Anúncio

Collapse
No announcement yet.

20 mil empresas abrem falência

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] 20 mil empresas abrem falência

    A crise económica já provocou a falência de 20 mil empresas em Portugal nos últimos quatro meses e, em consequência, o desemprego de cerca de cem mil trabalhadores. Os dados são revelados pela Associação Nacional de Pequenas e Médias Empresas (ANPME), que responsabiliza o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, e exige a sua demissão.


    "O Governo insiste num procedimento de penhoras que leva as empresas à falência. Com este ritmo vamos chegar ao final do ano com 20 por cento de desempregados. O senhor ministro das Finanças devia demitir-se", afirmou ao CM o presidente da ANPME, Augusto Morais, que assegurou que as linhas de crédito aprovadas pelo Governo não resolvem o problema. "A situação das empresas está muito difícil, não conseguem vender nem escoar os stocks. As linhas de crédito não são solução porque as empresas têm de oferecer garantias e não as têm", explicou.
    Em causa, na maioria dos casos de falência, estão dívidas às Finanças e à Segurança Social. Por isso, Augusto Morais defende a aplicação de um Plano Mateus, que prevê o pagamento das dívidas fiscais em prestações. "Com o procedimento actual, o Governo recebe umas ‘migalhas’ do património da empresa e envia dezenas de trabalhadores para o desemprego, a quem terá de pagar subsídios. Esta solução não pode ser mais vantajosa do que tentar ajudar a empresa a sobreviver, deixando que pague as dívidas a prestações", defendeu o presidente da ANPME, que acusa o Governo de atirar centenas de empresas para a falência. Como prova, Augusto Morais revelou que cerca de 30% das empresas que abriram falência nos últimos quatro meses passaram por processos extrajudiciais de conciliação. Isto é, as empresas tentaram negociar com o Estado o pagamento das dívidas, mas os planos de recuperação foram rejeitados.
    De acordo com dados divulgados pelo INE, a economia portuguesa apresentou sinais de deterioração em Dezembro, com o clima económico a cair para o valor mais baixo dos últimos 19 anos, fixando-se nos 48,2 pontos negativos.

    QUATRO MIL NEGOCEIAM FUTURO
    Actualmente, segundo a ANPME, quatro mil empresas estão a tentar negociar um plano de recuperação com o Estado. "Infelizmente, o mais provável é que estas se venham a juntar às 20 mil que já apresentaram falência", advertiu Augusto Morais. O CM contactou o Ministério das Finanças, mas até ao fecho desta edição não obteve qualquer resposta.

    NOTAS
    ENCOMENDAS EM QUEDA
    O valor das novas encomendas da Indústria caiu 0,1% em Novembro, face a igual mês de 2007. Também as expectativas para a produção automóvel baixaram para mínimos históricos: 62 pontos negativos.

    RECESSÃO NA ZONA EURO
    No dia em que o Eurostat confirmou a recessão da economia da Zona Euro, o INE avançou que a confiança dos empresários e consumidores dos países do euro caiu para 67,1 pontos.

    Fonte: CM
    Esta desenfriada obcessão pelos numeros do Governo, está a levar milhares de empresas para a falencia, originando milhares de desempregados, visto que a maioria das falencias são por inflexibilidade do Estado em renegociar o pagamento das dividas e respectivas acções de penhora.
    A este ritmo, em breve grande parte do tecido industrial e comercial nacional estará liquidado e sem prespectivas da sua renovação.

    #2
    Pois.. Ainda dizem que 2009 vai ser mau, eu estou é preocupado com 2010,2011,...., ... (Ups.. Mas já estamos em 2009 lol)

    Comentário


      #3
      " É normal, é um sinal da vitalidade do sistema, algumas têm de fechar para surjam novas empresas no mercado. "


      Onde é que eu ouvi disto vezes sem conta !?



      O caricato é que fecham, mas não abrem, pelo menos com investimentos que voltem a recolocar quem foi para o desemprego.

      Comentário


        #4
        Empresas falidas -> desemprego -> emigração...
        Infelizmente, e se tudo correr bem, é este o nosso futuro... eu estou efectiva, mas o meu marido está no desemprego e à espera de uma resposta para ir trabalhar para o estrangeiro. Com muita pena nossa, porque temos uma filha de 5 anos, mas infelizmente vai mesmo ter de ser assim, não há outra solução a não ser o sacrifício de me ver privada da companhia do meu marido de há 11 anos, no mínimo durante os próximos 9 meses... A única safa será umas pequeninas férias para o irmos ver e matar saudades...
        Trampa de país

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
          Pois.. Ainda dizem que 2009 vai ser mau, eu estou é preocupado com 2010,2011,...., ... (Ups.. Mas já estamos em 2009 lol)
          apartir de 2010 segundo os mais pessimistas o pessoal vai ter que se comer uns aos outros , é o canibalismo se querem sobreviver.

          Eu tento ser mais optimista....

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
            Esta desenfriada obcessão pelos numeros do Governo, está a levar milhares de empresas para a falencia, originando milhares de desempregados, visto que a maioria das falencias são por inflexibilidade do Estado em renegociar o pagamento das dividas e respectivas acções de penhora.
            A este ritmo, em breve grande parte do tecido industrial e comercial nacional estará liquidado e sem prespectivas da sua renovação.
            ???

            Agora o governo é que manda empresas à falência? Quem se mete em négocios com o estado está consciente dos riscos, e ou tem um modelo de negócio que lhe permite ser viavel ou então mais vale ir fazer outra coisa.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por foo Ver Post
              ???

              Agora o governo é que manda empresas à falência? Quem se mete em négocios com o estado está consciente dos riscos, e ou tem um modelo de negócio que lhe permite ser viavel ou então mais vale ir fazer outra coisa.
              Tens um negócio próprio com funcionários, ou acompanhas de perto a gestão de uma Micro/Média empresa em Portugal !?

              Depois diz-me algo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                Tens um negócio próprio com funcionários, ou acompanhas de perto a gestão de uma Micro/Média empresa em Portugal !?

                Depois diz-me algo.
                Sim e Sim.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por foo Ver Post
                  Sim e Sim.

                  Então não tens problemas entre receberes a tempo de pagares a fornecedores, e os impostos ao estado.

                  Fico feliz por ti porque a realidade de quem trabalha para industria transformadora é diferente.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                    Tens um negócio próprio com funcionários, ou acompanhas de perto a gestão de uma Micro/Média empresa em Portugal !?
                    Duvido...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                      Então não tens problemas entre receberes a tempo de pagares a fornecedores, e os impostos ao estado.

                      Fico feliz por ti porque a realidade de quem trabalha para industria transformadora é diferente.
                      E onde é que Portugal difere doutro sitio qualquer nesse aspecto? Em nada, se tens problemas com recebimentos acho que a culpa não é do Governo ou do Estado.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por foo Ver Post
                        E onde é que Portugal difere doutro sitio qualquer nesse aspecto? .
                        Difere e muito, difere no tempo médio de pagamento por parte do cliente, e difere no tempo que demora a justiça a obrigar um "artolas" a pagar o que comprou e não paga. Se tiveres um crédito de 20.000 30k ou 40k para receber de um cliente e ele disser que está com probelmas, bem podes desesperar para conseguir reaver o €€€€. Com um pouco de sorte, ele ainda revende aquilo, fica com o €€€€ e desaparece para parte incerta ... a justiça essa ainda está a preparar as acções de penhora e o camandro.

                        E isto acontece porque o Estado também como pessoa de bem dá o bom exemplo de pagar a 12 meses ou até a 18 ou mesmo 24.


                        Em nada, se tens problemas com recebimentos acho que a culpa não é do Governo ou do Estado
                        Por tudo o que disse acima, acresce que uma empresas com um avultado capital na mão de tereceiros, deixará de etr fundo de maneio, irá recorrer à banca ao factoring ou a outro tipo de expediente, a isso acresce juros e encargos, e partindo do principio que depois a 90 ou 120 dias consegue receber, depois se não consegue, fica com vários problemas, pagar ao fornecedor, pagar os impostos ao estado, pagar ao factorin/banco e sem justiça à vista.



                        Culpas do estado ....claro que não há ... nem culpas, nem legislação ... é tudo brando ... menos para quem quer manter uma empresa a funcionar com honestidade e dignidade.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por foo Ver Post
                          Sim e Sim.
                          Por esta é que não estavam há espera

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                            Por esta é que não estavam há espera

                            Mas porque ris ?

                            Certo e sabido a diferença de realidades em empresas Portuguesas, a diferença de realidades e o trato que é concedido a umas e a outras.

                            Compara os encargos que um banco tem para com o estado, e compara os encargos de uma empresa ligada á industria transformadora.

                            Vê as beneces que um e outro tem.

                            Dois pesos e duas medidas é uma porra ...

                            E depois a empresa ligada à industria vai ao banco e ainda é fecundada pelo mesmo
                            Editado pela última vez por Excalibur; 09 January 2009, 10:25.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                              E isto acontece porque o Estado também como pessoa de bem dá o bom exemplo de pagar a 12 meses ou até a 18 ou mesmo 24.
                              Deste um bom exemplo de quem abusa da sua posição para atrasar pagamentos a fornecedores, por vezes por periodos de anos.
                              Mas depois é extremamente agil na cobrança dos impostos e juros sobre aquilo que comprou e não pagou

                              Comentário


                                #16
                                Achp que só é bom para as que aguentam. Ficam com mais mercado!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                  Achp que só é bom para as que aguentam. Ficam com mais mercado!
                                  Mas infelizmente, essas são na sua maioria empresas estrangeiras.
                                  Tudo aquilo que deixa de ser produzido em Portugal é reposto com produtos importados, aumentando o defice externo e o desemprego.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                    Difere e muito, difere no tempo médio de pagamento por parte do cliente, e difere no tempo que demora a justiça a obrigar um "artolas" a pagar o que comprou e não paga. Se tiveres um crédito de 20.000 30k ou 40k para receber de um cliente e ele disser que está com probelmas, bem podes desesperar para conseguir reaver o €€€€. Com um pouco de sorte, ele ainda revende aquilo, fica com o €€€€ e desaparece para parte incerta ... a justiça essa ainda está a preparar as acções de penhora e o camandro.
                                    Nisso concordo contigo, mas uma coisa tens que conceder, é algo previsível. Todo o tecido empresarial Portugues sabe que nem vale a pena chegar ao ponto de ter que recorrer à justiça.

                                    Portanto é como te digo, se é uma situação recorrente tens que ter mecanismos de defesa. Tens sempre a hipótese de recusar trabalho se o risco não compensar.

                                    E isto acontece porque o Estado também como pessoa de bem dá o bom exemplo de pagar a 12 meses ou até a 18 ou mesmo 24.
                                    Sinceramente, não concordo.

                                    Por tudo o que disse acima, acresce que uma empresas com um avultado capital na mão de tereceiros, deixará de etr fundo de maneio, irá recorrer à banca ao factoring ou a outro tipo de expediente, a isso acresce juros e encargos, e partindo do principio que depois a 90 ou 120 dias consegue receber, depois se não consegue, fica com vários problemas, pagar ao fornecedor, pagar os impostos ao estado, pagar ao factorin/banco e sem justiça à vista.



                                    Culpas do estado ....claro que não há ... nem culpas, nem legislação ... é tudo brando ... menos para quem quer manter uma empresa a funcionar com honestidade e dignidade.
                                    Sabes as regras do jogo, elas não mudam assim tanto, agora é conseguires balançar. Em ambientes menos estruturados, mais corruptos e muito menos eficientes como certos Paises em Angola tambem há muita empresa a construir grandes negócios, portanto em Portugal não me parece que haja grandes impedimentos. Temos MUITO mais mecanismos de protecção.

                                    PS: Deixo já o disclaimer que eu trabalho numa micro-empresa de base tecnológica, e não tenho qualquer tipo de formação em economia, finanças ou gestão. Portanto as minhas opiniões são 95% senso comum e 5% de experiência.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                      Mas infelizmente, essas são na sua maioria empresas estrangeiras.
                                      Tudo aquilo que deixa de ser produzido em Portugal é reposto com produtos importados, aumentando o defice externo e o desemprego.
                                      Sim. Mas nem tava a pensar tanto na industria, era mais nos serviços e comércio.
                                      Pq acho que esses numeros é na maioria comercio e serviços.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O estado atrasa se nos pagamentos e isso lixa 2x o ppl.

                                        1º demora a pagar À empresa e é mau.


                                        2º como as empresas já sabem do que a casa gasta fazem o preço já com juros de 6 ou 12 meses. Como se tivessem d pedir esse dinheiro emprestado. E depois fica + caro pró Estado, consequentemente para nós.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                          Sim. Mas nem tava a pensar tanto na industria, era mais nos serviços e comércio.
                                          Pq acho que esses numeros é na maioria comercio e serviços.
                                          Mas o comercio e serviços são um mal menor.
                                          A industria é que é o motor de um pais e em Portugal, a pouca que ainda resta está cada vez mais moribunda.
                                          Não esquecer que cada empresa industrial que fecha são de dezenas a milhares de postos de trabalho que desaparecem e não são substituidos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por foo Ver Post
                                            Deixo já o disclaimer que eu trabalho numa micro-empresa de base tecnológica, e não tenho qualquer tipo de formação em economia, finanças ou gestão. Portanto as minhas opiniões são 95% senso comum e 5% de experiência.

                                            Já suspeitava, é recorrente este tipo de posição a quem trabalha neste sector, aliás já se tem visto posições similiares aqui no forum.


                                            Comentário


                                              #23
                                              Concordo ctg, sem dúvida. Mas esses números não é so industria. Ou é?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                                Concordo ctg, sem dúvida. Mas esses números não é so industria. Ou é?
                                                Não, são globais.

                                                Mas não ves noticias de uma loja ou varias que fecharam ves constantemente noticias de industrias que fecharam com graves consequencias sociais.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                  Não, são globais.

                                                  Mas não ves noticias de uma loja ou varias que fecharam ves constantemente noticias de industrias que fecharam com graves consequencias sociais.
                                                  Oui! Mas isso é pq o impacto mediático é maior. E o que interessa num telejornal é a imagem de mtas pessoas à porta da fábrica a chamar chulos aos políticos.

                                                  Ou seja desses 20 mil a maioria deve ser não indústria. Mas em números de desempregados, exportações e volume de negócios sem dúvida a indústria.

                                                  Fecham fabri****s, fábricas e fabriquetas todos os dias.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Isto é um ciclo vicioso. As empresas estão dificuldade em vender, logo não facturam. Mas por outro lado também não recebem dos seus clientes e o buraco financeiro começa a abrir brechas na saúde financeira dessas empresas. Depois vem o estado e toca de cobrar impostos sobre valores que as empresas ainda nem viram e...podem nem sequer vir a ver.

                                                    E com tudo isto é ver empresas a fechar/falir todos os dias. Falo disto pois tenho uma micro-empresa e bem vejo como as coisas estão difíceis (trabalho num sector que é dos primeiros a ser afectados pela retracção). E aqui "irrita-me" ver o governo a fazer gala das propaladas linhas de crédito. Mas quais linhas de crédito? Uma empresa que está em mau estado financeiro não vai ter garantias para apresentar e mesmo que as tenha só vai aumentar a sua percentagem de endividamento.

                                                    Olhando para estas pescadinhas de rabo na boca, percebe-se bem qual o futuro de muitas destas empresas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                                                      Isto é um ciclo vicioso. As empresas estão dificuldade em vender, logo não facturam. Mas por outro lado também não recebem dos seus clientes e o buraco financeiro começa a abrir brechas na saúde financeira dessas empresas. Depois vem o estado e toca de cobrar impostos sobre valores que as empresas ainda nem viram e...podem nem sequer vir a ver.

                                                      E com tudo isto é ver empresas a fechar/falir todos os dias. Falo disto pois tenho uma micro-empresa e bem vejo como as coisas estão difíceis (trabalho num sector que é dos primeiros a ser afectados pela retracção). E aqui "irrita-me" ver o governo a fazer gala das propaladas linhas de crédito. Mas quais linhas de crédito? Uma empresa que está em mau estado financeiro não vai ter garantias para apresentar e mesmo que as tenha só vai aumentar a sua percentagem de endividamento.

                                                      Olhando para estas pescadinhas de rabo na boca, percebe-se bem qual o futuro de muitas destas empresas.
                                                      Mas essas linhas de credito só servem para empresas que não tenham problemas financeiros ou que precisem de financiamento para fazer obras para o Estado.
                                                      As restantes 99% das empresas nacionais ficam de fora, só servem para pagar impostos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                        Mas essas linhas de credito só servem para empresas que não tenham problemas financeiros ou que precisem de financiamento para fazer obras para o Estado.
                                                        As restantes 99% das empresas nacionais ficam de fora, só servem para pagar impostos.
                                                        E ainda se fossem impostos sobre dinheiro efectivamente recebido. O pior é que muitos são pagos sem ter visto a cor do dinheiro proveniente de pagamentos a receber.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X