Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estamos preparados para o imprevisto ou "amanhã" seremos os novos pobres?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estamos preparados para o imprevisto ou "amanhã" seremos os novos pobres?

    Hoje na revista do Jornal de notícias edição norte saiu uma reportagem interessante sobre os "Novos Pobres"


    São pessoas de classe média, muitos deles têm emprego, carro, casa, Internet , porém a dada altura por um momento infeliz da vida deles, nomeadamente um divórcio, desemprego ou doença caem na miséria total a ponto de passarem fome real


    Existem lá exemplos na primeira pessoa de indivíduos que já tiveram tudo ao seu alcance, viveram na maior fartura e que agora não têm nada, porque simplesmente não se preparam para todo e qualquer grande imprevisto e caíram num erro crasso de gestão pessoal aliado claro a alguma infelicidade ou até fosso conjectural que o país atravessa há já algum tempo


    Com este tópico pretendo passar a mensagem e questionar o seguinte:

    - Que medidas tomam vocês para nunca serem surpreendidos pela vida ?

    - Se perderem o vosso emprego amanhã ou sofrerem um grande imprevisto poderão vir a ser os "novos pobres" ?



    Espero com este tópico poder atingir alguns de vocês positivamente
    Editado pela última vez por Echos; 28 November 2010, 00:22.

    #2
    O segredo é a poupança...salvaguardar algum para o caso de haver um desses tais imprevistos. O que acontece é que há muitas pessoas que teem por hábito de adquirir coisas às prestações...contando sempre com aquele dinheirinho no final do mês...se alguma coisa acontece..é empréstimos e mais empréstimos e depois é uma pescadinha de rabo na boca. Incrivelmente há pessoas a comprar consolas, televisões e outras coisas da tanga (é mesmo assim), ás prestações. Poupança...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por lamborghini_ Ver Post
      O segredo é a poupança...salvaguardar algum para o caso de haver um desses tais imprevistos. O que acontece é que há muitas pessoas que teem por hábito de adquirir coisas às prestações...contando sempre com aquele dinheirinho no final do mês...se alguma coisa acontece..é empréstimos e mais empréstimos e depois é uma pescadinha de rabo na boca. Incrivelmente há pessoas a comprar consolas, televisões e outras coisas da tanga (é mesmo assim), ás prestações. Poupança...

      Isso das prestações depende.

      Eu posso ter o dinheiro disponível para a compra, e preferir pagar em prestações sem juros(hoje em dia não faltam superfícies que permitam isso), e colocar o dinheiro que tinha disponível a render.

      Comentário


        #4
        Tema interessante.
        Pelo que vejo à minha volta, muitas pessoas não se preparam convenientemente para um possível precalço, e só quando algo imprevisível acontece, é que se lamentam...

        Respondendo à tua pergunta:

        1- Tento sempre poupar algo (que é cada vez mais dificil). Mantenho um nível de qualidade de vida de acordo com as minhas possibilidades. Agarro todas as oportunidades de evolução profissional e pessoal que me aparecem à frente, mesmo quando não dão resultados imediatos (o saber não ocupa lugar). Tento evitar os vícios e gastos desnecessários.

        2- Se perdesse o meu emprego amanhã, não seria um novo pobre. Mas não ia esperar por algo caído do céu e teria de ir à luta.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
          Isso das prestações depende.

          Eu posso ter o dinheiro disponível para a compra, e preferir pagar em prestações sem juros(hoje em dia não faltam superfícies que permitam isso), e colocar o dinheiro que tinha disponível a render.
          Isso resulta a que as pessoas, vejam dinheiro na conta que na verdade não existe...porque é descontado todos os meses.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por lamborghini_ Ver Post
            Isso resulta a que as pessoas, vejam dinheiro na conta que na verdade não existe...porque é descontado todos os meses.

            Quando digo para pôr o dinheiro a render , é colocar noutra conta separada da da prestação.

            Comentário


              #7
              Gerações hipotecadas...

              Contas ordenados, empréstimos a 500€ já, cartões de crédito na abertura de conta à ordem...

              Sim amanhã seremos "ricos" porque a cigarra só quer é folia ao contrário da estúpida formiga que só sabe trabalhar.

              Ricos e idiotas porque a cada hora que passa devemos 2M€ fruto do endividamento de um país riquíssimo em recursos e que pode sobejamente esticar a perna muito mais do que á medida do lençol.

              Comentário


                #8
                Conheço muito bem o SENHOR da capa ("H")... É realmente um senhor, e podendo não ser uma pessoa perfeita, não é daqueles casos flagrantes de quem vive acima do que pode à custa dos outros. Nem sempre as coisas correm bem.

                Quanto a situação em si, espero estar enganado, mas nos próximos anos vai ser notícia muitas vezes. (ou deixar de o ser devido à banalidade da mesma)

                Comentário


                  #9
                  preparar o quê? com rendimentos médios de 700€ e rendas médias para jovens á volta dos 500/600€ para um t1 ou t2, as coisas dão para poupar como? viver tudo á bandalhada com 4 ou 5 pessoas numa casa? senão é muito complicado preparar-se seja lá para o que for

                  Comentário


                    #10
                    Sempre poupei grande parte do ordenado e continuo a poupar, mas sou muito contido. Em Portugal tinha casa e comida paga, aqui pago tudo mas também ganho mais.

                    Se fosse casado etc. seria mais complicado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                      preparar o quê? com rendimentos médios de 700€ e rendas médias para jovens á volta dos 500/600€ para um t1 ou t2, as coisas dão para poupar como? viver tudo á bandalhada com 4 ou 5 pessoas numa casa? senão é muito complicado preparar-se seja lá para o que for
                      ... e se tivermos a sorte de ter um trabalho com um horário que nos permita fazer mais umas horas noutro lado. Aí as coisas já se começam a equilibrar!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CQ Ver Post
                        ... e se tivermos a sorte de ter um trabalho com um horário que nos permita fazer mais umas horas noutro lado. Aí as coisas já se começam a equilibrar!
                        e viver a vida? não? ou primeiro é trabalhar 15h por dia para se precaver e depois quando vem o azar então pensar que passamos o tempo a trabalhar e esquecemo-nos de viver a vida!

                        eu pelo menos considero que já vivi bem a minha, se morresse hoje ao menos nâo morria arrependido

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                          Hoje na revista do Jornal de notícias edição norte saiu uma reportagem interessante sobre os "Novos Pobres"


                          São pessoas de classe média, muitos deles têm emprego, carro, casa, Internet , porém a dada altura por um momento infeliz da vida deles, nomeadamente um divórcio, desemprego ou doença caem na miséria total a ponto de passarem fome real


                          Existem lá exemplos na primeira pessoa de individuos que já tiveram tudo ao seu alcance, viveram na maior fartura e que agora não têm nada, porque simplesmente não se preparam para todo e qualquer grande imprevisto e caíram num erro crasso de gestão pessoal aliado claro a alguma infelicidade ou até fosso conjuntural que o país atravessa há já algum tempo


                          Com este tópico pretendo passar a mensagem e questionar o seguinte:

                          - Que medidas tomam vocês para nunca serem surpreendidos pela vida ?

                          - Se perderem o vosso emprego amanhã ou sofrerem um grande imprevisto poderão vir a ser os "novos pobres" ?



                          Espero com este tópico poder atingir alguns de vocês positivamente
                          tema doloroso!

                          Sem dúvida que a crise vai atingir franjas sociais pouco habituadas a crises, num passdo próximo podem ter sentido a perda do poder de compra, mas nunca antes a classe média, e até a média alta esteve tão em risco.

                          Pessoalmente começo a ter atenção aos gastos desde o Verão, apesar de nunca ter sido um grande gastador, agora estou muito mais cuidadoso! E tenho um bom pé de meia para o que der e vier

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                            preparar o quê? com rendimentos médios de 700€ e rendas médias para jovens á volta dos 500/600€ para um t1 ou t2, as coisas dão para poupar como? viver tudo á bandalhada com 4 ou 5 pessoas numa casa? senão é muito complicado preparar-se seja lá para o que for
                            Tenho ideia que para um jovem licenciado com 3 ou 4 anos de experiência o normal é algo na ordem dos 1.200 Euros !? não ?

                            é curioso que não tem havido muita preogressão, eu quando acabei o curso e começei a trabalhar em 93 ganhava 825 Euros e na altura era um ordenado normal para um recém licenciado.

                            Hoje 15 anos e meio depois creio que o normal é mas ou menos a mesma coisa.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                              e viver a vida? não? ou primeiro é trabalhar 15h por dia para se precaver e depois quando vem o azar então pensar que passamos o tempo a trabalhar e esquecemo-nos de viver a vida!

                              eu pelo menos considero que já vivi bem a minha, se morresse hoje ao menos nâo morria arrependido
                              ... creio que não fui muito explicito PauloFVF. Sorry. O que queria dizer, é que actualmente para fazer face às despesas, só mesmo arranjando outro emprego porque caso contrário é "chapa ganha chapa gasta"!

                              Arranjarmos um emprego que nos consuma 15h por dia... hoje em dia é o que mais há. Os administradores valem-se disso! «Queres trabalhar até depois da hora?!? Se não queres arranjo outro que o faça!» Em vez de se preocuparem em arranjar colaboradores que prezem a qualidade do trabalho... preferem alguém que faça por 2, nem que demore o dia todo, mas pagando-lhe como 1!!!...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                Tenho ideia que para um jovem licenciado com 3 ou 4 anos de experiência o normal é algo na ordem dos 1.200 Euros !? não ?

                                é curioso que não tem havido muita preogressão, eu quando acabei o curso e começei a trabalhar em 93 ganhava 825 Euros e na altura era um ordenado normal para um recém licenciado.

                                Hoje 15 anos e meio depois creio que o normal é mas ou menos a mesma coisa.
                                ...infelizmente é ainda mais baixo v7!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                  Tenho ideia que para um jovem licenciado com 3 ou 4 anos de experiência o normal é algo na ordem dos 1.200 Euros !? não ?

                                  é curioso que não tem havido muita preogressão, eu quando acabei o curso e começei a trabalhar em 93 ganhava 825 Euros e na altura era um ordenado normal para um recém licenciado.

                                  Hoje 15 anos e meio depois creio que o normal é mas ou menos a mesma coisa.
                                  1250€? upa isso podes considerar muito muito bom! só os melhores de gestão etc é que ganham isso! nas engenharias já não sei mas conheço 3 engenheiros a ganhar 1000€ em 2 áreas diferentes.

                                  o normal é entre os 800 e 900€ , depois bom é já pelos 1000€ , acima disso é muito bom.

                                  Só conheço um a ganhar 1400€ limpos e foi o melhor do curso dele, conheço alguns a ganhar 1250/1300€ mas apenas por causa da isenção de horário e mesmo assim são muito bons e fizeram o curso com boa média e erasmus e mais coisas.


                                  os 1000e por mês são insuficientes para os preços que se praticam na nossa sociedade, um jovem a ganhar isso se pagar renda no valor de 500€ mais 300€ de alimentação mais 100 de transportes mais 100 de contas fica teso, tem que dividir com um colega, e mesmo assim pouco poupa.

                                  e 1000€ é bom!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CQ Ver Post
                                    ... creio que não fui muito explicito PauloFVF. Sorry. O que queria dizer, é que actualmente para fazer face às despesas, só mesmo arranjando outro emprego porque caso contrário é "chapa ganha chapa gasta"!

                                    Arranjarmos um emprego que nos consuma 15h por dia... hoje em dia é o que mais há. Os administradores valem-se disso! «Queres trabalhar até depois da hora?!? Se não queres arranjo outro que o faça!» Em vez de se preocuparem em arranjar colaboradores que prezem a qualidade do trabalho... preferem alguém que faça por 2, nem que demore o dia todo, mas pagando-lhe como 1!!!...
                                    ah ok, percebi mal , tens toda a razão amigo

                                    ou é assim ou não é, uma pessoa que pretenda viver a vida está tramada. Eu escolhi nos próximos anos apostar na carreira por achar que já apostei um pouco na vida, quero ganhar experiência, formar bases , ascender a um nível profissional elevado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                      preparar o quê? com rendimentos médios de 700€ e rendas médias para jovens á volta dos 500/600€ para um t1 ou t2, as coisas dão para poupar como? viver tudo á bandalhada com 4 ou 5 pessoas numa casa? senão é muito complicado preparar-se seja lá para o que for
                                      Concordo plenamente contigo.

                                      A maioria dos jovens, mesmo com formação superior, ganha a volta disso ou pouco mais. Para quem quiser emprego, actualmente só Lisboa / Porto quase (mais Lisboa). Rendas é um absurdo por casas da idade da pedra, muitas sem condições! Somando as despesas do dia-a-dia, as visitas à família (que em muitos casos como o meu, são poucas), sobras não são muitas...

                                      Cada um tem que ter as suas prioridades, pessoalmente consigo conciliar tudo, mas, se estamos preparados para situações de pobreza, como cair em doença ou algo do género?

                                      Coloco a questão ao contrário: quem está? Onde consigo trabalhar (sim, não tenho medo ao trabalho) e construir uma casa ou pagar um apartamento sem ter que me endividar para uma grande fatia da minha vida? Só se deixar de comer mesmo!!! O país chegou ao ridículo. Criou-se o consumismo e que esse conceito seria o modelo de vida perfeito para o Português. Depois os mercados (principalmente os imobiliários) inflaccionaram estupidamente (se as casas valessem mesmo o que pedem por elas...), quem quer levar uma vida comum sem se submeter às "tentações", ou aluga toda a vida, ou se acaba por submeter à sociedade consumista na mesma.

                                      Estamos a assistir às consequências de acumular de actos de governos e gerações anteriores. Mas uma coisa é certa - os que vão governando actualmente, e o povo actual, não ajudam muito!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MLopes Ver Post
                                        Tema interessante.
                                        Pelo que vejo à minha volta, muitas pessoas não se preparam convenientemente para um possível precalço, e só quando algo imprevisível acontece, é que se lamentam...
                                        ..........................
                                        Imprevisto? amanha? isso existe no lexico cá do burgo?
                                        senão vejamos:
                                        -Natal de 2008, os portugueses nas ATM´s levantaram o mesmo dinheiro para compras que em 2007
                                        -No Ano Novo mais portuguese viajaram para o estrangeiro que no ano anterior
                                        -O El Corte Ingles (catedral "bem" do consumo) abarrotou de gente.
                                        -A noite Lisboeta continua em alta, e na maioria dos Restaurantes medio-alto e alto estão esgotados nos dias habituais.

                                        ou seja, com os combustiveis a descer, juros e rendas de casa mais baratas, e alguma deflação já existente em algumas areas de negocios, é continuar a.............. viver acima das possibilidades!!!

                                        para a maioria a crise é apenas lá "fora"...

                                        só quando as Empresas começarem a fechar, e as pessoas ficarem sem o salario, é que se vai ter consciencia, até lá!!!

                                        como diz o velho ditado: "enquanto o pau vai e vem, folgam as costas"...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                          Imprevisto? amanha? isso existe no lexico cá do burgo?
                                          senão vejamos:
                                          -Natal de 2008, os portugueses nas ATM´s levantaram o mesmo dinheiro para compras que em 2007
                                          -No Ano Novo mais portuguese viajaram para o estrangeiro que no ano anterior
                                          -O El Corte Ingles (catedral "bem" do consumo) abarrotou de gente.
                                          - a noite Lisboeta continua em alta, e na mairia dos Restaurantes medi-alto e alto estão esgotados nos dias habituais.

                                          ou seja, com os combustiveis a descer, juros e rendas de casa mais baratas, e alguma deflação já existente em algumas areas de negocios, é continuara a viver acima das possibilidades!!!

                                          para a maioria a crise é apenas lá "fora"...

                                          só quando as Empresas começarema a fechar, e as pessoas ficarem sem o salario, é que se vai ter consciencia, até lá!!!

                                          como diz o velho ditado: "enquanto o pau vai e vem, folgam as costas"...
                                          Tens razão ! mas .... se as pessoas se retraem muito, esse cenário das empresas começarem a fechar antecipa-se ....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                            1250€? upa isso podes considerar muito muito bom! só os melhores de gestão etc é que ganham isso! nas engenharias já não sei mas conheço 3 engenheiros a ganhar 1000€ em 2 áreas diferentes.

                                            o normal é entre os 800 e 900€ , depois bom é já pelos 1000€ , acima disso é muito bom.

                                            Só conheço um a ganhar 1400€ limpos e foi o melhor do curso dele, conheço alguns a ganhar 1250/1300€ mas apenas por causa da isenção de horário e mesmo assim são muito bons e fizeram o curso com boa média e erasmus e mais coisas.


                                            os 1000e por mês são insuficientes para os preços que se praticam na nossa sociedade, um jovem a ganhar isso se pagar renda no valor de 500€ mais 300€ de alimentação mais 100 de transportes mais 100 de contas fica teso, tem que dividir com um colega, e mesmo assim pouco poupa.

                                            e 1000€ é bom!
                                            Com 4 anos de experiência não me admira nada salários de 1200€. Conheço quem tenha ainda nem 4 anos feitos de experiência e com bónus chega aos 1600€ e ainda tem carro. E não estou a falar de nenhum fora de série. Mas também trabalha muitas horas, mal tem vida própria.

                                            Mas cada caso é um caso e cada pessoa tem de se reger por aquilo que tem..

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Tens razão ! mas .... se as pessoas se retraem muito, esse cenário das empresas começarem a fechar antecipa-se ....
                                              Bom senso v7, é o que precisamos de ter, e acordar para a realidade.
                                              Não é com despesismo, que a economia se recupera, ainda se fosse feito á custa de produçao nacional..

                                              Comentário


                                                #24
                                                A malta saiu de uma situação em que não tinha dinheiro para uma situação em que começaram a ter uns trocados...depois veio o crédito e as pessoas começaram a querer mais, viver a vida que se vê nos filmes...
                                                Isso traduziu-se num "crescimento" irreal, não existe realmente dinheiro para as casas, os carros, os jantares...é tudo uma aparência e muita gente vive para a aparência!
                                                Ainda outro dia em conversa com uma amiga, ela concordou em que esta sociedade está meia estúpida, até nas relações isso tem reflexos, as pessoas andam completamente parvas!
                                                Enfim...acho que isto seja uma fase, até pq estas brincadeiras vão ter reflexos no futuro!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                  Com 4 anos de experiência não me admira nada salários de 1200€. Conheço quem tenha ainda nem 4 anos feitos de experiência e com bónus chega aos 1600€ e ainda tem carro. E não estou a falar de nenhum fora de série. Mas também trabalha muitas horas, mal tem vida própria.

                                                  Mas cada caso é um caso e cada pessoa tem de se reger por aquilo que tem..
                                                  ... é isso air. Eu pelo que vejo, todos os meus colegas que tem um salário acima da média (entenda-se 1000aereos), ou trabalham feito doidos e vida própria não tem, ou então emigraram para outro país.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                                    A malta saiu de uma situação em que não tinha dinheiro para uma situação em que começaram a ter uns trocados...depois veio o crédito e as pessoas começaram a querer mais, viver a vida que se vê nos filmes...
                                                    Isso traduziu-se num "crescimento" irreal, não existe realmente dinheiro para as casas, os carros, os jantares...é tudo uma aparência e muita gente vive para a aparência!
                                                    Ainda outro dia em conversa com uma amiga, ela concordou em que esta sociedade está meia estúpida, até nas relações isso tem reflexos, as pessoas andam completamente parvas!
                                                    Enfim...acho que isto seja uma fase, até pq estas brincadeiras vão ter reflexos no futuro!
                                                    se for uma fase... então que passe depressa, porque as consequências não devem tardar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                                      Imprevisto? amanha? isso existe no lexico cá do burgo?
                                                      senão vejamos:
                                                      -Natal de 2008, os portugueses nas ATM´s levantaram o mesmo dinheiro para compras que em 2007
                                                      -No Ano Novo mais portuguese viajaram para o estrangeiro que no ano anterior
                                                      -O El Corte Ingles (catedral "bem" do consumo) abarrotou de gente.
                                                      -A noite Lisboeta continua em alta, e na maioria dos Restaurantes medio-alto e alto estão esgotados nos dias habituais.

                                                      ou seja, com os combustiveis a descer, juros e rendas de casa mais baratas, e alguma deflação já existente em algumas areas de negocios, é continuar a.............. viver acima das possibilidades!!!

                                                      para a maioria a crise é apenas lá "fora"...

                                                      só quando as Empresas começarem a fechar, e as pessoas ficarem sem o salario, é que se vai ter consciencia, até lá!!!

                                                      como diz o velho ditado: "enquanto o pau vai e vem, folgam as costas"...

                                                      o que nos trás de novo ao paradoxo, se as pessoas assumem a crise retraiem o consumo, se não assumem consomem endividando-se.......

                                                      lol

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Já há algum tempo (até aqui no fórum) que se andava a falar nos Novos Pobres.
                                                        São pessoas que já tiveram uma vida relativamente boa/despreocupada, mas que hoje têm que contar todos os tostões ou chegam mesmo a não ter o que comer.


                                                        Acho que isto pode acontecer por vários motivos. (Exceptuando casos dramáticos de doença, por exemplo) O principal é a noção que muitas pessoas têm do dinheiro. Não é com ordenados de mil e tal euros que se compram audis/bmws/MBs nem casas na quinta da marinha. Para isso é preciso muito mais e, ainda assim, olhar para as despesas correntes do casal.
                                                        Só que tudo na vida são opções e casais, muitos iludidos com o fácil acesso aos bancos, com rendimentos de 5.000 euros mensais (que em Portugal já é bom) quiseram ter a vida dos casais com rendimentos de 25.000...

                                                        Agora estão a pagar a factura. Tirando os casos de dramas/desgraças pessoais e de saúde, não consigo ter pena de quem se deslumbrou com pouco.

                                                        Eu trabalho há 4 anos, muito mais do que as 8h do standard, e muitas vezes mais do que 5 dias da semana. Também por isso, ganho bem mais do que valores que foram referenciados nos outros posts para pessoas com a minha experiência.

                                                        Ainda assim, não sinto que tenha dinheiro para carros de trinta e tal mil euros... Acho que é esse mindset que me tenta proteger de não vir a ser um Novo Pobre, pelo menos por razões que eu possa controlar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                          o que nos trás de novo ao paradoxo, se as pessoas assumem a crise retraiem o consumo, se não assumem consomem endividando-se.......

                                                          lol
                                                          é o chamado pau de dois bicos

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu entendo que haja quem não tem possibilidade de juntar dinheiro, mas então nesse caso é importante ter uma postura muito defensiva face a todo e qualquer gasto financeiro, para precaver mais uma vez a possível "queda na pobreza" caso aconteça um grande contratempo


                                                            Vou fazer utilização de recursos estilísticos



                                                            Nós somos uma cidade que com o passar dos anos vai ganhando fundações e estruturas; Se não soubermos gerir esse crescimento e/ou começarmos pelo topo em vez de uma base sólida e muito bem pensada, corremos o risco de desabar e sobra apenas uma cidade destruída pela nossa própria gestão urbanística (financeira )

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X