Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Desta não estava à espera... Onde chega a miséria e a humildade...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Desta não estava à espera... Onde chega a miséria e a humildade...

    No Sábado saí para ir ao Colombo ao Continente. Quando regressei ao carro, de carrinho cheio, eram compras do mês, aproxima-se um fulano na casa dos trintas, com um saco de plástico na mão, e diz-me: "minha senhora..." nisto eu interrompo e digo que não tenho dinheiro. Ele continua e diz-me, abrindo o saco ao mesmo tempo: "Eu não peço dinheiro minha senhora... eu..." e eu, pensando que ele me queria vender alguma coisa, interrompi-o novamente e disse que não tinha dinheiro, que tinha pago com cartão e nem moedas tinha.
    Entretanto ele diz-me outra vez: "Minha senhora, eu não peço dinheiro, eu não quero dinheiro, eu só queria comida... Estou desempregado, não tenho comida para dar aos meus filhos, será que a senhora tem alguma coisa que me possa dispensar? Qualquer coisinha serve, só quero alimentar as minhas filhas..."
    Epá deu-me um aperto no coração... Olhei para o que tinha no topo do carrinho e perguntei-lhe se queria fiambre, ele respondeu que podia ser qualquer coisa, então dei-lhe uma embalagem de fiambre e um saco de pão de forma tipo Bimbo mas marca Continente.
    O homem desfez-se em agradecimentos, pediu desculpas um sem número de vezes, e eu só lhe dizia que comida eu dava de bom grado, mas dinheiro não.
    Depois fiquei com remorsos de não lhe ter dado mais, podia perfeitamente ter ido com ele lá acima e comprar mais qq coisa, sei lá... meteu-me uma pena que só me vieram lágrimas aos olhos, de ver aquela humildade daquele homem que se calhar, até já teve uma boa vida...

    Quando fui arrumar o carrinho ainda levei um saco de pêras para lhe dar, mas já só o vi ir de saco já quase cheio para o piso de baixo.

    Honestamente custou-me ver isto e pensar "afinal em que mundo vivemos... para onde estamos a caminhar..."

    Foi só um desabafo...

    Xuga

    #2
    Acho que foi uma boa acção, mas nestas coisas fico sempre de pé atrás...

    É que já não é o 1º que depois vai para o parque, mete as coisas na mala do carro, e siga para casa...

    Comentário


      #3
      Acho que tivestes uma excelente atitude, e só pela tua percepção podias avaliar a necessidade que esse homem podia estar a passar.
      Nestes momentos sou um pouco desconfiado e raramente dou dinheiro, mas nunca recuso comida. E é de uma satisfação enorme sentirmos que somos agraciados por estes gestos.

      Comentário


        #4
        fizeste uma boa acçao "Xuga"

        sao acçoes dessas que nos enchem a alma... saber que fizemos bem a alguem...

        por outro lado, eu tambem sou um pouco como o Zylmhuin VII... ja vi fazerem isso varias vezes...

        pois e... a nossa sociedade esta tao evoluida que ate se esquecem de certos pobres coitados que nao tem outra soluçao se nao viver de esmola..

        felizmente que ha pessoas que nao se importam de dar um pouco dakilo que têm para ajudar outros...

        agiste muito bem... foste uma linda menina

        cumps

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
          Acho que foi uma boa acção, mas nestas coisas fico sempre de pé atrás...

          É que já não é o 1º que depois vai para o parque, mete as coisas na mala do carro, e siga para casa...
          Esta história tem as duas partes más...

          É o sabichão que mente para proveito próprio e faz o povo deixar de dar a quem, infelizmente, precisa...

          Mas, acima de tudo é a triste realidade em que vivemos, onde a pobreza é cada vez maior.

          Pessoalmente, constato esta realidade nas escolas, onde muitos alunos não comem em casa ou comem muito mal...

          Se bem que muitos deles não têm humildade e em lugar de almoçar na cantina, dizem que não gostam da comida e comem sandes dos colegas...


          Neste caso, como quem pediu nem sequer falou em dinheiro, julgo ser um "bom" indicador da verdade.

          Enfim... quantas não há como essa família?
          Vê a lista dos rendimentos mínimos...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por mjm Ver Post
            Esta história tem as duas partes más...

            É o sabichão que mente para proveito próprio e faz o povo deixar de dar a quem, infelizmente, precisa...

            Mas, acima de tudo é a triste realidade em que vivemos, onde a pobreza é cada vez maior.

            Pessoalmente, constato esta realidade nas escolas, onde muitos alunos não comem em casa ou comem muito mal...

            Se bem que muitos deles não têm humildade e em lugar de almoçar na cantina, dizem que não gostam da comida e comem sandes dos colegas...


            Neste caso, como quem pediu nem sequer falou em dinheiro, julgo ser um "bom" indicador da verdade.

            Enfim... quantas não há como essa família?
            Vê a lista dos rendimentos mínimos...
            Eu sei que há muita gente sem condições... mas também há muita gente sem escrúpulos.

            É claro que por uma besta, pagam muitos inocentes, e nesta altura das festas, as bestas multiplicam-se, porque as pessoas estão mais propícias a partilhar.

            Não me importo de pagar um lanche a alguém, mas que não me respondam "ah, pão não gosto, dá-me antes um croissant"... então tinha fome ou não?

            Dar sem saber onde as coisas vão parar, não obrigado.

            É triste, mas é a minha maneira de ver as coisas.

            Desculpem a frontalidade com que as escrevo, mas não vou andar aqui com "paninhos quentes".

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
              Acho que foi uma boa acção, mas nestas coisas fico sempre de pé atrás...

              É que já não é o 1º que depois vai para o parque, mete as coisas na mala do carro, e siga para casa...

              Não sei se isso é assim tão mau.

              1º, porque ter um carro pode muito bem ser um chasso qualquer. Um R5 de 1986 não é propriamente um luxo.

              2º, porque a pessoa pode ter mesmo necessidade de transporte, até por causa de uns biscates que faça p/ remediar a vida ou porque mora num barraco perdido no monte.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                Não sei se isso é assim tão mau.

                1º, porque ter um carro pode muito bem ser um chasso qualquer. Um R5 de 1986 não é propriamente um luxo.

                2º, porque a pessoa pode ter mesmo necessidade de transporte, até por causa de uns biscates que faça p/ remediar a vida ou porque mora num barraco perdido no monte.
                Mesmo que tenha um R5 de 86, tinha dinheiro para o parque?

                Eu sinceramente não dava...por inúmeras razões. Ate podia estar a falar verdade, mas eu desconfio sempre de esquemas...

                Existem várias acçoes de solariedade onde dão comida a quem necessita, nao vejo a razão de ir para os supermercados pedir..

                Com isto nao quero dizer que sou contra dar ou ser solidário, apenas gosto de fazer a quem TENHO a CERTEZA que necessita mesmo e que o vai receber.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Nefas Ver Post
                  Mesmo que tenha um R5 de 86, tinha dinheiro para o parque?
                  O Zylmhuin (que levantou esta questão) tanto quanto sei, mora em Aveiro, onde em nenhum supermercado/hipermercado se paga parque (excepto um Pingo Doce no centro da cidade).

                  Não me parece, sinceramente, que se vá pedir comida para um parque de estacionamento por chico-espertice, até porque o chico-esperto é normalmente vaidoso e não dá a face dessa forma.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Nefas Ver Post
                    Existem várias acçoes de solariedade onde dão comida a quem necessita, nao vejo a razão de ir para os supermercados pedir..
                    Como as instituições ajudadas pelo Banco Alimentar?

                    Infelizmente, podes ver aqui ao lado o tópico do Banco Alimentar onde as mesmas razões que tu invocaste p/ não dar servem para justificar o não dar nada a ninguém, seja a quem for.

                    Comentário


                      #11
                      Acho que agiste lindamente!

                      Eu prefiro ter a sensação que possa ter sido enganado por um chico esperto qualquer, que ficar com o mau estar que podia ajudar alguém que efectivamente estava a precisar da minha ajuda!

                      A segunda é bem mais desconfortável!

                      Não sou da opinião que por um todos devam levar por tabela.

                      Comentário


                        #12
                        Eu vi o homem à minha frente, e se a hipótese de ser uma falsidade for verídica, então acho que o homem era um excelente actor...
                        Palavra de honra, ele não exigia nada, eu se lhe desse uma maçã ou uma couve, ele aceitava como aceitou o pão e o fiambre, ele dizia mesmo que podia ser qualquer coisa, desde que fsse comida, não queria mesmo dinheiro...

                        MS,

                        Foi isso que me moveu, a sinceridade do desgraçado pareceu-me de tal modo real, e sabendo como eu sei, que há famílias que recorrem ao banco alimentar porque, apesar de não serem sem-abrigo e trabalharem, não conseguem ter dinheiro que chegue para comer, preferi dar e ser enganada, do que não dar e ficar a pensar no homem e se ele teria mesmo ou não, filhos para alimentar... Eu também sou mãe, e também já precisei de ajuda, felizmente tenho família que me ajuda se eu precisar, mas sei que nem todos têm a mesma "sorte".

                        Comentário


                          #13
                          Boa atitude!

                          Comentário


                            #14
                            Foi um gesto bonito da tua parte!

                            Pessoalmente, no teu caso, faria o mesmo... Ajudava e até podia ser enganado, mas aguentava melhor do que o facto de ficar a pensar se realmente a pessoa precisava de ajuda e não o fiz...

                            É verdade que hoje em dia não se pode confiar em niguem e que pagam uns pelos outros, mas no que respeita a sofrimento dos outros sou coração mole... Mesmo que enganado ( sem o saber ) vinha para casa com o ego bem mais elevado!

                            Mas se noutro dia qualquer viesse a saber que ele não precisava da minha ajuda... acho que era complicado pra ele.... se ele me aparecesse a frente

                            Comentário


                              #15
                              Estives-te bem Texuga! Poder ajudar alguém é sempre bom.

                              Comentário


                                #16
                                Tenho a certeza que todos vós fariam o mesmo ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  Fizeste bem em dar. Eu faria o mesmo.
                                  Mais vale ficar com a pequena sensação da hipotese de ser enganado do que com a sensação de que não se ajudou alguém que realmente necessitava.
                                  Falo por experiência própria

                                  Cumprimentos,

                                  Comentário


                                    #18
                                    No cenário que descreves acho que tomaste a atitude que qualquer um tomaria....
                                    Mesmo que às vezes fiquemos com a sensação que estamos a ser enganados. Mas mais vale isso....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Fizeste muito bem! E n tem qq relação c o facto de hoje achar tudo muito bom!
                                      Estou farto do cinismo auto-desculpabilizante. O q n quer dizer q n seja um velho desconfiado. Mas fizeste muitíssimo bem!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        deleted

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                          Eu sei que há muita gente sem condições... mas também há muita gente sem escrúpulos.
                                          tenho um aluno, escalão A do sase, que quando chega à aula leva a PSP portátil branca e o telélé topo de gama...... e ainda vai buscar o portátil do eescolas sem pagar os 150 euros e fica a pagar 5 euros de net. Para além disso já fez o pedido ao pai natal..... uma PS3... ora toma lá.

                                          Também vejo pessoal que trabalha e tem os filhos na escola, sem SASE e querem magalhães, paga, querem e-escola, paga, querem livros, paga.... abono não estão no escalão dos 130 euros... toma lá outra vez..... e por aí em diante. é justo o mundo.
                                          Se calhar esse coitado ficou sem emprego e não tem direito a "ajudas" como muitos......

                                          Comentário


                                            #22
                                            SER HUMANO (ainda não chegámos lá)

                                            Originalmente Colocado por Texuga Ver Post

                                            Honestamente custou-me ver isto e pensar "afinal em que mundo vivemos... para onde estamos a caminhar..."
                                            E eu continuo a vasculhar nos céus nocturnos uma qualquer "singularidade" que ponha termo ao "...para onde estamos a caminhar..." para quem sabe se poder dar início a uma nova evolução da vida, porque à "bicharada" já isto está entregue...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Parabén pela atitude, é bom saber que ainda existe bondade entre nós...

                                              pvox, não entres por aí, o que não falta é pessoal a aproveitar-se de certas ajudas pelo estado, mas enfim...
                                              Quando andava na universidade tinha colegas que tinham bons carros, direito a subsidio e direito a dormitório, por isso há sempre alguém a preencher uma vaga de outro que realmente necessita e muitas vezes têm vergonha de o demonstrar..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                O Zylmhuin (que levantou esta questão) tanto quanto sei, mora em Aveiro, onde em nenhum supermercado/hipermercado se paga parque (excepto um Pingo Doce no centro da cidade).

                                                Não me parece, sinceramente, que se vá pedir comida para um parque de estacionamento por chico-espertice, até porque o chico-esperto é normalmente vaidoso e não dá a face dessa forma.
                                                Confirma-se

                                                E o do Pingo Doce não se paga. É o parque do fórum, e com x€ em compras, tens uma hora grátis.


                                                Voltando ao tema, se, em algum momento da minha vida, me visse aflito de dinheiro, ia tentar tudo antes de mendigar, e vender alguns bens podia bem ser a 1ª opção...

                                                Agora, essa do chico-esperto ser vaidoso é que não acredito... eu considero o chico-esperto um tipo sem vergonha nenhuma, que faz o que tiver a fazer para atingir um fim...


                                                PS: E o que falei (que me contaram) não foi em Aveiro, nem num parque pago, mas viram o "pedinte" a colocar os sacos na mala de um carro e a seguir viagem...
                                                Editado pela última vez por ZylmhuinVII; 10 December 2008, 09:20.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Atitude plausivél, esse sim , é um verdadeiro mendigo, e merece sempre o respito que merece.

                                                  Um mendigo verdadeiro não aceita dinheiro.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por savage-xp Ver Post
                                                    Atitude plausivél, esse sim , é um verdadeiro mendigo, e merece sempre o respito que merece.

                                                    Um mendigo verdadeiro não aceita dinheiro.
                                                    Aceita qualquer coisa !

                                                    Texuga, a tua história tocou-me

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu na mesma situação faria o mesmo. Como já fiz em algumas vezes em que me aconteceu isso. As situações por qual eu já passei foi com ciganas a pedir dinheiro ou comida.
                                                      Prefiro dar um pacote de bolachas que não dar nada. Porque depois fico com sentimento de culpa de não ter ajudado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Well Done Texuga.
                                                        Vai-te habituando porque verás cada vez mais pessoas que não têm "feitio" para roubar e a quererem dar de comer aos filhos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vilina Ver Post
                                                          Eu na mesma situação faria o mesmo. Como já fiz em algumas vezes em que me aconteceu isso. As situações por qual eu já passei foi com ciganas a pedir dinheiro ou comida.
                                                          Prefiro dar um pacote de bolachas que não dar nada. Porque depois fico com sentimento de culpa de não ter ajudado.
                                                          Oferecer o pacote assim ? não me parece grande deia

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                                            Eu sei que há muita gente sem condições... mas também há muita gente sem escrúpulos.

                                                            É claro que por uma besta, pagam muitos inocentes, e nesta altura das festas, as bestas multiplicam-se, porque as pessoas estão mais propícias a partilhar.

                                                            Não me importo de pagar um lanche a alguém, mas que não me respondam "ah, pão não gosto, dá-me antes um croissant"... então tinha fome ou não?

                                                            Dar sem saber onde as coisas vão parar, não obrigado.

                                                            É triste, mas é a minha maneira de ver as coisas.

                                                            Desculpem a frontalidade com que as escrevo, mas não vou andar aqui com "paninhos quentes".
                                                            Já somos dois...pelo menos!

                                                            Olho á minha volta e, pelo que vejo, cada vez mais estou menos solidário....

                                                            ...é que não gosto, mesmo nada, de ser comido por «lorpa»...

                                                            Tenho tantas dúvidas com os movimentos solidários.....
                                                            Tenho tanto medo que tanta coisa não chegue ao seu destino...o destino para o qual foi oferecido....

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X