Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiz uma transferência para um NIB errado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fiz uma transferência para um NIB errado

    Pois bem companheiros, a história é a seguinte:

    o meu irmão a meu pedido fez uma transferência bancária de um valor que ele me devia (38€ para ser mais preciso) de forma online, ou seja, pela Caixa Online (Caixa Geral Depósitos).

    Dei-lhe uma caderneta velha para ele retirar o NIB só que onde este consta estava lá apontado à mão um outro NIB que até é de um outro banco, neste caso o BCP. Como ele é puto nem olhou para o NIB da minha conta e fez a transferência para essa outra conta, que foi feita dia 14 após as 15h, portanto foi ordenada ontem dia 15.
    Como já deu para perceber (e nós só nos apercebemos agora), esse valor foi cair nessa outra conta de outra entidade a qual nem me recorde quem é, se é individual ou particular não sei- Sei que à frente até tenho um valor de 104€ apontado, pois deve ter sido o transferido na altura, mas nem sei para o quê/quem.

    Eu amanhã de manhã vou já a um balcão da Caixa e do BCP se for caso disso, mas já aconteceu a alguém, como se safaram?

    É que como isto anda nos dias de hoje 38€ é dinheiro, dá para uns litrinhos de gasóleo!!

    #2
    Agora acho que só falando com o dono da outra conta.
    Geralmente o banco trata disso.

    Comentário


      #3
      fiquei curioso, fiz uma pesquisa e encontrei isto:
      http://peremptorio.blogspot.com/2008...tinais_28.html

      Comentário


        #4
        Bom, o do blog parece k se fartou de penar com este enredo!

        Vamos ver como corre o meu enredo e se consigo descalçar esta bota. Se me dificultarem a vida no balcão, sempre me posso mascarar de cigano (tenho barba para isso, é só vestir de preto!!) e assim tou safo, até me dão o dinheiro logo em numerário para a mão.
        Isto o pobre quando ainda por cima é parvo e/ou distraído está sempre lixado!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
          fiquei curioso, fiz uma pesquisa e encontrei isto:
          http://peremptorio.blogspot.com/2008...tinais_28.html


          Esta história é uma grande tanga, e descobre-se por causa de um pequeno detalhe. O gajo diz que se enganou num dos 21 números do NIb e como tal fez a trasnferência para outro lado. O que ele não deve saber é que os últimos dígitos do NIB são dígitos de segurança e não existem números de NIB sequenciais. Ou seja, a probabilidade de ele se ter enganado num número do NIB e os dígitos de segurança serem exactamente os mesmos da conta para onde ele queria transferir o dinheiro é ridiculamente baixa, quase impossível.
          Portanto, imaginação não lhe falta.. devia pensar em escrever um romance policial

          Comentário


            #6
            Mas foi um relato interessante!


            Claro que pode ser uma estória, mas.... não deixa de explicar e bem, a problemática real de um engano numa transferência inter-bancária

            Comentário


              #7
              Teoricamente devolvem-te o dinheiro sem grandes problemas

              Até pq até é ilegal para o dono da outra conta ficar com o dinheiro.

              Comentário


                #8
                Não vás ao BCP, porque se não és cliente, não te vão dizer nem fazer nada - e não é por má vontade, é por que não podem mesmo dizer nada (sigilo bancário, não podem dizer quem é o titular da conta, muito menos que movimentos recebeu).

                O procedimento é ires ao teu balcão da CGD e pedir o estorno da transferência, justificando que foi um erro.
                A CGD contacta a SIBS, que por sua vez formaliza o pedido junto do BCP. Estes irão contactar o beneficiário e apresentar o teu pedido de estorno. Se o cliente aceitar, devolvem-te o dinheiro. Se não, esquece o jantar...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                  Não vás ao BCP, porque se não és cliente, não te vão dizer nem fazer nada - e não é por má vontade, é por que não podem mesmo dizer nada (sigilo bancário, não podem dizer quem é o titular da conta, muito menos que movimentos recebeu).

                  O procedimento é ires ao teu balcão da CGD e pedir o estorno da transferência, justificando que foi um erro.
                  A CGD contacta a SIBS, que por sua vez formaliza o pedido junto do BCP. Estes irão contactar o beneficiário e apresentar o teu pedido de estorno. Se o cliente aceitar, devolvem-te o dinheiro. Se não, esquece o jantar...
                  O outro pode não aceitar? E pode ficar com o dinheiro?

                  Comentário


                    #10
                    se o nib estava escrito na tua caderneta é porque conheces o titular, vai ao multibanco faz outra transferência e antes de confirmares vai aparecer o nome do titular, depois de saberes quem é, fala com ele!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por fcp2008 Ver Post
                      Esta história é uma grande tanga, e descobre-se por causa de um pequeno detalhe. O gajo diz que se enganou num dos 21 números do NIb e como tal fez a trasnferência para outro lado. O que ele não deve saber é que os últimos dígitos do NIB são dígitos de segurança e não existem números de NIB sequenciais. Ou seja, a probabilidade de ele se ter enganado num número do NIB e os dígitos de segurança serem exactamente os mesmos da conta para onde ele queria transferir o dinheiro é ridiculamente baixa, quase impossível.
                      Portanto, imaginação não lhe falta.. devia pensar em escrever um romance policial
                      Exacto, teria sempre de errar pelo menos 2 dígitos do NIB e errar de forma que os dígitos de segurança batessem certo... Ou seja, é difícil fazê-lo por um simples erro desse tipo.

                      Comentário


                        #12
                        uma caderneta da caixa não é propriamente um livro de apontamentos, como foste escrever nela um outro NIB de uso ocasional?

                        MCunha

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                          Teoricamente devolvem-te o dinheiro sem grandes problemas

                          Até pq até é ilegal para o dono da outra conta ficar com o dinheiro.
                          Em 2006 houve uma sra. que passou 10.000€ (erradamente) para uma conta do meu pai.

                          Se o meu pai não autorizasse, o dinheiro não voltava ao seu dono.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por andmiguel Ver Post
                            se o nib estava escrito na tua caderneta é porque conheces o titular, vai ao multibanco faz outra transferência e antes de confirmares vai aparecer o nome do titular, depois de saberes quem é, fala com ele!
                            Boa ideia!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                              Em 2006 houve uma sra. que passou 10.000€ (erradamente) para uma conta do meu pai.

                              Se o meu pai não autorizasse, o dinheiro não voltava ao seu dono.
                              Aqui há uns tempos penso que se chegou a conclusão que alguém ficar com dinheiro que não lhe pertence que é ilegal!
                              Já não me lembro em que tópico foi.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                Aqui há uns tempos penso que se chegou a conclusão que alguém ficar com dinheiro que não lhe pertence que é ilegal!
                                Já não me lembro em que tópico foi.
                                Tenho ideia que o banco (o meu pai não contactou o advogado, pois não tencionava ficar com um único tostão) disse que se ele não o quisesse devolver, não iria ter problemas.

                                E estou a falar do BCP.

                                Comentário


                                  #17
                                  Encontrei:

                                  http://forum.autohoje.com/showthread...light=deposito

                                  Aqui falou de tudo incluindo esta parte:

                                  Artigo 483º do CC

                                  1 - Aquele que, sem causa justificativa, enriquecer à custa de outrém é obrigado a restituir aquilo com que injustamente se locupletou.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                    Encontrei:

                                    http://forum.autohoje.com/showthread...light=deposito

                                    Aqui falou de tudo incluindo esta parte:

                                    Artigo 483º do CC

                                    1 - Aquele que, sem causa justificativa, enriquecer à custa de outrém é obrigado a restituir aquilo com que injustamente se locupletou.
                                    É evidente que não pode ficar com o €.

                                    A questão é que se ele não autorizar o estorno, só se lá vai com uma acção em tribunal!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                      Aqui há uns tempos penso que se chegou a conclusão que alguém ficar com dinheiro que não lhe pertence que é ilegal!
                                      Já não me lembro em que tópico foi.
                                      Claro que é ilegal. Até conheco um fulano (por acaso advogado) que quando se apercebeu de um depósito errado na sua conta (8.000 contos) se apressou a gastar o dinheiro. Mais tarde teve de o devolver.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                        Claro que é ilegal. Até conheco um fulano (por acaso advogado) que quando se apercebeu de um depósito errado na sua conta (8.000 contos) se apressou a gastar o dinheiro. Mais tarde teve de o devolver.


                                        É mesmo lamentável saber que há pessoas assim

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                                          É mesmo lamentável saber que há pessoas assim

                                          se lerem as condições de abertura de conta, esta situação está prevista

                                          Comentário


                                            #22
                                            Com uma amiga minha aconteceu o seguinte: ela foi descontar um cheque num balcão do BCP, pagaram-lhe o cheque em dinheiro e depositaram na conta ao mesmo tempo... ou seja, ficou com 2x o valor. Por acaso, ela até é honesta e foi lá dar conta do erro. Quem estava no caixa é que se lixava caso ela não tivesse aquela atitude.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                              Encontrei:

                                              http://forum.autohoje.com/showthread...light=deposito

                                              Aqui falou de tudo incluindo esta parte:

                                              Artigo 483º do CC

                                              1 - Aquele que, sem causa justificativa, enriquecer à custa de outrém é obrigado a restituir aquilo com que injustamente se locupletou.
                                              É o chamado "Enriquecimento sem causa".

                                              Neste caso, a efectivação desse direito (no pressuposto de não resolução amigável da questão) teria necessariamente que passar pela proposição de acção judicial para o efeito...o que nunca compensaria no caso dos EUR. 38 (já nos 10.000 compensava largamente).

                                              Tenta identificar junto do teu banco o destinatário e chegar à fala com ele.

                                              Boa sorte

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                Claro que é ilegal. Até conheco um fulano (por acaso advogado) que quando se apercebeu de um depósito errado na sua conta (8.000 contos) se apressou a gastar o dinheiro. Mais tarde teve de o devolver.
                                                Para ter essa postura, para além da má formação pessoal, tem má formação académica....pois, para além da obrigação de devolver tudo o que gastou (com juros) arriscou um procedimento disciplinar junto da Ordem dos Advogados (espero bem que o lesado tenha apresentado a correspondente queixa)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                  Encontrei:

                                                  http://forum.autohoje.com/showthread...light=deposito

                                                  Aqui falou de tudo incluindo esta parte:

                                                  Artigo 483º do CC

                                                  1 - Aquele que, sem causa justificativa, enriquecer à custa de outrém é obrigado a restituir aquilo com que injustamente se locupletou.
                                                  Pois... tem toda a lógica

                                                  Mas tenho a certeza que o funcionário do banco disse o que mencionei acima.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                                                    Para ter essa postura, para além da má formação pessoal, tem má formação académica....pois, para além da obrigação de devolver tudo o que gastou (com juros) arriscou um procedimento disciplinar junto da Ordem dos Advogados (espero bem que o lesado tenha apresentado a correspondente queixa)
                                                    Isso seria assim mas apenas se ele se tivesse apropriado dos 8.000 contos no exercício da sua profissão de advogado, o que não foi o caso. Neste caso ele "ganhou" e gastou os 8.000 contos enquanto cliente de um banco e, como saberás, a OA nada tem que ver com o que um advogado faz na sua vida privada.

                                                    Entenda-se, os 8.000 contos não vieram de um seu cliente, ele vieram de alguém que se enganou a fazer um deposito.
                                                    Editado pela última vez por Jbranco; 17 October 2008, 13:28.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bem, então a situação está da seguinte forma:

                                                      Dirigi-me a um balcão CGD (minha conta) que referiu de imediato que me teria de dirigir a um balcão BCP (conta do destinatário) pois segunto o funcionário estas situações quando acontecem o balcão do destinatário é que terá de entrar em contacto com a respectiva entidade.

                                                      Ainda antes de entrar no BCP fiz como o andmiguel referiu e simulei uma transferência para ter a noção de quem recebeu lá o meu dinheirinho. Pois bem, fiquei um pouco descansado pois vi que essa mesma entidade é uma loja de informática no Montijo da qual sou cliente assíduo. Já dentro do BCP a funcionária referiu que o processo mais simples será a de entrar em contacto com a entidade e expor a situação. Fiquei admirado com a abertura de informações por parte do BCP pois a funcionária deu-me tudo:
                                                      - nome da entidade, morada, contactos telefónicos e 2 nomes a quem me podia dirigir!

                                                      Liguei então para a dita empresa mas no departamente financeiro não tinham lá a responsável/superior que me pode ajudar na situação pois segundo eles como têm filiais em Lisboa e Setúbal, da parte da tarde não estava na sede e estava possivelmente em alguma das outras duas lojas (ou a tomar café com as amigas talvez, não sei!).

                                                      Deixei então "recado" com o meu nome, contactos telefónicos, o valor da transferência e tb o nib do remetente (meu irmão) para que possam comparar e confirmar nas contas da empresa que a situação é verídica e da minha parte não há qualquer tentativa de burla ou afins.

                                                      Já agora, a caderneta que dei ao meu irmão para ele tirar o nib era uma caderneta velha, já com as páginas cheias e por isso tinha lá esse outro NIB escrito à mão. Não uso as cadernetas como blocos para apontamentos.

                                                      Vou aguardar hoje que me contactem, embora deva ser dificil que isso seja feito hoje segundo informação da empresa e ao mesmo tempo estando a trabalhar não posso atender o meu telefone à vontade.

                                                      Segunda feira no entanto às 10 da manhã irei ligar de novo, não antes pois a àrea financeira encerra ao fds.

                                                      Vamos ver como corre, o valor não é muito mas sempre é dinheiro e espero k corra pelo melhor.


                                                      EDIT: ainda por parte da funcionária do BCP, esta disse que o banco entraria em contacto/processo com a dita empresa se esta por contacto da minha parte se recusasse a repor o valor, embora claro seja um processo moroso e talvez dispendioso (tendo em conta os ditos 38 euros!)
                                                      Editado pela última vez por P0rnStar; 17 October 2008, 14:15.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                        como saberás, a OA nada tem que ver com o que um advogado faz na sua vida privada.
                                                        Era bom que a OA não tivesse nada a ver com a vida privada dos advogados. Quer gostemos, quer não, garanto-te que tem.

                                                        Como dizem nas sessões de deontologia: "Ao Advogado não basta, como a mulher de César, parecer sério - tem de ser sério".

                                                        Houve um processo que ficou célebre há uns anos de uma estagiária que posou para sessão fotográfica ousada para uma revista e apanhou um processo disciplinar - e fez essas fotos enquanto cidadã.

                                                        Basicamente o regime deontológico previsto no Estatuto da OA dispõe que um advogado, enquanto elemento central na administração da justiça, tem de ter uma postura exemplar enquanto advogado e enquanto cidadão.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          ha que ter mais precaução num próximo pagamento online

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Aproveitando o tópico para colocar uma situação semelhante:

                                                            E se déssemos o NIB a alguém para nos transferir €, mas por lapso pusessemos menos 2 números da longa lista? Dava inválida a transferência ou podia ir para outra conta?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X