Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viver em Lisboa ou no interior? Vantagens e desvantagens? Qual escolhiam?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Viver em Lisboa ou no interior? Vantagens e desvantagens? Qual escolhiam?

    Para quem sempre viveu em Lisboa, ou em qualquer outra grande cidade, o que achavam da ideia de ir viver para uma vila do interior?

    Supondo que os vossos rendimentos continuavam iguais, são casados e têm uma filha de 2 anos, optavam por continuar na cidade ou preferiam a vila do interior?

    De salientar que a referida vila no interior, está em crescimento, sendo a população jovem bastante numerosa e activa e fica relativamente perto de algumas cidades de média dimensão.

    Quais as vantagens e desvantagens da mudança?

    Para uma criança de 2 anos, será melhor crescer onde?

    #2
    Isto parece uma reportagem que vi na televisão este fimde semana!!!


    No meu caso, moro numa aldeia à beira mar. Morei quase 9 anos em Coimbra, mas Coimbra n é mt grande... Só sei q não conseguia ficar um fim de semana inteiro em Coimbra, tinha sempre que vir à aldeia, nem que fosse para ver o mar.

    Viver fora das cidades tem a principal desvantagem de precisares do carro para ir ao café/bar à noite, para ir ao cinema, para ir às compras ao centro comercial e para ires ao cinema ou a qualquer outro evento, terás sempre que te deslocar.

    Para mim, q moro na aldeia, gosto pq posso estacionar onde quiser, n tenho trânsito, conheço os meus vizinhos, tenho o mar muito perto, posso ir andar de bicicleta para "paisagens verdes" sem ter que a colocar em cima de um carro primeiro, gosto pq a minha casa não tem portões (já me aconteceu ver jipes a passar no meu caminho privado, por dentro da minha casa!), porque posso ir andar de moto ao mato quando quiser, pq é mais calmo, pq se tivesse filhos tinha a creche "já ali" sem filas e sem stresses, e gosto pq é calmo.

    Mas cuidado com as mudanças, pq sinto falta de uma "urbe" pela facilidade de ter os aspectos "consumistas" muito perto.

    De qq forma, acho a vida fora da cidade mais enriquecedora q a vida dentro.

    Boa sorte

    Comentário


      #3
      Acho que a única desvantagem do interior é mesmo a nível médico.

      De resto só vejo vantagens.

      Ainda por cima se é perto de cidades razoaveis nem olhava para trás, especialmente com crianças.

      Comentário


        #4
        Se conseguisse arranjar emprego para mim e para a minha mulher, e uma boa escola para o meu filho, mudava.

        Comentário


          #5
          Neste momento não trocava Lisboa por zona nenhuma do país.

          Não quer dizer que daqui a uns anos não mude de opinião, mas para já só mesmo Lisboa.

          Comentário


            #6
            o ideal é viver fora de lisboa mas suficientemente perto. Cascais, praia grande, sintra...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
              Acho que a única desvantagem do interior é mesmo a nível médico.

              De resto só vejo vantagens.

              Ainda por cima se é perto de cidades razoaveis nem olhava para trás, especialmente com crianças.
              Hoje em dia, em muitas pequenas cidades e vilas do interior tens clínicas tão boas como as das grandes cidades.

              Ao nível do SNS, e falando p. ex. do meu caso, que troquei Lisboa por Mafra, das duas vezes que usámos o SAP fomos atendidos em cerca de 10 minutos. E quando houve uma urgência a ambulância não demorou mais que 5 minutos.

              Comentário


                #8
                Caso o meu emprego também seja na vila ou arredores, até arriscaria na vila do interior (tb dependeria de que vila falamos).

                Para trabalhar em Lx, prefiro viver tb em Lisboa.

                Comentário


                  #9
                  O Interior é melhor sitio para criar um filho que Lisboa!

                  Comentário


                    #10
                    Eu não mudava...e falo por experiência própria.

                    É claro que depende muito de várias condições e não há uma receita infalível. No entanto acho que depende mais da experiência/vivência de cada um -> se têm lá grupos de amigos/familia ou não conta muito...pois um sitio novo sem ninguém ou quaisquer laços é complicado.

                    Sendo Lisboeta, aqui há tempos mudei para uma pacata cidade do interior...claro tem as vantagens tipicas de haver menos trânsito e menos confusão derivado de haver menos gente. Mas fica-se mesmo só pela calma menor, ahh e preços inferiores nas casas...muuuuuuito!

                    De resto: locais muito mais fechados, pessoal não saí, não fala, não... -> já me tinham dito, e isto por pessoas que lá vivem ou em cidades perto, mas nunca pensei que a cultura dominante fosse tão fechada. Muito menos locais para ir, ver, assistir a algo cultural, etc. Falta do mar e aí então só se dá mesmo pela falta depois de lá estarmos Falta deste ar cosmopolita, de ter tudo à mão, seja a que horas for...

                    Em resumo: Não descansei enquanto não voltei para Lisboa

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                      Caso o meu emprego também seja na vila ou arredores, até arriscaria na vila do interior (tb dependeria de que vila falamos).

                      Para trabalhar em Lx, prefiro viver tb em Lisboa.
                      Só para acrescentar: oportunidades de trabalho e de vida...em Lisboa aumentam consideravelmente.

                      E com essa aumento a concorrência, algo saudavel também aumenta. A procura e a mudança de local é muito maior porque há sempre ali qq coisa ao lado. Noutra terra pequena...não gostas, azar

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                        Hoje em dia, em muitas pequenas cidades e vilas do interior tens clínicas tão boas como as das grandes cidades.

                        Ao nível do SNS, e falando p. ex. do meu caso, que troquei Lisboa por Mafra, das duas vezes que usámos o SAP fomos atendidos em cerca de 10 minutos. E quando houve uma urgência a ambulância não demorou mais que 5 minutos.
                        Mas, acho eu, quando se falava aqui em terras do interior...acho que não é arredores de Lisboa como no teu caso.

                        Aliás, eu prefiro morar nos arredores de Lisboa, mas perto o suficiente para ter todas as vantagens da mesma. Mafra enquadra-se suficientemente...tem algumas vantagens, algumas desvantagens de estar mais na fronteira.

                        Mas penso que o autor refere-se a terras mais longe, que não permitem ir e vir para trabalhar cá por exemplo

                        Comentário


                          #13
                          Eu costumo dizer que, se um dia for morar para um local mais pacato fora de Lisboa, que não quero estar a mais de uma hora de Lisboa.

                          Posso estar "cego" ou estar a correr o risco de ser demasiado "urbanite", mas não consigo conceber Lisboa fora da minha vida.

                          Vivo nos arredores, e trabalho fora e até um pouco longe de Lx, mas tê-la ao lado dá-me um conforto enorme.

                          Comentário


                            #14
                            Eu e a minha namorada mudámo-nos há pouco de Coimbra para Leiria pois eu mudei para uma empresa de cá e ela estando a terminar engenharia teria mais oportunidades aqui do que em Coimbra.

                            Agora a gaja arranjou emprego em Sintra e foi viver para Mem Martins...

                            Eu só digo, não me apetece nada trocar o bairro pacato, simpático, moderno e com tudo à mão onde vivo por qualquer suburbio de Lisboa...

                            - Estou a 12km do trabalho e demoro sem exageros 10minutos sem qualquer trânsito de relevo.
                            - A cidade tem um aspecto limpo, novo e cuidado.
                            - Os bares fecham às 2h mas têm uma qualidade inegável.
                            - Estou a 1,5h de Lisboa com 2 AEs à escolha.
                            - Estou a 20min da Praia.
                            - De vez em quando passam por cá uns concertos e outros espectáculos.
                            - Tantas vantagens...

                            Um dia destes vou ter de ir atrás dela mas vou contrariado...















































                            Já agora, se alguém souber de oportunidades para um Engenheiro Químico com aprox. 2 anos de experiência na área da produção envie PM.

                            Comentário


                              #15
                              Há excelentes locais para se morar fora de uma cidade como Lisboa.

                              Ganha-se em qualidade de vida, com menos stress, e mais tempo para criar filhos e viver em paz.

                              E quando precisarem em vez de irem passar fins de semana ao campo, vai-se passar de fins de semana à cidade, o conceito é o mesmo de quem o faz agora com visitas ao campo, mas no sentido inverso.

                              Quanto mais não seja a possibilidade de estar apenas a 5~10 minutos de um trabalho indo de carro, e sem ter que ficar horas infindáveis (por semana) preso no transito.- sim os 5~10 minutos uma localidade fora de portas transformam-se rápidamente em horas quando falamos de Lisboa.

                              Comentário


                                #16
                                Não vivendo em Lisboa, nem estudando em Lisboa, vivo a 15 km de casa da minha avó que é em Alvalade, e não me via a mudar para uma aldeia, simplesmente acho que não dá comigo por enquanto. Principalmente mudando-me para uma aldeia perto de uma cidade de média dimensão, ou seja, cidades que é basicamente uma praça central e pouco mais. Isto não quer dizer que aos fins de semana não goste de sossego, mas neste momento acho inconcebível mudar-me para um sítio com essas características.
                                Editado pela última vez por rover214; 17 November 2008, 11:30.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                  Caso o meu emprego também seja na vila ou arredores, até arriscaria na vila do interior (tb dependeria de que vila falamos).

                                  Para trabalhar em Lx, prefiro viver tb em Lisboa.
                                  Subscrevo. Trabalho em Lisboa e portanto nem me passa pela cabeça morar fora de Lisboa. Não tenho paciencia para passar horas no trânsito.

                                  Adoro o meu andar bem no centro de Lisboa, a 40 metros do chão e com uma vista que alcança o Barreiro, o mar, o aeroporto, as pontes sobre o tejo, o Castelo de São Jorge, o Cristo Rei, etc...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por kortese Ver Post

                                    Agora a gaja arranjou emprego em Sintra e foi viver para Mem Martins...

                                    [Diabo Mode]


                                    A Gaja Anda sozinha por aqui !!!

                                    [Diabo Mode]


                                    Já agora, se alguém souber de oportunidades para um Engenheiro Químico com aprox. 2 anos de experiência na área da produção envie PM.
                                    [Diabo Mode]
                                    Achas que agora sabendo que a gaja está só, alguém te quer ver por cá ?
                                    [Diabo Mode]



                                    Joke

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por kortese Ver Post
                                      Agora a gaja arranjou emprego em Sintra e foi viver para Mem Martins...

                                      Eu só digo, não me apetece nada trocar o bairro pacato, simpático, moderno e com tudo à mão onde vivo por qualquer suburbio de Lisboa...
                                      Se calhar a má escolha foi Mem Martins, se tivesses possibilidade de arrendar uma casa em Sintra ficarias muito bem servido, ou na zona da Praia Grande ou Pequena, por exemplo

                                      É uma questão de escolha, claro que depois paga-se essa escolha.

                                      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post

                                      Quanto mais não seja a possibilidade de estar apenas a 5~10 minutos de um trabalho indo de carro, e sem ter que ficar horas infindáveis (por semana) preso no transito.- sim os 5~10 minutos uma localidade fora de portas transformam-se rápidamente em horas quando falamos de Lisboa.
                                      Mas apesar do que dizem os transportes em Lx não são assim tão maus, dá perfeitamente para fazer quase toda a cidade de Metro.
                                      Se conseguir estar perto de uma das Linhas de Comboio para entrar na cidade o resto é sempre a andar... acho eu.

                                      O pessoal tb abusa um pouco do carro, o meu por norma só anda ao fim-de-semana.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                        Mas apesar do que dizem os transportes em Lx não são assim tão maus, dá perfeitamente para fazer quase toda a cidade de Metro.
                                        Se conseguir estar perto de uma das Linhas de Comboio para entrar na cidade o resto é sempre a andar... acho eu.

                                        O pessoal tb abusa um pouco do carro, o meu por norma só anda ao fim-de-semana.

                                        Sim eu sei disso, e eu em particular até usava o comboio que está hoje em dia muito bom, isto comparativamente ao que era há 20 anos atrás.

                                        Mas preciso mesmo da viatura para o dia a dia, e nisso não tenho volta a dar, para o bem e para o mal.

                                        Se reparares Um Milhão ou Multiplos de Milhão !! A conduzir !!

                                        São muitas centenas de kms por semana.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Numa vila pequena do interior não sei, mas numa cidade capital de distrito de média dimensão, seja no interior ou no litoral, para mim é 100 vezes melhor do que morar em Lisboa ou nos arredores.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                            Eu costumo dizer que, se um dia for morar para um local mais pacato fora de Lisboa, que não quero estar a mais de uma hora de Lisboa.

                                            Posso estar "cego" ou estar a correr o risco de ser demasiado "urbanite", mas não consigo conceber Lisboa fora da minha vida.

                                            Vivo nos arredores, e trabalho fora e até um pouco longe de Lx, mas tê-la ao lado dá-me um conforto enorme.
                                            O meu problema, e que justamente me levou a criar o tópico é isso.
                                            É que mesmo sendo Lisboa uma confusão, acho que vou sentir falta dessa confusão.

                                            Por outro lado, vou ficar a cerca de 1.30h de Lisboa, e terei que vir a Lisboa pelo menos 2 vezes por mês, o que atenua um pouco a falta que possa vir a sentir da confusão de Lisboa.

                                            Em relação aos cuidados médicos, terei um hospital a cerca de 500 metros de casa. Pelo menos para os cuidados básicos não teria problema.

                                            A família, tenho lá alguma, mas principalmente tenho lá os meus pais, que actualmente dividem o tempo deles entre Lisboa e essa vila, e possívelmente passariam a ficar lá mais tempo.

                                            Como já referiram, uma vantagem é o preço das casas. Aqui em Lisboa tenho um T2 sem garagem (passo todos os dias 20 minutos á procura de estacionamento) e lá teria pelo mesmo valor uma casa 3 vezes maior e com espaço para mais carros do que alguma vez terei.

                                            Estou inclinado para a mudança, pois é um local que conheço desde pequeno e onde passei muitas férias, só que passar 2 semanas não é o mesmo que mudar em definitivo, por isso ainda tenho algumas dúvidas e nada como algumas opiniões de quem já passou ou já pensou nisso, para ajudar a esclarecer algumas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                              Sim eu sei disso, e eu em particular até usava o comboio que está hoje em dia muito bom, isto comparativamente ao que era há 20 anos atrás.

                                              Mas preciso mesmo da viatura para o dia a dia, e nisso não tenho volta a dar, para o bem e para o mal.

                                              Se reparares Um Milhão ou Multiplos de Milhão !! A conduzir !!

                                              São muitas centenas de kms por semana.
                                              Claro, cada caso é um caso.

                                              Mas da maioria dos carros que vejo entrar em Lx todos os dias, duvido que alguns andem outra vez a não ser no regresso a casa

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post

                                                [Diabo Mode]


                                                A Gaja Anda sozinha por aqui !!!

                                                [Diabo Mode]




                                                [Diabo Mode]
                                                Achas que agora sabendo que a gaja está só, alguém te quer ver por cá ?
                                                [Diabo Mode]



                                                Joke


                                                É um facto, está à solta

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vivi a minha infância e adolescência no interior (Viseu) e mudei-me para Lisboa quando entrei para a universidade, continuando por cá até agora.

                                                  Assim em jeito de resumo:

                                                  Interior:
                                                  + Tranquilidade
                                                  + Segurança
                                                  + Qualidade de vida (menos poluição, menos transito e stress, mais sítios para passear/praticar exercício).
                                                  + Melhores condições de sociabilização e educação de crianças (no meu bairro os putos ainda andam de bicicleta e jogam à bola uns com os outros na rua)
                                                  - Oportunidades profissionais praticamente inexistentes (no meu caso particular)
                                                  - Meio pequeno - muito menos privacidade (mesmo numa cidade pequena)
                                                  - Acesso à cultura

                                                  Lisboa:
                                                  + Oportunidades profissionais (muitas empresas, concorrência, possibilidade de evolução)
                                                  + Acesso à cultura (concertos, música, exposições, ...)
                                                  - Segurança
                                                  - Qualidade de vida (stress, poluição, trânsito, casa-trabalho-casa)
                                                  - Não tenho putos, mas os que vejo passam os dias entre a escola e fechados no T2 em frente a uma playstation.

                                                  Quando tinha 18 anos estava desesperado por sair de Viseu. Era um bocado claustrofóbico para um adolescente aquele meio pequeno em que toda a gente se conhecia. Sentia falta da agitação da grande cidade, com concertos constantes e possibilidades de vida mais ampla.

                                                  Aproveitei bem as oportunidades que Lisboa tem para oferecer e continuo a aproveitar, principalmente a nível profissional. No entanto sempre me soube bem, e continua a saber, voltar ao "ninho" para descansar e gozar a tranquilidade.

                                                  Se tivesse crianças ponderava mudar-me. Para mim é incomparavelmente mais saudável criar crianças fora de Lisboa, digo isto tendo 2 afilhados da mesma idade que cresceram 1 em Lisboa e outro em Viseu. Obviamente que este factor é relativo, mas acho que as condições de evolução são melhores num sitio mais calmo.
                                                  Editado pela última vez por pacxito; 17 November 2008, 11:44.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Fora de Lisboa...so viveria em Almada !!

                                                    é sem duvida a cidade mais desenvolvida da Margem Sul, com cafés porta sim porta não (com bilhas de gás e mines), alem de que tem uma imensa vida nocturna, tem um dos máióres Shoppings do pais, com Lojas que não existem em mai lado nenhum (só não tem Starbucks), e a cereja no topo do bolo é que lisboa fica ali ao lado, em hora de ponta é coisa para se fazer....vahhh em hora e meia...



























                                                    P.S - Obviamente que estou a brincar...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                      - Qualidade de vida (stress, poluição, trânsito, casa-trabalho-casa)
                                                      Então, mas se vives em lisboa e trabalhas em lisboa não tens o trânsito, casa-trabalho-casa...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Neptuno_74 Ver Post
                                                        O meu problema, e que justamente me levou a criar o tópico é isso.
                                                        É que mesmo sendo Lisboa uma confusão, acho que vou sentir falta dessa confusão.

                                                        ...

                                                        Estou inclinado para a mudança, pois é um local que conheço desde pequeno e onde passei muitas férias, só que passar 2 semanas não é o mesmo que mudar em definitivo, por isso ainda tenho algumas dúvidas e nada como algumas opiniões de quem já passou ou já pensou nisso, para ajudar a esclarecer algumas.
                                                        Eu até sou um gajo pacato que não gosta muito de confusão, no entanto, após 2 semanas no Alentejo de férias, começa a sentir falta de alguma coisa... do movimento, de poder entrar numa Fnac e ver uns livros, de poder ir a pé até à Baixa e beber um café ou de jantar e beber um copo no Bairro Alto...
                                                        Até mesmo ter o mar e a praia a uns 15 minutos.

                                                        Não sei bem explicar (e a minha infância não foi passada em Lx, mas nos arredores).

                                                        No entanto às vezes em conversa e nas férias, conversamos sobre o que seria viver numa daquelas vilas, e como qq animal e principalmente o H, lá me adaptaria.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Neptuno_74 Ver Post
                                                          O meu problema, e que justamente me levou a criar o tópico é isso.
                                                          É que mesmo sendo Lisboa uma confusão, acho que vou sentir falta dessa confusão.

                                                          Por outro lado, vou ficar a cerca de 1.30h de Lisboa, e terei que vir a Lisboa pelo menos 2 vezes por mês, o que atenua um pouco a falta que possa vir a sentir da confusão de Lisboa.

                                                          Em relação aos cuidados médicos, terei um hospital a cerca de 500 metros de casa. Pelo menos para os cuidados básicos não teria problema.

                                                          A família, tenho lá alguma, mas principalmente tenho lá os meus pais, que actualmente dividem o tempo deles entre Lisboa e essa vila, e possívelmente passariam a ficar lá mais tempo.

                                                          Como já referiram, uma vantagem é o preço das casas. Aqui em Lisboa tenho um T2 sem garagem (passo todos os dias 20 minutos á procura de estacionamento) e lá teria pelo mesmo valor uma casa 3 vezes maior e com espaço para mais carros do que alguma vez terei.

                                                          Estou inclinado para a mudança, pois é um local que conheço desde pequeno e onde passei muitas férias, só que passar 2 semanas não é o mesmo que mudar em definitivo, por isso ainda tenho algumas dúvidas e nada como algumas opiniões de quem já passou ou já pensou nisso, para ajudar a esclarecer algumas.
                                                          Mesmo com a vantagem teórica do menor tempo de deslocação para o trabalho:

                                                          Hoje demorei 20 mins para chegar...e atravessei Lisboa toda via 2ª circular...e esta hein? aliás é normal demorar 20 mins, e lá na terrinha demorava 15mins -> a diferença é que lá eram sempre garantidos, aqui há sempre a surpresa de por alguma razão estar o caos e demorar 1hora...mas há coisas piores na vida

                                                          A única vantagem que vi mesmo é a possibilidade de ter casas de rei fora da Grande Lisboa...que aqui seriam a preços de loucos

                                                          De resto, é como o JBranco diz, não me vejo (e já me vi ) fora de Lisboa.

                                                          E vinha cá normalmente 2x por semana -> só o gasto em portagens em gasolina...upa, upa!

                                                          A única coisa que contribuío foi para eu gostar mais desta cidade.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                            Então, mas se vives em lisboa e trabalhas em lisboa não tens o trânsito, casa-trabalho-casa...
                                                            Este é um ponto a não esquecer

                                                            É que viver em Lisboa, Lisboa mesmo...tem essa "pequenina" vantagem

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X