Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Défice externo vai consumir todo o PIB em 2010

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] Défice externo vai consumir todo o PIB em 2010

    O problema da dívida externa foi de novo levantado pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, na mensagem de Ano Novo, na RTP. «Portugal não pode continuar, durante muito mais tempo, a endividar-se no estrangeiro ao ritmo dos últimos anos». «As ilusões pagam-se caras», disse. O governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, aceita que o problema é grave, mas defende que fazer esse ajustamento em 2009 «não é desejável» pois agravará ainda mais a recessão.

    Todo o valor de Portugal
    São os bancos que se endividam no exterior por conta das famílias e empresas. É com esses recursos que os portugueses têm comprado casa, consumido bens importados, que as empresas têm investido, que foram criados empregos. O Estado também contribuiu de forma significativa para o desequilíbrio, pois também se endividou fortemente lá fora. E é o que irá acontecer este ano para combater a crise. Por isso, o aviso de Cavaco também se dirigido ao Governo que está apostado em apoiar a banca e as empresas – com avales, garantias, bonificações – para que o crédito não falte na economia. (...)
    Cheira-me que sou eu e a minha geração, no futuro, que vamos pagar isto.
    Comentem...

    Fonte: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Eco...tent_id=122542 (notícia completa no jornal "O Sol", eu comprei)

    #2
    Originalmente Colocado por MAFioso Ver Post
    Cheira-me que sou eu e a minha geração, no futuro, que vamos pagar isto.
    Nos próximos 30 anos vamos todos trabalhar para pagar o consumismo a crédito da última década.

    O que me preocupa é que, em vez de pararmos esta loucura, ainda nos vamos endividar mais.

    Comentário


      #3
      E qual a solução? Investir na produção e consequente consumo interno? Como? Impostos ajustados? Aumento do poder de compra? Mais produção? Mais exportação?...

      Comentário


        #4
        Nada de novo, a divida externa já vale hoje 80% do Pib, (400.000 milhoes)
        e o Estado é responsavel por 50% deste endividamento, por isso pode começar a dar o exemplo (!!!)

        E é um facto, que são as geraçoes seguintes que vão pagar a maior factura, pois vao ter que a pagar, consumindo menos, produzindo mais, e criando menos valor para eles proprios....

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por 330i Ver Post
          Nada de novo, a divida externa já vale hoje 80% do Pib, (400.000 milhoes)
          e o Estado é responsavel por 50% deste endividamento, por isso pode começar a dar o exemplo (!!!)

          E é um facto, que são as geraçoes seguintes que vão pagar a maior factura, pois vao ter que a pagar, consumindo menos, produzindo mais, e criando menos valor para eles proprios....
          No jornal "O Sol", diz que vale 96 % do PIB, actualmente.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
            E qual a solução? Investir na produção e consequente consumo interno? Como? Impostos ajustados? Aumento do poder de compra? Mais produção? Mais exportação?...
            O principal, primeiro que tudo: menos bens materiais e menos ostentação.

            Comentário


              #7
              Não há uma soluçao nem imediata nem milagrosa, mas sim um conjunto sustentado de medidas pragmaticas e de medio prazo, que honestamente não vejo "quem" no imediato tenta "tomates", competencia e bom senso para o fazer.

              Só mesmo como disse (ironia das ironias uma verdade, dito por uma das pessoas mais ineficaz e ineficiente que passou pelas finanças deste País) um politico, faz-se uma revoluçao para fazer essa revoluçao (!!!)

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MAFioso Ver Post
                No jornal "O Sol", diz que vale 96 % do PIB, actualmente.
                O problema é que desde Junho, os numeros conhecidos são previsionados porque nem se sabe bem qual o crescimento (decrescimo?) da economia,
                mas deve estar mais proximo dos 90% do que dos 80, sim.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MAFioso Ver Post
                  O principal, primeiro que tudo: menos bens materiais e menos ostentação.
                  Pois, mas a definição de ostentação e a fronteira entre o essencial e esse conceito é muito ténue...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                    E qual a solução?
                    A solução? É dolorosa, mas quanto mais cedo começarmos menos custa:
                    • Orçamentos de estado com défice zero ou melhor ainda com superavit;
                    • Nem pensar em grandes obras públicas;
                    • Impostos elevados sobre o crédito ao consumo para o desencorajar;
                    • Regulamentar o crédito para evitar abusos;
                    • Promover as exportações;
                    • Desencorajar as importações, através de impostos e outras técnicas mais subtis;
                    • Promoção do nacionalismo de consumo: fazer com que os Portugueses interiorizem que ao comprar produtos Portugueses estão a contribuir para que o País fique menos pobre;
                    • Combate sem tréguas aos crimes fiscais;
                    • Promoção da poupança;

                    etc, etc, etc.

                    Comentário


                      #11
                      O barco está quase a afundar-se... não sei como vamos descalçar esta bota que nos enfiaram à força.

                      - Restruturem a Justiça, façam-na funcionar.
                      - Mudem as leis, penalizem fortemente a corrupção e os crimes económicos.
                      - Baixem os impostos sobre as empresas.
                      - Retirem as penhoras sobre as empresas, incentivem-nas a exportar.
                      - Incentivem o Português a consumir apenas o que é Nacional.
                      - Baixem os preços das matérias-primas, combustíveis e transportes.
                      - Agilizem a Função Pública, eliminem Fundações e Institutos Públicos desnecessários.
                      - Não investir em obras desnecessárias e colocar mão pesada sobre as autarquias que não cumpram com esta ordem.
                      etc, etc

                      mas há que fazer em vez de apenas debater. Ainda assim acho que já é tarde.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        A solução? É dolorosa, mas quanto mais cedo começarmos menos custa:
                        • Orçamentos de estado com défice zero ou melhor ainda com superavit;
                        • Naturalmente, concordo.
                        • Nem pensar em grandes obras públicas;
                          Algumas são mesmo necessárias. O problema são as derrapagens e o excesso de obras públicas...
                        • Impostos elevados sobre o crédito ao consumo para o desencorajar;
                          Se "matares" o consumo "matas" a economia, a produtividade, a vida dos mercados, o emprego...
                        • Regulamentar o crédito para evitar abusos;
                          Eu diria regular e fiscalizar.
                        • Promover as exportações;
                          Claro, mas só exportas se produzires.
                        • Desencorajar as importações, através de impostos e outras técnicas mais subtis;
                          Se não importas os países que te vendem, mas que também te compram, começam a procurar outros mercados...
                        • Promoção do nacionalismo de consumo: fazer com que os Portugueses interiorizem que ao comprar produtos Portugueses estão a contribuir para que o País fique menos pobre;
                          Concordo.
                        • Combate sem tréguas aos crimes fiscais;
                          Concordo inteiramente.
                        • Promoção da poupança;

                        etc, etc, etc.
                        Tem de haver excesso para poder poupar-se e esse excesso apenas pode vir do aumento do nível de vida!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                          • Se "matares" o consumo "matas" a economia, a produtividade, a vida dos mercados, o emprego...
                          Eu não quero matar o consumo, quero matar o consumo a crédito, que é exactamente a origem deste problema.

                          Se tu tiveres dívidas, a pior coisa que podes fazer é pedir mais dinheiro emprestado. A mesma regra se deve aplicar ao País.

                          Eu não acredito que uma economia possa ser sustentada através do crédito. O crédito é sempre uma antecipação de proveitos. Ora, essa antecipação vai hipotecar o futuro... o problema é quando o futuro se transforma em presente... que é o que está a acontecer agora.

                          Agora: andamos todos a trabalhar para o consumo que já foi feito no passado.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                            Tem de haver excesso para poder poupar-se e esse excesso apenas pode vir do aumento do nível de vida!
                            E o que sugeres que se faça para aumentar o nível de vida?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              E o que sugeres que se faça para aumentar o nível de vida?
                              Emigrar.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                Emigrar.
                                É melhor fugir, já dizia o Barroso para o Guterres...

                                Comentário


                                  #17
                                  É um problema muito dificil ou quase impossivel de resolver.

                                  Com o enorme aumento da falencia da nossa industria e comercio, cada vez mais estamos dependentes dos produtos estrangeiros.
                                  Nisto, todos nós somos culpados e tambem parte da solução.

                                  Agora é certo que os varios projectos megalomanos deste governo só vão agravar em muito o defice externo, pois são projectos de viabilidade duvidosa e que pouco ou nenhuma riqueza criam para o pais.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                    A solução? É dolorosa, mas quanto mais cedo começarmos menos custa:
                                    • Orçamentos de estado com défice zero ou melhor ainda com superavit;
                                    • Nem pensar em grandes obras públicas;
                                    • Impostos elevados sobre o crédito ao consumo para o desencorajar;
                                    • Regulamentar o crédito para evitar abusos;
                                    • Promover as exportações;
                                    • Desencorajar as importações, através de impostos e outras técnicas mais subtis;
                                    • Promoção do nacionalismo de consumo: fazer com que os Portugueses interiorizem que ao comprar produtos Portugueses estão a contribuir para que o País fique menos pobre;
                                    • Combate sem tréguas aos crimes fiscais;
                                    • Promoção da poupança;

                                    etc, etc, etc.
                                    Se um dia se dedicares à vida política e continuares com esta forma de pensar e agir...

                                    Conta com o meu voto!

                                    Do meu lado estou muito preocupado e faço alguma coisa, ainda que pouco:
                                    • Procuro consumir produtos nacionais, sempre que possível e estimulo os outros a fazer isso;
                                    • Não vivo acima das minhas possibilidades;
                                    • Crédito... só mesmo para a habitação;
                                    • Manifesto-me 100% contra as obras faraónicas que se anunciam;
                                    • Não sei em quem vou votar, mas certamente não será no PS!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Banif com empréstimo de 50 milhões do RCH
                                      Negócios

                                      12/01/09, 01:00
                                      OJE
                                      O Banif - Banco Internacional do Funchal vai contrair um empréstimo de 50 milhões de euros junto do banco suíço RCH - Raiffeisen Switzerland Cooperative, recorrendo ao aval do Estado.
                                      http://www.oje.pt/noticia.aspx?chann...0-10CB60592A5A

                                      E com mais este empréstimo ficamos em quanto?

                                      Comentário


                                        #20
                                        A solução será sempre dolorosa.
                                        Das várias soluções apresentadas aqui, concordo com quase todas:

                                        - Orçamentos de estado com défice zero ou melhor ainda com superavit: Sem dúvida. Aliás, ainda não percebi porque raio os orçamentos de estado estão sempre com défice...
                                        - Nem pensar em grandes obras públicas: Neste caso, concordo a 70%. Podemos pensar em grandes obras públicas, mas dividi-las por fases. Aeroporto de Alcochete faseado de acordo com as necessidades. TGV adiado por mais uns anos. Esqueçam o raio da candidatura ao mundial de futebol... Mas necessitamos das obras públicas. É uma forma de manter o investimento necessário ao desenvolvimento.
                                        - Impostos elevados sobre o crédito ao consumo para o desencorajar; Sim, especialmente para aqueles itens desnecessários (carros de gamas altas, viagens de férias, etc...)
                                        - Regulamentar o crédito para evitar abusos; Claro
                                        - Promover as exportações; Mais do que nunca.
                                        - Desencorajar as importações, através de impostos e outras técnicas mais subtis; Aqui temos de ter muito cuidado. Temos de diminuir as importações, mas não pode ser "à descarada".Um imposto aqui, uma dificuldade burocrática ali, umas licenças de importação especiais acolá, e assim vamos dificultando as importações.
                                        - Promoção do nacionalismo de consumo: fazer com que os Portugueses interiorizem que ao comprar produtos Portugueses estão a contribuir para que o País fique menos pobre; Nada a dizer...
                                        - Combate sem tréguas aos crimes fiscais; Nada a dizer!!! Empresários a declarar salários minimos, acabou-se...
                                        - Promoção da poupança: claro
                                        - Restruturem a Justiça, façam-na funcionar: um dos nossos grandes problemas. Prioridade máxima...
                                        - Baixem os preços das matérias-primas, combustíveis e transportes: Estamos a pagar preços demasiados elevados para o nosso poder de compra...

                                        Algumas outras soluções:
                                        - Diminuir a nossa factura energética: urgente! Temos de nos tornar cada vez mais independentes do exterior. Temos meios para isso. É uma área de negócio a explorar, com muita margem de progressão
                                        - Mentalizar-nos que temos de trabalhar e ser mais produtivos!!!! Eu desatino um pouco com as pontes, tolerências de ponto, greves agregadas aos fins de semana e feriados...
                                        - Salários mais justos! Se um trabalhador apresenta resultados, deve ser recompensado por isso, seja através de prémios, comissões e compensações. Nada de recompensar apenas e somente os administradores...

                                        (continua....)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                          Se um dia se dedicares à vida política e continuares com esta forma de pensar e agir...
                                          Impossível. Sou demasiado honesto para me meter na política.

                                          Mas já há um partido político que defende mais ou menos estas ideias: http://www.mudarportugal.pt/

                                          Resta é saber se é apenas conversa ou se eles falam a sério...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Nada há a temer, pois o Magalhães 2.0 vem a caminho e vai salvar o país! LOL



                                            desculpem, não resisti :x

                                            Comentário


                                              #23
                                              Em relação às importações, a diminuição não deve, na minha opinião, ser feita através de impostos, taxas e quotas.

                                              O que deve ser feito é promover a industria nacional, para que se produza cá o que normalmente se iria buscar lá fora. E deverá ser o mercado, todos nós, a decidir que o que fazemos cá dentro vale a pena e é melhor para nós!

                                              Se nos pusermos com taxas, além de podermos ser alvos de queixas contra nós na UE, os outros países mandam-nos passear na altura de eles importarem.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                                O que deve ser feito é promover a industria nacional, para que se produza cá o que normalmente se iria buscar lá fora.
                                                Mas isso nem sempre é possível ou fácil de fazer.

                                                Os outros países também fazem "jogo sujo", nós é que somos uns anjinhos

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu concordo com a medida de reduzir as importações através de impostos disfarçados.

                                                  Mas não é o que se faz com os carros e que todos vocês se queixam no geral?!?!?!?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                    Mas isso nem sempre é possível ou fácil de fazer.

                                                    Os outros países também fazem "jogo sujo", nós é que somos uns anjinhos
                                                    Não é fácil, mas é a única maneira sustentável de equilibrar a balança comercial.

                                                    Coisas disfarçadas só servem temporariamente, e com consequências que podem ser muito más a longo prazo.

                                                    Farto de medidas de curto prazo estou eu! Venham algumas boas e duradouras.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Aconselho a fusão com este tópico, o tema é exactamente o mesmo:


                                                      Dívidas ao exterior valem 90% da riqueza que produzimos num ano - Era 18,5% em 1997

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                                        Coisas disfarçadas só servem temporariamente, e com consequências que podem ser muito más a longo prazo.
                                                        Concordo, mas também é um facto que praticamente todos os Países têm medidas encapotadas e cínicas de proteccionismo.

                                                        O grande problema é que é fácil dizer "vantagens competitivas" mas é muito difícil de o materializar Principalmente quando vivemos numa sociedade onde impera o "xico espertismo".

                                                        Por cá, tem vantagem competitiva quem conhece figuras políticas bem posicionadas...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A Standard and poors colocou a dívida portuguesa em alerta negativa.

                                                          A verdade é que não fomos os únicos.

                                                          Mas tudo aponta pra um futuro risonho.

                                                          Tb é verdade que estas agências não previram a parte mais importante.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            E as dividas do estado não deveriam ser saldadas???

                                                            Ou acreditaram que o estado pagou as suas dividas no final de 2008 como fez questão de anunciar?!?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X