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Motos no BUS em Lisboa - Carta aberta ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

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    Sociedade Motos no BUS em Lisboa - Carta aberta ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

    in MotoclubeVirtual ( http://www.motoclubevirtual.pt/index...k=view&id=6505 ):

    Exmº Senhor

    Dr. António Costa
    Digníssimo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
    Paços do Concelho - Praça do Município
    1149-014 Lisboa

    Assunto: Mobilidade e Segurança para veículos motorizados de duas rodas em Lisboa.

    Sendo um Moto Clube de âmbito nacional, o Moto Clube Virtual mantém e gere um site com 7750 inscritos, onde diariamente, num fórum e numa lista de distribuição de correio electrónico, são discutidos múltiplos assuntos relacionados com a prática e actividade motociclística. Só na zona de Lisboa, o Moto Clube Virtual tem inscritos na sua lista de distribuição de correio cerca 3000 motociclistas.

    Nesta perspectiva, o Moto Clube Virtual está permanentemente atento às questões que afectam os nossos milhares de associados e simpatizantes, nomeadamente, as todas as que estão ligadas à segurança, à mobilidade e ao trânsito, em especial dentro da cidade de Lisboa.

    Ao longo dos últimos cinco anos, várias foram as vezes em que nos dirigimos directamente à Câmara de Lisboa, buscando um diálogo com quem à frente da CML, dirigia os destinos da cidade. Aos diferentes presidentes da CML entregamos as nossas contribuições e pontos de vista, que pensávamos e pensamos de utilidade, por serem baseados em experiências recolhidas pelos principais interessados.

    Assim aconteceu na presidência do Sr. Dr. Pedro Santana Lopes, a propósito da notícia do Projecto de Taxação para a Circulação Automóvel na Baixa de Lisboa. Nessa altura pretendia-se colocar em vigor a partir do segundo semestre de 2004, um projecto semelhante ao implementado em Londres. O Moto Clube Virtual propôs então que dado que os ciclomotores e motociclos contribuíam inteligentemente, para o desafogo do trânsito em Lisboa, a adesão a este tipo de veículos deveria torná-los isentos da referida Taxa.

    De igual modo propusemos a autorização para a circulação dos veículos de duas rodas nas faixas BUS dentro da cidade, criando simultaneamente regulamentos favoráveis e funcionais quanto ao estacionamento. Este seria um contributo fundamental para a diminuição de inúmeros factores negativos na circulação e congestionamento do trânsito automóvel, e os subsequentes problemas de estacionamento.

    O passo seguinte foi já na presidência do Sr. Eng.º Carmona Rodrigues e por ocasião da apresentação no dia 22 de Setembro de 2004, do projecto de colocação dos separadores físicos conhecidos como pilaretes, na Rua da Junqueira, em Lisboa.

    Nessa altura uma delegação do Moto Clube Virtual teve a oportunidade de ouvir, no local, e da boca do então Sr. Presidente da Câmara, a afirmação de que tais dispositivos estavam colocados a título experimental. Afirmava nessa altura o Eng.º Carmona Rodrigues que o alcance da oportunidade da colocação desses pilaretes seria avaliado em Dezembro desse ano por várias entidades, entre as quais a extinta DGV.

    O Sr. Eng.º Carmona Rodrigues foi mesmo mais longe ao afirmar que tal projecto fazia parte de uma série de medidas englobadas num projecto mais vasto de legislação, já na altura pronto e a apresentar ao Governo, visando permitir a circulação dos veículos de duas rodas nos chamados corredores BUS.

    Por essa época o Sr. Presidente da Federação Nacional de Motociclismo, dr. Jorge Viegas, num entrevista à Revista Motojornal, fazia uma avaliação da sua actividade, afirmando ser o responsável pela retirada dos equipamentos em causa da Rua da Junqueira. Registámos igualmente, em plena campanha eleitoral autárquica, a promessa do Sr. Engº Carmona Rodrigues, prometendo que, em caso de ser eleito, iria mandar retirar os referidos equipamentos.

    Em 30 de Março de 2006, voltámos a dirigir-nos à CML, colocando-nos ao dispor da autarquia a que Vª Exª superiormente preside, no sentido de podermos colaborar na retirada dos equipamentos, uma vez que se continuavam a verificar transtornos para a circulação em segurança dos veículos de duas rodas. Nessa altura afirmávamos que só por haver outras prioridades nos vossos serviços esses pilaretes ainda estavam colocados.

    Já com todo este histórico, verifica-se que quase cinco anos depois, nunca merecemos uma simples resposta da CML. Registámos já, durante a Presidência de Vª Exª, alguns problemas com o estacionamento dos veículos de duas rodas, não só na via pública como também nas zonas geridas pela empresa municipal EMEL.

    Mantêm sem solução algumas outras questões importantes para a segurança rodoviária, como sejam os 11 kms de carris desactivados que se mantêm colocados em Lisboa. Isto para não falar da sinalização horizontal onde é absolutamente importante a aplicação de tinta com propriedades anti-deslizantes ou com outra configuração de pintura, à semelhança de muitas capitais europeias.

    Dessas capitais europeias, Londres tem sido pioneira na capacidade de entender que se deve incentivar a utilização dos veículos de duas rodas. Através das acções do TFL - Transport For London (http://www.tfl.gov.uk/), a cidade vai implementar a partir de 5 de Janeiro de 2009 um período de experiencia de 18 meses durante o qual os motociclos e ciclomotores vão ser autorizados a circular nas faixas BUS de Londres. Mais pormenores relativos a esta questão podem também ser vistos em http://www.acem.eu/NWSL/newsl16/tfl.htm

    Segundo a Transport For London, a intenção é contribuir para aumentar a segurança dos motociclistas e diminuir o congestionamento de tráfego na cidade.

    O alcance desta medida ultrapassa em muito a cidade de Londres, já que a maioria das capitais europeias e também Nova Iorque, Chicago, Milão ou Auckland têm monitorizado as medidas tomadas e já adoptaram algumas delas.

    Porque todas as questões enunciadas necessitam de ter respostas urgentes, o Moto Clube Virtual, depois de consultados os seus simpatizantes e associados decidiu:

    · Realizar na segunda-feira, dia 5 de Janeiro de 2009, a partir das 19h00, com concentração a partir das 18h30, um desfile de motos em Lisboa, que utilizará as faixas BUS nos seguintes itinerários:

    A. Praça do Saldanha, Av. Fontes Pereira de Melo, Pr. Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade, Praça do Município.

    B. Amoreiras, Av. Joaquim António de Aguiar, Marquês de Pombal, Av. da Liberdade, Praça do Município.

    O nosso objectivo é entregar ao Sr. Presidente da Câmara Municipal uma cópia desta carta e contribuir para sensibilizar a opinião pública para as questões da mobilidade em segurança e das vantagens para a circulação em Lisboa dos veículos motorizados de duas rodas.


    A Direcção do Moto Clube Virtual
    Lisboa, 29 de Dezembro de 2008
    Fica aqui a informação e o apelo a todos os motociclistas que se queiram juntar a esta manifestação.
    Passem palavra.
    Quantos mais conseguirmos estar presentes, melhor.

    "V"

    #2
    A notícia da manifestação, já na comunicação social:

    - http://diario.iol.pt/sociedade/motos...8417-4071.html

    - http://www.destak.pt/artigos.php?art=18529

    - http://ultimahora.publico.clix.pt/no...spx?id=1354758

    - http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.a...ntentId=272087

    "V"

    Comentário


      #3
      Algumas boas ideias.

      Depois de terem dito isso, vão ter a PSP e PM a autuar todos os que andarem no desfile nas faixas do bus...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
        Algumas boas ideias.

        Depois de terem dito isso, vão ter a PSP e PM a autuar todos os que andarem no desfile nas faixas do bus...
        Não me pareceu necessário referir, mas como é óbvio a manifestação já foi devidamente autorizada pelo Governo Civil de Lisboa e pela PSP ...

        Estas coisas não são organizadas "em cima do joelho"...

        "V"

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Japh Ver Post
          Não me pareceu necessário referir, mas como é óbvio a manifestação já foi devidamente autorizada pelo Governo Civil de Lisboa e pela PSP ...

          Estas coisas não são organizadas "em cima do joelho"...

          "V"
          Estava apenas a ser irónico...

          Comentário


            #6
            Não compreendo tanta celeuma por causa das faixas BUS. Quando toda a gente gosta é de conduzir o mais à esquerda possivel e sabendo-se que a faixa BUS encontra-se sempre o mais à direita possivel, do que adianta receberem autorização para nela circularem se depois não lhe vão dar utilidade?

            Comentário


              #7
              Têm todo o meu apoio (ie, já divulguei por mail). Não ando de mota por "cagufa", mas defendo que quanto maior a proporção de veículos de duas rodas nas grandes metrópoles, melhor será a mobilidade.

              Comentário


                #8
                Acidentes com motos em destaque
                TURBO

                Japh,

                Comentário


                  #9
                  A baixa do BUS é para autocarros e taxis e ambulancias nao me parece logico que este espaço se encha de motorizadas, senao os autocarros querem andar e terão de passar por cima das motas.

                  Comentário


                    #10
                    Neph estás errado .

                    Na maioria dos países da Europa, a circulação das motas é possível ser efectuada pelas faixas de BUS, o que faz todo o sentido tendo em conta que as motas passam no meio dos carros, isso sim é um perigo e ainda por cima ilegal, e também porque as motas não atrapalham os transportes públicos, pois são sempre mais rápidas que estes .
                    Eu e o meu marido somos motards, e eu sei bem o perigo que é andar no meio do trânsito, como tal, estou plenamente de acordo com este pedido por parte "dos nossos" .

                    Xuga

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                      Neph estás errado .

                      Na maioria dos países da Europa, a circulação das motas é possível ser efectuada pelas faixas de BUS, o que faz todo o sentido tendo em conta que as motas passam no meio dos carros, isso sim é um perigo e ainda por cima ilegal, e também porque as motas não atrapalham os transportes públicos, pois são sempre mais rápidas que estes .
                      Eu e o meu marido somos motards, e eu sei bem o perigo que é andar no meio do trânsito, como tal, estou plenamente de acordo com este pedido por parte "dos nossos" .

                      Xuga
                      Nao concordo...as motas devem ir no sitio dos carros , se nao querem ir aos zig zag vao atraz dos carros ou á frente.
                      Desde qdo uma motorizada ou uma acelera é mais rapida que um taxi, ou mesmo um autocarro?

                      Uma pessoa apanhar um taxi e ter de ir a 30 ou 40klm atraz de um triciclo a 2 tempos cheio de fruta é obra

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                        Nao concordo...as motas devem ir no sitio dos carros , se nao querem ir aos zig zag vao atraz dos carros ou á frente.
                        Desde qdo uma motorizada ou uma acelera é mais rapida que um taxi, ou mesmo um autocarro?

                        Uma pessoa apanhar um taxi e ter de ir a 30 ou 40klm atraz de um triciclo a 2 tempos cheio de fruta é obra
                        Isso é em Almada, que é muito avançada! Em Lisboa é de 500cc para cima!

                        Comentário


                          #13
                          Tudo o que seja para que alguns dos chamados motociclistas deixem de aparecer ziguzagueando por tudo quanto é sítio é bem vindo !

                          Sim, esta pode ser uma situação interessante, na medida em que as faixas de BUS muitas vezes se encontram desocupadas.

                          É bom para os motociclistas e para os demais condutores de automóveis.

                          (Só não sei se os fogareiros vão achar muita piada à ideia )

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                            Nao concordo...as motas devem ir no sitio dos carros , se nao querem ir aos zig zag vao atraz dos carros ou á frente.
                            Desde qdo uma motorizada ou uma acelera é mais rapida que um taxi, ou mesmo um autocarro?

                            Uma pessoa apanhar um taxi e ter de ir a 30 ou 40klm atraz de um triciclo a 2 tempos cheio de fruta é obra
                            Acabaste de inventar as faixas de BUS com 40 kms !!!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                              Tudo o que seja para que alguns dos chamados motociclistas deixem de aparecer ziguzagueando por tudo quanto é sítio é bem vindo !

                              Sim, esta pode ser uma situação interessante, na medida em que as faixas de BUS muitas vezes se encontram desocupadas.

                              É bom para os motociclistas e para os demais condutores de automóveis.

                              (Só não sei se os fogareiros vão achar muita piada à ideia )
                              piada vai ter qdo os autocarros arrancarem na faixa e levarem os motociclistas atraz.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                Tudo o que seja para que alguns dos chamados motociclistas deixem de aparecer ziguzagueando por tudo quanto é sítio é bem vindo !

                                Sim, esta pode ser uma situação interessante, na medida em que as faixas de BUS muitas vezes se encontram desocupadas.

                                É bom para os motociclistas e para os demais condutores de automóveis.

                                (Só não sei se os fogareiros vão achar muita piada à ideia )
                                Plenamente de acordo.

                                Prefiro que as motos vão na faixa bus que aos zig-zag entre os automoveis. É acima de tudo uma questão de segurança para todos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não faz sentido um motociclista ir atrás de um carro, numa fila compacta, à espera que a fila avance... As motas são menos poluentes que os carros, são mais rápidas na cidade que os carros, logo ainda poluem menos, estacionam-se mais facilmente que os carros, são em quase tudo mais económicas, só no selo é que não, nem algumas manutenções... de resto só trazem vantagens. Olhem para cidades como Londres, Paris, Milão, Roma, etc...

                                  Portanto só vejo aqui alguma "inveja" dos "enlatados" Será?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                    Neph estás errado .

                                    Na maioria dos países da Europa, a circulação das motas é possível ser efectuada pelas faixas de BUS,
                                    Xuga
                                    Confirmo que aqui em Bruxelas é permitido.

                                    Mas também 80% dos motociclistas e ciclistas andam com colete reflector e nem sequer é obrigatório.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                      Confirmo que aqui em Bruxelas é permitido.

                                      Mas também 80% dos motociclistas e ciclistas andam com colete reflector e nem sequer é obrigatório.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                        Não faz sentido um motociclista ir atrás de um carro, numa fila compacta, à espera que a fila avance... As motas são menos poluentes que os carros, são mais rápidas na cidade que os carros, logo ainda poluem menos, estacionam-se mais facilmente que os carros, são em quase tudo mais económicas, só no selo é que não, nem algumas manutenções... de resto só trazem vantagens. Olhem para cidades como Londres, Paris, Milão, Roma, etc...

                                        Portanto só vejo aqui alguma "inveja" dos "enlatados" Será?
                                        Talvez,

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                          Confirmo que aqui em Bruxelas é permitido.

                                          Mas também 80% dos motociclistas e ciclistas andam com colete reflector e nem sequer é obrigatório.

                                          Colete não digo, mas aqui há muitos motociclistas que usam casacos com bandas reflectoras, o meu marido por exemplo tem um preto, com bandas cinzentas que reflectem a luz... Na verdade fica parecido com uma árvore de natal quando os faróis lhe "batem" nas costas

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                            Não faz sentido um motociclista ir atrás de um carro, numa fila compacta, à espera que a fila avance... As motas são menos poluentes que os carros, são mais rápidas na cidade que os carros, logo ainda poluem menos, estacionam-se mais facilmente que os carros, são em quase tudo mais económicas, só no selo é que não, nem algumas manutenções... de resto só trazem vantagens. Olhem para cidades como Londres, Paris, Milão, Roma, etc...

                                            Portanto só vejo aqui alguma "inveja" dos "enlatados" Será?
                                            Sim, tenho inveja nos dias de sol

                                            Não faz sentido uma mota ir atrás desde que garanta que ultrapassa em segurança. Em autoestrada esta questão não se coloca com tanta frequencia mas em cidade é por demais! Ele é fazer razias, ele é dar um toque no espelho e nem ai nem ui, ele é apitar para caraças para avisar que está ali e para o senhor enlatado se desviar e depois nem um agradecimento (de nada, oh cab***!!), ele é vir o caminho todo, quando o trânsito está parado, a fazer pipi pipi como quem diz "estou aqui, estou aqui, deixem passar" para que toda a gente dê passagem ao exmos srs...

                                            Enfim... acho que não se nota que me irrito um nadinha com os motociclistas que fazem o percurso Marquês - A8, pois não?

                                            Por isso sou plenamente a favor da sua circulação na faixa do bus!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Uma coisa que alguns motociclistas precisam de aprender é que as ultrapassagens se fazem pela esquerda.

                                              Tenho dias que, quando estou com os azeites, até os tento educar e quando dão a bela da buzinadela, faço-lhes sinal para me ultrapassarem pelo lado esquerdo, chegando o carro ligeiramente para a direita para lhes dar espaço para tal.

                                              Alguns aceitam de bom grado, outros refilam....azar

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                                Não faz sentido um motociclista ir atrás de um carro, numa fila compacta, à espera que a fila avance... As motas são menos poluentes que os carros, são mais rápidas na cidade que os carros, logo ainda poluem menos, estacionam-se mais facilmente que os carros, são em quase tudo mais económicas, só no selo é que não, nem algumas manutenções... de resto só trazem vantagens. Olhem para cidades como Londres, Paris, Milão, Roma, etc...

                                                Portanto só vejo aqui alguma "inveja" dos "enlatados" Será?
                                                As coisas que se dizem nao correspondem bem á realidade....

                                                Quem te disse a ti que poluem menos? se foram as mais fracas a 2 tempos fazem uma poluição desgraçada se foram motas potentes gastam bais que um carro "normal" logo nao poluem menos e sem falar em poluição sonora

                                                As motas mais economicas isso depente... as peças da motas sao bem caras...assim como as revisao e o desgaste e durabilidade numa mota é menor que num carro.

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                                                  #25
                                                  Como em tudo, há os civilizados e os selvagens...

                                                  Algumas vezes quando os motociclistas apitam, é mais no sentido de avisar que "está ali", não vá um carro resolver, do nada, mudar de faixa, sem aviso prévio, como é muito frequente acontecer...
                                                  Mas também me irritam muitas posturas, e eu sempre que ando de mota, ou a conduzir ou à pendura, agradeço sempre quando um enlatado me facilita a passagem .

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                    As coisas que se dizem nao correspondem bem á realidade....

                                                    Quem te disse a ti que poluem menos? se foram as mais fracas a 2 tempos fazem uma poluição desgraçada se foram motas potentes gastam bais que um carro "normal" logo nao poluem menos e sem falar em poluição sonora

                                                    As motas mais economicas isso depente... as peças da motas sao bem caras...assim como as revisao e o desgaste e durabilidade numa mota é menor que num carro.

                                                    Neph,

                                                    Tenho carro e tenho mota, por isso é que te estou a dizer que são menos poluentes que os carros, quanto mais não seja porque fazem um percurso que um carro faz em meia hora ou 45 minutos, em apenas 10 minutos. Por mim falo!
                                                    Quanto à manutenção, é tudo muito relativo, tudo depende do que estamos a comparar!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Atenção que as buzinadelas nem sempre querem dizer "deixa passar!". Muitas vezes querem apenas dizer "estou aqui, não me abalroem"... Eu quando vou entre carros faço de vez em qdo sinais de luzes acompanhados de buzina, mesmo quando as filas até estão afastadas e nem era preciso que ninguém se desviasse.

                                                      Já o passar pela via mais à esquerda por vezes é complicado... os próprios automobilistas quando vão junto ao separador central "desligam-se" do retrovisor esquerdo, pelo que nem nos vêem.

                                                      Quanto ao não agradecer os desvios... eu 90% das vezes não agradeço. Simplesmente porque a ideia de largar a embraiagem ou acelerador+travão nem que seja por 1 segundo no meio de filas de carros não é muito seguro. Ainda pra mais com uma desportiva de 200 kgs com os punhos sobre tensão constante.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                        Uma coisa que alguns motociclistas precisam de aprender é que as ultrapassagens se fazem pela esquerda.
                                                        As poucas vezes que conduzi um camião em Lisboa nao me ultrapassam pela direita...ainda tentaram mas tiveram o bom senso de desistirem qdo viram o espaço a encurtar é que eu sou mais maluco que eles

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                                          Neph,

                                                          Tenho carro e tenho mota, por isso é que te estou a dizer que são menos poluentes que os carros, quanto mais não seja porque fazem um percurso que um carro faz em meia hora ou 45 minutos, em apenas 10 minutos. Por mim falo!
                                                          Quanto à manutenção, é tudo muito relativo, tudo depende do que estamos a comparar!

                                                          Que mota tens? se for uma 250cc ou uma 125cc ou mesmo algumas 500cc acredito mas motas a 2 tempos e motas mais potentes a poluição é bem maior.
                                                          Alem disso a poluição sonora é bem superior.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rtavares2 Ver Post
                                                            (...)Já o passar pela via mais à esquerda por vezes é complicado... os próprios automobilistas quando vão junto ao separador central "desligam-se" do retrovisor esquerdo, pelo que nem nos vêem.(...)
                                                            Por acaso faz-me mais confusão dar passagem, em auto estrada, entre mim e o separador central do que encostar-me eu completamente à esquerda e dar passagem pela direita. Manias!

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