Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Foi há 368 anos....

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Foi há 368 anos....

    Pois é, passam hoje 368 anos que naquele 1 de Dezembro de 1640 uns quantos portugueses atacaram o Paço Real, e mataram o traidor Miguel de Vasconcelos, e quando a Duqueza de Mantua tentou intervir foi convidada "...se não queria sair pela porta, então tera que sair pela janela". Assim, assunto resolvido.
    Entretanto a população de Lisboa atacou o Castelo de S. Jorge onde se encontrava a guarnição espanhola, e esta rendeu-se. Iniciou-se assim uma longa de sangrenta guerra contra Espanha que duraria 28 anos, ao fim da qual esta reconheceu a indenpêndia de Portugal.

    Deixo aqui a minha singela mas sentida homenagem a todos aqueles portugueses que durante esses longos 28 anos verteram o seu sangue e deram a sua vida nos diversos campos de batalha, para que Portugal voltasse a ser livre e independênte

    OBRIGADO!

    #2
    Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
    Pois é, passam hoje 368 anos que naquele 1 de Dezembro de 1640 uns quantos portugueses atacaram o Paço Real, e mataram o traidor Miguel de Vasconcelos, e quando a Duqueza de Mantua tentou intervir foi convidada "...se não queria sair pela porta, então tera que sair pela janela". Assim, assunto resolvido.
    Entretanto a população de Lisboa atacou o Castelo de S. Jorge onde se encontrava a guarnição espanhola, e esta rendeu-se. Iniciou-se assim uma longa de sangrenta guerra contra Espanha que duraria 28 anos, ao fim da qual esta reconheceu a indenpêndia de Portugal.

    Deixo aqui a minha singela mas sentida homenagem a todos aqueles portugueses que durante esses longos 28 anos verteram o seu sangue e deram a sua vida nos diversos campos de batalha, para que Portugal voltasse a ser livre e independênte

    OBRIGADO!


    Um erro histórico irreparável... Já não bastava o Afonsinho ter feito o que fez... o que seria hoje o mundo se esse bug não tivesse ocorrido


    Víamos a F1 com muito mais interesse...
    Víamos ténis com olhos de ver...
    Éramos campeões da Europa de F11.
    Tínhamos a melhor equipa de futsal do mundo.
    Tínhamos equipa para bater o Brasil no futebol de areia...
    No Hoquei ninguém nos parava...
    No basket... bem... nem vale a pena ir por aí...
    E isto só no desporto... porque na economia, na cultura, no turismo, na gestão... enfim...



    Desculpem, mas não resisti!!!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
      Um erro histórico irreparável... Já não bastava o Afonsinho ter feito o que fez... o que seria hoje o mundo se esse bug não tivesse ocorrido


      Víamos a F1 com muito mais interesse...
      Víamos ténis com olhos de ver...
      Éramos campeões da Europa de F11.
      Tínhamos a melhor equipa de futsal do mundo.
      Tínhamos equipa para bater o Brasil no futebol de areia...
      No Hoquei ninguém nos parava...
      No basket... bem... nem vale a pena ir por aí...
      E isto só no desporto... porque na economia, na cultura, no turismo, na gestão... enfim...



      Desculpem, mas não resisti!!!

      Não podemos ser tao redutores a fazer esta analise.

      É impossivel criar um modelo que recrie fielmente o que aconteceria se desde á cerca de 3 seculos e meio só existisse espanha.

      Podiamos viver em lutas durante seculos, formarem-se facções piores que a eta actual, seriam infinitas as possibilidades, tanto para o positivo como para o negativo.

      Comentário


        #4
        Só 1 reparo.
        Há 368 anos. Há de Haver.

        Comentário


          #5
          Esse Miguel de Vasconcelos teve o castigo que todos os traidores da pátria devem ter... com a agravante que depois de se ter esborrachado nas pedras ainda foi arrastado pela multidão e devorado por uns cães famintos que deambulavam pelas ruas de Lisboa.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
            Um erro histórico irreparável... Já não bastava o Afonsinho ter feito o que fez... o que seria hoje o mundo se esse bug não tivesse ocorrido


            Víamos a F1 com muito mais interesse...
            Víamos ténis com olhos de ver...
            Éramos campeões da Europa de F11.
            Tínhamos a melhor equipa de futsal do mundo.
            Tínhamos equipa para bater o Brasil no futebol de areia...
            No Hoquei ninguém nos parava...
            No basket... bem... nem vale a pena ir por aí...
            E isto só no desporto... porque na economia, na cultura, no turismo, na gestão... enfim...



            Desculpem, mas não resisti!!!
            Ou então, os que actualmente são espanhois poderiam:

            Borrifar-se para a F1 pois também não teriam nenhum piloto capaz de lutar pelo título...
            Borrifar-se para o ténis pelos mesmos motivos...
            Lamentar-se pela derrota com a Grécia em 2004...
            Continuar sem ter a melhor equipa de futsal do mundo.
            Continuar sem ter equipa para bater o Brasil no futebol de areia...
            Ter boa equipa de hóquei mas sem ser imparável...
            No basquete iam como nós.
            E isto só no desporto... porque na economia, na cultura, no turismo, na gestão... enfim... Poderiam ser exactamente como nós somos!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
              Não podemos ser tao redutores a fazer esta analise.

              É impossivel criar um modelo que recrie fielmente o que aconteceria se desde á cerca de 3 seculos e meio só existisse espanha.

              Podiamos viver em lutas durante seculos, formarem-se facções piores que a eta actual, seriam infinitas as possibilidades, tanto para o positivo como para o negativo.
              Exactamente, é fácil ver as coisas boas e esquecer as coisas más.

              Por exemplo, foi durante o domínio espanhol, que os nossos melhores navios e as nossas tripulações mais experientes, foram obrigados a entrar para a armada invencível, que teve o desfecho que todos nós sabemos.

              Foi por causa de espanha, que os holandeses começaram a atacar as colónias portuguesas com um custo considerável para os Portugueses.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                Só 1 reparo.
                Há 368 anos. Há de Haver.
                vinha ca dizer o mesmo

                Comentário


                  #9
                  Para o melhor e para o pior, é para mim uma data inesquecível!

                  Se eu fosse decisor muitos feriados saíam do calendário, mas este continuava!

                  Quanto aos amantes de Espanha... as fronteiras estão abertas e são muitas! É só escolher!

                  Para os que pensem que o país vizinho é só facilidades, lembro apenas dois factos do século XX: a guerra civil de Espanha e o terrorismo!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                    Um erro histórico irreparável... Já não bastava o Afonsinho ter feito o que fez... o que seria hoje o mundo se esse bug não tivesse ocorrido


                    Víamos a F1 com muito mais interesse...
                    Víamos ténis com olhos de ver...
                    Éramos campeões da Europa de F11.
                    Tínhamos a melhor equipa de futsal do mundo.
                    Tínhamos equipa para bater o Brasil no futebol de areia...
                    No Hoquei ninguém nos parava...
                    No basket... bem... nem vale a pena ir por aí...
                    E isto só no desporto... porque na economia, na cultura, no turismo, na gestão... enfim...



                    Desculpem, mas não resisti!!!


                    Ou como bom lusitano similar a Viriato, olhando para o exemplo Basco, provavelmente a sua reverendíssima pessoa seria um Etarra, e estaria em luta há décadas para obter a independência.

                    Desculpe mas não resisti !!!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por OU Mun Ver Post
                      Ou como bom lusitano similar a Viriato, olhando para o exemplo Basco, provavelmente a sua reverendíssima pessoa seria um Etarra, e estaria em luta há décadas para obter a independência.

                      Desculpe mas não resisti !!!
                      Curto e certeiro!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por OU Mun Ver Post
                        Ou como bom lusitano similar a Viriato, olhando para o exemplo Basco, provavelmente a sua reverendíssima pessoa seria um Etarra, e estaria em luta há décadas para obter a independência.

                        Desculpe mas não resisti !!!


                        Agora que a Espanha está bem melhor economicamente, até os etarras estão mais calminhos e não dão de si!


                        Tenho muitos amigos Bascos, dizem eles que são do "País" Espanha, mas filhos de Bascos. Não deixam de ser Espanhóis e de chorar pelo Rei...

                        Já os Catalães, são mais teimosos, a maior parte deles assume-se como Catalães e filhos da Catalunha... Não deixam de ser Espanhóis e de chorar quando a Espanha ganha um título qq...


                        Queria lá saber se era Espanhol, filho de Portugal (ou vice versa)! A razão ensinou-me, que sou Português, porque nasci em Portugal (Captain Obvious ) ... um acaso... podia ter nascido nas estepes da Rússia ou nas pradarias norte americanas... quem sabe nos desertos Australianos ou na beleza da Patagónia... mas não, o acaso quis que eu nascesse em Portugal, é um acaso probabilístico como outro qualquer.


                        agora, lutar, matar, morrer, desdenhar, maldizer, atacar tudo por um acaso probabilístico?!? É pá.. para mim não!!


                        Eu sou um cidadão do Mundo!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por OU Mun Ver Post
                          Ou como bom lusitano similar a Viriato, olhando para o exemplo Basco, provavelmente a sua reverendíssima pessoa seria um Etarra, e estaria em luta há décadas para obter a independência.

                          Desculpe mas não resisti !!!

                          Ora eu como bom Galaico ( isso de todos os portugueses serem lusitanos é uma treta) hoje as tantas seria como qualquer outro galego que nasceu do lado de lá do Rio Minho.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                            Ora eu como bom Galaico ( isso de todos os portugueses serem lusitanos é uma treta) hoje as tantas seria como qualquer outro galego que nasceu do lado de lá do Rio Minho.
                            Ainda não entendi na totalidade esta "galaicidade" do Manuel Barbosa.

                            Por acaso sou descendente de galegos, o meu bisavó era galego e chamava-se Augusto, foi viver para Lisboa para fugir da miséria e trabalhava como carvoeiro. Morreu em Lisboa nos anos 40. No entanto e mesmo entendendo que o Minhoto está mais próximo do galego do que do alentejano não terão muito mais em comum excepto a origem da língua e características físicas.

                            Nos dias que correm ser patriota não é politicamente correcto. No meu caso considero-me também cidadão do mundo, viajei por vários países e vivo na Europa Central no entanto sou em primeiro lugar português.
                            O galego é um espanhol, tal como o basco e o catalão mas o português é um português, pertence a um país com mais de 800 anos de história.

                            Este feriado deve servir para reflectirmos no facto de que os portugueses nunca se quiseram subjugar a Espanha.
                            Nós temos uma língua própria, uma identidade bem definida e um cultura especifica.

                            Talvez tenha sido Fernando Pessoa o poeta que melhor descreveu esta nossa característica derrotista e o nosso "fado" que, no fim de contas, acaba sempre por se dissipar como o nevoeiro.

                            Assim foi em 1640.


                            Nem rei nem lei, nem paz nem guerra,
                            define com perfil e ser
                            este fulgor baço da terra
                            que é Portugal a entristecer –
                            brilho sem luz e sem arder,
                            como o que o fogo-fátuo encerra.

                            Ninguém sabe que coisa quere.
                            Ninguém conhece que alma tem,
                            nem o que é mal nem o que é bem.
                            (Que ância distante perto chora?)
                            Tudo é incerto e derradeiro.
                            Tudo é disperso, nada é inteiro.
                            Ó Portugal, hoje és nevoeiro...

                            É a Hora!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                              Ainda não entendi na totalidade esta "galaicidade" do Manuel Barbosa.

                              Por acaso sou descendente de galegos, o meu bisavó era galego e chamava-se Augusto, foi viver para Lisboa para fugir da miséria e trabalhava como carvoeiro. Morreu em Lisboa nos anos 40. No entanto e mesmo entendendo que o Minhoto está mais próximo do galego do que do alentejano não terão muito mais em comum excepto a origem da língua e características físicas.

                              Nos dias que correm ser patriota não é politicamente correcto. No meu caso considero-me também cidadão do mundo, viajei por vários países e vivo na Europa Central no entanto sou em primeiro lugar português.
                              O galego é um espanhol, tal como o basco e o catalão mas o português é um português, pertence a um país com mais de 800 anos de história.

                              Este feriado deve servir para reflectirmos no facto de que os portugueses nunca se quiseram subjugar a Espanha.
                              Nós temos uma língua própria, uma identidade bem definida e um cultura especifica.

                              Talvez tenha sido Fernando Pessoa o poeta que melhor descreveu esta nossa característica derrotista e o nosso "fado" que, no fim de contas, acaba sempre por se dissipar como o nevoeiro.

                              Assim foi em 1640.


                              Nem rei nem lei, nem paz nem guerra,
                              define com perfil e ser
                              este fulgor baço da terra
                              que é Portugal a entristecer –
                              brilho sem luz e sem arder,
                              como o que o fogo-fátuo encerra.

                              Ninguém sabe que coisa quere.
                              Ninguém conhece que alma tem,
                              nem o que é mal nem o que é bem.
                              (Que ância distante perto chora?)
                              Tudo é incerto e derradeiro.
                              Tudo é disperso, nada é inteiro.
                              Ó Portugal, hoje és nevoeiro...

                              É a Hora!
                              A minha "galaicidade" é muito facil de perceber, os Lusitanos nunca viveram a norte do Rio Douro, territorio que foi sempre habitado por galegos com sou descende de Minhotos e Transmontanos, logo tenho uma costela galega.
                              Por isso não somos todos Lusitanos como os homens da capital inventaram o territorio portugues foi habitado por duas tribos celtas, galaicos e o Lusitanos e alguém se lembrou de riscar os primeiros do mapa e ainda foram mais longe e inventaram uma Lusofonia quando o idioma base do portugues é o galego, deveria talvez ser uma galicofonia.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                A minha "galaicidade" é muito facil de perceber, os Lusitanos nunca viveram a norte do Rio Douro, territorio que foi sempre habitado por galegos com sou descende de Minhotos e Transmontanos, logo tenho uma costela galega.
                                Por isso não somos todos Lusitanos como os homens da capital inventaram o territorio portugues foi habitado por duas tribos celtas, galaicos e o Lusitanos e alguém se lembrou de riscar os primeiros do mapa e ainda foram mais longe e inventaram uma Lusofonia quando o idioma base do portugues é o galego, deveria talvez ser uma galicofonia.
                                O mito dos Lusos deve-se sobretudo a Viriato. Que saiba não houve nenhuma tribo da região onde hoje em dia se encontra a Galiza que se rebelasse contra os romanos.

                                Viriato foi um herói de acordo com a lenda, a nossa definição de lusos prender-se-á com esse feito mais do que qualquer outra coisa até porque a Lusitânia entrava bem dentro do território onde hoje temos a Espanha.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                  Nós temos uma língua própria, uma identidade bem definida e um cultura especifica.


                                  Tal como os bascos....

                                  Tal como os Catalães...

                                  Tal como os Galegos...

                                  E "quase" (porque só falha no idioma), tal como os Andaluzes (?? será que se escreve assim)...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                    Agora que a Espanha está bem melhor economicamente, até os etarras estão mais calminhos e não dão de si!


                                    Tenho muitos amigos Bascos, dizem eles que são do "País" Espanha, mas filhos de Bascos. Não deixam de ser Espanhóis e de chorar pelo Rei...

                                    Já os Catalães, são mais teimosos, a maior parte deles assume-se como Catalães e filhos da Catalunha... Não deixam de ser Espanhóis e de chorar quando a Espanha ganha um título qq...


                                    Queria lá saber se era Espanhol, filho de Portugal (ou vice versa)! A razão ensinou-me, que sou Português, porque nasci em Portugal (Captain Obvious ) ... um acaso... podia ter nascido nas estepes da Rússia ou nas pradarias norte americanas... quem sabe nos desertos Australianos ou na beleza da Patagónia... mas não, o acaso quis que eu nascesse em Portugal, é um acaso probabilístico como outro qualquer.


                                    agora, lutar, matar, morrer, desdenhar, maldizer, atacar tudo por um acaso probabilístico?!? É pá.. para mim não!!


                                    Eu sou um cidadão do Mundo!
                                    Demagogia da Treta!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                      Demagogia da Treta!
                                      Porquê? É muito fácil mandar umas postas de pescada para o ar tipo "Demagogia da treta". Porque dizes que é demagogia e ainda por cima da treta (que é nitidamente insultuoso) quando que eu saiba ainda temos direito a opinião. Ou não?

                                      Comentário


                                        #20
                                        É uma data importante...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                          Esse Miguel de Vasconcelos (...) foi arrastado pela multidão e devorado por uns cães famintos que deambulavam pelas ruas de Lisboa.
                                          Aquela multidão deve ter sido a mesma que em 1619 participou nas festas de arromba de recepção ao rei Filipe III de Espanha...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                            Para o melhor e para o pior, é para mim uma data inesquecível!

                                            Se eu fosse decisor muitos feriados saíam do calendário, mas este continuava!

                                            Quanto aos amantes de Espanha... as fronteiras estão abertas e são muitas! É só escolher!

                                            Para os que pensem que o país vizinho é só facilidades, lembro apenas dois factos do século XX: a guerra civil de Espanha e o terrorismo!
                                            Concordo com algumas ideias.

                                            Por acharmos que somos uns coitadinhos e que pertencer a Espanha é que era bom, é se calhar meio caminho andado para não saímos da cepa torta.

                                            A fronteira está aberta para quem quiser viver e ser milionario em Espanha....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Podem dizer o que quiserem, mas eu gosto de ser Português, por mais na ***** que isto esteja!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                Porquê? É muito fácil mandar umas postas de pescada para o ar tipo "Demagogia da treta". Porque dizes que é demagogia e ainda por cima da treta (que é nitidamente insultuoso) quando que eu saiba ainda temos direito a opinião. Ou não?
                                                Pois tens, e eu tambem!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JoSonas Ver Post
                                                  Aquela multidão deve ter sido a mesma que em 1619 participou nas festas de arromba de recepção ao rei Filipe III de Espanha...
                                                  São só 21 anos de diferença.

                                                  Mas bem pior se passou mais recentemente.

                                                  Uma semana antes do "25 de Abril", o Marcelo Caetano foi ao Estádio de Alvalade assistir salvo erro a um Benfica-Sporting, e a multidão que enchia (naquele tempo os estadios enchiam) o estádio ovacionou de pé (eu estava lá) o então o PM.
                                                  Passados 8 dias queriam come-lo vivo no Largo do Carmo.

                                                  Como vês, se numa semana as coisas mudaram radicalmente, imagina em 21 anos!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                                    Pois tens, e eu tambem!
                                                    Obrigado por responderes de forma tão elucidativa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Akagi Ver Post

                                                      (...) a multidão que enchia o estádio ovacionou de pé (eu estava lá) o então o PM.

                                                      Bem me lembro dessa cena. Nâo sei se o Primeiro Ministro terá alguma vez percebido o que se passou. E quanto a mim o que se passou foi que as pessoas lhe manifestaram ali a simpatia que tinham por ele como pessoa (acho que as pessoas simpatizavam com ele...). O que era muito diferente da adesão às medidas políticas do governo de então.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ontem paguei gasolina 95 a € 0,89 .... adivinhem onde ....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JoSonas Ver Post
                                                          Aquela multidão deve ter sido a mesma que em 1619 participou nas festas de arromba de recepção ao rei Filipe III de Espanha...
                                                          "Deve", diz-nos lá se foi a mesma ou não?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por zerorpm Ver Post
                                                            É uma data importante...
                                                            Concordo

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X