in MotoclubeVirtual ( http://www.motoclubevirtual.pt/index...k=view&id=6505 ):
Fica aqui a informação e o apelo a todos os motociclistas que se queiram juntar a esta manifestação.
Passem palavra.
Quantos mais conseguirmos estar presentes, melhor.
"V"
Exmº Senhor
Dr. António Costa
Digníssimo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Paços do Concelho - Praça do Município
1149-014 Lisboa
Assunto: Mobilidade e Segurança para veículos motorizados de duas rodas em Lisboa.
Sendo um Moto Clube de âmbito nacional, o Moto Clube Virtual mantém e gere um site com 7750 inscritos, onde diariamente, num fórum e numa lista de distribuição de correio electrónico, são discutidos múltiplos assuntos relacionados com a prática e actividade motociclística. Só na zona de Lisboa, o Moto Clube Virtual tem inscritos na sua lista de distribuição de correio cerca 3000 motociclistas.
Nesta perspectiva, o Moto Clube Virtual está permanentemente atento às questões que afectam os nossos milhares de associados e simpatizantes, nomeadamente, as todas as que estão ligadas à segurança, à mobilidade e ao trânsito, em especial dentro da cidade de Lisboa.
Ao longo dos últimos cinco anos, várias foram as vezes em que nos dirigimos directamente à Câmara de Lisboa, buscando um diálogo com quem à frente da CML, dirigia os destinos da cidade. Aos diferentes presidentes da CML entregamos as nossas contribuições e pontos de vista, que pensávamos e pensamos de utilidade, por serem baseados em experiências recolhidas pelos principais interessados.
Assim aconteceu na presidência do Sr. Dr. Pedro Santana Lopes, a propósito da notícia do Projecto de Taxação para a Circulação Automóvel na Baixa de Lisboa. Nessa altura pretendia-se colocar em vigor a partir do segundo semestre de 2004, um projecto semelhante ao implementado em Londres. O Moto Clube Virtual propôs então que dado que os ciclomotores e motociclos contribuíam inteligentemente, para o desafogo do trânsito em Lisboa, a adesão a este tipo de veículos deveria torná-los isentos da referida Taxa.
De igual modo propusemos a autorização para a circulação dos veículos de duas rodas nas faixas BUS dentro da cidade, criando simultaneamente regulamentos favoráveis e funcionais quanto ao estacionamento. Este seria um contributo fundamental para a diminuição de inúmeros factores negativos na circulação e congestionamento do trânsito automóvel, e os subsequentes problemas de estacionamento.
O passo seguinte foi já na presidência do Sr. Eng.º Carmona Rodrigues e por ocasião da apresentação no dia 22 de Setembro de 2004, do projecto de colocação dos separadores físicos conhecidos como pilaretes, na Rua da Junqueira, em Lisboa.
Nessa altura uma delegação do Moto Clube Virtual teve a oportunidade de ouvir, no local, e da boca do então Sr. Presidente da Câmara, a afirmação de que tais dispositivos estavam colocados a título experimental. Afirmava nessa altura o Eng.º Carmona Rodrigues que o alcance da oportunidade da colocação desses pilaretes seria avaliado em Dezembro desse ano por várias entidades, entre as quais a extinta DGV.
O Sr. Eng.º Carmona Rodrigues foi mesmo mais longe ao afirmar que tal projecto fazia parte de uma série de medidas englobadas num projecto mais vasto de legislação, já na altura pronto e a apresentar ao Governo, visando permitir a circulação dos veículos de duas rodas nos chamados corredores BUS.
Por essa época o Sr. Presidente da Federação Nacional de Motociclismo, dr. Jorge Viegas, num entrevista à Revista Motojornal, fazia uma avaliação da sua actividade, afirmando ser o responsável pela retirada dos equipamentos em causa da Rua da Junqueira. Registámos igualmente, em plena campanha eleitoral autárquica, a promessa do Sr. Engº Carmona Rodrigues, prometendo que, em caso de ser eleito, iria mandar retirar os referidos equipamentos.
Em 30 de Março de 2006, voltámos a dirigir-nos à CML, colocando-nos ao dispor da autarquia a que Vª Exª superiormente preside, no sentido de podermos colaborar na retirada dos equipamentos, uma vez que se continuavam a verificar transtornos para a circulação em segurança dos veículos de duas rodas. Nessa altura afirmávamos que só por haver outras prioridades nos vossos serviços esses pilaretes ainda estavam colocados.
Já com todo este histórico, verifica-se que quase cinco anos depois, nunca merecemos uma simples resposta da CML. Registámos já, durante a Presidência de Vª Exª, alguns problemas com o estacionamento dos veículos de duas rodas, não só na via pública como também nas zonas geridas pela empresa municipal EMEL.
Mantêm sem solução algumas outras questões importantes para a segurança rodoviária, como sejam os 11 kms de carris desactivados que se mantêm colocados em Lisboa. Isto para não falar da sinalização horizontal onde é absolutamente importante a aplicação de tinta com propriedades anti-deslizantes ou com outra configuração de pintura, à semelhança de muitas capitais europeias.
Dessas capitais europeias, Londres tem sido pioneira na capacidade de entender que se deve incentivar a utilização dos veículos de duas rodas. Através das acções do TFL - Transport For London (http://www.tfl.gov.uk/), a cidade vai implementar a partir de 5 de Janeiro de 2009 um período de experiencia de 18 meses durante o qual os motociclos e ciclomotores vão ser autorizados a circular nas faixas BUS de Londres. Mais pormenores relativos a esta questão podem também ser vistos em http://www.acem.eu/NWSL/newsl16/tfl.htm
Segundo a Transport For London, a intenção é contribuir para aumentar a segurança dos motociclistas e diminuir o congestionamento de tráfego na cidade.
O alcance desta medida ultrapassa em muito a cidade de Londres, já que a maioria das capitais europeias e também Nova Iorque, Chicago, Milão ou Auckland têm monitorizado as medidas tomadas e já adoptaram algumas delas.
Porque todas as questões enunciadas necessitam de ter respostas urgentes, o Moto Clube Virtual, depois de consultados os seus simpatizantes e associados decidiu:
· Realizar na segunda-feira, dia 5 de Janeiro de 2009, a partir das 19h00, com concentração a partir das 18h30, um desfile de motos em Lisboa, que utilizará as faixas BUS nos seguintes itinerários:
A. Praça do Saldanha, Av. Fontes Pereira de Melo, Pr. Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade, Praça do Município.
B. Amoreiras, Av. Joaquim António de Aguiar, Marquês de Pombal, Av. da Liberdade, Praça do Município.
O nosso objectivo é entregar ao Sr. Presidente da Câmara Municipal uma cópia desta carta e contribuir para sensibilizar a opinião pública para as questões da mobilidade em segurança e das vantagens para a circulação em Lisboa dos veículos motorizados de duas rodas.
A Direcção do Moto Clube Virtual
Lisboa, 29 de Dezembro de 2008
Dr. António Costa
Digníssimo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Paços do Concelho - Praça do Município
1149-014 Lisboa
Assunto: Mobilidade e Segurança para veículos motorizados de duas rodas em Lisboa.
Sendo um Moto Clube de âmbito nacional, o Moto Clube Virtual mantém e gere um site com 7750 inscritos, onde diariamente, num fórum e numa lista de distribuição de correio electrónico, são discutidos múltiplos assuntos relacionados com a prática e actividade motociclística. Só na zona de Lisboa, o Moto Clube Virtual tem inscritos na sua lista de distribuição de correio cerca 3000 motociclistas.
Nesta perspectiva, o Moto Clube Virtual está permanentemente atento às questões que afectam os nossos milhares de associados e simpatizantes, nomeadamente, as todas as que estão ligadas à segurança, à mobilidade e ao trânsito, em especial dentro da cidade de Lisboa.
Ao longo dos últimos cinco anos, várias foram as vezes em que nos dirigimos directamente à Câmara de Lisboa, buscando um diálogo com quem à frente da CML, dirigia os destinos da cidade. Aos diferentes presidentes da CML entregamos as nossas contribuições e pontos de vista, que pensávamos e pensamos de utilidade, por serem baseados em experiências recolhidas pelos principais interessados.
Assim aconteceu na presidência do Sr. Dr. Pedro Santana Lopes, a propósito da notícia do Projecto de Taxação para a Circulação Automóvel na Baixa de Lisboa. Nessa altura pretendia-se colocar em vigor a partir do segundo semestre de 2004, um projecto semelhante ao implementado em Londres. O Moto Clube Virtual propôs então que dado que os ciclomotores e motociclos contribuíam inteligentemente, para o desafogo do trânsito em Lisboa, a adesão a este tipo de veículos deveria torná-los isentos da referida Taxa.
De igual modo propusemos a autorização para a circulação dos veículos de duas rodas nas faixas BUS dentro da cidade, criando simultaneamente regulamentos favoráveis e funcionais quanto ao estacionamento. Este seria um contributo fundamental para a diminuição de inúmeros factores negativos na circulação e congestionamento do trânsito automóvel, e os subsequentes problemas de estacionamento.
O passo seguinte foi já na presidência do Sr. Eng.º Carmona Rodrigues e por ocasião da apresentação no dia 22 de Setembro de 2004, do projecto de colocação dos separadores físicos conhecidos como pilaretes, na Rua da Junqueira, em Lisboa.
Nessa altura uma delegação do Moto Clube Virtual teve a oportunidade de ouvir, no local, e da boca do então Sr. Presidente da Câmara, a afirmação de que tais dispositivos estavam colocados a título experimental. Afirmava nessa altura o Eng.º Carmona Rodrigues que o alcance da oportunidade da colocação desses pilaretes seria avaliado em Dezembro desse ano por várias entidades, entre as quais a extinta DGV.
O Sr. Eng.º Carmona Rodrigues foi mesmo mais longe ao afirmar que tal projecto fazia parte de uma série de medidas englobadas num projecto mais vasto de legislação, já na altura pronto e a apresentar ao Governo, visando permitir a circulação dos veículos de duas rodas nos chamados corredores BUS.
Por essa época o Sr. Presidente da Federação Nacional de Motociclismo, dr. Jorge Viegas, num entrevista à Revista Motojornal, fazia uma avaliação da sua actividade, afirmando ser o responsável pela retirada dos equipamentos em causa da Rua da Junqueira. Registámos igualmente, em plena campanha eleitoral autárquica, a promessa do Sr. Engº Carmona Rodrigues, prometendo que, em caso de ser eleito, iria mandar retirar os referidos equipamentos.
Em 30 de Março de 2006, voltámos a dirigir-nos à CML, colocando-nos ao dispor da autarquia a que Vª Exª superiormente preside, no sentido de podermos colaborar na retirada dos equipamentos, uma vez que se continuavam a verificar transtornos para a circulação em segurança dos veículos de duas rodas. Nessa altura afirmávamos que só por haver outras prioridades nos vossos serviços esses pilaretes ainda estavam colocados.
Já com todo este histórico, verifica-se que quase cinco anos depois, nunca merecemos uma simples resposta da CML. Registámos já, durante a Presidência de Vª Exª, alguns problemas com o estacionamento dos veículos de duas rodas, não só na via pública como também nas zonas geridas pela empresa municipal EMEL.
Mantêm sem solução algumas outras questões importantes para a segurança rodoviária, como sejam os 11 kms de carris desactivados que se mantêm colocados em Lisboa. Isto para não falar da sinalização horizontal onde é absolutamente importante a aplicação de tinta com propriedades anti-deslizantes ou com outra configuração de pintura, à semelhança de muitas capitais europeias.
Dessas capitais europeias, Londres tem sido pioneira na capacidade de entender que se deve incentivar a utilização dos veículos de duas rodas. Através das acções do TFL - Transport For London (http://www.tfl.gov.uk/), a cidade vai implementar a partir de 5 de Janeiro de 2009 um período de experiencia de 18 meses durante o qual os motociclos e ciclomotores vão ser autorizados a circular nas faixas BUS de Londres. Mais pormenores relativos a esta questão podem também ser vistos em http://www.acem.eu/NWSL/newsl16/tfl.htm
Segundo a Transport For London, a intenção é contribuir para aumentar a segurança dos motociclistas e diminuir o congestionamento de tráfego na cidade.
O alcance desta medida ultrapassa em muito a cidade de Londres, já que a maioria das capitais europeias e também Nova Iorque, Chicago, Milão ou Auckland têm monitorizado as medidas tomadas e já adoptaram algumas delas.
Porque todas as questões enunciadas necessitam de ter respostas urgentes, o Moto Clube Virtual, depois de consultados os seus simpatizantes e associados decidiu:
· Realizar na segunda-feira, dia 5 de Janeiro de 2009, a partir das 19h00, com concentração a partir das 18h30, um desfile de motos em Lisboa, que utilizará as faixas BUS nos seguintes itinerários:
A. Praça do Saldanha, Av. Fontes Pereira de Melo, Pr. Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade, Praça do Município.
B. Amoreiras, Av. Joaquim António de Aguiar, Marquês de Pombal, Av. da Liberdade, Praça do Município.
O nosso objectivo é entregar ao Sr. Presidente da Câmara Municipal uma cópia desta carta e contribuir para sensibilizar a opinião pública para as questões da mobilidade em segurança e das vantagens para a circulação em Lisboa dos veículos motorizados de duas rodas.
A Direcção do Moto Clube Virtual
Lisboa, 29 de Dezembro de 2008
Passem palavra.
Quantos mais conseguirmos estar presentes, melhor.
"V"
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