Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Negócios com animais domésticos VS Animais abandonados e desprezados

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Negócios com animais domésticos VS Animais abandonados e desprezados

    O mundo da venda de animais domésticos trilha-se por caminhos muito nebulosos. Desconheço a legislação em vigor mas parece-me obvio que, tratando-se de um contrato comercial, seja obrigatório a emissão de um documento que oficialize a venda. Resta saber quantos cachorros ou gatinhos vendem-se por diariamente em que seja passada a respectiva factura? O nosso estado fará ideia do montante que lhe escapa pelos escorregadios dedos da sua “eficaz” mão tributária?
    Se vejo, também por , criadores a vender ninhadas de 10 cães a mais de 500 euros por animal, é só fazer bem as contas e perceber o quão rentáveis podem ser estes “negócios animalescos” de luxo.

    Em contraste, num outro mundo (completamente à parte), o dos canis municipais e outros centros e associações de recolha de animais abandonados vive-se na extrema miséria. Falta tudo: condições em geral, espaço, comida, medicamentos e sobretudo uma companhia humana. Sempre na eminência de um triste final: o abate. Quem conhece bem este mundo sabe o esforço que algum voluntariado faz para salvar vidas diariamente desse cruel destino.
    Seguindo esta premissa, deixo aqui uma recomendação para um original presente natalício. Em vez de se perder tempo e paciência nos grandes aglomerados comerciais que nesta época ficam mais concorridos que nunca, porque não fazer um pequeno desvio e passar pelo canil/gatil mais próximo e adoptar um animal para oferecer alguém que precise de uma boa companhia e tenha boas condições para o manter? Seria um presente financeiramente imbatível e faria, garantidamente, dois seres vivos muito felizes.


    #2
    Acredita que se pudesse, era o que faria, até para mim próprio.A minha cadelita veio de um veterinário, aonde a deixaram já com alguns anos, para adopção. Esteve lá uns meses, porque já era adulta e ninguém a adoptava.

    Felizmente, nessa altura andávamos à procura de um cão para a adoptar (o nosso anterior tinha morrido), passamos pelo veterinário (na tentativa que tivesse lá algum cãozinho) e a encontramos. A minha mãe não resistiu e trouxemos logo a Nina!

    Infelizmente, se a não tivéssemos adoptado, tenho sérias dúvidas que alguém a adoptasse...já era adulta e vinha com certos "tiques" (que felizmente já conseguimos evitar, com o hábito e algumas reprimendas verbais), o que é o contrário da maioria, que quer cachorros pequenos e por educar.

    O mal é a casa não dar para mais, porque se à coisa que adoro, é de cães.
    Editado pela última vez por Force; 19 December 2008, 00:11.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por portishead Ver Post
      ...criadores a vender ninhadas de 10 cães a mais de 500 euros por animal, é só fazer bem as contas e perceber o quão rentáveis podem ser estes “negócios animalescos” de luxo...
      Se o criador for minimamente honesto o "lucro" da venda de um cachorro por 500€ ou 1000€ é quase nulo...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por bbaixo Ver Post
        Se o criador for minimamente honesto o "lucro" da venda de um cachorro por 500€ ou 1000€ é quase nulo...
        é isso que não entendo bem. se um cachorro é vendido logo a seguir ao período do desmame, de onde vêm as suas despesas? com a primeira vacina e desparatização?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por portishead Ver Post
          é isso que não entendo bem. se um cachorro é vendido logo a seguir ao período do desmame, de onde vêm as suas despesas? com a primeira vacina e desparatização?


          Se um criador vende um cachorro por 1000€ (atenção, eu disse criador, não vendedor) é sinal que os pais do cachorro são muito muito bons.


          E deves pensar que esses pais se tornaram muito muito bons a comer restos e a ficarem agarrados a uma corrente em casa...

          Comentário


            #6
            Eu só não entendo é porque alguém compra cães e gatos, quandos os há por ai ao pontapé.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
              Se um criador vende um cachorro por 1000€ (atenção, eu disse criador, não vendedor) é sinal que os pais do cachorro são muito muito bons.


              E deves pensar que esses pais se tornaram muito muito bons a comer restos e a ficarem agarrados a uma corrente em casa...
              Isso não tem mais a ver com a linhagem de com a comida que lhe dão? Ok, mas eu até ajudo, paga-se o LOP, a descendência de campeões, a pureza, etc. Mas, custos directos com o cachorro não há! Portanto ainda estou à espera que alguém apresente bons argumentos para me convencer que não se trata de pura especulação de preços.

              Comentário


                #8
                Estão com paciência para me "ouvir"? Se não estiverem, então passem já para a mensagem do user que escrever depois de mim...

                Cá vai...

                É um facto que há por aí muitos criadeiros, vendedores, multiplicadores de cães, vigaristas, enfim, o que lhes quiserem chamar. Isso eu não chamo de Criador, e esses sim, ganham dinheiro, e não é pouco.
                Entre as pessoas que são minhas amigas, conhecidas ou apenas users de fóruns, eu tentei já milhares de vezes sensibilizar para não comprarem um cão numa loja, num vendedor ou multiplicador de cães, abri há tempos este tópico: http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=59309 e tentei explicar a diferença entre Criador e criadeiro, mas ainda assim há quem não queira saber e ache que eu é que sou a "maluquinha dos animais"... adiante.

                O trabalho de um Criador à séria, que hoje em dia é algo em vias de extinção, não é só pôr o cão a cobrir a cadela e vender o que nasce dali.
                Normalmente começa pela aquisição de uma excelente cadela, cadela essa que já por si só não é barata. Depois, além da manutenção da ou das cadelas, como vacinas, desparasitações, alimentação e afins, há que ir desde cedo às exposições de beleza, às monográficas (só dessa raça, para quem não sabe o que é uma monográfica), não só em Portugal, mas também ao estrangeiro. As idas às exposições implicam muitas despesas, não só na deslocação, como no alojamento, alimentação, etc. No entanto é algo fundamental, só assim se pode avaliar se uma cadela ou um cão são efectivamente bons exemplares da raça, e se vale ou não a pena deixar descendência a fim de melhorar ou manter as características originais da raça que escolhemos para criar.
                Até aos 2 ou 2 anos e meio, além das exposições, as cadelas devem fazer exames médicos para despistes de doenças hereditárias, e/ou inerentes à raça. Esses exames são bem caros.
                Quando a(s) cadela(s) têm finalmente idade para cruzar, e estou a falar em 2 ou mais anos, dependendo do porte do animal, há que planear a cruza, e isso muitas vezes implica a deslocação ao estrangeiro ou a importação de esperma de um determinado cão, congelado, para fazer a inseminação. Se a escolha do macho for mal feita, a ninhada fica comprometida. E aqui falo em aspectos de morfologia e temperamento dos progenitores, o Criador tem sempre de ter em conta as características da sua cadela para, aquando da escolha do macho, conseguir colmatar os "défices" da sua cadela. A cruza também se paga, e bem...
                P.E., num São Bernardo, se a cadela for muito alta e estreita de anca, teremos de procurar um macho não muito alto, e com uma boa estrutura óssea para "compensar" o que a cadela tem a menos. Se escolhermos um macho também muito alto, corremos sérios riscos de ter crias que saiem fora do estalão da raça por terem altura a mais e "osso a menos". Este é só um exemplo básico, há milhares de "defeitos" que devem ser corrigidos através da escolha mais correcta dos progenitores.

                Durante a gestação, e isto no caso de a cadela ter sido mesmo fecundada, que às vezes não acontece, têm de ser feitas várias ecografias, análises e exames de rotina para ter a certeza que está tudo a correr bem.
                Quando corre bem, podem ainda haver complicações no parto, e isso vai implicar uma cesariana...

                Na amamentação, se for parto normal e a progenitora ter leite suficiente, há apenas a necessidade de a alimentar com uma boa ração, talvez um ou outro suplemento, e em princípio corre tudo bem até ao desmame. Se correr mal, as crias terão de ser todas alimentadas a biberão, e aí nem vale a pena dizer mais nada...

                Um bom Criador, não vende um cachorro com menos de 8 semanas NO MÍNIMO... O período de sociabilização dos cachorros com a mãe e irmãos, é fundamental para o seu correcto desenvolvimento. Ainda que haja gente que diz "já come já não precisa da mãe..."

                Por fim vêm as desparasitações extras da mãe, as dos cachorros, as vacinas e os registos da ninhada, que posso já dizer que é 25€ por cachorro.

                Portanto, depois de somadas todas estas coisas, e falo em somar euros, acreditem que não há lucro numa ninhada, se houver é muito pouco... Claro que os criadeiros fazem dinheiro, porque também vendem cachorros ao preço de Criador, mas limitam-se a cruzar os cães e despachar as crias assim que começam a comer... Estão-se pouco lixando para a raça e para tudo o que referi atrás...

                Agora falando em quem compra em lojas e criadeiros, depois da informação que existe na net, daquela que eu (a amigos pessoais) forneço, das explicações todas que eu e outras pessoas dão, ainda acham que não tem mal nenhum comprar um cão de uma raça qualquer por 100 ou 200 euros, até porque "não querem o LOP para nada porque não vão a exposições", eu nada mais tenho a acrescentar, a não ser que são elas as responsáveis por haverem tantos criadeiros a ganhar dinheiro à custa da venda de cães e gatos.
                Muitas vezes são essas mesmas pessoas que mais tarde os abandonam.

                Agora falando das adopções, acho uma atitude muito nobre, eu já adoptei vários cães durante a minha vida, mas acho que cada um é livre de escolher entre o adoptar ou o comprar a um BOM Criador, porque se é para "comprar baratinho", então aí sim, condeno e muito pelo que expus atrás.

                Mas outra coisa também é certa, no nosso país, o que contribui para esta miséria que há em canis e associações, é não só a falta de civismo da população em geral, mas também a pobreza e a decadência em que Portugal entrou nestes últimos anos... A primeira coisa ou despesa, de que as pessoas se "livram", são os animais... Além de tudo isto, há uma série de Leis que não são aplicadas, e outras que nem sequer existem, nomeadamente as que PUNEM quem maltrata e abandona um animal, porque se as pessoas começassem a pagar pelo abandono e pelos maus tratos, e não falo só em multas mas também em penas de prisão como é em alguns países da Europa, as pessoas começavam a pensar duas vezes antes de adoptar um animal, quanto mais em fazer-lhe mal.

                No entanto há aqui algo que foi dito, com que não posso concordar... ANIMAL NÃO É PRESENTE. A compra ou adopção de um animal de estimação é algo que tem de ter o consenso da família, têm de ser estudados os prós e os contras em ter um animal, nomeadamente o que fazer em tempo de férias, se há ou não capacidade económica para manter o animal, e não falo só na alimentação e vacinas, falo em extras como me aconteceu a mim há uma semana por exemplo, em que tive de operar o meu cão de urgência e a "brincadeira" ficou-me em 890€, se estão dispostos a ter um animal que vai condicionar a vida durante pelo menos 10 anos, ou bem mais, etc, etc...
                Portanto não se deve fazer a "surpresa" de oferecer um animal a alguém como prenda de Natal ou de aniversário, lembrem-se que muitas vezes são esses mesmos que estarão em canis no Verão seguinte...

                Bom, não me alongo mais, se conseguiste ler até aqui, o meu obrigado, e espero ter sido útil e ter contribuído para alguma coisa neste tópico.

                Xuga

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por portishead Ver Post
                  Isso não tem mais a ver com a linhagem de com a comida que lhe dão? Ok, mas eu até ajudo, paga-se o LOP, a descendência de campeões, a pureza, etc. Mas, custos directos com o cachorro não há! Portanto ainda estou à espera que alguém apresente bons argumentos para me convencer que não se trata de pura especulação de preços.

                  Escrevi a minha mensagem enquanto escrevias esta, espero que a minha (longa) mensagem seja esclarecedora q.b.
                  Estás à vontade para perguntar o que quiseres. E já agora, não sou, nunca fui, nem nunca serei criadora de nada, só de ratos para dar de comer às minhas cobras...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
                    Eu só não entendo é porque alguém compra cães e gatos, quandos os há por ai ao pontapé.
                    Tenho duas crias esterilizadas que nasceram duma gata que "apareceu" aqui por casa.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por portishead Ver Post
                      Isso não tem mais a ver com a linhagem de com a comida que lhe dão? Ok, mas eu até ajudo, paga-se o LOP, a descendência de campeões, a pureza, etc. Mas, custos directos com o cachorro não há! Portanto ainda estou à espera que alguém apresente bons argumentos para me convencer que não se trata de pura especulação de preços.


                      e achas que a boa linhagem vem de onde? Do espírito santo? A boa linhagem consegue-se com muita dedicação, e muito dinheiro!!

                      Comentário


                        #12
                        Texuga, mereces um prémio! Não pelo que escreveste, que é óbvio, e qualquer pessoa pode ler noutro lado qualquer, mas acima de tudo, pela tua paciência!


                        Eu já desisti... Mas o meu prémio de user do Ano vai para Ti!!!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                          Texuga, mereces um prémio! Não pelo que escreveste, que é óbvio, e qualquer pessoa pode ler noutro lado qualquer, mas acima de tudo, pela tua paciência!


                          Eu já desisti... Mas o meu prémio de user do Ano vai para Ti!!!

                          Obrigado, sinto-me lisonjeada!!!

                          Epá mas o que eu escrevi está resumido, e não encontras assim em qualquer "ciber-esquina"

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por portishead Ver Post
                            é isso que não entendo bem. se um cachorro é vendido logo a seguir ao período do desmame, de onde vêm as suas despesas? com a primeira vacina e desparatização?
                            Nenhum Criador digno desse nome vende os cães à toa... são caros sim, mas pelo menos sabemos normalmente que isso se deve aos pais, alimentação, registo no CPC do respectivo LOP, etc...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                              Nenhum Criador digno desse nome vende os cães à toa... são caros sim, mas pelo menos sabemos normalmente que isso se deve aos pais, alimentação, registo no CPC do respectivo LOP, etc...
                              O Registo dos cães é de tudo, o mais barato... são 25€ por cada cachorro!

                              Lê o meu post acima...

                              Comentário


                                #16
                                Obrigado, Texuga. Era exactamente isto que eu precisava de ler.:-)

                                Já agora consegues esclarecer-me quanto à questão fiscal do negócio? São ou não emitidas facturas no acto da maioria destas vendas? Esse rendimento é ou não declarado?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                  e achas que a boa linhagem vem de onde? Do espírito santo? A boa linhagem consegue-se com muita dedicação, e muito dinheiro!!
                                  Pela tua parte tinha ficado só a saber que não vinha dos restos. Foi um excelente contributo para o meu esclarecimento!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por portishead Ver Post
                                    Obrigado, Texuga. Era exactamente isto que eu precisava de ler.:-)

                                    Já agora consegues esclarecer-me quanto à questão fiscal do negócio? São ou não emitidas facturas no acto da maioria destas vendas? Esse rendimento é ou não declarado?

                                    Não a não ser que seja uma loja, mas um Criador não passa factura, assim como também não tem onde ou como apresentar as despesas inerentes à Criação . Portanto não pode passar facturas de um suposto negócio onde só existe o proveito, não existe o custo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                      No entanto há aqui algo que foi dito, com que não posso concordar... ANIMAL NÃO É PRESENTE. A compra ou adopção de um animal de estimação é algo que tem de ter o consenso da família, têm de ser estudados os prós e os contras em ter um animal, nomeadamente o que fazer em tempo de férias, se há ou não capacidade económica para manter o animal, e não falo só na alimentação e vacinas, falo em extras como me aconteceu a mim há uma semana por exemplo, em que tive de operar o meu cão de urgência e a "brincadeira" ficou-me em 890€, se estão dispostos a ter um animal que vai condicionar a vida durante pelo menos 10 anos, ou bem mais, etc, etc...
                                      Portanto não se deve fazer a "surpresa" de oferecer um animal a alguém como prenda de Natal ou de aniversário, lembrem-se que muitas vezes são esses mesmos que estarão em canis no Verão seguinte...
                                      Obviamente que não se pode oferecer qualquer animal a qualquer pessoa! É preciso saber se a pessoa tem condições - referi isso no meu post inicial - económicas, físicas, psicológicas, etc., para ser presenteado .

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                        Não a não ser que seja uma loja, mas um Criador não passa factura, assim como também não tem onde ou como apresentar as despesas inerentes à Criação . Portanto não pode passar facturas de um suposto negócio onde só existe o proveito, não existe o custo.
                                        Ok. Mas fazendo disso uma actividade económica acredito que tenha declarar ambos (proveitos e custos). Penso eu.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por portishead Ver Post
                                          Ok. Mas fazendo disso uma actividade económica acredito que tenha declarar ambos (proveitos e custos). Penso eu.

                                          Finanças e fiscalidade não é de todo a minha área, mas a Criação de cães não está contemplada na Lei como "actividade económica". O que está é a Criação de animais para consumo como aves, vacas, cabras, ovelhas, etc.


                                          Relativamente ao post em cima, sobre eu discordar do animal como presente, há algumas excepções, mas são tão, mas tão raras, que prefiro NUNCA oferecer animal nenhum no Natal... A não ser como fiz há 11 anos, ofereci o nosso Dobermann como presente de Natal ao meu marido... Ainda tenho os dois, cão e marido


                                          Edit: Um Criador não faz mais do que uma ninhada por cadela e por ano, no máximo... Com tanta despesa, era um negócio falido à partida...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Texuga Ver Post


                                            Relativamente ao post em cima, sobre eu discordar do animal como presente, há algumas excepções, mas são tão, mas tão raras, que prefiro NUNCA oferecer animal nenhum no Natal... A não ser como fiz há 11 anos, ofereci o nosso Dobermann como presente de Natal ao meu marido... Ainda tenho os dois, cão e marido


                                            ...


                                            Acredita: estou muito longe de querer equiparar um cachorro a um berbequim!
                                            No constante convivio com as pessoas apercebes-te da sua potencialidade para terem animais a seu cargo. Para além do que conheces de experiências semelhantes no passado...
                                            Vou oferecer um cachorro à minha sobrinha, não só por saber que ela adora animais mas porque conheço muito bem os perfis do seus pais, no fundo, os principais responsáveis pelo futuro do animal.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por portishead Ver Post


                                              Acredita: estou muito longe de querer equiparar um cachorro a um berbequim!
                                              No constante convivio com as pessoas apercebes-te da sua potencialidade para terem animais a seu cargo. Para além do que conheces de experiências semelhantes no passado...
                                              Vou oferecer um cachorro à minha sobrinha, não só por saber que ela adora animais mas porque conheço muito bem os perfis do seus pais, no fundo, os principais responsáveis pelo futuro do animal.

                                              Nem mais

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                                Nem mais
                                                Aqui está a "fera" em questão:




                                                Cruzado de serra da estrela com dogue alemão. (Foram os pais dela que pediram um animal de grande porte.)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por portishead Ver Post
                                                  Aqui está a "fera" em questão:




                                                  Cruzado de serra da estrela com dogue alemão. (Foram os pais dela que pediram um animal de grande porte.)
                                                  Melhor do que isso foi quando se cruzou lá em casa o serra da estrela com a cadela cocker...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
                                                    Eu só não entendo é porque alguém compra cães e gatos, quandos os há por ai ao pontapé.
                                                    E aquelas pessoas que compram e depois gabam-se que deram 400€ pelo bicho?..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não sei se estou no tópico certo mas venho-vos pedir ajuda.

                                                      Como já tinha referido aqui no fórum, encontrei uma ninhada de 9 cães com cerca de 2 meses de descendência de rottweiller num local abandonado muito perto de uma estrada com algum transito (encontrei-os porque iam atravessar a estrada). 4 dias depois de os ter encontrado descobri que afinal têm dono, no entanto este só quer 2, entretanto já consegui dar 6 e resta apenas dar uma cadelinha. A questão é que, deixei de ir diariamente alimenta-los quando soube que tinham dono, fui lá recentemente e verifiquei q os cães estão mais magros e até se notam os ossos das costelas (anteriormente n era visivel) também nem àgua têm.

                                                      Pergunto me para que é q o sr quer os cães se nao os alimenta sequer? Estou a ponderar em ir ''rouba-los'' e entregá-los numa associação de acolhimento.

                                                      Gostava de saber as vossas opinioes.

                                                      E já agora, alguem quer um cão ou uma cadela? O avó era puro e os pais cruzados (rottweiller).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Anab Ver Post
                                                        Não sei se estou no tópico certo mas venho-vos pedir ajuda.

                                                        Como já tinha referido aqui no fórum, encontrei uma ninhada de 9 cães com cerca de 2 meses de descendência de rottweiller num local abandonado muito perto de uma estrada com algum transito (encontrei-os porque iam atravessar a estrada). 4 dias depois de os ter encontrado descobri que afinal têm dono, no entanto este só quer 2, entretanto já consegui dar 6 e resta apenas dar uma cadelinha. A questão é que, deixei de ir diariamente alimenta-los quando soube que tinham dono, fui lá recentemente e verifiquei q os cães estão mais magros e até se notam os ossos das costelas (anteriormente n era visivel) também nem àgua têm.

                                                        Pergunto me para que é q o sr quer os cães se nao os alimenta sequer? Estou a ponderar em ir ''rouba-los'' e entregá-los numa associação de acolhimento.

                                                        Gostava de saber as vossas opinioes.

                                                        E já agora, alguem quer um cão ou uma cadela? O avó era puro e os pais cruzados (rottweiller).
                                                        sugeria que contactasses a lpda o quanto antes.
                                                        quanto à adopção, há vários sítios na net, por exemplo:
                                                        adopta-me ou o olx.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já tentei no OLX Podem ver aqui:

                                                          http://lagoa-faro.olx.pt/encontrada-...s-iid-16394595

                                                          Contactei hoje SPA (Sociedade Protectora dos Animais) e disseram me que posso ir lá buscá-los visto que estão no terreno abandonado e nem devem ter vacinação. Mas para ir busca-los tenho que ter quem os adopte.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Anab,,

                                                            A LPDA não faz rigorosamente nada, nem vale mesmo a pena contactar.
                                                            O que te disseram da SPA é verdade, podes ir buscá-los, mas tens de ter um dono para eles... Infelizmente as Associações estão lotadas e não aceitam mais cães...

                                                            Um conselho, não digas que são "arraçados de rottweiler", isso é logo um ponto negativo para quem adopta, e provavelmente eles de Rott já só devem ter a cor do pêlo...

                                                            Boa sorte, e se conseguires dono para a mãe, melhor ainda...

                                                            Xuga

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X