Anúncio

Collapse
No announcement yet.

EDP- Qual Potencia e Fase que devo ter ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    EDP- Qual Potencia e Fase que devo ter ?

    Bom Dia.
    Tenho em casa neste momento potencia contratada de 6,9 kva e Fase Tri.
    apesar de ter isto, o quadro esta a ir quase todos os dias abaixo, apesar de ter ligado apenas uma maquina (de lavar ou de roupa), e um aquecedor.
    sera que a potencia que tenho nao é suficiente ou a fase nao é a indicada?

    Gracias
    BpC

    #2
    Originalmente Colocado por bpcorreia Ver Post
    Bom Dia.
    Tenho em casa neste momento potencia contratada de 6,9 kva e Fase Tri.
    apesar de ter isto, o quadro esta a ir quase todos os dias abaixo, apesar de ter ligado apenas uma maquina (de lavar ou de roupa), e um aquecedor.
    sera que a potencia que tenho nao é suficiente ou a fase nao é a indicada?

    Gracias
    BpC
    É mais do que indicada.

    Com essa mesma potência tenho o frigorífico e já liguei máquina de lavar e forno ao mesmo tempo...

    O problema poderá ser outro.

    PS: Bem-vindo ao fórum

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por bpcorreia Ver Post
      Bom Dia.
      Tenho em casa neste momento potencia contratada de 6,9 kva e Fase Tri.
      apesar de ter isto, o quadro esta a ir quase todos os dias abaixo, apesar de ter ligado apenas uma maquina (de lavar ou de roupa), e um aquecedor.
      sera que a potencia que tenho nao é suficiente ou a fase nao é a indicada?

      Gracias
      BpC
      Pode-se dar o caso de estares a ligar tudo na mesma fase.

      Deve haver aí pessoal que te ajude melhor a fazer as contas e descobrir qual é o problema que pode não ser necessariamente a potência do contador.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
        Pode-se dar o caso de estares a ligar tudo na mesma fase.

        Deve haver aí pessoal que te ajude melhor a fazer as contas e descobrir qual é o problema que pode não ser necessariamente a potência do contador.
        quando eu disse apenas o aquecedor e uma maquina, nao referi claro o frigorifico que tb estava ligado assim como um dois candeeiros.
        mas penso que apesar disso nao é razao para o quadro ir abaixo.
        tou a pensar em mudar de tri fase para mono fase a ver se resolve.
        alguem sabe se dara?

        BpC

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por bpcorreia Ver Post
          quando eu disse apenas o aquecedor e uma maquina, nao referi claro o frigorifico que tb estava ligado assim como um dois candeeiros.
          mas penso que apesar disso nao é razao para o quadro ir abaixo.
          tou a pensar em mudar de tri fase para mono fase a ver se resolve.
          alguem sabe se dara?

          BpC
          Tendo um quadro trifásico a potência é repartida equitativamente por 3 fases distintas. Se tu pendurares todos os equipamentos numa única fase e ultrapassares a capacidade dessa fase ela dispara, mesmo tendo potência "livre" nas outras fases. Pode ser esse o problema, teres o consumo demasiado concentrado numa única fase.

          Mas há por aqui pessoal que percebe mais disso do que eu, deixo as sugestões para eles.

          Comentário


            #6
            6.9 Kva são 30A no total e 10A por fase.
            Se tiveres as máquinas todas na mesma fase é natural que o diferencial vá abaixo.

            Se não tiveres máquinas trifasicas não sei até que ponto não te será mais vantajoso contratares os 6.9Kva em monofasico

            Comentário


              #7
              Como Já foi dito o problema aponta mais para um dos aparelhos.

              O que dispara, o disjuntor ou o Diferencial ?

              Comentário


                #8
                Será mesmo trifásico?
                Se for, a única hipótese é estar tudo na mesma fase.

                No meu apartamento tenho o quadro monofásico com 3,15 kva e ligamos as máquinas de lavar roupa e louça em simultâneo.
                Também já liguei 2 acumuladores de calor em simultâneo e aguentou (1 com 1600w e outro com 2400w).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PsySTI Ver Post
                  Como Já foi dito o problema aponta mais para um dos aparelhos.

                  O que dispara, o disjuntor ou o Diferencial ?
                  O que dispara éo quadro todo,portanto o disjuntor.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por bpcorreia Ver Post
                    O que dispara éo quadro todo,portanto o disjuntor.
                    Para mim estás a fazer confusão. Não terás monofásica? Nem sabia que isto existia para potências tão baixas.

                    Comentário


                      #11
                      O contador tem um disco ou dois?

                      Comentário


                        #12
                        O user de facto pode ter alimentação trifásica; hoje em dia em instalaçoes novas poe-se trifasico para instalações que podem facilmente ultrapassar 45 A de pico.
                        O teu problema é certamente o desequilibrio de fases, de facil ou menos facil resolução.

                        Em normal funcionamento, vê o consumo de cada fase com um pinça amperimetrica. Se tiveres logo um desequilibrio superior a 10% deveria haver melhor distribuiçao de cargas associadas a cada fase. No entanto, isso muitas vezes implica distribuir minuciosamente as cargas por diferentes disjuntores, implicando investimento, e poderá sempre persistir um desequilibrio em função de uma zona da casa que é constantemente usada e que carregue certa fase.
                        No teu caso, o que acontece, é que deves ter um disjuntor de 16A para as maquinas ou um disjuntor por cada máquina. Esse disjuntor vai por ex, à fase R. A tomada a que ligas o aquecedor deve também estar ligada à fase R.
                        Solução: mesmo que troques o aquecedor pra outra tomada da divisão, será o mesmo circuito logo a mesma fase também. No quadro, encontrar o ponto de alimentação do disjutor da maquina, eliminar a liagação à fase R e ligá-la à fase menos carregada.

                        Depois à sempre a maneira obvia e mais cara, caso o teu ramal da caixa colunas pra tua casa o permita: aumentar a potencia contratada. No entanto iras pagar muito mais por solicitaçoes pontuais de pico de potencia.
                        Caso não saibas mexer nessas coisas, aconselho-te a falares com um electricista.Ele que meça consumos de fases e veja se esses 2 equipamentos tão pendurados na mesma fase. Se sim, que ele troque uma das cargas de fase! Trabalho pra 10 minutos no max!
                        Abraço

                        Comentário


                          #13
                          Passa para a mesma potência mas monofásica que tens o problema resolvido.

                          Comentário


                            #14
                            Eu tenho trifásica e já tive esse problema. Tinha 45A contratados à EDP o que é bom se fosse tudo numa única fase, mas distribuidos pelas três fases dava apenas 15A por fase. Bastava a secadora de roupa para que esses 15A fossem atingidos.

                            A solução foi aumentar a potência contratada, ou fazia isso ou tinha de passar para manofásica com o máximo permitido pela EDP de 30A.

                            Comentário


                              #15
                              Ir abaixo com essa potencia é perfeitamente normal!
                              Tu tens 6.9KVA trifásico isto é 1.3KVA por fase o que não da para nada!
                              O meu conselho é manter essa potencia e trocar o contador para monofásico
                              assim tens 6.9KVA numa fase!
                              O que é muito melhor.
                              Hoje em dia o trifásico ja não se justifica para uso domestico.
                              cumps

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                Ir abaixo com essa potencia é perfeitamente normal!
                                Tu tens 6.9KVA trifásico isto é 1.3KVA por fase o que não da para nada!
                                O meu conselho é manter essa potencia e trocar o contador para monofásico
                                assim tens 6.9KVA numa fase!
                                O que é muito melhor.
                                Hoje em dia o trifásico ja não se justifica para uso domestico.
                                cumps
                                Isso é extremamente relativo... Aliás existem vários equipamentos trifásicos para uso doméstico.

                                Convém é haver algum cuidado quando se planeia a distribuição eléctrica. Existem muitos electricistas que fazem as distribuições por divisões e está feito, nem sequer pensam que as necessidades energéticas de uma cozinha ou lavandaria não são as mesmas de um quarto...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                  Isso é extremamente relativo... Aliás existem vários equipamentos trifásicos para uso doméstico.
                                  A menos que tenhas motores trifásicos (motobombas, moínhos, etc...) ou então mesmo muita potência instalada, o trifásico não se justifica numa habitação. Um fogão trifásico não conta, já que são resistências ligadas em estrela e portanto é-lhe absolutamente indiferente ser alimentado por fases distintas ou não.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    A menos que tenhas motores trifásicos (motobombas, moínhos, etc...) ou então mesmo muita potência instalada, o trifásico não se justifica numa habitação. Um fogão trifásico não conta, já que são resistências ligadas em estrela e portanto é-lhe absolutamente indiferente ser alimentado por fases distintas ou não.
                                    Aqui em casa tanto a placa vitrocerâmica como a bomba de calor/frio são trifásicas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                      Ir abaixo com essa potencia é perfeitamente normal!
                                      Tu tens 6.9KVA trifásico isto é 1.3KVA por fase o que não da para nada!
                                      O meu conselho é manter essa potencia e trocar o contador para monofásico
                                      assim tens 6.9KVA numa fase!
                                      O que é muito melhor.
                                      Hoje em dia o trifásico ja não se justifica para uso domestico.
                                      cumps
                                      Isso não é a escolha do freguês!
                                      Não te esqueças que o cálculo feito para fornecimento até ao máximo de potência contratavel na instalaçao tem em conta se monofasico se trifasico. O proprio quadro de colunas idem!
                                      Ou seja, os fusiveis de entrada no predio tão dimensionados para aguentar X por fazes. Agora imagina que todos os condominos faziam o mesmo!Obrigavas ao redimensionamento de cabos da coluna para aguentar por cada fase X*3 a corrente de pico! Da mesma forma que os cabos que vão do quadro de colunas pra casa foram dimensionados tendo em conta a potencia total admissivel a dividir por 3. Um cabo só poderá não estar dimensionado para esse esforço termico.
                                      Penso que a EDP, em função do tipo de abastecimento no local, não deveria deixar fazer isso!Criavas maior desequilibrio na coluna do predio, que foi dimensionada para fornecimentos trifasicos e não monofasicos.
                                      No entanto repara que, se ele já esta no limite, ou seja, 10A por fase, siginifica que tem um cabo de 2.5/4mm2. Se ele quiser 30 numa so fase, por lei, o cabo tera de ser 6mm2.
                                      Abraço

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por sardal320d Ver Post
                                        Isso não é a escolha do freguês!
                                        Não te esqueças que o cálculo feito para fornecimento até ao máximo de potência contratavel na instalaçao tem em conta se monofasico se trifasico. O proprio quadro de colunas idem!
                                        Ou seja, os fusiveis de entrada no predio tão dimensionados para aguentar X por fazes. Agora imagina que todos os condominos faziam o mesmo!Obrigavas ao redimensionamento de cabos da coluna para aguentar por cada fase X*3 a corrente de pico! Da mesma forma que os cabos que vão do quadro de colunas pra casa foram dimensionados tendo em conta a potencia total admissivel a dividir por 3. Um cabo só poderá não estar dimensionado para esse esforço termico.
                                        Penso que a EDP, em função do tipo de abastecimento no local, não deveria deixar fazer isso!Criavas maior desequilibrio na coluna do predio, que foi dimensionada para fornecimentos trifasicos e não monofasicos.
                                        No entanto repara que, se ele já esta no limite, ou seja, 10A por fase, siginifica que tem um cabo de 2.5/4mm2. Se ele quiser 30 numa so fase, por lei, o cabo tera de ser 6mm2.
                                        Abraço

                                        Mas eu acho que as habitações ja estão preparadas para esse efeito.
                                        Neste inverno eu pedi um aumento da potencia em monofásico, e não houve problemas por parte a EDP.
                                        Isto claro é a minha maneira de ver.
                                        Cada caso é um caso!
                                        Cumps

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                          Mas eu acho que as habitações ja estão preparadas para esse efeito.
                                          Neste inverno eu pedi um aumento da potencia em monofásico, e não houve problemas por parte a EDP.
                                          Isto claro é a minha maneira de ver.
                                          Cada caso é um caso!
                                          Cumps
                                          Pois mas...estás errado.
                                          Tu pediste reforço em monofasico mas sempre tiveste monofasico.
                                          Tu podias ter 5 ou 10 e pedires reforço até 15. Mas por exemplo ha muitas casas com alguns anos que se pedires para 30 tens de instalar um cabo de secçao acima como referi.
                                          A minha casa é nova e já foi dimensionada para 45A monofasico,mas na casa antiga onde estava quando pedi reforço de 15 para 30 tive de instalar um cabo por razoes tecnicas.
                                          Como disse não é à escolha do fregues...lol

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por sardal320d Ver Post
                                            Pois mas...estás errado.
                                            Tu pediste reforço em monofasico mas sempre tiveste monofasico.
                                            Tu podias ter 5 ou 10 e pedires reforço até 15. Mas por exemplo ha muitas casas com alguns anos que se pedires para 30 tens de instalar um cabo de secçao acima como referi.
                                            A minha casa é nova e já foi dimensionada para 45A monofasico,mas na casa antiga onde estava quando pedi reforço de 15 para 30 tive de instalar um cabo por razoes tecnicas.
                                            Como disse não é à escolha do fregues...lol
                                            Ok!
                                            Mas ja agora só por curiosidade da para saber por quanto ficou a obra! ou se foi tudo pago pela EDP?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                              Ok!
                                              Mas ja agora só por curiosidade da para saber por quanto ficou a obra! ou se foi tudo pago pela EDP?
                                              A substituição do cabo, pelo facto de ser fácil a sua troca, e por uma troca de impressões com o tecnico a que foi pedido o reforço, foi a custo zero...claro está que noutros casos, não sei qual o valor a cobrar por essa operação.
                                              Seja como for, a EDP não acarreta com essas despesas, até porque a instalação dentro do predio ou é comum ou é do proprietario do fogo ( conforme o caso).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas o meu contrato com a EDP e este

                                                Produto: Electricidade Potência: 3,45 KVA Tarifa: BTN-Simples 3,45 a 20,7 kVA Nível Tensão: Baixa Tensão
                                                Alguem me pode dizer se isto e monofase ou trifase?

                                                Possuo na cozinha uma arca, um frigorifico, na sala um recuperador de calor, num dos quartos um pc e um aquecedor, ligando mais qualquer coisa a luz vai abaixo.

                                                Qual seria a melhor opcao para poder aguentar com mais equipamentos ligados?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por bpcorreia Ver Post
                                                  Bom Dia.
                                                  Tenho em casa neste momento potencia contratada de 6,9 kva e Fase Tri.
                                                  apesar de ter isto, o quadro esta a ir quase todos os dias abaixo, apesar de ter ligado apenas uma maquina (de lavar ou de roupa), e um aquecedor.
                                                  sera que a potencia que tenho nao é suficiente ou a fase nao é a indicada?

                                                  Gracias
                                                  BpC
                                                  se calhar o teu quadro n esta bem distribuído, a potencia q eu tenho é a mesma q a tua, e posso ter 2 maquinas , forno e 1 radiador de oleo a funcionar sem ir abaixo, ainda na semana passada reparei nisso.
                                                  O meu quadro tenho um interuptor para cada area da minha casa, tipo, um dinjuctor para: A/C, Jacuzzi, tomadas salam tomadas cozinha, tomadas quartos, iluminação.
                                                  Tenho aqui umas fotos, antes das obras e durante a obra da minha casa



                                                  P.S. Não fui eu q escrevi "cosinha" foram os tipos das obras, heheheh

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Preciso da vossa ajuda.

                                                    Agendei uma alteração ao tarifário que tinha, mas fiquei com umas dúvidas.
                                                    Tinha um contador trifásico e uma potência contratada de 10,35 kVA. Isto seria alterado para um contador monofásico e uma potência de 6,90 kVA.
                                                    Sucede que os técnicos já cá vieram e ficou assim:



                                                    A única coisa que alteraram foi o aparelhinho (disjuntor?) do lado direito. A minha dúvida, que penso ser muito parva (mas eu não percebo nada disto) é: o contador não continua trifásico??? Ou o que importa é aquele aparelho que assinalei a amarelo?
                                                    Editado pela última vez por JoaoPedroF; 03 May 2012, 13:36.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JoaoPedroF Ver Post
                                                      Preciso da vossa ajuda.

                                                      Agendei uma alteração ao tarifário que tinha, mas fiquei com umas dúvidas.
                                                      Tinha um contador trifásico e uma potência contratada de 10,35 kVA. Isto seria alterado para um contador monofásico e uma potência de 6,90 kVA.
                                                      Sucede que os técnicos já cá vieram e ficou assim:


                                                      A única coisa que alteraram foi o aparelhinho (disjuntor?) do lado direito. A minha dúvida, que penso ser muito parva (mas eu não percebo nada disto) é: o contador não continua trifásico??? Ou o que importa é aquele aparelho que assinalei a amarelo?
                                                      Tenho a certeza que o que importa é a coisa amarela. Diz lá "Pólos:2" ?

                                                      Então quer dizer que passaste a ter alimentação monofásica...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por JoSonas Ver Post
                                                        Tenho a certeza que o que importa é a coisa amarela. Diz lá "Pólos:2" ?

                                                        Então quer dizer que passaste a ter alimentação monofásica...
                                                        Sim, diz isso. Tem lá inscrito:

                                                        Schneider Electric
                                                        DB 90

                                                        Disjuntor Não Diferencial
                                                        Pólos: 2
                                                        Protegido: 1

                                                        e mais umas coisitas...

                                                        Fico mais descansado assim.

                                                        Obrigado JoSonas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JoaoPedroF Ver Post
                                                          Sim, diz isso. Tem lá inscrito:

                                                          Schneider Electric
                                                          DB 90

                                                          Disjuntor Não Diferencial
                                                          Pólos: 2
                                                          Protegido: 1

                                                          e mais umas coisitas...

                                                          Fico mais descansado assim.

                                                          Obrigado JoSonas.
                                                          É estranho. O que tenho em minha casa é semelhante mas diz disjuntor diferencial. Será que a EDP deixou de montar disjuntores diferenciais e passou a instalar disjuntores normais? Mas se for assim, deviam os particulares instalar diferenciais, não é?!

                                                          Já não percebo nada...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O DLP com Diferencial só dava prejuízo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X