Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ajuda emprestimo habitação

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    ajuda emprestimo habitação

    Boas noites, gostaria de pedir a vossa ajuda para avaliarem se se pode conseguir um emprestimo melhor ou não.

    O emprestimo é para habitação e é de 50 000 euros (a habitação vale mais mas o emprestimo necessario e esse).

    Emprestimo= 50 000 euros.
    Numero mensalidades = 288.
    Prazo 24 anos.
    idade do requesitante do emprestimo é de 50 anos.
    Tan nos primeiros 5 anos é 5.290 (taxa fixa a 5 anos + 1% de spread)
    depois disso TAN de 6,019% (euribor 3M + 1% spread).
    TAE=5,986%
    Mensalidade=306,87 + 27.72 seguro de vida + 5,81 seguro multiriscos.

    No final do emprestimo a pessoa pagou quase o dobro...

    Se precisarem de mais dados avisem!

    #2
    Não sou bancário, mas posso dizer-te que 1% de spread é um abuso. 0,5 - 0,6 poderão ser considerados um bom spread.
    Talvez o facto da pessoa ter já 50 anos contribua para isso.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Joao_ben Ver Post
      Boas noites, gostaria de pedir a vossa ajuda para avaliarem se se pode conseguir um emprestimo melhor ou não.

      O emprestimo é para habitação e é de 50 000 euros (a habitação vale mais mas o emprestimo necessario e esse).

      Emprestimo= 50 000 euros.
      Numero mensalidades = 288.
      Prazo 24 anos.
      idade do requesitante do emprestimo é de 50 anos.
      Tan nos primeiros 5 anos é 5.290 (taxa fixa a 5 anos + 1% de spread)
      depois disso TAN de 6,019% (euribor 3M + 1% spread).
      TAE=5,986%
      Mensalidade=306,87 + 27.72 seguro de vida + 5,81 seguro multiriscos.

      No final do emprestimo a pessoa pagou quase o dobro...

      Se precisarem de mais dados avisem!
      Spread de 1% esquece. Apesar de ser um valor baixo em relação à média, acho que um 0.6 ou 0.7 é o mais adequado.

      Comentário


        #4
        em que se traduz o spread? ou seja, quais os reais custos do spread?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Joao_ben Ver Post
          em que se traduz o spread? ou seja, quais os reais custos do spread?
          O spread é o ganho do banco.

          Comentário


            #6
            não percebo...
            então se o ganho do banco é de 1% como é que o emprestimo no final fica quase por 90 000 euros? inflacção?

            Expliquem-me em traços gerais como funciona

            Comentário


              #7
              Mais um pormenor:
              Nessa simulação o empréstimo tem uma taxa fixa a 5 anos. Actualmente essa é uma má solução. A tendência de variação da Euribor é de queda, depois de se terem atingido máximos recentemente. Neste momento está já abaixo dos 5%. Experimenta uma simulação com taxa indexada à Euribor a 3 ou 6 meses. Isto, com um spread de 0.5%, dar-te-á uma prestação MUITO mais baixa!
              Acabas por pagar o dobro, porque a taxa de juro não é adicionada ao montante do empréstimo e este valor dividido por 288 (nº de prestações) para saberes o valor das prestações a pagar. É mais complicado que isso...
              A taxa de juro entra em cada prestação que pagas e como no ínicio pagas muito mais juros do que aquilo que abates na dívida, tens uma divída elevada durante muito tempo e acabas por pagar um valor muito maior que o pedido... é complicado, mas é mesmo assim...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Joao_ben Ver Post
                não percebo...
                então se o ganho do banco é de 1% como é que o emprestimo no final fica quase por 90 000 euros? inflacção?

                Expliquem-me em traços gerais como funciona
                Há a taxa de juros e o spred

                A taxa de juros é uma verba que os bancos usam para negocios, por exemplo quando alguém tem um depósito a prazo, o banco paga juros ao cliente, esse dinheiro tem de vir de algum lado. Essa não é a única aplicação por parte do banco é apenas um exemplo.

                O spread é a margem de lucro do banco por te emprestar o dinheiro.

                Depois é fazer as contas...

                Tens de ter em conta que o cálculo % é sobre o montante total que te falta pagar e não sobre a mensalidade directamente.

                Um conselho. Se ainda não sabes como isto funciona, não é o momento certo para tomares essa decisão.
                Editado pela última vez por UmDois; 28 October 2008, 22:58.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Joao_ben Ver Post
                  não percebo...
                  então se o ganho do banco é de 1% como é que o emprestimo no final fica quase por 90 000 euros? inflacção?

                  Expliquem-me em traços gerais como funciona
                  A juntar ao spread está a Euribor, indexada a 3, 6 ou 12 meses. Esta é a taxa que vês "flutuar" no telejornal e é a principal responsável pelo aumento ou diminuição da prestação mensal. O spread é a margem do banco e é fixo (a não ser que pretendas que to baixem e que o banco aceda).

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                    Mais um pormenor:
                    Nessa simulação o empréstimo tem uma taxa fixa a 5 anos. Actualmente essa é uma má solução. A tendência de variação da Euribor é de queda, depois de se terem atingido máximos recentemente. Neste momento está já abaixo dos 5%. Experimenta uma simulação com taxa indexada à Euribor a 3 ou 6 meses. Isto, com um spread de 0.5%, dar-te-á uma prestação MUITO mais baixa!
                    Acabas por pagar o dobro, porque a taxa de juro não é adicionada ao montante do empréstimo e este valor dividido por 288 (nº de prestações) para saberes o valor das prestações a pagar. É mais complicado que isso...
                    A taxa de juro entra em cada prestação que pagas e como no ínicio pagas muito mais juros do que aquilo que abates na dívida, tens uma divída elevada durante muito tempo e acabas por pagar um valor muito maior que o pedido... é complicado, mas é mesmo assim...
                    Se calhar ainda é cedo para "lançar foguetes", uma vez que a Euribor só a meio de Outubro é que começou a descer.
                    Mas subscrevo. Hoje em dia a taxa fixa (seja durante os 5 primeiros anos ou pelo empréstimo todo) não é o melhor negócio, porque a taxa está no seu máximo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Cessna Ver Post
                      Se calhar ainda é cedo para "lançar foguetes", uma vez que a Euribor só a meio de Outubro é que começou a descer.
                      Mas subscrevo. Hoje em dia a taxa fixa (seja durante os 5 primeiros anos ou pelo empréstimo todo) não é o melhor negócio, porque a taxa está no seu máximo.
                      Exacto.
                      Ainda por cima nesta simulação a taxa fixa é durante 5 anos e após isso é indexada à Euribor... nem sequer é para o prazo total do empréstimo, o que poderia dar alguma segurança.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Joao_ben Ver Post
                        Boas noites, gostaria de pedir a vossa ajuda para avaliarem se se pode conseguir um emprestimo melhor ou não.

                        O emprestimo é para habitação e é de 50 000 euros (a habitação vale mais mas o emprestimo necessario e esse).

                        Emprestimo= 50 000 euros.
                        Numero mensalidades = 288.
                        Prazo 24 anos.
                        idade do requesitante do emprestimo é de 50 anos.
                        Tan nos primeiros 5 anos é 5.290 (taxa fixa a 5 anos + 1% de spread)
                        depois disso TAN de 6,019% (euribor 3M + 1% spread).
                        TAE=5,986%
                        Mensalidade=306,87 + 27.72 seguro de vida + 5,81 seguro multiriscos.

                        No final do emprestimo a pessoa pagou quase o dobro...

                        Se precisarem de mais dados avisem!
                        Os cálculos que eu faço aprendi-os às 3 pancadas e não me dá certo essa mensalidade.

                        ora taxa de juro 5,29%+1% (spread)=6,29

                        A mensalidade relativa ao valor é de 173,61€

                        A mensalidade relativa aos juros é 262,08€

                        Logo o total da mensalidade é 435,69€

                        Mas é como digo não sei se estarão certas já que o método fui eu que o aprendi pelo que ía lendo... matemáticos à recepção...

                        Comentário


                          #13
                          Em traços gerais o Spread está alto, ainda que realista. Os spreads maravilha acabaram!


                          Neste momento como já disseram uma taxa fixa representa um mau negócio porque a tendência sugere uma descida da Euribor resultado em valores brutos muito mais baixos nos primeiros 5 anos do que com a tal taxa fixa!


                          Convém portanto explorar um crédito indexado à Euribor de 3,6 ou 12 meses. Para precaver uma grande volatilidade de preços poder-se-a optar pelos 12 meses

                          Comentário


                            #14
                            Ainda ontem passou nos noticiários que na generalidade os bancos prestam má informação para quem vai pedir crédito habitação(e em tudo o resto), por isso é que ás vezes(e nesta situação em partícular) devemos fazer-nos que burrinhos mesmo...e em caso de duvida dizer ao tipo que atende "ora explique-me lá isso como se eu fosse muito burro"...quem tem vergonha passa mal, e quando não se sabe pergunta-se. Dizer sim sim a tudo que a pessoa nos diz e chegar cá fora sem saber nada não é a melhor opção.

                            Basicamente o mais importante já foi dito, a euribor está a descer, a tendência é a descer mais, optar por taxa fixa nesta altura é má opção. O spread está um pouco alto, mas como o requerente tem 50anos, pode ser uma forma de o banco de proteger de um empréstimo de risco para uma pessoa que tera 74 anos quando o mesmo acabar.

                            As taxas de juro são anuais, calculadas a 365 dias
                            Habitualmente o juro é incrementado mensalmente, por isso tens de dividir a taxa por 12meses.
                            Nessa taxa 6,29% dá mensalmente 0,524%
                            Ou seja, vai pagar 340.4€, dos quais 262€ são juros...isto para a primeira prestação. Depois é calcular mensalmente sobre o valor em divida para saber que juros se está a pagar.
                            No primeiro ano paga-se um total de 4080€, mas desses, cerca de 3000 são juros.
                            Quanto mais tempo durar o empréstimo, mais baixa é a prestação, mas o valor final vai ser bastante mais elevado.

                            * isto não está 100% correcto, mas é mais ao menos isto que sucede!!
                            Editado pela última vez por HMorim; 29 October 2008, 08:38.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por um.dois Ver Post
                              Os cálculos que eu faço aprendi-os às 3 pancadas e não me dá certo essa mensalidade.

                              ora taxa de juro 5,29%+1% (spread)=6,29

                              A mensalidade relativa ao valor é de 173,61€

                              A mensalidade relativa aos juros é 262,08€

                              Logo o total da mensalidade é 435,69€


                              Mas é como digo não sei se estarão certas já que o método fui eu que o aprendi pelo que ía lendo... matemáticos à recepção...
                              Calculaste as mensalidades em relação aos 50.000€ e 288 meses, certo?

                              Como é que calculaste a mensalidade relativa aos juros?

                              É de manhã e ainda não consigo raciocinar a sério...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                Calculaste as mensalidades em relação aos 50.000€ e 288 meses, certo?

                                Como é que calculaste a mensalidade relativa aos juros?

                                É de manhã e ainda não consigo raciocinar a sério...
                                já dizia o outro ...de manha só na caminha!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  obrigado pelas opinioes. Já estou a perceber melhor.

                                  O emprestimo não e para mim, é para um familiar, dai não me ter inteirado e informado de todo o processo, mas é algo que estou a fazer agora, também com a vossa ajuda.

                                  Escolheu uma taxa fixa, porque apesar de a euribor estar a baixar, ainda há muita incerteza no mercado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Joao_ben Ver Post
                                    obrigado pelas opinioes. Já estou a perceber melhor.

                                    O emprestimo não e para mim, é para um familiar, dai não me ter inteirado e informado de todo o processo, mas é algo que estou a fazer agora, também com a vossa ajuda.

                                    Escolheu uma taxa fixa, porque apesar de a euribor estar a baixar, ainda há muita incerteza no mercado.

                                    Aqui há tempos tentei explicar isto noutro tópico e até anexei uma folha de cálculo para se fazer umas "experiências".

                                    Dá uma olhada aqui.

                                    http://forum.autohoje.com/showpost.p...7&postcount=68

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas!

                                      Deixo aqui uma sugestão para realizarem simulações de empréstimos.

                                      http://clientebancario.bportugal.pt/default.htm
                                      (seleccionar Taxas de Juro » Crédito Habitação » Simulador)

                                      No resultado aparece todo o período do empréstimo com os parciais de amortização de capital e juros e o custo total da operação.

                                      Cumps.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                        Calculaste as mensalidades em relação aos 50.000€ e 288 meses, certo?

                                        Como é que calculaste a mensalidade relativa aos juros?

                                        É de manhã e ainda não consigo raciocinar a sério...
                                        A mensalidade sim, foi dessa forma.

                                        Relativa aos juros. Temos de ter em conta que estamos a calcular a um ano/12 meses.

                                        Portanto 50 000€/100*6,29/12=262,08333333...€

                                        No entanto este é o valor da primeira mensalidade, a segunda será ligeiramente mais baixa porque já amortizaste aos 50 000€ uma mensalidade do valor emprestado 173,61. Na segunda mensalidade o valor dos juros é calculado sobre 49 826,39€


                                        A explicação que o clioII dá no link que colocou está muito clara.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X