Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Constâncio na AR - Está tudo maluco ou quê?!?!?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Constâncio na AR - Está tudo maluco ou quê?!?!?

    Vi ontem um excerto da intervenção do Constâncio na AR a responder pela crise no BPN e tive que mudar de canal antes de partir a televisão com raiva, passo a explicar:
    Primeiro houve uma intervenção dos deputados a questionarem como era possível que o Banco de Portugal tivesse deixado passar uma situção como a do BPN e que de facto (as evidências estão à vista) o contsâncio tinha falhado a toda linha.
    Ora, quando o constâncio vai responder, aquilo que ele diz é uma coisa do género: "ah e tal, toda a gente diz que falhámos, mas ninguém diz o que se devia ter feito para que tal não tivesse acontecido", dizendo depois que sente não ter falhado nada e que não se demite.

    Então, mas qual é o limite da lata, da cara de pau das pessoas? Pelos vistos nenhum! Então acontece esta desgraça, o tipo é interrogado e ainda tem a lata de dizer que "vocês interrogam-me mas não dizem o que eu devia ter feito"? Então não era esse o papel dele? Não é para isso que lhe pagam? Não seria ele a responder a essa pergunta, já que era uma responsabilidade dele? Sinceramente eu passei-me e tive de mudar de canal senão ainda tinha um ataque, porque ainda me estou a lembrar das trombas do cadilhe a fazer um discurso mais papista que o papa a dizer que se vai embora com 11 milhões no bolso (escandaloso como ele teve coragem de pedir uma tal quantia e mais escandaloso ainda como aceitaram dar-lha!).
    Voltando ao constâncio, como disse mudei de canal, mas depois em noticiários posteriores, também não ouvi nenhum deputado a colocar-lhe as mesmas questões que eu coloco, o que também é vergonhoso.

    Andam milhões de € do BPN perdidos num limbo, ou nos bolsos sabe-se lá de quem (ou talvez não). Este país está doente e não há tratamento à vista...

    #2
    A AR é uma palhaçada, com maioria absoluta aquilo não serve para nada. O Constâncio não respondeu porque não sabia que dizer. Estava a dormir e pronto. Em Espanha já tinha saltado fora, mas cá não se passa nada. Toda gente erra correcto?

    Comentário


      #3
      Acho que não se pode condenar tão facilmente o governador do BP. Não estou a dizer que não tenha culpa, o que estou a dizer é que são matérias complexas, e a supervisão do BP deve actuar no âmbito da Lei. Imaginem que os poderes de supervisão não lhe conferem determinados poderes de actuação, até porque não convém.
      E mesmo assim é preciso saber se de facto o BP aplicou todas os procediemntos que deveria aplicar.

      Quero dizer é que acho errado estando em presença de matérias bastante complexas condenar assim uma pessoa. Aliás este é o método mais fácil. Vai para lá outro e faz o mesmo, quando se calhar o problema está noutro lado.
      Na minha opinião este assunto exige um diagnóstico "real" do que falhou, mas provavelmente vão rolar umas cabeças para umas reforma douradas e continua tudo na mesma.

      Comentário


        #4
        Ele não fez nada, porque ia pisar os calos dos mafiosos amigos...

        A máfia neste país são os politicos e seus amigos. Estamos bem entregues, só não estamos muito pior porque estamos na UE.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por gonexplorer Ver Post
          Andam milhões de € do BPN perdidos num limbo, ou nos bolsos sabe-se lá de quem (ou talvez não). Este país está doente e não há tratamento à vista...
          Não há tratamento á vista porque quem deveria e poderia tratar disto, não quer entrar em grandes conflitos com quem já se tratou, pois sabe que os poleiros são temporários e há que fazer tudo para se orientar após sair do poleiro. Assim com o Cadilhe fez.

          No fundo e nós que andamos aqui num forum de automoveis, ninguem do governo confronta a GALP, BRISA etc etc porque sabe que mais cedo ou mais tarde, vai precisar de um tacho num conselho de administração qualquer quando sair do governo. E então toma-se ou deixa-se de tomar decisões que deveriam supostamente defender os interesses de quem os elege.

          Portugal é um caso perdido que não terá tratamento! Por muito que gostemos do país que se ache que somos todos uns péssimistas, esta é a realidade que temos.

          Comentário


            #6
            A melhor crítica à actuação do BP na minha opinião foi a de Paulo Portas.

            É uma vergonha e uma clara falta de carácter que aquele senhor não coloque o lugar à disposição!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por speed_kills Ver Post
              A AR é uma palhaçada, com maioria absoluta aquilo não serve para nada. O Constâncio não respondeu porque não sabia que dizer. Estava a dormir e pronto. Em Espanha já tinha saltado fora, mas cá não se passa nada. Toda gente erra correcto?
              Lá tinha que vir a Espanha á baila!

              Sera que não havera outros paises na Europa que sirvam de exemplo?

              Porque sempre a Espanha? Ollem que aquilo lá não é só maravilhas!

              Comentário


                #8
                As contas de um Banco não devem ser as nossas contas lá de casa.
                Com certeza que o BPN não terá feito as coisas à descarada, de maneira que o BP nos relatórios e análises conseguisse perceber (aquilo não andava por um banco fora de PT?).

                Agora temos é que perceber, o BP soube e não fez nada?
                Ou foi confrontado com a situação, onde já não havia nada a fazer?
                Se calhar como o Two já disse os mecanismos de supervisão é que não são suficiente, ou pelo menos, como qq sistema pode ser contornado.

                Se foi a primeira situação deveria demitir-se ou ser demitido.
                Se foi a segunda, terá culpa?
                (na equação tem é que entrar tb o caso do BCP.... e com essa inclino-me para a primeira).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                  Lá tinha que vir a Espanha á baila!

                  Sera que não havera outros paises na Europa que sirvam de exemplo?

                  Porque sempre a Espanha? Ollem que aquilo lá não é só maravilhas!
                  Exemplo, Países nórdicos... Islândia... Falências?!?!

                  Comentário


                    #10
                    Agora a culpa é devido à falta de técnicos

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                      Exemplo, Países nórdicos... Islândia... Falências?!?!
                      Por exemplo: Suécia, Finlândia.......e não Espanha 12% de desemprego (2.2 milhões de desempregados), inflação a 5.5% etc!

                      Comentário


                        #12
                        Este tipo de crimes são realizados, na sua maioria, com muita sofisticação. Quem os orquestra, sabe ultrapassar as auditorias e a regulação.

                        Não digo que o Constâncio não falhou, mas quem não se lembra do caso da Societé Generale em França ainda há muito pouco tempo ?

                        Ou até toda esta questão do subprime ?

                        Nem tudo é branco e preto, por vezes existe o cinzento ! ;)

                        Comentário


                          #13
                          Obviamente que isto nunca iria ser descoberto porque para tal era necessário sair da sede do BdP e ir investigar de surpresa as sedes dos bancos... mas isso faz calo.


                          E depois vem com aquela conversa estúpida


                          Que anormal este Constâncio!

                          Será que ninguém o pode colocar na linha? (eu sei que ele faz jeito ao PS e tal, mas isto é demasiado escandaloso!)

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                            Lá tinha que vir a Espanha á baila!

                            Sera que não havera outros paises na Europa que sirvam de exemplo?

                            Porque sempre a Espanha? Ollem que aquilo lá não é só maravilhas!
                            Mas alguém disse que a Espanha também não tinha problemas? Eu dei o exemplo da Espanha porque lá os Politicos tem vergonha na cara e quando fazem porcaria demitem-se. Claro que também os Nórdicos assim fazem, mas a Espanha, tão latinos como nós, não aceitam estes brincadeiras que cá os politicos fazem. Eu já não sei se vale a pena ir votar em 2009, não vejo ninguém que possa mudar isto.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                              Por exemplo: Suécia, Finlândia.......e não Espanha 12% de desemprego (2.2 milhões de desempregados), inflação a 5.5% etc!
                              Nã.... Espanha é que é!!!!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por speed_kills Ver Post
                                Mas alguém disse que a Espanha também não tinha problemas? Eu dei o exemplo da Espanha porque lá os Politicos tem vergonha na cara e quando fazem porcaria demitem-se. Claro que também os Nórdicos assim fazem, mas a Espanha, tão latinos como nós, não aceitam estes brincadeiras que cá os politicos fazem. Eu já não sei se vale a pena ir votar em 2009, não vejo ninguém que possa mudar isto.
                                E assim começa a desresponsabilização da sociedade em relação ao que se passa.
                                Afinal é o nosso voto que permite mudar alguma coisa, mesmo que seja pouco, ou pelo menos mostrar a nossa insatisfação.

                                Para mim não vota, tb não deveria ter direito a opiniar, a fim ao cabo no momento certo não quis exercer esse direito.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                  A melhor crítica à actuação do BP na minha opinião foi a de Paulo Portas.

                                  É uma vergonha e uma clara falta de carácter que aquele senhor não coloque o lugar à disposição!
                                  Eu considerei-a extremamente demagógica...

                                  Sim, é extremamente suspeito que o BPN tenha trocado de auditores 4 vezes nos últimos 4 anos, mas é ilegal?

                                  Uma coisa é termos suspeitas, outra muito diferente é encontrar provas que demonstrem actividades ilícitas. Todos sabemos que é fácil dar a volta ao prego e esconder actividades menos lícitas, principalmente na banca...

                                  Eu achei que o V.Constâncio respondeu bem: o BP deve supervisionar, não policiar. São coisas actividades bastante distintas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                    E assim começa a desresponsabilização da sociedade em relação ao que se passa.
                                    Afinal é o nosso voto que permite mudar alguma coisa, mesmo que seja pouco, ou pelo menos mostrar a nossa insatisfação.

                                    Para mim não vota, tb não deveria ter direito a opiniar, a fim ao cabo no momento certo não quis exercer esse direito.
                                    Elucida-me sobre as alternativas que temos? Eu acho que se for votar é no BE, não porque os apoio, mas para ver se tira influencia aos 2 grandes.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Desde que o BP deixou passar todos os escândalos ocorridos no BCP que o VC devia ter sido demitido.

                                      AHHH e ele ganha mais que o seu homologo americano . Economia portuguesa é muito mais importante que a dos USA. Está na mesma linha de pensamento que o preço dos carros ser maior em Portugal que no resto da Europa, temos mais poder de compra, ao menos são coerentes

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PTFighter Ver Post
                                        Desde que o BP deixou passar todos os escândalos ocorridos no BCP que o VC devia ter sido demitido.

                                        AHHH e ele ganha mais que o seu homologo americano . Economia portuguesa é muito mais importante que a dos USA. Está na mesma linha de pensamento que o preço dos carros ser maior em Portugal que no resto da Europa, temos mais poder de compra, ao menos são coerentes

                                        E claro, nos USA mostra serviço... aqui mostra total incompetência!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                          Este tipo de crimes são realizados, na sua maioria, com muita sofisticação. Quem os orquestra, sabe ultrapassar as auditorias e a regulação.

                                          Não digo que o Constâncio não falhou, mas quem não se lembra do caso da Societé Generale em França ainda há muito pouco tempo ?

                                          Ou até toda esta questão do subprime ?

                                          Nem tudo é branco e preto, por vezes existe o cinzento ! ;)
                                          Neste caso as tonalidades são bem fortes!

                                          Victor Constâncio e o Banco de Portugal falharam.... aliás, a fiscalização em Portugal em praticamente todos os sectores, salvo raros e honrosos exemplos, é uma anedota!

                                          É uma vergonha que o Sr. Presidente do Banco de Portugal tenha demorado 3 meses a reportar à Procuraria Geral da Républica irregularidades gravíssimas que lhe foram confessadas a partir de um questionário elaborado em Janeiro e só respondido na integra em Agosto.

                                          É uma vergonha que este senhor não tenha feito NADA do seu papel de FISCALIZADOR durante os primeiros meses em que já era demasiado ÓBVIO que se passavam fortes indícios de graves irregularidades.

                                          Foi confessado pelos ex-directores do BPN um "rombo" maior que o capital social do próprio banco e o Sr. Victor constâncio demora 3 meses a tomar uma atitude????? Nem sequer na audição de ontem, se atreveu a justificar tamanhas trapalhadas!

                                          Este Sr demonstra uma falta de caracter impressionante! É óbvio que já se devia demitir pois não dá qualquer confiança ao sistema de Fiscalização Financeiro actual!
                                          Editado pela última vez por Jacare; 12 November 2008, 09:45.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por speed_kills Ver Post
                                            Elucida-me sobre as alternativas que temos? Eu acho que se for votar é no BE, não porque os apoio, mas para ver se tira influencia aos 2 grandes.
                                            Isso é uma questão de consciência, cada um vota onde entende, MAS DEVE votar, nem que seja em branco.

                                            Eu não pertenço a nenhum partido, pelo que não me compete andar a cativar votos

                                            Comentário


                                              #23
                                              mas não foi esse senhore Constâncio que calculou o défice à centésima? E ainda dizem que não é capaz?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não há mto a dizer sobre esta pessoa.

                                                O curioso é q 8 anos dps de lá estar é que vem fazer meras sugestões de alterações de Leis. Foi o mesmo que confessar que em 8 anos nada fez.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                                  Não há mto a dizer sobre esta pessoa.

                                                  O curioso é q 8 anos dps de lá estar é que vem fazer meras sugestões de alterações de Leis. Foi o mesmo que confessar que em 8 anos nada fez.
                                                  Se ele próprio confessa que não está lá a fazer nada... que se demita!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                    E assim começa a desresponsabilização da sociedade em relação ao que se passa.
                                                    Afinal é o nosso voto que permite mudar alguma coisa, mesmo que seja pouco, ou pelo menos mostrar a nossa insatisfação.

                                                    Para mim não vota, tb não deveria ter direito a opiniar, a fim ao cabo no momento certo não quis exercer esse direito.
                                                    Parece-me que não votar também é uma forma de opinião, se bem que eu ache pessoalmente que votar em branco é uma posição em tudo idêntica mas mais forte. O facto de votar ou não não retira na minha opinião nenhum direito de cidadania, e um deles é a possibilidade de opinar livremente. Mas isto é uma opinião pessoal, e eu entendo a tua prespectiva.

                                                    Foi referido que o BPN mudou de auditores 4 vezes, queria esclarecer que os auditores são nomeados por um mandato normalmente coincidente com o do órgão de gestão, e são inamovíveis durante esse mandato ou seja nem a Administração nem a Assembleia Geral os podem colocar de lá para fora. Por outro lado o código de ética exige que um auditor comunique com o seu antecessor para indagar os motivos da sua substituição devendo abster-se de aceitar o trabalho se a subsituição se fundamentou em motivos profissionais. Na prática nenhum auditor quer trabalhar numa entidade que não o quer lá.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                      Parece-me que não votar também é uma forma de opinião, se bem que eu ache pessoalmente que votar em branco é uma posição em tudo idêntica mas mais forte. O facto de votar ou não não retira na minha opinião nenhum direito de cidadania, e um deles é a possibilidade de opinar livremente. Mas isto é uma opinião pessoal, e eu entendo a tua prespectiva.
                                                      Calma. Foi apenas um desabafo para o facto de teres 40 ou mais % de abstenção, porque estão de férias, dá trabalho, estão no CC, mas depois toda a gente se queixa de tudo e mais alguma coisa, e o PM e deputados não fazem nada... e o que fez esse pessoal para serem outros?!?!?

                                                      Obviamente toda a gente tem o direito de exercer a sua opinião...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                                        Neste caso as tonalidades são bem fortes!

                                                        Victor Constâncio e o Banco de Portugal falharam.... aliás, a fiscalização em Portugal em praticamente todos os sectores, salvo raros e honrosos exemplos, é uma anedota!

                                                        É uma vergonha que o Sr. Presidente do Banco de Portugal tenha demorado 3 meses a reportar à Procuraria Geral da Républica irregularidades gravíssimas que lhe foram confessadas a partir de um questionário elaborado em Janeiro e só respondido na integra em Agosto.

                                                        É uma vergonha que este senhor não tenha feito NADA do seu papel de FISCALIZADOR durante os primeiros meses em que já era demasiado ÓBVIO que se passavam fortes indícios de graves irregularidades.

                                                        Foi confessado pelos ex-directores do BPN um "rombo" maior que o capital social do próprio banco e o Sr. Victor constâncio demora 3 meses a tomar uma atitude????? Nem sequer na audição de ontem, se atreveu a justificar tamanhas trapalhadas!

                                                        Este Sr demonstra uma falta de caracter impressionante! É óbvio que já se devia demitir pois não dá qualquer confiança ao sistema de Fiscalização Financeiro actual!
                                                        Sem duvida que a prestação de Vitor Constancio á frente do BP é uma vergonha e um desprestigio para a instituição. Como é possivel este senhor dizer que nada sabia quando os factos eram do conhecimento publico? Até os trolhas e jardineiros deviam ter conhecimento dos problemas do BPN, só o Sr VC é que não sabia de nada

                                                        Alem disso, o que fazem 1700 funcionarios numa instituição dormente e disfuncional? Como é possivel que o regulador, com 1700 funcionarios, só tenha 60 tecnicos para supervisionar 320 entidades?

                                                        Como é possivel tal descaramento a dizerm que nada lhe pesa na consciencia, que não errou em nada?

                                                        Originalmente Colocado por TRANSPORTADOR Ver Post
                                                        mas não foi esse senhore Constâncio que calculou o défice à centésima? E ainda dizem que não é capaz?
                                                        Foi a unica vez que fez alguma coisa e porque a recompensa devia ser bastante interessante. Isso só demonstrou que está lá por favor politico e para fazer favores politicos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                          As contas de um Banco não devem ser as nossas contas lá de casa.
                                                          Com certeza que o BPN não terá feito as coisas à descarada, de maneira que o BP nos relatórios e análises conseguisse perceber (aquilo não andava por um banco fora de PT?).

                                                          Agora temos é que perceber, o BP soube e não fez nada?
                                                          Ou foi confrontado com a situação, onde já não havia nada a fazer?
                                                          Se calhar como o Two já disse os mecanismos de supervisão é que não são suficiente, ou pelo menos, como qq sistema pode ser contornado.

                                                          Se foi a primeira situação deveria demitir-se ou ser demitido.
                                                          Se foi a segunda, terá culpa?
                                                          (na equação tem é que entrar tb o caso do BCP.... e com essa inclino-me para a primeira).

                                                          Não se pode dizer que não soubessem, todos os anos as auditorias eram terminadas com reservas e o que o banco fazia ... mudava de empresa de auditoria, acham que o Banco de Portugal não sabia disso? O que é que eles andam lá a fazer?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                            Calma. Foi apenas um desabafo para o facto de teres 40 ou mais % de abstenção, porque estão de férias, dá trabalho, estão no CC, mas depois toda a gente se queixa de tudo e mais alguma coisa, e o PM e deputados não fazem nada... e o que fez esse pessoal para serem outros?!?!?

                                                            Obviamente toda a gente tem o direito de exercer a sua opinião...
                                                            O problema é que não há escolha possível. Qualquer que seja o voto, o resultado será sempre catastrófico. Pessoalmente não vejo qualquer político sério, competente e honesto no panorama que se apresenta actualmente. O voto racional é o voto em branco!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X