Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida De Fisica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duvida De Fisica

    Boas estou a estudar FQ e surgiu-me aqui uma duvida.

    Num lançamento de um projéctil qual é a fórmula para calcular a velocidade com que atinge o solo?

    Eu tenho duas fórmulas mas não estou a conseguir relacionar uma com a outra

    Será: v= a raiz de (( V0x)^2 + (Vy)^2 ) ou v= raiz de ( 2.g.hinicial))

    Agradeço já a quem ajudar

    #2
    quanto atinge o solo y=0, portanto é só substituir.

    Horizontal ou obliquo?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
      quanto atinge o solo y=0, portanto é só substituir.

      Horizontal ou obliquo?
      obliquo

      Comentário


        #4
        Faz um sistema com equação do movimento segundo x e outra segundo y que chegas lá facilmente.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por T&R Ver Post
          obliquo

          Tens que me por ai as equações do lançamento obliquo, ja n me lembro.

          Comentário


            #6
            Podes aplicar só a formula, mas aconselho-te a deduzires que não é muito dificil e ficas melhor preparado

            Alcance = (v^2 sen 2a)/g

            a é o angulo

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
              Tens que me por ai as equações do lançamento obliquo, ja n me lembro.

              enganei-me não é obliquo, é horizontal (so que quando esta a cair faz um parabola e confundiu-me), mas acho que vou fazer como disse o Neoxic

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por T&R Ver Post
                enganei-me não é obliquo, é horizontal (so que quando esta a cair faz um parabola e confundiu-me), mas acho que vou fazer como disse o Neoxic

                Claro.

                O y=0, e se te derem o alcance não podes pedir mais nada.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                  Podes aplicar só a formula, mas aconselho-te a deduzires que não é muito dificil e ficas melhor preparado

                  Alcance = (v^2 sen 2a)/g

                  a é o angulo

                  não conhecia essa formula, não nos costumam dar a informação do anglo mas normalmente é sempre 90º

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por T&R Ver Post
                    não conhecia essa formula, não nos costumam dar a informação do anglo mas normalmente é sempre 90º




                    da uma olhada aqui tem varias deduçoes que tens que saber fazer


                    tinha lido mal a tua pergunta e não respondi, lá para o meio deduzem o tempo que o projectil demora a atingir o solo (ttotal = (2V0 sen )/g), tendo isso basta substituires na formula da velocidade (Vy = V0 sen - gt) e tens a resposta á pergunta.

                    O angulo de lançamento é vital e tens que o ter sempre em conta, de alguma forma tens que descobrir essa ingormação.

                    Comentário


                      #11
                      obrigado a tdos que ajudaram, tive a fazer alguns exercicios e optei pelo sistema, parece-me o mais simples e serve para tdo

                      Comentário


                        #12
                        Boas!
                        Sim, eu sei que estou a fazer um desenterranço, mas foi propositado porque queria colocar a minha questão no local mais apropriado.
                        Tou aqui com um exercicio que me está a dar problemas... passo a citar o enunciado:
                        "Calcule o factor de segurança de um bloco com 10m de comprimento, 4m de altura e 5m de largura, e assente sobre a maior base numa encosta com 32º de declive, em que o ângulo de atrito bloco-rocha é de 26º, e a coesão aparente tem o valor 10000Kgf/m2.
                        O bloco apresenta uma massa especifica de 2500Kgf/m3"
                        A pergunta que não estou a conseguir responder:
                        "(calcule o factor de segurança sabendo que) tensão da água é 5000Kgf/m3 e a coesão é 0"
                        E a fórmula é: Fs= (c.A+(W.cos i - U). tgY )/W.sen i , em que
                        c=coesão, no caso =0
                        A= área, no caso será também = 0
                        W= peso do bloco
                        i= declive =32º
                        U=Tensão
                        Y= angulo de atrito = 26º
                        Devo estar a fazer algo errado porque não estou a chegar ao resultado correcto (o prof deu o resultado, mas não o vou dizer já para não influenciar)
                        Agradeço a quem me puder ajudar.
                        Cumpts!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MaximusDecimus Ver Post
                          ...
                          Epa não posso garantir a resposta correcta, até porque já tive a cadeira de fundações e taludes há 4 anos e nunca mas mexi nisto, não é a minha área de trabalho mas do que me lembro, isto é um problema teórico de uma rotura em talude unicamente provocado pela gravidade.

                          No enunciado do problema não é feita nenhuma referência à existência de um nível freático no talude, nem se refere nenhuma fenda de tracção entre o bloco solto e o talude em si, nem ao seu preenchimento por água.

                          Na alínea onde está a dúvida é referida a presença de água (U = 5000Kgf/m3) e coesão bloco/talude = 0. Mas não refere onde se encontra o nível freático, assumindo o nível freático à superfície, a presença de água vai alterar o gama do bloco, 2500Kgf/m3 será o gama seco, creio eu, com presença de água tens que calcular o gama saturado do solo, não há mais nada no enunciado? tipo índice de vazios, grau saturação, porosidade, o próprio peso saturado...

                          Assim de repente não consigo ajudar mais.

                          O melhor mesmo é ires tirares dúvidas ao professor.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X