Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Exarcerbaremos... as diferenças!?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Exarcerbaremos... as diferenças!?

    Bem, por uma certa crispação que ronda no ar e não só acho proponderante e justificável levantar aqui umas questões...

    Vamos falar de diferenças.

    Como lidamos com as diferenças?

    Aceitam as diferenças de opiniões mediante o discurso seja de relações humanas, futebol, politica, religião, etc?

    Tentam impor a vossa opinião não dando espaço para a outra pessoa se exprimir?

    Como lidam com pessoas de credos, raças e cores partidárias/futebolisticas diferentes?

    As pessoas com doença motora/mental serão diferentes, ou seremos nós indeferentes a isto?

    Numa relação familiar, laboral, social como lidamos com pessoas de feitios diferentes?

    Sabemos partilhar as diferenças e manter um são convivio?

    Farão as diferenças falta?

    Ora vamos meditar um bocadinho... (aqui), e podem acrescentar o que acharem de valor!

    #2
    Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post

    Como lidamos com as diferenças?

    Aceitam as diferenças de opiniões mediante o discurso seja de relações humanas, futebol, politica, religião, etc?

    Tentam impor a vossa opinião não dando espaço para a outra pessoa se exprimir?

    Como lidam com pessoas de credos, raças e cores partidárias/futebolisticas diferentes?

    As pessoas com doença motora/mental serão diferentes, ou seremos nós indeferentes a isto?

    Numa relação familiar, laboral, social como lidamos com pessoas de feitios diferentes?

    Sabemos partilhar as diferenças e manter um são convivio?

    Farão as diferenças falta?

    Ora vamos meditar um bocadinho... (aqui), e podem acrescentar o que acharem de valor!

    Falta quase sempre:

    Bom senso.

    Flexibilidade.



    Há posições indefensáveis, mas que ainda assim exista quem a leve a extremos.


    Não sabendo aceitar as diferenças entra-se no extremar de posições e a tudo o que isso leva.

    Para as piores situações de que há conhecimento, nunca levar a extremos opiniões sobre:

    Futebol
    Politica
    Marcas de Carros (esta aplica-se particularmente aqui no AHO)


    Como muito bem disseste neste tópicoe foi já amplamente debatido, COMPREENSÃO.

    Comentário


      #3
      Muito pouco tempo para "quezilias"...

      O ser humano (?) é f@dido!

      As relações inter-pessoais baseiam-se em relações de poder (ter o controle das situações) my shrink "dixit".

      Manter uma atitude cool e low-profile, mas saber dosear com um mostrar de dentes quando é preciso, de resto brancos; pretos; amarelos e côr-de-rosa; cristãos; muçulmanos; hindus; hare krishna e cientologistas somos farinha da mesma massa por isso: -Live&let live.

      Comentário


        #4

        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
        Como lidamos com as diferenças?
        A generalidade dos portugueses lida mal. Disfarça é bem.

        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
        Aceitam as diferenças de opiniões mediante o discurso seja de relações humanas, futebol, politica, religião, etc?
        Depende da sustentação do emissor. Nem sempre é coerente ou lógica. Nesse caso não aceito.

        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
        Tentam impor a vossa opinião não dando espaço para a outra pessoa se exprimir?
        Faz este ano 35 anos que vivemos em democracia. Pauto-me por ser um verdadeiro democrata. Fui educado a saber ouvir e a falar sem interromper.

        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
        Como lidam com pessoas de credos, raças e cores partidárias/futebolisticas diferentes?
        Com o mesmo respeito com que lidam comigo.

        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
        As pessoas com doença motora/mental serão diferentes, ou seremos nós indeferentes a isto?
        Diferentes claro que são. Carregarão um fardo para o resto das suas vidas. Não me é indiferente, mas para muita gente é.

        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
        Numa relação familiar, laboral, social como lidamos com pessoas de feitios diferentes?
        Evitando temas que promovam atrito.

        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
        Sabemos partilhar as diferenças e manter um são convivio?
        Só assim saberemos e conseguiremos viver em comunidade.

        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
        Farão as diferenças falta?
        Esta pergunta não tem qualquer sentido. Se faz falta existirem mais deficientes motores? Se faz falta que aconteçam mais guerras religiosas? Se faz sentido que exista o eterno ódio de estimação pelos pretos (ou afro-americanos)? Qual é o objectivo da pergunta?

        Aquilo que infiro da pergunta acima (não entendendo objectivamente o que se pergunta), é que as diferenças em que exista lugar à discussão sadia de pontos de vista divergentes, sim, faz sentido que existam. "Se todos gostássemos do azul, a vida não teria piada", disse alguém em tempos. O que interessa é que haja respeito. Que seja respeitada a integridade individual. A sua crença. Que os seus hábitos sejam respeitados. And so on...Isso é positivo.

        Cpts.,

        Comentário


          #5
          Vai já aparecer por aí alguém a dizer que se não tiveres um curso de psicologia não podes falar sobre isto porque isto é um assunto muito dificil e tu não conheces a legislação nem tens formação na área.

          Comentário


            #6
            Acho que as diferenças são essenciais pra evoluirmos.

            Se tivermos sempre a ver o mesmo, sempre a falar do mesmo, sempre com pessoas que pensam como nós, é como termos umas palas nos olhos.

            Ouvir e ver coisas diferentes leva-nos a questionar aquilo em que acreditamos. Não quer dizer que mudemos de opinião, mas é como aquele ditado walk a mile in another man`s shoes.

            A diferença faz as pessoas evoluiram. às vezes faz as pessoas acirrarem ainda mais as suas posições. Mas pra alguma coisa serve.

            Comentário


              #7
              O problema da tolerancia e um dos problemas mais debatidos no direito constitucional e no direito em geral.

              O valor da tolerancia actualmente tem-se por indiscutido: ninguem no seu perfeito juizo advoga que outra pessoa deva sofrer qualquer sanccao em virtude de opinioes politicas ou religiosas. No entanto a principal dificuldade da tolerancia radica nas suas fronteiras: Trata-se concretamente de um problema de proporcionalidade como os seguintes exemplos poderao demonstrar.

              (a) exemplo 1 - todas as constituicoes actuais reconhecem o direito a orientacao politica e religiosa como um direito fundamental do ser humano. Sera que ao abrigo deste direito temos a obrigacao de aceitar organizacoes de extrema-direita ou de extrema-esquerda que advoguem a expropriacao de pessoas em virtude da sua raca ou situacao economica? E que dizer do hate speech, largamente admitido nos EUA em virtude de um julgamento do Supremo Tribunal: sera que posso publicar uma revista a incentivar ao odio religioso?

              (b) exemplo 2 - este e um caso real que se passou na Alemanha. A Alemanha e um pais que teve uma historia recente terrivel da qual ainda tem traumas profundos. Assim, apesar de na Alemanha ser reconhecido em geral o direito a livre expressao religiosa, as ideologias extremistas sao vistas com muita desconfianca. Que dizer da proibicao de usar burkas nas escolas publicas, impostas por pais islamicos as suas criancas do sexo feminino alicercadas em crencas religosas?

              As questoes que estes casos procuram ilustrar sao as seguintes: ate onde e que verdadeiramente a tolerancia pode ir? Seremos obrigados a tolerar os intolerantes?

              Relativamente as tuas questoes:

              (a) lido bem com a opiniao dos outros sem nunca perder a minha cabeca. Gosto sobretudo de ouvir as opinioes dos outros e tentar perceber os motivos subjacentes a sua particular visao do mundo. Detesto pessoas que entram no insulto pessoal como forma de argumentacao e nao mostro qualquer tolerancia em relacao a elas.

              (b) mostro pelos outros a mesma tolerancia que mostram por mim.

              (c) tenho as minhas ideias e procuro sempre pensa-las e fundamenta-las. se os outros me mostrarem que estou errado por motivos fundamentados entao estou preparado para mudar a minha opiniao (como ja fiz inumeras vezes no passado).

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                Falta quase sempre:

                Bom senso.

                Flexibilidade.


                Há posições indefensáveis, mas que ainda assim exista quem a leve a extremos.


                Não sabendo aceitar as diferenças entra-se no extremar de posições e a tudo o que isso leva.

                Para as piores situações de que há conhecimento, nunca levar a extremos opiniões sobre:

                Futebol
                Politica
                Marcas de Carros (esta aplica-se particularmente aqui no AHO)


                Como muito bem disseste neste tópicoe foi já amplamente debatido, COMPREENSÃO.

                Palavras essenciais no valorizar destas questões.
                Considero que os extremismos por vezes cega-nos as opinões próprias que teremos e tira-nos a razão da diversidade de opiniões com que nos podemos debater e fazer ver que as nossas opiniões são tão válidas como as demais, aqui reina o bom senso como citastes. O aceitar as diferenças em que compomos as nossa maneira de estar e pensar como os demais que nos rodeiam faz-nos valorizar como pessoas e as certas qualidades e valores com que nos podemos auto-defenir.
                Originalmente Colocado por Corleone Ver Post

                Esta pergunta não tem qualquer sentido. (...) Qual é o objectivo da pergunta?

                Aquilo que infiro da pergunta acima (não entendendo objectivamente o que se pergunta), é que as diferenças em que exista lugar à discussão sadia de pontos de vista divergentes, sim, faz sentido que existam. "Se todos gostássemos do azul, a vida não teria piada", disse alguém em tempos. O que interessa é que haja respeito. Que seja respeitada a integridade individual. A sua crença. Que os seus hábitos sejam respeitados. And so on...Isso é positivo.

                Cpts.,
                O cerne da minha pergunta vai no sentido que abordas-tes, ou seja somos seres únicos, e saberemos reconhecer as nossas diferenças e respeitar as demais mediante qual for a sua visão ou atitude. Eu acho que aqui o problema é que nunca paramos para pensar e aceitar as diferenças. Penso ser um problema de educação e de personalidade que devemos-nos defenir e consciêncializar mediante a nossa forma de pensar e agir.
                Editado pela última vez por nunomplopes; 30 January 2009, 16:15.

                Comentário


                  #9
                  O preconceito, a ideia enraizada e pré-concebida que determinado ser humano tem de ser de determinada maneira por ser desta cor, região, religião ou seja o que for é o maior obstáculo a que cada um possa aceitar as diferenças do outro. As pessoas não perdem tempo a rotular quem é diferente.

                  Exemplos:

                  "É preto, deve ser ladrão".

                  "É alentejano, deve ser lento".

                  "É lisboeta, deve ser arrogante, não trabalha e passa a vida de férias no Algarve".

                  "É portuense, deve ser labrego e come tripas 3x por semana".

                  "É muçulmano, deve ser terrorista"

                  Etc etc

                  E isto é algo que para mim define alguém como completamente imbecil, de visão curta e acanhada e pouco disposto a perceber e aceitar as diferenças. E existe tanta gente assim, demasiada...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por OneLife Ver Post
                    Vai já aparecer por aí alguém a dizer que se não tiveres um curso de psicologia não podes falar sobre isto porque isto é um assunto muito dificil e tu não conheces a legislação nem tens formação na área.
                    De certo modo acho que não é necessário ser psicólogo para abordar estas temáticas.
                    Tudo isto revela o carácter e a sensibilidade de cada pessoa para abordar e expôr as suas ideias, somo seres únicos e de personalidades diferentes, o que nos faz reconhecer que é na diversidade que nos destacamos.
                    Reconhecer opiniões diversas e poder elaborar a nossa maneira de pensar e agir faz com que nos possamos debater sobre os mais variados pensamentos, sejam eles pessoais, sociais ou culturais (etc...).
                    Pela diversas opiniões espostas aqui e o seu feed-back, revela que existe pessoas com carácter e reconhecimento em perceber isto; de modo que é positivo abordarmos e consciêncializarmos mediante os temas que discutimos e poder meditar e elaborar uma linha de pensamento muito própria, e exprimirmo-nos e fazermos valer as nossas ideias dentro do respeito mútuo exigido. Por outro lado, pena é, não demonstrar-mos as nossas ideias, o que também de algum modo revela-me que não aceitamos por vezes as ideias ou dos outros de bom grado. Será que existe aqui um certo preconceito sobre as mais diferenças que nos rodeiam?
                    A revelação é de abertura e aceitação ao que é diferente e podermos nos adaptar num mundo de diferenças multiculturais e toda a sua diversidade.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                      O preconceito, a ideia enraizada e pré-concebida que determinado ser humano tem de ser de determinada maneira por ser desta cor, região, religião ou seja o que for é o maior obstáculo a que cada um possa aceitar as diferenças do outro. As pessoas não perdem tempo a rotular quem é diferente.

                      Exemplos:

                      "É preto, deve ser ladrão".

                      "É alentejano, deve ser lento".

                      "É lisboeta, deve ser arrogante, não trabalha e passa a vida de férias no Algarve".

                      "É portuense, deve ser labrego e come tripas 3x por semana".

                      "É muçulmano, deve ser terrorista"

                      Etc etc

                      E isto é algo que para mim define alguém como completamente imbecil, de visão curta e acanhada e pouco disposto a perceber e aceitar as diferenças. E existe tanta gente assim, demasiada...
                      Exactamente como eu penso e acho que temos sempre a tendência a estériotipar as situações e o problema reside no preconceito existente.
                      Devemo ter uma abertura de visão, e aceitar todos aspectos multiculturais e as suas diversidades que nos rodeiam, penso que estamos demasido presos a uma maneira de pensar algo exacerbada e retrógada; Será nas nossas atitudes e pensamentos que terá de haver uma mudança, e é ai que e devemos e teremos muito que evoluir.
                      Editado pela última vez por nunomplopes; 30 January 2009, 19:47.

                      Comentário


                        #12
                        Existem três pilares que o nosso pensamento se deveria concentrar, ou se deveria reger para nos sentirmos melhor com a nossa consciência, e isto serve para tudo, mesmo tudo:

                        - Não-resistência ( a todos os exemplos que vocês queiram dar, seja de ideias, mudanças etc. );
                        - Não-apego ( também às ideias, convicções, etc., etc. );
                        - Não-julgamento ( dos outros...)

                        Não quero com isto dizer que não tenhamos a nossa personalidade mas é uma maneira de existir um certo equílibrio tanto interior como exterior.

                        Comentário


                          #13
                          Eu aceito bem a diferença, como prova disso é o facto de gostar de mulheres e de animais... qdo ao resto aceito se nao me xatiarem a cabeça ou se nao tiverem culpa disso.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                            Eu aceito bem a diferença, como prova disso é o facto de gostar de mulheres e de animais... qdo ao resto aceito se nao me xatiarem a cabeça ou se nao tiverem culpa disso.
                            E é com posts como este que nos obrigas a todos a aceitar a diferença

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                              Existem três pilares que o nosso pensamento se deveria concentrar, ou se deveria reger para nos sentirmos melhor com a nossa consciência, e isto serve para tudo, mesmo tudo:

                              - Não-resistência ( a todos os exemplos que vocês queiram dar, seja de ideias, mudanças etc. );
                              - Não-apego ( também às ideias, convicções, etc., etc. );
                              - Não-julgamento ( dos outros...)

                              Não quero com isto dizer que não tenhamos a nossa personalidade mas é uma maneira de existir um certo equílibrio tanto interior como exterior.
                              Exactamente, devemos regermo-nos por certas bases de modo a personificar a nossa personalidade. A maldicência abunda e teme em não desaparecer, devemos mudar de perspectivas e encarar outros pontos de modo a sermos mais assertivos e tolerantes nas diferenças que nos rodeiam.
                              Deve existir sim um equilibrio da personalidade, que é um caminho que nos revela e faz considerar nos aspectos das nossas vivências, mas de modo a que não prejudique terceiros.
                              Aqui é necessário a tolerância...

                              Comentário


                                #16
                                Não devemos cair no senso comum, todavia é muito dificil ter uma conversa sem o fazer...


                                normalmente falamos com base no que outros disseram ou fizeram, a questão é tanto mais fiável quanto mais disseram ou fizeram, ou então quem disse ou quem fez!

                                quanto mais um gajo pesquisar antes de falar melhor, quanto menos um gajo falar melhor

                                Comentário


                                  #17
                                  Não sei se é perceptível a ironia

                                  PM turco abandona Davos após apontar a morte de civis a Shimon Peres

                                  Os curdos devem estar admirados...

                                  Isto para dizer o quê? Se estes tipos (governantes), com toda a visibilidade que tem, se comportam assim, imaginem o cidadão anónimo que ao mínimo mal entendido ou até dificuldade manifesta em entender o que lhe é dito/escrito se comporta de forma incivilizada.

                                  Bem, isto já se tem visto por aqui, não precisam de imaginar nada, mas vocês percebem o que quero dizer...

                                  ...ou não.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ora, vamos fazer aqui um levantamento a esta questão.
                                    Editado pela última vez por nunomplopes; 29 June 2009, 21:45.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Depende das diferenças:

                                      Por exemplo alguém que defenda que um pedófilo é uma pessoa doente que merece ser tratada, enfim casos deste género, não consigo compreender, nem tão pouco respeitar esse tipo de opiniões.

                                      Contudo, no que toca a política, futebol, ou outras opiniões acerca dos mais variados assuntos, todos devemos ser flexíveis, ouvir outras opiniões, e se formos contrários a essas mesmas opiniões, devemos contra argumentar, desde que sejam devidamente fundamentadas, ai aprendemos sempre qualquer coisa, e na maior parte das vezes, conseguimos interligar opiniões diferentes, criando uma solução melhor.

                                      Como se sempre ouviu dizer "duas cabeças pensam melhor que uma"

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                        Não devemos cair no senso comum, todavia é muito dificil ter uma conversa sem o fazer...


                                        normalmente falamos com base no que outros disseram ou fizeram, a questão é tanto mais fiável quanto mais disseram ou fizeram, ou então quem disse ou quem fez!

                                        quanto mais um gajo pesquisar antes de falar melhor, quanto menos um gajo falar melhor
                                        E o que é para ti o senso comum?

                                        Comentário


                                          #21
                                          A discussão é necessária, pois muitas vezes não conseguimos discernir um aspecto que uma outra pessoa pode ter bem presente.
                                          Agora é necessário, como muito bem disseram acima, haver flexibilidade e compreensão.
                                          Acho que atravessamos nesta altura um deserto em Portugal e no resto do Mundo "Civilizado", espero que na recta final, em que tudo é fútil, tudo é fast (comida, relações, etc) e as pessoas são invejosas e deixaram de ouvir e respeitar as outras. Está na hora de começar a mudar, dar valor ao que realmente é importante na vida...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não adiantam esforços nesse sentido.

                                            Há que aceitar que as pessoas são, querem ser diferentes e necessitam de ter espaço entre essas diferenças.

                                            O pior que podemos fazer nesse aspecto - quiçá a mais forte razão para a maioria dos conflitos da Humanidade - é querer juntar à força aquilo que não quer ser junto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                                              Depende das diferenças:

                                              Por exemplo alguém que defenda que um pedófilo é uma pessoa doente que merece ser tratada, enfim casos deste género, não consigo compreender, nem tão pouco respeitar esse tipo de opiniões.

                                              Contudo, no que toca a política, futebol, ou outras opiniões acerca dos mais variados assuntos, todos devemos ser flexíveis, ouvir outras opiniões, e se formos contrários a essas mesmas opiniões, devemos contra argumentar, desde que sejam devidamente fundamentadas, ai aprendemos sempre qualquer coisa, e na maior parte das vezes, conseguimos interligar opiniões diferentes, criando uma solução melhor.

                                              Como se sempre ouviu dizer "duas cabeças pensam melhor que uma"
                                              Então uma pessoa que sofra de uma perturbação dessas não merece ser tratada?

                                              Não é a própria discusão que está em causa, é saudável discutir-mos, e ser-mos flexiveis com bem o dizes e ter-mos a firmeza das nossas opiniões como se for o caso aceitar uma opinião contrária e fazer o juizo de valor se será assertiva e podemos também modificar a nossa maneira de ver e pensar, o que coloco em causa é quando as discusões se extremam e passam os limites da sã convivência e começam-se a partir para a agressão de com quem nos debatemos.
                                              E aqui perde-se todos os argumentos que por mais valorizáveis possam ser...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                Então uma pessoa que sofra de uma perturbação dessas não merece ser tratada?

                                                Não é a própria discusão que está em causa, é saudável discutir-mos, e ser-mos flexiveis com bem o dizes e ter-mos a firmeza das nossas opiniões como se for o caso aceitar uma opinião contrária e fazer o juizo de valor se será assertiva e podemos também modificar a nossa maneira de ver e pensar, o que coloco em causa é quando as discusões se extremam e passam os limites da sã convivência e começam-se a partir para a agressão de com quem nos debatemos.
                                                E aqui perde-se todos os argumentos que por mais valorizáveis possam ser...
                                                Não nuno, essa pessoa não merece ser tratada, pois isso não é doença, isso é animalesco, mas isto não é assunto para este tópico, e pelo que entendi aqui vamos entrar em diferenças

                                                Tenho uma opinião muito própria, sou muito teimoso, mas quando vejo que quando a opinião contrária é muito diferente da minha, não posso mudar isso, e acho melhor que quando cheguemos a esse ponto, acabe a discussão, já que um não muda a opinião do outro, caso as discussões avançem, tende-se a partir para a agressão, que acaba sempre por ser desncessária, pois devieria de ser posto travão bem mais cedo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                                                  Não nuno, essa pessoa não merece ser tratada, pois isso não é doença, isso é animalesco, mas isto não é assunto para este tópico, e pelo que entendi aqui vamos entrar em diferenças

                                                  Tenho uma opinião muito própria, sou muito teimoso, mas quando vejo que quando a opinião contrária é muito diferente da minha, não posso mudar isso, e acho melhor que quando cheguemos a esse ponto, acabe a discussão, já que um não muda a opinião do outro, caso as discussões avançem, tende-se a partir para a agressão, que acaba sempre por ser desncessária, pois devieria de ser posto travão bem mais cedo.
                                                  Concordo contigo, não é uma doença, mas não vamos discutir isso que não é nada que interesse ao tópico...

                                                  Eu acho que ao longo da vida vamos sempre modificando ideias, mesmo possam ser imperceptiveis, acho que é natural a nossa forma de pensar se ir modificando, e não vejo que nos prefixemos ás mesmas ideias no nosso percurso de vida, pode existir alguma essencia na nossa personalidade e pensamentos, mas acho que vai existindo sempre uma evolução de nós mesmos e do conhecimento.
                                                  Isto é a minha visão e da forma como enquadro-me na minha maneira de ser, também sou um gajo teimoso () mas em contrapartida muito tolerante...

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X