Anúncio

Collapse
No announcement yet.

tenho ouriços no quintal... e agora?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    tenho ouriços no quintal... e agora?

    Nem sei como eles apareceram aqui, visto a casa ter muros à volta e as zonas de terra estarem elevadas, mas agora, lá ver se gostam de tar aqui.

    (a imagem é grande, mas é só 96kB)



    Tão cá à 2semanas, ainda não fizemos nada, e também não morreram à fome, mas queria saber mais alguma coisa sobre eles, para evitar que isso acontecesse.

    Por acaso são fixe, e quando lhes tentas tocar, não fogem, ficam enrolados, então dá para lhes tocar. mas não segurar, porque os picos não são para enfeitar lol.

    cumpts

    #2
    Pelo menos ficas com uns animais de estimação engraçados e diferentes...

    Comentário


      #3
      Segundo a wikipedia

      Os ouriços são animais principalmente noturnos, que se alimentam de insectos, caracóis, lesmas e de vegetais

      Comentário


        #4
        Bicho muito louco!!!

        Comentário


          #5
          Olha o Sonic. :D

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por citroen_c5_2 Ver Post
            Olha o Sonic. :D


            Já tens uma proposta de nome para ele e tudo....

            Comentário


              #7
              Olha o Sonic .


              Cá na zona já tenho encontrado alguns.

              Aliás há uns dias cruzei-me com um numa curva e ele

              deve ter ficado a pensar: "eh lá, está vento hoje"

              pois só tive tempo de me desviar para evitá-lo.

              É um animal engraçado.

              Edit: quando comecei o post ainda não constava a resposta do user citroen_c5_2

              Cpts e Viagens Seguras.

              Comentário


                #8
                Espécie protegida e muito útil.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                  Segundo a wikipedia
                  Lá está ele a contribuir para o ecossistema

                  Comentário


                    #10
                    A minha mãe também já encontrou um Sonic à beira da estrada. Fiicou com ele e depois deu a um senhor com um quintal.

                    São animais super inteligentes quando habituados a pessoas...

                    E muito giros!

                    Tenta saber mais sobre a alimentação deles. Certamente que lesmas, vegetais e insectos seja a dieta normal quando não tem a mão do homem pelo meio.. Se calhar até comem comida de gato!
                    Editado pela última vez por NaoInteressa; 20 November 2008, 23:00.

                    Comentário


                      #11
                      Posso tar errado, mas não me parecem ser ouriços europeus.
                      Logo devem ter fugido de algum lado ou alguém que os abandonou. Até é estranho porque os "selvagens" já deveriam estar hibernados. No entanto, sem um imagem com melhor qualidade não posso confirmar isto.

                      Se forem parecidos a isto (Ouriço Pigmeu Africano)



                      Apanha-os e tenta falar com alguem que o venda ou então se quiseres fica com eles. Há comida propria para eles, no entanto comida de gato para gatos bébés também costuma servir (dentro de certos parametros).
                      Editado pela última vez por Ksyrium; 20 November 2008, 23:03.

                      Comentário


                        #12
                        Este verão apareceram 2 ouriços em casa do meu pai, antigamente nunca tinham aparecido, agora não sei pq, tem aparecido este verão.
                        Eu apanho-os durante a noite pq senão o cão do meu pai não se cala, no dia seguinte alimento-os com comida de gato e agua, solto-os numa floresta ao pé,
                        São realmente muitos giros

                        deixa-me cá ver se tenho umas fotos deles...

                        Este Ouriço foi um q apanhei no ano passado, este ano n tirei foto dos q apanhei, mas filmei, um era enorme.
                        Ele estava dentro de um jardim de interior da casa, com a comidinha do gato à disposição





                        Comentário


                          #13
                          Esses são europeus, não parece ser o caso (pela foto)

                          Comentário


                            #14
                            Esse da foto do tópico é ainda uma cria. Não são nocivos e manterão os ratos longe.

                            Deixa-os estar que só te farão boa vizinhança!

                            Comentário


                              #15
                              animais engraçados.
                              este verao um dia á noite tirei dezenas de espinhos do focinho da minha cadela

                              Comentário


                                #16
                                Um amigo do meu pai tb teve um como estimação, acho q até teve com ele uns anitos, até um dia fez obras em casa, o ouriço estava sempre no quintal, um dia o meu amigo n encontrava o ouriço em nenhum lado, foi perguntar aos homens das obras se o viram, eles dizeram q sim o viram e comeram-no! FONIX!!!!

                                O ouriço q mostrei na fotos acima, ainda o fiquei com ele uns 3 dias para ver se o meu amigo queria ficar com ele, mas ao fim de 3 dias sem a reposta do meu amigo fui solta-lo numa floresta.
                                Por mim ficavam no jardim, mas o meu cão n se cala durante a noite se encontram os ouriços...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
                                  Um amigo do meu pai tb teve um como estimação, acho q até teve com ele uns anitos, até um dia fez obras em casa, o ouriço estava sempre no quintal, um dia o meu amigo n encontrava o ouriço em nenhum lado, foi perguntar aos homens das obras se o viram, eles dizeram q sim o viram e comeram-no! FONIX!!!!

                                  O ouriço q mostrei na fotos acima, ainda o fiquei com ele uns 3 dias para ver se o meu amigo queria ficar com ele, mas ao fim de 3 dias sem a reposta do meu amigo fui solta-lo numa floresta.
                                  Por mim ficavam no jardim, mas o meu cão n se cala durante a noite se encontram os ouriços...
                                  Não sei se ria ou se chore...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                    Não sei se ria ou se chore...
                                    Também eu... que tenho um pigmeu africano.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mantém-nos, ficas com menos bichos e não fazem mal a ninguém.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A propósito, se forem os bichos que eu digo, eles não aguentam um inverno na rua.

                                        Comentário


                                          #21
                                          também já tive.
                                          deixa os ficar, limpam-te o quintal e são inofensivos para pessoas e as crianças não ficam em risco de nada.
                                          não os leve para dentro de casa, teriam de ser desparasitados.
                                          um conselho: não tentes domesticá-los dando comida, mimos e etc.
                                          a natureza trouxe-os para o teu quintal e um dia irão embora, seria péssimo ficarem com vícios domésticos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
                                            Um amigo do meu pai tb teve um como estimação, acho q até teve com ele uns anitos, até um dia fez obras em casa, o ouriço estava sempre no quintal, um dia o meu amigo n encontrava o ouriço em nenhum lado, foi perguntar aos homens das obras se o viram, eles dizeram q sim o viram e comeram-no! FONIX!!!!

                                            ...
                                            Nunca comi mas dizem que é um belo petisco...no alentejo come-se mto.

                                            Só nunca comi porque nao concordo com a forma que é assado que é vivo... e isso é que me fez nao ter provado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tal como já disseram, são animais muito vulgares no nosso país, e são protegidos, tal como todos os da nossa fauna.
                                              Não lhes mexas, só causarás stress e se eles se sentem tocados, como já viste, enrolam-se e "lançam-te" os espinhos, isto é, não se soltam, mas parece que incham e desincham para te picar... e dói.

                                              Eles se entraram no teu quintal, também conseguem sair, e se aí permanecem é porque se sentem seguros .

                                              Também os há de estimação, mas são nascidos e criados em cativeiro.

                                              Como tb já disseram, alimentam-se de insectos e coisas "langonhosas" como caracóis e lesmas, por isso é sempre bom ter uma limpeza de quintal grátis.

                                              Aproveita o teu National Geographic privado e ao vivo e a cores!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Quando li o título pensei:

                                                - Fixe! Tiras-lhes as castanhas e comes!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Don Juan Ver Post
                                                  Quando li o título pensei:

                                                  - Fixe! Tiras-lhes as castanhas e comes!
                                                  Pensei o mesmo

                                                  Mas ainda bem que é desses ouriços.
                                                  São animais muito engraçados e não fazem mal. Até pelo contrário, comem os ratos e outros bichos.

                                                  O único "defeito" que lhes encontro é que é frequente terem carraças. E essas sim, podem ser perigosas.
                                                  As carraças alimentam-se do sangue deles, mas não sei porque aparecem.
                                                  Talvez se não sair do quintal, ele não as apanhe.

                                                  Podes tentar meter-lhe uma coleira anti-carraças, mas duvido que consigas

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Texuga Ver Post

                                                    Como tb já disseram, alimentam-se de insectos e coisas "langonhosas" como caracóis e lesmas, por isso é sempre bom ter uma limpeza de quintal grátis.
                                                    O meu comedor de coisas "langonhosas" é um labrador com 5 anos, não escapa um no quintal. Caracóis, dióspiros e figos são os petiscos de eleição.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ouriço-cacheiro
                                                      Erinaceus europaeus

                                                      Ouriço-cacheiro O ouriço-cacheiro é maior insectívoro da nossa fauna, com um comprimento do corpo entre 18 e 20 cm e cerca de 1 kg de peso máximo, sendo o valor mais habitual os 700 g. É facilmente identificado por ter o dorso coberto de espinhos longos e aguçados, de cor acastanhada e com bandas escuras nas extremidades. A cauda é muito pequena, as orelhas são igualmente pequenas e a cabeça encontra-se bem destacada do corpo. A cabeça e a superfície ventral são densamente cobertas de pêlos. Tem um sentido de visão pouco desenvolvido, ao contrário da audição e do olfacto. Quanto sente perigo enrosca-se, expondo os espinhos como armas de defesa. Hiberna entre Novembro e Março.
                                                      É um animal solitário e territorial, de hábitos essencialmente nocturnos, podendo ser observado nas últimas horas do dia e ao amanhecer. Alimenta-se sobretudo de invertebrados que encontra no solo - minhocas, escaravelhos, lagartas, aranhas e lesmas - embora também por vezes consuma ovos e pequenos vertebrados - sapos, lagartos, crias de roedores e de aves. Também come peixe, até porque é um excelente nadador. Consome cerca de 70 g de alimentos por noite.

                                                      A época da reprodução verifica-se de Abril a Agosto, tendo a gestação uma duração de 12 a 13 semanas. Cada ninhada é composta por 4 a 6 crias.
                                                      Tem uma longevidade máxima de 7 a 10 anos, vivendo em média 3. As principais causas de mortalidade são a fome durante a hibernação e a predação por parte de raposas, texugos ou mesmo cães. Os atropelamentos na estrada constituem também um importante factor de mortalidade desta espécie.

                                                      Fonte: Portal do distrito de Bragança

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Neste fórum falam das carraças nos ouriço-cacheiro.

                                                        Acho que não são prejudiciais para eles mas como disse, se ele continuar no quintal, acho pouco provável que as apanhe.

                                                        Se o quintal é grande deixem-no lá andar. Vi que tem muitas folhas, eles devem adorar.
                                                        Atenção à época de hibernação, alimentem-no bem antes.

                                                        Já aprendi uma coisa: são bons nadadores

                                                        MrAnderson, Faça o favor de criar o Diário de Bordo do Sonic

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                          O meu comedor de coisas "langonhosas" é um labrador com 5 anos, não escapa um no quintal. Caracóis, dióspiros e figos são os petiscos de eleição.

                                                          Os Labradores são tipo "carro-vassoura"

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                                                            Segundo a wikipedia
                                                            Pelo menos faz uma boa limpeza num terreno agrícola. Claro que os legumes não durariam muito.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X