Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Facturas electrónicas. Sem emissão de recibos.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Facturas electrónicas. Sem emissão de recibos.

    A pergunta é simples.


    É obrigatório a emissão física - em papel - de facturas ?

    Porque razão continuam a exigir e a burocratizar com a emissão de facturas físicas em papel ?

    Mas será que não percebem que a emissão de facturas electrónicas tem menores custos e agiliza o processo ?


    É que há uma resistência brutal a acederem a esta forma de emissão de facturas , querem é papeis papeis , dossiers ... resmas de papeis ... arquivos ... resmas de papeis ... arquivos .

    Fonix

    #2
    Olha a cabeça pá!

    Ultimamente tenho aderido a tudo o que é factura electrónica, mas admito que para certas empresa ainda seja um bicho de sete cabeças.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
      Olha a cabeça pá!

      Ultimamente tenho aderido a tudo o que é factura electrónica, mas admito que para certas empresa ainda seja um bicho de sete cabeças.
      x2

      Tudo quanto é factura electrónica, extrato electrónico, etc, bring it on!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
        Olha a cabeça pá!

        Ultimamente tenho aderido a tudo o que é factura electrónica, mas admito que para certas empresa ainda seja um bicho de sete cabeças.
        Tu não me digas nada ...



        Há pessoal que parece que parou na década de 60 do sec. passado.

        Aprenderem a trabalhar com um modelo Y (burocracia e papel, muito papel ) e não saiem dele nem à lei da bala.

        Comentário


          #5
          A nível de empresas, penso que mesmo sendo em formato electrónico, tem de ser impressa para arquivo da contabilidade, visto a mesma ter de ser arquivada por 10 anos (acho que não me enganei).

          A nível pessoal, acabo sempre por imprimir, porque mais mail, menos mail, volta e meia perco o norte às facturas, ou porque o mail é apagado sem querer, ou por qualquer outra razão. E no caso de haver uma reclamação, como está a acontecer agora com o meu pai que no ano passado, no acerto da Luz, RECEBEU 150€, e ainda assim aumentaram o valor da conta certa, este ano recebeu uma nota para PAGAR 800€, sim, OITOCENTOS, não me enganei, de acerto... Isto para não falar no "pormenor" dele ter contador bi-horário e estarem a cobrar como tarifa normal, ou seja, a mais cara . Portanto, só com papéis é que ele consegue reclamar, porque como é óbvio, não terá de pagar 800€ coisa nenhuma...
          Isto sim é de partir a cabeça... E se não houvessem papéis, estava lixado para contestar...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
            A nível de empresas, penso que mesmo sendo em formato electrónico, tem de ser impressa para arquivo da contabilidade, visto a mesma ter de ser arquivada por 10 anos (acho que não me enganei).
            Os pdf's não se estragam com o tempo.

            Aliás grande parte das empresas tem sistemas de gestão documental informáticos em que todo o tipo de documentos são digitalizados, catalogados e arquivados electronicamente. Bastante mais acessível, centralizado, fácil de manter e de salvaguardar.

            Imagina que queres salvaguardar um conjunto de documentos de 1 ano inteiro como por exemplo todas as facturas de 2008. Num sistema informático basta um backup que demorará, no máximo dos máximos algumas horas. No sistema tradicional passas 3 semanas a tirar fotocópias.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
              Os pdf's não se estragam com o tempo.

              Aliás grande parte das empresas tem sistemas de gestão documental informáticos em que todo o tipo de documentos são digitalizados, catalogados e arquivados electronicamente. Bastante mais acessível, centralizado, fácil de manter e de salvaguardar.

              Imagina que queres salvaguardar um conjunto de documentos de 1 ano inteiro como por exemplo todas as facturas de 2008. Num sistema informático basta um backup que demorará, no máximo dos máximos algumas horas. No sistema tradicional passas 3 semanas a tirar fotocópias.

              Sim tens toda a razão, mas eu desde que fiquei sem um disco rígido do meu pc, fiquei meia alucinada dos neurónios e desconfio de tudo o que são suportes digitais ou electrónicos ou o que queiram chamar...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                Sim tens toda a razão, mas eu desde que fiquei sem um disco rígido do meu pc, fiquei meia alucinada dos neurónios e desconfio de tudo o que são suportes digitais ou electrónicos ou o que queiram chamar...
                Cof... cof... e backups não?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                  Olha a cabeça pá!

                  Ultimamente tenho aderido a tudo o que é factura electrónica, mas admito que para certas empresa ainda seja um bicho de sete cabeças.
                  Mais um por aqui.

                  Extractos do banco e facturas mensais é tudo por e-mail em pdf.

                  Tem como vantagem: não consumir papel, sem problemas de extravio de correio, pode-se guardar sem ocupar espaço fisico.

                  Desvantagem: algum problema no pc e perder os dados, ou quando se troca de mail (isto aconteceu-me ao inicio, antes de desassociar ao mail do servidor da net).

                  De vez em quando faço uns backups para cd ou dvd e pronto.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                    A nível de empresas, penso que mesmo sendo em formato electrónico, tem de ser impressa para arquivo da contabilidade, visto a mesma ter de ser arquivada por 10 anos (acho que não me enganei).

                    A nível pessoal, acabo sempre por imprimir, porque mais mail, menos mail, volta e meia perco o norte às facturas, ou porque o mail é apagado sem querer, ou por qualquer outra razão. E no caso de haver uma reclamação, como está a acontecer agora com o meu pai que no ano passado, no acerto da Luz, RECEBEU 150€, e ainda assim aumentaram o valor da conta certa, este ano recebeu uma nota para PAGAR 800€, sim, OITOCENTOS, não me enganei, de acerto... Isto para não falar no "pormenor" dele ter contador bi-horário e estarem a cobrar como tarifa normal, ou seja, a mais cara . Portanto, só com papéis é que ele consegue reclamar, porque como é óbvio, não terá de pagar 800€ coisa nenhuma...
                    Isto sim é de partir a cabeça... E se não houvessem papéis, estava lixado para contestar...
                    Nesse caso imprimes, se tudo correr bem são pequenos ficheiros guardados de 100 ou 200 kb (se tanto).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                      A nível de empresas, penso que mesmo sendo em formato electrónico, tem de ser impressa para arquivo da contabilidade, visto a mesma ter de ser arquivada por 10 anos (acho que não me enganei).

                      A nível pessoal, acabo sempre por imprimir, porque mais mail, menos mail, volta e meia perco o norte às facturas, ou porque o mail é apagado sem querer, ou por qualquer outra razão. E no caso de haver uma reclamação, como está a acontecer agora com o meu pai que no ano passado, no acerto da Luz, RECEBEU 150€, e ainda assim aumentaram o valor da conta certa, este ano recebeu uma nota para PAGAR 800€, sim, OITOCENTOS, não me enganei, de acerto... Isto para não falar no "pormenor" dele ter contador bi-horário e estarem a cobrar como tarifa normal, ou seja, a mais cara . Portanto, só com papéis é que ele consegue reclamar, porque como é óbvio, não terá de pagar 800€ coisa nenhuma...
                      Isto sim é de partir a cabeça... E se não houvessem papéis, estava lixado para contestar...
                      Confirma-se para as empresas tem que se imprimir para arquivo.
                      Não é por uma questão de legalidade, é mais por uma questão de funcionalidade, para se conseguir com que os lançamentos da contabilidade correspondam a um documento sem qualquer margem para dúvidas, assim há um arquivo central em que cada documento tem o numero de referência na contabilidade, no imobilizado, no copiador, na gestão comercial e as rubricas onde foi lançado, assim é muito mais simples que as coisas batam todas certo e caso não batam vai-se ver a um único sitio o que está mal e corrige-se.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                        Tu não me digas nada ...



                        Há pessoal que parece que parou na década de 60 do sec. passado.

                        Aprenderem a trabalhar com um modelo Y (burocracia e papel, muito papel ) e não saiem dele nem à lei da bala.
                        Nem me digas nada.

                        As vezes parecem o gajo da anedota "podem deitar fora, mas tirem fotocopias".

                        Comentário


                          #13
                          Fizeste-me lembrar certos clientes, mandam-nos os documentos para fazermos a contabilidade, mas antes tiram fotocópia para o arquivo da correspondência, tiram mais uma fotocópia para o aquivo, e ficam com o duplicado para se lembrarem de pagar, e depois da contabilidade estar pronta nós devolvemos os nossos documentos...
                          E outros clientes que tiram fotocópia de algo para eles e mandam-nos tudo originais duplicados fotocópia, j...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                            Confirma-se para as empresas tem que se imprimir para arquivo.
                            Não é por uma questão de legalidade, é mais por uma questão de funcionalidade, para se conseguir com que os lançamentos da contabilidade correspondam a um documento sem qualquer margem para dúvidas, assim há um arquivo central em que cada documento tem o numero de referência na contabilidade, no imobilizado, no copiador, na gestão comercial e as rubricas onde foi lançado, assim é muito mais simples que as coisas batam todas certo e caso não batam vai-se ver a um único sitio o que está mal e corrige-se.
                            desculpa lá, mas não se confirma não. algumas empresas imprimem as facturas electrónicas, apenas porque querem, legalmente uma factura electrónica assinada digitalmente tem o mesmo valor legal de uma em papel.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                              desculpa lá, mas não se confirma não. algumas empresas imprimem as facturas electrónicas, apenas porque querem, legalmente uma factura electrónica assinada digitalmente tem o mesmo valor legal de uma em papel.
                              Exacto.

                              E a questão do número de identificação é exactamente a mesma. Um sistema de gestão documental também numera os documentos digitais ou digitalizados e até permite adicionar-lhe outro tipo de metadados (categorias, tipos de documentos, palavras-chave, etc...) que facilitam a organização e o acesso à informação armazenada.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                Cof... cof... e backups não?

                                Não sejas assim ... Eu estava a fazer backups de tudo, mas as fotos de Paris ocupavam mais que um DVD, e eu estava a pensar como é que as ia organizar para as dividir... demorei foi tempo a mais a pensar
                                Assim fiquei com todas as fotos, MENOS as que mais queria

                                Não vale gozar, ok?

                                Comentário


                                  #17
                                  É necessário sim, porque na contabilidade é essencial saber o diários, os diferentes numeros de lançamento e as diferentes contas e rubricas de cada documento, e se nós escrevermos isso numa factura electrónica ela perde automáticamente a validade, se não escrevermos em lado nenhum não se consegue fazer corresponder os documentos aos diferentes lançamentos e a contabilidade assim de pouco serve, pelo que nos resta as facturas em papel para escrever os tão valiosos números.
                                  Já existe um conjunto de programas capazes de fazer este arquivo em formato digital (tanto para as facturas electrónicas como para as facturas em papel digitalizadas), mas são caros e necessitam de excelentes servidores e postos de trabalho.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                    Nem me digas nada.

                                    As vezes parecem o gajo da anedota "podem deitar fora, mas tirem fotocopias".

                                    Pois ... há quem organize sistemas de arquivos, em que tem a pasta para cópias originais das facturas, mas a cópia da cópia para dar seguimento, e ainda organizam uma pasta de clientes e fornecedores onde colocam as vendas e compras separadas por mês ... e ...

                                    ... e acho que ainda me estão a faltar pastas de arquivo ... para um gajo consultar ...


                                    Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                                    Fizeste-me lembrar certos clientes, mandam-nos os documentos para fazermos a contabilidade, mas antes tiram fotocópia para o arquivo da correspondência, tiram mais uma fotocópia para o aquivo, e ficam com o duplicado para se lembrarem de pagar, e depois da contabilidade estar pronta nós devolvemos os nossos documentos...
                                    E outros clientes que tiram fotocópia de algo para eles e mandam-nos tudo originais duplicados fotocópia, j...
                                    Também há contabilistas que .... ligam o "complicómetro" ... e um gajo fica atulhado em cópias e papeis ...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                                      É necessário sim, porque na contabilidade é essencial saber o diários, os diferentes numeros de lançamento e as diferentes contas e rubricas de cada documento, e se nós escrevermos isso numa factura electrónica ela perde automáticamente a validade, se não escrevermos em lado nenhum não se consegue fazer corresponder os documentos aos diferentes lançamentos e a contabilidade assim de pouco serve, pelo que nos resta as facturas em papel para escrever os tão valiosos números.
                                      Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                      Exacto.

                                      E a questão do número de identificação é exactamente a mesma. Um sistema de gestão documental também numera os documentos digitais ou digitalizados e até permite adicionar-lhe outro tipo de metadados (categorias, tipos de documentos, palavras-chave, etc...) que facilitam a organização e o acesso à informação armazenada.
                                      6 caracteres.

                                      Comentário


                                        #20
                                        ainda ontem tava a perguntar ao meu pai porque é que ele não metia as facturas todas electronicas, e ele respondeu: "nunca, isso é que os bancos querem! se eles não mandam cartas, não gastam papel. Se não gastam papel, não vendo os meus eucaliptos da aldeia"

                                        Confesso que passei a ver as coisas por outro prisma, e hoje já alterei os meus extractos para papel novamente

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X