Pessoal, estou a criar um relatório para TIs onde me foi dado um caso de um empresa que tem 10 lojas distintas, tenho 80.000€ para montar uma WAN e comprar todo o hardware e software necessário. Há vendedores nas lojas e vendedores na rua a usar PDAs, a empresa tem cerca de 20 funcionários. Depois de investigar um bocado, saí-me com isto:
Hardware
- 1 server alugado numa empresa de referência, inclui data warehousing e firewall, data recovery etc, custa relativamente por mês e sai mais barato que comprar e manter um server. (hosting365.com - 250€ mês)
- 10 desktops+printers ( Lenovo ThinkCentre A Series e lexmark X2550) (4500€)
- 5 BlackBerry Storm (podia ser outro BB qq, mas achei q devia inovar ) com acesso ao sales force (software de gestão de vendas) - 2500€
Software (tenho de descobrir os preços do software)
- Licenças para os 10 pcs de MSF XP Professional (tenho de descobrir o preço), os funcionários são muito pouco "tech savy" e portanto outras opções só iriam trazer problemas em termos de treino específico.
- Anti virus (AVG) para os 10 pcs (barato)
- Serviço de e-mail, IM, agenda e docs, vai usar Google Apps, barato, fácil de partilhar aplicações e integração. Fácil de aceder a essas ferramentas a partir do PDA tb (800€ ano)
- Oppen Office, os meus funcionários só usam basicamente para escrever cartas e eventualmente umas coisas simples numa folha de cálculo. Sai mt mais barato que MSF Office. (não sei o preço ainda).
- Sales Force (software de gestão de vendas), tenho de descobrir qt custa para cerca de 20 pessoas.
Necessidades Extras:
- contratar um engenheiro (um puto acabado de sair da UNI) para criar o website e fazer a gestão do mesmo, tratar da publicidade on-line, bem como fazer a gestão da WAN e toda a infra esctrutura de TI da empresa - (2000€ mês)
- treino ao ppl das vendas que é pouco orientado para TIs, tem de ser treinados no uso dos PDAs e no software do sales force. Aconselhável também o treino em Open Office.
Um resumo da WAN está aqui neste esquema que criei:
Hardware
- 1 server alugado numa empresa de referência, inclui data warehousing e firewall, data recovery etc, custa relativamente por mês e sai mais barato que comprar e manter um server. (hosting365.com - 250€ mês)
- 10 desktops+printers ( Lenovo ThinkCentre A Series e lexmark X2550) (4500€)
- 5 BlackBerry Storm (podia ser outro BB qq, mas achei q devia inovar ) com acesso ao sales force (software de gestão de vendas) - 2500€
Software (tenho de descobrir os preços do software)
- Licenças para os 10 pcs de MSF XP Professional (tenho de descobrir o preço), os funcionários são muito pouco "tech savy" e portanto outras opções só iriam trazer problemas em termos de treino específico.
- Anti virus (AVG) para os 10 pcs (barato)
- Serviço de e-mail, IM, agenda e docs, vai usar Google Apps, barato, fácil de partilhar aplicações e integração. Fácil de aceder a essas ferramentas a partir do PDA tb (800€ ano)
- Oppen Office, os meus funcionários só usam basicamente para escrever cartas e eventualmente umas coisas simples numa folha de cálculo. Sai mt mais barato que MSF Office. (não sei o preço ainda).
- Sales Force (software de gestão de vendas), tenho de descobrir qt custa para cerca de 20 pessoas.
Necessidades Extras:
- contratar um engenheiro (um puto acabado de sair da UNI) para criar o website e fazer a gestão do mesmo, tratar da publicidade on-line, bem como fazer a gestão da WAN e toda a infra esctrutura de TI da empresa - (2000€ mês)
- treino ao ppl das vendas que é pouco orientado para TIs, tem de ser treinados no uso dos PDAs e no software do sales force. Aconselhável também o treino em Open Office.
Um resumo da WAN está aqui neste esquema que criei:
Comentário