Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Esclarecimento sobre Televisão Digital Terrestre (TDT)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Esclarecimento sobre Televisão Digital Terrestre (TDT)

    ANACOM - Esclarecimento sobre Televisão Digital Terrestre
    http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=754058

    -----

    Por deliberação da ANACOM, de 20 de Outubro de 2008, foi atribuído um direito de utilização de frequências para o serviço de radiodifusão televisiva digital terrestre, correspondente a uma cobertura de âmbito nacional, e destinado à transmissão de serviços de programas televisivos de acesso não condicionado livre.
    Estando assim a ser iniciado em Portugal um processo de transição da tradicional TV analógica para emissões digitais, a ANACOM considera importante, sem prejuízo de informação adicional a ser oportunamente divulgada, prestar desde já o seguinte esclarecimento:
    Recepção de Televisão Digital Terrestre
    As futuras emissões de Televisão Digital Terrestre (TDT) em Portugal terão por base, nomeadamente, a tecnologia DVB-T e a compressão de vídeo MPEG-4/H.264.
    Neste contexto, para recepção das emissões de TDT deverá confirmar se as especificações técnicas do(s) equipamento(s) de que dispõe respeitam, no mínimo, duas condições:
    1. Compatibilidade com a norma DVB-T;
    2. Descodificação de vídeo em MPEG-4/H.264.


    Não se verificando as referidas condições, poderá proceder das seguintes formas:
    • Caso pretenda manter o seu actual televisor, deverá adquirir um dispositivo externo, habitualmente uma set-top-box a instalar entre a tomada de antena e o televisor, que em conjunto com o mesmo permita satisfazer as duas condições acima referidas;
    • Caso pretenda comprar um novo televisor e não ter que instalar o referido dispositivo externo, deverá adquirir um televisor digital integrado já com capacidade de recepção de DVB-T e descodificação de vídeo em MPEG-4/H.264.
    Deve assim certificar-se, designadamente junto do vendedor, de que os dispositivos que pretende adquirir tendo em vista a recepção de TDT em Portugal (set-top-box, televisor digital integrado, ou outro, como, por exemplo adaptador para PC) permitem satisfazer, no mínimo, as duas condições acima referidas.
    Chama-se ainda a atenção para o facto de muitos dos equipamentos presentemente disponíveis em Portugal, com indicação de compatibilidade com DVB-T, designadamente televisores digitais integrados, disporem apenas de descodificação de vídeo em MPEG-2, o que não possibilita, por si só, a recepção de TDT em Portugal, carecendo assim de um dispositivo externo para o efeito, que poderá ser uma set-top-box com as características anteriormente referidas ou outro tipo de solução que satisfaça as mesmas condições.
    Recepção de televisão em alta definição (HD)


    Além dos requisitos já mencionados, caso pretenda aceder também aos serviços de programas televisivos em alta definição, cuja disponibilização está prevista no âmbito do serviço de TDT de acesso livre, deverá ter em conta o seguinte:
    • O seu televisor deverá ter, pelo menos, uma resolução vertical mínima de 720 linhas (720p), disponível nos equipamentos identificados com o logótipo com a sigla HD Ready, e, tratando-se de um televisor digital integrado, deverá dispor de capacidade de descodificação de vídeo para conteúdos em alta definição; a designação Full HD refere-se a televisores com maior resolução vertical, 1080 linhas (1080p);
    • A set-top-box deverá ter uma interface HDMI (preferencialmente na versão 1.3 ou subsequentes) e capacidade de descodificação de vídeo para conteúdos em alta definição, sendo estes equipamentos habitualmente identificados por um logótipo HD TV.

    #2
    Sugestão TeK – A sua TV é compatível com a TDT?
    http://tek.sapo.pt/extras/sugestoes/...dt_900387.html#

    -----

    Depois de muitas voltas e reviravoltas, as emissões de Televisão Digital Terrestre (TDT) devem ter início já no primeiro semestre de 2009, como prometeu a Portugal Telecom, vencedora do concurso. Com estas vem a mudança gradual das actuais emissões analógicas para as emissões digitais suportadas na tecnologia DVB-T, com o fim do actual sistema de transmissão marcado para 2012.

    A compatibilidade dos televisores actuais com a TDT tem sido desde o início uma das principais dúvidas dos utilizadores. A necessidade de um equipamento descodificador é um dado adquirido, seja este já integrado no aparelho de TV ou numa set-top-box que poderá ser ligada ao televisor.

    A grande maioria dos equipamentos em uso vai mesmo precisar destes descodificadores, que poderão ser fornecidos pelo operador de TDT, à semelhança do que já se passa nos serviços de IPTV e de Televisão por Cabo. A Portugal Telecom, que ganhou a licença de TDT, já confirmou porém que não tenciona subsidiar estes aparelhos, pelo que terão de ser os utilizadores a pagar - a pronto ou em mensalidades - as set-top-boxes, num modelo de comercialização e preços que ainda não estão definidos.

    A questão da compatibilidade é mais premente para quem está a comprar um novo televisor e quer assegurar um investimento de futuro ou não deseja multiplicar os equipamentos a ligar ao televisor. Mas nem sempre esta é uma opção clara. Apesar de vários fabricantes anunciarem os seus aparelhos como compatíveis com a TDT, e com suporte ao DVB-T, integrando descodificadores, a norma de codificação de vídeo utilizada varia e pode tornar os equipamentos incompatíveis com a tecnologia adoptada em Portugal.

    A Portugal Telecom vai suportar as emissões de Televisão Digital Terrestre na norma DVB-T e na descodificação de vídeo em MPEG-4/H.264, pelo que deve assegurar-se de que são conjugadas estas duas tecnologias nos aparelhos antes de os adquirir. Avisamos já que não é fácil, porque a maioria dos Televisores à venda em Portugal não suportam a tecnologia que vai ser utilizada e em muitos casos a informação fornecida – mesmo o detalhe técnico – é dúbia e não mostra de forma clara qual a descodificação de vídeo usada, limitando-se a proclamar o suporte à “televisão digital”, uma forma também dos fabricantes se “defenderem” face à diversidade de normas adoptadas nos países europeus.

    Face a esta situação a Anacom, regulador do mercado das telecomunicações, emitiu no final da semana passada um alerta para esta questão, lembrando que alguns aparelhos com descodificadores integrados dispõem apenas de descodificação MPEG-2, o que obrigará na mesma ao uso de uma set-top-box externa.

    Se está a pensar comprar um novo televisor neste Natal vale a pena gastar mais alguns minutos e esclarecer com as lojas se o suporte à TDT está garantido. Assim não terá de se preocupar no próximo ano com a compra de um descodificador externo...

    Comentário


      #3
      Existe algum site onde podemos ver as caracteristicas do nosso LCD?


      Bom tópico

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Echos Ver Post
        Existe algum site onde podemos ver as caracteristicas do nosso LCD?


        Bom tópico
        www.lcd-compare.com

        Base dados bastante completa, com as carateristicas técnicas de muitos equipamentos.

        Comentário


          #5
          Obrigado rum


          Fiquei muito triste porque o meu lcd só suporta mpeg2 e não o 4 que dizem aí

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Echos Ver Post
            Obrigado rum


            Fiquei muito triste porque o meu lcd só suporta mpeg2 e não o 4 que dizem aí
            Junta-te ao clube. A maioria das pessoas não sabe desse PEQUENO grande pormenor do mpeg4.

            Comentário


              #7
              Então mas se iremos ter uma box para a TDT...porquê tanta preocupação se x lcd esta preparado ou não.

              E até 2012 muita coisa pode mudar!

              Comentário


                #8
                Podes ter uma box se pagares e é mais uma caixa à parte a chatear. Se pode estar tudo integrado melhor!

                Até 2012 não vai mudar nada, neste tipo de emissões o que fica pré estabelecido é o que vai ser usado.

                Comentário


                  #9
                  E ainda por cima os espanhois usam na tdt deles mpeg2, logo mesmo quem já comprou para ver os espanhois depois tem de comprar outra para ver os portugueses!!

                  Comentário


                    #10
                    Mpeg4 é melhor que Mpeg2, é mais virado para o futuro.
                    Não vejo nada de mal nisso.

                    Comentário


                      #11
                      Segundo ouvi dizer, não sei onde, os LCDs há venda em Portugal, só estão aptos para recepção de TDT dos canais espanhóis.
                      A TDT em Portugal é uma miragem

                      Comentário


                        #12
                        Para quê?

                        Já arranjamos uma solução em cima do joelho: ZON e MEO...

                        Comentário


                          #13
                          Sony - Sabe a diferença entre HD TV e HD READY?
                          http://www.sony.pt/article/hdready-hdtv-fullhd-tdt

                          Comentário


                            #14
                            Blog TDT-Portugal
                            http://tdt-portugal.blogspot.com/

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Lourinho Ver Post
                              Segundo ouvi dizer, não sei onde, os LCDs há venda em Portugal, só estão aptos para recepção de TDT dos canais espanhóis.
                              A TDT em Portugal é uma miragem
                              Não vejo o mal nisso. Adoptar uma tecnologia que proporciona melhor qualidade, maior número de canais e mais espaço para alta definição caso haja interesse não é na minha opinião um ponto negativo.

                              As TVs com sintonizadores TDT nem sequer são a maioria e as pessoas já sabem que ao compra-las terão posteriormente de comprar as boxes como.

                              Das duas uma, ou compram TVs sem esses sintonizadores e poupam dinheiro ou esperam que haja no mercado com sintonizadores compatíveis.

                              Comentário


                                #16
                                Fórum TDT
                                http://tdt.telecom.pt/

                                Comentário


                                  #17
                                  Hoje apareceu aqui no prédio um senhor da PT a dizer que estava a combinar com o condomínio a aplicação da TDT para todos os apartamentos. Que ia colocar uma antena e mais não sei o quê...

                                  A minha questão é a seguinte:
                                  - Ao se fazer esta instalação, todos os apartamentos têm obrigatoriamente que mudar para TDT? Deixa-se de receber os canais em frequência normal na tomada TV?
                                  - Tenho 3 televisores em casa, mas apenas 1 aceita TDT. Vou ficar sem TV nos restantes?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por astramaster Ver Post
                                    Hoje apareceu aqui no prédio um senhor da PT a dizer que estava a combinar com o condomínio a aplicação da TDT para todos os apartamentos. Que ia colocar uma antena e mais não sei o quê...

                                    A minha questão é a seguinte:
                                    - Ao se fazer esta instalação, todos os apartamentos têm obrigatoriamente que mudar para TDT? Deixa-se de receber os canais em frequência normal na tomada TV?
                                    - Tenho 3 televisores em casa, mas apenas 1 aceita TDT. Vou ficar sem TV nos restantes?
                                    Resido em Espanha e, se não me engano, este ano é o "apagão" do sinal analógico, por fases (zonas). A partir desse momento, quem não tem sintonizador TDT fica sem TV...Em Portugal ainda falta MUITO

                                    De qualquer maneira, podes comprar um sintonizador TDT externo para as tuas TV's Na minha TV antiga (crt) tinha um, que me custou uns 30€, mas há mais baratos ( e mais caros também)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post

                                      De qualquer maneira, podes comprar um sintonizador TDT externo para as tuas TV's Na minha TV antiga (crt) tinha um, que me custou uns 30€, mas há mais baratos ( e mais caros também)
                                      O problema é que a codificação em Espanha é MPEG2, e em PT é MPEG4, e o preço dos descodificadores MPEG4 não tem nada a ver com os primeiros. O mais barato que consegui ver, para MPEG4, foi à volta de 100 eur.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                        Resido em Espanha e, se não me engano, este ano é o "apagão" do sinal analógico, por fases (zonas). A partir desse momento, quem não tem sintonizador TDT fica sem TV...Em Portugal ainda falta MUITO
                                        Este ano é o apagão espanhol sim,mas o geral,pois o apagão pôr fases já começou desde do ano passado,por exemplo,na minha zona de Andalucia já não se vê os espanhois,agora só com um aparelho.

                                        Quanto ao preço dos aparelhos em mpeg4 (atenção que funciona também nos espanhóis)já existem a 59€ com HD e grava num disco rigido,eu tenho dois e 5 estrelas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mago Ver Post
                                          Este ano é o apagão espanhol sim,mas o geral,pois o apagão pôr fases já começou desde do ano passado,por exemplo,na minha zona de Andalucia já não se vê os espanhois,agora só com um aparelho.

                                          Quanto ao preço dos aparelhos em mpeg4 (atenção que funciona também nos espanhóis)já existem a 59€ com HD e grava num disco rigido,eu tenho dois e 5 estrelas.
                                          Qual é o modelo e onde arranjaste?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Sigmatek 520 HD,comprei na pix,e está esgotado,só a partir do dia 3.
                                            Tenho dois,boa sensibilidade no tunner,capta espanhóis e portugueses,dá para gravar numa pen ou disco rigido inclusive metes um filme divx na pen e podes ver na tv.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por astramaster Ver Post
                                              Hoje apareceu aqui no prédio um senhor da PT a dizer que estava a combinar com o condomínio a aplicação da TDT para todos os apartamentos. Que ia colocar uma antena e mais não sei o quê...

                                              A minha questão é a seguinte:
                                              - Ao se fazer esta instalação, todos os apartamentos têm obrigatoriamente que mudar para TDT? Deixa-se de receber os canais em frequência normal na tomada TV?
                                              - Tenho 3 televisores em casa, mas apenas 1 aceita TDT. Vou ficar sem TV nos restantes?
                                              Isso é muito manhoso!
                                              Para TDT só precisas de uma antena UHF, igual às que se usam desde há décadas. O mais provável é que o prédio já a tenha.

                                              Para mais, só em 2012 é que deixarão de existir emissões analógicas. Até lá, tudo o que muda é que, em receptores equipados para receber emissões TDT em h.264, vais ter acesso a mais canais, e, supostamente, pelo menos, em melhores condições.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                Isso é muito manhoso!
                                                Para TDT só precisas de uma antena UHF, igual às que se usam desde há décadas. O mais provável é que o prédio já a tenha.

                                                Para mais, só em 2012 é que deixarão de existir emissões analógicas. Até lá, tudo o que muda é que, em receptores equipados para receber emissões TDT em h.264, vais ter acesso a mais canais, e, supostamente, pelo menos, em melhores condições.
                                                Na linha de apoio à TDT, disseram-me que o mais provável será o técnico da PT querer instalar um dispositivo de ampliação de sinal na antena...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Para quem precisar esclarecer dúvidas sobre a TDT, ligar para: 800 200 838.
                                                  TDT - Televisão Digital Terrestre

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por astramaster Ver Post
                                                    Na linha de apoio à TDT, disseram-me que o mais provável será o técnico da PT querer instalar um dispositivo de ampliação de sinal na antena...
                                                    Já faz mais sentido!

                                                    De qualquer forma, não é isso que te vai deixar sem os canais analógicos (pelo menos, para já).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boas.

                                                      Alguém sabe qual é o raio de "acçao" de um emissor TDT?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Alguem sabe se eu posso ter Televisão Digital Terrestre sem ser com as Boxs da Zon/Meo.

                                                        Sera que a TDT vem por cabo coaxial ou tem de se comprar um aparelho ??

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por miguelGTI Ver Post
                                                          Alguem sabe se eu posso ter Televisão Digital Terrestre sem ser com as Boxs da Zon/Meo.

                                                          Sera que a TDT vem por cabo coaxial ou tem de se comprar um aparelho ??
                                                          TDT é para substituir o sinal analógico (antena), por isso é apanhado com antena.
                                                          A norma Portuguesa implica que seja mpeg4, ou seja nem todos os descodificadores existentes dão (tipos os que há em Espanha, mpeg2).
                                                          Os descodificadores ou vêm integrados nas tv mais recentes ou são numa caixa separada.
                                                          Para já irão ser só os 4 canais do analógico, podendo vir a haver mais 1 ou 2 canais temáticos. Está também em cima da mesa haver canais pagos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por miguelGTI Ver Post
                                                            Alguem sabe se eu posso ter Televisão Digital Terrestre sem ser com as Boxs da Zon/Meo.

                                                            Sera que a TDT vem por cabo coaxial ou tem de se comprar um aparelho ??
                                                            É Terrestre! Logo, não tem nada a ver com cabo e ADSL. Pela mesma razão, as boxes da ZONMeo são irrelevantes!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X