Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Noites em branco...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Noites em branco...

    Noites de Vigília

    A noite traz o sofrimento àqueles que sabem que não vão conseguir dormir. Ir para a cama e só acordar de manhã. Quando o Sol raia estão cansados, incapazes de trabalhar. A vigília pode durar muito – dois, três, dez anos. Quase três milhões de portugueses têm insónias.


    Há noites em que o desespero é tão grande que Susana não consegue silenciar os gritos nos lençóis da cama. O sofrimento torna-se palpável quando faz eco nas paredes da casa e se transforma em súplica. Nessas noites, em que o desespero é tão grande que se faz grito, os pais acordam e correm para a filha, uma mulher que fica mais menina quando a noite cai.
    Susana tem 22 anos e sofre de insónia crónica. É estudante de Enfermagem, está a fazer os últimos estágios em hospitais antes de tentar a sorte no mercado de trabalho. Há cinco anos que tem medo de ir para a cama porque sabe, sente, tão certa, que não vai conseguir adormecer. 'Já experimentei tudo, desde as terapias alternativas como a acupunctura passando pelas mais banais'. Na hora de chamar o sono, já se imaginou deitada numa cama de rede a esfregar o pé na areia da praia, como a aconselhou uma amiga que garantiu que assim era certo e sabido que o sono vinha para ficar. Trocou de almofada com receio de se ter viciado naquela que sempre foi a sua, incitada pelo pai. Deitou-se mais cedo e foi para a cama mais tarde, consoante o que uns e outros diziam ser mais eficaz. Perdeu a conta aos banhos em que depositou a esperança que desta é que ia ser, é que ia conseguir dormir.
    Sentada na cama que todas as noites assume a forma do Adamastor, Susana garante que talvez já se tenha habituado. Se é que é possível alguém se habituar ao cansaço. 'Há dias em que pesa. Acordo e sinto um vazio, a cabeça vazia. Ando aqui toda a noite a pensar, a pensar como faço para adormecer. Só queria desligar, apagar, conseguir. Nas noites de maior desespero já saí de casa e fui para a rua andar'.
    E, acredita, talvez o problema fosse mais fácil de enfrentar se conseguisse encontrar uma explicação para a insónia. 'Foi aos 17 anos que comecei a dormir mal, mas não posso dizer que haja um motivo. Não sei se teve a ver com a entrada para a faculdade', conjectura. Mas quando o sono começou a tardar, Susana não hesitou em procurar ajuda. 'Mudei muitas vezes de médico e todos me medicaram erradamente porque diziam que era depressão', recorda a jovem que, na maioria dos dias, fica quatro, cinco, seis horas acordada a ver a manhã a nascer na janela. Não se lembra de uma única vez ter precisado do trinado do despertador para acordar. Antecipa-se. E orgulha-se de conseguir manter os olhos abertos para a vida normal.
    'Não deixo de fazer nada, nem de sair à noite, embora saiba que quando chego a casa às cinco da manhã não vou dormir nada, nem vale a pena tentar'. Às vezes, quando o cansaço se torna pesado de mais, Susana ‘dispara’ 'para todo o lado'. E zanga-se com os pais, com quem vive, 'apesar de não terem culpa de nada'. As manhãs são, por isso, tudo menos fáceis. 'Quando acordo pergunto-me: será que dormi bem ou dormi mal? Para nós os, que não conseguimos, dormir é uma obsessão que não nos larga, vive connosco'.
    São histórias de sofrimento como a de Susana que se sentam todos os dias no consultório da neurologista Teresa Paiva. À espera da solução, da cura, ‘do vai ser possível’. 'As pessoas chegam aqui muito sofridas, com dores difíceis de tratar' conta a médica especialista em problemas do sono, admitindo que 'a abordagem a fazer a estes doentes é muito complicada'. Os casos 'tornam--se mais difíceis quando há uma associação da patologia psiquiátrica, excesso de medicação e problemas de vida persistentes'. Certo é que 'as pessoas com insónia moderada ou severa têm uma pior qualidade de vida, correm um risco maior de sofrer acidentes e têm grandes dificuldades de concentração'.
    Carla sabe bem o que isso é. Na história de vida desta engenheira agrónoma o sofrimento escreve-se com o número 10. Um número demasiado redondo para o caso bicudo dos problemas de sono que enfrentou durante uma década. Em dez anos experimentou doze almofadas. 'A alta, a baixa, a anatómica, a de penas, a grande, a pequena...' E igual número de edredões, pijamas, sacos de água quente. Acumulou, no estojo, maquilhagem para disfarçar as olheiras que a cada dia iam escurecendo mais o rosto e a auto-estima. No mesmo período de tempo perdeu a memória recente – 'tinha que escrever senão esquecia-me de tudo' – a capacidade de concentração, coleccionou dores de cabeça, trancou-se em casa. Sozinha. 'Era uma pessoa muito triste, sem disposição para as coisas à minha volta e sem disposição para os outros. Acho que perdi muito a nível social, não tinha paciência para sair, doía--me a cabeça, estava sempre cansada'. Tudo o que era convites recusava. ‘Não, não e não. Hoje vou dormir’. Nunca dormia. Se adormecia, acordava. Hora a hora. Noite após noite. Hoje em dia só acorda às 05h00. 'É a minha hora', graceja a engenheira de 38 anos, dois meses depois de se ter começado a libertar do fantasma que todas as noites a visitava. A melatonina, uma hormona natural, foi a responsável pelo festejo. Já consegue brincar com o passado, mas não o esquece. 'Sinto-me quase uma pessoa normal'. Antes, 'acordava mais cansada do que me tinha deitado, pensar na hora de ir dormir era um terror, um sofrimento'. Os colegas e amigos não percebiam. ‘Se calhar não te deitas cedo, se calhar não tens hábitos nenhuns, se calhar és preguiçosa’. Habituou-se à lengalenga mas não aos olhares de reprovação. 'Sentia-me incompreendida'. Mas durante uma década fechou os olhos a procurar ajuda.
    'Achava que era uma coisa de família porque o meu pai e a irmã dele dormiam mal e tinha que aguentar'. O fardo deixou-se carregar quando viu a médica Teresa Paiva na televisão. Procurou ajuda e percebeu que 'a insónia não é uma doença, é um sintoma de que alguma coisa está mal '. Não sabe exactamente o 'que é que estava mal'. Mas lembra-se que as insónias se instalaram na sua cama quando foi morar sozinha. 'Fiquei muito insegura, estava sempre alerta. E, por outro lado, era necessário que o que estivesse a fazer profissionalmente desse certo'. Tinha então 28 anos. 'Agora aprendi a relativizar e a não querer tudo para ontem. Antes, quando imaginava a minha vida aos 30 anos imaginava-a diferente. Estou a aprender a viver bem com aquilo que tenho'. Já não faz listas de supermercado enquanto está a tentar dormir. Tenta não pensar no dia que aí vem. Deixou de dar voltas na cama.
    Mário também conhece bemo fantasma das insónias. Assombra-o há décadas de vida. Quem as trouxe também não tem rosto mas cheira a sofrimento: a guerra. Já passaram mais de 30 anos desde que a cama começou a tornar-se um poiso difícil para o engenheiro químico, hoje reformado, de 70 anos. 'Começaram quando soube que ia para a Guerra Colonial, não estava preparado e fui apanhado de surpresa pela minha ingenuidade. Fiquei muito ansioso, nem me deixaram acabar o curso'. A somar-se o casamento recente – seis meses antes – e a ilusão que ao início criou de que podia levar a mulher com ele para Angola. 'Foi muito traumático, um período muito doloroso'. As insónias começaram a bater à porta antes de abalar. Já em África, permaneceram. Ao voltar, 'agravaram-se'. Consultou psiquiatras para abafar a depressão crónica que também o acompanhava mas não conseguiu largar os comprimidos para dormir. Ainda hoje precisa deles. 'Muitas pessoas diziam--me que tinha saído ao meu pai, que também tinha insónias, mas irritava-me um bocado aquela coisa do ‘ai coitado, saiu ao pai’. Tanto insistiu que descobriu as causas. 'Além do sistema nervoso as minhas insónias são provocadas por três doenças do sono que os registos que a professora Teresa Paiva me fez descobriram', explica Mário, agora tranquilo.
    Rita soube sempre a que devia as insónias que a acompanhavam. A um só episódio que a marcou de tal forma que lhe tirou o sono. 'Zanguei-me com uma pessoa que trabalhava comigo e com quem tinha uma relação amorosa. Foi a partir daí que deixei de conseguir adormecer, tal a ansiedade que tinha'. Passaram dois anos e a situação tem melhorado mas está longe de ser a ideal. 'Antes demorava horas para conseguir adormecer, agora já consigo dormir cinco, seis horas, o que já é muito bom. Mas tenho muita fé que vou conseguir voltar a dormir como antes'. As oito horas são a meta ideal para a secretária de 38 anos, divorciada e com um filho menor e que, a par das insónias, sofre da doença de Crohn [uma inflamação do intestino]. Considera-se uma 'mulher com muita força' mas confessa que o não dormir lhe retirou alguma 'paciência para o filho' e lhe acrescentou muitas dores de cabeça e nos olhos, que se tornaram 'muito difíceis de suportar no trabalho'. Também deixou de sair à noite 'para conseguir descansar'. Já a Nuno, as insónias adiaram-lhe o momento de acabar o curso de Engenharia Civil. Há dez anos que o iniciou. 'Como não consigo dormir de noite não consigo acordar para ir às aulas, sinto-me cansado, nem os comprimidos resultavam', conta o jovem de 28 anos. A Manuela, nome fictício, nem o facto de o marido se oferecer para dormir no escritório ajuda. Só se apercebeu que as insónias eram um problema quando as dores de cabeça que lhe provocavam a levaram ao médico com medo de uma doença grave. À psiquiatra Filipa a falta de sono provoca-lhe cansaço e desassossego. Não conta a ninguém o mal de que sofre por ter medo que a penalizem dada a profissão. Mas sofre e muito. Sofrem todos. E em Portugal são muitos, três milhões a ansiar por noites e sonhos mais tranquilos.

    "DORMISMO PARA ESTARMOS DESPERTOS": Eduard Estivill, neurologista espanhol e autor de ‘Receitas para dormir bem’

    Em Espanha há muitas pessoas com insónias ?
    O Mundo é muito parecido. Cerca de 30% das pessoas sofrem de insónias.

    E recorrem ao médico?
    Até há pouco tempo as pessoas não iam ao médico, tomavam comprimidos para dormir. Mas é o médico que tem de encontrar a causa. Por exemplo, se alguém tem insónias porque tem muito stress os medicamentos não resolvem.

    Nestes casos, o que aconselha?
    É preciso ensinar esta pessoa a controlar a ansiedade durante o dia. Hoje sabemos que o sono é como uma fábrica onde são produzidos os processos de reparação e restauração. E que dormimos para estar despertos – mas também estamos despertos para poder dormir. É por isso importante como vivemos o nosso dia, porque se o vivemos com stress ao chegar à noite o cérebro não consegue desconectar.

    É a causa mais frequente?
    O stress tem aumentado nos últimos 20 anos. No meio rural é inferior mas nas cidades grandes temos cada vez mais gente, e gente mais jovem, com mais stress durante o dia e que, por isso, dorme mal durante a noite.

    Há mais insónias nos países de-senvolvidos?
    Não, o que há nos países desenvolvidos é mais insónias devido ao stress, porque as outras causas são muito parecidas independentemente da classe social e do país. A depressão e os maus hábitos, por exemplo, são iguais em todo o lado.

    Sempre dormiu bem?
    Sou como toda a gente. Normalmente, durmo bem, mas como toda a gente tenho alguns dias em que, por stress e viagens constantes, durmo pior. E algumas vezes ronco (risos).

    E as crianças, têm insónias?
    Têm insónias por hábitos incorrectos. E têm de aprender a dormir bem desde muito pequenas, mas isso tem de partir dos pais. O que hoje acontece é que, como os pais trabalham muito, estão pouco tempo com os filhos e há um excesso de protecção que a criança quer é o que a criança tem. E uma criança que dorme mal pode vir a ser um adulto que dorme mal.

    Como devem agir os pais?
    É preciso criar uma rotina, sempre, antes de ir dormir. Estar um tempo com a criança, de dez, vinte minutos, para cantar uma canção, contar uma história, falar com ela e pô-la na sua cama acordada. Não fazer nada para que durma. Porque se a habituamos a dormir abraçada ou agarrada à mão, se ela acordar não vai saber dormir sozinha e vai voltar a necessitar do pai ou da mãe. O mais importante é que não se abandona uma criança a deixá-la dormir, se os pais a põem na cama têm de voltar lá e dizer-lhe 'tu dormes aqui, com o teu boneco e com as tuas coisas, a tua chupeta'. Deixamos passar dois minutos e voltamos a entrar e a dizer o mesmo. Elas aprendem.

    UM ‘GRUPO DE APOIO’ PECULIAR
    Susana, Carla e Rita estão neste momento a frequentar um programa de Educação e Terapêutica do Sono – em oito sessões, o objectivo é que as pessoas alterem as crenças erradas sobre o sono, as suas presumíveis consequências e as ideias erradas acerca das causas da insónia. A influência deste programa é norte- -americana e, embora faça lembrar grupos como os Alcoólicos Anónimos, só a partilha de experiências entre os elementos da turma se assemelha. “Este é um programa que pretende ser instrutivo, para a modificação de comportamentos e atitudes”, esclarece a coordenadora do projecto, a psicóloga Helena Rebelo Pinto, alertando que para frequentar as sessões “as pessoas comprometem-se a cumprir com as obrigações que estabelecemos”. Têm que fazer pela higiene do sono. E escrever um registo detalhado de cada noite de sono. A que horas se deitou, quanto demorou a adormecer, quanto tempo esteve com insónia durante a noite, a que horas acordou e se tomou fármacos para dormir são exemplos deste registo. É também importante que tentem cumprir o horário de deitar e levantar estabelecido pela coordenadora. “A principal barreira que sinto nestas pessoas é o desânimo com que aqui chegam”, conclui Helena Rebelo Pinto.

    http://www.correiodamanha.pt/noticia...0-000000000019
    Editado pela última vez por nunomplopes; 16 November 2008, 17:11.

    #2
    É um posto longo, as vale bem a pena ler.

    É de facto um problema de grande incidência hoje em dia e que, por vezes, é de dificil resolução, ainda que seja possivel.

    Confesso que ás vezes também me é muito dificil adormecer, mas costumo dormir bem.

    Comentário


      #3
      Já tive episódios de insónias com mais frequência mas acho que já consegui restabelecer um pouco. Isto devido a uma doença psíquica, porque até aí nunca tive problemas em adormecer; e quando o acontece, muito a contra-gosto, faço recurso à medicação para o conseguir; o meu hórario de trabalho, nocturno, também não ajuda muito, mas tenho uma coisa curiosa e algo contraditória mesmo as minhas dificuldade em adormecer persista, depois disso sempre tive o sono muito pesado e não acordo de alguma maneira ou tenho muita dificuldade em acordar.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
        Noites de Vigília

        A noite traz o sofrimento àqueles que sabem que não vão conseguir dormir. Ir para a cama e só acordar de manhã. Quando o Sol raia estão cansados, incapazes de trabalhar. A vigília pode durar muito – dois, três, dez anos. Quase três milhões de portugueses têm insónias.

        .../...
        Li o artigo na revista hoje de manhã.

        Conheço bem este problema, um familiar se não recorrer aos clássicos Lorenin não dorme noites seguidas, até ter um "pass out" completo.

        Mas é um distúrbio que é difícil entender, e aparece quase do nada, mas tem sobretudo a ver com o forma de encarar os problemas, e de ser demasiado insistente a pensar nas situações da vida quotidiana.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
          Li o artigo na revista hoje de manhã.

          Conheço bem este problema, um familiar se não recorrer aos clássicos Lorenin não dorme noites seguidas, até ter um "pass out" completo.

          Mas é um distúrbio que é difícil entender, e aparece quase do nada, mas tem sobretudo a ver com o forma de encarar os problemas, e de ser demasiado insistente a pensar nas situações da vida quotidiana.
          Nunca cheguei a esse ponto (e como sempre digo, uma pessoa que o vive na realidade é capaz de compreender melhor o que é passar por isso que os demais), mas em certas alturas as insónias já me criaram momentos de irritação, sofro também do problema de não deixar a almofada descansada dos problemas na altura de repousar, por vezes para me abstrair de tudo isso tenho de adormecer com a televisão ligada.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
            Nunca cheguei a esse ponto (e como sempre digo, uma pessoa que o vive na realidade é capaz de compreender melhor o que é passar por isso que os demais), mas em certas alturas as insónias já me criaram momentos de irritação, sofro também do problema de não deixar a almofada descansada dos problemas na altura de repousar, por vezes para me abstrair de tudo isso tenho de adormecer com a televisão ligada.
            ultimamente adormeço sempre de tv ligada. De facto tenho reparado que facilita imenso...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
              ultimamente adormeço sempre de tv ligada. De facto tenho reparado que facilita imenso...
              Acho que em parte faz-nos concentrar os nossos pensamentos no que se passa lá e evita estarmos a remoer de preocupações. Concordo contigo.

              Comentário


                #8
                Eu durmo que nem uma pedra, no entanto durante o dia quase que ando como se nada tivesse dormido, são 5 da tarde e já ando a bocejar...

                Será cansaço??
                Editado pela última vez por Stratos; 16 November 2008, 19:16.

                Comentário


                  #9
                  Durmo 4/5 horas, no máximo. E isto de deitar tarde e levantar cedo n dá saúde a ninguém. Claro q, por vezes, a maior preocupação ao longo do dia é exactamente n adormecer. Por razões q n têm relação c isto, antes c um síndrome fisiológico, à noite tomo um calmante ligeiro.

                  Comentário


                    #10
                    Em alturas que ando mais ansioso também não durmo.. Mas isto quanto muito acontece 1 ou 2 noites seguidas. Depois o cansaço é superior a qualquer problema.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                      Já tive episódios de insónias com mais frequência mas acho que já consegui restabelecer um pouco. Isto devido a uma doença psíquica, porque até aí nunca tive problemas em adormecer; e quando o acontece, muito a contra-gosto, faço recurso à medicação para o conseguir; o meu hórario de trabalho, nocturno, também não ajuda muito, mas tenho uma coisa curiosa e algo contraditória mesmo as minhas dificuldade em adormecer persista, depois disso sempre tive o sono muito pesado e não acordo de alguma maneira ou tenho muita dificuldade em acordar.
                      Tenho pontos muito comuns contigo. Ainda esta semana fui para a cama às 4 e só adormeci ás 6. O pior é que estou cansado e sinto-me cansado e o sono não vem. Mas os pensamentos passam a mil à hora. Depois consigo dormir algumas 10 horas seguidas. Tem mesmo a ver com a psico de uma pessoa.
                      E eu, "quando estou normal" com 6/7 horas de sono já é muito.

                      Comentário


                        #12
                        eu sofro um bocado de insónias... é algo que acontece aleatoriamente, mas há semanas em que durmo 3~4 horas noite...

                        e já houve alturas de fazer "directas"... ir trabalhar sem ter dormido nada!

                        felizmente estou numa fase boa e por volta da meia noite já estou com sono e adormeço facilmente. Mas por exemplo durante o Verão era raro deitar-me antes das 2h30m...

                        Comentário


                          #13
                          Faço parte desses 30%


                          O pior das insónias, é quando não dormimos de noite e depois passamos parte do dia a pairar, nem estamos a dormir, nem estamos acordados, principalmente de manhã, até beber o 2º café, por volta das 10h, a minha produtividade é quase zero.


                          Soluções para as insónias, já ouvi falar no Yoga (não experimentei), nas massagens (não resultou), na acupunctura (não resultou), praticar desporto (não resulta), cuidado com a alimentação (não resulta) enfim...



                          Aprendi a lidar com isto, sei quais são as horas em que sou mais produtivo e quando o meu cérebro trabalha melhor, tento adaptar o meu horário ao meu ritmo biológico, entrar mais tarde, sair mais tarde, sei que só consigo dormir umas 4/5 horas por dia durante a semana, ao fim de semana tomo 2 comprimidos e durmo 10 horas, e na semana seguinte volto ao mesmo ritmo...

                          Sempre com um sorriso nos lábios! é muito fácil sermos rezingões quando sofremos de insónias, esforço-me ao máximo por ser superior a isso!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
                            Eu durmo que nem uma pedra, no entanto durante o dia quase que ando como se nada tivesse dormido, são 5 da tarde e já ando a bocejar...

                            Será cansaço??
                            Nao acho que seja cansaco. Eu "sofria" do mesmo, sempre dormi que nem uma pedra, e muitas horas (normalmente 8, mas aos fins-de-semana mais), e andava sempre a cair de sono. Para combater isso, habituei-me a beber cafe' depois do almoco. Passado poucos anos, ja' o cafe' nao fazia nada, passei a tomar dois e a ficar preocupado.

                            Entretanto vim para a Holanda, onde o cafe' e' tao mau que passei a beber cha' mais vezes ao dia. E nao e' que esse problema desapareceu?!

                            Continuo a dormir bem, e muito, mas agora ando desperto o dia todo, bebendo chas que teem cafeina, mas muito pouca, comparados com um cafe'.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Synd Ver Post
                              Nao acho que seja cansaco. Eu "sofria" do mesmo, sempre dormi que nem uma pedra, e muitas horas (normalmente 8, mas aos fins-de-semana mais), e andava sempre a cair de sono. Para combater isso, habituei-me a beber cafe' depois do almoco. Passado poucos anos, ja' o cafe' nao fazia nada, passei a tomar dois e a ficar preocupado.

                              Entretanto vim para a Holanda, onde o cafe' e' tao mau que passei a beber cha' mais vezes ao dia. E nao e' que esse problema desapareceu?!

                              Continuo a dormir bem, e muito, mas agora ando desperto o dia todo, bebendo chas que teem cafeina, mas muito pouca, comparados com um cafe'.

                              O chá tem teína e não cafeína! Há pessoas que são praticamente insensíveis à teína e nada à cafeína, e vice versa... outros são sensíveis às duas, e por fim há quem seja insensível ao que quer que seja.

                              Cada um deve saber como é!

                              Comentário


                                #16
                                Sou um pouco o oposto, se dormir menos de 8 horas ninguém me atura, raramente me custa adormecer e acontece muitas vezes conseguir dormir quase 12 horas seguidas, quando me levanto até me dói o corpo

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu quando tenho dificuldades em adormecer deito-me a jogar sudoku, e a ouvir coisas com violinos, tipo Apocalyptica e afins. No Verão e em época de exames é uma porcaria, tem alturas em que durmo noite sim noite não, ou durmo de dia porque de noite simplesmente fico a olhar para o tecto

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                    Li o artigo na revista hoje de manhã.

                                    Conheço bem este problema, um familiar se não recorrer aos clássicos Lorenin não dorme noites seguidas, até ter um "pass out" completo.

                                    Mas é um distúrbio que é difícil entender, e aparece quase do nada, mas tem sobretudo a ver com o forma de encarar os problemas, e de ser demasiado insistente a pensar nas situações da vida quotidiana.

                                    Como se evita de massacrar o pensamento com o quotidiano?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por The_MoBsTeR Ver Post
                                      Eu quando tenho dificuldades em adormecer deito-me a jogar sudoku, e a ouvir coisas com violinos, tipo Apocalyptica e afins. No Verão e em época de exames é uma porcaria, tem alturas em que durmo noite sim noite não, ou durmo de dia porque de noite simplesmente fico a olhar para o tecto
                                      Men .... nunca fiz uma directa para estudar ....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                        Como se evita de massacrar o pensamento com o quotidiano?
                                        Quanto mais empreendes a pensar nos problemas mais irritadiço, pensativo e introspectivo sobre o assunto se fica, é uma espiral viciosa que leva ao colapso.

                                        Há que tentar abstrair disso senão é ruptura, é a única forma de viver outro dia para resolver os problemas, porque senão criamos um ainda maior.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boa noite,

                                          Partilho do mesmo problema...Deito tarde e acordo muito cedo...No máximo durmo umas 5 horas...É um pouco cansativo...Há dias que além dessas míseras 4 horas e tal ou 5, não consigo dormir seguido...acordo umas 2 ou 3 vezes, e é rara a vez que tenho o privilégio de ser acordada pelo despertador ...
                                          Enfim...Acho que isto já não é defeito, é feitio

                                          Originalmente Colocado por hifi Ver Post
                                          Durmo 4/5 horas, no máximo. E isto de deitar tarde e levantar cedo n dá saúde a ninguém. Claro q, por vezes, a maior preocupação ao longo do dia é exactamente n adormecer. Por razões q n têm relação c isto, antes c um síndrome fisiológico, à noite tomo um calmante ligeiro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                            Men .... nunca fiz uma directa para estudar ....
                                            Nem é pelo estudar, é mesmo porque não consigo dormir. Se vou para a cama, acabo por dormir duas ou três horas e fico ainda mais cansado. É tudo muito relativo, mas tento aproveitar a noite ao melhor possivel, já me aconteceu ter um 19 depois de uma directa a estudar como ter um 4. Dormir é que... esquece lá isso!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Por vezes acontece-me por lapso beber café à noite e nessas alturas (nem sempre) tenho dificuldades em adormecer,por vezes 1 a 2 horas...mas normalmente não tenho dificuldades.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Realmente é terrível tentarmos dormir e não conseguirmos.Normalmente adormeço muito fácilmente.Só tenho insónias quando ando mais ansiosa,cansada ou em situações pontuais de stress.O recurso a medicamentos ansiolíticos para dormir deve ser utilizado em situações específicas e sempre por aconselhamento médico,pois causa dependência.O nosso cérebro precisa de descanso para poder funcionar normalmente.Muitas pessoas podem pensar que não,mas o sono é vital,pois a falta dele pode-nos levar a problemas do foro mental e em casos extremos à loucura.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  felizmente não tenho problemas de insónia. Mas sei que caso não consiga desligar do trabalho, que o dormir vai ser complicado.

                                                  Como tal quando chego a casa recuso-me a ver sites financeiros (estando a trabalhar no ramo há sempre a curiosidade de saber o que se passa na ásia... e depois dormir é para o tecto), e procuro descontrair com um bom chill out, ou as vezes a ver um ou outro vídeo de carros. Além disso msn, telemóveis e restantes meios de comunicação são postos em silencio meia hora antes de dormir. É hora de relaxar...

                                                  Só aí, mais descontraído é que vou para a cama. E até agora tem resultado bem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pelos nosssos relatos parece que cada vez mais estes casos têm tendência a crescer. Mesmo que em alguns casos sejam em situações pontuais (como a minha).
                                                    Nos tempos modernos vivemos todos sob grande stress e outras coisas que tais, que nos andam a "desregular".

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Amanha tenho de tar de pe as 7! Ando as voltas na cama mas nao consigo dormir. Começo a pensar nos problemas e tá tudo estragado
                                                      Ultimamente tem sido assim todos os dias so acabo por adormeçer quando estou exausto. Até ja experimenteo fazer desporto mas nem assim consigo dormir. já me disseram para tomar comprimidos mas nao quero, ainda so tenho 19 anos imaginem quando tivesse 30 anos o q eu nao tomaria para dormir. Amanha mais uma aula em que nao vou aproveitar nada...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A insonia pode ter causas orgânicas e psíquicas. Pesquisas apontam a produção inadequada de serotonina pelo organismo e o stress provocado pelo desgaste quotidiano ou por situações-limite como causas mais importantes.
                                                        Algumas mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a combater a insonia, mesmo quando ela for crónica:
                                                        ·Limitar o consumo de cafeína presente no café, chás, colas, chocolates, etc.
                                                        ·Certos medicamentos descongestionantes podem ser tão estimulantes quanto a cafeína;
                                                        ·Actividade física regular é essencial para quem sofre de ansiedade e ajuda a dormir melhor.No entanto, a prática de exercícios à noite pode atrapalhar o sono;
                                                        ·Estabelece uma rotina para o teu horário de dormir e de despertar,pois o relógio biológico responderá melhor.
                                                        ·Procura relaxar antes de ir para cama. Ouvir música, ler um pouco, conversar, assistir a um filme.
                                                        ·Usa técnicas de relaxamento.Massagens ou tenta visualizar uma cena ou paisagem que te traga satisfação;
                                                        ·Tomar um banho morno, pois isso ajuda a relaxar os músculos tensos;
                                                        ·Tomar um copo de leite morno. O leite contém o aminoácido triptofano, que relaxa os músculos e induz o sono;
                                                        ·Experimenta ingerir chás à base de ervas como camomila, erva-doce, erva-cidreira, etc.
                                                        .Eliminar todo o barulho e luz.
                                                        ·Escolhe o colchão adequado para o teu peso e altura. Colchões muito macios ou muito duros são contra-indicados;
                                                        ·Relações sexuais são relaxantes. Após o orgasmo, as pessoas tendem a ficar sonolentas;
                                                        ·Levanta-te, se não conseguiste dormir depois de trinta minutos deitado. Ficar na cama acordado pode aumentar a ansiedade, a irritação e, conseqüentemente, a insônia. Procura distrair-te com alguma actividade tranqüila e depois, mais cansado, volta para a cama e tenta dormir. Repete o esquema, se necessário. Usando essa técnica, muitas pessoas conseguem reverter o processo.
                                                        Editado pela última vez por MartaNaz; 17 November 2008, 01:15.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MartaNaz Ver Post
                                                          A insônia pode ter causas orgânicas e psíquicas. Pesquisas apontam a produção inadequada de serotonina pelo organismo e o stress provocado pelo desgaste quotidiano ou por situações-limite como causas mais importantes.
                                                          Algumas mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a combater a insônia, mesmo quando ela for cronica:
                                                          ·Limitar o consumo de cafeína presente no café, chás, colas, chocolates, etc.
                                                          ·Certos medicamentos descongestionantes podem ser tão estimulantes quanto a cafeína;
                                                          ·Actividade física regular é essencial para quem sofre de ansiedade e ajuda a dormir melhor.No entanto, a prática de exercícios à noite pode atrapalhar o sono;
                                                          ·Estabelece uma rotina para o teu horário de dormir e de despertar,pois o relógio biológico responderá melhor.
                                                          ·Procura relaxar antes de ir para cama. Ouvir música, ler um pouco, conversar, assistir a um filme.
                                                          ·Usa técnicas de relaxamento.Massagens ou tenta visualizar uma cena ou paisagem que te traga satisfação;
                                                          ·Tomar um banho morno, pois isso ajuda a relaxar os músculos tensos;
                                                          ·Tomar um copo de leite morno. O leite contém o aminoácido triptofano, que relaxa os músculos e induz o sono;
                                                          ·Experimenta ingerir chás à base de ervas como camomila, erva-doce, erva-cidreira, etc.
                                                          .Eliminar todo o barulho e luz.
                                                          ·Escolhe o colchão adequado para o teu peso e altura. Colchões muito macios ou muito duros são contra-indicados;
                                                          ·Relações sexuais são relaxantes. Após o orgasmo, as pessoas tendem a ficar sonolentas;
                                                          ·Levanta-te, se não conseguiste dormir depois de trinta minutos deitado. Ficar na cama acordado pode aumentar a ansiedade, a irritação e, conseqüentemente, a insônia. Procura distrair-te com alguma actividade tranqüila e depois, mais cansado, volta para a cama e tenta dormir. Repete o esquema, se necessário. Usando essa técnica, muitas pessoas conseguem reverter o processo.
                                                          Existem algumas coisas que eu custumo fazer, nomeadamente nao consumir bebidas com cafeina (nunca bebo café pois nao gosto). Também ja tentei visualizar imagens de paisagens e tentar divagar por elas (custuma resultar as vezes). No entanto existem outras que nunca experimentei e que vou experimentar. Não sei se isso era resposta para mim ou nao mas obrigado pela informação

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por aviatorboy Ver Post
                                                            Existem algumas coisas que eu custumo fazer, nomeadamente nao consumir bebidas com cafeina (nunca bebo café pois nao gosto). Também ja tentei visualizar imagens de paisagens e tentar divagar por elas (custuma resultar as vezes). No entanto existem outras que nunca experimentei e que vou experimentar. Não sei se isso era resposta para mim ou nao mas obrigado pela informação
                                                            Sim,serve para ti e para todos os que precisem

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X