Já que se fala do nível de vida, como é em Inglaterra?
Casa, comida, transportes, etc.? Assim posso comparar aqui com a Suíça/França.
Já que se fala do nível de vida, como é em Inglaterra?
Casa, comida, transportes, etc.? Assim posso comparar aqui com a Suíça/França.
Como ja foi dito, mesmo a viver nos himalaias (com custo de transporte associado), sozinho, da para fazer uma vida austera.
A dois, deve dar para viver como mendigo com tecto.
Para ter um exemplo ganho um pouco mais de 40.000 libras, tenho uma casa jeitosa (moro sozinho) que me custa (aluguer+despesas+impostos (que tens de pagar) uns 1200-1300 libras por mes), e sinto pela primeira vez um bocado mais a pressao do dinheiro, em relacao ao que estava habituado em portugal, mesmo nao tendo nenhumas despesas de alimentacao a nao ser jantares.
Pelo pouco que sei de ca (estou em londres ha 2 meses, pouco mais), e isto que te posso dizer.
Mas tambem, penso que a tua cara metade, ou quem quer que seja a segunda pessoa, deve ter maos para trabalhar e fazer um part/full time, o que em londres e muito facil de arranjar, e deve ajudar e muito nas contas, ja que penso nao ser muito dificil chegar a salarios da ordem dos 22.000 que falas, e assim duplicar o rendimento mensal, e dar para viver decentemente.
Bem por aqui por Bristol vive-se razoavelmente com £1500 (mas sem muitos luxos). Renda £660+tax council (que ao fim de 2 meses ainda não o vi, mas estou a contar com ele £80/£90)+água/luz (não faço a mínimo dos preços porque a conta é trimestral)+para quem anda de autocarro o passe mensall fica em £70+comida £100/£150 (e já rebolo pelas escadas do prédio abaixo)
Assim por alto deve dar à volta de £1000/1100 por mês em despesas fixas.
P.S. O meu problema com os bancos parece que está para ser resolvido em breve, dirigi-me a outra agência do HSBC no dia 31 de Dezembro e já tenho cartão de débito e pin number.
Só posso comparar com Portugal. Transportes são bons, mas muito caros, a comida penso que em termos de qualidade/preço seja semelhante. Em termos de variedade os hipermercados portugueses são superiores (principalmente no que concerne a oferta de produtos do mar) e inferior (bastante) na oferta de doces e chocolates
Em relação às casas, em termos de isolamento térmico nada a apontar e parece-me superiores às portuguesas...agora em relação aos acabamentos das casas que vi para arrendar ficam muitos furos abaixo da média portuguesa (na minha opinião).
Tava a pedir preços, mas já deste a resposta no outro tópico
Aqui pago 1.200€ por um T3 (somos 3 aqui a viver), comida um pouco mais cara que em Portugal (vamos ao mais barato, nada de carne cara etc.), transportes 45€ o passe, electricidade ainda não paguei mas penso que seja como em Portugal ou um pouco mais barata.
Não vivo à larga porque recebo "salário" pago por Portugal, porque se recebesse o salário de cá estava muito bem!
Já agora, para quem pensa em ir para o UK, esta deve ser a pior altura de sempre para pensar nisso...
Eu quando estive a ver casas para alugar vi T1 e T2 no centro da cidade de Bristol. No prédio onde estou os T1 ficam a £660 e os T2 a £770. os preços não variam muito disto, mas desconfio que com o fantasma da crise agora conseguem uma reduções de £20/£30 nas rendas....
Em relação à compra de comida entre outras coisas (roupa por ex), é preciso andar atento às promoções. Porque de um dia para o outro vejo reduções de preço estúpidas sem qualquer justificação aparente!?!
No meu caso pago £115 por mês por um quarto duplo que inclui todas as contas (luz, gás, internet, TV).
Um bilhete de bus custa £1,6 penso eu.
O preço da comida varia bastante, pode-se comprar desde o barato ao caro, tal como em Portugal, mas as coisas baratas aqui são muito mais baratas que em Portugal. Refiro-me ao produtos de marca branca dos supermercados por exemplo.
Comer fora pode tornar-se caro, dependendo dos sitios.
Um bilhete de cinema é £7,35 penso eu....
Depois, para comprar coisas para a casa, tal como copos, pratos etc é barato, dependendo dos sitios.
No geral tirando o arrendamento, acho que aqui se se escolher bem, consegue-se fazer vida mais barata do que em Portugal.
(1) Sim é uma realidade, é triste ter de passar uma passagem de ano sem uma sapateira ao pé .....ou uns camarões decentes sem serem descascados e pequenos. O peixe que existe é muito pouco, só se vê Cod (bacalhau) mas fresco, não salgado! e nesta cidade onde resido só há uma peixaria
e não tem muita coisa! Os chocolates aqui são estupidamente baratos, alguns são quase dados. É incrivel ver os preços e a variedade de chocolates que aqui há! Não admira que as crianças sejam obesas...
(2) Sim as casas são bem isoladas termicamente, e têm bons aquecimentos, mas em termos gerais, os acabamentos são de gosto duvidoso e a qualidade não abunda! Muitas casas são antigas com chão a ranger, mas são quentinhas.
Penso que sim. Mas quando se está mal aqui, comparativamente a Portugal, isto é uma maravilha. Os empregos por aqui estão a ficar cada vez mais difíceis, mas acho que ainda é melhor do que Portugal nesse aspecto.
Quem quiser arriscar pode vir tentar a sorte, ao menos toma contacto com uma realidade diferente da nossa e se não gostar volta.
Por acaso tambem tive (tenho um problema com o cartao de debito HSBC), e um americano que chegou +/- ao mesmo tempo que eu tambem.
O que vale e que parece que esta a ser finalmente resolvido.. Queriam-me fazer acreditar (e ao meu colega) que a culpa era dos correios e nao deles - ou seja os correios para terem a culpa teriam de ter perdido nao O envelope, nem os 2, nem os 3, mas sim os 4 PINs que supostamente foram enviaados para 3 enderecos diferentes que pedi ...
Noé,
lembro de há tempos falares no curso que tiraste na FEUP, mas agora mais virado para finanças. Se quiseres dizer, agora fazes o quê em concreto? não digas o local, é indiferente;)
Otto,
£115 por mês por um quarto duplo (o tal do sotão) que inclui todas as contas (luz, gás, internet, TV) ? tinha ideia que seria muito mais caro
Pelo vistos ainda não trabalhas, mas para alguém com vontade de estar aí 3meses para aprender inglês e voltar, não será nada de grave ;)
Como já referi noutros posts o sistema bancário português (nomeadamente a rede multibanco) está a anos luz à frente da inglesa.
Eu quando começo a dissertar acerca da funcionalidade de um multibanco português a um inglês até pensa que estou a regar
A única vantagem dos bancos ingleses face aos portugueses é que normalmente estão abertos até mais tarde e muitos abrem ao sábado.
Eu vivo em Itália e as minhas despesas são as seguintes:
(a) quarto arrendado - € 350/mês (despesas incluídas).
(b) supermercado - € 100/mês
(c) almoço na cantina - € 90/mês (€4 por refeição * 22 dias)
(d) passe - € 23/mês.
(e) despesas várias (jantar fora, jornais, revistas, um pequeno passeio) - € 100
De resto:
(1) os bancos portugueses são, de uma maneira geral, mais baratos do que os italianos.
(2) a rede multibanco portuguesa está anos-luz à frente da italiana.
(3) as faculdades de Direito italianas são superiores às portuguesas em termos de investigação. Nesse aspecto temos mto a aprender com eles.
(4) os transportes públicos no Porto são superiores aos de Florença.
(5) o planeamento urbano em Florença é melhor. As casas são todas construídas no estilo toscano e não se vêm aberrações urbanas no meio da cidade. Preservam aquilo que têm de melhor e têm muito orgulho nisso. Faltava-nos esse brio em Portugal!
(6) a qualidade das casas é idêntica a Portugal.
Tenho a sorte de a minha faculdade fornecer-me o material todo que preciso logo com € 1000 dá para viver (à rasquinha mas vive-se).
Última edição por rantamplan : 08-01-09 às 20:32:24
HSBC é muito bom ou um banco online tipo IF
Tenho um amigo meu que vem para ca, e enquanto nao arraja trabalho onde ele quer (trabalho qualificado) vai ficar a fazer um outro trabalho qualquer. Alguem com conselhos / experiencias ?
Ora bem, já estou cheio de internet 3G e estou com saudades da mula.
Ando a tentar perceber como fazer para estabelecer uma rede ADSL em casa. A casa onde estou (alugada) parece-me que já tem a linha de telefone instalada, penso que falte apenas ligar à central!?!
Primeiro problema não faço a mínima como confirmar isto e onde ou a quem recorrer; já fui ao site da BT e não encontrei nada acerca do assunto...
Alguém por cá que já tenha passado por o processo, agradecia se me pudesse ajudar.
Olá, a esse mercado ainda não fui mas talvés tente ir, mas já "apanhei" uns 10 Tugas por Londres, é engraçado ouvir falarem português mesmo ao vosso lado e sem saberem que eu também o sou
.
Aconteceu-me num café (Costa Café) fui atendido por uma rapariga, e ela enganou-se no pedido, colocou mais um chã no pedido....eu disse-lhe que estava errada e que só tinha pedido dois chocolates quentes. Ele vira-se para outra empregada de lá e põe-se a falar em português, a dizer que se tinha enganado e que o chá era para o outro atrás de mim LOL. Também não me desmanchei.
Só para actualizar isto mais um pouco, na segunda feira vou embora para Portugal![]()