Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda com instalação electrica...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda com instalação electrica...

    Boas!


    Aqui em casa ao longo do corredor tenho interruptores de toque para acender a respectiva iluminação.

    Só que à dias ao ao carregar no botão este mandou toda a instalação eléctrica abaixo. Indo por partes a restabelecer as ligações no quadro, fui obrigado a desligar a fase destes ditos botões visto que fazem disparar o quadro.

    Não sei o que se passou visto este problema acontecer de um momento para a o outro.

    E já agora um pequeno reparo, enquanto isto funcionava, sempre que se carregava num dos botões ouvia se um estalo no quadro eléctrico...

    Alguém mais entendido sabe onde poderá estar o problema?

    #2
    isso está como comutador de escada? muito possivelmente um desses interruptores dá em curto-circuito se não estou em erro.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por GaLLardO Ver Post
      isso está como comutador de escada? muito possivelmente um desses interruptores dá em curto-circuito se não estou em erro.
      Isso ja não sei..

      O que sei é que agora basta ligar a fase no quadro para este disparar e desligar tudo.

      Comentário


        #4
        Boas,

        Verifica as ligações todas, vê se os fios estão todos bem ligados e apertados, pode algum estar a encostar onde n deve. Vê igualmente no quadro!


        Se n te sentes à vontade desliga o quadro todo durante essa operação.


        Cumps,
        Edd

        Comentário


          #5
          Um dos comutadores de escada está em curto-circuito...é ver qual está queimado e substituir.

          Comentário


            #6
            O que está no quadro eléctrico e dá um estalido é um dispositivo chamado "telerruptor" ou "teleinterruptor".

            O "telerruptor", como o nome indica, é um interruptor controlado à distância.

            Os modelos mais antigos de telerruptor tinham um pequeno electroíman actuado pelos botões. De cada vez que se carrega num botão o electroíman é alimentado e comuta os contactos da lâmpada - ora acende, ora apaga.

            Alguns modelos são electrónicos (em vez de ter o tal electroíman) mas a ideia é a mesma.

            O estalido que ouves é o contacto das luzes no tal telerruptor a abrir ou a fechar.

            O problema que tens ocorre com todos os botões ou só com um em particular? Se é com todos, provavelmente o telerruptor avariou. Se é só com um botão, investiga esse.

            (Nota: não tens um circuito com comutação de escada vulgar, ao contrário do que te apontaram).

            Comentário


              #7
              O que tenho espalhado pelo corredor é isto:



              e foi neste que carreguei em particular na altura em que isto deixou de funcionar!

              Ora a casa tem meses ainda, o electricista é que não parecia ter grande conhecimento das coisas....

              Posso dar um exemplo, montar um candeeiro de rua ao contrario em que uma criança via bem que não era assim que aquilo se montava... mas pronto isto foi um pequeno aparte.

              Comentário


                #8
                Esse botão, quando premido, volta à posição original, não é? Confirma-se que é um telerruptor.

                Comentário


                  #9
                  O teu problema terá de ser ou no telerruptor ou nos casquilhos das lampadas.
                  Um interruptor não pode gerar este problema, pois no mesmo só funciona o neutro à entrada e à saida.
                  O que pode estar a acontecer é teres um neutro de um candeeiro a tocar numa fase. Sempre que ligas a fase no quadro, à curto circuito fase neutro. No entanto, penso que o problema principal será no telerruptor, que deve estar em curto circuito interno.
                  Se fosse eu, o 1º teste para despiste da avaria do telerruptor era fazer um shunt directo na fase de entrada do telerruptor e na saida do mesmo, tendo o cuidado para desligar o telerruptor. Ligava o disjuntor e via se ia novamente abaixo. Se não for, é porque o problema era no tele. Senão, tens uma fase a tocar numa neutro algures nos candeeiros.
                  Abraço

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                    Esse botão, quando premido, volta à posição original, não é? Confirma-se que é um telerruptor.
                    Sim volta a posição como está na imagem!

                    Então o que aconselham, ontem comprei daqueles reguladores de luz por forma a substituir esse da imagem e assim controlar melhor a luz, falta é saber se cabe no buraco da parede.

                    E agora onde está o problema?

                    No quadro ou no botão da imagem?

                    PS: Tentem escrever num portugues mais acessivel, visto eu não estar muito dentro dos termos da electrónica...
                    Editado pela última vez por Robie; 31 December 2008, 11:54.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por _robie_ Ver Post
                      Sim volta a posição como está na imagem!

                      Então o que aconselham, ontem comprei daqueles reguladores de luz por forma a substituir esse da imagem e assim controlar melhor a luz, falta é saber se cabe no buraco da parede.

                      E agora onde está o problema?

                      No quadro ou no botão da imagem?

                      PS: Tentem escrever num portugues mais acessivel, visto eu não estar muito dentro dos termos da electrónica...
                      O k???De uma forma basica, vou-te explicar como isso funciona: o interruptor que tens na imagem apenas manda um sinal ao quadro para ligar as luzes; tipo, manda um impulso para o quadro, o telerruptor reage passando corrente para as lampadas da tua casa. Esse que tu compraste é um interruptor fixo. ou tá sempre ligado ou desligado. Não serve para comutador de escadas que é o k tu tens em tua casa.
                      Não te lembraste que para isso então terias de substituir todos os interruptores por uns iguais aos que compraste?
                      Se achas que o problema ta no interruptor da imagem, saca-lo para fora, desliga os fios e volta a ligar a fase no quadro. Ves logo se o problema era aí...
                      Abraço

                      Comentário


                        #12
                        Então este que comprei faz o mesmo, que é ligar a luz e regula a luminosidade....apesar de ser diferente dos outros como mostra a imagem acima.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por _robie_ Ver Post
                          Então este que comprei faz o mesmo, que é ligar a luz e regula a luminosidade....apesar de ser diferente dos outros como mostra a imagem acima.

                          Nada disso.

                          Não podes usar um regulador de intensidade com um telerruptor.
                          Também não podes usar um regulador de intensidade se queres acender/apagar a luz de vários locais.

                          Como já te explicaram, os botões só mandam um "impulso" eléctrico para comando do telerruptor. Logo, os botões têm que ser contactos simples que se tocam quando o botão é premido e que se soltam logo que o botão é largado.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Nada disso.

                            Não podes usar um regulador de intensidade com um telerruptor.
                            Também não podes usar um regulador de intensidade se queres acender/apagar a luz de vários locais.

                            Como já te explicaram, os botões só mandam um "impulso" eléctrico para comando do telerruptor. Logo, os botões têm que ser contactos simples que se tocam quando o botão é premido e que se soltam logo que o botão é largado.
                            Que chatice pensei que isto assim iria funcionar, com um interruptor diferente...

                            O que se passa aqui é que qualquer dos botões da imagem acendem todas a luzes do corredor, ou seja está tudo na mesma fase...

                            Sendo assim terei de comprar um igual ao da imagem, caso o problema seja dali...

                            Comentário


                              #15
                              Deixa-me dizer-te (e sem qualquer tipo de desconsideração por ti) que deves ficar mais bem servido se chamares um electricista...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                Deixa-me dizer-te (e sem qualquer tipo de desconsideração por ti) que deves ficar mais bem servido se chamares um electricista...
                                Pois já tinha chegado a essa conclusão!

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X