir cerca de 200€ por mês.. mudei claramente de opnião!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X