Muita coisa em Londres é o mesmo ou é quase o mesmo preço que em Portugal (comida, roupa, CD's,DVD's).
Outra coisa que ninguém falou que os impostos são mais baixos. Um salário equivalente a 40k euros em Londres paga menos impostos, por isso o salário líquido será mais alto. E o mesmo se passa na Irlanda.
No meu caso nem tem comparação, o meu rendimento líquido aqui é o triplo do que era aí, e as despesas são no máximo mais 50%.
Tudo depende do rendimento que se tenha em Portugal. No limite, quem não tem emprego, está melhor no estrangeiro nem que seja a ganhar apenas para as despesas.
Como é a saúde, educação e segurança social? É público ou cada um trata do seu? As pessoas às vezes pensam que os países são todos como em Portugal e não se informam, apenas vêm o preço das casas e da alimentação.
Tão ver o belo dia de sol que está hj em Portugal? Dizem que é assim todo o ano em UK.
Por acaso, Londres não me atrai nada em termos de emigração sobretudo pelo clima. Se a Maria concordasse: ia amanhã para Paris ou para o Rio ( no extremo).
Tb já tou farto dest mrd. Está tudo parado, não há dinheiro, não há negócios, e sobretudo não há entusiasmo em lado nenhum... Uma valente mrd portanto.
![]()
É claro que é estereótipo, por isso disse "o caso típico". Mas os estereótipos costumam ter razão de ser, quem não conhece algum amigo, tio, enteado ou algo do género que encaixa no perfil?
Eu tenciono emigrar e voltar só mesmo para passar férias, e mesmo aí é pela família e amigos. Penso que daqui a uns 30 ou 40 anos, quando os pais infelizmente já morreram e não deixo cá irmãos, eu não ponho cá mais os pés. Conheço muitos outros jovens que pensam como eu.
Obviamente que indo para ficar depois geralmente constrói-se lá família, da mesma forma que se construiria cá (conhece-se alguém, uma coisa leva a outra, depois os filhos quando vêm funcionam como uma espécie de "âncora" e acaba-se por ficar...), embora não seja necessariamente esse o objectivo à partida.
Ir para fazer um pé de meia sem ser para voltar com ele não faz muito sentido, porque segundo o raciocínio que estava em questão (ir para um nível de vida inferior) se se vai para lá fazer um pé de meia para poder respirar melhor e andar sem preocupações, então também se faz o tal nível de vida inferior cá e faz-se o pé de meia cá (que embora seja verdade que não se junta tanto, também numa emergência não se gasta tanto, a verdadeira vantagem nesse aspecto e aquilo que os portugueses tradicionalmente faziam ao emigrar era juntar muito num país que o permita, e depois voltar para Portugal onde se gasta mais lentamente, e assim em 10 anos consegue-se juntar lá fora dinheiro que cá dura 20 ou 30).
Última edição por SRLA : 26-10-11 às 14:39:00
Aqui na Irlanda? Podes usar o público, que é mais ou menos como aí, bastante demorado. As pessoas com baixos rendimentos e os com mais de 65 têm um cartão que dá acesso gratuito à saúde. Os outros pagam as consultas de medico, mas depois de serem encaminhados pelo médico podem usar o sistema público.
A maioria tem seguros de saúde.
No meu caso o que pago a menos de impostos aqui cobre bem as despesas de saúde.
Há quem fale do nosso clima, mas o que tem demais? Comparado com UK ou Dinamarca? Sim é melhor. E com Brasil e Australia?
Vejo muitos a dizerem que querem e vão sair, mas poucos a fazê-lo.
O facto é que existem muitas dificuldades em emigrar que, muitas vezes pela vontade, não são consideradas. Isso mostra que na realidade a diferença entre estar em Portugal ou em outro país não é assim tão elevada (já o foi, há 25 anos atrás) e que tem de ser tudo muito bem ponderado.
Ou seja, será que não estamos assim tão mal quanto nos queixamos ou os outros não estão assim tão bem quanto pensamos? Diria que é algo a meio.
Eu até tento, mas dizem que não tenho a qualificação certa para o emprego\bolsa, ou que fiquei em um lugar que não o primeiro
Epah eu adoro o meu país e a minha região. Mas se pudesse ia la pra fora fazer a vida, e quando tivesse dinheiro\pachorra vinha a PT criar um negocio, ou mesmo uma exploração agricola.
Alguém aqui me sabe explicar como funciona a entrada de um aluno português no ensino universitário? No meu caso, é Enfermagem. Estou a fazer os possíveis para entrar cá, e depois procurar então o estrangeiro (UK ou USA), mas tendo em conta que o processo de registo de um Enfermeiro português, na ordem dos Enfermeiros de NY, ou no UK é astronómico, não custa nada ver outras alternativas...![]()
Tirar uma licenciatura na área da saúde no RU!? Ou vais com bolsa ou hipotecas a tua vida durante umas décadas...
Não concordo na generalidade...
Inglaterra está melhor que Portugal. Ponto. Se vale apena emigrar? Isso é outra questão... Quem diz Inglaterra diz outros países...
Dou-te o meu exemplo.
Estou na área da Educação e infelizmente na Europa não há assim tanta oferta quanto isso... Sim, talvez tenha sido ingénuo na escolha que fiz, mas optei por me licenciar no que queria fazer e não para ganhar dinheiro. Tenho a agravante das línguas que tirando o inglês pouco ou nada falo. E na Educação não se dispensa... Como explicas algo ao aluno se não o sabes dizer?
O salário de um professor ronda os 1000€ (menos um pouco mas falemos em números redondos). Se me dava por satisfeito com 1000€ por mês? Se calhar procurava conciliar com outra coisa, para ganhar mais um pouco. Mas a verdade é que o rendimento do casal fosse 2000€/mês não era mau. O problema é que ano, após ano, há a incerteza de ficar colocado... O concurso é nacional e basta vir alguém que esteve de baixa para me passar à frente...
Em alguns países o salário é de 2500€/mês. O custo de vida não tem de perto um aumento proporcional ao salário. Se o rendimento do casal for de 5000€/mensais, a qualidade de vida aumenta consideravelmente.
Isto falando na Europa, onde a proximidade é maior e permite um menor afastamento de família e amigos. Porque se falar em Austrália, Canadá, EUA, etc, o cenário muda e muito! Para melhor (financeiramente).
Para mim Portugal só tem uma coisa que os outros países não têm de melhor: as pessoas, ou melhor, as "minhas" pessoas...
Pode, até pode ganhar mais, como pode ganhar menos. As despesas é que também podem não ser as mesmas.
Bem, mas não quero ser moralista. Eu já saí do país, sei o que é, mas foi a minha experiência e falo dela, com os devidos erros que possa ter em relação à dos outros. Mas quando eu achei que devia sair simplesmente assumi isso e saí, quando achei que devia voltar fiz o mesmo. Perder muito tempo em planos, pensamentos, etc. normalmente não levam a lado nenhum.
O único caso que conheço, pela licenciatura em teatro na Universidade de Edimburgo uma amiga minha pagou ~17mil£ por ano. E acho que ainda era dos cursos mais baratos :/
E o curso de Paramédico?
Pelo que li na Internet, o curso de paramedicina/cuidados críticos dura 3 anos, e começa-se a receber uma pequena quantia de salário pelos estágios em serviços de urgência e ambulâncias... Isso é verdade?