Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Termoventilador consome oxigenio!?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Termoventilador consome oxigenio!?

    Tenho aqui uma duvida um pouco estúpida, aqui vai:
    Hoje foi-me dito por um técnico de aquecimento que um termo ventilador consome oxigénio! assim como os radiadores a óleo tb consomem oxigénio.
    Eu fiquei parvo! como é que estes aparelhos podem consumir oxigénio se não produzem combustão!???

    Alguém consegue-me provar se isto é verdade? É que vindo de um técnico, fiquei em duvida!
    Obrigado
    Editado pela última vez por Tux; 10 November 2008, 00:02.

    #2
    Originalmente Colocado por Tux Ver Post
    Tenho aqui uma duvida um pouco estúpida, aqui vai:
    Hoje foi-me dito por um técnico de aquecimento que um termo ventilador consome oxigénio! assim como os radiadores a óleo tb consomem oxigénio.
    Eu fiquei parvo! como é que estes aparelhos podem consumir oxigénio se não produzem combustão!???

    Alguém consegue-me provar se isto é verdade? É que vindo de um técnico, fiquei em duvida!
    Obrigado
    O termoventilador ainda acredito. Agora o aquecedor a óleo...

    Comentário


      #3
      Vou estar atento a este tópico...tenho aqui em casa aquecedores a óleo, mas estava a pensar em comprar um termoventilador aqui para o meu quarto. É que existem uns pequenos mesmo porreirinhos para se arrumar. Já o aquecedor a óleo é um mono.

      Comentário


        #4
        Se por acaso alguém encontrar um artigo na net, agradeço que ponha aqui uma citação, é que custa-me a acreditar nesta situação.

        Comentário


          #5
          já tinha ouvido dizer que queimam o ar.... deve ser isso.

          Comentário


            #6
            Consomem pois...O calor que os termo ventiladores e os aquecedores a óleo é produzido por pequeníssimos goblins a esfregarem dois pedaços de madeira um no outro,dentro da estrutura do aquecedor.Ora esses pequeníssimos goblins são seres vivos que precisam de respirar e o fogo que eles criam precisa de oxigénio para arder.Daí esses aquecedores consomem oxigénio.

            Eu não estou a ver maneira de aquecedores eléctricos consumirem O2,mas se calhar estou errado

            Comentário


              #7
              Aquecedores a óleo: definitivamente não queimam oxigénio, pois o aquecimento é feito numa câmara completamente isolada do exterior.

              Termoventiladores, penso que podem de facto queimar algum oxigénio, mas será uma quantidade mínima, praticamente desprezável.

              Em ambos os casos, o aquecimento não se dá por combustão.

              Comentário


                #8
                Tenho a certeza de que nem uns nem outros consomem oxigénio.
                Mas os termoventiladores têm resistencias que podem atingir altas temperaturas nalguns pontos. Essas temperaturas poderão provocar a carbonização de poeiras e por isso originar o cheiro a queimado (por isso se houve dizer que "queimam o ar"). Mas consumir o oxigénio do ar, isso não!

                Comentário


                  #9
                  Os termo ventiladores não são bons para estarem muito tempo ligados.

                  Consomem muita energia e não aquecem a divisão assim tanto quanto isso. Além que fazem barulho!
                  São bons para estarem ligados por um bocadinho para aquecer os pés, ou para estarem numa casa de banho, por exemplo.

                  Para quartos e salas, ou se têm aquecimento central ou então os aquecedores a óleo ainda são os melhores. Depois de "quentes", regula-se aquilo para o minimo e conseguem manter a temperatura bem, gastando pouca electricidade

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                    Os termo ventiladores não são bons para estarem muito tempo ligados.

                    Consomem muita energia e não aquecem a divisão assim tanto quanto isso. Além que fazem barulho!
                    São bons para estarem ligados por um bocadinho para aquecer os pés, ou para estarem numa casa de banho, por exemplo.

                    Para quartos e salas, ou se têm aquecimento central ou então os aquecedores a óleo ainda são os melhores. Depois de "quentes", regula-se aquilo para o minimo e conseguem manter a temperatura bem, gastando pouca electricidade
                    gastando pouco sim, no ano passado qd nasceu o meu filho, no inverno, no quarto dele tive q ter um radiador de oleo dos simples, regulado pouco menos que metade da potencia maxima, ligado 24h por dia, durante quase 2 meses a factura de electricidade passou dos 70€ q costumava pagar para 200€, até fiquei com a cabeça a abanar

                    Comentário


                      #11
                      Eu tenho um termo-ventilador da Rowenta no quarto e adoro!

                      Tem a vantagem de saír ar quente (ou frio) no primeiro segundo em vez de termos de esperar como nos convencionais aquecimentos!

                      Deixa-se uns 5 ou 10min ligado e tá feito!

                      Não serve para aquecer propriamente divisões, mas serve para se usar após tomar banho no quarto ou antes de ir para a cama...

                      Muito Útil e portátil

                      Comentário


                        #12
                        Também tenho ouvido falar que consomem, agora se sim ou se é só um boato já não sei.
                        Agora que secam demasiado o ar isso secam, e o ar fica estranho por causa disso é verdade por isso é aconselhável ter um recipiente com agúa perto deles (não muito perto senão bzzzzz bzzzz...).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
                          gastando pouco sim, no ano passado qd nasceu o meu filho, no inverno, no quarto dele tive q ter um radiador de oleo dos simples, regulado pouco menos que metade da potencia maxima, ligado 24h por dia, durante quase 2 meses a factura de electricidade passou dos 70€ q costumava pagar para 200€, até fiquei com a cabeça a abanar
                          Então, mas para 24h/dia durante 2 meses isso é pouco! Se o fizesses com aquecimento central, então é que fugias do país quando recebesses a conta! ;)

                          Comentário


                            #14
                            O Aquecedor a óleo não acredito.

                            O Termo-Ventilador penso que sim, já que funciona com uma resistência fica fica incandescente e por onde passa o ar. Assim penso que se queimará algum oxigénio!

                            Comentário


                              #15
                              Ambos secam o ar, o que muitas vezes é confundido com queimar oxigénio. Daí ser aconselhado ter por perto um recipiente com água para manter a humidade na divisão.

                              Tal como disse o SilverArrow acredito que os termo-ventiladores e os radiadores, ao possuir filamentos incandescentes, queimem oxigénio, mas creio que é uma quantidade mínima.
                              Editado pela última vez por MrsX; 10 November 2008, 09:36.

                              Comentário


                                #16
                                Qualquer aparelho que tenha uma resistencia electrica descoberta consome oxigenio.

                                Comentário


                                  #17
                                  Claro que queimam!

                                  os termo-ventiladores tem uma resistencia que queima oxigenio e é por onde o ar passa para aquecer, esses queimam e nao é pouco.

                                  Os a oleo julgo que não pois a resistencia aquece o oleo num circuito fechado ou se o fizerem é um coisa minima sem significado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Qualquer aparelho onde não haja combustão, ou chama ou consumo de hidrocarboneto, ou seja, onde não se dê uma reacção deste tipo

                                    CxHx+O2->xCO2+xCO+xH2O

                                    não consome oxigénio!

                                    It´s final, that's the answer!

                                    As resistências não queimam absolutamente nada... Chama-se efeito de Joule!

                                    O oxigénio que rodeia as resistências não arde, aquece... Aliás todo o ar em torno de uma fonte de calor aquece e ganha movimento... Chama-se convecção!
                                    Editado pela última vez por kortese; 10 November 2008, 10:09.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Vinha aqui para responder que não havendo combustão, apenas há lugar ao aquecimentos das moléculas de oxigénio, e não a sua queima, mas o kortese já deu a explicação completa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                        Vinha aqui para responder que não havendo combustão, apenas há lugar ao aquecimentos das moléculas de oxigénio, e não a sua queima, mas o kortese já deu a explicação completa.

                                        tas a falar dos a oleo por os de resistencia "viva" é diferente.


                                        aquecimento...quer dizer fica em brasa e provoca lume se algo lá tocar...

                                        acho que uma coisa em brasa incandescente queima oxigénio, ou melhor é oxigenio que faz aquilo ficar encandescente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Está incandescente porque está quente... Um ferro ao rubro não está a arder, nem é o oxigénio que o faz ficar incadescente. O filamento de uma lâmpada incadescente não está a arder, está extremamente quente e não está lá nenhum O2 a arder...

                                          Obviamente se lá tocares queimas-te, se lá encostares um papel esse incendeia-se, mas é tudo devido às altas temperaturas.

                                          O oxigénio consome-se numa combustão, num termoventilador não há combustão!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por kortese Ver Post
                                            Está incandescente porque está quente... Um ferro ao rubro não está a arder, nem é o oxigénio que o faz ficar incadescente. O filamento de uma lâmpada incadescente não está a arder, está extremamente quente e não está lá nenhum O2 a arder...

                                            Obviamente se lá tocares queimas-te, se lá encostares um papel esse incendeia-se, mas é tudo devido às altas temperaturas.

                                            O oxigénio consome-se numa combustão, num termoventilador não há combustão!
                                            o exemplo da lampada convenceu-me...

                                            estava errado pensava que consumia...

                                            mas um aquecedor a gas consume oxigenio.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                              tas a falar dos a oleo por os de resistencia "viva" é diferente.


                                              aquecimento...quer dizer fica em brasa e provoca lume se algo lá tocar...

                                              acho que uma coisa em brasa incandescente queima oxigénio, ou melhor é oxigenio que faz aquilo ficar encandescente.
                                              Interessante... quer dizer que as lâmpadas vulgares incandescentes têm oxigénio lá dentro... ahhhh suponho que devem ter buraquinhos para respirar!

                                              EDIT: O kortese antecipou-se....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post

                                                mas um aquecedor a gas consume oxigenio.
                                                Sim, positivo, afirmativo, yes, ya man!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                                  Interessante... quer dizer que as lâmpadas vulgares incandescentes têm oxigénio lá dentro... ahhhh suponho que devem ter buraquinhos para respirar!

                                                  EDIT: O kortese antecipou-se....
                                                  o kortese tem razão.

                                                  Os das lampadas é a prova que nao queima assim como as resistencias internas...

                                                  mas isto de as resistencias queimarem oxigenio é um dos maiores mitos urbanos que existem...eu sempre ouvi dizer que queimavam...já ouvi dizer que queimavam na tv... ou seja sempre achei estranho uma lampada acender sem oxigenio mas perante e este mito generalizado acabei por nem pensar no assunto e aceitar o mito como uma verdade... mas na realidade não tem logica nenhuma senão uma lampada nao podia acender.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
                                                    gastando pouco sim, no ano passado qd nasceu o meu filho, no inverno, no quarto dele tive q ter um radiador de oleo dos simples, regulado pouco menos que metade da potencia maxima, ligado 24h por dia, durante quase 2 meses a factura de electricidade passou dos 70€ q costumava pagar para 200€, até fiquei com a cabeça a abanar
                                                    E se lá tivesses um termoventilador? Acho que gastarias muito mais

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por kortese Ver Post
                                                      Qualquer aparelho onde não haja combustão, ou chama ou consumo de hidrocarboneto, ou seja, onde não se dê uma reacção deste tipo

                                                      CxHx+O2->xCO2+xCO+xH2O

                                                      não consome oxigénio!

                                                      It´s final, that's the answer!

                                                      As resistências não queimam absolutamente nada... Chama-se efeito de Joule!

                                                      O oxigénio que rodeia as resistências não arde, aquece... Aliás todo o ar em torno de uma fonte de calor aquece e ganha movimento... Chama-se convecção!
                                                      Nem mais.

                                                      Convecção são as trocas por meio de fluidos.

                                                      Condução é quando tocamos num objecto frio, e o calor tende a ir do lado mais quente, para o lado mais frio, ou seja, perdemos calor.

                                                      Radiação, é por exemplo: Estamos a ver televisão, de costas para uma janela, mas a janela está fechada, sentimos frio as costas.

                                                      E julgo que é mais ou menos isto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sem duvido que esse tecnico de tecnico tem pouca...Tem é vontade de vender o que lhe interessa.

                                                        A altas temperaturas, junto à resistência, é provavel que se queime algum oxigenio. Ainda por cima tendo ventilação forçada, essa queima será superior. Numa zona ampla, não haverá qq problema, agora num quarto pequeno e fechado, é possível que a renovação ar natural seja inferior à queima de ar no aparelho. Eu não aconselho.

                                                        Quanto ao irradiador a oleo, o facto de aumentar a tempetura de uma divisão não siginifica que se diminua a humidade! E muito menos queima oxigenio! Existem trocas de calor entre fluidos: a resistencia aquece o oleo num sistema estanque, e o oleo aquece as paredes do irradiador, e essas paredes aquecem o ar...Troca de calor entre fluidos. É o mesmo do que estares num quarto no sotão, em pleno inverno, e numa manhâ bem solarenta, o quarto começa a aquecer. O sol aquece as paredes e as paredes libertam esse calor para o ar mais frio dentro da casa...Ttroca de calor... Humidade mante-me. Não há queima de oxigenio.

                                                        quanto à lampada, o filamento acende pelo facto de passar cargas electricas pelo mesmo. O interior da lampada está em vacuo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por sardal320d Ver Post
                                                          A altas temperaturas, junto à resistência, é provavel que se queime algum oxigenio. Ainda por cima tendo ventilação forçada, essa queima será superior. Numa zona ampla, não haverá qq problema, agora num quarto pequeno e fechado, é possível que a renovação ar natural seja inferior à queima de ar no aparelho. Eu não aconselho.
                                                          Tenho sérias dúvidas que haja qualquer queima de oxigénio! Caso contrário, ou muito me engane, haveria combustão... e isso não acontece.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por sardal320d Ver Post
                                                            Sem duvido que esse tecnico de tecnico tem pouca...Tem é vontade de vender o que lhe interessa.

                                                            A altas temperaturas, junto à resistência, é provavel que se queime algum oxigenio. Ainda por cima tendo ventilação forçada, essa queima será superior. Numa zona ampla, não haverá qq problema, agora num quarto pequeno e fechado, é possível que a renovação ar natural seja inferior à queima de ar no aparelho. Eu não aconselho.

                                                            Quanto ao irradiador a oleo, o facto de aumentar a tempetura de uma divisão não siginifica que se diminua a humidade! E muito menos queima oxigenio! Existem trocas de calor entre fluidos: a resistencia aquece o oleo num sistema estanque, e o oleo aquece as paredes do irradiador, e essas paredes aquecem o ar...Troca de calor entre fluidos. É o mesmo do que estares num quarto no sotão, em pleno inverno, e numa manhâ bem solarenta, o quarto começa a aquecer. O sol aquece as paredes e as paredes libertam esse calor para o ar mais frio dentro da casa...Ttroca de calor... Humidade mante-me. Não há queima de oxigenio.

                                                            quanto à lampada, o filamento acende pelo facto de passar cargas electricas pelo mesmo. O interior da lampada está em vacuo.
                                                            eu sempre pensei porque ouvi dizer e até na tv que as resistencias dos aquecedores consumiam oxigenio...mas o exemplo da lampada prova o contrario sem serem precisos grandes testes...

                                                            então como ficamos, porque se diz que o aquecedor queima e a lampada não queima oxigenio?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X