Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Manoel de Oliveira - 100 anos de vida!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Manoel de Oliveira - 100 anos de vida!

    O realizador de cinema mais velho do mundo é português e completa hoje 100 anos, uma idade a que nem todos podem chegar.

    Parabéns Manoel de Oliveira!!!

    In: Correio da Manhã

    Realizador português é o mais velho do mundo no activo

    O realizador português Manoel de Oliveira celebra esta quinta-feira o seu centésimo aniversário, mas nem a histórica ocasião o vai impedir de passar o dia a fazer aquilo que mais gosta, isto é, rodar as cenas de mais um filme. A história de Manoel de Oliveira confunde-se com a sua dedicação ao cinema.

    O cineasta mais velho do mundo no activo está actualmente a rodar «Singularidades de uma Rapariga Loira», que se baseia num conto partir de um conto de Eça de Queirós, que deverá estrear no Festival de Cinema de Berlim.

    Filmografia de Manoel de Oliveira
    Cronologia de Manoel de Oliveira
    Celebridades dão os parabéns a Manoel de Oliveira

    Com apenas 20 anos, Manoel de Oliveira ingressou na escola de actores Rino Lupo, realizador italiano radicado no Porto. Foi no filme «Fátima Milagrosa», dirigido pelo cineasta italiano, que Manoel de Oliveira se estreou como actor, carreira que pouco desenvolveu ao longo dos seus 100 anos.



    Realizou o seu primeiro filme com apenas 23 anos. A curta-metragem «Douro, Faina Fluvial» marcou a sua estreia com realizador. «Aniki-Bobó» (1942) foi a sua primeira longa-metragem de ficção do realizador, numa carreira que é composta por mais de 30 longas-metragens.
    A longa carreira de Manoel de Oliveira no mundo do cinema já lhe valeu imensos prémios e distinções internacionais. O realizador é professor honorário Academia de Cinema de Skopje e em 2008 recebeu o Prémio Mundial do Humanismo.



    Manoel Cândido Pinto de Oliveira nasceu a 11 de Dezembro de 1908 no Porto.

    #2
    Felicito-o por 100 anos, sem dúvida uma marca assinalável.


    Como realizador, não lhe vi e agora ainda vejo menos, qualidade de relevo.

    Comentário


      #3
      Uma vida notável, quer pela sua duração, quer pela sua actual assinalável consciência, clareza e autonomia, bem como pelo percurso que fez.

      Parabéns.

      Comentário


        #4
        E já que estamos num fórum automóvel, quem diria que esse senhor ganhou em 1938 a II Edição da Rampa do Gradil ao volante de um Edfor?
        Editado pela última vez por MrsX; 11 December 2008, 10:39. Razão: Já levei nas orelhas do ClioII

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
          E já que estamos num fórum automóvel, quem diria que esse senhor ganhou em 1938 a II Edição da Rampa do Gradil ao volante de um Epford?
          Edfor

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            Edfor
            Sabes como é... gajas e carros, só sai calinada!

            Comentário


              #7
              Os meus parabéns para esse grande senhor.

              Um homem ecléctico, com uma história de vida imensa, chegando a esta proveta idade com uma clareza de pensamento fantástica e uma energia assinalável. Um verdadeiro jovem!!

              Goste-se ou não dos seus filmes, tem um enorme mérito de fazer os filmes que quer e como quer e ser respeitado por isso. Um grande bem haja para ele.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                Como realizador, não lhe vi e agora ainda vejo menos, qualidade de relevo.
                Eu também percebo pouco dos filmes do Manoel de Oliveira.

                Mas isso não quer dizer que os filmes sejam maus: simplesmente, eu não tenho o background de literatura, filosofia e evolução do pensamento humano que são o tecido de suporte dele.

                Neste momento estou a ler um livro da Agustina Bessa-Luís ("Fanny Owen") e está a ser complicado percebê-lo: os livros da Agustina passam normalmente por caracterizações psicológicas complexas dos personagens e da sua relação com a época e correntes de pensamento envolventes.

                Curiosamente, este mesmo "Fanny Owen" está relacionado com uma película do Manoel de Oliveira.

                Como filme de entretenimento, na onda "pipocas e coca-cola", não prestam. Como material de reflexão parecem-me bons, ainda que eu não consiga abranger todo o seu significado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                  Sabes como é... gajas e carros, só sai calinada!
                  A desculpa não cola.

                  Tu não és "uma gaja".

                  Tu és "uma gaja que gosta e percebe de carros"!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                    A desculpa não cola.

                    Tu não és "uma gaja".

                    Tu és "uma gaja que gosta e percebe de carros"!
                    Aliás, a MrsX percebe muito mais de carros do que muitos dos que andam por aqui. Sem margem para dúvidas

                    Comentário


                      #11
                      Gostava de perguntar, que relevo, que prémios, que projecção ja teve este "realizador". Já tive o infortunio de ver partes de filmes dele, e considero para mim -e para outros, pois cá é muito aclamado, muito falado mas pela idade. Agora pelos filmes?

                      Poupem-me á tortura de de ver "filmes" desse ?realizador?.

                      Dêm a vez a novos realizadores, que concerteza, piores que este não serão. Isso é IMPOSSIVEL.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                        A desculpa não cola.

                        Tu não és "uma gaja".

                        Tu és "uma gaja que gosta e percebe de carros"!
                        Raios!! Quando as generalizações dão jeito é que nos impedem de as usar!

                        Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                        Aliás, a MrsX percebe muito mais de carros do que muitos dos que andam por aqui. Sem margem para dúvidas
                        Eu engano tão bem!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por AutoFan Ver Post
                          Gostava de perguntar, que relevo, que prémios, que projecção ja teve este "realizador". Já tive o infortunio de ver partes de filmes dele, e considero para mim -e para outros, pois cá é muito aclamado, muito falado mas pela idade. Agora pelos filmes?

                          Poupem-me á tortura de de ver "filmes" desse ?realizador?.

                          Dêm a vez a novos realizadores, que concerteza, piores que este não serão. Isso é IMPOSSIVEL.
                          O post anterior do ClioII parece-me ser uma boa resposta para este post do AutoFan.

                          Grande parte dos filmes "intelectualóides" não são feitos para o comum cidadão, tratam-se de filmes para as elites e para gente culturalmente evoluída.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AutoFan Ver Post
                            Gostava de perguntar, que relevo, que prémios, que projecção ja teve este "realizador". Já tive o infortunio de ver partes de filmes dele, e considero para mim -e para outros, pois cá é muito aclamado, muito falado mas pela idade. Agora pelos filmes?

                            Poupem-me á tortura de de ver "filmes" desse ?realizador?.

                            Dêm a vez a novos realizadores, que concerteza, piores que este não serão. Isso é IMPOSSIVEL.
                            Concordo! Que o senhor queira continuar a fazer filmes, acho muito bem. Mas que os pague do bolso dele, porque está mais que provado que o mercado não paga nem quer este tipo de aventuras. E sim, já tentei ver vários filmes do senhor, mas é mais forte que eu. O último foi 'Non ou a vã glória de mandar'.. ainda aguentei uma meia-hora. Os diálogos até escapam, mas aquelas recriações históricas.. meu deus!

                            E desengane-se quem pense que o Oliveira é um realizador conceituado e apreciado lá fora. Ninguém sabe quem ele é nem lhe reconhecem mérito especial na sua insuportável obra.

                            Factos como por exemplo a Catherine Deneuve ter recusado participar no Belle Toujours deviam faze-lo considerar, ou alguém por ele, se vale a pena continuar a produzir só porque sim..

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                              Raios!! Quando as generalizações dão jeito é que nos impedem de as usar!



                              Eu engano tão bem!
                              Ou então alguns, por aqui, enganam mesmo...muito mal.

                              "Enganado" ou não, cá vou lendo os teus posts com atenção. Seguindo o que dizes acima, será na onda do "felizes daqueles que não vêm e não sabem"

                              Comentário


                                #16
                                Ele está mais fresco do que muitos de 30!!


                                A prova disso é a alegria que transparece na vontade de continuar a realizar filmes.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não o felicito pelos filmes que faz pois há quem faça muuuuuito melhor, nem por fazer 100 anos porque isso também há uns milhares que já fizeram mas felicito por ainda fazer filmes aos 100 anos, penso que será um feito ímpar no mundo e quase inacreditável.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Como o tempo voa:

                                    Manoel de Oliveira faz hoje 105 anos

                                    O realizador está "desejoso de voltar a filmar", diz ao ‘CM' Ricardo Trêpa, neto do cineasta.

                                    Manoel de Oliveira faz hoje 105 anos - Cultura - Correio da Manhã

                                    Comentário


                                      #19
                                      DESCONTO IGUAL À IDADE | MultiOpticas

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post

                                        Ou seja, o Manoel Oliveira vai buscar óculos de graça e ainda lhe pagam 5% do valor

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X