Anúncio

Collapse
No announcement yet.

baixa psicológica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    baixa psicológica

    diseram-me que a baixa psicologica é paga a 100%!! é verdade?

    a baixa normal é paga a 65% do salario base,não é?ou é a media dos ultimos meses?

    alguem sabe?ou já teve de baixa?

    #2
    Originalmente Colocado por carlos pinto Ver Post
    diseram-me que a baixa psicologica é paga a 100%!! é verdade?

    a baixa normal é paga a 65% do salario base,não é?ou é a media dos ultimos meses?

    alguem sabe?ou já teve de baixa?
    Está aqui essa informação:

    http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.07.01.02

    Também já pesquisei e não encontrei nada sobre "baixa psicológica". Eu penso que isso (actualmente) não existe, mas posso estar enganado.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por MS Ver Post
      Está aqui essa informação:

      http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.07.01.02

      Também já pesquisei e não encontrei nada sobre "baixa psicológica". Eu penso que isso (actualmente) não existe, mas posso estar enganado.
      Existe sim que na empresa onde estava tinha uma empregada que tava sempre de baixa psicológica. Não queria trabalhar era assim...

      Comentário


        #4
        como é « diagnosticada » uma baixa psicologica???

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
          como é « diagnosticada » uma baixa psicologica???
          Essa que falei estava metida no sindicato e era o médico do sindicato que lhe assinava.. Problemas.. Mas essas baixas não são possíveis de contestar pelo que ouvi.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carlos pinto Ver Post
            diseram-me que a baixa psicologica é paga a 100%!! é verdade?

            a baixa normal é paga a 65% do salario base,não é?ou é a media dos ultimos meses?

            alguem sabe?ou já teve de baixa?
            Se não estou em erro os psicólogos, não podem prescrever baixa a um doente

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
              Se não estou em erro os psicólogos, não podem prescrever baixa a um doente
              Os psicólogos escrevem uma recomendação ao médico de família que por sua vez passa a baixa. Mas passa uma baixa normal, igual a qualquer outra, paga pelo montante normal da tabela, do link que coloquei.

              Comentário


                #8
                Pelo menos os psiquiatras podem ser prescritas pelo psiquiatra, mas a baixa é normal no pagamento (65 ou 85%, qualquer coisa assim), só que traz um dizer num campo próprio a autorizar a sair de casa entre certas horas.
                As baixas que são pagas na totalidade se não me falha a memória são em função da doença, de tuberculose, a de gravidez de risco, e as oncológicas.

                Comentário


                  #9
                  A psicologia não é considerada medicina, tanto que nem tão pouco podem prescrever medicamentos.


                  Depois de uma breve pesquisa, no formulario da Seg Social para requerer a baixa, há 6 opções:

                  Doença Natura, Doença directa, Artº 28/2004 ( Tuberculose ), Assistencia a Familiares, Doença Profissional ou Acidente de Trabalho. Em lado nenhum é referida a baixa psicologica, e nem tão pouco me parece que paguem a 100%, é a 65% e é um pau.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
                    A psicologia não é considerada medicina, tanto que nem tão pouco podem prescrever medicamentos.


                    Depois de uma breve pesquisa, no formulario da Seg Social para requerer a baixa, há 6 opções:

                    Doença Natura, Doença directa, Artº 28/2004 ( Tuberculose ), Assistencia a Familiares, Doença Profissional ou Acidente de Trabalho. Em lado nenhum é referida a baixa psicologica, e nem tão pouco me parece que paguem a 100%, é a 65% e é um pau.
                    Pois, mas a psiquiatria sim, e pode muito bem passar uma baixa.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                      Pois, mas a psiquiatria sim, e pode muito bem passar uma baixa.
                      sim, a psiquiatria é uma doença, mas só o medico de familia pode passar baixa. Se uma pessoa por exº é operada, o hospital passa uma baixa de 12 dias, e após isso é o medico de familia que faz o eventual prolongamento. Baixa de longa duração so o médico de familia
                      Editado pela última vez por rosinha2000; 27 October 2008, 16:09.

                      Comentário


                        #12
                        Comigo foi o contrário, foi o médico de familia que me passou a inicial e as outras todas foi o psiquiatra.

                        Comentário


                          #13
                          Já estive de baixa e segundo me recordo, acho que não é pago a 100%, baixa essa sendo passada pelo meu médico de familia.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Pois, mas a psiquiatria sim, e pode muito bem passar uma baixa.
                            Correcto.

                            Comentário


                              #15
                              Não há baixas psicológicas. Apenas psiquiátricas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por bportugal Ver Post
                                Não há baixas psicológicas. Apenas psiquiátricas.

                                Uma baixa psiquiátrica é uma baixa psicológica!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Citation x Ver Post
                                  Uma baixa psiquiátrica é uma baixa psicológica!!!

                                  è com cada azeite ... Chama-se baixa psiquiátrica. A causa Psicológica que determinou a pessoa meter baixa é outra coisa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por cereal_killer Ver Post
                                    è com cada azeite ... Chama-se baixa psiquiátrica. A causa Psicológica que determinou a pessoa meter baixa é outra coisa.
                                    Ó amigo....quer ver que vou ter que lhe explicar tudo!?!?!
                                    É para ver se o pessoal entendia a coisa... já que estavam a utilizar dois termos que podem ser sinónimos, ok?
                                    Mais...a baixa psiquiátrica também poderia ser chamada de " baixa psicológica", entendeu?
                                    Só se chama assim, porque legalmente se convencionou usar o termo "psiquiátrica"
                                    E claro...a baixa psiquiátrica tem(?) como causa uma perturbação psicológica!!!
                                    Sendo assim...e para simplificar... o termo "psicológico" poderia ser utilizado com dois propósitos: A causa da baixa e a baixa em si mesma!
                                    Editado pela última vez por Citation; 27 October 2008, 20:03.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Citation x Ver Post
                                      Ó amigo....quer ver que vou ter que lhe explicar tudo!?!?!
                                      É para ver se o pessoal entendia a coisa... já que estavam a utilizar dois termos que podem ser sinónimos, ok?
                                      Mais...a baixa psiquiátrica também poderia ser chamada de " baixa psicológica", entendeu?
                                      Só se chama assim, porque legalmente se convencionou usar o termo "psiquiátrica"
                                      E claro...a baixa psiquiátrica tem(?) como causa uma perturbação psicológica!!!
                                      Também vejo as coisas por estes termos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Citation x Ver Post
                                        Ó amigo....quer ver que vou ter que lhe explicar tudo!?!?!
                                        É para ver se o pessoal entendia a coisa... já que estavam a utilizar dois termos que podem ser sinónimos, ok?
                                        Mais...a baixa psiquiátrica também poderia ser chamada de " baixa psicológica", entendeu?
                                        Só se chama assim, porque legalmente se convencionou usar o termo "psiquiátrica"
                                        E claro...a baixa psiquiátrica tem(?) como causa uma perturbação psicológica!!!
                                        Sendo assim...e para simplificar... o termo "psicológico" poderia ser utilizado com dois propósitos: A causa da baixa e a baixa em si mesma!
                                        Então tambem temos baixa dentária, baixa pulmonar, baixa vascular, é isso que queres dizer?
                                        É que eu não concordo nada com isso.

                                        Baixa médica é baixa médica e não tem uma sub-denominação, excepto que pode ser devido a um problema dentário ou do foro da estomatologia, ou da pneumonologia, etc...

                                        Agora eu já vi passarem varias baixas e nunca vi lá nada escrito tipo: baixa faringica ou otorrinolaringologica ou outro qualquer tipo de sub-denominação.
                                        Uma coisa é a causa da baixa e essa pode ser psicologica (foro psiquiatrico), mas não é uma baixa psicologica...

                                        Não será assim???

                                        P.S.- Existem doenças do foro psiquiátrico que não são psicológicas... um psiquiatra não é só um psicólogo que pode prescrever medicamentos, é muito mais que isso...
                                        Editado pela última vez por Spinnaker; 27 October 2008, 22:09.

                                        Comentário


                                          #21
                                          é paga a 65%

                                          tenho um colega de trabalho há 1 mês e meio e é pago a 65%

                                          grandes férias as dele

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por gregorybm Ver Post
                                            é paga a 65%

                                            tenho um colega de trabalho há 1 mês e meio e é pago a 65%

                                            grandes férias as dele

                                            Se a baixa dele for REAL, acredita que n irias ter inveja nenhuma dele. Pelo contrário, estarias feliz por ir trabalhar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                              Então tambem temos baixa dentária, baixa pulmonar, baixa vascular, é isso que queres dizer?
                                              É que eu não concordo nada com isso.

                                              Baixa médica é baixa médica e não tem uma sub-denominação, excepto que pode ser devido a um problema dentário ou do foro da estomatologia, ou da pneumonologia, etc...

                                              Agora eu já vi passarem varias baixas e nunca vi lá nada escrito tipo: baixa faringica ou otorrinolaringologica ou outro qualquer tipo de sub-denominação.
                                              Uma coisa é a causa da baixa e essa pode ser psicologica (foro psiquiatrico), mas não é uma baixa psicologica...

                                              Não será assim???

                                              P.S.- Existem doenças do foro psiquiátrico que não são psicológicas... um psiquiatra não é só um psicólogo que pode prescrever medicamentos, é muito mais que isso...
                                              Bem....em primeiro lugar...começo pelo P.S.! Um psiquiatra não é um psicólogo! E vice versa! No entanto, se fores pela questão da medicação, não é assim tão linear! Há paises onde os psicólogos são prescritores de medicação psicotrópica! Pessoalmente, não acho que seja necessário, mas isso é outra conversa!
                                              Essa das doenças psiquátricas que não são psicológicas é discutivel! Mas podemos debater o assunto se assim o preferires! Porque não é só um problema de neurotransmissores e de bioquimica que está em causa nesta questão!

                                              O que eu quero dizer é que se convencionou chamar baixa psiquiátrica, porque é um médico a passá-la! Podemos dizer que...o termo"psicológica" pode ser atribuido á causa é à designação da mesma, tendo em conta o que eu disse anteriormente!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Citation x Ver Post
                                                Bem....em primeiro lugar...começo pelo P.S.! Um psiquiatra não é um psicólogo! E vice versa! No entanto, se fores pela questão da medicação, não é assim tão linear! Há paises onde os psicólogos são prescritores de medicação psicotrópica! Pessoalmente, não acho que seja necessário, mas isso é outra conversa!
                                                Essa das doenças psiquátricas que não são psicológicas é discutivel! Mas podemos debater o assunto se assim o preferires! Porque não é só um problema de neurotransmissores e de bioquimica que está em causa nesta questão!

                                                O que eu quero dizer é que se convencionou chamar baixa psiquiátrica, porque é um médico a passá-la! Podemos dizer que...o termo"psicológica" pode ser atribuido á causa é à designação da mesma, tendo em conta o que eu disse anteriormente!
                                                Sabes, para mim a diferença é mesmo essa, é que se o problema for exclusivamente bioquimico, é dificil ao psicologo responder, não tendo as ferramentas farmacologicas ao seu dispor, não estando em causa o conhecimento que possui da doença e até das possiveis resoluções.
                                                Até porque, em termos puramente bioquimicos e de trasmissores, um neurologista também está habilitado a tratar de certas situações...

                                                É a eterna questão: um desvio do cepto nasal é para ser tratado cirurgicamente por um cirurgião maxilo-facial (em portugal são normalmente otorrinos) ou por um cirurgião plástico??? Não existe resposta lógica, ambos o fazem, tal como uma hernia discal pode ser para neurologia ou para ortopedia.

                                                Existe espaço para ambas as profissões, tanto psiquiatria como psicologia, mas existem questões que são mais adequadas a um psicologo que um psiquiatra e outras que é exactamente o contrário...

                                                Por exemplo: um toxicodependente será melhor acompanhado, de uma forma geral, por um psiquiatra, ao passo que uma criança com hiperactividade será, porventura, melhor acompanhado por um psicólogo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                                  Sabes, para mim a diferença é mesmo essa, é que se o problema for exclusivamente bioquimico, é dificil ao psicologo responder, não tendo as ferramentas farmacologicas ao seu dispor, não estando em causa o conhecimento que possui da doença e até das possiveis resoluções.
                                                  Até porque, em termos puramente bioquimicos e de trasmissores, um neurologista também está habilitado a tratar de certas situações...

                                                  É a eterna questão: um desvio do cepto nasal é para ser tratado cirurgicamente por um cirurgião maxilo-facial (em portugal são normalmente otorrinos) ou por um cirurgião plástico??? Não existe resposta lógica, ambos o fazem, tal como uma hernia discal pode ser para neurologia ou para ortopedia.

                                                  Existe espaço para ambas as profissões, tanto psiquiatria como psicologia, mas existem questões que são mais adequadas a um psicologo que um psiquiatra e outras que é exactamente o contrário...

                                                  Por exemplo: um toxicodependente será melhor acompanhado, de uma forma geral, por um psiquiatra, ao passo que uma criança com hiperactividade será, porventura, melhor acompanhado por um psicólogo.
                                                  Concordo no geral com as tuas palavras, salvo...o facto de que, e como és farmacêutico, sabes muito bem, que no limite, há doentes e não doenças! Logo, e admitindo, que algumas perturbações psi, pudessem ser de etiologia exclusivamente bioquimica, o trabalho é complementar!
                                                  No entanto, ressalvo o aspecto de que o psiquiatra está mais orientado para a resolução farmacológica das perturbações, sendo que o psicólogo se dedica ás questões psicoterapêuticas!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                    Se a baixa dele for REAL, acredita que n irias ter inveja nenhuma dele. Pelo contrário, estarias feliz por ir trabalhar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Citation x Ver Post
                                                      ...
                                                      há doentes e não doenças
                                                      ...
                                                      Depende da vertente farmacêutica que optes, porque, por exemplo, como farmacêutico comunitário ou hospitalar, terás mais tendencia a pensar dessa forma, mas numa vertente Industrial terás mais tendencia a pensar na doença que no doente.

                                                      Acho que ambas as aproximações (ao doente ou á doença) são aceitáveis em circunstancias especificas, para um farmacêutico. Já para um médico (principalmente da especialidade mencionada) ou para um psicologo, a aproximação será tendicialmente o doente, visto não existir uma preocupação com a doença em si e com as vias bioquimicas de resolução da mesma, que seram tendencialmente semelhantes entre diferentes doentes (semelhantes, não iguais), salvo excepções normalmente conhecidas e estudadas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A baixa psicologica é um fenomeno que atingue sobretudo a FP...e de certa forma representa uma xulice generalizada.


                                                        Para mim baixa psiquiatra só seria valida se a pessoa estivesse mesmo mal e internada num hospital psiquiatrico mais conhecido por manicómio ou sanatório.

                                                        Agora andar a alimentar meninos e meninas que tão de baixa psicologica para trabalhar mas para estarem no café a jogar ás cartas e a beberem copos já estão bons.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                          A baixa psicologica é um fenomeno que atingue sobretudo a FP...e de certa forma representa uma xulice generalizada.

                                                          Para mim baixa psiquiatra só seria valida se a pessoa estivesse mesmo mal e internada num hospital psiquiatrico mais conhecido por manicómio ou sanatório.

                                                          Agora andar a alimentar meninos e meninas que tão de baixa psicologica para trabalhar mas para estarem no café a jogar ás cartas e a beberem copos já estão bons.
                                                          Só posso dizer ainda bem que pensas assim pelo facto de me parecer que nunca tiveste necessidade de estar de baixa psiquiátrica, nem nunca conheceste ninguém com essa necessidade real.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                            A baixa psicologica é um fenomeno que atingue sobretudo a FP...e de certa forma representa uma xulice generalizada.


                                                            Para mim baixa psiquiatra só seria valida se a pessoa estivesse mesmo mal e internada num hospital psiquiatrico mais conhecido por manicómio ou sanatório.

                                                            Agora andar a alimentar meninos e meninas que tão de baixa psicologica para trabalhar mas para estarem no café a jogar ás cartas e a beberem copos já estão bons.
                                                            A sério, tenta deixar de falar por falar!

                                                            Primeiro passa pelas experiências, depois opina!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X