Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Um problema real! Mergulhar nas profundezas da miséria.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Um problema real! Mergulhar nas profundezas da miséria.

    Tenho o perfeito conhecimento do estado e rumo que este país está a tomar, mas agora cheguei a mergulhar nas profundezas da miséria.
    Vou dar um exemplo real:
    Tenho uma pessoa muito chegada que tem uma empresa no qual sempre em conversa sabia que o negócio não estava a render, mas ontem numa conversa aprofundada, tomei a noção do real problema dele ou seja está com a corda na garganta; dividas a fornecedores e outras entidades que tomou uma proporção tal que ao cair na realidade dos factos se deu conta. A juntar a isto cada dia que passa o negócio vem sempre a dar prejuizo e uma grande quebra nas vendas, à conta que o sócio dele saiu da empresa e está sem rendimentos nenhum e enterrou lá toda a poupança que tinha! A esperança dele é vender aquilo o mais célere possivel, mas como bem sabemos o mercado está mal parado. Na conversa, no qual fiquei chocado, ao que me diz que por vezes passa fome, só de modo a poupar algum dinheiro. Adivinho tempos muito dificeis para essa pessoa e começa-me a preocupar o que pode desencadear tudo isto.
    Infelizmente, esta é a realidade dos factos, e o rumo deste pais e a falência já muito abordada das PME's.
    A unica esperança que me resta e faço os meus possiveis, é tentar apoiar essa pessoa ao máximo.

    #2
    infelizmente com a crise vão aumentar e muito casos desses, tnh tenho conhecimento de um parecido

    o futuro parece-me negro, mt negro

    Comentário


      #3
      A mim assusta-me não só a falência das empresas... mas principalmente a falência do próprio país.

      Um país endividado, a pagar taxas cada vez mais elevadas, a endividar-se cada vez mais, e com cada vez mais desempregados (ou seja, a pagar cada vez mais subsidios de desemprego).

      O que me assusta é que isto é uma espiral, e não há luz ao fundo do túnel. Será possível um país falir? Chegará o dia em que se olhe para as contas do país e se chegue à conclusão que década após década se cometeram erros que levaram o país ao ponto de não ter solução?

      Ou a solução passe por privatizar organismos públicos do país?

      É nitidamente assustador.


      O que acho inútil é se culpar uma pessoa, um primeiro-ministro, um governo. Desde que o nosso país é país, não existe qualquer cultura de responsabilização nem de poupança sequer. É esbanjar, xular, desperdiçar. Que tristeza de sina a nossa...
      Editado pela última vez por LE0; 25 January 2009, 04:03.

      Comentário


        #4
        o que mais me preocupa é quem vai tentar entrar no mercado de trabalho em plena crise ( muitos, como eu )

        Comentário


          #5
          por acaso essa pessoa que falas não é o meu tio não? É que os meus tios passaram por uma situação igual à poucos tempos. O erro deles foi arrastar e arrastar os problemas.

          O meu conselho: Fechar o quanto antes e não deixar que se afunde ainda mais...

          PS: o mal desse tipo de empresas pequenas é que só servem para pagar impostos, as grandes é que tiram os grandes apoios...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LE0 Ver Post
            A mim assusta-me não só a falência das empresas... mas principalmente a falência do próprio país.

            Um país endividado, a pagar taxas cada vez mais elevadas, a endividar-se cada vez mais, e com cada vez mais desempregados (ou seja, a pagar cada vez mais subsidios de desemprego).

            O que me assusta é que isto é uma espiral, e não há luz ao fundo do túnel. Será possível um país falir? Chegará o dia em que se olhe para as contas do país e se chegue à conclusão que década após década se cometeram erros que levaram o país ao ponto de não ter solução?

            Ou a solução passe por privatizar organismos públicos do país?

            É nitidamente assustador.


            O que acho inútil é se culpar uma pessoa, um primeiro-ministro, um governo. Desde que o nosso país é país, não existe qualquer cultura de responsabilização nem de poupança sequer. É esbanjar, xular, desperdiçar. Que tristeza de sina a nossa...
            Ok de acordo, mas projectos faraónicos como TGV e Aeroporto não ajudam nada a economia real. Porque não usar algum desse investimento no apoio as PME que são geradoras de emprego?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por TRANSPORTADOR Ver Post
              por acaso essa pessoa que falas não é o meu tio não? É que os meus tios passaram por uma situação igual à poucos tempos. O erro deles foi arrastar e arrastar os problemas.

              O meu conselho: Fechar o quanto antes e não deixar que se afunde ainda mais...

              PS: o mal desse tipo de empresas pequenas é que só servem para pagar impostos, as grandes é que tiram os grandes apoios...
              É um amigo meu.
              Ele tem a noção que o mercado de trabalho está péssimo, e na especialidade dele tem muito pouca saida, ou seja encontrar encontrar algo por aí é praticamente impossivel. Anda a tentar sondar algum trabalho de modo a refazer a vida.
              A saida dele, melhor forma é vender a empresa e comportar as dividas, de maneira que já está sobre endividado e a cada dia que passa não se notam melhorias, de modo a aguentar-se. Já ronda valores altissimos...
              É uma pena pela empresa que é.

              Comentário


                #8
                Infelizmente há muitos casos desses. Pessoas que durante uma vida trabalharam para aguentar o barco, pagavam impostos, apoios nem vê-los e terem de ter as contas todas em dia, mesmo que ficassem sem dinheiro para elas.

                Com certeza esse teu amigo custa-lhe mais a vergonha de não pagar aos fornecedores do que a fome.

                Terá de recomeçar a vida do zero...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                  É um amigo meu.
                  Ele tem a noção que o mercado de trabalho está péssimo, e na especialidade dele tem muito pouca saida, ou seja encontrar encontrar algo por aí é praticamente impossivel. Anda a tentar sondar algum trabalho de modo a refazer a vida.
                  A saida dele, melhor forma é vender a empresa e comportar as dividas, de maneira que já está sobre endividado e a cada dia que passa não se notam melhorias, de modo a aguentar-se. Já ronda valores altissimos...
                  É uma pena pela empresa que é.
                  Gerir uma empresa tem muito que se lhe diga.
                  O factor sorte por si só já é importante - as "externalidades" têm um peso enorme - mas mais importante ainda é ter capacidade de gestão para conseguir dar a orientação correcta à empresa e dar controlo efectivo ao seu rumo.
                  Sorte sem capacidade de gestão dá sucesso efémero. Capacidade de gestão com um pouco de sorte dá sucesso duradouro.
                  Em época de crise percebe-se se a empresa tem/teve boa gestão.

                  E garanto que 80% dos licenciados em Gestão de Empresas em Portugal não está preparado para gerir sequer um MacDonalds, quanto mais uma empresa "sem rede".
                  Não há escola de Gestão em Portugal.

                  E esse é um dos nossos principais problemas - não temos quem nos governe, nem quem controle quem nos governa - os licenciados em direito proliferam nos cargos da administração pública e os empresários (que são financiadores e controladores do poder político) são uma cambada de patos bravos, a quem os anos 80 e 90 correram bem.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                    É um amigo meu.
                    Ele tem a noção que o mercado de trabalho está péssimo, e na especialidade dele tem muito pouca saida, ou seja encontrar encontrar algo por aí é praticamente impossivel. Anda a tentar sondar algum trabalho de modo a refazer a vida.
                    A saida dele, melhor forma é vender a empresa e comportar as dividas, de maneira que já está sobre endividado e a cada dia que passa não se notam melhorias, de modo a aguentar-se. Já ronda valores altissimos...
                    É uma pena pela empresa que é.

                    com os meus tios aconteceu o mesmo. Foram usando as finanças de casa para tapar buracos, mas chegou a um ponto que o buraco foi grande demais. O melhor para todos é fechar. Não dá para continuar a afundar-se mais. A empresa dele deve ter chegado a um ponto sem retorno, o caminho é parar por aí.
                    Há que continuar a lutar com honra e dignidade, nem que seja noutra coisa qualquer e noutro lugar qualquer.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                      Gerir uma empresa tem muito que se lhe diga.
                      O factor sorte por si só já é importante - as "externalidades" têm um peso enorme - mas mais importante ainda é ter capacidade de gestão para conseguir dar a orientação correcta à empresa e dar controlo efectivo ao seu rumo.
                      Sorte sem capacidade de gestão dá sucesso efémero. Capacidade de gestão com um pouco de sorte dá sucesso duradouro.
                      Em época de crise percebe-se se a empresa tem/teve boa gestão.

                      E garanto que 80% dos licenciados em Gestão de Empresas em Portugal não está preparado para gerir sequer um MacDonalds, quanto mais uma empresa "sem rede".
                      Não há escola de Gestão em Portugal.


                      E esse é um dos nossos principais problemas - não temos quem nos governe, nem quem controle quem nos governa - os licenciados em direito proliferam nos cargos da administração pública e os empresários (que são financiadores e controladores do poder político) são uma cambada de patos bravos, a quem os anos 80 e 90 correram bem.
                      Foi isso que ouvi de um rapaz que tirou gestão, para ir para a empresa do pai. Disse-me que se soubesse tinha tirado uma engenharia, pois assim percebia mais do processo e a parte de gestão que aprendeu nada tem a ver com gerir uma empresa.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                        Infelizmente há muitos casos desses. Pessoas que durante uma vida trabalharam para aguentar o barco, pagavam impostos, apoios nem vê-los e terem de ter as contas todas em dia, mesmo que ficassem sem dinheiro para elas.

                        Com certeza esse teu amigo custa-lhe mais a vergonha de não pagar aos fornecedores do que a fome.

                        Terá de recomeçar a vida do zero...
                        Certamente que sim Air.
                        Ainda para mais por a saúde dele em risco e como tal, também eu tenho a noção que num acto de desespero, tenho receio que possa tomar alguma atitude drástica, ou desenvolva outros problemas.
                        É o que ele me diz que neste momento, a vida dele estagnou e terá de ser um recomeço de uma nova vida, e compreendo o lado dele todos os dias levantar-se para tentar aguentar esta situação e viver nesta angústia.
                        Como tal este caso, tenho a noção de muitos mais ocultados neste pais e de muitas pessoas que vão suportando estas situações, e começo a ver caminharmos para o meio da rotura, infelizmente...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por air Ver Post
                          Foi isso que ouvi de um rapaz que tirou gestão, para ir para a empresa do pai. Disse-me que se soubesse tinha tirado uma engenharia, pois assim percebia mais do processo e a parte de gestão que aprendeu nada tem a ver com gerir uma empresa.
                          Subscrevo as palavras do teu amigo, apesar de não gerir uma empresa do meu pai.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                            Certamente que sim Air.
                            Ainda para mais por a saúde dele em risco e como tal, também eu tenho a noção que num acto de desespero, tenho receio que possa tomar alguma atitude drástica, ou desenvolva outros problemas.
                            É o que ele me diz que neste momento, a vida dele estagnou e terá de ser um recomeço de uma nova vida, e compreendo o lado dele todos os dias levantar-se para tentar aguentar esta situação e viver nesta angústia.
                            Como tal este caso, tenho a noção de muitos mais ocultados neste pais e de muitas pessoas que vão suportando estas situações, e começo a ver caminharmos para o meio da rotura, infelizmente...
                            Se não é rentável, a primeira coisa a fazer é parar.
                            Fugas para a frente dão sempre mau resultado e só pioram o problema inicial.

                            E por "parar" entende-se estancar o negócio nos moldes actuais.
                            Se calhar até pode ser viável com pequenos ajustes, que alteram por completo a estrutura de custos ou rentabilidade das vendas.
                            É aqui que é necessária a capacidade de gestão: skills na análise financeira (fundamental no diagnóstico do problema interno) e em estratégia empresarial (no diagnóstico externo).
                            Temos poucos bons professores em análise e gestão financeira - escasseando, têm pouco peso nas faculdades e a formação nesta área é parca - mas somos muito fraquinhos em estratégia - nalgumas faculdades é praticamente inexistente.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                              Gerir uma empresa tem muito que se lhe diga.
                              O factor sorte por si só já é importante - as "externalidades" têm um peso enorme - mas mais importante ainda é ter capacidade de gestão para conseguir dar a orientação correcta à empresa e dar controlo efectivo ao seu rumo.
                              Sorte sem capacidade de gestão dá sucesso efémero. Capacidade de gestão com um pouco de sorte dá sucesso duradouro.
                              Em época de crise percebe-se se a empresa tem/teve boa gestão.

                              E garanto que 80% dos licenciados em Gestão de Empresas em Portugal não está preparado para gerir sequer um MacDonalds, quanto mais uma empresa "sem rede".
                              Não há escola de Gestão em Portugal.

                              E esse é um dos nossos principais problemas - não temos quem nos governe, nem quem controle quem nos governa - os licenciados em direito proliferam nos cargos da administração pública e os empresários (que são financiadores e controladores do poder político) são uma cambada de patos bravos, a quem os anos 80 e 90 correram bem.
                              Concordo absolutamente com o teu post e tenho a real noção que gerir uma empresa não é uma tarefa facil e tem muitas envolvências, e numa gestão danosa é caminho certo para a falência. Todas as pessoas que se encontram nisto deviam ter a noção e um enquadramento em gestão.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                                Se não é rentável, a primeira coisa a fazer é parar.
                                Fugas para a frente dão sempre mau resultado e só pioram o problema inicial.

                                E por "parar" entende-se estancar o negócio nos moldes actuais.
                                Se calhar até pode ser viável com pequenos ajustes, que alteram por completo a estrutura de custos ou rentabilidade das vendas.
                                É aqui que é necessária a capacidade de gestão: skills na análise financeira (fundamental no diagnóstico do problema interno) e em estratégia empresarial (no diagnóstico externo).
                                Temos poucos bons professores em análise e gestão financeira - escasseando, têm pouco peso nas faculdades e a formação nesta área é parca - mas somos muito fraquinhos em estratégia - nalgumas faculdades é praticamente inexistente.
                                É o que eu vou tentar incutir-lhe...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                                  Se não é rentável, a primeira coisa a fazer é parar.
                                  Fugas para a frente dão sempre mau resultado e só pioram o problema inicial.

                                  E por "parar" entende-se estancar o negócio nos moldes actuais.
                                  Se calhar até pode ser viável com pequenos ajustes, que alteram por completo a estrutura de custos ou rentabilidade das vendas.
                                  É aqui que é necessária a capacidade de gestão: skills na análise financeira (fundamental no diagnóstico do problema interno) e em estratégia empresarial (no diagnóstico externo).
                                  Temos poucos bons professores em análise e gestão financeira - escasseando, têm pouco peso nas faculdades e a formação nesta área é parca - mas somos muito fraquinhos em estratégia - nalgumas faculdades é praticamente inexistente.
                                  Depreendo que não tenhas nenhuma empresa. Falas da teoria, não da practica. Isso é facil de dizer, mas dependendo de N factores, não nem facil, nem exequivel como referes. Há casos e casos.

                                  Quanto á questão inicial, concordo plenamente. Vamos assistir a muitas empresas fechar, que parecem estar "de perfeita saude". É que quem vê caras, não vê "corações". E quando podemos ver "o coração", podemos facilmente fazer essa analise.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O que os empresários devem fazer, e normalmente fazem-no sempre tarde demais, é tentar recuperar a empresa pela via extrajudicial (processo extrajudicial de recuperação) ou Judicial (CIRE). Tentar renegociar o passivo para prazos mais comportáveis, ou até reestruturar completamente a empresa, recorrendo a profissionais especializados.

                                    Muitas empresas tinham viabilidade económica mais deixam acumular o passivo de tal forma e prolongam situações de incumprimento até alguém requerer a insolvência. E, normalmente, nessa altura, essas empresas encontram-se com a actividade completamente deprimida, a gestão desmoralizada, existe perda de confiança quer dos clientes quer dos fornecedores e das instituições bancárias, impossibilitando qualquer financiamento, o activo é insuficiente para fazer face ao passivo, tornando a sua recuperação completamente inviável.

                                    Mas o preocupante é que a seguir às empresas virão os empresários, que assumiram solidariamente as dívidas da sociedade, com os avais exigidos pelos bancos para libertar alguns fundos, e com o fisco à perna com a reversão de dívidas fiscais!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Gostava de saber de quem respondeu, quantos têm empresa?É que com estas respostas, parece-me que ninguem..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por AutoFan Ver Post
                                        Depreendo que não tenhas nenhuma empresa. Falas da teoria, não da practica. Isso é facil de dizer, mas dependendo de N factores, não nem facil, nem exequivel como referes. Há casos e casos.
                                        O meu trabalho diário é analisar a saúde financeira e económica de empresas, no terreno (não estou fechado numa sala a analisar contas).
                                        Já geri empresas, fechei quando achei que devia fechar e vendi quando achei que era o melhor bom negócio. Às vezes ganha-se mais dinheiro saindo na altura certa. O contraciclo pode ser milagreiro.

                                        O problema é quando o orgulho pessoal se mistura com o negócio - a frivolidade e o calculismo são factores importantíssimos, na maioria das vezes negligenciados.
                                        Por outro lado, construir a empresa baseada na rede social dos sócios (colaboradores, fornecedores e clientes) é também um erro crasso, porque restringe de forma absoluta o raio de acção.

                                        Gerir com emoção dá geralmente mau resultado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          tens sorte em só teres tomado conta dessa realidade agora, eu tenho 3 amigos com empresas e dessas 3 só uma de informática é que sobrevive......, as outras duas, uma de construção e uma de instalações eléctricas e afins estão prestes a fechar portas, eles só estão mesmo a ver se conseguem pagar a todos o que devem com algumas dividas que têm a receber e a venda de algum material (camiões etc) para sairem de cabeça levantada.

                                          Acho que estamos a descer para o abismo, mas a maioria já pensa que estamos lá

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                            Certamente que sim Air.
                                            Ainda para mais por a saúde dele em risco e como tal, também eu tenho a noção que num acto de desespero, tenho receio que possa tomar alguma atitude drástica, ou desenvolva outros problemas.
                                            É o que ele me diz que neste momento, a vida dele estagnou e terá de ser um recomeço de uma nova vida, e compreendo o lado dele todos os dias levantar-se para tentar aguentar esta situação e viver nesta angústia.
                                            Como tal este caso, tenho a noção de muitos mais ocultados neste pais e de muitas pessoas que vão suportando estas situações, e começo a ver caminharmos para o meio da rotura, infelizmente...
                                            O meu pai trabalha por contra própria há cerca de 15 anos, sem empregados. E eu vejo que tá mau, há muito que está.. Mas nunca teve tanta dificuldade em receber, porque trabalho vai havendo.

                                            Se eu tivesse acabado o curso ha 6 anos em vez de há 1 era bem capaz de ter tentado crescer.. clientes já havia, era arranjar mais, já que havia mercado. O meu pai tem a 4ª classe, mas de burro não tem nada. Íamos fazer uma boa dupla. O meu irmão é de outra área não pensa nisso, eu é que poderia, mas mesmo o meu pai diz que não vale a pena... Pelo menos para já..

                                            Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                                            Subscrevo as palavras do teu amigo, apesar de não gerir uma empresa do meu pai.
                                            Ele foi com a ideia da gestão. O pai é dono (100%) de um grupo de 3 empresas com uma boa facturação, as 3 juntas a cima dos 100.000.000€.

                                            Os filhos são certinhos e querem seguir com ela para a frente. O mais novo já foi para engenharia.

                                            Uma empresa é muito mais do que números ou análises financeiras..

                                            Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                                            O meu trabalho diário é analisar a saúde financeira e económica de empresas, no terreno (não estou fechado numa sala a analisar contas).
                                            Já geri empresas, fechei quando achei que devia fechar e vendi quando achei que era o melhor bom negócio. Às vezes ganha-se mais dinheiro saindo na altura certa. O contraciclo pode ser milagreiro.

                                            O problema é quando o orgulho pessoal se mistura com o negócio - a frivolidade e o calculismo são factores importantíssimos, na maioria das vezes negligenciados.
                                            Por outro lado, construir a empresa baseada na rede social dos sócios (colaboradores, fornecedores e clientes) é também um erro crasso, porque restringe de forma absoluta o raio de acção.

                                            Gerir com emoção dá geralmente mau resultado.
                                            O mal é que a maioria das empresas são pequenas e familiares... Vivem-se com o coração... Daí que fechar custe a muita gente...

                                            Nos negócios tem-se de ser frio...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu sei que o que vou dizer, colocado ao lado dos dramas sociais que se vivem por todo o pais, pode parecer duro e desumano, porque estas empresas boas ou más, são as que dão emprego a alguns milhões de Portugueses..


                                              Mas muito sinceramente, numa perspectiva de desenvolvimento do pais, fico imensamente preocupado por saber que tantas empresas que nitidamente eram inviáveis, improdutivas, que tinham demasiados problemas e não tinham uma posição minimamente solida sobreviveram durante tanto tempo..

                                              Em Portugal enterrou-se demasiados activos e recursos, quer humanos, de capital, credito, etc.. etc.. em projectos que sempre foram doentes, e que esta crise está a atirar para a morte..

                                              Quem não percebo porque é que andamos há 25 anos a tentar convergir com a Europa e temos tido uma economia sempre anémica, e nunca conseguimos dar o salto acho que tem ai a explicação..


                                              Aquilo que de melhor poderia acontecer a Portugal com um governo competente e que visse a oportunidade nas dificuldades, seria uma crise forte, do tipo "curta e grossa" que separasse o trigo do joio.. Que libertasse os activos actualmente improdutivos para novos projectos de maior valor acrescentado..

                                              Infelizmente está a ser feito tudo para manter o nosso modelo económico preso por arames.. Está-se a atirar com linhas de crédito ao preço da chuva, que devia ser para investimento, mas já é para fundo de maneio, está-se a atirar com despesa publica de forma desregrada, ajustes directos até 5 milhões de euros , etc.. etc... etc... Infelizmente vamos manter a nossa economia, com analgésicos, a crise não serão tão má como poderia ser... Mas continuaremos miseráveis depois de ela passar no resto do mundo...

                                              Eu pessoalmente preferia passar 2 ou 3 anos muito maus e depois ver a minha situação melhorar... Infelizmente o que se perspectiva é que antes de 2012 não haverá condições para ter crescimento. E quando ai chegarmos teremos novamente a corda do défice na garganta, e a divida publica a pressionar ainda mais as contas do pais.. Pelo que esperar melhorias significativas na nossa qualidade de vida antes de 2015 ou 2016 parece-me ilusório. Se entretanto não acontecer mais alguma coisa que deite tudo a perder e atire isto lá para 2020..

                                              Enfim... Se calhar sou só eu que me sinto pessimista...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por mundano Ver Post
                                                Eu sei que o que vou dizer, colocado ao lado dos dramas sociais que se vivem por todo o pais, pode parecer duro e desumano, porque estas empresas boas ou más, são as que dão emprego a alguns milhões de Portugueses..


                                                Mas muito sinceramente, numa perspectiva de desenvolvimento do pais, fico imensamente preocupado por saber que tantas empresas que nitidamente eram inviáveis, improdutivas, que tinham demasiados problemas e não tinham uma posição minimamente solida sobreviveram durante tanto tempo..

                                                Em Portugal enterrou-se demasiados activos e recursos, quer humanos, de capital, credito, etc.. etc.. em projectos que sempre foram doentes, e que esta crise está a atirar para a morte..

                                                Quem não percebo porque é que andamos há 25 anos a tentar convergir com a Europa e temos tido uma economia sempre anémica, e nunca conseguimos dar o salto acho que tem ai a explicação..


                                                Aquilo que de melhor poderia acontecer a Portugal com um governo competente e que visse a oportunidade nas dificuldades, seria uma crise forte, do tipo "curta e grossa" que separasse o trigo do joio.. Que libertasse os activos actualmente improdutivos para novos projectos de maior valor acrescentado..

                                                Infelizmente está a ser feito tudo para manter o nosso modelo económico preso por arames.. Está-se a atirar com linhas de crédito ao preço da chuva, que devia ser para investimento, mas já é para fundo de maneio, está-se a atirar com despesa publica de forma desregrada, ajustes directos até 5 milhões de euros , etc.. etc... etc... Infelizmente vamos manter a nossa economia, com analgésicos, a crise não serão tão má como poderia ser... Mas continuaremos miseráveis depois de ela passar no resto do mundo...

                                                Eu pessoalmente preferia passar 2 ou 3 anos muito maus e depois ver a minha situação melhorar... Infelizmente o que se perspectiva é que antes de 2012 não haverá condições para ter crescimento. E quando ai chegarmos teremos novamente a corda do défice na garganta, e a divida publica a pressionar ainda mais as contas do pais.. Pelo que esperar melhorias significativas na nossa qualidade de vida antes de 2015 ou 2016 parece-me ilusório. Se entretanto não acontecer mais alguma coisa que deite tudo a perder e atire isto lá para 2020..

                                                Enfim... Se calhar sou só eu que me sinto pessimista...

                                                realista é o que é!

                                                e eu ainda atiro uma guerra ou duas para ai a piorarem tudo!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Conheço quem tenha tido um restaurante até Dez 2008. Como a renda era elevada e os clientes pcos, com o lucro a ser inexistente decidiu fechar o estabelecimento. E fez bem digo eu.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Jfs_ Ver Post
                                                    O que os empresários devem fazer, e normalmente fazem-no sempre tarde demais, é tentar recuperar a empresa pela via extrajudicial (processo extrajudicial de recuperação) ou Judicial (CIRE). Tentar renegociar o passivo para prazos mais comportáveis, ou até reestruturar completamente a empresa, recorrendo a profissionais especializados.
                                                    Estás completamente fora do CIRE! Essa lei foi feita para liquidar empresas, é uma autêntica exterminadora implacável!

                                                    A prioridade da lei é justamente fechar empresas inviáveis: a reestruturação financeira é relegada para segundo plano sob a ilusão de "deixar espaço para as empresas viáveis".

                                                    Isto contrasta fortemente com leis de outros países nas quais a prioridade é dada à recuperação da empresa. A dissolução é a última solução.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Para quem for astuto também poderá ser em épocas de crise que se fazem bons negócios!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Essa é uma realidade assustadora e crescente. Faz-me lembrar até um tópico que por aqui andou que retrata precisamente um caso desses, e onde pode chegar a situação...

                                                        http://forum.autohoje.com/showthread...ghlight=pobres

                                                        Falando por conhecimento próprio, um dos problemas de muitas das micro-empresas é o facto de terem muito dinheiro "fora" e algum dele sem perspectiva de alguma vez o virem a recuperar. Outro problema é que mesmo que uma empresa não esteja a ser rentável há custos fixos e obrigatórios, só a segurança social é um encargo muito grande... Se a isso somar (possíveis) despesas de alugueres, leasings, contabilidade, etc é muito difícil.

                                                        Isto já para não falar que se "eu" tiver 40 000€ num cliente que ainda não pagou, no final do trimestre pago IVA, IRC, etc como se efectivamente tivesse recebido o valor da(s) factura(s) e assim, para firmas pequenas, não pode ser sustentado durante muito tempo.

                                                        Resta-me desejar boa sorte para o teu amigo.
                                                        Editado pela última vez por Bj40; 25 January 2009, 13:21.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por lourenco Ver Post
                                                          o que mais me preocupa é quem vai tentar entrar no mercado de trabalho em plena crise ( muitos, como eu )
                                                          x2, x3, x4, tamos fu... lixados, carago...!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                                            Estás completamente fora do CIRE! Essa lei foi feita para liquidar empresas, é uma autêntica exterminadora implacável!

                                                            A prioridade da lei é justamente fechar empresas inviáveis: a reestruturação financeira é relegada para segundo plano sob a ilusão de "deixar espaço para as empresas viáveis".

                                                            Isto contrasta fortemente com leis de outros países nas quais a prioridade é dada à recuperação da empresa. A dissolução é a última solução.
                                                            Não é bem assim. Existe um mecanismo que permite a recuperação de empresas que é o Plano de Insolvência. Agora que houve um retrocesso em relação ao CPEREF é verdade.

                                                            Hoje em dia é praticamente tudo Liquidação, e normalmente o Estado é o primeiro a inviabilizar as empresas, pois a análise não é dinâmica. Têm aquelas normas e ou se cumprem ou não há plano para ninguém, a não ser que se consiga fazer aprovar com os restantes credores (+66%). Já a Segurança Social tem evoluído, aceitando até a transmissão do estabelecimento, privilegiando a manutenção dos postos de trabalho.

                                                            PS: E por acaso estou bem por dentro do CIRE

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X