Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Empresário em nome individual ou empresa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Empresário em nome individual ou empresa

    Bom dia. Estando a pensar lançar um pequeno negócio, gostaria que alguém me explicasse muito resumidamente as vantagens / desvantagens de ser empresário em nome individual (comparado com uma empresa Unipessoal).
    Obrigado

    #2
    Muito basicamente se estás a pensar ficar a dever a alguém, burlar o estado/fisco, ter algumas vantagens pessoais mas em bom nome da empresa ou qualquer outra coisa do género vai para "unipessoal".

    Agora mais a sério.... Acho que isso vai depender muito do tipo de negócio, de rendimentos esperados, dos bens que a empresa vai ter para funcionar etc etc. Um contabilista será a pessoa indicada para te ajudar.

    Comentário


      #3
      Empresa:
      Tens que ter um TOC e pagar-lhe (100,00 a 200,00 euros mês no mínimo se um dos sócios, ou esposo (a) ou pai... não for toc e não fizer uma borla)
      Apartir do segundo ano tens pagamento especial por conta que deduz ao irc a pagar e se não tiveres irc a pagar o suficiente por 4 anos perdes o dinheiro.
      Os orgãos sociais da empresa (gerentes) se não estiverem abrangidos por um esquema de segurança social obrigatório tem que pagar segurança social, mesmo que não recebam salário.
      Quando houver lucro está sujeito a 25% (vai alterar em 2010 relativo a 2009) de imposto mais tributações autónomas e derrama, normalmente o lucro deixa-se na empresa para a capitalizar, mas se quiseres ditribuir pelos sócios tens que pagar mais 20 de taxas liberatórias de irs (só declaras se quizeres, mas aquase nunca vale a pena).
      Tens que ter facturas impressas por uma tipografia autorizada ou emitidas por computador por um programa capaz de exportar todos os dados contidos nele para um ficheiro de norma saft-pt.
      Tens que ter uma ou mais contas bancárias em nome da empresa só para movimentos da empresa.
      Os sócios tem que ter 5.000,00 euros no mínimo para constituir o capital social, mais umas poucas centenas de euros para constituir a empresa, e depois de constituir a empresa podem usar o capital social para despesas necessárias.

      Empresário em nome individual:
      Se não estiveres isento pela actividade (que durará para sempre) e se não ultrapassares os 10.000,00 euros de volume de negócios (de janeiro a dezembro e no inicio de actividade é calculado em relação à propoção declarada para os meses que faltam para acabar o ano e um ano inteiro) estás isento de iva e retenção na fonte, e ultrapassando este valor terás que entregar uma declaração de alterações no Janeiro imediatamente seguinte alterando o enquadramento para iva.
      No primeiro ano de actividade se quiseres estás isento de segurança social (mas também não tens coberturas).
      Se ultrapassares os 149 739,37 euros de vendas ou 99 759,58 de outros proveitos por dois anos ou 125% estes limites em um ano tens que contratar um toc e passar a ter contabilidade organizada.


      Mais tarde faço outro post a completar este

      Comentário


        #4
        Em primeiro lugar, ha que saber de que actividade estamos a falar. É que algumas, exigem a constituição de uma empresa.

        Quanto á explicação colocada antes, está bem explicado, mas tem um erro quanto ao PEC: O seu pagamento apenas é exgido no ano 2. Ou seja, no ano de constituição e no ano 1, está isento.

        Comentário


          #5
          Caso não seja obrigado a ter contabilidade organizada a contabilidade pode ser feita por qualquer pessoa em livros de modelo oficial, ou em programas de contabilidade para escritas não organizadas.
          O empresário em nome individual caso queira ter funcionários tem que se increver na secção de empregadores.

          Quer seja Individual ou empresa
          Caso tenha funcionários tem que ter seguro de acidentes de trabalho
          Tem que ter medicina no trabalho
          Caso os lucros ultrapassem um certo valor Tem que fazer pagamentos (normais) por conta que são devolvidos caso se revelem excessivos e que podem ser deduzidos irs e irc a pagar (e também no pec no caso das empresas).

          Empresa explicações pec (pagamento especial por conta):
          Caso seja empresa está sujeito ao pec relativo ao segundo ano e seguintes que é 1% do volume de negócios com um mínmo de 1.250 e máximo de 70.000 euros do ano anterior deduzindo os pagamentos (normais) por conta do ano anterior (não é assim que se calcula mas é uma maneira fácil que te dará uma ideia bastante aproximnada de quanto terás que pagar)


          Empresa vs empresário em nome individual
          Quando não há a união de várias pessoas para exercer uma actividade só compensa económicamente a empresa quando os valores de despesas sejam suficientemente grandes que apesar de se pagar ao toc tal dinheiro seja recuperado pela poupanca obtida com o lucro determinado pela contabilidade e tal só se pode ver fazendo um projecto da empresa que para este caso como não tens que apresentar em lado nenhum pode ser um simples orçamento das despesas e proveitos anuais previstos.
          Juridicamente a empresa justifica-se pela protecção que dá aos empresários caso as coisas corram mal, é que o(s) sócio(s) só é (são) responsável (eis) pelo capital que pôs na empresa (se não houve casos de má gestão gravissíma) e pelos avais que deu a titúlo privado, avais esses que norma são pedidos em caso de empréstimos bancários, leasing...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por AutoFan Ver Post
            Em primeiro lugar, ha que saber de que actividade estamos a falar. É que algumas, exigem a constituição de uma empresa.

            Quanto á explicação colocada antes, está bem explicado, mas tem um erro quanto ao PEC: O seu pagamento apenas é exgido no ano 2. Ou seja, no ano de constituição e no ano 1, está isento.
            Exacto, por causa do trabalho tive que largar o post a meio...
            Editado pela última vez por kushinadaime; 20 October 2008, 19:49. Razão: acrescentei o "por"

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
              Exacto, causa do trabalho tive que largar o post a meio...
              Tu que parece que percebes disto

              Estou a pensar abrir um negócio meu, o negócio será uma empresa de prestação de serviços informáticos, ou seja, prestar suporte informático a entidades estatais e também privadas.
              Já estive 1 ano a recibos verdes, mas depois como não compensava terminei ao fim de 1 ano.
              Neste momento estou desempregado após ter trabalhado 1 ano numa escola onde claro fiz descontos.

              Qual será a melhor opção para mim? Que tipo de empresa? Fui ao centro de emprego e aconselharam-me abrir a minha própria empresa, apresentava um projecto e se fosse aprovado, davam cerca de 20 mil euros, mas tinha que ter a empresa aberta durante 5 anos, mesmo que tivesse prejuízo. O tal projecto tinha que ser feito por um contabilista ou economista, estudo de viabilidade do projecto, que é bastante caro.

              O que me aconselhas para isto, e que despesas irei ter?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LnxSlck Ver Post
                Tu que parece que percebes disto

                Estou a pensar abrir um negócio meu, o negócio será uma empresa de prestação de serviços informáticos, ou seja, prestar suporte informático a entidades estatais e também privadas.
                Já estive 1 ano a recibos verdes, mas depois como não compensava terminei ao fim de 1 ano.
                Neste momento estou desempregado após ter trabalhado 1 ano numa escola onde claro fiz descontos.

                Qual será a melhor opção para mim? Que tipo de empresa? Fui ao centro de emprego e aconselharam-me abrir a minha própria empresa, apresentava um projecto e se fosse aprovado, davam cerca de 20 mil euros, mas tinha que ter a empresa aberta durante 5 anos, mesmo que tivesse prejuízo. O tal projecto tinha que ser feito por um contabilista ou economista, estudo de viabilidade do projecto, que é bastante caro.

                O que me aconselhas para isto, e que despesas irei ter?
                Muito resumidamente, se não tens dinheiro para montar um negocio, esquece o centro de emprego.

                Custos:
                -fazer o projecto (custo variavel)
                -esperar q seja aprovado
                -criar a empresa (500 euros +5mil euros para capital social)
                -custos todos os meses c/seg social + contabilista
                -tens q ter dinheiro para comprar q o colocaste no projecto, e depois contra as facturas, pedir o reembolso ao centro de emprego
                -poder-te-ão ser exigidas garantias bancarias convista ao assegurar o funcionamento da empresa durante os 5 anos em q nao pode falir

                Tem em atenção que ao centro de emprego podes ir buscar uma percentagem do valor do projecto.E tens q comprar sempre tu primeiro,e depois ir buscar o dinheiro.Todos os trabalhadores q colocares no projecto,tem q ser contratados sem termo.


                Isto respondendo á tua questão. Por outro lado, vou-te falar do ultimo cliente q veio até nós. Precisamente na mesma situação que tu, começou a prestar serviços de informatica a recibos verdes(ENI). Agora, o volume já é substancial, e justifica-se abrir uma empresa.É o que esta a fazer de momento. (criamo-lhe a empresa, fazemos o projecto e prestamos toda a ajuda necessaria+contabilidade)A opçao mais correcta, no meu ponto de vista.(tb depende de caso a caso)

                Comentário


                  #9
                  Estou a pensar abrir um negócio meu, o negócio será uma empresa de prestação de serviços informáticos, ou seja, prestar suporte informático a entidades estatais e também privadas.
                  Estado, põe umas lecas de parte que regra geral são lentos a pagar, atrasam-se vários meses quase sempre...

                  Já estive 1 ano a recibos verdes, mas depois como não compensava terminei ao fim de 1 ano.
                  Concordo com o Autofan, o melhor é começar como empresário independente e depois se correr bem a ponto dos os valores justificarem faz-se uma empresa, mas há excepções, se pelas circunstâncias fores obrigado a ser megalómano, desde o ínicio, com alguns empregados, empréstimos bancários e muito material desde o ínicio constitui-se uma empresa

                  O tal projecto tinha que ser feito por um contabilista ou economista, estudo de viabilidade do projecto, que é bastante caro.
                  Para começar só para te orientares podes começar a fazer tu um esboço de um projecto que só servirá para tu estudares a situação.
                  Basicamente fazes uma lista das despesas, materiais, electricidade, água, instalações, mobilias, ferramentas, carro, ordenados... tudo onde fores gastar dinheiro nos primeiros tempos, nos primeiros 49 a 61 meses (sendo que há o mês 0 o investimento inicial).
                  Depois pões o dinheiro que vais investir, não te preocupes em dividir o dinheiro por capital da empresa, empréstimos teus suprimentos e essas técniquices, divide como te der geito para fazer as contas.
                  Depois pões os proveitos que serão essencialmente as vendas e prestações de serviços, com o especial cuidado de não seres muito optimista, que quando se faz isto assim desta maneira há uma enorme tendência para o ser.
                  Para teres ideia das despesas visita casas no ramo para dar uma vista de olhos, e visita também casas tipo staples, loja do gato preto, macro, Aki..., faz uma lista de despesas e daqui a uns dias revês para ver se não te esqueceste de nada, esmiuças os teus papeis pessoais para ter mais ideias das despesas.
                  É preciso ter a noção que nos primeiros anos um negócio dá sempre prejuiso e como tal é preciso arranjar dinheiro para teres "dinheiro em caixa" para os pagamentos

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LnxSlck Ver Post
                    Tu que parece que percebes disto

                    Estou a pensar abrir um negócio meu, o negócio será uma empresa de prestação de serviços informáticos, ou seja, prestar suporte informático a entidades estatais e também privadas.
                    Já estive 1 ano a recibos verdes, mas depois como não compensava terminei ao fim de 1 ano.
                    Neste momento estou desempregado após ter trabalhado 1 ano numa escola onde claro fiz descontos.

                    Qual será a melhor opção para mim? Que tipo de empresa? Fui ao centro de emprego e aconselharam-me abrir a minha própria empresa, apresentava um projecto e se fosse aprovado, davam cerca de 20 mil euros, mas tinha que ter a empresa aberta durante 5 anos, mesmo que tivesse prejuízo. O tal projecto tinha que ser feito por um contabilista ou economista, estudo de viabilidade do projecto, que é bastante caro.

                    O que me aconselhas para isto, e que despesas irei ter?
                    Estive na mesma situação que tu e resolvi ir para os recibos verdes. Quanto à empresa só compensa se existirem despesas que justifiquem e os apoios financeiros que tanto falam são só ao investimento, que no caso de prestação de serviços informáticos, pelo menos no meu caso, eram quase nulos.

                    Comentário


                      #11
                      Na minha opinião a diferença principal entre uma unipessoal e uma empresa em nome individual prende-se com a responsabilidade. Aliás o kushinadaime já referiu este aspecto mas acho que é importante enfatizar.
                      Se a actividade for a mera prestação de serviços não existe necessidade de criar uma empresa. Se estivermos a falar de compra e venda de material empregados etc, pode existir uma responsabilidade acrescida do investidor que no caso de ser um sociedade unipessoal se limita aos montantes das entradas (se não houver garantias pessoais).
                      O aspecto fiscal é mais ou menos neutro se tiveres um contabilísta minimamente competente.
                      OT: Nunca percebi muito bem o conceito de "sociedade unipessoal" mas tudo bem.

                      Comentário


                        #12
                        pelo que eu percebi,
                        só vais vender o teu serviço, nada de bens palpaveis, nada de compras, nada de custos, pelo que aconselho a começares com os recibos verdes,, com todos os inconvenientes que dai advêm, .... e mesmo assim, aconselho que procures um contabilista, para te "guiar" nos inicios, já que mesmo para os recibos verdes, é necessário algum "Now how".
                        (a prever, + 10.000 euros ano, descontar p/ segurança social.)
                        Editado pela última vez por ApenasEu; 21 October 2008, 00:52.

                        Comentário


                          #13
                          Obrigado a todos. Tal como já tinha dito, já tive 1 ano a recibos verdes, e não dava grande lucro. Agora tenho instituições que me pagariam uma mensalidade, para eu prestar serviços informáticos, mas por serem do estado, não poderia ser a recibos verdes, mas tinha que ser uma empresa.

                          Pelo que vi aqui, talvez assim não compense, e já agora, o que acontece se ao final de 1 ano, a empresa deixar de ter lucro? Se tiver 1 ano ou mais tempo se dar para pagar as contas? Pode-se abrir falência? Parece que não de acordo com a tal obrigação de ter a empresa aberta durante 5 anos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LnxSlck Ver Post
                            Obrigado a todos. Tal como já tinha dito, já tive 1 ano a recibos verdes, e não dava grande lucro. Agora tenho instituições que me pagariam uma mensalidade, para eu prestar serviços informáticos, mas por serem do estado, não poderia ser a recibos verdes, mas tinha que ser uma empresa.

                            Pelo que vi aqui, talvez assim não compense, e já agora, o que acontece se ao final de 1 ano, a empresa deixar de ter lucro? Se tiver 1 ano ou mais tempo se dar para pagar as contas? Pode-se abrir falência? Parece que não de acordo com a tal obrigação de ter a empresa aberta durante 5 anos.
                            Podes abrir falência até no segundo dia, essa dos 5 anos é só se pedires apoios e subsídios ao estado e depende da medida que te der os euros.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                              Podes abrir falência até no segundo dia, essa dos 5 anos é só se pedires apoios e subsídios ao estado e depende da medida que te der os euros.
                              Então e se me derem 19 mil euros de apoios, e quiser abrir falencia passado 1 mes ou assim? Posso fazer? Como funciona nesse caso?

                              Obrigado

                              Comentário


                                #16
                                Tens que devolver os 19.000, mesmo se já os gastaste.
                                Não estou de momento "a ver" nenhum contracto de apoio mas se bem me lembro eles trazem um gênero de aval pessoal do empresário...

                                Comentário


                                  #17
                                  Após um desenterranço...

                                  Uma dúvida, onde me dirigo para me tornar empresário em nome individual?

                                  Não posso passar recibos verdes, tem que ser ou uma empresa ou então esse caso de empresário individual, será para prestar suporte informático a empresas públicas e privadas, não preciso de lugar físico, nem empregados, luz, o que for...

                                  É necessário possuir uma loja ou algo parecido? Ou basta a morada da minha casa?

                                  Que custos estão associados à criação de empresário em nome individual? Posso passar facturas?

                                  Comentário


                                    #18
                                    http://www.empresanahora.pt/

                                    procura um contabilista,

                                    e procura uma segunda, e talvez uma terceira opinião..................

                                    podes ser um "expert" em informatica, mas na precisas de ajuda com a papelada...


                                    A empresa crias na hora, pode ser na morada da tua residencia, mas vais precisas de um contabilista, seguros, segurança social, programa facturação legal // livro de facturas; já vais ter contabiilidade organizada........................................ ................

                                    Despesas mensais:

                                    IVA - 20% sobre todas as facturas que passares, vão direitinhos para o estado)
                                    Telecomunicações,
                                    Despesas transportes,
                                    Contabilista,
                                    Irc.... (tens apenas 1 ano de isenção)..
                                    seguros...
                                    o teu ordenado,
                                    segurança social,

                                    procura uma empresa de contabilidade, ou um contabilista que te guie,, e te mostre o pior dos cenarios... já que o melhor, sonhamos todos com ele...

                                    Boa sorte.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ApenasEu Ver Post
                                      http://www.empresanahora.pt/

                                      procura um contabilista,

                                      e procura uma segunda, e talvez uma terceira opinião..................

                                      podes ser um "expert" em informatica, mas na precisas de ajuda com a papelada...


                                      A empresa crias na hora, pode ser na morada da tua residencia, mas vais precisas de um contabilista, seguros, segurança social, programa facturação legal // livro de facturas; já vais ter contabiilidade organizada........................................ ................

                                      Despesas mensais:

                                      IVA - 20% sobre todas as facturas que passares, vão direitinhos para o estado)
                                      Telecomunicações,
                                      Despesas transportes,
                                      Contabilista,
                                      Irc.... (tens apenas 1 ano de isenção)..
                                      seguros...
                                      o teu ordenado,
                                      segurança social,

                                      procura uma empresa de contabilidade, ou um contabilista que te guie,, e te mostre o pior dos cenarios... já que o melhor, sonhamos todos com ele...

                                      Boa sorte.

                                      É mesmo assim que eu gosto de pensar. Também estive a ver a situação do Empresário em Nome Individual, penso que não seja preciso contabilista nem metade das coisas que pedem para uma Empresa (capital de investimento, etc etc). Estou enganado?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LnxSlck Ver Post
                                        É mesmo assim que eu gosto de pensar. Também estive a ver a situação do Empresário em Nome Individual, penso que não seja preciso contabilista nem metade das coisas que pedem para uma Empresa (capital de investimento, etc etc). Estou enganado?
                                        Estás. Se tiveres contabiliade organizada, precisas dum TOC.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tb ando com umas dúvidas para criar empresa.

                                          A ideia seria 2 sócios gerentes com igualdade de cotas.

                                          A "sede" da empresa pode ser a morada de um dos sócios?

                                          O capital social de 5.000€ tem de existir contabilisticamente e "fisicamente" ?


                                          Já agora se a empresa ao fim de 1 ano ou 1 ano e meio terminar, quais os custos? O capital social e o dinheiro que sobrar é dividido pelos sócios?
                                          Editado pela última vez por SilverArrow; 27 November 2008, 11:56.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                            Tb ando com umas dúvidas para criar empresa.

                                            A ideia seria 2 sócios gerentes com igualdade de cotas.

                                            A "sede" da empresa pode ser a morada de um dos sócios?
                                            Pode

                                            O capital social de 5.000€ tem de existir contabilisticamente e "fisicamente" ?
                                            Os 5 mil euros tem q ser depositados na conta empresa.Tens que ter comprovativo dessa movimentação de dinheiro,mesmo que o levantes a seguir.

                                            Já agora se a empresa ao fim de 1 ano ou 1 ano e meio terminar, quais os custos? O capital social e o dinheiro que sobrar é dividido pelos sócios?
                                            Depende. Para encerrar não pode ter imobilizado. Se tiver, tens que o vender, e pagar IVA se o tinhas deduzido. Depois o custo de encerrar a empresa será em torno de 400 euros. Se á altura do encerramento tiveres dinheiro na conta da firma, tens que o levantar e encerrar as contas. Ao fim do ano fiscal, e depois de pagos os respectivos impostos, podes deliberar dividir lucros pelos socios (se os houverem)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pois a ideia eram mais na questão dos sócios querem separar-se ou acabar com a empresa. Não tanto numa questão de falência.

                                              Já agora nenhum dos sócios tem habitação própria, neste caso a empresa pode ficar na mesma sediada onde residem?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                Pois a ideia eram mais na questão dos sócios querem separar-se ou acabar com a empresa. Não tanto numa questão de falência.

                                                Já agora nenhum dos sócios tem habitação própria, neste caso a empresa pode ficar na mesma sediada onde residem?
                                                Sim,pode.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Empresário em nome individual é um termo que se usa e muito mas é muito vago pode significar sociedade unipessoal por quotas, EIRL (empresário individual de responsabilidade limitada são uma raridade mas existem) ou um trabalhador independente (categoria b de irs) esta ambiguidade é tanto maior quanto menos uma pessoa está dentro destes detalhes
                                                  Uma dúvida, onde me dirigo para me tornar empresário em nome individual?
                                                  Se for para seres trabalhador independente às finanças dar o inicio de actividade e à segurança social dar também o inicio de actividade na secção de trabalhadores independente (nesta parte da segurança social de idependentes houve alterações mas não é a minha área e estou um bocado por fora), mais o alvará licenças e coisas do gênero https://www.portaldaempresa.pt/CVE/S.../Catalogo.aspx e só se fores admitir trabalhadores è que vais à segurança social secção de empregadores para te increveres.
                                                  Se for Sociedade Unipessoal tens que te inscrever no registo nacional de pessoas colectivas, depois fazer o contracto de sociedade, depositar na conservatória, dar o inicio nas finanças, dar o inicio na segurança social secção de empregadores (mesmo que não vás ter pessoal) e terás que ter atenção ao processo de licenciamento https://www.portaldaempresa.pt/CVE/S.../Catalogo.aspx que que varia e muito em função da actividade, muitos paços podem ser dados no mesmo local ao mesmo tempo mas neste caso és obrigado a ter toc e ele aconselharte-à com exactidão ao longo de todas as opções que tens que tomar.
                                                  Não posso passar recibos verdes, tem que ser ou uma empresa ou então esse caso de empresário individual, será para prestar suporte informático a empresas públicas e privadas, não preciso de lugar físico, nem empregados, luz, o que for...

                                                  Mesmo sendo trabalhador independente podes passar facturas e vendas a dinheiro.
                                                  É necessário possuir uma loja ou algo parecido? Ou basta a morada da minha casa?
                                                  Quer seja firma quer sejas trabalhador independente a sede pode ser a tua casa ou a casa de alguém por exemplo
                                                  Que custos estão associados à criação de empresário em nome individual

                                                  Depende de muita opções se fores mecânico precisarás de ferramentas, podes usar as tuas pessoais e podes ter que comprar ferramentas novas, precisarás de telefone, podes usar o teu pessoal ou podes optar por comprar um para a actividade, precisarás também de comprar consumivéis, oleo borrachas... se constituires sociedade precisarás de pagar um toc todos os meses.
                                                  Podes fazer um orçamento tu próprio, fazes uma lista do material que vais precisar e do valor, e depois fazes outra dos consumiveis e despesas e de uma estimativa do que vais usar, depois fazes outra com sitios de onde podes tirar dinheiro para pagar tudo sem esquecer as vendas e as tuas popanças e os empréstimos que podes contrair (neste caso não esqueças de por a prestação no lado das despesas), nisto precisarás de estudar vários cenários antes de avançar mas lembra-te muito raramente uma empresa dá lucro nos primeiros três a seis anos de vida, nesses anos os sócios terão que desencantar dinheiro de algum sitio para cobrir os proveitos das empresas não cobrem.
                                                  Originalmente Colocado por LnxSlck Ver Post
                                                  É mesmo assim que eu gosto de pensar. Também estive a ver a situação do Empresário em Nome Individual, penso que não seja preciso contabilista nem metade das coisas que pedem para uma Empresa (capital de investimento, etc etc). Estou enganado?

                                                  Há um problema de linguagem aqui, se estás a falar em sociedade unipessoal tens todas as obrigações de uma empresa, mas se estiveres a falar em te inscreveres como trabalhador independete nas finanças em termos contabilisticos ou tens uns livros de registo muito fáceis de preencher, ou um programa de contabillidade não organizada (também são faceis de usar) onde registas as despesas e receitas com a actividade o iva e a retenção na fonte.
                                                  Eu recomendo a quem não tem conhecimentos fiscais o programa para computador, são baratos compram-se em qualquer lado e trazem já um pseudo-plano de contas com as coisas pré-formatadas (a deduzir o iva nas comunicações electricidade, a não deduzir na gasolina, portagens...)
                                                  Mas também tens que passar documentos aos teus clientes do que tu lhes fornecestes e para isso ou usas cadernetas de recibos verdes compradas nas finanças ou usas facturas recibos e\ou vendas a dinheiro em computador ou manuais feitas em tipografias autorizadas pela secretaria de estado dos assuntos fiscais.
                                                  Editado pela última vez por kushinadaime; 27 November 2008, 21:40.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    preciso de ajuda, aproveito este tópico que enquadra-se perfeitamente: sou trabalhador por conta de outrém e por conta própria ao mesmo tempo. tenho ideias de ficar a trabalhar apenas por conta própria noutro ramo que não o que trabalho agora e continuar com os dois trabalhos por conta própria. quanto terei de pagar de seg. social? terei de ter um contabilista, quanto se paga mais ou menos por mês?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                      preciso de ajuda, aproveito este tópico que enquadra-se perfeitamente: sou trabalhador por conta de outrém e por conta própria ao mesmo tempo. tenho ideias de ficar a trabalhar apenas por conta própria noutro ramo que não o que trabalho agora e continuar com os dois trabalhos por conta própria. quanto terei de pagar de seg. social? terei de ter um contabilista, quanto se paga mais ou menos por mês?
                                                      Se fores socio gerente, minimo 133 euros.Desde que tenhas contabilidade organizada, tens que ter contabilista. A avença -valor a pagar- posso dizer-te por PM

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Obrigado a todos pelos esclarecimentos aqui fornecidos

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Como fazer um projecto de actividade?

                                                          Antes de abrir uma actividade convém pensar e bem no seguinte, mas se passar ao papel para consumo próprio ajuda e muito a raciocinar...
                                                          ...
                                                          1. Onde estou? ...
                                                          2. Onde quero chegar? Quais os objectivos ...? ...
                                                          3. Como lá chegar? Que recursos serão necessários? ...
                                                          ...
                                                          Objectivos
                                                          Características
                                                          ...
                                                          2.1. Breves considerações
                                                          2.1.1. Ideia
                                                          2.1.2. Empresário
                                                          2.1.3. Oportunidade
                                                          ...
                                                          2.4. Apresentação da empresa
                                                          ...
                                                          2.4.3. Missão e objectivos
                                                          ...
                                                          2.5. Análise do meio envolvente
                                                          2.5.1. Análise dos contextos...
                                                          Dos contextos onde se insere a empresa, o mercado, a ecónomia, do ramo da actividade do sitio onde se localiza
                                                          2.5.3. Oportunidades e ameaças
                                                          2.6. Análise do negócio
                                                          ...
                                                          2.6.3. Recursos necessários
                                                          2.6.4. Projecções económicas e financeiras
                                                          ...
                                                          3.3.7. Pontos fortes e fracos
                                                          ...
                                                          http://www.dashofer.pt/?product=EVE&...nt=4&section=1

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Atenção que se escolherem a opção de ENi (Empresário em Nome Individual) é bom que sejam acompanhados por um TOC, independentemente o regime (simplificado vs organizado)


                                                            O regime simplificado pode ser um "buraco negro"... que as finanças muito gostam ...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X